O argumento ontológico de Santo Anselmo na história (1a parte)

  Рет қаралды 5,419

Pe. Bruno do Espírito Santo, LC

Pe. Bruno do Espírito Santo, LC

Күн бұрын

O argumento anselmiano suscitou o interesse de filósofos e cientístas ao longo dos séculos: Descartes, Leibniz, Wolf, Kurt Gödel, entre outros, desenvolveram novas reflexões sobre o argumento, que é um exemplo prático da importância da doutrina tomista denominada "distinção real de ser e de essência". A escolástica posterior a Santo Tomás reduziu o ser a um predicado lógico da essência, preparando o terreno para o advento da filosofia da Idade Moderna, onde predomina o pensar sobre o ser.

Пікірлер: 38
@ligiacerqueira1721
@ligiacerqueira1721 Ай бұрын
Muito obrigada, senhor Padre!🙏
@arthurdealmeida4956
@arthurdealmeida4956 20 күн бұрын
Apenas um adendo: Kant acreditava que era possível demonstrar a existência de Deus, mas discorda com alguns dos argumentos estabelecidos, por exemplo: o argumento ontológico e o argumento físico-teológico (com suas variantes). Por outro lado, Kant pensava que a existência de Deus poderia ser demonstrada através do argumento moral.
@mayconcarvalho6248
@mayconcarvalho6248 Жыл бұрын
Grande expositor ...
@joaquimpontes2515
@joaquimpontes2515 Жыл бұрын
Muito bom !
@matheuscampello6281
@matheuscampello6281 3 жыл бұрын
Excelente didática!
@alexiskakos5456
@alexiskakos5456 4 жыл бұрын
Padre, a sua bencao.
@alexiskakos5456
@alexiskakos5456 4 жыл бұрын
Segundo penso, resumidamente, ser é o que há. A essência, por sua vez, caracteriza o ser. Assim, o ser é ser, mas essencia não é ser, ela ocorre no ser, porém, nao como acidente, mas como caracterização. Por isso, a essencia nao há fora do ser. Em Platão, sim, a essencia é ser - em verdade, o ser verdadeiro, mas isso é colocae a essência antes do ser, o que é impossivel. É por isso que tanto a pedra quanto o homem são seres, mas o que distingue um ser de outro, é a essência. É esta a causa de se saber que uma pedra é ser, mas é pedra por sua essencia, a pedridade e, assim, o homem, pela humanidade. E, Deus é ser e sua propria essencia, pois Deus é o que é e nos somos ser e essencia.
@veritasluxmea77
@veritasluxmea77 3 жыл бұрын
@@alexiskakos5456 ótimo comentário, amigo.
@VideosGospels
@VideosGospels Жыл бұрын
Vc está falando de sabedoria humana. A sabedoria de Deus é infinitamente maior do que a sabedoria dos homens. Deus deixou a Bíblia para que conheçamos o que ele quer de nós, o que podemos fazer para ele, o que ele pode fazer por nós. Venha para ele enquanto vc tem tempo, só ele pode lhe salvar não só neste vida, como também na outra a seguir. Abraços!
@rubenscalixtodebarros8487
@rubenscalixtodebarros8487 2 жыл бұрын
Sabe muito da matéria, parabéns.
@thiagojosegoncalvesmendes100
@thiagojosegoncalvesmendes100 3 жыл бұрын
up
@robsoncarvalho97
@robsoncarvalho97 6 ай бұрын
Que aula maravilhosa! Eu queria saber os livros dos assuntos.
@janeB1305
@janeB1305 3 ай бұрын
Suma teológica de Santo Tomas de Aquino
@ATIVISTASATEUSDOBRASIL-fv7fq
@ATIVISTASATEUSDOBRASIL-fv7fq 4 ай бұрын
Um físico que recorra à lógica de Anselmo, nem é um físico nem um lógico.
@eduardoguimaraes564
@eduardoguimaraes564 2 жыл бұрын
qual sua opinião sobre o argumento ontológico de Santo Anselmo.
@pe.brunodoespiritosantolc5371
@pe.brunodoespiritosantolc5371 Жыл бұрын
A meu modo de ver, o argumento ontológico dá um salto do nível lógico ao ontológico. Por isso tem essa incongruência, também mencionada por Santo Tomás de Aquino. Contudo, ele é útil para reforçar as provas metafísicas
