Eu tenho dúvidas sobre o quanto esse tipo de acontecimento é problemático e poderá ser recorrente no futuro. Ao mesmo tempo eu me pergunto sobre a escolha em abstrair o uso de todas as bibliotecas de terceiro para evitar esse tipo de acontecimento e conseguir trocar de biblioteca "sem muito esforço". Eu gostaria de ver a opinião da galera aqui para entender como seria lidar com essa situação em uma aplicação grande, com vários pontos que faz o uso do Fluent de forma direta, e como ver esse caso para justificar uma estratégia de abstração e até entender se isso é viável (tudo é tradeoff), pois a solução padrão nesse caso seria travar a dependência na v7, ficar com ela até onde der e com o tempo ir migrando para outra lib, sem garantias que essa outra lib seria free para sempre.
3 күн бұрын
Pois é, não temos como ter essas garantias. Pode acontecer com outras, mas sempre tem a opção do fork e aí vem uma ramificação que ainda é gratuita. Isso já aconteceu com vários pacotes e soluções ao longo do tempo. Sobre abastração, para algumas temos como fazer isso, já pra outras não faz muito sentido na minha opinião, como é o caso do FluentAssertions.
@luan_maik2 күн бұрын
muito obrigado pela resposta. Seria interessante se a comunidade open source tentasse padronizar uma interface para certos tipos de biblioteca, oq facilitaria não dependermos diretamente de uma implementação. Por exemplo, na comunidade PHP existe o PHP-FIG, que definem as PSRs, nas quais algumas definem literalmente uma interface padrão para certas implementações, de modo que várias libs opensource se baseiam nessa mesma interface (por exemplo PSR-3). Não sei se existe alguma iniciativa desse tipo para o C#, mas por se tratar de uma linguagem muito presente em sistemas grandes, então talvez facilitasse a propagação desse tipo de iniciativa.