O genocídio dos cintas-largas | O Massacre do Paralelo 11

  Рет қаралды 57,966

Nerdologia

Nerdologia

Күн бұрын

Пікірлер: 299
@ronymagno665
@ronymagno665 Жыл бұрын
O fato desse genocídio ter sido totalmente escondido pela mídia e não estar nos livros de história, mostra bem o que nossa sociedade pensa a respeito dos povos nativos.
@paladinoazul7884
@paladinoazul7884 Жыл бұрын
Eu me lembro de ter estudado bem vagamente este massacre quando eu ainda estava na antiga 4ª série no final dos anos 80. Não sabia que tinha sido apagado e redescoberto após isso.
@CezarRibeiro
@CezarRibeiro Жыл бұрын
A sociedade não, o governo e a midia, a sociedade nem sabe oq ta acontecendo.
@marcospereira6721
@marcospereira6721 Жыл бұрын
Rapaz, tão apagando os comentários bicho… 😂😂😂
@marcospaulo727
@marcospaulo727 Жыл бұрын
Escondido não pela mídia, pelos MILITARES! Malditos Milicos patrocinam extermínio desde o Brasil Império, durante os anos de chumbo e no governo Bolsonaro. Exterminando indígenas e pessoas pobres na bala e na praga da gripe H1N1
@AlexBachini
@AlexBachini Жыл бұрын
Você é a sociedade
@PETER_MORAES_CAMARADA
@PETER_MORAES_CAMARADA Жыл бұрын
É triste que ainda hoje, tem gente que finge que nada disso aconteceu. É uma mancha vergonhosa na nossa história, que negligenciamos até agora.
@kriscaitanya
@kriscaitanya Жыл бұрын
É tao ignorado q so fui descobrir agora
@MsGlauber2010
@MsGlauber2010 Жыл бұрын
​@@kriscaitanyasim, somos 2
@FelipeSouza-ll3pw
@FelipeSouza-ll3pw Жыл бұрын
Na moral, só der ser "cristão " já é uma coisa ruim, afinal, europeus crentes mataram dominaram com base na religião!
@MiguelLucasRibeirodaCruz
@MiguelLucasRibeirodaCruz Жыл бұрын
​@@FelipeSouza-ll3pwlá vem o que que os cristãos tem aver com esse massacre
@FelipeSouza-ll3pw
@FelipeSouza-ll3pw Жыл бұрын
@@MiguelLucasRibeirodaCruz Td, europeus, cristianismo, dominação, genocídio! Td "haver"
@gabrielmoreira5640
@gabrielmoreira5640 Жыл бұрын
Darcy já dizia: "O Brasil é um moedor de gente".
@joaoricardolima9544
@joaoricardolima9544 Жыл бұрын
Marechal Rondon, citado no vídeo, merecia um episódio. Esse militar foi dos grandes protetores dos indígenas e pouco lembrado pelos militares de hoje.
@raulcarlos
@raulcarlos Жыл бұрын
existem muitos militares herois de verdade no brasil, mas como eles eram contra a ditadura e defendiam o poder do povo eles eram todos apagados da história
@julianamatosmoreira2058
@julianamatosmoreira2058 Жыл бұрын
Eu estou horrorizada, isso aconteceu ontem praticamente e eu nunca ouvi falar sobre isso na escola. Que vergonha Brasil.
@doomfanboy
@doomfanboy Жыл бұрын
Esse episódio me arrepiou do início ao fim! O Relatório Figueiredo é minha fonte principal do mestrado em História que estou fazendo e, por incrível que pareça, até mesmo dentro da academia (pelo menos no curso de História) ele é bastante negligenciado. Ouvi falar sobre ele ano passado, no meu último ano da graduação, e fiquei tão abismado com sua existência que mudei completamente o tema da minha pesquisa (no TCC estudei sobre História e Literatura e agora, no mestrado, estou nesta trajetória de História Social). A questão indígena no Brasil é marcada por sangue, assassinatos e exploração; se faz necessário questionar se existe uma política indigenista que beneficie os povos originários no sistema capitalista.
@motylena
@motylena Жыл бұрын
👏👏
@jiboiadoribeira
@jiboiadoribeira Жыл бұрын
boa sorte com o trabalho, esperamos ler sua publicação em breve.
@doomfanboy
@doomfanboy Жыл бұрын
@@jiboiadoribeira Muito obrigado!
