O Brasil independente de Portugal escravizou?

  Рет қаралды 20,900

Pedro Pinheiro

Pedro Pinheiro

Ай бұрын

Excertos de Expresso da Meia Noite (Sic Notícias e Expresso)
26/abril/2024 «Portugal deve compensar as ex-colónias?»
Ver na íntegra: sicnoticias.pt/programas/expr...

Пікірлер: 722
@Sherlock07999
@Sherlock07999 Ай бұрын
A cara da brasileira é a cara de quem não estuda e não tem como argumentar. A tal cara de paisagem. Façam os trabalhos de casa e depois conversem com académicos. Não é qualquer um que chega junto destes senhores e fala do que quer que seja. Humildade faltou, arrogância muita. Amiga do Lula, uma só coisa, ... Ninguém te ouviu.
@eugeniadacosta706
@eugeniadacosta706 14 күн бұрын
A sabedoria dela é de quem passou o tempo de estudos na horizontal😂😂😂
@humbertoventura1344
@humbertoventura1344 Ай бұрын
"(...)"Depois que o Brasil conquistou a sua independência, em 1822, o tráfico de africanos foi intensificado até a sua proibição definitiva, e, durante todo o período de existência desse negócio, o Brasil foi o país que mais recebeu africanos para a escravização no mundo" Daniel Neves, "Trafego Negreiro", 2017, Universidade de Goias (Brasil) ..comentarios?
@marie3587
@marie3587 Ай бұрын
@humbertoventura1344 em várias publicações brasileiras, explicam que no Brasil escravizaram os negros durante o império e que chegaram ao Brasil tantos negros escravos como antes durante os séculos do período colonial "Entre 1831 e 1850, navios com a bandeira norte-americana corresponderam a 58,2% de todas as expedições negreiras com destino ao Brasil, mesmo com restrições da Inglaterra ao tráfico de pessoas..." dá a entender que terá havido traficantes de vários países, não somente americanos, a usar a bandeira dos EUA para transportar escravos para o Brasil "A história da Mary E. Smith é simbólica não só por marcar o fim do tráfico de escravos no país, mas por indicar a participação dos Estados Unidos na atividade ilegal. Entre 1831 e 1850, navios com a bandeira norte-americana corresponderam a 58,2% de todas as expedições negreiras com destino ao Brasil. A estimativa é de que tenham transportado quase 430 mil africanos - foi o Camargo, um brigue americano, aliás, que em 1852 desembarcou com sucesso os últimos escravizados no país...."
@PedroFerreira-tn8dw
@PedroFerreira-tn8dw Ай бұрын
O Brasil era independente mas continuavam a ser os portugueses a governá-lo. O rei era o mesmo.
@marie3587
@marie3587 Ай бұрын
@@PedroFerreira-tn8dw o trafego negreiro era muito diversificado, ninguém tinha o monopólio em várias publicações brasileiras, explicam que no Brasil escravizaram os negros durante o império e que chegaram ao Brasil tantos negros escravos como antes durante os séculos do período colonial "Entre 1831 e 1850, navios com a bandeira norte-americana corresponderam a 58,2% de todas as expedições negreiras com destino ao Brasil, mesmo com restrições da Inglaterra ao tráfico de pessoas..." dá a entender que terá havido traficantes de vários países, não somente americanos, a usar a bandeira dos EUA para transportar escravos para o Brasil "A história da Mary E. Smith é simbólica não só por marcar o fim do tráfico de escravos no país, mas por indicar a participação dos Estados Unidos na atividade ilegal. Entre 1831 e 1850, navios com a bandeira norte-americana corresponderam a 58,2% de todas as expedições negreiras com destino ao Brasil. A estimativa é de que tenham transportado quase 430 mil africanos - foi o Camargo, um brigue americano, aliás, que em 1852 desembarcou com sucesso os últimos escravizados no país...."
@marie3587
@marie3587 Ай бұрын
​@@PedroFerreira-tn8dw pelo que se pode ler, o trafego de escravos era muito diversificado em várias publicações brasileiras, explicam que no Brasil escravizaram os negros durante o império e que chegaram ao Brasil tantos negros escravos como antes durante os séculos do período colonial "Entre 1831 e 1850, navios com a bandeira norte-americana corresponderam a 58,2% de todas as expedições negreiras com destino ao Brasil, mesmo com restrições da Inglaterra ao tráfico de pessoas..." dá a entender que terá havido traficantes de vários países, não somente americanos, a usar a bandeira dos EUA para transportar escravos para o Brasil "A história da Mary E. Smith é simbólica não só por marcar o fim do tráfico de escravos no país, mas por indicar a participação dos Estados Unidos na atividade ilegal. Entre 1831 e 1850, navios com a bandeira norte-americana corresponderam a 58,2% de todas as expedições negreiras com destino ao Brasil. A estimativa é de que tenham transportado quase 430 mil africanos - foi o Camargo, um brigue americano, aliás, que em 1852 desembarcou com sucesso os últimos escravizados no país...."
@marie3587
@marie3587 Ай бұрын
outros exemplos -José Francisco dos Santos Quando morreu, aos 94 anos, Zé Alfaiate era considerado um dos homens mais ricos do mundo... : Ele conquistou a sua liberdade depois de anos de escravidão na Bahia ..Assim, partiu para a África para operar o mesmo comércio do qual havia sido vítima. Lá, ele se tornou traficante de escravos após se casar com a filha do maior traficante do país... - Ana Joaquina dos Santos e Silva, foi uma comerciante de escravos Nhara euro-africana, emprestadora de dinheiro e plantadora em Angola. Ela foi talvez a maior traficante de escravos em Angola, que comercializou com o Brasil durante a década de 1830 e financiou a expedição de Joaquim Rodrigues Graça. - D. Ana Francisca Ferreira Ubertali dirigia um poderoso negócio de escravatura e vivia com pompa e luxúria, em Luanda. Foi alforriada em condições desconhecidas, casou com o médico sardo Carlos Ubertali, que chegou a Luanda como degredado, ao abrigo de um acordo estabelecido, em 1819, entre D. João VI e o Reino das Duas Sicílias.... - Francisco Paulo de Almeida, primeiro e único Barão de Guaraciaba (Lagoa Dourada, 1826 - Rio de Janeiro, 1901), Foi um dos homens mais ricos do Brasil no século XIX, 1º barão negro do Brasil Império - banqueiro, empresário e senhor de mil escravos. Empreendedor de mão cheia...
@fernandocorreia3185
@fernandocorreia3185 Ай бұрын
Qual é o interesse da SIC, ao colocar este assunto em debate com uma voz brasileira de fraca qualidade, jornalista com qualidades para comentar o BB. Areia para os olhos dos portugueses, o assunto seria gêmeas.
@takelou9245
@takelou9245 Ай бұрын
Ssiiim eu achei fraca a brasileira na argumentação massacraram a coitada só faltou chorar
@takelou9245
@takelou9245 Ай бұрын
Ssiiim eu achei fraca a brasileira na argumentação massacraram a coitada só faltou chorar
@vieiradosreismariadelurdes9105
@vieiradosreismariadelurdes9105 Ай бұрын
​@@takelou9245 ESSA Brasileira,O QUE ESTÁ FAZENDO EM PORTUGAL? PORQUE RAZÃO ELA NÃO VAI LIBERTAR OS ESCRAVOS QUE ESTÃO SENDO ESCRAVIZADOS ACTUALMENTE NAS FAZENDAS BRASILEIRAS POR TODO O BRASIL???!!
@dalvasantos4807
@dalvasantos4807 Ай бұрын
​@@takelou9245foi p humilhar os brasileiros , em vez de colocarem um historiador, colocaram uma ignorante.
@pabloessgalhardo5317
@pabloessgalhardo5317 25 күн бұрын
Ela é jornalista da sic, possivelmente fizeram o programa em cima do joelho como é habito e nao conseguiram arranjar ninguem de fora...
@isabelmar7174
@isabelmar7174 Ай бұрын
Não castiguem os intelectuais com alguém tão medíocre. Grande Cunha deve ter a senhora
@humbertoventura1344
@humbertoventura1344 Ай бұрын
ela tipifica as parvoíces da esquerda por isso dão lhe palco. Eu ja nao tenho pachorra para esta gente. Nenhuma.
@vivianbelissima
@vivianbelissima 24 күн бұрын
ATENCAO EXISTEM DIFERENCAS ENTRE O TRAFICO E A PRATICA DA ESCRAVIDAO A COROA SE SERVIA DA ESCRAVIDAO NO BRASIL APOS 1808 COM EOM JOAO VI A ESCRAVIDAO E O TRAFICO AUMENTARAM CONSIDERAVELMENTE
@humbertoventura1344
@humbertoventura1344 23 күн бұрын
@@vivianbelissima sim. Mas o Brasil, uma vez independente, nao so intensificou o trafego como praticou o fenómeno no império a tal ponto que em 1888 o império do Brasil era o local aonde se praticou o maior numero de alforrias para alem de ser uma das ultimas zonas do planeta a abolir a escravatura, chegando ao ponto de escravos comparem eles mesmos outros escravos. Isso acontecia porque no Brasil a escravatura era menos abusiva, os escravos eram menos mal tratados que em outros impérios, ao ponto de viverem e comerem no mesmo local dos seus donos, terem um dia de folga por semana e ate disporem, alem disso, de um outro dia para ganharem dinheiro de forma a comprarem a sua liberdade. O que acontecia na maior parte dos casos era que o escravo, quando reune o montante suficiente, compra outro escravo para fazer o trabalho dele em vez de comprar a sua liberdade. Obviamente que isso e um indicio que a opressão era menor no Brasil do sec XIX, por isso e que a abolição so se deu muito tarde.
@marie3587
@marie3587 23 күн бұрын
@@vivianbelissima ​ como não havia máquinas ainda para o trabalho dos campos e das minas, o maior desenvolvimento terá necessitado de maiores quantidades de trabalhadores, escravizados e ou livres, em várias publicações brasileiras, explicam que no Brasil escravizaram os negros durante o império e que chegaram ao Brasil tantos negros escravos como antes durante os séculos do período colonial "Entre 1831 e 1850, navios com a bandeira norte-americana corresponderam a 58,2% de todas as expedições negreiras com destino ao Brasil, mesmo com restrições da Inglaterra ao tráfico de pessoas..." dá a entender que terá havido traficantes de vários países, não somente americanos, a usar a bandeira dos EUA para transportar escravos para o Brasil "A história da Mary E. Smith é simbólica não só por marcar o fim do tráfico de escravos no país, mas por indicar a participação dos Estados Unidos na atividade ilegal. Entre 1831 e 1850, navios com a bandeira norte-americana corresponderam a 58,2% de todas as expedições negreiras com destino ao Brasil. A estimativa é de que tenham transportado quase 430 mil africanos - foi o Camargo, um brigue americano, aliás, que em 1852 desembarcou com sucesso os últimos escravizados no país...."
