O Brasil de 2013 até hoje I Ponto de Partida

  Рет қаралды 48,709

Meio

Meio

Күн бұрын

Пікірлер: 458
@Meio
@Meio 2 жыл бұрын
As principais notícias do dia no seu e-mail logo cedo. Assine a newsletter do Meio. Não custa nada! 👉 www.canalmeio.com.br
@rafaelvilas4230
@rafaelvilas4230 2 жыл бұрын
Que aula. Essa analise do Impeatchment foi a mais top que eu ja ouvi e eu defendo que foi golpe. Parlamentarismo latino.
@luizpedrodasilvaabruzzi565
@luizpedrodasilvaabruzzi565 2 жыл бұрын
A crise de 2008, foi a crise sistêmica do capitalismo, por isso em todo o mundo, tanto esquerdas mais incisivas, como direitas radicais que se fazem de nacionalistas, cresceram eleitoralmente, nos países onde essas direitas radicais chegaram no poder, como aqui ou no Colômbia, elas estão perdendo força, pois se fazem de nacionalistas, mas seguem uma política neoliberal.
@luizpedrodasilvaabruzzi565
@luizpedrodasilvaabruzzi565 2 жыл бұрын
O impeachment do Collor também era fraco juridicamente, como o da Dilma, realmente, mas digo, além da questão do Hamilton que tu citou, tem um motivo extra, nossa lei de impeachment é muito falha, ela foi criada em 1950 só pra tentarem derrubar o Getúlio, pois sabiam que ele seria eleito e ia voltar, a questão é que não conseguiram aprovar o impeachment dele. Mas como disse o Cardozo no senado durante o impeachment da Dilma, nenhum dos lados tinha provas de suas afirmações, então caberia in dubio pró reo.
@luizpedrodasilvaabruzzi565
@luizpedrodasilvaabruzzi565 2 жыл бұрын
Sobre 2013, teve sim a influência da crise econômica internacional, mas não foi só isso, os fatores internos, lembremos, foram a questão do preço da passagem de ônibus, e as manifestações foram iniciadas por PSOL, PSTU, etc, e depois a direita se apropriou das manifestações. Em 2013 já estava começando a piorar nossa economia, que vinha bem de 1993 até 2012
@luizpedrodasilvaabruzzi565
@luizpedrodasilvaabruzzi565 2 жыл бұрын
Sobre diagnósticos de o que nos trouxe até aqui, o melhor é o do Ciro, ele diz que nossa economia se equilibrou com o plano real, mas depois ninguém aproveitou pra fazer as mudanças estruturais que precisamos, por isso ciclicamente temos voos de galinha e entramos em novas crises, desde o final dos anos 70, com grande aumento dos juros internacionais, começamos a concentrar em exportar, e desindustrializamos isso afundou o país.
@viniciusferreira2020
@viniciusferreira2020 2 жыл бұрын
Pedro, recomendo que tu veja os diagnósticos de Marcos Lisboa, alguém que está longe de ser um desenvolvimentista. O Brasil é atrasado porque é sequestrado por várias instituições, tanto privadas quanto estatais. Quando tu diz que o Brasil é atrasado por causa de seu Estado ineficiente tu esconde uma boa parte do problema, a nossa elite financeira que não está nem um pouco interessada em distribuir renda ou criar um sistema de bem-estar social.
@pedrodiniz92
@pedrodiniz92 2 жыл бұрын
Mas... Alguma vez na história recente -- quiçá na história como um todo -- alguma elite esteve disposta a distribuir renda? Me parece ser algo que tem que vir de movimentos populares. E isso não tem acontecido, não com o volume necessário para o pessoal em Brasília prestar atenção.
@alexandremartins7103
@alexandremartins7103 2 жыл бұрын
@@pedrodiniz92 Creio que sim, no pós-crash de 1929, com Keynes e sua teoria de indução ao desenvolvimento econômico (por investimentos pesados do Estado, que salvou a economia dos EUA). Talvez este movimento tenha vindo de parte da própria elite gringa, que sacou o contexto. Acabou por beneficiar a população como um todo.
@ezequielsousa9361
@ezequielsousa9361 2 жыл бұрын
Você está a cometer o mesmo erro que o Pedro tentou mostrar, ou seja, a solução do Brasil não é milagrosa, não existe uma solução que age como panaceia de todos os problemas, são várias soluções ao mesmo tempo. Não caia nesse simplismo de achar que o problema é a elite.
@alexandremartins7103
@alexandremartins7103 2 жыл бұрын
Eu não disse em que o problema era a elite. Relatei um caso de sucesso econômico, apenas.
@viniciusferreira2020
@viniciusferreira2020 2 жыл бұрын
​@@pedrodiniz92 Pesquise pelo índice de IDHAD. O IDH que leva em conta distribuição de renda. A elite de países como Alemanha, Suécia ou Dinamarca obviamente quer acumular capital, mas nem por isso faz uma guerra contra qualquer tentativa mínima de dar dignidade aos mais pobres, como aqui no Brasil. Não estou colocando a culpa de tudo na elite, o Brasil está na merda por causa da sociedade como um todo. Desde o empresário sonegador até a pessoa que vende voto por uma reforminha na garagem.
@mutantepb
@mutantepb 2 жыл бұрын
Os livros de história vão chegar em 2013 a 2021 e vão dizer: "essa parte a gente também não entendeu..."
@Ketllinn
@Ketllinn 2 жыл бұрын
Bem isso 😅🤣
@rubensaraujobarboza1308
@rubensaraujobarboza1308 2 жыл бұрын
😂😂😂😂😂
@gabrielpedro4977
@gabrielpedro4977 2 жыл бұрын
Terão quer fazer uma coletânea de uns 10 livros explicando Brasil de 13 a 22
@mutantepb
@mutantepb 2 жыл бұрын
@@gabrielpedro4977 coletânea "dedo no c$ e gritaria", acho que resume bem esse período
@visitantedeim7265
@visitantedeim7265 2 жыл бұрын
Pedro marcou território contra os funcionários públicos MAIS UMA VEZ Veja, era desnecessário marcar que uns são técnicos e outros eletivos... E MENTIROSO supor que a guerra era entre políticos e técnicos: era entre POLÍTICOS E JUDICIÁRIOS QUE QUERIAM FUTURAMENTE O CARGO DESSES POLÍTICOS
@marcelocarvalho7528
@marcelocarvalho7528 2 жыл бұрын
A internet amplificou a voz dos idiotas. A política virou entretenimento Estamos na Sociedade do Espetáculo.
@leandroo1713
@leandroo1713 2 жыл бұрын
Concordo. E como moderação não dá view nem like, o centro morreu. O resultado é que se o candidato não der uns “loucos”, não aparece. E a política fica centrífuga, sem brechas para concessões.