@dann0g
@dann0g Жыл бұрын
No futuro, manda o link de sua dissertação ou até mesmo de algum pre projeto caso vc defenda na disciplina de seminário para lermos. Fiquei interessado também
@IgorFVentura
@IgorFVentura Жыл бұрын
Minha mãe é dos povos originários de Rondônia. Foi "adotada" criança levada com 10 anos pro RJ. Ela me dizia que não havia futuro pras pessoas lá, que pra muitos era morte e pras mulheres era a prostituição. Seu pai, meu avô não querendo o mesmo destino pra ela, a deu pra um casal que visitava Rondônia. Minha mãe veio pro Rj e em vez de ser tratada como filha adotiva era tratada como empregada domestica, pelos próximos anos, até chegar na maior idade e sair de casa. Infelizmente ela pouco lembra sobre a tribo a qual pertenceu e qual era o seu nome. Em meu conhecimento digo que não fazia menor ideia desse massacre do paralelo 11. Filho dos povos originários ignorante da minha própria historia.
@justgivemeastinkinghandlebro
@justgivemeastinkinghandlebro 4 ай бұрын
Triste, mas interessante coincidência. Minha avó é filha de indígenas e também foi "doada", ainda bebê, a um casal com mais poder aquisitivo. A família não entende nem pretende aprender sobre a tribo/local/família de onde ela teria vindo. Ela também tem traumas de infância sobre os quais não fala, e desenvolveu uma obsessão com "ter casas pra morar", mas ninguém realmente entende o motivo, também porque ela não fala. Dizem que os pais a trataram bem, mas, na verdade, acho que ninguém tava lá pra ver o que realmente aconteceu com ela e o que deve ter sofrido. Pros meus parentes, o que importa é que todo mundo "embranqueceu" o suficiente pra não sofrer com preconceitos. É pesadíssima essa desconexão do brasileiro com os povos originários.
@1igama
@1igama 2 ай бұрын
Espero que apesar dos pesares sua mãe tenha (tido) uma vida plena e feliz!
@mariafernandes9009
@mariafernandes9009 Жыл бұрын
Eu moro aqui na região onde isso aconteceu, na verdade foi na região do distrito de Fontanilhas (lugar lindo lindo) e poucos conhecem a história, a "limpeza" foi feita também para colonizar a região e o massacre teve várias etapas, na ultima entraram armados na aldeia, os poucos sobreviventes foram socorridos pelos Rikbaktsa. É horrível demais.
@JoaoGuilherme-or5cf
@JoaoGuilherme-or5cf Жыл бұрын
A verdade é que nós brasileiros costumamos expor a hipocrisia americana quando eles falam do excepcionalismo americano, destino manifesto, etc, mas a verdade é que fechamos os olhos para a nossa própria hipocrisia, a nossa história em relação aos índios nativos é tão ruim (em alguns aspectos até pior) quanto a deles.
@porainessemundao
@porainessemundao Жыл бұрын
Concordo
@marcospereira6721
@marcospereira6721 Жыл бұрын
Não vem com essa não chefe, pior que a dos estadunidenses? Tá de sacanagem? Metade de nosso povo é mestiço, descendentes dos índios e portugueses, sem contar que embora houvesse sim massacres, a colonização portuguesa foi mais “pacífica” que a anglo-saxã, uma vez que os próprios ingleses e norte americanos se achavam muito superiores aos povos antigos da América e não se misturavam com os nativos…
@FranciscoBredof
@FranciscoBredof Жыл бұрын
Você foi cirúrgico em seu comentário.
@5m501
@5m501 Жыл бұрын
Super concordo, pior q os EUA tá bem telhado de vidro nos últimos anos . A gente sabe por séries, como o watchmen , algumas coisas q tentaram apagar. Mas em alguns lugares como aqui ( em relação a escravidao e o indígenas) . Na Argentina tbm em relação aos negros . Q a elite político-economica , faz questão de apagar eles da história
@porainessemundao
@porainessemundao Жыл бұрын
@@5m501 existem muitas influências indigenas na cultura dos Estados Unidos. Como a tradição de assar marshmallows na fogueira. Muitos estados dos EUA tem nomes de origem indigena (Mississippi, Texas, Dakota, Michigan etc.), o apanhador de sonhos que muitas pessoas tem na porta de casa ou perto da cama é tradição Obijwa, o lacrosse (esporte mt popular lá) foi criado pelos iroqueses... Os negros na Argentina são um número pequeno (na wikipedia diz que menos de 1% da população argentina é negra. Mas nada impede de um argentino branco ou mestiço ter um ancestral negro). Mas o tango é de origem africana
@deleonroo
@deleonroo Жыл бұрын
Mato-grossenses em sua maioria não conhecem esse período, que tem diversos casos, menos graves, de tomada de terras e mortes. Mato Grosso só sabe entaltecer o agronegócio e negar esse passado obscuro, pois vários latifundiários se beneficiaram desse período (inclisive esse nome fantasia mostrada no vídeo que ainda tem atividade).