@marie3587
@marie3587 23 күн бұрын
​@@humbertoventura1344 o trafego desumano dos escravos era considerado necessário e normal nesses séculos passados a escravatura existia por todo o mundo e as pessoas escravizadas ou livres viviam em proximidade com a dor e com a morte daí que a sua sensibilidade relacionada com o sofrimento alheio seria bem menos acentuada em comparação com os dias de hoje podemos ler que : Às vésperas da Guerra de Secessão ou Guerra Civil (1861-1865) , 8 milhões de brancos e 4 milhões de negros (inclusive cerca de 500 mil livres) viviam no sul dos EUA, particularmente ligados à cultura do algodão...." "...Em 1° de janeiro de 1863, entrava em vigor o Ato de Emancipação assinado pelo presidente Abraham Lincoln. O ponto central da lei era a libertação de cerca de 4 milhões de escravos negros...." E isto aparece em site em inglês oficial que eles nos EUA libertaram 4 milhões de escravos.. em 1863 quando no Brasil aquando da libertação em 1889 eram uns 700 mil escravos por toda a imensidão do território brasileiro
@ilidionobre
@ilidionobre Ай бұрын
Quem trazia os seres humanos para serem ser escravizados eram tribos rivais!
@josealvaro-bc7zv
@josealvaro-bc7zv Ай бұрын
,,,,, exato,,,,,eles sabem isso mas é só conversa de xaxa demagogia, berreiros e arruaças kkkkk
@catvideojogos
@catvideojogos Ай бұрын
A desculpa do custume...
@esperancaramos9831
@esperancaramos9831 Ай бұрын
E quem os obrigava a vender os seus próprios irmãos?
@esperancaramos9831
@esperancaramos9831 Ай бұрын
@@josealvaro-bc7zv , não é berrereiros, arruaceiros ou demagogia mas sim a verdade que todos sabem e ninguém aceita, muitos eram obrigados a vender os seus irmãos porque senão seria a sua própria família e eles mesmo a serem vendidos. Perante este quadro diz-me o que vocês fariam? Vocês sabem o que é uma ameaça? É que fazem até agora para denunciarem pai, mãe, avó avô, filho, irmão e todo mundo. A PIDE fazia isso a América fazia Hitler.
@marie3587
@marie3587 Ай бұрын
​@@esperancaramos9831 temos de pensar como pensavam as pessoas da época para quem o sofrimento e proximidade com a morte era para todos uma tragédia diária como por exemplo acontecia/acontece com os soldados que iam buscá-los a casa ou convocados para uma morte anunciada em tempo de guerra sendo que os escravos na sua infeliz condição, iam para o trabalho que lhes era destinado
@mariocosta9426
@mariocosta9426 Ай бұрын
É preciso não esquecer que foi Don Pedro II que perdeu o trono por querer libertar os escravos da sua condição, porque os fazendeiros não queriam abdicar da mão de obra dos escravos nas suas plantações, como a guerra civil nos estados unidos (guerra da secessão) em 1861 1865!
@vieiradosreismariadelurdes9105
@vieiradosreismariadelurdes9105 Ай бұрын
Exatamente. Além de que APÓS a perda do Trono e a Implementação da REPÚBLICA BRASILEIRA...DURANTE OS 60 ANOS SEGUINTES Á INDEPENDÊNCIA: O TRÁFICO DE ESCRAVOS E ESCRAVATURA CONTINUOU A "TODO O VAPOR"!! Só depois é que "fingiram" que "acabou a "escravatura "... MAS ATÉ AOS DIAS ACTUAIS e já se passaram 200 Anos: AINDA HÁ ESCRAVOS SENDO EXPLORADOS,TRAFICADOS ABUSADOS,TORTURADOS, ASSASINADOS NO BRASIL EM VÁRIAS FAZENDAS em TODO O BRASIL. 😥😢😓
@damarisclementino7459
@damarisclementino7459 Ай бұрын
E os fazendeiros eram índios? Não, eram portugueses! Próximo argumento.
@Hrng270
@Hrng270 Ай бұрын
Os fazendeiros canalhas eram portugueses, na boca de mentirosos toda história vira lenda e farsa.
@vieiradosreismariadelurdes9105
@vieiradosreismariadelurdes9105 Ай бұрын
@@damarisclementino7459 200 Anos após a Independência,os Fazendeiros também são Índios? Ou AINDA não?
@damarisclementino7459
@damarisclementino7459 Ай бұрын
No Brasil é crime submeter alguém ao trabalho análogo a escravidão. Quem se aproveita assim de uma pessoa é cancelado na sociedade para sempre.
@jorgeeduardo2195
@jorgeeduardo2195 Ай бұрын
Os escravos no Brasil serviam os fazendeiros e famílias abastadas que os tinham como criados. Se alguém no Brasil tivesse a reclamar seriam os povos Indígenas ninguém mais porque todos os outros são descendentes de colonos . 200 anos pós independência querem o quê ..
@D.N-Lipovetsky
@D.N-Lipovetsky Ай бұрын
Devemos lembrar que essa questão que resultou nessa polêmica desnecessária não foi provocada por um brasileiro e sim por um senhor idoso português que com certeza tinha algum objetivo pessoal, nós brasileiros não estamos preocupados com isso pq até hoje o Brasil pratica a escravidão em regiões remotas do país e não vejo nenhum ativista preocupado com isso e sabemos também que muito antes de Dom Afonso Henriques estabelecer as fronteiras de Portugal em 1143 a escravidão já existia e portanto não foi uma criação portuguesa e nem européia só lamento a ignorância de muitos brasileiros que muitas vezes prestam-se a um papel ridículo de ficarem falando coisas das quais não entendem como se Portugal tivesse sido o demônio criador de todas as mazelas em suas ex colônias, esse papo de muitos fracassos principalmente numa ex colônia que há mais de dois séculos saiu do domínio de Portugal não cola pq nós brasileiros sabemos muito bem o que nossos políticos canalhas fazem para atrasar o país portanto hoje em dia a culpa não é mais de Portugal...
@jorgeeduardo2195
@jorgeeduardo2195 Ай бұрын
@@D.N-Lipovetsky Sem dúvida, o senhor idoso a que se refere é o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa cujo Pai foi Ministro do Ultramar e Governador de Moçambique no antigo regime , se ele está com algum problema de consciência então que o resolva familiarmente.
@D.N-Lipovetsky
@D.N-Lipovetsky Ай бұрын
@@jorgeeduardo2195 exatamente...
@almeidadasilvapaulo2471
@almeidadasilvapaulo2471 Ай бұрын
Grande verdade 👍🏻
@anjitocruz2292
@anjitocruz2292 Ай бұрын
O Brasil é que tem que indemnizar os indígenas lá da terra deles
@Dankschon
@Dankschon Ай бұрын
Nós brasileiros é que temos que pedir desculpas por irmos ao país alheio cometer crimes. Eu sinto verdadeira vergonha das coisas que os meus compatriotas fazem em Portugal, como também das inúmeras besteiras que o povo do meu país fala daí da terra de vocês - mesmo morando aí, usufruindo do que o governo generosamente lhes dá. A escravidão foi uma mácula terrível na nossa história, mas como bem apontou o senhor do vídeo, essa é uma história mais nossa, que portuguesa. E já faz duzentos anos que nós nos tornamos independentes, já passou da hora de assumirmos a nossa responsabilidade enquanto nação, mas isso é impossível, já que a maior parte das pessoas do meu país são irresponsáveis e tem oitenta e quatro de QI. Dos portugueses que não gostam de nós, diria eu que a maioria têm boas razões para não gostar, tendo como base o nosso comportamento de povo vindo do terceiro mundo. Dos que gostam de nós, eu agradeço a boa vontade em nos receber, e peço desculpa pelo o que a minha gente faz aí. É isso. Lavei a alma.
@portuguesnavegante5686
@portuguesnavegante5686 Ай бұрын
Obrigado do fundo do Coraçao, ainda á esperança nas Terras de Vera Cruz sejá sempre bem vindo em terras Lusas
@joaobessa4632
@joaobessa4632 Ай бұрын
Os Portugueses não confundem o pouco com o Todo. A generalidade do Povo Brasileiro é gente boa alegre, acolhedora e educada, e portanto não é uma minoria de pessoas que dá a imagem do seu todo. Os Brasileiros são queridos em Portugal. Quando eu andava na Escola nós éramos ensinados a amar os nossos irmãos Brasileiros e tínhamos que estudar obras de Autores Brasileiros. Não há ninguém em Portugal que não tenha ou não tivesse tido familiares no Brasil. É ou era uma relação fraternal. Acontece que nas últimas décadas os governos Brasileiros não investiram em um ensino de qualidade mas em um ensino de quantidade, ou seja Licenciaram pessoas, que não sabem escrever, não sabem interpretar um texto etc , no fundo Licenciaram Analfabetos Funcionais. É triste mas é verdade. Portugal sempre assumiu esse lado triste da sua História mas também é triste ver pessoas que falam sobre o que não sabem porque nem pesquisarem sabem.
@joaobessa4632
@joaobessa4632 Ай бұрын
Esta jornalista desconhece que o Estado Brasileiro entre 1822 e 1888 escravizou 1,3 milhões de Africanos e foi o Último Pais do Mundo a abolir a Escravatura. Já pediu ao Governo Brasileiro para fazer reparações? Desconhece que o Maior Escravagista do Brasil foi um Negro, chamado Barão de Guaraciaba também conhecido por Barão Negro que tinha nas suas fazendas mais de 1000 negros. Conheço o Estado de Minas Gerais em pormenor desde Paraty no RJ até ao Norte de Diamantina. Estive dentro de uma mina de Ouro em Ouro Preto. Só Ouro Preto têm 28 igrejas/Catedral carregadas de Ouro que somam em conjunto mais de 1000 kilos e em Tiradentes a sua Igreja principal tem 240 kilos de Ouro na decoração e o legado Português é muito grande. Mas a História é como é e a única coisa que podemos fazer a todas aquelas pessoas que há centenas de Anos foram escravizadas é um pedido sincero de Desculpas e uma Homenagem á Posteriori. E não conversas ignorantes.
@joaobessa4632
@joaobessa4632 Ай бұрын
Passados 500 anos hoje alguém que vá ao Goggle pesquisar sobre crimes contra indígenas no Brasil fica estarrecido. Dados da FUNAI entre 2020 e 2022 os homicídios contra indígenas aumentou 56% somando 795 homicídios praticados por Garimpeiros, Madeireiros e Pecuaristas Brasileiros. Está senhora já protestou em Brasília. Ou seja há um ditado que diz: SE ESTIVERES CALADO PENSARÃO QUE ÉS IGNORANTE, SE FALARES TERÃO A CERTEZA. O passado foi o que foi e apenas temos que cuidar do presente e do futuro. De Alguém que ama verdadeiramente o Brasil.
