O DNA original do Brasil | Nerdologia

  Рет қаралды 356,306

Nerdologia

Nerdologia

Күн бұрын

GENERA
bit.ly/3GJcxAY
O que conseguimos descobrir sobre como viviam os indígenas antes da chegada de Cabral pela análise de DNA?
APRESENTAÇÃO E ROTEIRO:
Reinaldo José Lopes - / reinaldojlopes
/ reinaldojoselopes
LIVROS
1499 : O Brasil antes de Cabral - bit.ly/35cPFw9
1499 : O Brasil antes de Cabral - amzn.to/3fVwuJn
EDIÇÃO E ARTE:
Estúdio 42 - www.estudio42.com.br
FONTES E SAIBA MAIS
pastebin.com/7JJDdR9X
MATERIAL USADO
pastebin.com/UQ5EFmgw
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS:
Facebook www. CanalNerdologia
G+: bit.ly/1hNOvpD
Twitter: / nerdologia
Instagram: / nerdologia

Пікірлер: 1 500
@nerdologia
@nerdologia 2 жыл бұрын
Olá pessoal! Para próximos vídeos, deixem aqui nos comentários dúvidas ou sugestões relacionadas ao tema de hoje. Até breve 👋
@Zuaquim1
@Zuaquim1 2 жыл бұрын
Por que a Genera não permite fazer testes anônimos, usando um código aleatório de identificação? Não é estranho obrigarem as pessoas a fazerem um cadastro com dados pessoais que vão ficar associados ao DNA? Fala sobre as vulnerabilidade disso (inclusive risco de vazamento de dados).
@binholouco13
@binholouco13 2 жыл бұрын
Sambaquis
@alfawolf7125
@alfawolf7125 Жыл бұрын
Nada de nerd em tu! tu es lerdo
@Bscardua1992
@Bscardua1992 5 ай бұрын
Daria para afirmar que as invasões europeias na América causaram o maior genocídio da história? Seria um programa comovente e interessante falar sobre os maiores genocídios registrados ou estimados
@vwg3.
@vwg3. 2 ай бұрын
Dica para vídeo: O Fóssil da "Luzia" tinha traços africanos. Neste ano o a notícia do barco com corpos de Africanos que chegaram no Pará foi trazido somente pelas correntes maritimas . E se a milhares de anos atrás alguns povos que dominava o uso de barcos para pescar, foi arrastado por acaso para o continente africano. E por uma sorte chegaram vivos. Hipóteses. Eram pescadores e sobreviveram com comendo peixe. Ou foram arrastados por uma onda de tsuname que varreu o planeta todo. Será que é muita apuração minha?
@gabrielsuldine2947
@gabrielsuldine2947 2 жыл бұрын
Sou nascido e criado no interior de Rondônia e lhe digo, no meu estado há vários vestígios de civilizações antigas em vários lugares e muita pouca gente conhece e tem muito mais vestígios desconhecido para serem descobertos.
@gabrielsuldine2947
@gabrielsuldine2947 2 жыл бұрын
Nossas civilizações antigas eram mais inteligentes e ricas do que muiiitas civilizações antigas que conhecemos hoje e "pagamos pau". Muito conhecimento perdido e minério. E esse é o grande interesse de países Europeus em "proteger" nossa Amazônia, sabem que há muita riqueza perdida e querem para os mesmos, como sempre fizeram, sanguessugas. Vamos em busca de nossa história, e nao ficarmos vivendo histórinhas que europeus contam para a gente desde 1500.
@jorgeluiz3585
@jorgeluiz3585 2 жыл бұрын
Quais são esses vestigios?
@gabrielsuldine2947
@gabrielsuldine2947 2 жыл бұрын
O brasileiro vive sendo marionete e roubado todo santo dia. Senao é por outros países, somos roubados pelos nossos próprios "patriotas" políticos. Vamos dar mais valor a nossas terras, histórias e valores. Só assim sairemos de 3°mundo/emergentes para uma poderosa nação riquíssima
@gabrielsuldine2947
@gabrielsuldine2947 2 жыл бұрын
@@jorgeluiz3585 "pequenas" construções de pedra (tem local que há conjuntos de pedras que tem centenas de metros de expansão), artesanatos/cerâmicas, trilhas, os próprios círculos ditos no acre tbm temos, já encontraram ouro mas dps do nada o mesmo ouro sumiu
@eduardoanimebr6889
@eduardoanimebr6889 2 жыл бұрын
Mó curiosidade sobre esses vestígios de civilização
@augustobarbosab.773
@augustobarbosab.773 2 жыл бұрын
Algo que também me impressiona é a enorme diversidade linguística da América, onde existem diversos grupos linguísticos diferentes não relacionados, ao contrário da Europa e da África, onde os troncos Indo-Europeu e Nigero-congolês, respectivamente, são dominantes.
@nicolasreinaldet732
@nicolasreinaldet732 2 жыл бұрын
Uma coisa que pode ajudar era a falta de animais de carga, ao se estudar a forma como os índios guerreavam se nota que campanhas distantes eram quase impossíveis pela falta dos animais de carga ( a exceção dos Incas que tinham uma logística federal para compensar isso ). Alexandre podia conduzir guerras da Grécia até a Índia levando suprimentos por tropas de cavalos e camelos, se um líder Tupi quisesse fazer o mesmo teria que se restringir a ficar perto dos rios ou fazer seus homens carregarem comida para muitos dias.
@MrXHello_WrlD
@MrXHello_WrlD 2 жыл бұрын
Então, os troncos linguísticos africanos, em verdade, variam muito também. So que os mais comuns de aparecerem são da africa subsaariana ocidental. Tendo em vista que o sul do continente tem diversos idiomas e dialetos dentro dos idiomas, pegue por exemplo Moçambique onde cada etnia tem sua própria variação linguística. Ou algum outro país do oriente africano. Diferentemente da Europa que deriva massivamente do Latim.
@augustobarbosab.773
@augustobarbosab.773 2 жыл бұрын
@@MrXHello_WrlD Na verdade não. A maioria das línguas europeias vem da língua proto Indo-Europeia, não do latim (que também vem do proto indo-europeu), e a maioria das línguas africanas vem do proto Nigero-congolês. Além disso, eu me referi a troncos linguísticos e não a línguas de forma individual. Pesquise "niger-congo languages map" e você vai ver com clareza. Na América isso não acontece. Não existe um tronco dominante com uma língua que deu origem à maioria das demais. Do contrário, existem múltiplas línguas sem nenhuma relação.
