Muito bom o vídeo de hoje. Geralmente vemos o assunto do ateísmo sendo abordado mais como uma forma de catequese, uma nova "religião missionária" que busca convencer e converter os demais do que uma proposta de ideia para ser pensada e até vivenciada de forma individual e única. Pensar sobre a religião e conhece-la mais a fundo é uma experiência muito enriquecedora. Há os que fortalecem sua fé ao faze-lo e há aqueles, como eu, que se torna cada vez mais ateu ao estudar e se aprofundar no assunto. Não sei qual é o fator determinante para nos direcionar a um caminho ou outro, mas percebo que nos dois casos há muito a se aprender com o estudo das religiões, porque, cono apontado no vídeo, existe uma ligação antropológica ali e quanto mais conhecemos do assunto, mais aprendemos sobre nós mesmos.
@antonionunes60054 жыл бұрын
O ateísmo é outra forma de religião.
@washingtonassis29313 жыл бұрын
@@antonionunes6005 Assim como silêncio é um estilo musical e "fora do ar" é um canal de TV.
@rudolphgreenleaf70212 жыл бұрын
@@washingtonassis2931 Ótima resposta kkk
@verdadeciencia Жыл бұрын
@@antonionunes6005ateismo não é religião para algo receber o nome de religião ela tem que ter como fundamento a crença em um, ou varios deuses. Essa fala é velha e desinformada
@MultiversoConhecimento4 жыл бұрын
Professor veio acompanhando seus vídeos, e gostaria muito de prestigiar o seu trabalho, não só prestigiar, más gostaria de aprender com você.
@filosofiaantropologia-brun78084 жыл бұрын
Feuerbach é um desses autores decisivos que são pouco mencionados hoje em dia, sendo menos conhecido que vários outros do século XIX. Essa mesma interpretação antropológica da religião, além de ter influenciado a Marx, se expressa também nas obras de Nietzsche e de Freud. A única ressalva é que a concepção de religião que está em jogo é especificamente o cristianismo e, sobretudo, a perspectiva teológica hegeliana.
@renandimas5406 Жыл бұрын
Mas Feurbach também tem obra sobre a religião de "modo geral" vale a pena conferir, nele a concepção ateísta permanece a mesma porém sendo colocada em prova diante de todas as outras religiões
@filosofiaantropologia-brun7808 Жыл бұрын
@@renandimas5406, mas a tese referida no vídeo remete a Hegel, cuja perspectiva teológica é especificamente cristã. Ou seja, quando Feuerbach reduz a teologia à antropologia, essa crítica pode ser feita como um passo a partir da teologia hegeliana. Agora, para avaliarmos a questão da religião em geral, teria que considerar a tese específica que Feuerbach apresenta nesta outra obra que você menciona. Aliás, a questão do conceito de religião é muito complexa e debatida até hoje. É bastante problemático universalizar os traços constitutivos de uma religião como o cristianismo, exceto nos casos historicamente mais próximos dele, como o judaísmo e o islamismo. Mesmo assim, há diferenças importantes.
@arthurfernandes48244 жыл бұрын
Ótima mini-aula! Adorei
@fernandoreis59094 жыл бұрын
Valeu Mateus , ótimo vídeo ! O que me levou a gostar de filosofia no início foi meu ateismo , depois comecei a questionar muito mais do mundo a nossa volta e refletir sempre .
@qimaior3443 Жыл бұрын
Muito bom trabalho, bem didático e esclarecedor o vídeo. Então, salve salve a sabedoria e o conhecimento.
@caiosilva85784 жыл бұрын
caramba! que vídeo legal, não conhecia o canal. Parabens, Mateus, muito bem explicado o conteúdo abordado. Ganhou um inscrito!
@souchata71284 жыл бұрын
aguardando ansiosamente noticias sobre o curso, ja deixei o email no link
@-LexLuthOr4 жыл бұрын
_Eu li esse livro "A essência do Cristianismo", uma reflexão profunda e detalhada do que é deus e como ele surge na mente do indivíduo._
@analopes20494 жыл бұрын
Amo seus vídeos mas esse principalmente está excepcional ❤️
@valdenorsoarespaixao9485 ай бұрын
No livro O Exílio e o Reino de Camus, há um conto em que o protagonista desafia o teísmo. O cenário do enredo é no Brasil, quando Camus esteve aqui em visita. Um dos melhores livros dele. O Exílio e o Reino. Albert Camus.