@mariajosecunhamendespereir7412
@mariajosecunhamendespereir7412 Ай бұрын
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@brunocarvalho611
@brunocarvalho611 Ай бұрын
Sou brasileiro e concordo 100% com os argumentos do senhor Pedro Marques.
@dltn42
@dltn42 24 күн бұрын
Kkk deixa eu adivinhar... É branco de classe média ou rico 😂
@oneidesilva1922
@oneidesilva1922 21 күн бұрын
Gado branco
@kaiokalwiroliveira6771
@kaiokalwiroliveira6771 16 күн бұрын
​@@dltn42 a maioria dos brancos do Brasil são pobres/ classe média baixa. E não conheço ninguém que esteja por isso de reparação histórica
@joaochicarra
@joaochicarra Ай бұрын
Incrivel como Portugal deixa brasileiros vir para Portugal serem racistas com os portugueses
@JorgeLuis-pl6nv
@JorgeLuis-pl6nv 3 күн бұрын
É isso mesmo, as TVs do sistema gostam, de enganar o povo com estas narrativas. Isto pras elites, é uma tragetoria que passa milhões, e milhões de quilómetros ao lado.
@Lusitano15
@Lusitano15 Ай бұрын
Muito os jornalistas gostam de dar voz aos filhos do L🦑 essa gente só vive de vitimização não fazem nada útil no país deles… E veem 300 anos depois da independência exigir reparações históricas quando foram eles os mais beneficiados com a colonização… Os portugueses construíram uma país enorme e esta gente ainda está mal contente com os portugueses que vaiam mas é lamber sabão… Ouve coisas boas e más para ambas partes mas agora fazer exigências 200 anos depois da independência chega a ser ridículo…
@regulusgold07
@regulusgold07 Ай бұрын
Idiota até a independência o Brasil era uma grande fazenda, só tinha o Rio de janeiro, DEPOIS da independência quem realmente construiu o Brasil foram imigrantes italianos japoneses alemães, polacos etc etc. Vai estudar a história do Brasil antes de falar
@eduardoserrao7372
@eduardoserrao7372 Ай бұрын
Sim e não, na minha opinião. O Brasil existe graças a Portugal, entre outras coisas. Mas Portugal agiu no seu interesse - o que é natural, à época. Não vamos também pensar que Portugal teve a generosidade, a grandeza, de querer dar o Brasil aos brasileiros, e que estes deveriam ajoelhar-se de agradecimento. Se eu fosse brasileiro estaria grato a Portugal, mas a essa luz de que foram as circunstâncias históricas que produziram o que existe hoje, e não uma intenção deliberada. E teria também as minhas críticas a Portugal, certamente, como tenho.
@marie3587
@marie3587 Ай бұрын
​@@eduardoserrao7372 ninguém consegue ser juiz dos homens do passado as pessoas deveriam sim olhar para a sua vida, olhar em seu redor, e pensar se fazem tudo o que podem para dar melhorias à sua comunidade e à sua família Atirar pedras à memória de quem lhes deixou um território enorme, unido e riquíssimo, é no mínimo uma aberração
@eduardoserrao7372
@eduardoserrao7372 Ай бұрын
@@marie3587 sim, em geral concordo. Podemos julgar o passado, mas numa perspectiva histórica, e não a nível das relações oficiais entre estados, da mesma maneira que qualquer outro assunto político ou jurídico.
@marie3587
@marie3587 Ай бұрын
@@eduardoserrao7372 os processos de "colonização" que eram mais no sentido de povoamento, eram muito difíceis e as viagens perigosas só gente que vivia em constante proximidade com a dor e com a morte iria entender Assim Veja-se como era difícil e cruel a caminhada da portuguesa Maria Tomásia Cardiga em terras do Brasil colónia se deslocando pela costa da capitania Assim lemos: …] mandou marchar cinco filhos diante, dos quaes o mais velho não passava de dezoito annos, logo os soldados, e detraz elle e sua mulher, todos a pé. Logo nesta primeira jornada começaram a sentir o trabalho, porque, tanto que a calma começou a cahir, não havia quem pudesse pôr o pé na areia de quente, começava já o choro das crianças, os gemidos da mulher e lastima dos soldados […] com muito trabalho e risco de tapuyas inimigos, que por alli andam e lhes viam os fumos, mas o peior inimigo era a fome e sede, com que começaram a morrer os soldados […] se poz D. Thomazia, mulher do capitão, a dizer tantas lástimas que parece se lhe desfazia o coração, vendo que tinha todos seus filhos ao redor de si, e pegando della do menor até o maior diziam que até alli bastava de caminhar, que também queriam morrer com aquelle homem, porque já não podiam soffrer tanta sede. […] Mas caminhando avante da salina, morreu o filho mais velho ao capitão...."
@user-js1iz6jb5y
@user-js1iz6jb5y Ай бұрын
A brasileira engoliu a seco
@serafimcortizo
@serafimcortizo Ай бұрын
A seco? Esta deve engolir de todas as maneiras e feitios, já que tem cara disso mesmo.
@zc-hn6to
@zc-hn6to Ай бұрын
A brasileira tem que ir para a escolinha aprender história. Nem sei o que faz por cá.
@jonas1lolop561
@jonas1lolop561 Ай бұрын
Os zucas são ocupantes das terras dos indígenas 😅
@anacletwilliams8315
@anacletwilliams8315 Ай бұрын
@@zc-hn6to Também gostaria de saber o que faz por cá. Melhor faria se voltasse para sua terra natal.
@anacletwilliams8315
@anacletwilliams8315 Ай бұрын
@@zc-hn6to E eu com isso? Não estou a falar de ti.
@mariosetemendonca5317
@mariosetemendonca5317 Ай бұрын
Essa brasileira pensa que e mais inteligente que todo o mundo.Ela é uma oportunista que levou u. Banho de história.
@canseidissotudo
@canseidissotudo Ай бұрын
A história sempre tem dois lados. Ou tu achás mesmo que em Portugal iriam ensinar o quê sobre o Brasil?
@marie3587
@marie3587 Ай бұрын
@@canseidissotudo ​ e no Brasil será que ensinam que os fazendeiros eram miscigenados, eram portugueses mas com antepassados índios leiam as publicações brasileiras existem exemplos de muitas vivências - Isabel Guedes de Brito (Bahia, 1753) ou Isabel Maria Guedes de Brito foi uma personagem da história do Brasil colónia, entre o fim do século XVII e o início do século XVIII. Senhora de terras na Bahia, de origem indígena, herdeira de grande riqueza acumulada pelo pai,.. " Sua filha Joana da Silva Caldeira Pimentel Guedes de Brito herdou sua grande fortuna (das duas maiores da Bahia, pois só tinha rival na fortuna da Casa da Torre) e foi consequentemente procurada para se casar com um fidalgo, D. João Mascarenhas, filho do conde de Coculim, por volta de 1717. Em Pernambuco, o cunhado de Duarte Coelho, Jerônimo de Albuquerque ((Lisboa, ca. 1510 - Olinda, 25 de dezembro de 1584), que se havia estabelecido na região, uniu-se com a princesa tabajara Muira-Ubi, depois batizada Maria do Espírito Santo Arcoverde uma das filhas do grande chefe potiguar Arcoverd. Jerônimo de Albuquerque foi ferido, prisioneiro e condenado à morte, foi salvo pela intervenção da filha do cacique de Uirá Ubi (Arco Verde), da tribo Tabira (ou Tindarena), chamada Muyrã Ubi, que se apaixonou por ele e o quis como marido. O casamento selou a paz entre os tabajaras e os portugueses - A família Pinto Bandeira é originária do Valongo, no Porto, em Portugal. Chegou ao Brasil com José Pinto Bandeira, que se estabeleceu em Laguna, fundada em 1684, dedicando-se à criação de gado. Ali desposou Catarina de Brito, neta de Domingos de Brito Peixoto, com quem teve cinco filhos De sua segunda esposa, Inocência Ramires, indígena Carijó natural de Paranaguá, nasceriam ainda: Raimundo Pinto Bandeira; Maximiano Pinto Bandeira; e José Pinto Ramires. -Susana Dias é considerada, junto com seu filho capitão André Fernandes a fundadora da cidade de Santana de Parnaíba. Mameluca nascida por volta de 1553, filha de índia e pai português, era neta do cacique Tibiriçá. Susana fundou uma fazenda em 1580, à beira do rio Anhembi, atual Tietê, erguendo uma capela dedicada à Sant'Ana, de quem era devota. - Madalena era filha do português Diogo Álvares Correia com a índia tupinambá Paraguaçu, Em 1534, Madalena se casou com o português Alfonso Rodrigues, e tantos outros veja que os descentes de miscigenados indígenas são chamados caboclos e pelos censos, representam 16% da população brasileira
@eugeniadacosta706
@eugeniadacosta706 14 күн бұрын
Devia era ser corrida de Portugal.
@miguelbailote-ix8pu
@miguelbailote-ix8pu 14 күн бұрын
@@canseidissotudo e? As atrocidades feitas não são motivo de orgulho, muito menos aos olhos de hoje, por outro lado ,eram práticas recorrentes na época por qualquer outro povo ,era a lei do mais forte. Passados séculos, que responsabilidade têm os portugueses de hoje ? Eu não tenho concerteza. Se ainda houver alguns responsáveis sobre alguma coisa no Brasil são os próprios brasileiros com ascendência de esclavagistas e colonos. É imprecionante a história que ensinam no Brasil. Ensinam os a odiarem os portugueses escondendo lhes a própria identidade, as suas raízes portuguesas, escondendo a culpa da sua própria ascendência e culpabilizando os descendentes dos portugueses que nunca foram colonos mesmo depois de 200 anos de independência. Tentam esconder a sua própria incompetência de governar um país riquíssimo, culpabilizando os portugueses pelo seu próprio fracasso e de tudo ruim que existe no Brasil que nada mais é o espelho do povo brasileiro.
@laerciojunior4696
@laerciojunior4696 13 күн бұрын
​@@miguelbailote-ix8pu como brasileiro garanto a você que a maior parte das pessoas aqui sabem que a culpa do nosso subdesenvolvimento é dos políticos corruptos e seus eleitores tolerantes. Esses discursos que insinuam que nossa pobreza é culpa dos outros (bilionários, brancos, portugueses, capitalistas) isentando o Estado da responsabilidade é fomentado, em grande parte, por pessoas sequestradas por uma certa ideologia
@markdowding5737
@markdowding5737 Ай бұрын
Mas será que estes brasileiros que defendem reparações não percebem que teriam de pagar várias vezes mais a países africanos do que Portugal pudesse dever ao Brasil ou qualquer uma das suas ex-colónias? Financeiramente falando, seria uma enorme perda financeira para o Brasil.