@leonardobwt7109
@leonardobwt7109 2 жыл бұрын
Depende, as vezes é melhor ter idiotas amplificados do que apena 1, pode ser bem pior. Quem define o que é ser idiota? A tarja idiota pode vir do próprio idiota em seu contexto e razão, sua limitação... depende. A internet causa isso, não é culpa das pessoas, o algoritmo impõe isso a elas e acaba gerando esses teus "idiotas" presos em bolhas e os moldando. Você mesmo pode estar preso a uma delas, vai saber... né!?
@pevermelho44
@pevermelho44 2 жыл бұрын
Saber história faz a diferença.
@ezequielsousa9361
@ezequielsousa9361 2 жыл бұрын
Oh se faz!!! Afinal historia nos conta as experiências passadas, e o que fazemos com elas nos faz melhores.
@thiagosoares6298
@thiagosoares6298 2 жыл бұрын
Saber história direito né. Tem um galera aí que sabe "história alternativa" e aí piora.
@visitantedeim7265
@visitantedeim7265 2 жыл бұрын
Pedro marcou território contra os funcionários públicos MAIS UMA VEZ Veja, era desnecessário marcar que uns são técnicos e outros eletivos... E MENTIROSO supor que a guerra era entre políticos e técnicos: era entre POLÍTICOS E JUDICIÁRIOS QUE QUERIAM FUTURAMENTE O CARGO DESSES POLÍTICOS
@PauloRoberto-tl8bk
@PauloRoberto-tl8bk 2 жыл бұрын
o melhor ponto de partida, fantástico, meus parabens Pedro
@leandroo1713
@leandroo1713 2 жыл бұрын
Essa década foi muito lúdica. “Vermelho x verde e amarelo”, “ coxinhas x mortadelas”, “fascistas x comunistas”. Foi divertido. E bem pouco produtivo. E quando acabou a festa, a gente percebeu que a casa estava destruída, teto abaixo, com a polícia na porta. É, o próximo presidente vai ter que juntar todo mundo pra arrumar essa bagunça.
@lucasjleandro
@lucasjleandro 2 жыл бұрын
Bem por aí mesmo
@charlesdp
@charlesdp 2 жыл бұрын
A questão é: quem tem este perfil agregador. Ciro não tem porque é brigão. Lula é parte da polarização. Moro também. Simone Tebet? João Doria?
@RafaelSouza-oo2uq
@RafaelSouza-oo2uq 2 жыл бұрын
De verdade, não houve nada de divertido nesse período.
@leandroo1713
@leandroo1713 2 жыл бұрын
@@charlesdp eu apostava / torcia por candidaturas como Mandetta, Tebet, Leite, em composições heterodoxas com Luiza Trajano, por exemplo. Mas elas não decolaram 😢. Sinto que temos um clima de quase fim de festa deste periodo polarizado, onde ainda tem gente que quer ficar. Concordo com vc que tais perfis mantém essa polarização e que, se eleitos, já começam com os eleitores de oposição puxando manifestações na rua. Dos candidatos postos, eu iria de Doria pelos resultados apresentados em SP. Começou lá em 2016 surfando a onda do anti-petismo e gradualmente se aproximou do centro. Alguns dirão que foi por puro oportunismo, e provavelmente o seja. Mas os resultados apresentados no estado são bons. E, voltando pra analogia acima, vejo como um dos poucos com capacidade para arrumar a bagunça deixada.
@leandroo1713
@leandroo1713 2 жыл бұрын
@@RafaelSouza-oo2uq se vc olhar alguns perfis (de gente normal mesmo) verá que muitos se “divertiam” na polarização. “Minha bandeira nunca será vermelha”, bradava o tiozao do zap em um repost do Fiuza. “Fascistas não passarão” estava no stories da galera compartilhando Boulos. Energiza igual estádio. Pra que futebol? Como diria Antonio “Kibelouco” Tabet, “politica é futebol, futebol é religião e religião é política”.
@RafaelSouza-oo2uq
@RafaelSouza-oo2uq 2 жыл бұрын
Esse foi um dos melhores vídeos que já vi no seu canal, Pedro. E olha que ainda não sou inscrito.
@pjssilva1
@pjssilva1 2 жыл бұрын
Ah, Rafael, precisa ver mais os comentários do Pedro. Não é que sejam "verdades", ou isentonas ou coisas do tipo e só inocentes demais esperam isso ainda hoje. Mas ele e sua turma vão construindo seu raciocínio depois de conversas com especialistas, seu feeling natural de jornalista e uma.ponta de esperança, porque senão, vá lá, né!
@danielamaral8058
@danielamaral8058 2 жыл бұрын
Eu conheço o Meio e tô viciado nisso!
@_RafaeLBorges_
@_RafaeLBorges_ 2 жыл бұрын
Pedro Dória, se me permite, há uma premissa errada. O clima de guerra na eleição/campanha existia desde 2010. Serra "apelou" pra pauta moral e fomentou certa paranóia. Sugiro o vídeo do KZbin : Dilma 2012 - o fim está próximo. Foi produzido e divulgado pela campanha do Serra.
@thiagoalexandre8684
@thiagoalexandre8684 2 жыл бұрын
@@_RafaeLBorges_ É engraçado que sempre põe como vilões os adversários do PT. Sendo que o PT é a encarnação de uma legião de demônios e eu não estou brincando.
@WilianSamuel
@WilianSamuel 2 жыл бұрын
Análise muito superficial e NADA imparcial, ele isenta completamente a responsabilidade da mídia, principalmente da Globo de ele era editor, em todo esse processo e ainda utiliza os repórters na linha de frente vítimas do ódio dessa "nova" direita pra eximir a grande mídia hegemônica. Falou algumas obviedades como "cada político tem suas intenções"🙄 sério mesmo?! E omitiu alguns fatos como vínhamos de uma paz e boa economia, em 2013 entramos numa crise gigantesca duas das três commodities que ajudavam a segurar a economia e bem estar social despencaram absurdamente. Petróleo e minério caíram de mais de 130$ o barril e tonelada para menos de 50$ e só pincelou a responsabilidade da Lava Jato (Moro e Dalangnol).
@mariomario4962
@mariomario4962 2 жыл бұрын
Meus parabéns! Ainda não tinha visto ninguém fazer essa análise macro de 2013 até hoje. Excelente!
@WilianSamuel
@WilianSamuel 2 жыл бұрын
A análise dele foi bem superficial e generalista.
@matgcoelho
@matgcoelho 2 жыл бұрын
@@WilianSamuel também achei...
@mariomario4962
@mariomario4962 2 жыл бұрын
Análise MACRO. O problema é justamente esse, quando se vai no detalhe se perde a noção história do todo. Esse foi o mérito da análise a meu ver.