@deleonroo
@deleonroo Жыл бұрын
E sou mato-grossense, nato e nativo!
@emonnazar7160
@emonnazar7160 Жыл бұрын
​​@@deleonrooAqui em mato grosso agora é cheio desse povo de Rio grande do sul que já chegam aqui se achando os donos do estado e se achando superiores a população local e são eles que comandam o agronegócio do estado.
@susaneinsfeld7456
@susaneinsfeld7456 Жыл бұрын
Faça mais vídeos falando dos muitos povos originários. Isso é necessário, especialmente considerando a banalidade do mal; o tanto de passadores de pano para latifundiários assassinos, desumanizando os nativos; o tanto que grande parte da sociedade brasileira ainda se coloca alheia no que diz respeito aos povos nativos, como que se envergonhando e brigando contra sua própria identidade. O povo que nao aprender com as desgraças de seu passado, corre o risco de repeti-las.
@ebenpassos
@ebenpassos Жыл бұрын
Que tristeza😔 a falta de conhecimento real sobre a ditadura brasileira por parte da população é alarmante
@666Cali
@666Cali Жыл бұрын
a maior parte dessa história do ep não se passa na ditadura o-o
@LuanSpesani65
@LuanSpesani65 Жыл бұрын
Mas foi durante a ditadura que esses crimes nao só foram acorbertados como recompensados
@ribeiro2024
@ribeiro2024 Жыл бұрын
São os mesmos atores, só não vê, quem gosta de ditador e agronegócio. Além do mais, a ditadura não ferrou apenas com indígenas, mas com ribeirinhos e quilombolas, beneficiando grandemente os que hoje mandam no centrão.@@666Cali
@alca-techsoftwarestudio9140
@alca-techsoftwarestudio9140 Жыл бұрын
Você realmente assistiu o video? NENHUM desses massacres aconteceu durante o período da ditadura! Na real o maior deles aconteceu durante o governo do João Goulart! E os criminosos só foram presos e julgados durante o período da ditadura na década seguinte! A FUNAI foi criada pelo regime militar e o maior expoente dos direitos indígenas foi um militar (Marechal Rondon)... Mano... Você tem dislexia ou só não prestou atenção no video mesmo? kkkkkk
@joaoricardolima9544
@joaoricardolima9544 Жыл бұрын
@@alca-techsoftwarestudio9140 Rondon era diferente dos militares da ditadura.
@icarosousa8568
@icarosousa8568 Жыл бұрын
Devia ser ensinado nas escolas, pra nunca ser esquecido. E eles mereciam maiores compensações
@gwyndolinds-en8yt
@gwyndolinds-en8yt Жыл бұрын
Caso isolado do exercito brasileiro n° 1964...
@alca-techsoftwarestudio9140
@alca-techsoftwarestudio9140 Жыл бұрын
Nenhum desses massacres foi cometido por militares ou sequer durante o período do regime militar, na verdade o maior deles foi cometido durante o governo do João Goulart... Porem só foi descoberto e os responsáveis julgados durante o regime militar... PS: Tambem foram os militares que criaram a FUNAI e o maior expoente na luta pelos direitos dos povos indigenas foi um militar! (Marechal Rondon)
@marcosvieira3336
@marcosvieira3336 Жыл бұрын
"Dos mais belos índios Não ser atacado por ser inocente…" Música: ÍNDIOS Legião urbana.
Жыл бұрын
Esse episódio foi um soco no estômago 😢
@0414918
@0414918 Жыл бұрын
Existe uma lenda que diz que a indígina partida ao meio deu nome à cidade onde eu moro, Juína-MT(como diria a CIA não posso confirmar nem negar este fato). Para os que desconheciam essa histório tem aqui no youtube um filme que fala um pouco sobre isso, se chama Avaeté - a chama da vingança.