@jeansantos9051
@jeansantos9051 2 жыл бұрын
Kant já refutou esse argumento.
@kpa151
@kpa151 2 жыл бұрын
Kant refutou tão somente a versão cartesiana-wollfiana e não a versão anselmiana. Além do mais, ''argumento ontológico'' é mais uma classe de argumentos (que abrange várias versões diferentes) do que um único argumento.
@pe.brunodoespiritosantolc5371
@pe.brunodoespiritosantolc5371 Жыл бұрын
Tomás de Aquino, séculos antes de Kant, afirmou que o argumento não demonstra terminantemente. Contudo, não há indícios de que Kant conhecesse o argumento, fora da elaboração do argumento na época moderna
@VideosGospels
@VideosGospels 2 жыл бұрын
Por que me chamais: ‘Senhor, Senhor’, e não praticais o que Eu vos ensino? Lucas 6:46. Jesus está dizendo que não adianta muito orar, mas não cumprir os seus mandamento. Um desses mandamentos é adorar e orar somente a Deus. Adorar a anjos, santos, relíquias, ou qualquer ídolo ou imagem de santos, fazer oração a eles, constitui-se rebeldia contra Deus. São fartos os textos na bíblia que condena este ato.
@kpa151
@kpa151 2 жыл бұрын
Cala boca. Vai encher o saco dos outros com essas babaquices evangélicas em outro lugar.
@tadeumageste7274
@tadeumageste7274 Жыл бұрын
É você está precisando desse curso ..Estude
@VideosGospels
@VideosGospels Жыл бұрын
Pois é, nesses cursos vcs aprendem que católicos não adoram imagens, apenas venera. Nenhum católico admite que adora santos ou suas imagens, apenas os venera, mas segundo os dicionários, adoração é composta de: Veneração, culto a uma divindade, amor a essa divindade, honra, homenagem, louvor. Então não tem para onde fugir, quem adora santos, anjos, imagens ou relíquias, está sendo idólatra sim. Qual igreja não venera, presta culto, celebra, louva, ou homenageia os santos? Muitos dirão: Mas Moisés e Salomão não fez imagens de anjos para o templo? Estes nunca foram objetos de louvor, celebração ou veneração. Representavam criaturas que servem a Deus, sempre próximos ao trono do Senhor. Mesmo nas piores idolatrias de Israel, aqueles anjos nunca foram louvados; louvaram os deuses dos cananeus mas não se atreviam a louvar aquelas imagens do templo de Salomão. Diferente da igreja de hoje que acha que idolatria é só adorar deuses pagãos, os santos não.
@JanilsonFialho
@JanilsonFialho Жыл бұрын
​@@VideosGospelsora, mas os santos são justamente isso que vc falou: representavam criaturas que servem a Deus, sempre próximos ao trono do Senhor. É isso que todo católico entende dos Santos, alguém elevado que está muito próximo de Deus, e não resamos para que ELES faça milagres, pelo contrário, pede-se a eles intersecção por estarem mais próximos de Deus, além de que eles representam alguma intersecção específica. Estude mais. Além do mais, acredito que vc não saiba que o uso das imagens historicamente tinha como função um uso pedagógico de catequização, já que boa parte da população era analfabeta e os recurso tecnológico para a edição de livros, isto é, a prensa, não existia ainda, então a imagem tinha a função de mostrar quem era o mártir e por meio dela, como recurso visual, ensinava-se a história dele. Estude mais.
@VideosGospels
@VideosGospels Жыл бұрын
