Рет қаралды 328
Os malefícios do Brexit estão à vista. A saída do Reino Unido da União Europeia, há precisamente cinco anos, coincidiu com a pandemia da Covid-19 e o seu Produto Interno Bruto terá sido o mais afectado em 2020, entre os países do G7.
Ainda recentemente, a ministra das Finanças, Rachel Reeves, assumiu que o Brexit prejudicou a economia do Reino Unido e diz querer recuperar parte do PIB perdido.
O primeiro-ministro Keir Starmer tem procurado melhorar a relação com Bruxelas, mas está determinado em manter o país fora do mercado único e da união aduaneira europeia.
No entanto, uma sondagem recente revela que 55% dos inquiridos apoiariam o regresso do Reino Unido à União Europeia, contra 43% que defende o contrário.
Neste episódio, André Pereira Matos (paginapessoal....) , professor da Universidade Aberta, onde co-coordena o Mestrado em Estudos sobre a Europa, aborda a reaproximação de Londres a Bruxelas e a crescente desilusão da população com os efeitos daquela decisão.
Para o nosso convidado de hoje, o Brexit (www.publico.pt...) teve custos assimétricos e quem ficou a perder não foi a União Europeia, mas sim o Reino Unido.
See omnystudio.com/listener (omnystudio.com...) for privacy information.