@AlvesJunin
@AlvesJunin Жыл бұрын
Tudo começou com a alegria, por mais um episódio desse quadro maravilhoso. E, terminou com angustia e revolta. Nosso país tem episódios bem deploráveis, os quais se perpetuam até os dias de hoje.
@joaoricardolima9544
@joaoricardolima9544 Жыл бұрын
O filme de Zelito Viana de 1985, Avaeté, Semente da Vingança, conta parte dessa história. Avaeté, inclusive é o nome dado a esse povo no filme.
@Vhusta.
@Vhusta. Жыл бұрын
que coincidência esses dias fiz um trabalho na faculdade sobre os cintas-largas
@raquelpegoferreira1256
@raquelpegoferreira1256 2 ай бұрын
Nossa que conteúdo riquíssimo Pena que a própria Internet não nos indica Mas como chegou até a mim.Agradecida farei minha parte compartilhando Que a vdd se propague e chegue a todos um dia..A verdadeira História foi escondida e nunca distorcida pelas escolas que o sistema criou e nos obrigada a seguir .
@Euestouaqui838
@Euestouaqui838 Жыл бұрын
Esse é um dos episódios que eu conheço um pouco e que não gostaria de ver no canal. Pesado demais
@rodoviaria__
@rodoviaria__ 8 ай бұрын
Eu moro em Aripuanã, e essa história nunca tinha sido contada aqui, nem meus pais que moram aqui desde os anos 80 sabiam. Somente esse ano que o meu professor de história e a de geografia que começaram a falar sobre (eles precisram vir de fora). Aqui colocam como a fundação da cidade anos depois desses ocorridos, numa tentativa de mascarar mesmo. Meu professor de história conta que a pouco tempo atrás, 3 anos no máximo, ele chegou a conversar com 1 dos responsáveis pelo massacre. Esse demônio chegou a se tornar deputado (se não me engano, mas político é certeza) e teve uma vida muito tranquila (morreu pouco tempo atrás), e ele conta sem nenhum arrependimento como eles faziam para matar os povos nativos daqui. Uma coisa que me entristece muito nessa cidade, é o desrespeito que os moradores daqui tem em relação aos indígenas. Muitos dos que moram aqui são do sul e vinheram com incentivo da ditadura militar da época. O nível de preconceito no Brasil é alto eu sei, mas o nível nessa cidade é outro nível. A maior conquista dessa cidade é ta no top 10 das cidades mais perigosas do mundo. Mas ela ja foi, ou ia ser, uma das cidades mais importantes dessa parte do país. A segunda cidade científica do mundo.
@PedroSilva-vm7zu
@PedroSilva-vm7zu Жыл бұрын
Gente que fez massacre são os qie deixam descendentes que anos décadas depois vão dizer "mereço minha riqueza pelo esforço dos meus antepassados"
@marcospereira6721
@marcospereira6721 Жыл бұрын
Só uma perguntinha… eis descendente dos indígenas? Ou dos europeus? Ou dos africanos?
@TheMarlonfaria
@TheMarlonfaria Жыл бұрын
Já ouvi falar desse evento, mas sem tantos detalhes. Episódio vergonhoso da nossa história! Parabéns pelo video!
@heldermaia1701
@heldermaia1701 Жыл бұрын
Meu coração dói profundamente ao assistir um vídeo como esse, são absurdos a níveis astronômicos . O pior de tudo é que coisas do tipo tem acontecido até hoje, nesse momento
@VeraLucia-nt1tr
@VeraLucia-nt1tr Жыл бұрын
Obg pelas informações , é esse tipo de Conteúdo que eu gosto nas redes sociais. Parabéns
@BlackHorse7K
@BlackHorse7K Жыл бұрын
Valeu!
@kriscaitanya
@kriscaitanya Жыл бұрын
Mais uma das história esquecidas do Brasil
@carlosfilho3402
@carlosfilho3402 Жыл бұрын
É um Tema importante Para Nós conscientizarmos Dos Problemas Que os Povos indígenas estão Sujeitos.
@rrhavia
@rrhavia Жыл бұрын
Faz um nerdologia sobre figuras como Marechal Rondon, Irmãos Villas-Boas, Darcy Ribeiro...
