Clique no meu link ➡ bit.ly/atilabboct para baixar o aplicativo Babbel e receber descontos exclusivos em sua assinatura!🎉
@lugarnahistoriaАй бұрын
Cadê a questão do CEP? Pô, Átila, até curti seu vídeo, muito bom mesmo. Mas pensei que finalmente alguém fosse falar sobre como o lugar onde a pessoa nasce ou vive influencia diretamente e significativamente suas chances de sucesso. Como nos algoritmos do TikTok, que primeiro entregam o vídeo a quem está por perto geograficamente. A distância para acesso a determinados conhecimentos (faculdade, tecnologias, formações, etc...) determina se a pessoa tem de se deslocar para entrar em contato com isso ou pode ter este acesso onde está. Ainda que exista internet, muitos conhecimentos só in loco. Oportunidades de emprego, a mesma coisa. Acesso a tratamentos médicos ou mesmo medicamentos, idem. Em suma, o CEP (metáfora para localização geográfica) influencia muita coisa na vida do indivíduo. Pensei que o vídeo seria sobre isso, especificamente. Abraço,
@joaosinho5272Ай бұрын
O problema dos "descontrolados", é que na prática, na maioria das vezes, NÃO existe motivos realmente confiáveis para acreditar que o acordo será respeitado é a recompensa será fornecida. Logo a decisão mais racional é aproveitar a brecha e garantir o seu lado, enquanto você tem o "poder".
@PaulimPinhodaSilvaАй бұрын
O que o CEP onde você nasceu diz sobre o seu futuro afinal?
@PaulimPinhodaSilvaАй бұрын
@@joaosinho5272se você for racional é só comer no momento em que perceber que não teve mais, depois de ter certeza
@seaway4444Ай бұрын
@@lugarnahistoriaOlá! É no final (final mesmo) deste vídeo que o Átila faz referência à sigla CEP, que compõe o título. Porém, confesso,.apesar de eu também ter pensado/"imaginado" uma abordagem "diferente" (entre aspas porquê, p/ mim, foi até mais interessante, embora o CEP tenha sido apenas uma boa "sacada" pro título e conteúdo). À parte isso, não discordo das circunstâncias "levantadas" por você no tocante às oportunidades e ao local/CEP onde, como dito pelo Átila neste vídeo, ninguém escolhe (e acrescento: da mesma forma em que não se escolhe, inclusive, NEM TER um CEP ao nascer...). 🤝☯️
@weslleycamposАй бұрын
Desde criança eu ouvi: Melhor um passarinho na mão do que dois voando, isso é um reflexo de quem não tem previsibilidade do que comeríamos na semana seguinte.
@nataliadiniz1581Ай бұрын
Que vídeo maravilhoso! Venho de uma família pobre, fui a primeira a entrar na faculdade e consegui mudar de classe social. Meu pai conta até hoje que quando eu era adolescente ele me dava 50 reais para comprar uma calça para mim e eu voltava com 30 reais de troco, pois eu sabia que aquele dinheiro fazia falta para minha família. Apesar de ter mudado de classe social através dos estudos, não consegui levar todos da minha família. E eu poderia muito bem me encaixar no padrão da criança que espera para receber a recompensa e poderia até defender o discurso da meritocracia. No entanto, não faço isso, pois sei que, apesar da pobreza, tive uma base familiar muito bem estruturada, nunca tive que trabalhar e nunca vivenciei grandes situações de violência. Muito bom ver esse tipo de teste sendo agregado com outras áreas do conhecimento. Continue com seu ótimo trabalho, Atila. Eu já gostava de você desde a época do Jovem Nerd, before it was cool!
@pedrobarretoteacher9973Ай бұрын
Assistir a um video desse, todo embasado em ciência, sobre um tema tão importante nos faz refletir sobre a meritocracia. Infelizmente muitos ignoram a ciência e se prendem em senso conum.