@gracasilver8574
@gracasilver8574 Ай бұрын
E depois os burros somos nós ... kkkkkkkkkkkk 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@mamsf3
@mamsf3 Ай бұрын
Eles não percebem porque estes neo-bolcheviques transformaram a antiga guerra de classes sociais numa guerra racial. Os brancos são a nova burguesia e todos os outros o proletariado. Eles não estão interessados em reparações ou responsabilidades, eles foram programados para odiar o branco e usar as outras raças contra eles. Por isso nem lhes passa pela cabeça que as nações não brancas como o Brasil alguma vez tenham que se responsabilizar seja pelo que for.
@vieiradosreismariadelurdes9105
@vieiradosreismariadelurdes9105 Ай бұрын
O Brasil CONTINUA TENDO ESCRAVOS! Infelizmente é uma REALIDADE ACTUAL em muitas Fazendas por todo o Brasil. 😥
@kappa2ou3
@kappa2ou3 Ай бұрын
A mulher Brasileira que não sabe nada ainda quer discutir com alguém que sabe muito 😂.
@anacletwilliams8315
@anacletwilliams8315 Ай бұрын
Deviam sacudi-la daqui para fora!
@canseidissotudo
@canseidissotudo Ай бұрын
Se o CHEGA discutir com o PS quem será mais inteligente? Questão relativa, meu caro!
@luizcpszy
@luizcpszy Ай бұрын
a brasileira ta mais perdida que cachorro em dia de mudança
@ricardosantos4900
@ricardosantos4900 Ай бұрын
Mas o que é que se passa convosco? Nunca ouviram dizer que a história é escrita pelos vencedores. E quem foi o grande vencedor do trafico negreiro? A primeira revolução industrial. E já agora. Não deveriam os árabes pagar aos romanos? E estes aos gregos ou aos cartagineses? Não há mais nada a fazer em Belém?
@danielabenettisantana412
@danielabenettisantana412 Ай бұрын
Os portugueses foram colonizados pelos MOUR0SS por 800 anoss!!!!!!!!
@gracasilver8574
@gracasilver8574 Ай бұрын
EXCELENTE ! BRILHANTE , ESSE SENHOR ! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@conceicaopereira9371
@conceicaopereira9371 Ай бұрын
Fora com ela que va estudar para a terra dela
@anacletwilliams8315
@anacletwilliams8315 Ай бұрын
Fora com ela!
@almeidadasilvapaulo2471
@almeidadasilvapaulo2471 Ай бұрын
Muito orgulho da nossa história e das nossas tradições viva Portugal
@fernandoo.7566
@fernandoo.7566 Ай бұрын
Concordo plenamente. Acho uma besteira enorme esse negócio de querer julgar o passado com os conceitos que temos hoje. É impressionante como Portugal conseguiu chegar a todos os cantos do mundo. Mesmo sendo brasileiro, tenho um certo orgulho em ver a influencia portuguesa em lugares tão distantes como Macau, India, Malásia.
@wilsonsil2605
@wilsonsil2605 Ай бұрын
Sim, muito orgulho das invasões, saques, estupros, genocídios e escravidão. Roubaram, exploraram, colonizaram. Muito orgulho de ser um dos maiores parasitas que a humanidade já viu.
@wilsonsil2605
@wilsonsil2605 Ай бұрын
​@@fernandoo.7566 Isso se chama Complexo de Vira-Lata que de certa forma é uma variação da Síndrome de Estocolmo.
@marie3587
@marie3587 Ай бұрын
@wilsonsil2605 aprenda que os brasileiros são os descendentes dos portugueses que fundaram e construíram o grande Brasil os fazendeiros eram miscigenados, eram portugueses mas com antepassados índios leiam as publicações brasileiras existem exemplos de muitas vivências - Isabel Guedes de Brito (Bahia, 1753) ou Isabel Maria Guedes de Brito foi uma personagem da história do Brasil colónia, entre o fim do século XVII e o início do século XVIII. Senhora de terras na Bahia, de origem indígena, herdeira de grande riqueza acumulada pelo pai,.. " Sua filha Joana da Silva Caldeira Pimentel Guedes de Brito herdou sua grande fortuna (das duas maiores da Bahia, pois só tinha rival na fortuna da Casa da Torre) e foi consequentemente procurada para se casar com um fidalgo, D. João Mascarenhas, filho do conde de Coculim, por volta de 1717. Em Pernambuco, o cunhado de Duarte Coelho, Jerônimo de Albuquerque ((Lisboa, ca. 1510 - Olinda, 25 de dezembro de 1584), que se havia estabelecido na região, uniu-se com a princesa tabajara Muira-Ubi, depois batizada Maria do Espírito Santo Arcoverde uma das filhas do grande chefe potiguar Arcoverd. Jerônimo de Albuquerque foi ferido, prisioneiro e condenado à morte, foi salvo pela intervenção da filha do cacique de Uirá Ubi (Arco Verde), da tribo Tabira (ou Tindarena), chamada Muyrã Ubi, que se apaixonou por ele e o quis como marido. O casamento selou a paz entre os tabajaras e os portugueses - A família Pinto Bandeira é originária do Valongo, no Porto, em Portugal. Chegou ao Brasil com José Pinto Bandeira, que se estabeleceu em Laguna, fundada em 1684, dedicando-se à criação de gado. Ali desposou Catarina de Brito, neta de Domingos de Brito Peixoto, com quem teve cinco filhos De sua segunda esposa, Inocência Ramires, indígena Carijó natural de Paranaguá, nasceriam ainda: Raimundo Pinto Bandeira; Maximiano Pinto Bandeira; e José Pinto Ramires. -Susana Dias é considerada, junto com seu filho capitão André Fernandes a fundadora da cidade de Santana de Parnaíba. Mameluca nascida por volta de 1553, filha de índia e pai português, era neta do cacique Tibiriçá. Susana fundou uma fazenda em 1580, à beira do rio Anhembi, atual Tietê, erguendo uma capela dedicada à Sant'Ana, de quem era devota. - Madalena era filha do português Diogo Álvares Correia com a índia tupinambá Paraguaçu, Em 1534, Madalena se casou com o português Alfonso Rodrigues, e tantos outros veja que os descentes de miscigenados indígenas são chamados caboclos e pelos censos, representam 16% da população brasileira
@marie3587
@marie3587 Ай бұрын
@@fernandoo.7566 os brasileiros atuais são descendentes dos antigos portugueses brasileiro é uma criação recente, a cidadania brasileira só apareceu em 1824 quando D. Pedro I outorgou a primeira constituição do Brasil até então eram todos portugueses súbditos dos reis e rainhas de Portugal
@josevicentemartins9085
@josevicentemartins9085 Ай бұрын
Será que não seria aconselhável os responsáveis pelo programa fazerem algum tipo de escrutínio antes de porem pessoas como a senhora brasileira a botarem opinião ? Mal preparada, algo ressabiada, de tudo um pouco. Confrangedor. Sei que toda a gente é gente, mas acho que todos devemos fazer algum esforço para não tabelarmos por baixo.
@sergiobasilio5548
@sergiobasilio5548 Ай бұрын
Foi algo de positivo, pois assim viu-se um exemplo do que eh comum entre muitos e muitos brasileiros, a forma como pensam Portugal e a historia comum Brasil e Portugal.
@gustavoribeiro7138
@gustavoribeiro7138 Ай бұрын
E onde está a responsabilidade do brasil quando se tornou independente e continuo com os escravos.
@vieiradosreismariadelurdes9105
@vieiradosreismariadelurdes9105 Ай бұрын
Continuou e CONTINUAM! Infelizmente é uma REALIDADE ACTUAL NO BRASIL. 😥
@dalvasantos4807
@dalvasantos4807 Ай бұрын
​@vieiradosreismadeixa de falar merda, aqui temos leis trabalhistas fortes quando há um caso Análogo a Escravidão, os proprietários se ralam.riadelurdes9105
@vieiradosreismariadelurdes9105
@vieiradosreismariadelurdes9105 Ай бұрын
@@dalvasantos4807 Dalva a sua forma de se expressar não é educada,mas isso é problema seu. Qualquer das formas há publicações de Notícias Publicadas relativamente recentes onde forom LIBERTADAS 2000 pessoas + 280 Pessoas que estavam sendo escravizadas em uma Fazenda de Vinhos no Rio Grande do Sul+ pessoas libertadas na Indústria do Carvão,mas há mais sim . Inclusive as Notícias relatam também no Industria têxtil sobre "Bolivianos" trabalhando de forma análoga á escravidão no Brasil. Então não adianta você dizer ( mal educadamente) que não existe,porque existe sim. Basta pesquisar aí no KZbin Notícias Publicadas na TV 📺,e você verá.
@paulasoveral9159
@paulasoveral9159 Ай бұрын
Muito bom!!! um senhor que sabe muito e não se limita a clichés bolorentos e vazios de contexto. Obrigada João Pedro Marques por toda a sua sabedoria. Esta gente que anda para aí a falar de "retornos" devia estudar História a sério antes de abrir a boca! Vivemos uma época perigosa em que a ignorãncia e a mediocridade ganham palco e mediatismo!
@pedrohpires6608
@pedrohpires6608 Ай бұрын
Roma deve compensar ?os sucessores dos almorereividias devem compensar?frança, espanha, os piratas do magrebe/otomanos devem compensar, Olha que se vão por ai nunca mais acaba???
@joaoduarte5451
@joaoduarte5451 Ай бұрын
é isso mesmo, era o que eu dizia, se a moda pega, metade do mundo tem de pagar a outra metade lol. Vamos pedir a Itália para compensar pela ocupação romana e escravatura. Será que Africa vai pedir a França por ainda nos dias de hoje andar lá a explorar? Não me parece, só mesmo se tivessem um PR tipo Marcelo.
@almeidadasilvapaulo2471
@almeidadasilvapaulo2471 Ай бұрын
Bravo ao senhor João Pedro Marques 🇵🇹
@hlotto
@hlotto Ай бұрын
Gostei da cara dela de enjoada quando é confrontado com factos. O que lá vai lá vai. Foi feio, o melhor é não voltar a fazer e usar a história como lição. As gerações de agora não tem responsabilidade sobre coisas passadas há centenas de anos atrás….. Vão chatear o Camões
@amorim6801
@amorim6801 Ай бұрын
vamos culpar o adao e a eva .
@joaoduarte5451
@joaoduarte5451 Ай бұрын
se a moda pega... vamos já começar por pedir acertos de contas à Itália por causa de todas as invasões, escravidão, conquistas e ocupação dos romanos hahhaha. A França então, pela exploração de Africa ainda nos dias de hoje...