@betosm3
@betosm3 2 жыл бұрын
É a mesma coisa daqui, tem os grandes grupos dominates mas centenas de línguas menores e isoladas.
@deniseleal785
@deniseleal785 2 жыл бұрын
@@nicolasreinaldet732 E tb os indígenas daqui não conheciam a roda.
@cassianoneto1553
@cassianoneto1553 2 жыл бұрын
Não tem segredo, o que falta pro Brasil não é história, é investimento e divulgação desse material de maneira interessante às pessoas. Como você fez doutorado em Tolkien, sabe melhor que eu as referências e inspirações nórdicas e celtas na obra dele, que foram tão divulgadas que ampliaram muito o interesse do grande público por esses assuntos ao ponto que os brasileiros aqui do Jovem Nerd jogaram um RPG temático de fantasia derivada dos nórdicos e Inglaterra medieval. Se houvesse interesse em divulgar nossa “antiguidade” e investir pra descobrir mais informações do nosso passado, não íamos ficar devendo nada em material pra estudar. Até o México e Peru valorizam mais seus passados indígenas como formadores de suas identidades nacionais.
@joaodarc3688
@joaodarc3688 2 жыл бұрын
Tbm sinto falta de um conteúdo com nossas histórias, nossas mitologias. Adoraria jogar um "God of War" e o deus dos raios sendo Tupã (apenas um exemplo bobo, mas que despertaria o interesse das pessoas). Uma crítica que faço é que vez ou outra a turma da "apropriação cultural" tbm aparece pra reclamar quando tentam fazer isso por aqui. Lembro de um cenário de RPG que já nasceu cancelado, só pq colocaram o Saci como uma entidade a ser temida. "Ain isso é desrespeito, visão eurocêntrica, blá blá blá" e aí o negócio não foi pra frente. Enquanto isso, por exemplo, a Kyuubi no Japão é retratada como um monstro em uma porrada de obras, e em uma delas virou "apenas" um dos animes mais assistidos do mundo...
@saintpinewood562
@saintpinewood562 2 жыл бұрын
Acontece que o Brasil como nação não tem conexão com o que existia nessas terras no período pré-cabralino. Tudo antes de 1500 não era Brasil, dos indígenas só restaram vestígios e aos brasileiros de hoje a ideia de tentar "carregar" qualquer legado deles é pura ideologia fantasiosa e burra, sem nenhum sentido verdadeiro. As pessoas tentam buscar história nos indígenas justamente porque o povo brasileiro é burro e não sabe da sua história e por isso as massas só fazem o errado. O povo brasileiro não é descendente de indígenas como os do Peru e Mexico são. O Brasil e sua história nasce com as caravelas e tudo oriundo dos povos indígenas foi substituído pelo lusitano nessas Terras de Santa Cruz. Hoje podemos achar alguma coisa daqueles que vieram antes, os Tupis e os outros, mas é tudo resíduo embaixo das fundações do Brasil. O nome Brasil é português. A base da nossa história é portuguesa e todo brasileiro que tem consciência de seu próprio povo percebe isso.
2 жыл бұрын
@@saintpinewood562 "O povo brasileiro não é descendente de indígenas": ERRADO. 10% do DNA dos brasileiros é indígena, em média. Se olhar a linhagem materna pode chegar a 20%. Você toma banho todo dia, come pipoca, mandioca e milho. "Tudo português" uma ova, bonitão.
@SladeWilson003
@SladeWilson003 2 жыл бұрын
@@saintpinewood562 Precisamente Correto!
@SladeWilson003
@SladeWilson003 2 жыл бұрын
@ Em questões genéticas sim, a predominância Indígena pode até ser. Entretanto, a nossa cultura foi substituída pela Portuguesa, apenas repare a língua em que nos comunicamos hoje, tente a comparar em contrapartida... Resquícios Indígenas são os meros detalhes. Outra, logo mais (não muito distante) o DNA indígena, também irá desaparecer do sangue Brasileiro. Então sim, é correto afirmar de que somos mais Portugueses do que Indígenas, ainda mais no cenário atual.
@joaoricardolima9544
@joaoricardolima9544 2 жыл бұрын
Bacana ver esse tema por aqui. Pra muitos a nossa história começa apenas em 1500 com a chegada de Cabral. A história do Brasil começa bem antes e é muito rica. Parabéns Reinaldo.
@joaoricardolima9544
@joaoricardolima9544 2 жыл бұрын
@@mofem- Antes dos portugueses chegarem, (antes de Portugal existir aliás) a região que hoje é o Brasil já era bem povoada há milhares de anos.
@pabloaugusto2880
@pabloaugusto2880 2 жыл бұрын
@@mofem- Não,pq começaria só apartir deles?
@cassianoneto1553
@cassianoneto1553 2 жыл бұрын
@@mofem- Os tugas vinham, tinham filhos com os indígenas, e esses mestiços são nossos antepassados. Não faz sentido fingir que somos Portugal na América quando a influência indígena e africana nos distingue fundamentalmente do povo da terrinha.
@cassianoneto1553
@cassianoneto1553 2 жыл бұрын
Tem até lei que obrigaria o ensino da história pré-cabralina e africana na formação do Brasil ao invés da exclusividade europeia, mas tem mais de uma década e não saiu muita coisa disso.
@joaoricardolima9544
@joaoricardolima9544 2 жыл бұрын
@@cassianoneto1553 Realmente. É verdade que nossa matriz europeia é importante. Mas é claro que os portugueses não teriam feito quase nada no Brasil sem a mão de obra africana e não conquistariam o litoral, o Centro-Sul ou a Amazônia sem o conhecimento que os índios tinham da terra. E claro nós herdamos deles aspectos culturais e genéticos.
@davipessoa7840
@davipessoa7840 2 жыл бұрын
Eu estou lendo o 1499 e estou adorando!! A escrita parece que o Reinaldo tá conversando na rua ou no boteco com a gente. Muito bom!