@visitantedeim7265
@visitantedeim7265 2 жыл бұрын
Pedro marcou território contra os funcionários públicos MAIS UMA VEZ Veja, era desnecessário marcar que uns são técnicos e outros eletivos... E MENTIROSO supor que a guerra era entre políticos e técnicos: era entre POLÍTICOS E JUDICIÁRIOS QUE QUERIAM FUTURAMENTE O CARGO DESSES POLÍTICOS
@tcare172
@tcare172 2 жыл бұрын
Ele falou falou e falou e não falou nada sobre 2013. "Explicou" pelo que veio depois e se reduziu a falar em um "insatifação" embora a economia estivesse em um ciclo bom. Falou da copa (?) que, quem Resgatar na memória, não era uma pauta entre as mil pautas que apareceram em 2013 depois dos 20 centavos. O máximo que falou foi o genérico "uma educação ruim", uma "saúde mais ou menos". Como se, sei lá, a educação 10 anos, 5 anos antes estivesse melhor que em 2013, o que não mostrou nenhum estudo nem nada e que parece não corresponder a nenhum fato. Enfim, análise bem ruinzinha
@paularossman4777
@paularossman4777 2 жыл бұрын
Pedro vc eh uma luz, suas analises merecem moldura na sala de visitas. . Acho Bolsonaro deplorável, nunca votei no PT pro executivo e talvez o faça pela primeira vez por falta de opção mas infelizmente nao acho que o Lula tenha mais a capacidade de unificar o pais. Continuamos na procura da saida do labirinto.
@rodrigooliveiraramos2833
@rodrigooliveiraramos2833 2 жыл бұрын
Infelizmente o jargão mais uma vez é real: o povo que não conhece sua história é fadado a repeti-la
@coimbra126
@coimbra126 2 жыл бұрын
Pois Doria, o único candidato que está batendo forte na questão da desigualdade social entre ricos e pobres e propondo corrigir através da cobrança de um imposto de renda progressivo é Ciro Gomes, nenhum outro candidato ousou dizer que mudará este imbróglio.
@Marcos-cp4ry
@Marcos-cp4ry 2 жыл бұрын
maravilhoso que mencionou a participação da Marina Silva, aos 8m 20s!! na eleição de 2014, ela TINHA que ter ido pro segundo turno...
@bindango
@bindango 2 жыл бұрын
o Ponto de Partida é uma das melhores colunas sobre política que existe. obrigado, Pedro.
@netoconviction1
@netoconviction1 2 жыл бұрын
Melhor video desse canal, dos que assisti. Diagnóstico honesto e sem bandeiras. O modelo econômico fracassado implementado por uma dita esquerda estava em colapso, pela segunda vez. O povo assistia um noticiário e via gente roubando milhões, sem sequer, uma autocrítica daqueles que governavam. O escândalo do mensalão doeu bem menos porque os pobres e a classe média experimentavam um voo no poder de consumir. Um voo de galinha, infelizmente. Logo, estavam todos endividados, perdendo seus empregos e vendo noticiário gente roubando às pencas e um "juiz justiceiro 🙄". De lá pra cá, deu no que deu, mas ainda acredito que possamos recuperar um debate pra achar uma luz no fim do túnel.
@fabiofernandesdarocha
@fabiofernandesdarocha 2 жыл бұрын
Pedro, boa retrospectiva. Ao longo da narrativa senti falta de referências sucesso para os problemas, te proponho este exercício, reescreve o texto desafiando as decisões dos jogadores da seguinte forma: identificando as alternativas, o que poderia ter sido feito em cada onda com o foco em ganha-ganha entre governo e população”. Uma abordagem com foco em soluções, de implantação imediata com objetivo de aumento de renda da população em todos os níveis (ao contrário do aumento do bolo para fatiar depois Em linguagem de hoje, aumento do PIB). Desafia o conceito comum por traz deste monte de fracassos “pra um time ganhar o outro tem que perder”. Comento com a intenção de trazer a luz do jornalismo a necessidade de se liberar dos conceitos da academia e da tradição, na prática não se obtém resultados diferentes insistindo na mesma forma, nos mesmos padrões, nos mesmos processos, neste caso de comunicação e interpretação dos fatos. No momento de hoje em que as pessoas seguem perdidas das suas referências que não funcionam mais, surge a oportunidade de construir referências novas, chega de conceitos falhos de direita, esquerda, alternância no poder. Existe espaço para uma proposta inclusiva com compromisso em desenvolver resultado coletivo onde todo mundo ganha, madura, de gente grande, humilde e competente. Buscando aprender, ensinar e unificar. Tá aí uma visão para o jornalismo que eu gostaria de ver nascer. Um abraço
2 жыл бұрын
Pedro, você se superou! Sair da espiral destrutiva é o primeiro passo. Deixar o ódio de lado também ajuda muito!
@rossanogranato3528
@rossanogranato3528 2 жыл бұрын
Excelente análise Pedro Dória!!! O momento é gravíssimo e talentos como o seu colaborariam muito mais se assumissem logo uma posição política em torno de um candidato. Representantes das elites culturais impactam fortemente no resultado eleitoral, consequentemente na realidade sócio econômica do país. Personalidades influentes como a sua precisam arremegassar as mangas para, além das boas análises que fazem, contribuirem mais para o pacto social que temos que construir. A propósito, que tal nos unirmos em torno de um PND liderados por Ciro Gomes?
@viniciuscamararocha2774
@viniciuscamararocha2774 2 жыл бұрын
#PrefiroCiro ✊🏼🌹🇧🇷 Projeto Nacional de Desenvolvimento! #ForaBolsonaro
@erickramos8343
@erickramos8343 2 жыл бұрын
Como sempre cirúrgico. Parabéns à toda equipe do Meio.
@paulotrope3231
@paulotrope3231 2 жыл бұрын
Pedro, você é o jornalista mais imparcial do Brasil. Somado à sua sinceridade e clareza nas explicações, conseguiu ganhar um fã aqui. Parabéns pelo trabalho, estou acompanhando tudo
@carolinacorreia5487
@carolinacorreia5487 2 жыл бұрын
Pedro mais uma vez está de parabéns!!! Excelente aula! Esclarecedora e verdadeira, nota 1000.
@DanielCaliban
@DanielCaliban 2 жыл бұрын
Gosto de vc e não sou petista mas... Dizer que o PT recusou o Impeachment por dizer que era um golpe soou pra mim muito absurdo. Achei que, na questão do impeachment, o PT agiu de forma bem republicana contra uma oposição e uma mídia agindo de forma bem suja. E, mesmo assim, deixaram o cargo sem grandes resistências... Mostrando ser um dos poucos que ainda tinham algum respeito pelo jogo democrático.