@TheAlicialinda
@TheAlicialinda Жыл бұрын
Brasil, mostre a sua cara !
@leonardolealdelima3760
@leonardolealdelima3760 Жыл бұрын
Eu mesmo não conhecia esse episódio.
@eicomics2518
@eicomics2518 Жыл бұрын
Sugestão: Guerra dos 30 anos, Paz de Westfalia e impactos para o sistema internacional
@joaopaulopimentel5747
@joaopaulopimentel5747 Жыл бұрын
Ótima sugestão, esse é um tema que sempre quis ver aqui no canal!!
@gustavosoares489
@gustavosoares489 Жыл бұрын
Sou professor de geografia e sempre que tenho oportunidade eu gosto de comentar esse assunto com os alunos, as imagens sobre esse crime são escabrosas.
@brunocamargo6016
@brunocamargo6016 Жыл бұрын
Parabéns, pq vc corre o risco de um dia desses ter um pai cidadão de bem te acusando de doutrinação.
@Hugoleoleal
@Hugoleoleal Жыл бұрын
Parabéns pelo grande trabalho, sem ele seríamos alienados .
@thiagodnz
@thiagodnz Жыл бұрын
Excelente vídeo, e muito necessário. Uma sugestão que deixo é sobre a grande seca da década de 70 que levou à morte de cerca de 1 milhão de brasileiros.
@edsonvictorsouza4745
@edsonvictorsouza4745 Жыл бұрын
Falta um nerdologia sobre a Cabanagem no Grão-Pará, também houve extermínio de povos indígenas.
@sandromassaru
@sandromassaru Жыл бұрын
"É uma guerra de extermínio que dura 500 anos" Ailton Krenak
@rafaelsmXD
@rafaelsmXD Жыл бұрын
Finalmente entenderei a citação desse povo no trecho da música 'From Hell do Céu' do rapper Black Alien.
@vitorsouzabaldiserra6978
@vitorsouzabaldiserra6978 Жыл бұрын
Rapaz eu nasci em Rondônia Vilhena então eu morava aí perto onde se os indígenas cinta larga vivem
@samuelsj16
@samuelsj16 Жыл бұрын
Sugestão de Nerdologia: Estados Combatentes da China
@loernius
@loernius Жыл бұрын
"Com torturas de dar inveja nos mais perversos nazistas" Oxe, Brasilsilsil acima de tudo n? Q orgulho...
@leoalpereira666
@leoalpereira666 Жыл бұрын
Parabéns e Obrigado pelo trabalho! É bom termos um pouco mais da história dos povos indígenas no Brasil revelada! Pena que com tanta brutalidade, violência e ocultação. O pior é que esse massacre é só um exemplo do que foi feito aos povos indígenas desde 1500 e até hoje. Em todo o Brasil massacres semelhantes a esse ocorreram e sempre encobertos, afinal, os indígenas eram inimigos do progresso! Mas ... o FUTURO É ANCESTRAL e o BRASIL É TERRA INDÍGENA! PS.: tanto a crueldade e violência praticada, quanto o encobrimento e a impunidade deste caso são só a repetição, não um caso isolado, é quase uma prática oficial do "Brasil" para com os povos originários.
@frankcastle8397
@frankcastle8397 Жыл бұрын
@nerdologia sugestão de criminoso. Oskar Dirlewanger e o Batalhão Dirlewanger.
@LSH298
@LSH298 9 ай бұрын
Tem um filme sobre esse Massacre,chama: "Avaeté A semente da Vingança". Tá disponível no KZbin.
@PaladinodoCerradooficial
@PaladinodoCerradooficial Жыл бұрын
Como descendente de india pega no laço aqui em Uberlândia MG, fico horrorizado como a humanidade pode ser cruel. Esse massacre é só o que foi documentado...
@felipetavares9492
@felipetavares9492 Жыл бұрын
Pesadíssimo, muito bom
@David-fu3yq
@David-fu3yq 7 ай бұрын
Macabra e triste a história do nosso país, tivemos vários desses episódios de genocídio aqui, mas ninguém aprende sobre isso se não correr atrás da informação, porque não vão ensinar esta parte da história nas escolas ,nem nunca vai ter matéria no Fantástico sobre isso, e como diz aquela frase lá né "O povo que não conhece a própria história tá fadado a repeti-la" Intankavel o Bostil
@karolinecruz3391
@karolinecruz3391 Жыл бұрын
Absurdo demais e muito triste como pouco mudou nas últimas décadas. Os povos originários ainda precisam lutar pra sobreviver em sua terra mãe.