@MazugameplaysАй бұрын
O problema é que atualmente qual outro sistema que podemos implantar? A democracia em si é muito ruim, mas qual a outra forma? Não sei se um dia vamos conseguir evoluir pra formas realmente eficazes.
@luisavillarealАй бұрын
@@Mazugameplayso maior problema é q o capitalismo se sobrepõe a democracia...democracia dentro desse sistema é uma falácia. Políticos entram c nossos votos, mas a maioria n nos representa de verdade, n representam nossos interesses, mas sim aos deles...que democracia é essa?🤷🏻♀️
@Pedro-b8wАй бұрын
@@luisavillarealA real é que não existe politica sem interesses. Não ha politica alguma com a possibilidade de ser perfeita. Um homem pode ser mas o seu conjunto não, saca? Meio que sempre foi cada um por si, a democracia tenta disfarçar (com corrupção) o egoismo de cada um ali.
@luisavillarealАй бұрын
@@Pedro-b8w pô,,Pedro. Então, a democracia, pra mim, nem tentar tenta rsrs. Pq é descarado mesmo, aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, tem milícia imperando em uma grande porcentagem. Ou seja o Estado permite isso a céu aberto, saca? Ultrajante. Democracia real é importante, mas essa mentirosa aí é uoh.
@Vanced2-e6cАй бұрын
Senso comum é um caminho fácil de pensar, o que evita o raciocínio e pensamento das pessoas
@lararilaraaaАй бұрын
Eu, como professora de escola pública, achei extremamente importante esse vídeo. Obrigada pela divulgação científica!
@dicmartАй бұрын
Em 2004, quando eu estava no segundo ano do curso de Geografia na UFMG, escrevi um ensaio sobre a influência de eu ter nascido no bairro em que eu nasci; sobre como isso me tirou oportunidades e as consequências dessa falta de oportunidades e a professora me deu uma nota ruim falando que minha argumentação era "determinismo Geográfico".
@ameresmariaschlogel8887Ай бұрын
Ela comprovou que você estava certa.
@Rafael-fr7szАй бұрын
Na boa, não faz sentido perder tempo constatando as oportunidades perdidas por um evento sob o qual vc não teve controle (que é o lugar onde vc nasceu). É mais prudente pensar até onde posso chegar a partir da situação onde me encontro, não?
@souza1522Ай бұрын
@@Rafael-fr7sz O evento em si vc n tem controle(ja passou né), mas a sociedade raciocinar e perceber as desigualdades e os problemas gerados por ela pode fazer com que mudemos e escolhemos melhor quem vai administrar esse país, e assim evitando que outras pessoas passem por esse evento "sem controle" ( não é sem controle, tudo isso é fruto de um sistema que quis q as coisas fossem assim, n é obra do acaso que temos a maior concentração latifundiaria do mundo)
@Rafael-fr7szАй бұрын
@@souza1522 Souza, se decida se o evento é ou não sem controle, vc começa dizendo que o evento é sem controle e conclui dizendo que não é.
@joceliteixeira1901Ай бұрын
Observando a história da minha família, eu já desconfiava que a desgraceira era hereditária, muita gente viciada ou violenta de geração em geração. Mesmo pessoas que tiveram a oportunidade de casar e sair do ciclo, acabaram tomando decisões terríveis que as arrastam e aos demais para condições indignas. Eu cortei relação com todo mundo para conseguir fugir do ciclo, pelo menos tenho que lidar só com as cicatrizes do meu córtex.
@suelyfariasdesa1422Ай бұрын
Parece com a minha família e a trajetória de cada um deles.
@kateFGMPАй бұрын
Tudo que acontece na infância é levado para toda vida. Quando saíram do ciclo o estrago já tava feito, precisaria muita terapia pra consertar.
@1523497Ай бұрын
Vc vai ser o nosso próximo Drauzio Varella
Ай бұрын
Uppppp
@carfania2172Ай бұрын
Ela já é nosso Átila Iamarino.