@JuniorSantos-bw4ty
@JuniorSantos-bw4ty 2 жыл бұрын
Perfeito!
@JuniorSantos-bw4ty
@JuniorSantos-bw4ty 2 жыл бұрын
@@vitorsiIveira foi exatamente o contrário. A verdadeira massa de manobra. A galera foi induzida a pressionar.
@DanielCaliban
@DanielCaliban 2 жыл бұрын
@Vitor SS não cara.. temos uma elite que não via interesse no tipo de desenvolvimento que o PT promovia e utilizou as redes de tv, jornais e revisitas para destruir completamente a reputação do PT. (E minimizando quando rolava escândalo do PSDB...) Mas é sempre conveniente culpar o PT por tudo.. até pelos ataques sujos que recebiam.. o PT vira bode espiatorio de todos os males e ninguém precisa se responsabilizar pelos seus erros como se os fins justificassem os meios.
@visitantedeim7265
@visitantedeim7265 2 жыл бұрын
Pedro marcou território contra os funcionários públicos MAIS UMA VEZ Veja, era desnecessário marcar que uns são técnicos e outros eletivos... E MENTIROSO supor que a guerra era entre políticos e técnicos: era entre POLÍTICOS E JUDICIÁRIOS QUE QUERIAM FUTURAMENTE O CARGO DESSES POLÍTICOS
@JusticarAMS13
@JusticarAMS13 2 жыл бұрын
CIRO GOMES PRESIDENTE 🇧🇷 ❤ 🇧🇷 ❤ 🇧🇷 ❤ 🇧🇷 ❤ RJ
@lizrusso259
@lizrusso259 2 жыл бұрын
Arrisco em dizer que foi umas das melhores análises que ja assisti que você fez… excelente!
@pauloluciosousapaulo1010
@pauloluciosousapaulo1010 2 жыл бұрын
EXCELENTE RECORTE DA REALIDADE POLITICA
@lupucaspas
@lupucaspas 2 жыл бұрын
Muito boa análise! Pecou apenas em 1) Colocar o Judiciário & MP no lado técnico, quando estão patentemente no lado político e também historicamente banhados em corrupção e privilégios 2) Falar corretamente que não dá para entender o Brasil sem entender o mundo, mas depois não falar mais do mundo: em particular de intervenções externas a quais qualquer país está sujeito e tem que aprender a se blindar 3) Falar da ineficiência do Estado sem falar da elite econômica diretamente envolvida nessa mesma ineficiência.
@denis-or
@denis-or 2 жыл бұрын
O que seria a "elite econômica diretamente envolvida"? A elite precisa estar envolvida para melhorar a unidade de atenção básica nos bairros? Para o INSS parar de perseguir idosos e passar pano pra militares? Não entendi.
@lupucaspas
@lupucaspas 2 жыл бұрын
@@denis-or Pra começar, a elite precisa ter um projeto de país.
@tchonmb
@tchonmb 2 жыл бұрын
Pedro, que análise meu caro! Muito obrigado pelo comprometimento com o jornalismo! Com a história e com a sociedade brasileira! Foi uma das explicações mais lúcidas do momento em que vivemos e ajuda a compreender futuras atitutes! Do mais dei o joinha e compartilharei! Abraços!
@jaquelinemigueztorres
@jaquelinemigueztorres 2 жыл бұрын
Parabéns por este vídeo. Não tinha visto nada igual. Um mergulho pela história atual brasileira de forma fantástica! Compartilhando!
@andreduartebueno
@andreduartebueno 2 жыл бұрын
Achei a leitura bem equivocada! Na época milhões de brasileiros saíram da pobreza e miséria e tivemos enormes avanços na saúde, educação, ciência e tecnologia, moradia, infraestrutura e relações exteriores. Expandimos muito o comércio internacional e nunca fomos tão bem vistos no exterior. O povo nunca esteve tão feliz(teve até capa da IstoÉ com está reportagem). A copa do mundo era um sonho nacional, defendida pela maioria. Só que estavamos no pós crise de 2008 a maior dos últimos 70 anos. Uma crise que se tornou gigante e teve fortes consequências no mundo todo. Uma crise financeira, decorrente da venda de mentiras pelos mercados financeiros que fabricaram dinheiro com alavancagem de até 32*. Minha leitura é que a classe média nacional não suportou ver o pobre ascendendo, chegando perto de si. O medo da concorrência, o medo de ver o filho do pobre nas universidades, a não aceitação de ver pobres nos aeroportos. A classe média tem um plano simples, dar uma boa educação, formar na universidade, deixar alguma herança e tá tudo certo. O filho vai ter uma boa qualidade de vida. Só que agora entraram os pobres para concorrer e a equação ficou bem mais complexa. Concorrência!! Você tá louco!! No Brasil nunca tivemos concorrência. A maioria das empresas tem "acordos escusos" em diferentes niveis. E está expansão da concorrência com a entrada de miseráveis, pobres, mais empresas internacionais, aliada as revoluções tecnológicas, trouxeram um enorme medo para a classe média e média alta. Todos incertos com relação ao futuro. Vem daí esta onda com discursos da TFP, fanáticos religiosos e milicianos bandidos em busca de um passado que não existe mais. Tivemos a ascenção do MBL e vem pra rua que representam bem está classe média que viu seus planos de viver bem sem concorrer indo pro ralo. O que se quer é um passado de feudos em que os coronéis tinham todo controle e os pobres e miseráveis eram escravisasos. As reformas trabalhistas e da previdência vieram para recolocar os pobres "no seu lugar", e afastar os mesmos da concorrência com nossa classe média. Foram estes medos que deram vazão as manifestações. No início manifestações de esquerda, mas graças as artimanhas da sua Globo e outros, manipularam, afastaram as esquerdas e trouxeram uma direita raivosa para as ruas e a turma do PSDB, MBL, vem pra rua e outros, inconformados com a quarta derrota e com a ascenção dos pobres. Vocês deram sustentação ao golpe jurídico midiático com apoio da lava jato e meios de comunicação. Vocês elegeram Bolsonaro. Tem está carga de mais de 600 mil mortos nas costas. Deve ser difícil lidar com a realidade e ficar construindo narrativas a margem da verdade. O tempo todo distorcendo fatos. Criando narrativas dentro de uma bolha. Bom saber que você foi um dos que construíram está inversão das pautas de 2013, de manifestações legítimas a manifestações golpistas. Em resumo, apoiou o golpe, viu que fez merda e agora tenta construir novas narrativas. Engana apenas os tontos que caíram nos discursos de Aécio, MBL, vem para rua e outros projetos de facistas. Vocês destruíram as instituições e agora não sabem o que fazer. Que tal aceitar a democracia?
