Рет қаралды 61,248
[Subtitles available in English] ----- [Subtítulos en Español] ----- [中文字幕]
Quando plantar o café, o capim e a banana, um exemplo, infinitas possibilidades.
Neste filme Ernst Götsch nos dá uma grande chave para entendermos o estabelecimento de plantas como café, gramíneas e a banana. As plantas que elencamos aqui são do estrato baixo (café) e médio (banana prata) e o capim podemos usar diversas espécies como mombaça (estrato baixo), brizantha (médio), andropogon (médio) etc.
Sempre dizemos que é fundamental plantarmos todas os estratos no início, quando implantamos o nosso agroecossistema, mas toda regra tem exceções, neste caso explicamos o porquê de não plantar todo o estrato baixo (café) e a banana quando iniciamos em áreas sem florestas, onde predominam gramíneas. Dessa forma criamos entrelinhas mais largas que podem alimentar suficientemente de biomassa as linhas de árvores e depois de um ou dois anos , dependendo do bioma, completamos a densidade do estrato baixo e introduzimos a banana (por exemplo, prata, estrato médio). É mais fácil incluir a banana depois que as árvores estão estabelecidas, no segundo ano, pois a banana com seu crescimento vigoroso pode abafar as árvores e nos obrigar a podas radicais das touceiras até as árvores ultrapassarem as bananeiras.
Na Mata Atlântica e Amazônia as plantas muitas vezes podem crescer mais rápido do que no cerrado em virtude de fatores como maior temperatura, disponibilidade de água e nutrientes, assim podemos avaliar de acordo com o bioma o melhor momento de completar o estrato baixo e introduzir a banana. No segundo ano é melhor introduzirmos o café por mudas, assim é mais fácil dele alcançar as outras árvores que foram plantadas um ou dois anos antes, e nesse momento de introduzir o café, quando falo em poda drástica das árvores já estabelecidas, devemos deixar o esqueleto das árvores, manter a arquitetura básica delas.
Imagem da capa: Sítio Semente, Brasília-DF. Linha com árvores como, maçã, chapéu de sol, eucalipto, banana e café em franca produção. sitiosemente.com.br