@isadoramasierodossantosАй бұрын
o CEP, na verdade, faz todo sentido a Rebecca Andrade teve que se esforçar muito pra chegar onde chegou, mas e se ela tivesse nascido num lugar onde não tem onde treinar? imagina quantas Rebeccas não existem por aí
@carlosximenes4171Ай бұрын
É aquela famosa frase "Existem muitos Beethovens que nunca chegarão perto de um piano"
@adalbertojunior5305Ай бұрын
Ou ela pode ter desviado do caminho de atleta. As amizades, vizinhança, etc podiam ter colocado ela em um caminho universitário, empresarial, etc. Daí hj ela podia ser empresária e crossfiteira kkkkk
@fenafisicaАй бұрын
Eu fiz esse teste com minha filha, quando ela tinha uns 3 anos, e ela aguardou pela recompensa maior. Na época fiquei aliviada. Anos dpeois li que os próprios cientistas da pesquisa original já tinham visto que o fator econômico e social das famílias era muito mais importante e determinante para o sucesso futuro do que a tal "força de vontade". De novo, fiquei mais tranquila, pq minha filha foi "privilegiada" de nascer em um excelente contexto social, de pais que se amam e amavam ela, estabilidade emocional em casa, e suficientemente bom em termos econômicos. Me doi pensar que isso não é verdade para a maioria das pessoas.
@diasnetoАй бұрын
Tem gnt que nasce em família rica e não quer nada com a vida? Tem. Tem gnt que vem de família bem humilde e "vence" na vida? Tem. Mas é inegável a correlação entre sucesso e fracasso qndo olhamos para o quadro todo. As pessoas pegam exceções e querem usar como regra pra defender seu ponto de vista.
@DedelbacanaАй бұрын
demorei pra amenizar muito essa sensação de escassez, ansiedade e parecendo que nunca mais terei outra chance se não pegar a primeira coisa que vier.
@claudiorsilva1331Ай бұрын
Eu gosto muito dos livros do Malcolm Gladwell, especialmente Outliers - fora de série. É uma abordagem bastante ampla sobre os "outilers", pessoas fora da curva/fora de série, e na verdade tudo conta: ano que você nasceu, região, cultura, cenário etc. Inclusive o autor é fruto desta complexidade, pois tudo começa com sua mãe - uma mulher pobre que nasceu em um pais pobre (Jamaica), mas que tinha uma beleza ímpar. A beleza, e também a personalidade da mãe, moldaram o seu nascimento, suas oportunidades e o seu futuro🥳
@penseedanceАй бұрын
Outliers é excelente. Não lembrava desse histórico da mãe do Gladwell.
@IvanBaroniАй бұрын
Na ciência de dados tem uma discussão interessante sobre isso. Imagine que um banco quer criar um modelo preditivo de crédito que recebe diversas variáveis pra tentar predizer se um cliente vai ser ou não um bom pagador. Esse modelo não tem por que usar raça, certo? E de fato isso é até proibido pq poderia gerar discriminação. Mas aí o modelo usa CEP como entrada e, na prática, é como se tivessem usando sim raça porque a distribuição de negros e brancos por bairros está longe de ser homogênea (especialmente nos EUA). O CEP pode ser ainda mais revelador se levarmos em conta que pobreza e riqueza tb é mto mal distribuído geograficamente, então no fim essa vai ser uma variável mto importante pro seu modelo - o que é bem injusto dado que a maioria das pessoas não escolhe o próprio CEP
@kassiazoldyckАй бұрын
Exatamente. Pessoas de bairros nobres vivem mais e bem melhor, do que nas periferias.
@guilhermeduarte431Ай бұрын
O Átila consegue em poucos minutos destruir o Pablo Marçal sem nem citar a palavra coach ou o NOME DELE. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@Vanced2-e6cАй бұрын
Nem menciona, ele quer holofotação
@FABIOh1976Ай бұрын
Meritocracia é quando a pessoa se esforçou muito para nascer em família rica
@Arthur911Ай бұрын
Materialismo histórico dialético na veia, simplesmente camarada Atila Lamarino.