@davisaolee4 жыл бұрын
Muito enriquecedor, excelente explicação! Conheci seu canal faz pouco tempo e já gosto muito. Parabéns pelo trabalho
@mariamagdalenadesouzasanta6375 Жыл бұрын
Essa sem dúvida a melhor explicação possível ❤
@paulovargaslopes4 жыл бұрын
Parabéns pelo talento ! Que maravilha assistir teus vídeos. Abraço
@Alexacavatina Жыл бұрын
Muito bom , seria interessante tbm ade uma análise de Peter Berguer a respeito do assunto, onde ele descreve durante suas três fases ,a visão sociológica a respeito da secularização e a dessecularizacao.
@diegomelo13254 жыл бұрын
Excelente vídeo, como sempre!
@jajao0004 жыл бұрын
Mateus, se possível, faz um vídeo sobre o TCC de filosofia: formulação do problema, delimitação do tema, dificuldades, momento ideal no curso pra começar a pensar nisso, conselhos, sua experiência, etc. No mais, ótimo vídeo, gosto muito da sua didática, sempre muito claro e preciso. Abs.
@cintiapaula47834 жыл бұрын
Ótimo vídeo, professor! Aprendo muito aqui no canal
@robertoc.45114 жыл бұрын
Obrigado pelo video
@eduardogow4 жыл бұрын
Obrigado pelo vídeo.
@lucianocaldascamerino93562 жыл бұрын
Excelente apresentação. Muito bom e fiel aos autores.
@henrique58144 жыл бұрын
Muito bom, obrigado!
@OCorujinha4 жыл бұрын
Muito bom!!!
@scorpiana35754 жыл бұрын
O canal é muito bom mesmo! Excelentes conteúdos! Conheci através do meu marido que JÁ o seguia e agora também virei fã ! Muito bom!!!! Parabéns pelo canal, Mateus! !!👏👏👏👏👏👏
@marcwolv Жыл бұрын
Excelente resumo!
@chicobat101 Жыл бұрын
Excelente explanação!
@marcoortega52872 жыл бұрын
Salvadori está Salvando!
@pabloluiz68253 жыл бұрын
Mateus, você poderia dar mais detalhes do que seria esse ''anti-teísmo passivo'' do Camus?
@eximiofacinora Жыл бұрын
não achei também
@luizcarloscantarino52473 жыл бұрын
Até encontrar o sentido.
@DianaRibeiro944 жыл бұрын
Ótima aula...vir correndo dar meu like.
@severofeniz6302 Жыл бұрын
Concordo plenamente. Não tem como a religião emancipar o homem. Obrigado
@marianaviana95354 жыл бұрын
Ótimo vídeo!!
@milenenardiii70063 жыл бұрын
Tenho que assistir n°2 vezes foi ótimo o esclarecimento 🤘🏻
@drtlmll1v8074 жыл бұрын
O curso vai começar esse mês?
@matheusnogz4 жыл бұрын
Muito legal. Seria legal vc fazer uma análise de Paul Ricoeur e Santo Agostinho tmb. Ganhou um inscrito.
@FabaianaFz3 жыл бұрын
Vídeo com conteúdo e extremamente didático,muito obrigada pelo vídeo.Acabei de me inscrever.
@PauloHenrique-yi6pd4 жыл бұрын
Onde você comprou esse papel de parede com essas lendas?
@joeltonoliveira29053 жыл бұрын
Entre a razão e a fé tem a razão no absoluto . Que na tentativa de explicar tudo, vamos cair em qualquer coisa , dentro da filosofia, mas não vai ser mais que a razão e fé.
@wertoncosta19744 жыл бұрын
Mateus, você já leu tudo de Marx? recomenda?
@rosanalima24024 жыл бұрын
Parabéns pela aula!