@TheSamukaCan
@TheSamukaCan 2 жыл бұрын
Bom saber, vou procurar agora
2 жыл бұрын
Brigado pela leitura, Davi! Curiosamente tem gente que me critica justamente por esse tom de conversa hehehe
@adryansheldon
@adryansheldon 2 жыл бұрын
Poderiam fazer um Nerdologia História sobre a Confederação dos Kariris, também chamada por "Guerra dos Bárbaros", conflitos de resistência dos povos indígenas que viviam mais adentro do país durante a colonização, principalmente no interior do nordeste brasileiro.
@bakunindometal5818
@bakunindometal5818 2 жыл бұрын
Up up up precisamos valorizar mais os povos originários
@Arialecrim
@Arialecrim 2 жыл бұрын
Up up up 💖
@arie3977
@arie3977 2 жыл бұрын
Minha nossa, nossa, nossa, sim! Seria incrível um Nerdologia sobre os Kariris
@vanessaazevedo9708
@vanessaazevedo9708 2 жыл бұрын
Tem um lugar no Ceará chamado Cariri né? Fiquei curiosa pela história
@adryansheldon
@adryansheldon 2 жыл бұрын
@@vanessaazevedo9708 sim. A região do Cariri é o sertão verde da Chapada do Araripe, na divisa entre Ceará, Pernambuco e Paraíba. Kariri/Cariri também era a principal família linguística de diversos povos indígenas do sertão do Nordeste.
@nicksmith8293
@nicksmith8293 2 жыл бұрын
Li seu livro ontem Reinaldo!!!! Curto, fácil de entender e muito bem humorado. Uma introdução perfeita pra quem é completamente leigo e uma ferramenta maneiríssima de divulgação científica sobre um tema que muita gente ainda não conhece! Uma pergunta: é possível que exista um resquício da história dos construtores de monumentos e das migrações nas histórias orais dos índios de hoje? E se sim, seria o bastante pra complementar a arqueologia e chegar mais perto de uma história mais detalhada dessa gente? Continua com seu trabalho pq tá fantástico =)
@vinnycordeiro
@vinnycordeiro 2 жыл бұрын
É Reinaldo. 😅
2 жыл бұрын
Oi, Nick, excelente pergunta! No Xingu existe um pouco disso sim, os indígenas atuais têm ajudado arqueólogos a identificar estruturas de sítios antigos, por exemplo.
@Santiago88S2
@Santiago88S2 2 жыл бұрын
Recentemente descobri que tenho uma parte considerável de DNA indígena e dos povos da América central e mexicana no meu DNA, foi uma descoberta surpreendente.
@Zerobf109
@Zerobf109 2 жыл бұрын
recentemente eu descobri que alguns ancestrais eram de portugal mas a minha trisavó se casou com um italiano negro que era escravo(provavelmente africano) e vieram para o brasil se refugiar na parte de mãe na parte de pai tem alguma descedencia espanhola por causa do meu segundo sobrenome(lopes) e muito provelmente esses meu ancestrais por parte de pai tbm eram escravos africano tanto que uma parte da minha familia ainda vive na bahia
@dekanpsk9481
@dekanpsk9481 2 жыл бұрын
Legal!!! Qual a porcentagem DNA indígena apare em seu DNA?
@allanneogreywolf3595
@allanneogreywolf3595 2 жыл бұрын
Eu fiz esse teste de DNA em 2019, e descobrir que não tenho quase nada indígena da qui da América
@dekanpsk9481
@dekanpsk9481 2 жыл бұрын
@@allanneogreywolf3595 eu tenho 32%, fiz mês passado!
@allanneogreywolf3595
@allanneogreywolf3595 2 жыл бұрын
@@dekanpsk9481 32% de que, de indígena!?
@fabianacalazans274
@fabianacalazans274 2 жыл бұрын
Pena que nos currículos escolares não entra nosso território pré "descoberta do Brasil" É mais fácil achar sobre os Vikings, Celtas, do que sobre a população indígena....😢
@umfuturocanaldeconteudoskk5529
@umfuturocanaldeconteudoskk5529 2 жыл бұрын
Qual é o nome do seu corte de cabelo?
@endovelicus74
@endovelicus74 Жыл бұрын
É porque os descendentes desses tem mais auto-estima, faltamos nós a tê-la.
@endovelicus74
@endovelicus74 Жыл бұрын
E também do Brasileiro valorizar o que é seu e lutar pra aumentar a qualidade das coisas locais e nacionais!
@user-yb6rb8iz5k
@user-yb6rb8iz5k 6 ай бұрын
Celtas e vikings?Que escola citou isso?
@danielg.1698
@danielg.1698 5 ай бұрын
Que escola é essa que tu estudou? Na minha eu estudei sobre índios. Ah, esqueci, esse comentário era só pra lacrar e aparecer.
@alexandrebatista6093
@alexandrebatista6093 2 жыл бұрын
Como Brasileiro me orgulho muito de ter um pedaço do DNA, Dessas famílias indígenas tão incríveis que existem no brasil.
@endovelicus74
@endovelicus74 Жыл бұрын
Só um teste p saber, tem gente do Sudeste e da Bahia que nao tem
@arlethteran
@arlethteran 10 ай бұрын
​@@endovelicus74pois é, fiz o teste de ancestralidade e ñ tenho. Meus pais nasceram no Nordeste e eu no sudeste, a única que constou foi ancestralidade dos indígenas da América Central e do Norte.
@RoyalWorldMusicHall
@RoyalWorldMusicHall 6 ай бұрын
@@arlethteran faça mais vezes depois de alguns anos. Esses testes no Brasil são relativamente novos, e ainda está saindo muita pesquisa da equipe da professora Tábita que talvez não tenham sido incorporadas nestes testes comerciais ainda.
@joao_lj00
@joao_lj00 4 ай бұрын
​@@endovelicus74No interior da Bahia tem muitos, Bahia é o estado com mais reservas indígenas, atrás apenas do Amazonas.
@davidlinykerfigueredodeoli744
@davidlinykerfigueredodeoli744 4 ай бұрын
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
2 жыл бұрын
Muito interessante. Tenho muito orgulho de carregar parte do DNA dos meus antepassados originários das américas.
@endovelicus74
@endovelicus74 Жыл бұрын
Você é do norte ou do interior do Brasil?
@gil4297
@gil4297 2 жыл бұрын
Tudo isso é fascinante e encantador. Força aos pesquisadores brasileiros!