@thamiresmartins8553Ай бұрын
Perfeita a colocação do Átila. Muito pertinente demonstrar o quanto este tipo de estudo conduzido pela forma como foi é enviesado e não serve de base para nada.
@laercio718Ай бұрын
Eu acho engraçado que crescemos com histórias sobre como nosso estudo e trabalho vão nos dar o básico e que se você se esforçar mais ainda pode ter luxos. Agora, frustrados, consumimos conteúdos sobre como fomos enganados para aliviar a culpa sentida.
@sabrinacristina1091Ай бұрын
Engraçado tenho pensado muito nisso ultimamente, excelente conteúdo como sempre. Sempre bom lembrar porque não podemos medir os outros com a nossa régua, cada um tem experiências de vidas tão diferentes, são tantas variáveis, mas muitos não entendem isso infelizmente.
@alexdamacenoАй бұрын
@@sabrinacristina1091 Não entendem, mas na maioria dos casos, nem é culpa delas. Pensar, meditar, ponderar, dá trabalho. É muito mais fácil acreditar em conceitos rasos, com uma lógica fácil de provar, como meritocracia e outros lugares comuns, do que procurar entender o que está por trás de um fenômeno
@jonaslmborges1977Ай бұрын
E eu aqui, achando que fosse o CEP = Código de Endereçamento Postal 🤦🏻♂️
@pedrocunha608Ай бұрын
Mas é esse mesmo
@witchoutcandyАй бұрын
Tô adorando essa temporada do Atila Shippuden
@Remessa-ConformeАй бұрын
Vício em bet é mais comum na população mais vulnerável, faz todo o sentido
@andregrooАй бұрын
A palavra que você escolheu já diz muito.. "população mais VULNERÁVEL"
@ecmoraes86Ай бұрын
Outro título para esse vídeo seria "sua condição social importa muito mais que suas decisões para definir o seu futuro"
@BadPlayerBRAАй бұрын
Esse episódio lembra muito o podcast do Naruhodo sobre o mesmo teste do Marshmallow! Anos atrás o Ken e o Altay chegaram as mesmas conclusões!
@ClaudiaGoisАй бұрын
Deve ser por isso que a maioria das apostas do BET vem de pessoas que ganham Bolsa Família, de quem menos tem. Por isso a necessidade de educação financeira nas escolas, pra ensinar o córtex a gerenciar melhor seus recursos. Governo que não investe em educação financeira, perpetua a pobreza.
@guilhermejalesАй бұрын
Mas a lição do vídeo não é bem essa. A questão é que quando se falta comida, segurança e saúde básica, é mais difícil para o cérebro absorver tudo que se pode ensinar dentro de uma sala de aula.
@kassiazoldyckАй бұрын
E o mesmo governo que deveria cuidar da população, foi o que regularizou inclusive.
@walasjoao5065Ай бұрын
Isso é um grande bobagem
@luizfelipelourenco6790Ай бұрын
Parabéns Átila, se retratou e mostrou como ciências biológicas e exatas estão aliadas no processo de entendimento do nosso mundo. Estamos doentes pela nossa política vendida ao capital, trabalhamos muito, sem retorno, sem perspectiva, isso adoece.
@_Luisouza_Ай бұрын
E tem mais uma, cada família tem suas particularidades, pode existir uma família que tem doces a vontade para a criança, e outra completamente diferente que modula até demais o consumo de doces dela. Obviamente o garoto que come doce só uma vez por semana não vai conseguir segurar a vontade tão bem como a criança que nem libera tanta dopamina ao ver um marshmallow ou até um bolo de chocolate, mesmo sendo o seu favorito.
@carolinemodenademedeiros5548Ай бұрын
Átila, sempre te achei um profissional incrível, mas tem sido sensacional acompanhar tua evolução se apropriando (no melhor dos sentidos) de conhecimentos de outras áreas também!