@kakesss9126
@kakesss9126 2 жыл бұрын
As demandas eram estaduais e municipais. Como mobilidade urbana, segurança e etc.. E sobrou para o Governo federal. Na verdade achei que a Dilma nao tinha um projeto definido. Muitas cidades sofrem uma carencia de infraestrutura e só se viu esforço de mudar esse cenario durante a copa. Depois nunca mais. Aqui na minha cidade so inventaram de ter um BRT por causa da copa depois nunca mais. Os onibus ja estao caindo aos pedaços denovo. A questao é essa.
@rossanogranato3528
@rossanogranato3528 2 жыл бұрын
Parabéns André! Seu argumento está muito mais pröximo da realidade. Pedro Dória contribuiria muito mais se utilizasse seu talento de analista sendo mais explícito e optasse por um candidato que entendesse ser mais conveniente para este momento.
@_RafaeLBorges_
@_RafaeLBorges_ 2 жыл бұрын
Concordo com sua leitura. Quem desistiu da democracia pra mediar os conflitos e apostou num impeachment sem crime que avalie o estrago que fez.
@warleycosta2777
@warleycosta2777 2 жыл бұрын
Parabéns Pedro 👏👏
@veramoreira5135
@veramoreira5135 2 жыл бұрын
Muito lúcida a sua análise! Parabéns!
@leonardobwt7109
@leonardobwt7109 2 жыл бұрын
Bom vídeo. A eleição do Bolsonaro tem todo um contexto em relação a agregados políticos, segundo turno e governos anteriores. Muita gente confirmou voto nele com o dedo tremendo na urna, porque não tinha o que fazer. E é difícil dizer que as coisas estariam melhor se caso o outro candidato tivesse sido eleito, mas com certeza ele teria uma postura melhor e não falaria tanta asneira, porque esse se supera a cada instante, e até mesmo pra quem realmente governa esse país $, está difícil de lidar com a boca e as ações dele. Coisas que frustraram governos passados, hoje em dia é possível, a cama está feita e tem o candidato perfeito à ela porque esse articula bem as coisas e, "é do povo", é a cereja do bolo que falta pro esquema fluir. Outros candidatos só terão chances nessas eleições se abrirem mão dos ataques e focarem no presente, na compreensão do presente sem utilizar o passado como justificativa ou base para projeção futura, e fugir da polarização, caso contrário nem precisa de eleições, temos o candidato certo retornando das cinzas e vai dar ele, rs. Aí senta e chora, porque assim como muitos choraram pelo confirma apertado na eleição passada, também vão chorar com o da próxima, porque o poder das pessoas dependendo do candidato eleito ficará na urna assim como ocorre atualmente, não vai adiantar ir para as ruas, trancar o trânsito, dar showzinho, gritar fora xuxuzinho, que não vai derrubar ninguém não, não é mais o povo quem decide isso, está claro a muito tempo quem decide isso. Essa vai ser a eleição chave pra começar a virar o jogo e diminuir essa polarização, porque os polarizados não querem nada para o país, querem apenas ter razão e eleger e defender seu ídolo de estimação.
@cortesdasantigas4853
@cortesdasantigas4853 2 жыл бұрын
Interessante a leitura. Obrigado!
2 жыл бұрын
Pedro, vc é fantástico!
@andersonnunes6161
@andersonnunes6161 2 жыл бұрын
Revolucionário é todo aquele que quer mudar o mundo e tem coragem de começar por si mesmo. Assim sendo, cuide de si mesmo, pois embora nada seja eterno, tudo que cuidamos dura mais. Já que, se você tem peso a perder, dinheiro para ganhar e/ou sabedoria para obter, você não deveria se preocupar com políticos, famosos ou a vida de outras pessoas. Então, foque na sua vida e no seu progresso e se algo não traz paz, lucros ou propósito, não dê seu tempo, energia ou atenção. Dessa forma, não se iludam, o Brasil é imutável, pois aqui o povo não lê nada, o povo trabalha seis dias por semana e no sétimo vai ao prostíbulo. Além do mais, estamos enlouquecendo, porém como está sendo de forma coletiva acaba sendo normal, por isso anota aí no topo da sua lista de prioridades saúde mental. Consequentemente, nunca espere demais, dos outros ou da sorte, no fim não há quem não decepcione você, logo, não se surpreenda quando escolher a si mesmo significar o fim de certas conexões, sejam elas interpessoais, políticas, filosóficas, religiosas ou ideológicas. Portanto, não se sinta culpado por fazer o que é melhor pra você, pois a pessoa mais importante da sua vida é você.
@matheuscdpaiva
@matheuscdpaiva 2 жыл бұрын
parabens um dos melhores videos que voce ja fez
@miltongustavoalmeidateixei3421
@miltongustavoalmeidateixei3421 2 жыл бұрын
Pedro, você é barril! Parabéns pelo vídeo vindos da bahia.
@Alex40498
@Alex40498 2 жыл бұрын
Tempos difíceis criam homens fortes, homens fortes criam tempos fáceis, tempos fáceis criam homens fracos e homens fracos criam tempos difíceis. Esse é o resumo das duas primeiras décadas deste século.
@wellingtonserpamonteiro580
@wellingtonserpamonteiro580 2 жыл бұрын
Parabéns, excelente análise Pedro.
@andersonmoraes1691
@andersonmoraes1691 2 жыл бұрын
Pedro Doria.., perfeita sua leitura. Estava precisando de algo assim
@jaimequeiroga812
@jaimequeiroga812 2 жыл бұрын
Privilégio te ouvir. Sucinto, realista, inteligente. Muito obrigado!
@gilleskoch5237
@gilleskoch5237 2 жыл бұрын
Muito boa análise e contextualização
@marcoso.6002
@marcoso.6002 2 жыл бұрын
A melhor análise da conjuntura desde que eu acompanho o Meio (e olha que tem tempo que eu acompanho o Meio). Você entrou em 2022 com o pé direito. E antes que me cancelem: não tenho nada contra os canhotos, foi só força de expressão.
@tweeeeest
@tweeeeest 2 жыл бұрын
Pedro, gostei da sua análise. Gostaria de um próximo Ponto de Partida com seu ponto de vista sobre como resolver a corrupção sem agressão à democracia
@mariaoliveira-sx9qf
@mariaoliveira-sx9qf 2 жыл бұрын
Ótima reflexão! Obrigada por compartilhar!
@joseliacunha6210
@joseliacunha6210 2 жыл бұрын
mARAVILHOSO..