@marcusviniciuswenzel9445
@marcusviniciuswenzel9445 2 жыл бұрын
Vcs poderiam falar sobre o grande salto para frente/revolução cultural e seus impactos na China moderna
@cesaraugustodecarvalho9645
@cesaraugustodecarvalho9645 2 жыл бұрын
Up
@arthursouza4502
@arthursouza4502 2 жыл бұрын
Up
@nicollysilva4259
@nicollysilva4259 2 жыл бұрын
@@cesaraugustodecarvalho9645 up
@anacarolinalimatavares7928
@anacarolinalimatavares7928 2 жыл бұрын
Up
@draco8499
@draco8499 2 жыл бұрын
Up
@deborasiller2286
@deborasiller2286 2 жыл бұрын
Que temática INCRÍVEL! Preciso saber mais sobre isso pra ontem!!!
@lilianguedes7588
@lilianguedes7588 2 жыл бұрын
Reinaldo José é ótimo,adoro ele!
@flavianobibiano4873
@flavianobibiano4873 2 жыл бұрын
É impressionante, eu já li 1/4 do livro aí o nerdologia pública o vídeo, é muita coincidência.
@gustavolrcoelho
@gustavolrcoelho 2 жыл бұрын
Transmimento de pensação
@YuriRosas_
@YuriRosas_ 2 жыл бұрын
Na psicologia , a correlação ilusória é o fenômeno de perceber uma relação entre variáveis ​​(normalmente pessoas, eventos ou comportamentos), mesmo quando não existe tal relação. Uma falsa associação pode ser formada porque ocorrências raras ou novas são mais salientes e, portanto, tendem a chamar a atenção .
2 жыл бұрын
Brigado pela leitura!
@deniseleal785
@deniseleal785 2 жыл бұрын
@@YuriRosas_ Em metodologia científica, para qualquer tipo de estudo, chamamos esse tipo de ocorrência de "correlações espúrias". É um termo mais descritivo, sem designar a gênese do fenômeno (ilusão, por exemplo), porque pode ocorrer por outras causas, além da ilusão, como qualquer dos muitos tipos de viés já levantados pelos metodólogos em pesquisa científica. É legal saber que há um nome dentro da psicologia quando ele decorre de uma percepção ilusória, e, aí, nesse caso, também sob o ponto de vista do método, podemos dizer que a definição da psicologia é mais "genética" (isto é, inclui a indicação da gênese ao fenômeno observado), enquanto que a da área da ciência que estuda metodologia científica é mais "descritiva", sem discutir sua gênese: indica apenas o resultado.
@Sambangela
@Sambangela 2 жыл бұрын
Acho muito interessante conhecer o passado através do nosso mapeamento genético. Nos faz sentir parte de uma história muito longa. Adorei o tema e gostaria de mais vídeos com esse tema
@wevertonluiz1120
@wevertonluiz1120 2 жыл бұрын
Imagina a diversidade cultural ainda maior que poderíamos ter hoje
@mayrasales714
@mayrasales714 2 жыл бұрын
Dá uma tristeza imaginar o quanto de culturas e ensinamentos foi perdido dos antigos povos originários existentes aqui antes da invasão e colonização portuguesa. Vídeo maravilhoso!
@mayrasales714
@mayrasales714 2 жыл бұрын
😴💩
@brunobrunodaniel7803
@brunobrunodaniel7803 2 жыл бұрын
@@jakechan7375 kkkk vdd
@brunobrunodaniel7803
@brunobrunodaniel7803 2 жыл бұрын
so adavam nu esses canibais
@person2702
@person2702 2 жыл бұрын
Você nem estaria aqui se isso não tivesse acontecido
@joaoricardolima9544
@joaoricardolima9544 2 жыл бұрын
@@jakechan7375 não fosse o conhecimento dos indígenas sobre a terra, sobre alimentos nativos, (por exemplo a distinção da mandioca venenosa e a comestível) ervas medicinais, as trilhas já criadas pelos índios no interior, e as melhores rotas dos rios, importantes para exploração na Amazônia e centro oeste e suas riquezas como ouro, não haveria colonização dos portugueses.
@lisafulo
@lisafulo Жыл бұрын
Eu sonho com o dia em que vamos aprender mais sobre a nossa história nas escolas.
@juvenalsantana9687
@juvenalsantana9687 5 ай бұрын
Eu acho que não vamos, eu acredito que escondem nossa história de propósito . E nos contam uma história inventada, pra desviar da verdade.
@raccoon2505
@raccoon2505 2 жыл бұрын
Eu fiz um teste de DNA e como varios brasileiros, eu sou triracial/multiracial Europa + America + Africa. Meu DNA Ameríndeo é proximo de algumas tribos como Karitiana, Surui, Maya, Pima, Miwok, Tribos do Alaska... Dependendo dos oracles, eu diria que 25% do meu DNA é Ameríndeo. Eu sou predominantemente branco no meu fenotipo, mas tenho traços Ameríndeos e Africanos. Eu participo de vários forums sobre antropologia e genética e é interessante comparar os resultados dos Brasileiros e Hispanicos. Tirando é claro imigrantes recentes, a America Latina é Biracial/Triracial variando a porcentagem nas regiões.
@GiovannaAndreotti
@GiovannaAndreotti 2 жыл бұрын
Você fez o teste pelo Genera?
@raccoon2505
@raccoon2505 2 жыл бұрын
@@GiovannaAndreotti Eu fiz por uma empresa gringa (Myheritage). Mas tenho amigos que fizeram pelo Genera.
@eternodesconhecido130
@eternodesconhecido130 2 жыл бұрын
Isso é muito interessante. Haviam milhões de indígenas no Brasil, em que pese a morte por doença e combate de alguns milhares, a maioria não sumiu do nada. Cruzou com europeus ou africanos. É só sair na rua e olhar para as pessoas, a maioria dos brasileiros não é branca nem negra, a maioria é de pardos. Aqueles indígenas todos não desapareceram, mas cruzaram de forma que a maioria dos brasileiros hoje são descendentes daqueles, e os que ainda vivem em aldeias e não tiveram mistura com outras raças, seriam os indígenas "puros".
@andresburckas1549
@andresburckas1549 2 жыл бұрын
Sabe me dizer se eles tem acesso ao banco de dados dos indígenas brasileiros?