@eduardocarlos6108
@eduardocarlos6108 Жыл бұрын
Não sei como fico, sabendo que as pessoas já nessa época não cumpriam suas penas na totalidade.... Pelo menos isso...
@lucaslobofer4417
@lucaslobofer4417 Жыл бұрын
Por favor, faça um nerdologia sobre Padre Pio.
@braulinosouza7567
@braulinosouza7567 Жыл бұрын
Ja pesquei algumas vezes no encontros das aguas Rio rooselt e Rio Aripuanã.
@carlosoli11
@carlosoli11 Жыл бұрын
A selvageria da sociedade brasileira "civilizada" me surpreende a cada dia. Não em si mesmo, mas pela escala da crueldade.
@Arthorias.
@Arthorias. Жыл бұрын
Me lembro muito bem que no ensino fundamental quando estava aprendendo a história do Brasil a professora disse assim "ate haviam algumas pessoas quando os portugueses chegaram mas morreram todos, os que sobraram hoje nao são mais índios de verdade"
@cauadesouzanascimento2007
@cauadesouzanascimento2007 Жыл бұрын
É bem por aí mesmo. Muitos professores tem essa mentalidade.
@laila6015
@laila6015 10 ай бұрын
mds até chorei. quanta crueldade Senhor :(
@paulomiaki
@paulomiaki Жыл бұрын
Lamentável saber que um episódio tão marcante e cruel poderia ter sido apagado pela hegemonia eletista do nosso país.
@rafaelchemistry
@rafaelchemistry Жыл бұрын
Sugestão Nerdologia : Santos Dumont !!
@shanks1754
@shanks1754 Жыл бұрын
tá ótimo nerdlogia de hoje
@ithilverde
@ithilverde Жыл бұрын
Gente, a impunidade e a indiferença dos outros brasileiros é absurda
@Jaidersonsb
@Jaidersonsb Жыл бұрын
Horrores que a ambição e o orgulho geram.
@mateusfigueira2842
@mateusfigueira2842 Жыл бұрын
A história é sombria demais...
@luizamascarenhas7782
@luizamascarenhas7782 Жыл бұрын
Nerdologia de história é sempre bom
@natalialourenco6268
@natalialourenco6268 Жыл бұрын
Vídeo pesado mas, importante, é preciso que as histórias tem maior visibilidade
@rodoviaria__
@rodoviaria__ 8 ай бұрын
Pra tu ter noção, eu moro em Aripuanã, onde teve esse massacre. Nunca tinha ouvido falar, nem meus pais que estão aqui a mais de 40 anos. Aqui eles tentam esconder essa parte da história
@viniciusaristizabal3123
@viniciusaristizabal3123 Жыл бұрын
Saldades dos videos !! Ja vi todos do canal
@pedrovieira-ri7lk
@pedrovieira-ri7lk Жыл бұрын
Nerdologia: o que aconteceu com Atayde Pereira dos Santos? Ele também foi incrimado pelos crimes que, de forma não intencional, ajudou a denunciar?
@alexandrinobruno
@alexandrinobruno Жыл бұрын
Obrigado
@danyelmaia3510
@danyelmaia3510 Жыл бұрын
É nessas horas que vemos os absurdos que o ser humano é capaz de fazer. E ainda tem gente que acredita em justiça. A tal "justiça" só serve para assustar o povo, pq para os poderosos mesmo só serve de enfeite. Muito triste e revoltante.
@DanielDeki
@DanielDeki Жыл бұрын
Nunca tinha ouvida falar disso nem em escolas ou qualquer outro lugar. E cara que triste saber q esse acontecido foi oculto por muito tempo e a crueldade com os indígenas, ainda mais só pq o cara não recebeu...
@joaobulacha3026
@joaobulacha3026 Жыл бұрын
Ainda com fé de ver um nerdologia sobre o caldeirão de santa cruz do deserto
@valterluiz8862
@valterluiz8862 Жыл бұрын
Em todos os países americanos o processo de colonização sempre causou esse tipo de conflito? Não teve um que lidou bem com os povos originários? O que mais me assusta em saber que esse documento foi "redescoberto", é que tudo isso parece ter chegado a tona novamente quase que por acaso. Me faz pensar sobre todas as outras coisas que provavelmente não chegaram a tona.