@JullianaBomfimАй бұрын
Obrigada por existir, Átila! Necessário e brilhante como sempre! 💚
@natyhisf380Ай бұрын
A minha rua não tem C.E.P, o que explica eu nunca saber onde estou 🥲 Brincadeiras a parte, são cientistas como você que fazem pesquisas com conclusões "túnel fechado" e consideram outros fatores. Muito obrigada pelo ótimo conteúdo de sempre!
@digofelipeАй бұрын
Vídeos muito necessário pros partidários da meritocracia.
@tourtorialАй бұрын
Atila é um Tesouro Nacional, que vídeo fantástico!
@devdofuturoАй бұрын
@@tourtorial imagina o dia que este país tiver um presidente(a) com está capacidade intelectual
@GustavoSiquaraАй бұрын
Estabilidade ambiental è algo fundamental para esse teste. Em lugares instáveis è bastante útil inclusive que que a criança tem pouco auto controle pois ela não sabe o que vai acontecer no futuro! Então variáveis ambientais são fundamentais para entender esse auto controle
@pedroivobittencourt9056Ай бұрын
O Atila tá no caminho de virar um camarada já. Só falta conhecer as organizações brasileiras. Se ele pegar pra conhecer a UP, a Soberana, o PCBR... Ele se torna um
@camilasilva6674Ай бұрын
Como sempre, um vídeo sensacional 👏👏👏👏👏👏 quem dera se os coachs entendessem 😊
@sidneypppАй бұрын
Vc já viu o estudo do Leonardo Monastério, pesquisador o IBGE, sobre como a origem do país do seu sobrenome pode influenciar seu salário?
@5driedgramsАй бұрын
O novo livro do Sapolsky é fundamental. Alguma editora tem que traduzir para o português.
@sidneicaetano7031Ай бұрын
☀️ Parabéns, cada dia melhor!!
@mariaverissimo3273Ай бұрын
Você é essencial como comunicador ❤
@cidadaovitorienseАй бұрын
Que coincidência maravilhosa: a Reflexão Matinal do professor Clóvis de Barros de hoje foi sobre isso também ❤
@ericmartins8361Ай бұрын
Átila, como sempre, nunca deixa a desejar. Show de bola👏🏻👏🏻👏🏻
@bolognhaАй бұрын
acho engraçado a trupe do senso comum tentando argumentar, com base em achismos, contra método científico
@ip.edro.channelАй бұрын
Obrigado por existir, Atila! ❤
@ojorgewillianАй бұрын
O triste é ver as pessoas comprando esses discursos simples que, nada mais são, do que cortinas de fumaça para esconder o que realmente define o futuro de alguém: as desigualdades e oportunidades.
@gothicspiritАй бұрын
Não é necessário um estudo para perceber que o lugar que você nasce e as pessoas com quem você cresce serão determinantes para o tipo de vida e futuro que você terá.
@amanteigaАй бұрын
É muito mais sobre estar no lugar certo do que ser a pessoa certa.
@GrazielaFerranteAlvesColtroАй бұрын
Claro... mas eu tentei furar a bolha e consegui
@mamaco_Ай бұрын
@@GrazielaFerranteAlvesColtro Seria legal se qualquer um, ou pelo menos a maioria, que tentasse também conseguisse
@GrazielaFerranteAlvesColtroАй бұрын
@@mamaco_ na verdade a gente tem que tentar... não tem muita opção se desistir pode ser pior. Mas é bom a gente ter consciência que se der errado a culpa não é só nossa.
@DesordenadosOFCАй бұрын
Compreender que 100% do resultado da sua vida não é sua é muito importante. De qualquer maneira, isto não pode ser muleta pra qualquer coisa. O mundo é assim, vamos tentar mudar? Claro. Mas o mundo é assim.
@morpheus9522Ай бұрын
Um conceito bem nietzschiano inclusive.
@MozarteenАй бұрын
Muito obg pelo seu trampo, Atila
@douglasemsantosАй бұрын
Que vídeo incrível! Faz repensar muita coisa na vida. Obrigado, Atila!