@allanneogreywolf3595
@allanneogreywolf3595 2 жыл бұрын
Você é um vira-lata isso sim kk
@deniseleal785
@deniseleal785 2 жыл бұрын
Galera, precisamos de mais pessoas se graduando e pós-graduando em Arqueologia! É um curso bem legal, e as pós-graduações, mais ainda! Inclusive, você consegue separar Ciência de Não-Ciência! Vamos nessa!
@joseniasribeiro5910
@joseniasribeiro5910 11 ай бұрын
E faz muita falta conteúdos de arqueologia no KZbin, vc pesquisa sobre isso e só aparece o Rodrigo Silva
@gabrielakeikohaga1398
@gabrielakeikohaga1398 2 жыл бұрын
Que vídeo excelente! É tão bom saber que existe pesquisa tão interdisciplinar para preservar a nossa história
@mtmirian
@mtmirian 2 жыл бұрын
Super interessante! Parte II, por favor!
@carlosv7801
@carlosv7801 2 жыл бұрын
Sugestões: -Genética da Africa -Stonehenge do Swahili -Reino de Kush -Reino de Mali
@dedecgola
@dedecgola 2 жыл бұрын
Em minha cidade, Carangola-MG, temos 2 sítios Arqueológicos: um cemitério Puri, um assentamento Tupinambás escavado e, um a se cavar (é, provavelmente, continuação de um dos escavados). No assentamento Tupinambás, o Maea-UFJF recolheu cerca de 23 mil artefatos de cerâmica, com datação de 1750 A.P, já no cemitério dos Puris (em uma gruta), foram encontrados esqueletos envoltos por pedras, como se fosse uma lápide mesmo, além de ferramentas de pedra talhadas. Pois bem, além dos Tupinambás e Puris, existem relatos de que no passado houveram aqui Coroados e Coropós, além dos Botocudos que rodeavam o Parna-Caparaó (que até a divisão da cidade para formar os distritos, alguns ainda residiam por lá. Inclusive, ajudaram a demarcar o parque em 1961), que na época ainda pertencia a Santa Luzia do Carangola, ates Arraial Novo. Por se tratar de uma área tida como "Zona Proibida" na época da exploração do Ouro, a região servia de uma barreira impenetrável, tendo como locomoção apenas o subafluente do Paraíba do Sul, Carangola como caminho, mas sem vida fácil. Logo, o desconhecimento sobre o que havia nessas matas virgens e o relatos temeroso dos que ousaram penetrar na Mata e se depararam com os "terríveis Arrepiados", fez com que todos esses povos pudessem fazer daqui um refúgio. O potencial científico da região é absurdamente grande, uma pena que pouco explorado e, sem ser de muito interesse da Prefeitura e população de "explorá-lo."
@arturo9144
@arturo9144 Жыл бұрын
Fale sobre os povos que viviam no Brasil antes da chegada dos tupis, que são os verdadeiros povos originários e, segundo a antropologia, foram expulsos do território pelos tupis. Por exemplo, o povo Umbu, que fez as pinturas ruprestes no Tocantins, se não me engano. Já viviam em territórios brasileiro há 10 mil anos.
@IgorWonka
@IgorWonka 2 жыл бұрын
Adoro quando os povos originais são o tema :)
@cearense526
@cearense526 2 жыл бұрын
Os povos originários vieram de Portugal
@IgorWonka
@IgorWonka 2 жыл бұрын
@@cearense526 Discordo
@karloseduardo7176
@karloseduardo7176 2 жыл бұрын
Indios?
@robertodossantos8409
@robertodossantos8409 2 жыл бұрын
@@cearense526 Oxi ???
@robertodossantos8409
@robertodossantos8409 2 жыл бұрын
@@karloseduardo7176 Nativos americanos
@jeanjacquesbarros
@jeanjacquesbarros 2 жыл бұрын
Adoro os vídeos feitos pelo Reinaldo! Parabéns pelo conteúdo!!
@RonniDrone
@RonniDrone 2 жыл бұрын
Amei. Parabéns Reinaldo. Simplesmente fantástico vídeo. Seria possível um nerdologia sobre as etnias indígenas do Ceará? Já usei o Genera, muito bom, recomendo. Eu tenho os antepassados do lado paterno registrado até 1602. O lado materno tenho ancestrais indígenas, mas pouco registros.
@d.c4484
@d.c4484 2 жыл бұрын
Esses teste mostra a tribo que você descende ? Tenho descendência indígena por parte de pai e mãe mas não tenho nenhuma ideia de qual tribo, sempre tive curiosidade
@robertoveloso2691
@robertoveloso2691 2 жыл бұрын
Seja bem vindo ao Nerdologia Reinaldo José! Adoro seu conteúdo sobre Tolkien!!!
@EMAbreuLucas
@EMAbreuLucas 2 жыл бұрын
Essa riqueza histórica e cultural dos povos que estavam nesse continente foi quase toda destruída. Triste isso. Ainda bem que temos pessoas com consciência pra buscar isso tudo junto com aqueles que até hoje lutam pra manter isso vivo.
@joaonellis
@joaonellis 2 жыл бұрын
Maaaaanooo. Que sensacional! E que tristeza em saber que tudo se foi e se vai cada vez mais rápido! 😔
@gabrielzinho3230
@gabrielzinho3230 2 жыл бұрын
Um excelente vídeo. Espero que tenhamos sua participação mais vezes para falar sobre essa transição do Brasil antes e depois do contato com os europeus. É muito triste que as doenças trazidas do leste do Atlântico tenham dizimado esses povos tão especiais.
@raquelvytorya3478
@raquelvytorya3478 2 жыл бұрын
Vídeo incrível, rápido, explicativo e direto
@Todes_
@Todes_ 2 жыл бұрын
O professor é muito bom. Descomplicou o assunto e foi bem direto. 👍
@laracarvalho2493
@laracarvalho2493 2 жыл бұрын
Muuuito interessante, já quero mais conteúdos sobre
@jonatanrocha9451
@jonatanrocha9451 2 жыл бұрын
Maravilhoso conhecer e saber mais da nossa história. ❤️ ❤️
@italinelezierforesto6944
@italinelezierforesto6944 2 жыл бұрын
Conhecimento extremamente necessário para a nossa identidade! Vídeo maravilhoso com gostinho de quero mais. Eu sabia que havia tido um genocídio, mas ver em números dói demais...