@_RafaeLBorges_
@_RafaeLBorges_ 2 жыл бұрын
Pedro, proponho uma reflexão sobre o que deu certo entre 88 e 2016. Com relativa estabilidade democrática (a renuncia de Collor "legitimou" seu impeachment na minha opinião) avançamos em certos consensos: estabilidade, austeridade, investimento em área social, e melhoria (ainda que lenta) em educação, saúde e infraestrutura. Onde nos perdemos? Pra mim em romper com via democrática por dois vícios estruturais: 1- permitir que um presidente (Lula) que já governou por duas vezes seguidas pudesse disputar novamente. Isto é legal mas me parece (visto de hj) uma sombra ruim sobre a alternância salutar de poder.; 2- a busca por atalhos de certa elite com raízes Udenistas.
@felipesalomao7867
@felipesalomao7867 2 жыл бұрын
Queria dar mais likes, mas não deixam. Perfeita análise.
@rafaelverone
@rafaelverone 2 жыл бұрын
Um misto de esperança e medo! mas a dificuldade está, como se induz uma conversa politica, tão profunda em um país tão dividido? ótimo vídeo!!
@andrelagesramos4331
@andrelagesramos4331 2 жыл бұрын
Ciro esta tentando #Ciro2022 #MulheresNegrasNoCongresso
@Jotapêmonteiro
@Jotapêmonteiro 2 жыл бұрын
Por Conta Dos Jornalistas. Exemplos: Reinaldo Azevedo e Marco Antônio Villa. outra coisa, foi o encontro de pessoas totalmente desinformadas com a Internet. muitos viam aqueles vídeos de uma Corolla nos EUA custando 17 salários, enquanto isso, aqui, o Corolla custava 100 salário ( agora, custa, 200 salários) e as pessoas achavam que, num estalado de dedos, seríamos um EUA.
@RobertWM
@RobertWM 2 жыл бұрын
Sugiro um vídeo semanal comentando os comentários mais interessantes dos inscritos do canal.
@jo1se_carlos
@jo1se_carlos 2 жыл бұрын
Acredito que foi um dos melhores vídeo do ponto de partida
@pjssilva1
@pjssilva1 2 жыл бұрын
Este é um resumo de todas as conversas e análises do canal, não é mesmo? Mas ainda está sendo escrito.
@atgfranco1
@atgfranco1 2 жыл бұрын
Parabéns pela análise.... Gosto muito do seu trabalho Pedro!
@dircemoretti2363
@dircemoretti2363 2 жыл бұрын
Brilhante como sempre...perdi o sono!
@sousajoaos
@sousajoaos 2 жыл бұрын
Bota o retrato do velho outra vez, bota no mesmo lugar 🎶
@gustavomesquita8214
@gustavomesquita8214 2 жыл бұрын
Basta ter um povo educado que tenha frequentado boas escolas e que tenha mente crítica. Hoje, esse percentual populacional é de somente 10% no máximo. O restante, infelizmente, não tem massa cefálica crítica.
@murilomazur454
@murilomazur454 2 жыл бұрын
"povo educado que tenha frequentado boas escolas" "tenha mente crítica" O que eu conheço de diplomado (alguns arrotam que são doutores) que embarcou na barca furada em que estamos... Da mesma forma, minha mãe, que tem apenas o fundamental, enxergou de longe a tragédia que vinha... Aliás, você se considera de "mente crítica"?
@brincandobenbr
@brincandobenbr 2 жыл бұрын
Vídeo razoável 👍🏻...like
@valdircoppini5700
@valdircoppini5700 2 жыл бұрын
Excelente
@eduardosa8090
@eduardosa8090 2 жыл бұрын
Como você ressaltou. Não temos memória. Se esta falta de memória for de curto prazo. Vamos ficar num looping político eterno...
@flaviosoares666
@flaviosoares666 2 жыл бұрын
Que coluna! Que texto! Que profissional!!! Parabéns, Pedro Dória
@JoaoSilva-sv8yd
@JoaoSilva-sv8yd 2 жыл бұрын
Os vídeos do Pedro estão cada dia melhores.
@hugo-garcia
@hugo-garcia 2 жыл бұрын
Se aparecer alguém em 2022 dizendo que vai dar um golpe, mandar o congresso inteiro pra cadeia e governar sozinho, vence a eleiçao, Brasileiro ama Getulio exatamente por isso
@JoseSantos-qi5hm
@JoseSantos-qi5hm 2 жыл бұрын
Excelente análise.
@egpjr3529
@egpjr3529 2 жыл бұрын
Um vídeo mais fantástico do que o outro.
@JuniorSantos-bw4ty
@JuniorSantos-bw4ty 2 жыл бұрын
Estava me prendendo até o momento em que passou pano para a Lava Jato.
@flavialabanca2846
@flavialabanca2846 2 жыл бұрын
M A R A V I L I N D O !!!!!!!!!! Pedro, vc trouxe uma reflexão complexa, profunda e didática. Perfeitas suas considerações!!!!!
@matheusmagalhaes3958
@matheusmagalhaes3958 2 жыл бұрын
Vídeo incrível, Pedro! Obrigado!
@gandralf
@gandralf 2 жыл бұрын
“A desigualdade… ela aumentou” Assim como qualidade de vida para a vasta maioria da população mundial, apesar da estagnação e retrocessos pontuais. O saldo é enormemente positivo. Our world in data está lá para ajudar.
@pjssilva1
@pjssilva1 2 жыл бұрын
Pedrão, como vejo o Meio desde o nascedouro, sei como é caro este "2013" para você. Diríamos que chegou bem perto agora. Mas sabe que, como historiador, a distância no tempo para o assunto o ajuda bastante. E quase uma década já é algum tempo. Esses dias soube que a Lia Luft votou no monstro e outros colegas de trabalho também, que jamais fariam isso em tempos comuns. É, a coisa é mais complicada do que parece.
@_RafaeLBorges_
@_RafaeLBorges_ 2 жыл бұрын
Sob a premissa de que é preciso entender a realidade para além das fronteiras brasileiras, é preciso entender o jogo da extrema-direita e sua atuação nas redes sociais e não descartar a priori a hipótese de guerra híbrida. Como compreender que as maiores manifestações populares da história do país se deram num governo que estava extremamente bem avaliado?
@RafaelSouza-oo2uq
@RafaelSouza-oo2uq 2 жыл бұрын
@@_RafaeLBorges_ menos com Collor.
@visitantedeim7265
@visitantedeim7265 2 жыл бұрын
Pedro marcou território contra os funcionários públicos MAIS UMA VEZ Veja, era desnecessário marcar que uns são técnicos e outros eletivos... E MENTIROSO supor que a guerra era entre políticos e técnicos: era entre POLÍTICOS E JUDICIÁRIOS QUE QUERIAM FUTURAMENTE O CARGO DESSES POLÍTICOS
@msz1ba35
@msz1ba35 2 жыл бұрын
Um dos melhores vídeos q vi aqui .. excelente análise
@anacandido4633
@anacandido4633 2 жыл бұрын
Acabei de encaminhar esse vídeo e a minha legenda é: vacina e assistir vídeos do Pedro Dória deveriam ser obrigatórios no Brasil. Fazem bem à saúde e ao intelecto, respectivamente.