@cabidela
@cabidela Ай бұрын
Só Adão, porque a Eva veio da sua costela.
@JoseSantos-xh9mp
@JoseSantos-xh9mp Ай бұрын
Eu acredito na evolução das especies, nem tenho essa desculpa! Que pena!
@leonardo.s.m
@leonardo.s.m 26 күн бұрын
​@@cabidelaentão tem que culpar deus que supostamente existe e que supostamente criou Adão.
@lusitano1386
@lusitano1386 Ай бұрын
Quando se trata de ver números... o brasileiro só vê uma versão da história. Vão trabalhar!!!!
@andreferreira318
@andreferreira318 Ай бұрын
Quem conhece a história têm argumentos para essa gente toda..
@ramosusuario7421
@ramosusuario7421 Ай бұрын
Sou brasileira e concordo!! A coisa mais ridícula que inventaram é esse negócio de reparação histórica!! As pessoas tem que parar de viver de passado e tomar as rédeas da própria vida!! A responsabilidade atualmente de nos desenvolvermos como nação é tão somente NOSSA, de nós brasileiros e ninguém fará isso por nós!!
@dalvasantos4807
@dalvasantos4807 Ай бұрын
Portugal e Brasil escravizaram negros, devem sim pedir perdão p África, nunca te esqueça que o Brasil foi feito sob o sangue dos negros
@Junynho
@Junynho 26 күн бұрын
Exato, o estado ou as pessoas de hoje não tem culpa pelo passado. Imagina se cada país pedir para reparar algo, a bagunça que não viraria. É uma narrativa totalmente estúpida.
@camucamu4776
@camucamu4776 23 күн бұрын
eu sou africano. os judeus nao forao indeminizados? forao. por serem , brancos podem, ser. alguem reclama? eles podem ser , os negros nao podem
@elvirasousa5947
@elvirasousa5947 18 күн бұрын
O Lula não quer encher os bolsos só à custa do povo Brasileiro. Também quer o dinheiro do trabalho dos outros povos.
@LucasSantos-rv8gh
@LucasSantos-rv8gh Ай бұрын
O Brasil está virando uma republiqueta identitária, que lixo! Meu Deus!
@mrrafa9333
@mrrafa9333 Ай бұрын
Portugal em vez de se preocupar em se industrializar , trazer empresas pro país , criar empregos , melhorar a economia , trazer mais dinheiro ao país , ficam a perder tempo com isso .sério ? daqui a nada Portugal vai viver só de turismo
@canseidissotudo
@canseidissotudo Ай бұрын
E olhe que, talvez, nem disso viva pois, está a querer expulsar todos que lá chegam.
@eugeniadacosta706
@eugeniadacosta706 14 күн бұрын
​​@@canseidissotudolol, você ouviu isso aonde? Tenha vergonha!!!... Este excesso de imigrantes é muito mau para o país. Aonde há trabalho para todos?...Nós não precisamos de turistas pé descalço e daqueles que nunca mais saem. Portugal terá sempre muitos turistas porque é um país lindo e seguro. Isso só pode mudar com uma catástrofe ou por excesso de importação criminosa.
@eugeniadacosta706
@eugeniadacosta706 14 күн бұрын
​@@canseidissotudoVocê por exemplo, era uma pessoa bem expulsa. Pessoas assim, não interessa cá termos.
@canseidissotudo
@canseidissotudo 14 күн бұрын
@@eugeniadacosta706 Quem faz mal a Portugal são os próprios portugueses mal educados, retrógados e ultrapassados, tanto é que o resto da Europa cospem-lhe as cabeças.
@canseidissotudo
@canseidissotudo 14 күн бұрын
@@eugeniadacosta706 Cá termos! Que linguagem mais arcaica é essa?
@fzavalloni
@fzavalloni Ай бұрын
Minha nossa!!!!! Que papo mais furado que nao leva a lugar nenhum. Acredito que os paises tem assuntos muito mais importantes para serem discutitos.
@danielabenettisantana412
@danielabenettisantana412 Ай бұрын
Vão trabalhar!!! Falando de pessoas de 500 anoss atrás!!! Conversa de malucos!!! 🤷🏻‍♀️🕵🏻‍♀️
@franciscocosta757
@franciscocosta757 Ай бұрын
Mas o pior é que temos políticos que alimentam esta conversa e acham que Portugal deveria reparar. A conversa só tem um sentido,não falam dos roubos feitos ao retornados não falam das infra estrutura que construímos, das mortes de portugueses já depois da independência,nada só falam em receber,nada de pagar.
@danielabenettisantana412
@danielabenettisantana412 Ай бұрын
@@franciscocosta757 os portugueses também herdaram muito de muitos povos!! Se os mouros e ROMANOS fossem cobrar!!!! E os africanos trabalharam MUITOS SÉCUL0SS de graça para os portugueses!! E nas terras deles!!! Mas isso é PASSADO!! Ninguém de 500 anoss atrás vive mais!! No Brasil mesmo 60% dos brasileiros tem antepassados portugueses. Os brasileiros são crias dos portugueses que vieram pro Brasil,,boa parte sim. Não todos. Pq no Brasil tem descendentes de 80 países!!!! Os portugueses atuais não tem culpa de NADA!! Vamos mais é trabalhar. 👍👍👍👍👍
@anacletwilliams8315
@anacletwilliams8315 Ай бұрын
@@franciscocosta757 Sim, só em receber, nada de pagar!
@luisfernandor.pdealmeida1229
@luisfernandor.pdealmeida1229 Ай бұрын
​@@anacletwilliams8315 As ex colónias não tem nada a pagar pela invasão e massacre dos nativos para o roubo dos recursos naturais dos territórios invadidos.
@luisfernandor.pdealmeida1229
@luisfernandor.pdealmeida1229 Ай бұрын
​@@franciscocosta757 A maior parte da infraestrutura do Brasil foi construída após a independência, o que foi construído por Portugal está nos museus brasileiros e em locais como as fortificações abertas a visitações. Nem o português brasileiro é semelhante ao português de Portugal, nem a constituição brasileira é a mesma do período colonial e nem o território brasileiro é o mesmo devido à expansão territorial feita pelos bandeirantes brasileiros, territórios conquistados pelo Brasil na guerra contra o Paraguai, a compra do território do Acre pelo Brasil e etc.
@manueltome3048
@manueltome3048 Ай бұрын
Ainda não sacudiram essa jornalista daqui para fora
@eduardoserrao7372
@eduardoserrao7372 Ай бұрын
Porquê, não pode ter opiniões? Somos assim tão fracos que não conseguimos debater, tentar convencer pelo argumento (ou pelo menos mostrar um ponto de vista diferente)? Não somos tão coitadinhos, não precisamos de expulsar quem tem as suas opiniões, gostemos delas ou não.
@humbertoventura1344
@humbertoventura1344 Ай бұрын
@@eduardoserrao7372 as opiniões para serem validas requerem algum fundamento, especialmente quando sao tornadas publicas, a liberdade de expressão nao deve ser usada para deflectir a falta de argumentos.
@eduardoserrao7372
@eduardoserrao7372 Ай бұрын
@@humbertoventura1344 sim, justamente o que eu digo. Vamos tratar de ver se têm fundamento ou não, se são válidas ou não. Eu acho que as opiniões em causa não são lá muito válidas. Mas pelos argumentos se reclama isso, e que cada um tire as suas conclusões. Eu estou seguro dos meus argumentos, não preciso de calar à força, na verdade mostrando fraqueza, aquela cidadã. E mesmo que não estivesse seguro, ou seja, para além de as opiniões dela serem válidas ou não, ela que diga o que entender. Outros terão outro ponto de vista, da discussão nascerá a melhor aproximação nas circunstâncias ao que é certo e justo. Caso contrário, parece muito: "Respeito todas as opiniões, desde que sejam válidas. Ah, e já agora, eu é que definido quais é que são válidas. " Não, eu defendo que se possam ouvir (diferente de aceitar...) todas as opiniões, e não apenas aquelas de que eu gosto.
@humbertoventura1344
@humbertoventura1344 Ай бұрын
@@eduardoserrao7372 a validade das opiniões e definida pelo sustento dos argumentos, o que nesse caso sao documentos. O historiador em causa usou dados específicos como percentagens e outros dados com factos para demonstrar o seu ponto de vista, coisa que a senhora nao fez. Nao se pode ir a programa de televisão, ainda por cima publico, simplesmente debitar preconceitos ou ate ódios. A senhora chegou mesmo a ficar sem resposta perante os factos enumerados, o que demonstra que nao sabe do que esta a falar. Inaceitável, simplesmente.
@eduardoserrao7372
@eduardoserrao7372 Ай бұрын
@@humbertoventura1344 então vc decide que a opinião dela não é válida, pronto. Quantos debates não consistem no que, pelo menos para alguns, são apenas preconceitos? Desde logo os políticos, sempre a enunciar" "Isso é mero preconceito ideológico", ou coisas como "O sr. tem direito às suas opiniões, não aos seus factos", ou "Isso é falso, e tenho aqui os dados que o demonstram", "Sou professor, estudo o assunto há décadas, todos os especialistas dizem o contrário, etc., etc." E ninguém impede nenhuma destas pessoas de ir a à TV. É normal. Mesmo o sr. Humberto creio que não dá importância. Mas este assunto agora, infelizmente, ressuscita no tuga o espírito do sr. prior que não gosta, não permite certas conversas. Não sei se é o caso, e lamento falar assim. O espírito do chefe-família que quer dar um tiro a quem lhe apontou falha aos parentes ou mirou na pequena que tem em casa. Falo em geral. Desses grandes homens que aguentam todas as contrariariedades excepto que alguém se lhe pronuncie sobre a integridade do bigode. Qualquer desses homens, que verdadeiramente não existem, isto é uma caricatura, mas esse homem, não gosta. Quer proibir. Censurar. Chamar as autoridades, não se admite, onde é que já se viu!? O meu bigode? Isto é um boneco, claro está mas apenas procuro mostrar que, para mim, o que se passa aqui tem tudo a ver com o que determinados senhores gostam, tem a ver com gosto, com amargos de boca que alguns sentem logo ao mínimo pretexto ou insinuação, e não com um critério honesto e coerente para o que seja o debate público. Fui honesto mas não queria ser desagradável, sinceramente. Apenas desejaria que nós tivéssemos um pouco mais de grandeza, que não fôssemos tão pequeninos - na minha visão, claro. E sinceramente não queria ofender ninguém, peço desculpa se fui um pouco directo, ou preconceituoso, de mais.