@mariociencia12Ай бұрын
Na Marvel tem vários heróis, como o INCRÍVEL Hulk, o ESPETACULAR Homem-Aranha e o Quarteto FANTÁSTICO. No entanto, o herói mesmo é quem fez o presente vídeo. Afinal, o vídeo está INCRÍVEL, ESPETACULAR e FANTÁSTICO!
@zulma2040Ай бұрын
Boa noite Atila e seguidores do canal.
@cristinaarmend2737Ай бұрын
Boa noite ❤
@AdrianaMaria-lt1epАй бұрын
Perfeito! Obrigada Átila! Essa revisão do teste do marshmallow foi abordada no livro Potencial Oculto de Adam Grant. E o fato do córtex pré-frontal dos adolescentes ainda não estar plenamente desenvolvido no livro A Geração Ansiosa de Jonathan Haidt.
@iiigormunizАй бұрын
Talvez se o pesquisador mudasse o teste para algo como “existe a possibilidade de eu trazer outro doce para aqueles que não comerem o doce que eu entreguei” e aleatoriamente ele iria trazer o doce ou não. Isso colocaria em jogo o fator de sorte que existe nas escolhas Editando aqui: seria ainda melhor se ele trouxesse aleatoriamente um doce a mais para alguns alunos aleatórios que não comeram o anterior
@emmanuelerodriguesАй бұрын
Excelente, como sempre. Obrigada, Átila! ❤
@penseedanceАй бұрын
Átila sempre nos atualiza com o conhecimento de ponta, neste caso específico do Robert Sapolsky em Determined. O fato do livro não ter edição em português diz muito sobre o Brasil e os brasileiros na atualidade.
@lucas-pradoАй бұрын
Não diz absolutamente nada sobre o Brasil. Não caia nesse discurso simplório.
@celsomartinezrodrigues2042Ай бұрын
Muito interessante como o Atila mostra que esses testes que ficaram populares entre psicólogos comportamentalistas, geralmente americanos, explicam mais da mentalidade reacionária desses"cientistas" que querem provar algo que justifica sua visão de mundo, do que o comportamento humano. É a Ciência sendo usada ideologicamente mais uma vez.
@cesarivandelima9885Ай бұрын
Sempre foi , toda a ciência é assim, o que não dá pra controlar são os resultados
@gabrieldearaujo7145Ай бұрын
Atila sempre muito nescessário.
@fenafisicaАй бұрын
Tenho uma impressão crescente de que o Átila está se tornando um camarada. A ciência, o podcast não ficção, as conversas sobre sociedade, levam a um caminho inevitável, e sem volta, da conclusão de que não há solução para nossos problemas dentro do capitalismo. Seguimos!
@miguelgoes918Ай бұрын
Que bom que alguém resolveu explicitar essa impressão, assim não fico achando que o problema é comigo, hahaha.
@matheusdoc1880Ай бұрын
Esperando ele fazer feat com Jones Manoel, Rita, João Carvalho ❤
@willamerocha1846Ай бұрын
Também já observei essa nuance tendenciosa dele
@kateFGMPАй бұрын
Eu não iria comer o marshmallow mas nao sei se era por adiar a recompensa e sim pelo respeito a autoridade. Sempre fui a criança boazinha, estudiosa, mas isso me levou ao burnout precoce.
@GREGHEFFLEY2005Ай бұрын
O que seria esse burnout? O único burnout que conheço é um jogo de corrida.
@excelente81Ай бұрын
@@GREGHEFFLEY2005 Uma condição de estafa mental. Pode acontecer quando os níveis de estresse mental são tão frequentes e intensos que seu cérebro simplesmente entra em modo de "stand by" e passa a não fazer nada que não seja absolutamente necessário. Tem gente que não consegue responder qual o seu próprio nome, quando muito crônico. Você fica temporariamente incapaz de exercer tarefas que você costuma fazer rotineiramente simplesmente porque seu cérebro tá esgotado e precisa de descanso.