@MiguelScapin
@MiguelScapin 2 жыл бұрын
Olá, Reinaldo. Que bom vê-lo aqui também. Ótimo assunto. Parabéns pelo vídeo.
@LeandroSilva-pe3cq
@LeandroSilva-pe3cq 2 жыл бұрын
Obrigado pelo vídeo, quando melhor situação financeira quero fazer o exame pra entender e ajudar a entender a grandeza dos povos originários,
@LeonardoVidaldeAlbuquerque
@LeonardoVidaldeAlbuquerque 2 жыл бұрын
Que time incrível que o Nerdologia juntou!
@ben53933
@ben53933 2 жыл бұрын
Que video incrível ! Esse tipo de coisa deveria ser ensinado nas escolas
@gibsoneggerte
@gibsoneggerte 2 жыл бұрын
A ilustração de uma tribo indígena em 2:20 lembra a fazenda Boa Vista antes de virar a cidade de mesmo nome atualmente, capital de Roraima.
@henriqueoliveira5270
@henriqueoliveira5270 2 жыл бұрын
Esse livro é fantástico, mostra coisas que muitas pessoas desconhecem sobre os indígenas da América do sul
@pedrojosesoares3144
@pedrojosesoares3144 2 жыл бұрын
Cara, que vídeo maneiro!! O assunto é incrível e a forma como passar foi bem cativante!! Ótimas informações!! Parabéns
@rafaelito6239
@rafaelito6239 2 жыл бұрын
Muito interessante! sempre que converso com alguem de que havia uma população aproximada de 5M de habitantes na região do brasil antes do descobrimento, sem me questionam a respeito de provas sobre isso. agora ja gente ja tem.
@Edynylton
@Edynylton 2 жыл бұрын
Muito bom o vídeo ! SAUDADES da voz do Atila aqui no Nerdologia, porém tá massa esse novo formato !
@mateusoliveira9426
@mateusoliveira9426 2 жыл бұрын
O professor Eduardo Navarro da USP está oferecendo um curso gratuito de Tupi antigo aqui pelo KZbin... Creio que o idioma é a representação da alma de um povo, então, manter o Tupi vivo é manter o pensamento, o espírito Tupi entre nós.
@lonelyone.5030
@lonelyone.5030 2 жыл бұрын
Policarpo Quaresma já sabia disso
@GiovannaAndreotti
@GiovannaAndreotti 2 жыл бұрын
Obrigada por compartilhar essa informação :)
@cassianoneto1553
@cassianoneto1553 2 жыл бұрын
É o idioma brasileiro, se a gente não cuidar, ninguém mais cuida.
@cordeiro5725
@cordeiro5725 2 жыл бұрын
Sério? Vou já atrás!
@alinenunes2690
@alinenunes2690 2 жыл бұрын
Eu comecei a ler 1499 anos atrás, definitivamente quero terminar. Esse video era tudo que eu queria hoje 😍
@SopphhiPommes
@SopphhiPommes 2 жыл бұрын
Vídeo simplesmente fantástico! Que um dia possamos conhecer mais da nossa própria história
@thauthau
@thauthau 2 жыл бұрын
Que vídeo foda! O trabalho de vocês é incrível e eu sei que deve dar dinheiro, mas provavelmente menos dinheiro do que essas fakes que são apelativas, fáceis do público adotar e que não demandam pesquisa. Então eu parabenizo o canal também pode manter a ética e o compromisso por tanto tempo
@gabrielmartins596
@gabrielmartins596 2 жыл бұрын
Ate que vim um tema interessante, muito obrigado.
@euvitorpadua
@euvitorpadua 2 жыл бұрын
Que conteúdo rico! Ansioso pelas próximas descobertas!
@luanacampos4970
@luanacampos4970 2 жыл бұрын
Cara, precisamos de mais desse tipo de conteúdo no canal
@giovannihenrique8500
@giovannihenrique8500 2 жыл бұрын
Li o livro do Reinaldo e de fato é fantástico aprender mais sobre os primeiros habitantes do Brasil. Parabéns
2 жыл бұрын
Brigadão, Giovanni.
@giovannihenrique8500
@giovannihenrique8500 2 жыл бұрын
@ Obrigado você! Seu livro realmente é muito bom. Ele e o "Darwin sem frescura" deveriam estar na grade escolar do Brasil.
@victormatos6118
@victormatos6118 2 жыл бұрын
Top de mais, amo os vídeos
@fisicolucci
@fisicolucci 2 жыл бұрын
Que legal ver vc por aqui tbm Reinaldo! Show d+!
@jhonataferreiradeoliveira8846
@jhonataferreiradeoliveira8846 2 жыл бұрын
Há anos um baluarte para a educação das novas gerações. Parabéns pelo excelente trabalho!
@thalesonic
@thalesonic 2 жыл бұрын
Eu fiz o teste da Genera e fiquei muito surpreso ao ver o resultado de 13% nativo americano (mais do que africano, 11%, sendo que meu avô era negro). Olhando o resultado de DNA mitocondrial, aponta que a minha linhagem materna é nativo americana. Nunca passou pela minha cabeça qualquer relação com os indígenas e agora ao que tudo indica eu tive uma tataravó índia. Muito interessante mesmo.
@thalesonic
@thalesonic 2 жыл бұрын
A propósito, seu livro 1499 é meu livro de cabeceira, fantástico mesmo, mudou a maneira como eu vejo o Brasil e a America do Sul. Muito obrigado mesmo.
@antinoofromgreece6560
@antinoofromgreece6560 2 жыл бұрын
Se você é 11% negroide, então, seu vô não é negro, mas sim mulato. 50% caucasoide 50% negroide. Eu sou 15% indígena.
@thalesonic
@thalesonic 2 жыл бұрын
@@sneburz1214 não era mesmo. A avó dele era escrava. O pai dele era branco. Eu disse que fiquei surpreso porque esperava o resultado da África por saber da história do meu avô, mas nunca de indígena.