@leiturinhakidscrista Жыл бұрын
Muito bom vídeo, gosto de estudos filosóficos. Sou cristã, creio e amo a Deus e me espelho em Jesus e creio na salvação por meio de Cristo e vivo a intervenção do Espírito Santo em minha vida. E mesmo tendo um posicionamento claro e ter meu lifestyle baseado no livro sagrado da Bíblia e seus ensinamentos fico triste ao ver cristãos que se perderam na religiosidade e na “superioridade cristã” sendo q não foi isso q Jesus ensinou e mandou fazermos uns com outros. Oro por eles sim e creio que Deus pode alcançar aos ateus, confusos e cristãos extremamente religiosos, mas faço tbm minha parte para poder aprender e ensinar com estudos cristãos e estudos ateus. O mundo é plural demais para definirmos quem tá certo ou errado isso saberemos no fim dos tempos e nesse meio tempo ver vídeos assim me ajudam a entender as angústias do mundo e me firmam na minha fé e me distanciam da religiosidade Portanto muito obrigado aprendi muito e já anotei leituras para me atualizar. Um abraço
@fernandaleal24274 жыл бұрын
Boa aula Bem explicado
@rcassialopez5 ай бұрын
9:10 Sou Feuerbach! O ateísmo antropólogo faz sentido, ao menos para mim! Sou atéia, e entendo quando ele diz que "o homem criou deus" para suportar sua miserabilidade.
@rafael85174 жыл бұрын
Seria interessante um vídeo sobre a crítica da razão pura
@johiip6 ай бұрын
[1:28 - 2:22]
@marcioducoqueiral9754 жыл бұрын
Muito bom! Gostaria que você trouxesse mais conteúdos sobre Camus!
@maxsuelfreitas98503 жыл бұрын
Sensacional 👏🏽
@LucasA_g_d4 жыл бұрын
Dá para deixar de ler as Histórias da filosofia (como Copleston, Guillermo de Fraille ou Anthony Kenny) escritas pelos europeus lendo Giovanni Reale? Qual a indicação bibliográfica para um aluno do curso de Filosofia? Pois quando eu leio a bibliografia empregada na UFRJ, as historiografia é sempre rara e em espanhol, francês ou inglês. Gostaria de saber qual historiografia utilizar.
@lenivaldoaraujo22044 жыл бұрын
Com certeza, pegue a colecão do Reale, garanto que está no mesmo nível dos europeus (aliás, Reale é italiano rsrs).
@edbarros35044 жыл бұрын
@@mateus.salvadori Vc gosta do Abbagnano e do Bréhier ?
@Dyordhan3 жыл бұрын
Muito bom!👏
@Fabiowsousa4 жыл бұрын
Pra entender isso o sujeito precisa se abdicar de muitas coisas, nem sempre ele está disposto a isso, família e as leis e crenças envoltas nela, socialização por medo de não ser aceito, relacionamento, nossa, a religião é mesmo o ópio do povo.
@marcelopeireiragomes.31133 жыл бұрын
Muito legal.
@musicarlosart2 жыл бұрын
FANTÁSTICO👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@katiapereira67974 жыл бұрын
Estou vendo o vídeo no dia 13/10. Acho que não tem mais acesso ao curso, pois o link está bugado :( Gostaria de fazer o curso!
@jorgemachado53174 жыл бұрын
Nunca tinha pensado nestas similaridades entre o cristianismo e o materialismo histórico. Ambos prometiam uma libertação para o homem e, até o momento, foram apenas ilusões. #depressão
@robsontavares34164 жыл бұрын
Professor, quem fez o cadastro do seu curso no site, vai receber algum e-mail de confirmação?
@emersonpires83124 жыл бұрын
Fantástico
@marcelosava76103 жыл бұрын
👍 show👏👏
@marcoortega52872 жыл бұрын
Ah...vou acrescentar sobre o post anterior e movimentar o algoritmo...kkk: Mateus matou no matou no peito e salvou com gol de classe!...rsrs
@lilemin65074 жыл бұрын
Muito bom
@kaiosoares14953 жыл бұрын
Só faltou sua opinião sobre os pensadores...