@EdivãFaoro
@EdivãFaoro Жыл бұрын
Obrigado pelo episódio Nerdologia
@edvaldotrajano
@edvaldotrajano Жыл бұрын
Trabalho primoroso, como sempre.
@lengeyart
@lengeyart Жыл бұрын
E pensar que só sabemos disso prq alguém foi mal pago... Imagine o que nem sabemos, pqp
@isaacgomes3538
@isaacgomes3538 Жыл бұрын
Infelizmente esta é mais uma mancha na história brasileira de desumanidade cometida e/ou acobertada pelo Estado Brasileiro.
@guimaiamoc
@guimaiamoc Жыл бұрын
Pqp, 2ª vez que meu comentário é lido no Nerdologia!
@renan0077
@renan0077 Жыл бұрын
Vocês poderiam fazer um vídeo sobre "O Massacre do Caldeirão"? Eu considero um dos piores massacres brasileiros que poucos tem conhecimento, teve a igreja católica envolvida e o governo utilizou até aviões de guerra pra soltar bombas na cabeça do próprio povo....
@joaopaulopimentel5747
@joaopaulopimentel5747 Жыл бұрын
Boa sugestão, não conhecia essa história e realmente foi um massacre sinistro
@abdulrashidalshams4422
@abdulrashidalshams4422 9 ай бұрын
Eu tenho vergonha desse Brasil...
@johnathansouza896
@johnathansouza896 Жыл бұрын
03:50 me veio a lembrança de um certo quadro do Casseta e Planeta com o Bussunda hahahaha
@thiagobarisson
@thiagobarisson Жыл бұрын
Mais vídeos sobre povos indígenas!
@alianemezacasa4053
@alianemezacasa4053 Жыл бұрын
Juina-MT, sou de lá e infelizmente a história não é retratada
@emonnazar7160
@emonnazar7160 Жыл бұрын
Mato grosso agora tá cheio de gente do Rio Grande do Sul,mais fazer o que 😒
@carlosferreira6420
@carlosferreira6420 Жыл бұрын
​@@emonnazar7160eu ia fazer oque?
@emonnazar7160
@emonnazar7160 Жыл бұрын
@@carlosferreira6420 Não entendi sua pergunta
@carlosferreira6420
@carlosferreira6420 Жыл бұрын
@@emonnazar7160 eu disse, o que eu ia fazer se o povo do rio grande do sul viesse para algum estado
@emonnazar7160
@emonnazar7160 Жыл бұрын
@@carlosferreira6420 Não sei o que você iria fazer.
@joycesollany2214
@joycesollany2214 11 ай бұрын
como diz krenak: a guerra nunca acabou, hj, de manhã mesmo a guerra continua
@aparecidahigino
@aparecidahigino Жыл бұрын
Hoje os genocídios e massacres são bem documentados. Não tem como esquecer o que acontece com os povos não ocidentais.
@shelpsfyah
@shelpsfyah Жыл бұрын
Mas Bolsonaro segue solto mesmo com o genocídio Yanomami
@felipehenrique6822
@felipehenrique6822 Жыл бұрын
Não tem ? Por favor, quantas vezes nesse último mês vc ouviu a mídia falar sobre a limpeza étnica de armênios no nagorno karabah já foi esquecido e olhe q armênios tem sua própria nação imagine tantos outros povos
@carlosferreira6420
@carlosferreira6420 Жыл бұрын
​@@shelpsfyahcomo se a cultura de caçador coletor fosse boa!
@wellingtonguabiraba7823
@wellingtonguabiraba7823 6 ай бұрын
​@@carlosferreira6420 mds cara isso não justifica massacre al13n4d0 !!!
@andredias6889
@andredias6889 Жыл бұрын
Só de ler a palavra paralelo já fico com medo.
@thelmocabral5447
@thelmocabral5447 Жыл бұрын
Agora é só aguardar o tal do "não sei que lá Paralelo" lançar um documentário explicando que não foi exatamente assim e tal, que os cintas-largas eram violentos, etc
@gianfrancobolognese
@gianfrancobolognese Жыл бұрын
Triste verdade..
@petitnicollas
@petitnicollas Жыл бұрын
Importante tema, outros massacres continuaram ocorrendo e são pouco conhecidos pela população.