@isiskhouri2805
@isiskhouri2805 2 жыл бұрын
Só concordo, Ana Cândido!!!!
@rafaelsilfarney7842
@rafaelsilfarney7842 2 жыл бұрын
Seu ponto de vista é interessante. Como você disse, há uma guerra de narrativas. Agora eu questiono: em que parte entra a lava jato que, fez o trabalho correto de uma lado, mas por outro tirou 4,4 milhões de empregos, que por sinal eram empregos de boa média salarial, devolveu dezenas de bilhões, mas se as empresas que destruíram estivessem funcionando, teria gerado centenas de bilhões em arrecadação? Minha conclusão sobre tudo isso é: o estado é ineficiente para 98% da população para uma pífia elite ele está do jeito que eles querem que estejam, pois a corrupção política é mais um meio do que um fim.
@fxpr6614
@fxpr6614 2 жыл бұрын
Cara essa análise é é perfeita. Perfeita perfeita perfeita perfeita
@marco1229
@marco1229 2 жыл бұрын
Sei não mas pode sobrar um voto pra ciro Gomes kkkkk e o que mais encaixou no perfil. Sera? A opinião do meio e sensata e correta. pena que a maioria da população brasileira não pensa assim, prefere alimentar esta polarização que traz só malefícios para os mais necessitados. Pobre Brasil
@geraldomaga
@geraldomaga 2 жыл бұрын
Agora, transforme toda essa eloquência em ação!
@eduardolucascampos
@eduardolucascampos 2 жыл бұрын
Excelente análise! Parabéns!
@RickVillaz
@RickVillaz 2 жыл бұрын
*20 coisas que aprendi ou confirmei sobre a humanidade, durante a pandemia:* 1° Muitas pessoas preferem fazer parte da maioria para ter razão ou por preferir o sentimento de pertencimento de grupo. 2° Pelo menos 20% da população tem fortes tendências autoritárias, que surgirão nas condições certas. Hoje eu sei como Hit2⃣r fez aquilo tudo sem ser contestado. 3° O medo da morte rivaliza apenas com o medo da desaprovação social, esta última poderia ser mais forte. 4° A propaganda é tão eficaz hoje como era há 100 anos. O acesso a informações ilimitadas não tornou a pessoa comum mais sábia. 5° Qualquer coisa pode e será politizada pela mídia, pelo Estado e por quem neles confia. 6° A maioria dos políticos, empresários, médicos, enfermeiros, juízes, policiais, etc. eles sacrificarão de bom grado "vidas humanas" se isso promover suas aspirações políticas e/ou econômicas. 7° A maioria das pessoas acredita que o Estado age em benefício do povo. Até mesmo muitos críticos do próprio Estado. 8° Uma vez tomada uma decisão, a maioria das pessoas prefere se comprometer a continuar errando do que admitir que foi enganada. 9° Os seres humanos podem ser treinados e condicionados de forma rápida e relativamente fácil para alterar significativamente seus comportamentos, para melhor ou para pior. 10° Quando estão suficientemente assustados, a maioria das pessoas não apenas aceitará o autoritarismo e a escravidão, mas também o exigirá. # 11 As pessoas que são descartadas como “teóricos da conspiração” geralmente são muito bem informadas e simplesmente estão à frente da narrativa oficial. 12° A maioria das pessoas valoriza a segurança e a proteção mais do que a liberdade e a autonomia, mesmo que a dita “segurança” seja simplesmente “uma ilusão”. 13° A adaptação hedônica ocorre em ambas as direções e, uma vez instalada a inércia, é difícil para as pessoas retornarem ao “normal”. 14° Uma porcentagem significativa de pessoas gosta profundamente de ser subjugada. 15° “Ciência”tornou-se uma pseudo-religião secular para milhões de pessoas no Ocidente. Essa religião tem pouco a ver com a ciência em si e "a maioria ignora que a ciência responde a quem a financia". 16. A maioria das pessoas se preocupa mais em parecer estar fazendo a coisa certa do que em fazer a coisa certa. 17° As indústrias de política, mídia, ciência e saúde são corruptas em vários graus. Cientistas e médicos podem ser comprados tão facilmente quanto os políticos. 18° Se você fizer as pessoas se sentirem confortáveis ​​o suficiente, elas não se rebelarão. Você pode manter milhões dóceis enquanto tira seus direitos, dando-lhes dinheiro, comida e entretenimento. 19° As pessoas modernas são muito complacentes e "sem coragem" quando se trata de defender suas liberdades e a de seus próprios filhos, do excesso do governo. Mesmo em níveis inaceitáveis. 20° É mais fácil enganar uma pessoa do que convencê-la de que foi enganada. Fora Bolsonaro! Lula & PT nunca mais! 🍀✊🌹
@franciscojpneto
@franciscojpneto 2 жыл бұрын
Boa análise. Na minha opinião a frustração crescente entre nós brasileiros se dá por esperar uma resposta do estado, quando este é na verdade a raiz do problema… com nosso políticos fisiólogicos e corporações mamateiras de funcionários públicos, o estado brasileiro segue servindo a si mesmo…
@nelisteixeira
@nelisteixeira 2 жыл бұрын
Lembro que em 2013 eu fiquei angustiada. Já não era uma petista apaixonada, tinha me desiludido (apesar de ainda votar no PT), mas uma coisa era estranha a mim, manifestações tinham que ter uma bandeira, foi assim pelas Direitas Já, Impeachment de Collor, por um hospital na minha região, por melhoria no transporte. Em 2013 era todo mundo na rua porque "o gigante acordou" Pensei acordou pra fazer o quê? Hoje eu vejo que ele acordou para dormir de novo...o governo mais ineficiente e, principalmente, mais criminoso (motivo para impeachment não falta) e o povo anestesiado. Eu vi milhões de pessoas na rua contra tudo e todos...uma verdadeira Babel...eu não fui...porque pra mim tinha um interesse por trás que não estava claro e não queria ser um idiota útil. As redes sociais estimularam as pessoas, elas foram pra postar no facebook....acredito que pelo menos 1/3 teve esse interesse. Tanto que hoje já passou a novidade. Vi muito artista isentão, digo isso porque na época frequentava a cena artistica, indo para as ruas. Me angustiou ver as pessoas criticando a política de uma forma generalizada sem se perguntar: Ok temos problemas na política, no "Estado " mas o que vamos colocar o lugar?! Ir pra rua democraticamente pra substituir pelo quê, se a democracia nos deu essa política?! Perguntas que ainda não consegui responder e vejo que muitos de nós ainda não tem resposta. Tá difícil. Isso tudo serviu pra eu desanimar de tal forma, pois com o PSDB não aceitando a derrota e preferir, em 2015 ver uma crise politica ampliar uma crise econômica que desencadeou no mpeachment sem crime de responsabilidade, que decidi em 2018 anular meu voto até conhecer Ciro Gomes que me trouxe para a política novamente. E é franco, direto e consegui sentir nele sinceridade e vontade de fazer história. Com ele aprendi e descobri outros políticos de respeito em vários partidos.