@AntonioAraujo-by9vc
@AntonioAraujo-by9vc Ай бұрын
Esta zuca nao foi a escola ❤❤😢😢😢
@joaoduarte5451
@joaoduarte5451 Ай бұрын
o problema é que ela foi à escola sim, mas infelizmente é essa a história de Portugal que lá ensinam nas escolas
@AntonioAraujo-by9vc
@AntonioAraujo-by9vc Ай бұрын
@@joaoduarte5451 no brasil nao tem escola e so favela
@joaoduarte5451
@joaoduarte5451 Ай бұрын
@@AntonioAraujo-by9vc também sim, mas tem muito boas escolas também, o problema é mesmo os Professores que não ensinam a verdadeira história de Portugal e o que Portugal lá fez de bem, só sabem é falar nos apenas 20% do ouro que trouxeram de lá., enquanto que eles com os 80% do ouro e mais de 200 anos de independência, não conseguiram se organizar, depois é mais fácil culpar Portugal do que admitir que não souberam prosperar.
@windersonmello
@windersonmello Ай бұрын
@@AntonioAraujo-by9vc vá aprender escrever português corretamente antes de falar asneiras sobre o brasil
@windersonmello
@windersonmello Ай бұрын
@@joaoduarte5451 muito pelo contrário , o brasil prosperou sim e só não alcançou ser um país de primeiro mundo devido as circunstâncias do sistema capitalista . pois sempre foi um país periférico no sistema capitalista , que apenas exportou matéria prima .
@carlosfernandes2698
@carlosfernandes2698 Ай бұрын
Enquanto se fala nestas idiotices que estão na moda , não se fala dos problemas importantes de Portugal …… e no escândalo das gêmeas luso-brasileiras. triste .🙈
@anabelalaborinho440
@anabelalaborinho440 27 күн бұрын
Quando se vai a debate deve-se levar a lição estudada, a jornalista brasileira pensa que está no Brasil onde o conhecimento da história é mediocre.
@josemariaguerreiro206
@josemariaguerreiro206 10 күн бұрын
Extradição já da menina que está cuspir no prato da sopa.
@CADINHOPIMENTEL
@CADINHOPIMENTEL Ай бұрын
A brasileira ( de origem europeia ) com o descurso devolve nosso ouro
@anacletwilliams8315
@anacletwilliams8315 Ай бұрын
Não estou a perceber. O que vem a ser descurso?
@AndreSilva-zk7fn
@AndreSilva-zk7fn Ай бұрын
Discurso😮
@dalvasantos4807
@dalvasantos4807 Ай бұрын
Ela me parece ser índia com sangue português, porque eles adoravam uma índia😁😁
@anacletwilliams8315
@anacletwilliams8315 Ай бұрын
@@dalvasantos4807 Não estou a perceber, senhora Dalva. Como pode uma índia com sangue português? Se é índia, deve ter sangue dos seus pais e antepassados hindus. Mas eu pensava que ela era do Brasil e não da Índia.
@gustavosantos32902
@gustavosantos32902 17 күн бұрын
@@anacletwilliams8315 kkkkk sangue hindu kkk Hindu é da Índia ( país da Ásia ) a maioria dos Brasileiros seja eles de que origem for a maioria tem sangue português isso é um facto. E esse facto deve se a miscigenação que os portugueses fizeram ao se relacionarem com Índias (os ) e com Escravos ( negras ou negros ) . Ao contrário dos Portugueses , já os Ingleses e Franceses Holandeses que não se misturavam. Se for pra qualquer estado do Norte do Brasil seja Belém , seja Amazonas onde os traços de Índia ( o ) estão mais presentes nas pessoas a maioria vai ter sangue português a correr pelas veias.
@hugogoncalves1565
@hugogoncalves1565 Ай бұрын
Vergonha darem tempo de antena a esta gente . Nao basta os brasileiros que acolhemos . Agora ainda temos de ouvir que somos vilões . Deixamos uma infrustua construida no brasil e as sementes pra o nascimento do imperio brasileiro . Sobre os ossos de milhoes de indiginas . Que brasileiros pouco ou tem desses povos alias ainda hoje os preseguem na amazonia e empurram pra exitincao . Nos temos desculpas de tempos mais crueis de 5 seculos atras quais a desculpas agora que os brasileiros tem nos tempos modernos
@AndreSilva-zk7fn
@AndreSilva-zk7fn Ай бұрын
Infraestrutura, indígenas , perseguem ....😮extinção. Existem acentos, maiúsculas 😮.
@odeteferrao9577
@odeteferrao9577 Ай бұрын
Queixam-se os brasileiros dos portugueses, com a atitude desta senhora, não nos podemos surpreender, que haja fricção entre os dois povos.
@elvirasousa5947
@elvirasousa5947 18 күн бұрын
Vamos ensinar a wsta gente ingrata. O caminho para o Brasil.
@user-ge6lc4ll8p
@user-ge6lc4ll8p Ай бұрын
Fizemos estas nações,demos nosso sangue,lutemos por eles ,os civilizamos ,fomos os primeiros a abolir a escravatura com o Marquês do pombal,e está gente ainda tem lata de querer reparação história? correr com essa tralha toda ,inclusive o Marcelo!
@luisfernandor.pdealmeida1229
@luisfernandor.pdealmeida1229 Ай бұрын
Não civilizaram ninguém, apenas invadiram e massacraram o máximo de nativos que poderiam ser massacrados, nenhuma ex colónia portuguesa obteve sucesso e isso diz muito sobre quem as colonizou, também não é coincidência que as ex colónias britânicas obtiveram tanto sucesso, isso diz muito sobre o Reino Unido ser infinitamente superior a Portugal desde sempre.
@luisjustinniano.7792
@luisjustinniano.7792 Ай бұрын
Eu não vejo Islândia e Groelândia colônia da Noruega e Dinamarca, pedir reparação histórica acho que é porque eles são desenvolvidos.
@luisfernandor.pdealmeida1229
@luisfernandor.pdealmeida1229 Ай бұрын
@@luisjustinniano.7792 Islândia e Dinamarca não foram infestadas de escravos africanos, a única região boa do Brasil é a região sul que não sofreu nenhum efeito da escravidão, eram terras pouco habitadas e, com isso, foi incentivado a vinda de colonos alemães e italianos, que passavam crises terríveis na altura, para povoar o sul do país.
@diogomartins5120
@diogomartins5120 26 күн бұрын
Que comentário mais estúpido, que mostra a sua total falta de conhecimento histórico.
@eneziorosa4257
@eneziorosa4257 Ай бұрын
Que absurda conversa, sem nenhum propósito, a não ser promover o ódio e o rancor entre os povos do Brasil e Portugal. Nenhum dos interlocutores possui cabedal pra tratar esse assunto, por sinal assunto absurdo. Conversa de desocupados.
@joaoduarte5451
@joaoduarte5451 Ай бұрын
tudo culpa do Marcelo
@cabidela
@cabidela Ай бұрын
A conversa não é absurda. É saudável falar sobre tudo. O problema é a reescrita da história que acontece em alguns sectores no Brasil. É impressionante que hoje alguns brasileiros não tomem para si a história de Portugal até à independência e falem como se fossem todos descendentes dos indígenas que vivem isolados na selva.
@JoseSantos-xh9mp
@JoseSantos-xh9mp Ай бұрын
Não tem nado de absurdo! Absurdo é não querer entender os acontecimentos historicos que ainda têm consequencias! Agora, a pessoa tem a liberdade de enfiar a cabeça na area!
@JoseSantos-xh9mp
@JoseSantos-xh9mp Ай бұрын
@@cabidela concordo!
@helenavicente9753
@helenavicente9753 Ай бұрын
Será que os portugueses terão de pedir também indemnizações a França pelas invasões? Será que o Brasil terá de devolver as igrejas, as estradas, os hospitais, as casas e o património que os portugueses dá deixaram? Também podem descontar os milhões que gastaram com as gêmeas, os brasileiros são todos vitimos e os portugueses as colonizadores, por favor vão estar a história, façam os trabalhos de casa , não mostrem tanta ignorância 😊😊😊
@gracasilver8574
@gracasilver8574 Ай бұрын
Que bailinho !... kkkkkkkkkk Eles pensam que a gente não sabe História !... 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
@bilie9117
@bilie9117 Ай бұрын
Eles tentam fazer-nos de burros mas não conseguem 😂
@castanheira99
@castanheira99 Ай бұрын
O Brasil tinha fazendas que se dedicavam unicamente a reproduzir e criar não gado como agora, mas sim e exclusivamente escravos, para venda no Brasil.
@sandro4144
@sandro4144 Ай бұрын
Pois e isto os brasileiros falam de coisas que e falado pelas ruas e não as verdades da história.
@nicolalpiotr4372
@nicolalpiotr4372 Ай бұрын
Brasil só tem à agradecer a Portugal!
@AndreSilva-zk7fn
@AndreSilva-zk7fn Ай бұрын
Que lição e quando não há argumentos toca a interromper 😮
@AntonioC.M
@AntonioC.M Ай бұрын
E se não fosse a colonização Europeia, os Brasileiros não existiam.
@buxxinha8465
@buxxinha8465 23 күн бұрын
Concordo plenamente. Como portugueses temos que pagar algo a todas as ex colonias. Tb deviamos pagar algo aos castelhanos e aos mouros pelos territórios perdidos. E devia tb pagar pela moca que o meu antepassado neandertal roubou a outro.
@vitormanuelseleiro
@vitormanuelseleiro Ай бұрын
A um velho ditado que diz... Quando mais se mexe na m.... mais esta cheira mal. Todos os que falam nisso, só abrem feridas antigas que alimentam o sofrimento e ódio, cada País tem a sua História e a sua Identidade e eu tenho ORGULHO DE SER PORTUGUÊS
@gracasilver8574
@gracasilver8574 Ай бұрын
Nem mais ! Sou da mesma opinião . E viva Portugal sempre ! 🇵🇹 ✌
@catvideojogos
@catvideojogos Ай бұрын
01:54 ela faz uma "birra mediática" 😂
@nunonunes9336
@nunonunes9336 Ай бұрын
Representante dos jornalistas estrangeiros creditados em Portugal, desconhece história do seu próprio país e não sabe argumentar. Foi ali apenas exibir a sua posição ideológica.
@rounders83
@rounders83 Ай бұрын
Adoro quando alguém debita factos como pregos a bater em madeira.
@SUN-jj3rr
@SUN-jj3rr Ай бұрын
ESTÁ GENTE, QUER DEMONSTRAS QUE SÃO HISTÓRIADORES. A HISTÓRIA ESTÁ FEITA A MUITOS SÉCULOS.!! TEMOS DE TER RESPEITO PELOS NOSSOS NAVIGADORES... PAGAR É MODIFICAR A HISTÓRIA DE PORTUGAL E DAS NOSSAS EX-COLÓNIAS!! VIVA PORTUGAL.