@tiagocarioca
@tiagocarioca Жыл бұрын
O investigador responsável pelo Relatório Figueiredo foi completamente esquecido. Sem ele, jamais saberíamos de muitas coisas que aconteceram. O nome dele era Jader Figueiredo e o nome do relatório vem do sobrenome dele.
@Sacacasmeajudem
@Sacacasmeajudem Жыл бұрын
Há se vocês soubessem o tanto de violencia que ocorreu e que ainda está em curso e que é de conhecimento pelo antigo SPI atual FUNAI , agência do Estado Brasileiro e este está ciente mas inerte.....
@ziune8
@ziune8 Жыл бұрын
Difícil ter orgulho de ser brasileiro...
@amarildoribeiro2291
@amarildoribeiro2291 Жыл бұрын
Verdade Só olhar quem o presidente
@hhvfgvc
@hhvfgvc Жыл бұрын
Faz um vídeo sobre a reunificação da china pelo primeiro imperador da china.
@kaikeandrade6614
@kaikeandrade6614 Жыл бұрын
Mais uma mancha na história do Brasil , a crueldade humana não tem limites quando o assunto é dinheiro !
@carinecola
@carinecola Жыл бұрын
Nossa, muito pesado!!!
@grersbt4355
@grersbt4355 3 ай бұрын
Muito importante esse documento para entendermos a questão do #marcotemporalnão
@gabrielhenriquebrizolla46
@gabrielhenriquebrizolla46 Жыл бұрын
Faz vídeo sobre a guerra dos boeres e a revolução mexicana
@Giarletti
@Giarletti 11 ай бұрын
Revoltante!
@tulliofranca
@tulliofranca Жыл бұрын
O nome da Empresa responsável pelo massacre: Arruda Junqueira e CIA Ltda
@edy5720
@edy5720 Жыл бұрын
Até hoje em dias têm pessoas que consideram indigenas como pragas.
@nadjairinacernov6885
@nadjairinacernov6885 Жыл бұрын
Vale um video sobre a Reserva Roosevelt. Houve outro massacre lá, depois da descoberta de diamantes, os melhores do mundo em qualidade.
@danielsilvares8815
@danielsilvares8815 Жыл бұрын
A empresa responsável deve estar operando até hj!
@mariafernandes9009
@mariafernandes9009 Жыл бұрын
A empresa não, mas os herdeiros são riquíssimos aqui na região
@nerdvideo1234
@nerdvideo1234 Жыл бұрын
​@@mariafernandes9009Bem que alguém corajoso poderia fazer algo engraçado com esses herdeiros
@a_rodrigues_jr
@a_rodrigues_jr 8 ай бұрын
O Rapper Black Alien cita o massacre dos cintas-largas em uma de suas múscias.
O assalto que definiu a Síndrome de Estocolmo
8:40
Nerdologia
Рет қаралды 166 М.
Curdos: o maior grupo étnico sem pátria do mundo
10:42
Nerdologia
Рет қаралды 596 М.
She made herself an ear of corn from his marmalade candies🌽🌽🌽
00:38
Valja & Maxim Family
Рет қаралды 18 МЛН
Правильный подход к детям
00:18
Beatrise
Рет қаралды 11 МЛН
COMO A REVOLUÇÃO FRANCESA MUDOU O MUNDO - Nostalgia História
1:19:59
Canal Nostalgia
Рет қаралды 4,5 МЛН
De onde vieram os indígenas? (#Pirula 172)
18:21
Canal do Pirulla
Рет қаралды 1,9 МЛН
Poderoso Chefão e o Banco do Vaticano
9:37
Nerdologia
Рет қаралды 148 М.
A História de Mônaco e seu reinado de Ayrton Senna
8:56
Nerdologia
Рет қаралды 24 М.
O G3NOCÍD10 EM RUANDA | VOGALIZANDO A HISTÓRIA
20:53
Vogalizando a História
Рет қаралды 207 М.
A Revolta dos Boxers na China
9:42
Nerdologia
Рет қаралды 91 М.
Saladino e a queda de Jerusalém
30:23
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 749 М.
Caso Watergate e o impeachment de Richard Nixon
10:36
Nerdologia
Рет қаралды 147 М.
She made herself an ear of corn from his marmalade candies🌽🌽🌽
00:38
Valja & Maxim Family
Рет қаралды 18 МЛН