@capivaraGamer1234-q1mАй бұрын
ótimo vídeo camarada átila
@Xandy.n13Ай бұрын
"só basta querer" "se você não conseguiu é porque você não tentou ou quis o suficiente" 🥲
@CarlaThais-hh9hgАй бұрын
Quanta informação num vídeo tão curto 😮 excelente
@SocialAmericaGamesАй бұрын
a sua evolução domo divulgador é inegável, aprendi muito durante a pandemia foi fundamental. Obrigado.
@victor_amorimАй бұрын
Concordo com todos os pontos do vídeo, mas é obrigação "reagir" e buscar uma "melhora de cep" do que apenas aceitar e entregar ao destino.
@devdofuturoАй бұрын
@@victor_amorim Sim, mas meio que a maioria das pessoas passam por um processo de lavagem cerebral. Elas não conseguem sair da “bolha” porque não tem nem capacidade para imaginar que existe outra realidade fora da “bolha”. Tipo Matrix.
@PriscilaBr3Ай бұрын
O vídeo não é sobre conformismo e sim como entender as dificuldades. Quem teve mais dificuldades teve que fazer ainda mais esforço, tá ligado? Infelizmente não nascemos iguais... Alguns vão precisar ralar mais
@qwertt1461Ай бұрын
Legal ninguém disse isso
@eai_pequiАй бұрын
camarada Átila
@markolgomes8478Ай бұрын
Átila, eu sou mt seu fã obrigado por todo conhecimento que você já me deu
@franciscocarlos4343Ай бұрын
Eu te amo Atila, apenas saiba disso
@ArturVarejaoАй бұрын
Cep e cor da pele tem muito mais influencia sobre o dearino socioeconomic o que o esforco.
@euvitorpaduaАй бұрын
Esse vídeo plantou um triplex na minha cabeça, explica tanta coisa...
@umbitcoinАй бұрын
venha a mim
@euvitorpaduaАй бұрын
@@umbitcoin ?
@duvidasanada4215Ай бұрын
Parabéns Átila..... desse jeito você me deixa um professor mais acolhedor ainda....kkkkkk. obrigado
@eduardogoncalves2487Ай бұрын
Conteúdo maravilhoso Átila, parabéns pelo trabalho, inclusive seu vídeo sobre meritocracia sempre repasso pra uma turma aew perdida em empreendedorismo liberal kkkkkk
@valdenirsilva3368Ай бұрын
Maravilhoso este vídeo, recomendo a pais e professores.
@priscila.bastosАй бұрын
Vídeo extremamente necessário! Obrigada❤
@arthurmarcelino3995Ай бұрын
Átila fazendo remakes, mto bom hehe excelente trabalho como sempre, Átila! Por favor, chama o João Carvalho pro não ficção!
@rodrigomaisummembroАй бұрын
Átila, muito bom ter vc com a gente!
@kassiazoldyckАй бұрын
Para Átila, tá doendo ouvir as verdades! Falou de meritocracia, depois falou quem é feio não se dá bem na vida! NÃO AGUENTO MAIS
@GrazielaFerranteAlvesColtroАй бұрын
Ainda bem que discordo pois sou bonita kkkkkkk
@vanessascarinАй бұрын
Show de bola querido Atila
@PetersonRBOАй бұрын
Às vezes acho que faltam mais comunicadores de ciências assim, que mostrem de forma clara, simples e cativante coisas importantes pra entendermos o mundo ao nosso redor e como nos comportamos em relação a ele. Mais pessoas com acesso a conhecimento assim significa menos pessoas sendo enganadas por toda sorte de religioso, coach, influencer e o que mais aparecer.
@CANALGENTEIAАй бұрын
Incrível reflexão sobre o teste do marshmallow! Ele realmente faz a gente pensar em como nossas escolhas podem ser influenciadas por fatores externos. O que você acha que podemos fazer para aumentar oportunidades para crianças menos privilegiadas?