@malcolma.2904
@malcolma.2904 Жыл бұрын
Me orgulho de ter meu DNA o haplo materno B2 indígena ♡
@chines81
@chines81 4 ай бұрын
Malcom duvido vc adivinhar a minha ansedência 😅
@fabianafernandes9433
@fabianafernandes9433 5 ай бұрын
Mandou bem Nerdologia! Reinaldo Lopes é mesmo fantástico além de jornalista ele tem alma de historiador 😊❤❤
@rumimiyasaki5509
@rumimiyasaki5509 2 жыл бұрын
Excelente vídeo, muito interessante! Parabéns pelo trabalho!
@mendellbarreto7649
@mendellbarreto7649 2 жыл бұрын
Vídeo e temática ESPETACULARES!!!!
@jwps2217
@jwps2217 2 жыл бұрын
Informação enriquecedora. Pensei que teria algo sobre estimativa de ancestralidade indígena entre os brasileiros atuais. Se tiverem algo sobre isso por região, seria muito legal saber. Obrigado.
2 жыл бұрын
Tem muitos estudos sobre isso, na verdade. Se interessar ao Nerdologia dá pra fazer um belo vídeo sobre isso ;-)
@marinaborner5388
@marinaborner5388 2 жыл бұрын
Parabéns pela pesquisa e pelo vídeo. Mt interessante! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@isadoravieira4477
@isadoravieira4477 2 жыл бұрын
AMEI esse vídeo! Só demonstra o quanto estamos em dívida com esse povo tão culturalmente rico.
@Romsx3
@Romsx3 2 жыл бұрын
Mais conteúdos sobre os indígenas do Brasil na mesa, por favor. Bora comentar sobre Ajuricaba
@gandhi_assuncao
@gandhi_assuncao 2 жыл бұрын
Muito interessante. Certamente doenças trazidas pelos colonizadores e as guerras "justas" ajudaram bastante na diminuição da população indígena no Brasil.
@profacarlaferrolho8009
@profacarlaferrolho8009 Жыл бұрын
Adorei o vídeo irei utilizar em minhas aulas.
@feliperebellosc
@feliperebellosc 2 жыл бұрын
Grande Nerdão de SDA. Estou lendo seu livro 1499: O brasil antesde Cabral. Muito bom!
2 жыл бұрын
Eu mesmo hehehe! Brigado demais pela leitura!
@walisonsouza3869
@walisonsouza3869 2 жыл бұрын
Quem gosta de estudar o Brasil e os povos originários sugiro Darcy Ribeiro, o cara tem ótimos livros de antropologia sobre a origem e formação dos povos no Brasil.
@endovelicus74
@endovelicus74 Жыл бұрын
Futuros estudos arqueológicos e materiais sao necessários tambem. Relatos históricos sozinho n sao confiáveis
@junialeticia1975
@junialeticia1975 2 жыл бұрын
Imagino que nestas regiões seja mais difícil o trabalho arqueológico devido à vegetação
@Mike_Pereira
@Mike_Pereira 2 жыл бұрын
Podemos somar também a isso a falta de interesse de algumas entidades (sejam públicas ou não) em investir nessas áreas
@BraianSilveira
@BraianSilveira 2 жыл бұрын
Para variar, mais um excelente vídeo!
@TheHeitorCampos
@TheHeitorCampos 2 жыл бұрын
Muito bom! Adorei o vídeo. É sempre interessante aprender mais sobre o nosso passado pré-colombiano, principalmente percebendo o quanto o senso comum ainda conhece tão pouco.
@guilhermefeldens8831
@guilhermefeldens8831 2 жыл бұрын
Muito bacana, infelizmente temos poucos registros e, portanto, pouco material de estudo sobre esses povos, se comparado com o que sabemos de Europa e Ásia, por exemplo...
@Vinioliveira6079
@Vinioliveira6079 2 жыл бұрын
Fiz o teste de DNA da Genera e sou 19% indígena ❤️
@moniicajuliiana00
@moniicajuliiana00 Жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso! Só to te conhecendo agora, vou já comprar o livro!
@cristianemodesto4580
@cristianemodesto4580 Жыл бұрын
Obrigada por esse excelente conteúdo! ❤
@gamaliel3443
@gamaliel3443 2 жыл бұрын
Eu li o seu livro e achei incrível! Me interessa muito a história pré-contato da América do Sul, principalmente do Brasil. Eu fico só imaginando e lamentando o quanto se perdeu de cultura, conhecimento e tecnologia com o genocídio nativo. Principalmente na questão do gerenciamento do ambiente de maneira a sustentar uma grande população e ainda sim não devastar tudo ao redor. Conhecimentos esses que estamos tentando resgatar com as pesquisas sobre agrofloresta, permacultura, e tantos outros que precisamos desesperadamente para frear as mudanças no planeta. Obrigado pela participação e já deixo o pedido para sugestão de tema. Abraço.
@endovelicus74
@endovelicus74 Жыл бұрын
Genocídio + Epidemia. Houve integração cultural e infelizmente houve dominação também, o que acabou por selecionar o Europeu e torná-lo o componente predominante no dna e cultura do Brasileiro
@endovelicus74
@endovelicus74 Жыл бұрын
Essa parte do gerenciamento florestal p comportar grande população acho importantíssimo, parabéns! Espero que possamo reverter tbm, é uma tragédia
@AlexanderDenarelli
@AlexanderDenarelli 2 жыл бұрын
Realmente muito Legal !!!
@HAngeli
@HAngeli 2 жыл бұрын
Que bom ver o Reinaldo por aqui
@BigZ_4i20
@BigZ_4i20 2 жыл бұрын
Por favooor por mais conteúdos como esse!!!
@eriadnedacosta6021
@eriadnedacosta6021 2 жыл бұрын
Não parece importante. Mas eu chorei quando peguei meu teste da genera. Porque no Brasil há uma grande dificuldade em se descobrir origens genéticas, documentos foram queimados, pessoas mudavam de nome (meu avô), crianças não eram registradas (minha mãe). Apesar de não querer mais encontrar minha família materna, me conformei em saber sobre meu DNA distante ...
@ricardo_arcanxo
@ricardo_arcanxo 2 жыл бұрын
Muito bacana! Minha esposa fez o teste pela Genera e conta com 12% de ancestralidade indígena (principalmente amazônica). Imaginei que os Tupis seriam o grupo com maior contribuição genética entre os não indígenas.