@renatofreitasdossantos481 Жыл бұрын
Ateus é, conheça-te a ti mesmo. Estado psico verdadeiro 6: visão, audição, paladar, olfato, tato e mente. Estado psico fantastico 72: fé, acreditar, alegria, tristeza, ansiedade, depressão, ódio, paixão, etc
@emiliotetsuoenjoji46605 ай бұрын
O ateísmo nada mais é que outra crença cheia de explicações para convencer de que não há Deus. Apenas o reverso da moeda. Porém, aqueles que crêem no ateísmo nada ganham em suas vidas. Enquanto que a experiência religiosa melhora saúde física, mental, emocional, espiritual e financeira.
@compraevenda-r4b3 ай бұрын
Olhe, a Marton é o Diabo Veste Prada!
@leonardoozanich96866 ай бұрын
Está é uma abordagem....existem outras igualmente interessantes e dignas de estudo. A filosofia é fantástica para aqueles que não fecham as portas.
@monicavalentim44273 жыл бұрын
Me parece que a frase:" a religião é o ópio do povo " não é originária de Marx. Tal expressão foi usada por Marx , mas não é dele.
@xeniarenna67084 ай бұрын
Ainda bem que temos o ópio da religião. Experiência espiritual com Deus é fantástica! Nada jamais alcançará. Todo ser humano busca Deus, até mesmo os ateus que se tornaram também uma religião.
@eliabeoliveira99654 жыл бұрын
Eu não classificaria o pensamento de Marx como ateísta, mas como apateísta. Quando Bakunin reivindicou que a AIT se declarasse atéia, Marx e Engels se puseram contra, pois consideravam que a Internacional dos trabalhadores não era uma organização religiosa, logo não havia necessidade de se posicionar como defensora do ateísmo. Fica subtendido então, que pra Marx, o próprio ateísmo é um tipo de religião.
@Niilism_4 жыл бұрын
Ou ele não quis associar o ateísmo a um conjunto de pessoas religiosas, querendo afirmar que o que ele estava fazendo nada tinha haver com algo religioso e sim com algo concreto e não abstrato.
@eliabeoliveira99654 жыл бұрын
@@Niilism_ não consegui entender... É como se estivesse faltando explicações... Seja, mais claro e direto.
@Niilism_4 жыл бұрын
@@eliabeoliveira9965 mais claro impossível.
@eliabeoliveira99654 жыл бұрын
@@Niilism_ kkkkkkkkkkkk como é que leva a sério??
@monicavalentim44273 жыл бұрын
Religião é uma instituição . É diferente de fé.
@xeniarenna67084 ай бұрын
Deus não é teoria, é experiência. Só conhece Deus quem o busca na Palavra conhece-lo e ter experiências espirituais com ele. Pessoas presas à carne não podem encontra-lo.
@NEL-EZ-294 жыл бұрын
MARX, NIETZSHE, FREUD, FEUERBACH...CHEGAM À CONCLUSÃO ÓBVIA.. PRECISAMOS VARRER A RELIGIAO ,IGNORÂNCIA, MEDOS,DEUSES E OS OPORTUNISTAS QUE USAM RELIGIÕES PARA TIRAR VANTAGENS DOS IDIOTAS...
@lnb292 жыл бұрын
Gostaria de pontuar uma coisa: eu não diria que Marx é um grande crítico da religião, porque ele trata pouco da questão em sua obra; na verdade parece mesmo querer evitá-la. Essa hesitação tem motivo: o ateísmo era insuficiente para Marx, já que ele o considerava uma mera negação, e por isso mesmo o desprezava: como em outras questões, Marx imaginava o homem socialista como tão adiante dessas questões que elas simplesmente não se colocassem. Marx não desejava provar que Deus não existia, queria um homem que sequer cogitasse tal hipótese. (Por isso mesmo, dentre outras coisas, tenho pra mim que a visão do homem socialista, de Marx, é na verdade ironicamente profundamente desumana. Mas isso é papo pra uma longa conversa)
@antonioamaral38962 жыл бұрын
Sim nessa visão de Karl Marx ser humano é tipo uma formiga que não questionar tal tipo de estrutura que ele idealizou, o ser humano ultra coletivo, cara tal teoria de Marx só iria funciona ser fosse feita com as máquinas ou seres sem uma essência própria. Essência no sentido de pensamento e Ação Marx tem ignora aspecto emocionais e psicológicos humana, Marx parece acredita em um hiperracionalismo humana saber ele ver um homem 100% racional, ignorando completamente a natureza pessoal, e psicoemocional do indivíduo e da sociedade que a junção de vários indivíduos.