@alexandrehenrique2572Ай бұрын
Educação pública de qualidade. Onde você pode retirar um pouco a aleatoriedade do fator externo chamado renda dos pais onde nasceu o indivíduo. Garantido algo gratuito e de qualidade para a população, vc nivela mais as coisas na fase inicial da vida dessas pessoas.
@isfetshenАй бұрын
um entrevistado recentemente por ele (Marcelo Medeiros), respondeu essa pergunta com alguns exemplos, o podcast é muito bom, tá na playlist do canal dele, "Não Ficção", é o primeiro vídeo, chamado "Como os Ricos Ficam tão Ricos" recomendo muito assistir, é um podcast que fala muito sobre os múltiplos fatores que geram desigualdade aqui no Brasil.
@joiceoliveira4699Ай бұрын
Eu nunca entendi o teste do marshmallow pq sempre detestei marshmallow. Eu passaria nesse teste fácil. Agora inventa um teste do chocolate pra ver...kkkkk
@as2100-brАй бұрын
Sim, o sucesso de uma pessoa depende do desenvolvimento desde a infância pelo contexto que ela nasceu e tá inserida.
@fabioazevedo3890Ай бұрын
Ótimo assunto. Escuto muito sobre este teste nos cursos de empeendedorismo.
@CatiaMari-ot4tcАй бұрын
Ótima reflexão, Atila! Lembro do seu outro vídeo sobre meritocracia. Conversa séria pra despertar a galera. Valeu! ❤
@rafaelhenriqueoliveira5271Ай бұрын
Camarada Atila, dê a ordem!
@meninabrisaАй бұрын
Incrível. Muito obrigada por isso, Átila
@renatogomes8251Ай бұрын
Os coach picareta pira!!!
@mirtesmuller9787Ай бұрын
Grande Ítalo
@upslonАй бұрын
excelente análise pra desbancar os boca de sacola!
@le_damascenoАй бұрын
Excelente explicação! Adorei o vídeo 👏👏👏👏
@vmvm949Ай бұрын
ja dizia lana del rey "but before we go out, whats your adress?" kkkkkkkkkkkkkkkkk
@janioalves8942Ай бұрын
Átila, ouça "Pedro pedreiro " o autor foi ganhador do prêmio Camões . ..
@Nathanwaw-bk7sr29 күн бұрын
Admito que tava me dando ódio no começo video com esse papo de coach mas dps tudo fez sentido.
@marissonsasАй бұрын
Bastante esclarecedor, especialmente quanto aos vieses do teste do marshmallow. Eu gostaria de ver uma análise, baseada em estudos científicos, da relação causal entre CEP de nascimento e sucesso.
@hortadinamicaАй бұрын
A criança não saberia dizer se quem promete o segundo marshmellow vai retornar, mas saberia, com certeza, que o primeiro já está quase garantido. Por desconhecer mais adequadamente os mecanismos sociais e também pelo fato de que não confia totalmente na sociedade que a oprime, a criança que não sabe esperar, prefere garantir alguma coisa do que correr o risco de perder o que já está em mãos.
@arozendojrАй бұрын
Tiro por min, exagerava na comida, fui tentando melhorar a vida, mesmos strees, continuava na mesma, hoje coloquei whey na janta, por muitas vezes já jantei whey, não precisei xomer tanto, whey com leite e pipoca já é uma opção de janta, pode ser que faltava proteina na minha alimentação que me dava tanta fome, imagino que essas crianças também, dormindo bem, comendo bem, aposto que muito mais criança poderia ter seu auto controle maior
@thafurbettaАй бұрын
Não existe justiça sem ciência❤
@brunnoinacio290Ай бұрын
Você está com uma cara ótima meu amigo! Bom te ver assim com um bom semblante 👍😄
@CV-zu7sfАй бұрын
Maravilhoso!!
@melissapink7367Ай бұрын
Eu amo o Atila ❤
@marcosmourao595Ай бұрын
É por essa razão que um direito precisa ser universal. Para não se tornar um privilégio.