@nelisteixeira
@nelisteixeira 2 жыл бұрын
@@Zerradable mas, eu disse, temos problemas com a política o que vamos colocar no lugar? E os políticos somos nós que elegemos....temos culpa tb...e criminalizar a politica ok?! Criminalizar os donos do poder que de fato dominam a política e a corrompem a gente não faz, talvez porque não enxergamos ou não queremos enxergar
@visitantedeim7265
@visitantedeim7265 2 жыл бұрын
Pedro marcou território contra os funcionários públicos MAIS UMA VEZ Veja, era desnecessário marcar que uns são técnicos e outros eletivos... E MENTIROSO supor que a guerra era entre políticos e técnicos: era entre POLÍTICOS E JUDICIÁRIOS QUE QUERIAM FUTURAMENTE O CARGO DESSES POLÍTICOS
@carlosmichiles9661
@carlosmichiles9661 2 жыл бұрын
Uma análise rara com uma percepção do que vem acontecendo com o Estado e a sociedade que me faz lembrar o último parágrafo de Raízes do Brasil: um demônio pérfido e pretensioso, que se ocupa em obscurecer aos nossos olhos estas verdades singelas. Inspirados por ele, os homens se veem diversos do que são e criam novas preferências e repugnâncias. É raro que sejam das boas." Sérgio Buarque de Holanda.
@pjssilva1
@pjssilva1 2 жыл бұрын
Acrescentando, 2013 é o nosso 1968, não é mesmo. E podemos até usar parte do título do Zuenir "1969/2013... O ano que não terminou".
@charlesdp
@charlesdp 2 жыл бұрын
Que análise extraordinária. É por isto que dou like antes mesmo de assistir.
@esterknopman4031
@esterknopman4031 2 жыл бұрын
Só digo que não vivo mais sem Meio e sem o Ponto de Partida.
@murilomazur454
@murilomazur454 2 жыл бұрын
Sabe... Eu até iria comentar de forma mais profunda, mas aí eu concluo que a imprensa brasileira tem boa parte de culpa e responsabilidade na atual tragédia em que vivemos... E me bate uma preguiça...
@jjulioe
@jjulioe 2 жыл бұрын
Análise excelente!
@Pffeifer66
@Pffeifer66 2 жыл бұрын
Não tenho a formação para fazer uma análise critica, mas achei muitíssimo interessante esse ponto de vista.
@soniaquadros6670
@soniaquadros6670 2 жыл бұрын
Vdd.🇧🇷
@luizpaulodsm
@luizpaulodsm 2 жыл бұрын
Infelizmente pode piorar e muito...
@oliveiraneto2466
@oliveiraneto2466 2 жыл бұрын
o pior que estamos nessa bagunça e dependendo basicamente das mesmas lideranças políticas para arrumar, o mais próximo como citado no vídeo foi o eduardo campos, mas depois nada o que aparece é mais do mesmo ou pior...
@jbx14
@jbx14 2 жыл бұрын
É de chorar.
@wagneroliveira9930
@wagneroliveira9930 2 жыл бұрын
Análise precisa.
@lucianoduc
@lucianoduc 2 жыл бұрын
Defendo e sei da importância da imprensa, agora pensa, PENSA, meu caro! Por que a gente pensa quando dá tempo nos intervalos dos trabalhos, vocês fazem um jornalismo no Globo, que é praticamente uma "campanha " pró reforma trabalhista, da previdência, do teto fiscal pra pobre, etc, e quer o que, Cafuné? Quando uma professora vê sua aposentadoria se estender para 10 anos a mais e os recursos da educação congelados por 20 anos vc espera o que, compreensão? Ódio ñ surge do nada.
@joaodecarvalho7012
@joaodecarvalho7012 2 жыл бұрын
Em 2014, no primeiro turno eu votei no Aécio, e no segundo, na Dilma. Quer coisa mais confusa que isso?
@fernandovalle2041
@fernandovalle2041 2 жыл бұрын
Muito boa análise.
@gabrielzinho3230
@gabrielzinho3230 2 жыл бұрын
8:19 essa morte foi o que selou o destino do Brasil.
@glebrao
@glebrao 2 жыл бұрын
Baita vídeo, boa , Pedro!
@helhao3797
@helhao3797 2 жыл бұрын
Quem diria que a eclosão do "ovo da serpente" dessa atual distopia seria os protestos pelos 20 centavos do aumento da passagem de ônibus em SP.
@HenriqueEisenmann
@HenriqueEisenmann 2 жыл бұрын
Ótima análise. É gostoso fazer o exercício de distanciar-se de um fenômeno recente e analisa-lo friamente. Eu daria um pouco mais de relevância à mídia social como novo autor político, que transformou a “linguística” política da última década. Usando as ideias do George Lakoff, é interessantíssimo ver como as metáforas passionais usadas na política foram se simplificando nas mídias sociais, se infantilizando, destruindo a possibilidade de diálogo sadio….
@UruRichard
@UruRichard 2 жыл бұрын
muito bom!
O jornalismo e a Lava Jato | Ponto De Partida
25:48
Meio
Рет қаралды 54 М.
Бенчик, пора купаться! 🛁 #бенчик #арти #симбочка
00:34
Симбочка Пимпочка
Рет қаралды 3,6 МЛН
Как не носить с собой вещи
00:31
Miracle
Рет қаралды 1,2 МЛН
Osman Kalyoncu Sonu Üzücü Saddest Videos Dream Engine 269 #shorts
00:26
A direita de Tarcísio | Cá Entre Nós
14:56
Meio
Рет қаралды 4,8 М.
Conhece as ideologias brasileiras? | Ponto de Partida
12:04
A rebolada da Tertuliana | Ponto de Partida
14:13
Meio
Рет қаралды 41 М.
Mea culpa liberal | Ponto de Partida
10:15
Meio
Рет қаралды 33 М.
Por que batem em Tabata? I Ponto de Partida
11:16
Meio
Рет қаралды 34 М.
Dá para perdoar bolsonarista? I Ponto de Partida
15:01
Бенчик, пора купаться! 🛁 #бенчик #арти #симбочка
00:34
Симбочка Пимпочка
Рет қаралды 3,6 МЛН