@IsabellaCoelho
@IsabellaCoelho 2 жыл бұрын
Ai como eu amo genética. Que vídeo mais lindo de se ver…
@GustavoT33
@GustavoT33 2 жыл бұрын
Feliz demais por ver o Reinaldo por aqui!! Bem vindo e volte sempre :D
2 жыл бұрын
Valeu!
@ig.herrera_
@ig.herrera_ 2 жыл бұрын
vídeo incrível, sempre bom ver o Reinaldo por aqui. Comprei o livro Homo Ferox recentemente, o cara é foda na escrita
2 жыл бұрын
Valeu demais, Igor!
@joaoricardolima9544
@joaoricardolima9544 2 жыл бұрын
@ Eu li o livro 1499 e achei fantástico. Caso viesse de novo ao Nerdologia, seria bacana falar sobre a mulher de Lagoa Santa, Os Sambaquis e a megafauna do Brasil. Mesmo que esses temas estejam no seu canal, eu acho que seria ma boa para os espectadores do Nerdologia. Parabéns pelo trabalho!
@floraacastro
@floraacastro 2 жыл бұрын
Queria fazer esses testes genéticos para descobrir justamente as etnias de indígenas brasileiros das quais eu descendo, mas pelo que já pesquisei as empresas ainda não tem banco de dado suficiente para fazer esse tipo de identificação - como já acontece por exemplo com alguns testes de DNA para etnias provenientes da Africa (usando DNA mitocondrial) ou mesmo da Europa.
@xriss.9019
@xriss.9019 Жыл бұрын
Falta muita etnia pra ser testada. No me estado tem os Guajajaras, Grajaú e muitos outros, além de vários outros espalhados pelo Norte, Nordeste e Sul. Só havendo mais interesse pela população e iniciativas de empreendimentos públicos e privados e pressionando ou estimulando pessoas que tem poder, e tbm nós! cada um fazendo nossa parte individual e coletiva, nos juntando e espalhando a iniciativa.
@GabrielTrentinBarbosa
@GabrielTrentinBarbosa 2 жыл бұрын
O Reinaldo podia voltar pra falar sobre as possíveis "civilizações perdidas" do BR que ele tanto gosta! Adoro o conteúdo q ele produz
@cristinaarmend2737
@cristinaarmend2737 2 жыл бұрын
Adorei o tema, podem postar mais 👋👋👋
@thiagocae1
@thiagocae1 2 жыл бұрын
Já li seu livro, é muito bom. Mostra como conhecemos muito pouco sobre os brasileiros originais. A parte que fala que em uma região menor que a suíça tinha mais variedade linguística que as vezes continente inteiro é incrível
2 жыл бұрын
Brigado demais, Thiago!
@franciscoguinledebarros4429
@franciscoguinledebarros4429 2 жыл бұрын
Estudar história doi em casos desses, quando chegamos perto de compreender simplesmente o _quanto_ nós perdemos, cavamos e cavamos pra não chegar perto da totalidade to passado Mas ei, não existe intuito mais nobre do que tentar quebrar essa escuridão
@arlancleciodossantos8099
@arlancleciodossantos8099 2 жыл бұрын
1499 é um dos melhores livros que ja li na vida, toda vez que falo de arte pré-histórica ou arte indígena cito esse livro, adorei o vídeo.
2 жыл бұрын
Agradeço demais!
@TheJessycajesus
@TheJessycajesus 2 жыл бұрын
Top! Muito informativo. Parabéns!
@brenomaciel6903
@brenomaciel6903 2 жыл бұрын
Eu carrego um pedaço desse DNA indígena hahaha. Fiz o teste de ancestralidade que atestou que sou 32% indígena (o que faz sentido, já que metade dos meus bisavós são caboclos do interior do Nordeste). Outros 64% são europeus, totalmente Ibéricos (português e Espanhol) e outros 4% da África ocidental (basicamente, Nigéria).
@thaisyramos3941
@thaisyramos3941 2 жыл бұрын
Se somos brasileiros (ou brasilianos, para alguns...), deveríamos ter direito ao acesso às informações da nossa historia antes de os portugueses chegarem aqui. Que chique saber de onde ta vindo, hein?!
@psicologoheliojunior9417
@psicologoheliojunior9417 2 жыл бұрын
Esse tema é sempre muito importante. Fico bastante curioso.
@Dmspardal
@Dmspardal 2 жыл бұрын
Que vídeo incrível!! Parabéns
De onde vieram os indígenas? (#Pirula 172)
18:21
Canal do Pirulla
Рет қаралды 1,9 МЛН
Qual a Raça do Brasileiro?
16:36
Atila Iamarino
Рет қаралды 635 М.
DEFINITELY NOT HAPPENING ON MY WATCH! 😒
00:12
Laro Benz
Рет қаралды 57 МЛН
Эффект Карбонаро и нестандартная коробка
01:00
История одного вокалиста
Рет қаралды 9 МЛН
História do Império Inca | Nerdologia
9:34
Nerdologia
Рет қаралды 968 М.
As línguas originais do Brasil | Nerdologia
8:35
Nerdologia
Рет қаралды 120 М.
EXCLUSIVO: Veja de perto o eVTOL da EMBRAER que acabou de ser REVELADO
12:58
Aero Por Trás da Aviação
Рет қаралды 193 М.
E se existissem outras espécies de humanos?
19:37
Atila Iamarino
Рет қаралды 793 М.
A História e a origem do mito dos dragões
8:44
Nerdologia
Рет қаралды 194 М.
The Most Misunderstood Concept in Physics
27:15
Veritasium
Рет қаралды 14 МЛН
De onde vêm os gênios? | Nerdologia
7:57
Nerdologia
Рет қаралды 1,4 МЛН
Curdos: o maior grupo étnico sem pátria do mundo
10:42
Nerdologia
Рет қаралды 248 М.
Зачем ЭТО электрику? #секрет #прибор #энерголикбез
0:56
Александр Мальков
Рет қаралды 634 М.
Choose a phone for your mom
0:20
ChooseGift
Рет қаралды 7 МЛН
Easy Art with AR Drawing App - Step by step for Beginners
0:27
Melli Art School
Рет қаралды 15 МЛН
Какой ноутбук взять для учёбы? #msi #rtx4090 #laptop #юмор #игровой #apple #shorts
0:18
Это Xiaomi Su7 Max 🤯 #xiaomi #su7max
1:01
Tynalieff Shorts
Рет қаралды 1,6 МЛН