@jorgegomez524
@jorgegomez524 Ай бұрын
Quem são estas duas andorinhas?
@menabrasil7793
@menabrasil7793 Ай бұрын
BRAVO sr João Pedro Marques,grande conhecimento da história!!!
@OHomemdasPalvrasSoltaseBonitas
@OHomemdasPalvrasSoltaseBonitas Ай бұрын
Como é possível por uma pessoa sem cultura sobre historia... a ouvir um senhor tão sabedor do que diz?!.. é uma ofensa, porque com toda a certeza nada de útil reteve no cérebro....
@almeidadasilvapaulo2471
@almeidadasilvapaulo2471 22 күн бұрын
É muito triste os filhos não saberem quem são os pais
@franciscocosta757
@franciscocosta757 Ай бұрын
Bom ,eu acho melhor eu não esperar por mais 200 ou 300 anos para pedir retorno dos impostos cobrados indevidamente pelo governo de 38% sobre o meu ganho , porque as gerações futuras não vão ter culpa desse roubo,portanto é melhor começar a discutir este assunto já,enquanto os responsáveis e as vítimas estão vivos.
@Sisifo628
@Sisifo628 Ай бұрын
Essa discussão não tem cabimento. Portugal reconhecer que escravizou outros povos e integrar esse fato e suas consequências na história é insuficiente. Porém não devemos julgar o que ocorreu na história com a régua moral de hoje. Há que se contextualizar os fatos com os períodos em que ocorreram. Minha opinião é que essa discussão nada mais é que fumaça criada para que as pessoas não parem de olhar o passado e com isso não percebam os absurdos que os políticos cometem no presente. A fala de Marcelo Rebelo não passa de demagogia de político! Estamos todos, brasileiros e portugueses, nos tornando estátuas de sal!!
@franciscoalmeidapersonal6863
@franciscoalmeidapersonal6863 Ай бұрын
Reparação é baixaria mesquinha ! Media conseguiu uma isca polemica ! Falta assunto bom ???
@camucamu4776
@camucamu4776 23 күн бұрын
os judeus podem ter reparaçao. os africanos nao. engraçados
@PedrodoBrasil2023
@PedrodoBrasil2023 13 күн бұрын
Ok vamos compensar o Brasil e devolver o ouro numa condição , Se o Brasil nos devolver também algumas coisinhas pequenas nesta lista com alguns pequenos exemplos entre muitos , nomeadamente : • Toda a Cidade Histórica de Ouro Preto • Todo o Centro Histórico de Salvador • Toda a cidade Histórica de Minas Gerais • Toda a Cidade Histórica de São Luís do Maranhão • Toda a Cidade Histórica de Diamantina • Toda a Cidade Histórica de Recife • Toda Cidade Histórica do Rio de Janeiro • Toda a cidade Histórica de Paraty • Toda a Cidade Histórica de Mariana • Toda a arquitetura histórica de Goiás Velho • Toda a cidade Histórica de Olinda • Etc.... •• Estamos a falar de centenas de milhares de prédios , monumentos, igrejas, mosteiros, a gente não se importa , desmontamos tudo pedra sobre pedra e levamos de volta para Portugal e devolvemos o vosso ouro , e não se fala mais nisso ok ? Vamos a isto ? , sem problemas ? 🙂
@menabrasil7793
@menabrasil7793 Ай бұрын
Essa sra tão medíocre,podia ter evitado a vergonha por onde passou!!!ela imaginou que podia humilhar,espezinhar as pessoas,com conversas polémicas,muito triste ver isto!!!não conhece a história,de qualquer forma todos os povos tiveram culpa no cartório,todos,e desde tempos muito remotos,infelizmente foi assim!!!
@humbertoventura1344
@humbertoventura1344 Ай бұрын
Aonde posso ouvir isto por inteiro?
@gabrielpalma4022
@gabrielpalma4022 24 күн бұрын
Ridículo o Brasil reivindicar isso de Portugal pois manteve por mais 66 anos a escravidão mesmo com status de país independente.
@miguelmachado8195
@miguelmachado8195 Ай бұрын
Lição de história para todos
@luisfilipe1603
@luisfilipe1603 Ай бұрын
Cada vez dou mais razão àqueles que defendem a teoria de que" o maior erro dos Descobrimentos Portugueses foi ter-se inventado o Brasil".
@dalvasantos4807
@dalvasantos4807 Ай бұрын
Inventou agora não tem como fugir Portugal é nosso pai😅😅 e mesmo o filho sendo rebelde não pode abandonar 😅😅
@luisfilipe1603
@luisfilipe1603 Ай бұрын
@@dalvasantos4807 Em boa verdade assim é. Agora, a esmagadora maioria ainda não percebeu que o problema de imigração em Portugal não passa nem nunca passou pelo Brasil. Quem cá está sabe muito bem o que quero dizer. Estar no Brasil a mandar palpites sem ter a mais ínfima noção do que que se passa não é legítimo! Sem mais...
@catholicstance9661
@catholicstance9661 Ай бұрын
O João Pedro Marques sabe!
@user-tx8rr7ew2f
@user-tx8rr7ew2f Ай бұрын
Como brasileiro, é triste ver que nós não conhecemos o básico da nossa história
@carloscastro-jl4bs
@carloscastro-jl4bs Ай бұрын
O jeito marcelista de criar mais injustiças e corrupção. Alguém vai sair ganhando. Não serei eu, com certeza.
@tocuropos
@tocuropos 12 күн бұрын
Tenho ouvido Marcelo 😢Andrade senhor brasileiro que essas pessoas brasileiras também deviam ouvir, porque ouvir também é aprender.
@Portugal1966
@Portugal1966 Ай бұрын
Temos um presidente k é um banana,fazia muito melhor o Tino de Rans.
@D.N-Lipovetsky
@D.N-Lipovetsky Ай бұрын
Uma outra coisa que os brasileiros precisam tomar cuidado é com o respeito com o sotaque dos outros pq eu nunca vi Hollywood pedindo que um ator inglês falasse com sotaque Americano nos filmes mas no Brasil eu já vi a Globo praticamente obrigando os atores portugueses a falarem com sotaque brasileiro nas novelas brasileiras, nós precisamos respeitar o sotaque dos outros que falam a mesma língua...agora o caso aí da escravidão mesmo depois da independência o Brasil continua escravizando e essa questão provocada por Marcelo Rebelo é totalmente desnecessária...
@luisfernandor.pdealmeida1229
@luisfernandor.pdealmeida1229 Ай бұрын
Errado, o ator britânico que atuou como o doutor Gregory House na série House M.D fala com um perfeito sotaque americano, assim como a atriz australiana Margot Robbie atuou como a Barbie no filme Barbie com um perfeito sotaque americano e não com o sotaque australiano.
@rodolfopain6424
@rodolfopain6424 Ай бұрын
Cara isso acontece dentro do próprio Brasil, exemplo: os nordestinos quando vão trabalhar na globo eles precisam mudar o sotaque falar como paulista ou carioca dito como certo (padrão) não é exclusivo com portugueses!! 😅😅😅
@pjm.m
@pjm.m 5 күн бұрын
Muitissimo bem observado ... Aliás o que fala já foi reforçado aqui noutro comentário a nível cultural. Os brasileiros não só são preconceituosos entre si, mas sobretudo com Portugal, entre outras coisas, o porquê que a música portuguêsa não é divulgada no Brasil ... Por outro, não são educados são doutrinados ... O exemplo disso é esta jornalista medíocre
@CarlosSilva-vk9jp
@CarlosSilva-vk9jp Ай бұрын
Todos nós quando nascemos temos pai e mãe sem eles quer se goste ou não, não existeriamos . Portugal é o pai do Brasil, sem os portugueses não existia Brasil ou brasileiros, portanto vamos lá a nos acalmar e baixar as orelhas, como se diz vozes de burro não chega ao céu e de brasileiros também não. E o nosso Presidente coitado a anos que não está bem, agora queimou de vez!😮😮😮😅😅
@dalvasantos4807
@dalvasantos4807 Ай бұрын
Concordo Portugal é sim o pai do Brasil, eu acho que não faria mal nenhum se os dois pedissem perdão a África,
@brunotelmoclarobarbo
@brunotelmoclarobarbo 23 күн бұрын
Realmente quando se conhece a História o wookismo torna se abjeto
@allandeoliveira9170
@allandeoliveira9170 7 күн бұрын
Eu sou brasileiro e apartir do momento em que o Brasil si independizou automaticamente tomou total responsabilidade pelos cidadãos independente de cor religião ou interesses. Para iso existe a independência para que posssas resolver os teus problemas internos e deixar de culpar os outros. 🇵🇹🇧🇷🇵🇹🇧🇷
@mariaglorica9435
@mariaglorica9435 Ай бұрын
Daniela,sempre valeu a pena ter vivido até aqui.Pela primeira vez,teve um comentário.....curto, mas correto.Enquanto á vida á esperança.
@humbertoventura1344
@humbertoventura1344 Ай бұрын
O comentario nao teve nada de correcto. Por acaso sabe historia?
@Sherlock07999
@Sherlock07999 Ай бұрын
😂😂😂😂😂😂😂😂
@rodrigootavio2094
@rodrigootavio2094 6 күн бұрын
Isso não é uma pauta de todos os brasileiros, somente os que tiveram pouco estudo e de ideologia da esquerda.
@jorgearada
@jorgearada 14 күн бұрын
Nas contas do deve e haver se calhar as ex- colónias devem mais a portugal do que ao contrário, há muitos ex colonos que tiveram de deixar muitas propriedades lá e que deviam ser restituidas
@Tugaida
@Tugaida Ай бұрын
Muito palerma esse sr Costa. É de família. Mais palerma é quem escolheu essa senhora brasileira para vir à SIC notícias. Gostava muito da SIC notícias, mas está na hora de mudar.