@cirocampos9953 Жыл бұрын
@@antonioamaral3896 bobagem, o indivíduo nao se perde no meio das classes sociais, muito contrário pelo contrário - o materialismo historico tenta perceber como fenômenos sociais maiores e estruturas materiais determinam diversos aspectos da psicologia individual.o homem socialista é um homem movido por valores diferentes daqueles com os quais o capitalismo o capacita (cálculo, egoísmo, eficiência, autoridade...), valores de solidariedade, comunidade e humanidade.
@antoniomicheletto36632 жыл бұрын
Quer a extrutura, existir smp
@takoda5982 жыл бұрын
Ateu com muito orgulho.
@gabrielhawk4 жыл бұрын
Vídeo maravilhoso! Muito bem resumido e coeso. Mas eu gostaria de expor algumas críticas à estes pensamentos. Por favor, deixo claro que este é somente meu humilde ponto de vista, e não tenho nada contra quem pensa ao contrário. Discordo veementemente do Materialismo Histórico de Marx. A estrutura econômica não é a estrutura base das demais estruturas da sociedade. Como se explica o amor entre um casal? Seja ele platônico, ou erótico, vemos isso acontecer dia a dia à nossa volta. Na verdade, muitos se abdicam de seus bens ou posição social para viverem esta paixão. E o altruísmo, aqueles que se sacrificam, muitas vezes de forma literal, para salvar o próximo, sejam humanos, sejam animais? O grande mau do Materialismo é este: negar ou tentar oprimir estes conceitos como se eles fossem incoerentes, como se o amor, a humildade, o altruísmo e a empatia fossem erros da evolução natural das espécies. Com isso, ele se torna aquilo que ele mesmo busca destruir: uma religião, um dogma, uma crença, e se fecha para outras possibilidades. Ora, de acordo com o Materialismo Econômico de Marx, é justificável o Holocausto, pois a partir dele, Hitler retirou a Alemanha de uma das maiores crises econômicas e inflacionárias da história da humanidade (o aumento dos preços chegou a 29,5 mil por cento ao mês, ou 20,9% ao dia) e a elevou a um país de primeiro mundo. O Humanismo Absoluto é outro grande erro para mim. Olhar para a natureza e observar milhões de espécies “inferiores”, evolutivamente, do que nós, e julgar que somos absolutos, é arrogância e prepotência. O que me garante que não há seres maiores e mais evoluídos do que nós? O grande erro está na ideia de que não acreditamos naquilo que não podemos ver. Porém, isto é uma falácia. Não vemos as ondas de Raio X, raios Ultra Violeta, não vemos átomos, células, bactérias, moléculas, mas mesmo assim sabemos que existem, porque foi encontrado um meio de enxerga-los. Antes disso, seriam lendas e mitos, assim como os deuses e a metafísica são para alguns. Vale lembrar que o filósofo grego Demócrito já citava a existência de átomos em 370 a.C. Seria isto fé? Ou a compreensão de algo maior, que somente pôde ser cientificamente comprovado milênios depois? É necessário muito mais fé para acreditar que o homem é o centro do universo, do que para acreditar que o homem faz parte de um eco sistema teleológico, seja Aristotélico ou Hegeliano, que é muito mais complexo do que ele possa compreender. O ateísmo Socio Político foi uma das grandes desgraças dos “pensadores” da humanidade, assim como o Positivismo. Veja seus frutos: Lenin, Stalin, Marx, Mussolini, e Hitler (há controvérsias sobre este último ser, de fato, ateu). Vide o Partido Comunista Chinês, e a Coréia do Norte, duas das maiores desgraças ditatoriais e ameaças políticas da nossa atualidade. É possível, com certeza, alegar que a religião também cometeu muitas barbáries, como a "santa inquisição", e isto é inegável, que de "santa" nada tinha. Mas a Religião nada tem a ver com a Espiritualidade ou com a existência de um Deus. Descartar completamente a Metafísica, como Nietsche o faz, é blindar os