Рет қаралды 1,948
O evento integra as ações do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, instituído pelo MCTI, e também faz parte do International Observe The Moon (moon.nasa.gov/...) ação global de observação da Lua.
A 22ª edição da live que encanta o Brasil terá início às 19h, hora legal de Brasília. Os telescópios de nossos parceiros estarão apontados para o céu em diversas localidades do Brasil. Nesta noite, o astro principal será a Lua com sua topografia incrível!
Assim como é feito nas observações presenciais, enquanto mostramos as imagens do céu, conversamos com o público, explicamos sobre astronomia e astrofísica, sobre os telescópios, obtenção das imagens e outros assuntos ligados à ciência.
Esta edição da observação remota do céu é realizada em parceria com o Clube de Astronomia de Pernambuco (AstroPE/PE), o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL/AL) e Usina da Ciência UFAL(AL), o Clube de Astronomia de Brasília (CAsB/DF), o Observatório Zênite (Monte Carmelo/MG), a Seara da Ciência (Fortaleza/CE), o Clube de Astronomia de Nova Friburgo (CANF/RJ), o Grupo de Astronomia do Espaço Ciência Viva (NGC-51/RJ), o Clube de Astronomia de Araruama (AstroAra/RJ), o Observatório de Astronomia de Patos de Minas (MG), o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MG), a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI/MG) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/RJ).
A mediação será feita por Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional e a observação depende das condições de céu em cada localidade.
No dia 2 de outubro, o Céu em Sua Casa participou do evento global “100 Hours of Astronomy” (em português: “100 horas de Astronomia”), uma celebração ininterrupta de 100 horas de observação do céu em todo o mundo. Se você perdeu, confira a transmissão em nossa playlist.