Boa noite amado! Tenho mais entendimento do que um bispo! Por quê? Porque um padre, ou bispo, conhece apenas o que lhe foi ensinado pela igreja católica. Por outro lado eu entendo o que é ensinado nos dois lados, tanto o lado católico como no lado evangélico. Vc diz que os santos fazem interseção entre nos e Deus? Fazem sim, enquanto estão vivos não depois de mortos. Não há menção na bíblia de nenhum caso de santos mortos fazendo milagres a ninguém. A igreja de Jesus foi fundada pelos apóstolos de Jesus e permaneceu limpa até o ano de 196 DC. De lá para frente algumas heresias começou a proliferar. No terceiro século o Imperador Constantino se converteu ao cristianismo. Por causa dele, houve muitas falsas conversões de pessoas que vinha para a igreja, mas trazia também os seus ídolos pagãos, que foram aos poucos sendo aceitos. Já não era mais cristianismo, virou religião modificada pelo império Romano. Mais tarde em 609 d.c, um ano após o início do papado, foi estabelecido por lei na igreja que Maria teria que ser cultuada e a invocação de mortos santos seriam plenamente aceitos. Não é necessário dizer daí pra frente, o nome “Cristianismo” torno-se apenas um título, e na verdade ela era universal (aberta a todos os credos), dava e dá mais ênfase a Maria. O seu principado e governo estão em Roma e tem hoje mais doutrinas e costumes pagãos do que cristãos. O inicio do culto das imagens veio mais tarde por volta de 780 d.c. A bíblia é clara e farta em ensinar que Deus não aceita a invocação, ou veneração, adoração e celebração de santos mortos. Muitos querem justificar isso, usando textos que Deus manda Moisés e Salomão fazer imagens de anjos para o templo, porém elas nunca foram usadas para serem louvadas, reverenciados, celebrados, etc. Deus não teve princípio e não terá fim portanto, não teve mãe muito menos humana. Salmos 90:2. Gênesis 1:1. Imagine Se Deus perguntasse a Maria o mesmo que perguntou a Jó. Jó37:41. Onde estavas tu quando eu fundava a terra? A nossa querida irmã ficaria ainda mais confusa do que ficou quando foi saudada pelo anjo Gabriel. Lucas 1:28-29. Maria não é culpada pelos erros da igreja católica pois foi fiel e crente no propósito de Deus. Ela nos deixou um conselho: Fazei tudo o que ele (Jesus) vos disser. João 2:5. Salmos 135: 15 a 18. Os ídolos, (imagens de santos, anjos e deuses)são prata, madeira, barro e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; têm olhos, e não vêem, Têm ouvidos, mas não ouvem, nem há respiro algum nas suas bocas. Semelhantes a eles se tornem os que os fazem, e todos os que confiam neles. Isaias 5: 20. 20 Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!
O argumento ontológico de Santo Anselmo na história (2a parte)
26:41
Pe. Bruno do Espírito Santo, LC
Рет қаралды 1,4 М.
O argumento ontológico de Santo Anselmo
16:06
Victor Sales Pinheiro
Рет қаралды 10 М.
The CUTEST flower girl on YouTube (2019-2024)
00:10
Hungry FAM
Рет қаралды 48 МЛН
Fake watermelon by Secret Vlog
00:16
Secret Vlog
Рет қаралды 15 МЛН
Existe heresia no cristianismo atual? Pondé comenta
12:53
Jornalismo TV Cultura
Рет қаралды 7 М.
Tomás de Aquino - porque não sigo ele! - Olavo de Carvalho
53:31
Educação & Cultura - Φιλοσοφία
Рет қаралды 103 М.
A HISTÓRIA DA IGREJA PRIMITIVA - O INÍCIO DO CRISTIANISMO
12:02
Conforme as Escrituras
Рет қаралды 5 М.
O Argumento mais FASCINANTE da História da Filosofia
12:27
vida intelectual
Рет қаралды 25 М.
A Cidade de Deus de Santo Agostinho
29:56
Pe. Bruno do Espírito Santo, LC
Рет қаралды 8 М.
O QUE FOI A ESCOLÁSTICA?
10:01
Lobo Conservador
Рет қаралды 168 М.
ليه كافكا مهم في الوجدان الأوروبي؟
19:44
Tarek Osman طارق عثمان
Рет қаралды 91 М.
Refutando Olavo de Carvalho sobre o argumento ontológico de Anselmo
22:36