olhos com uma venda escura como um adolescente birrento e revoltado. Se a religião é o ópio do povo e a necessidade de respostas para os fracos, e o ateísmo o grande atalia dos fortes, independentes, empoderados e elucidados pensadores, porque Nietsche acabou com sua própria vida com um tiro na boca? Ora, não seria ele, então, o fraco? Não se deve buscar a metafísica na religião. Este é um grande erro. Eu, particularmente, acredito que na maioria das vezes, a Religião mais nos afasta, do que nos aproxima da metafísica e de Deus. Porém, é sim possível buscar a metafísica diante do empirismo. Basta fazer as suas pesquisas e estar aberto à isso. Não vou entrar em detalhes sobre isso agora, ou o texto ficará enorme. Mas deixo, para quem quiser buscar, algumas dicas: Procurem o vídeo: From life to death, beyond and back, de Thomas Fleischmann, e também o canal “Afinal o que somos Nós”, ambos aqui no KZbin. Se tratam de pesquisas científicas sobre os eventos de EQMs (Experiência Quase Morte). Reitero, pesquisas empíricas, e não crenças. Mas, meu papel não é convencer ninguém, apenas oferecer outra perspectiva e a minha opinião sobre o assunto.
@pedrocastelo71004 жыл бұрын
Assino em baixo. Penso o mesmo. "Não conheço, não vi, logo não existe." Afs!
@gabrielhawk4 жыл бұрын
@@pedrocastelo7100 Exatamente. As formigas são cegas, ou praticamente cegas, e por conta disso, as cores não existem para elas? O fato de você não poder ver algo não implica que aquilo não exista. Este é um pensamento muito reducionista.
@czargrr Жыл бұрын
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@rerisonmonteiro21814 жыл бұрын
Mini aula incrível ! Uma pena que a demanda da minha geração no KZbin são coisas efêmeras
@alberto_NovoMvndo4 жыл бұрын
Como um ateu fica diante dos acontecimentos bíblicos acontecendo de forma tão íntegra. De tal ponto que já se fala em princípio das dores?
@lululul454 Жыл бұрын
Quais acontecimentos? As doenças? As guerras? Os desastres naturais? Tudo isso acontece e sempre aconteceu na história humana, a bíblia n previu nada, só atestou coisas vagas e óbvias
@brunoschiaffarino54344 жыл бұрын
Marx não tem uma formulação de uma crítica a religião consequente. Tem que espremer muito a crítica a filosofia de direito de Hegel pra tirar algo nesse sentido. Na obra madura a questão nem é colocada com grande destaque e não lembro de alguma intenção em acabar com a religião.
@vendetta29242 жыл бұрын
Marx está certo. A religião é uma construção social.
@pauloamaroferreira4863 Жыл бұрын
Quase tudo que vc falou sobre Marx está errado. Marx nunca teve o objetivo, nem filosófico e muito menos prático, de acabar com a religião.
@Cogumelosu9 ай бұрын
Irmão a ideia de Marx está toda no comunismo, que por sua vez, rejeita a religião
@maestrofinanceiro63802 жыл бұрын
Deus existe por que a Fé é um princípio natural do homem, se olha pra toda sociedade a crença em Deus sempre foi algo visível. Lógico que pessoas tem "deuses" distintos. Tem que haver um Deus verdadeiro, esse é o revelado na Bíblia. " a ateísmo é uma das maiores loucuras da humanidade, nem mesmos os demônios cometeram tal pecado".
@edymaistarde Жыл бұрын
PAU NO SENHOR IRMÃO. KKKKK
@lululul454 Жыл бұрын
Como nietzsche dizia "a permanência da religião em todas as eras humanas não prova a existência de deus, prova que as pessoas sempre estiveram infelizes e assustadas", é lógico q vc pensa q o seu deus é o deus verdadeiro, todos pensam isso e nenhum deles tem provas concretas, muito pelo contrário, todos eles tem fortes evidências científicas e empíricas de serem meras invenções do homem, deus não existe por causa da fé do homem, afinal, para haver fé primeiro precisa haver um deus, deus existe para suprir a nescessidade do homem por respostas e consolo