@JoaoMariaNunes
@JoaoMariaNunes 21 күн бұрын
Os impostos que o Brazil pagou, apesar de altos, eram devidos pois eles faziam parte da coroa, assim que deixaram de fazer parte de Portugal deixaram de pagar impostos, assim como por ex. O nordeste paga impostos ao governo Central se por acaso deixasse de fazer parte do Brazil deixaria de o fazer
@palmirarocha9570
@palmirarocha9570 Ай бұрын
As ex colonias e que deveriam pagar Portugal,vejam o estado em que estao desde que os Portugueses partiram,,
@danielabenettisantana412
@danielabenettisantana412 Ай бұрын
O BRASIL devia pagar era aos donos das terras os ÍNDIOS NATIVOS!!! E aos italianos e alemães que são os protagonistas do desenvolvimento do Brasil!!! E pagar a quem?? Os portugueses atuais não fazem parte da história do Brasil!! Os portugueses de hoje NUNCAAA pisaram no Brasil!! O BRASIL é uma construção dos BRASILEIROS e dos antepassados dos brasileiros !!! E portugal é um país criado por MOUROSS e ROMANOSS!! Os portugueses devem pagar aos ITALIANOS e MOUROSS!!!! Até castelos dos MOUR0SS AÍ EM PORTUGAL TEM!!!! Os portugueses herdaram TUDO dos MOUR0SS e Italianos!!!!!!!!!! A Língua tudo!!! Não temos laços nenhum com os portugueses de hoje!!!!! Devolvam PORTUGAL aos MOUR0SS e ESPANHÓIS!!!!!!!!! O BRASIL tem MILHÕES de arranha CÉUS criados por ITALIANOS e ALEMÃES!! Em portugal não tem arranha CÉUS!!! Os únicos descendentes dos criadores do Brasil são os BRASILEIROS!!! Os seus ficaram aí na província ESPANHOLA assando SARDINHAS pros ESPANHÓIS ou em MARROC0S!!!
@nascidoha10milanos
@nascidoha10milanos Ай бұрын
Como se quando Portugal ainda dominava as colônias elas eram uma maravilha né?! A desgraç@ q decorreu pós colonização é justamente por causa da exploração e do sistema colonial implantado. Mandaram um punhado de degredados p Brasil, implantaram a escravização, exterminaram os povos nativos, sugaram recursos naturais aí vem vc falar que as colônias devem agradecer a Portugal, ah me poupe com essa asneira!
@paulferraz6792
@paulferraz6792 Ай бұрын
A zuca foi com o rabinho entre as pernas.
@candidadefatimagoncalvesfr4285
@candidadefatimagoncalvesfr4285 11 күн бұрын
O ouro do Brasil,serviu para construir o Convento de Mafra. Vamos devolver o quê? Pedras?!
@Tech-73
@Tech-73 Ай бұрын
Ao fim destes anos todos é que se lembraram, porque não pediram ao Salazar?😎
@lafayettemoreira4423
@lafayettemoreira4423 Ай бұрын
Caso de bom grado e em comum chegue/se a um protocolo qualquer de compensação histórica, mil e uma maneiras poderão ser encontradas, que a nenhum dos lados ofenda. Só pode ser neste momento, se for - uma preocupação portuguesa ilustrada. Não é agenda brasileira.
@isolettmarta3243
@isolettmarta3243 18 күн бұрын
Fiquem quietos e tratem do que é importante, habitação, emprego , saúde Sentem se é discutam o que é importante para o Povo…..
@pilominos-sp4dm
@pilominos-sp4dm 2 сағат бұрын
Devemos compensar as ex colónias sim senhor, devolver os imigrantes que estão em portugal. 🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
@ViPisco
@ViPisco 21 күн бұрын
Muito bem, viva Portugal!
@SummerTriangle
@SummerTriangle Ай бұрын
Brasileira IQ 80 a discutir assuntos de IQ 100! Ela nem na escola secundária ganhava um debate!
@guilhermesantana7501
@guilhermesantana7501 27 күн бұрын
Média de QI no Brasil = 87. Portugal = 92.
@paulocampos6611
@paulocampos6611 12 күн бұрын
Média QI no Brasil = 83, posição 69 no ranking mundial Média QI em Portugal = 93, posição 43 no ranking mundial
@paulosilva3350
@paulosilva3350 7 күн бұрын
Portugal deixou muito do que investiu nas ex-colónias. O grande exemplo foi Cahora Bassa... ainda querem mais? Peçam à Comichão Europeia de Bruxelas.
@almeidadasilvapaulo2471
@almeidadasilvapaulo2471 Ай бұрын
A irmã do Lula sabe muito de história 😂😂😂
@leonordiniz
@leonordiniz 3 күн бұрын
Gostei mto dos comentários, são do melhor.😂🤣😅
@user-tx8rw6bk9j
@user-tx8rw6bk9j Ай бұрын
Os países que hoje estão a rejubilar pedindo uma indemnizarão são os que se meteram na mer Da até ao pescoço depois de terem tido tudo do bom e do melhor e de mão beijada. Os que pegaram nas suas pontas e tocaram o barco para a frente como os Estados Unidos ou Singapura esses não pedem indemnização porque souberam acrescentar e multiplicar o que receberam. Tenham vergonha na cara. E nós também porque não deveríamos se quer estar a dialogar com esta gente. Há que colocar linhas vermelhas logo desde o inicio porque esta conversa é como a espuma - cresce e faz volume mas é só ar.
@luisfernandor.pdealmeida1229
@luisfernandor.pdealmeida1229 Ай бұрын
Quem teve tudo do bom e do melhor de mão beijada foram os portugueses que encontraram muita riqueza nas colónias, principalmente ouro.
@user-tx8rw6bk9j
@user-tx8rw6bk9j Ай бұрын
@@luisfernandor.pdealmeida1229 Há uma forma muito simples de resolver as coisas: todos os brasileiros de origem africana sabem muito bem de onde vêm... que regressem. Os de feições asiáticas igual. os de feições europeias igual. Portanto, com 200 anos de independência se há alguém que tem sido constantemente descriminado no Brasil são os índios. Devolvam o Brasil aos índios e peçam-lhes autorização para viverem com eles no seu território e sob as suas leis e costumes. Deixa de ser hipócrita. Se és misto, africano , branco ou asiático é porque alguém dos teus antepassados emigrou para o Brasil e colonizou essas terras e portanto segundo a tua lógica as explorou sem autorização dos verdadeiros donos. Brasileiro gosta de vida fácil...
@marie3587
@marie3587 Ай бұрын
@@luisfernandor.pdealmeida1229 ouro é que não falta no Brasil -Estudem o ciclo do ouro atualmente a produção continua em grande força, com máquinas, o Brasil produz cerca de cem toneladas anualmente assim uma continuação mas com enorme acréscimo se comparado com as poucas toneladas que anualmente recolhiam à mão no período colonial.. que se situariam entre as 6 e 12 toneladas anuais das quais os reis portugueses cobravam o quinto (20%) de impostos, os 80% eram investidos no Brasil
@marie3587
@marie3587 Ай бұрын
@@luisfernandor.pdealmeida1229 relembrar que Vila Rica hoje Ouro Preto no Brasil era considerada mais rica do que Lisboa e que em Salvador da Bahia foram construídas mais de 300 igrejas e mosteiros cujo legado é um patrimônio de grande valor e beleza para a cidade que foi a primeira capital do governo do Brasil colonial além de mais de 300 fortes e fortalezas que os portugueses construíram em redor das enormes fronteiras, a construção de estaleiros navais, de material bélico para os exércitos de defesa, as cidades portuguesas do Brasil, várias delas classificadas na lista do património mundial pela Unesco para citar algumas : Paraty, Diamantina, Salvador, Ouro Preto, Goiás, São Luís de Paraitinga, Penedo, Cachoeira, Mucugê, Rio de Contas, Porto Seguro, Valença, São Cristóvão, São Lourenço, Laranjeiras, Alcântara, São João del Rei, Mariana, Olinda, Congonhas, Sabará, Santa Bárbara, São Tomé, São Francisco do Sul, São Miguel das Missões, Petrópolis, Pirenópolis, Lapa, Tiradentes, Rio de Janeiro, São Luís do Maranhão, etc - infelizmente muito foi demolido, como o Rio Antigo, a cidade maravilhosa construída pelos portugueses e seus descendentes, as igrejas barrocas do Brasil cujo interior foi coberto de ouro, são muito mais esplendorosas do que as portuguesas..
@luisfernandor.pdealmeida1229
@luisfernandor.pdealmeida1229 Ай бұрын
@@marie3587 Eu não disse que o ouro acabou, eu disse que os portugueses (assim como os outros povos europeus nas Américas) lucraram com a exploração dos recursos naturais do "novo mundo", nas colônias britânicas não haviam tantos recursos naturais mas os britânicos lucravam com os impostos dos colonos norte americanos, tanto que os norte americanos foram os primeiros a fazer uma guerra pela independência contra uma metrópole européia.
@maneldopessa3204
@maneldopessa3204 Ай бұрын
Será que esse Ricardo Costa mais o irmão António, também fora escravizados?
@elvirasousa5947
@elvirasousa5947 18 күн бұрын
Essa miúda. Não tem nada na cabeça.
@almeidadasilvapaulo2471
@almeidadasilvapaulo2471 Ай бұрын
Nos queremos também os países que na altura descobertos não tinham pessoas 🤣😂Grande palhaçada
@badabinbadaboom7338
@badabinbadaboom7338 Ай бұрын
Precisas consultar um dicionário e ler o significado de "descobrir".
@almeidadasilvapaulo2471
@almeidadasilvapaulo2471 Ай бұрын
Vai ao Senegal e aprende
@camucamu4776
@camucamu4776 23 күн бұрын
os paises k portugal descobriu nao , tinha gente kkkk. em portugal ensina se muito bem a historia
@Brafmaura
@Brafmaura 25 күн бұрын
Escravizou, claro. Há outra coisa de que Portugal também não tem culpa: é da mediocridade do sistema educativo brasileiro. Só aprendem chachadas e mal.
Galos de Barcelos nas ruas de Nagasaki?
5:58
Inês Matos
Рет қаралды 9 М.
Is it Cake or Fake ? 🍰
00:53
A4
Рет қаралды 17 МЛН
Smart Sigma Kid #funny #sigma #comedy
00:19
CRAZY GREAPA
Рет қаралды 7 МЛН
Just try to use a cool gadget 😍
00:33
123 GO! SHORTS
Рет қаралды 43 МЛН
ИРИНА КАЙРАТОВНА - АЙДАХАР (БЕКА) [MV]
02:51
ГОСТ ENTERTAINMENT
Рет қаралды 1,2 МЛН
Empresário português dá lição de gestão a Ministro da Economia
6:33
Imprensa Nacional
Рет қаралды 267 М.
O BRASIL FOI COLONIA DE PORTUGAL? - Cortes Monarquistas
2:02
Cortes Monarquistas
Рет қаралды 6 М.
Residência Alternada e o melhor interesse da criança - 3 Luís Silva
34:33
Conselho Regional de Lisboa - Ordem dos Advogados
Рет қаралды 2,1 М.
Por que a Espanha não conquistou Portugal?
12:32
Total History
Рет қаралды 409 М.
Я прожил 100 Дней ЗА ГЛАДИАТОРА в Майнкрафт…
37:07
TumkaGames / Тумка :3
Рет қаралды 130 М.
Por que os portugueses foram considerados vilões no Brasil?
6:01
Marcelo Andrade
Рет қаралды 9 М.
Is it Cake or Fake ? 🍰
00:53
A4
Рет қаралды 17 МЛН