Da hora esse vídeo também, você pra aí já com diploma então? Estou chutando que conseguiu visto de trabalho depois da escola de japonês pelo que falou mesmo que não falou diretamente. Enfim, bem honesto o vídeo e sensato, sem ficar fazendo uma lista de coisas pessoais, pegou bem nos pontos principais que já ouvi falar. Valeu por fazer esses vídeos!
@RenanRicci11 ай бұрын
Fala Andre, valeu por assistir e comentar! Exatamente, agora estou com visto de trabalho aqui, mas continuo estudando todos os dias. Não esqueça de se inscrever no canal e seguir lá no insta @riccinojapao sempre muito conteúdo sobre o Japão. Tmj!
@txmtagtx34043 жыл бұрын
realmente pra quem gosta de se comunicar mais no trabalho o Japão pode ser um pouco difícil, mas procura algum lugar que o chefe seja brasileiro, eu sei que isso é super difícil, mas dependendo da área que tu trabalha talvez exista
@RenanRicci3 жыл бұрын
Pois é, muito complicado essa parte. Estou fazendo isso atualmente, procurando empresas de brasileiros. vlw pela dica ;) não esqueça de se inscrever no canal! um abs
@priscilatanaka11882 жыл бұрын
ahahaha mto bom seus videos! vim aqui pelo Um quase podcast! e a questão da parte do nível hierárquico é muito verdade a forma como japoneses seguem seus padrões das empresas é bem engessada e mto diferente dos brasileiros! aprendemos muito com os japoneses tbm! quem mora no Japão nunca volta o mesmo que era antes!! bjss
@RenanRicci2 жыл бұрын
Isso mesmo Priscila, concordo com você. Mas acho que poderia haver uma troca interessante entre brasileiros e japoneses, aprendemos muito com eles, mas eles podem aprender muito com a gente tb ;)
@eduardomatos9915 Жыл бұрын
Só pontos positivos, não é a toa que são referência em tudo, comportamento, tecnologia...
@RenanRicci Жыл бұрын
Concordo com vc. Valeu por assistir e comentar. Não esqueça de seguir lá no instagram também @riccinojapao
@renatoidalino12002 жыл бұрын
Descobri teu canal hoje e já to curtindo demais! Valeu pelo conteúdo!!
@RenanRicci2 жыл бұрын
Muito bom saber, Renato. Vlw pelo feedback. Tmj 😉
@zetojp71373 жыл бұрын
Está aprendendo do jeito mais difícil, na prática. Ecossistema de Tóquio o degrau é mais em cima e tem muito ruído, tem que procurar uma profissão que paga bem ou se tornar empresário de sucesso. Você pode subir de cargo na empresa ou até ser dono por merecimento, continuar aprendendo o espírito japonês de convivência e um curriculum com experiência e entender como a empresa funciona pra sobreviver e crescer com tanta concorrência. Pequenos passos no inicio, pra não atravessar os outros.
@RenanRicci3 жыл бұрын
Exatamente Zeto, um passo de cada vez. Mas o começo está sendo realmente difícil. Seguimos em frente. Não esqueça de se inscrever no canal. Um abs!
@マックス-jkwy3 жыл бұрын
Eu não tenho uma ideia 100% formanda pois ainda não fui pro Japão e não convivi mas pelo o que eu vejo em relação a sociedade eu me daria muito bem, pois acho que sou "frio" de mais pro Brasil e também desde sempre fui uma pessoa regrada e organizada. Então não vejo problema nessa parte. Na parte do aluguel eu já sabia que era bomba 😂 pois geral do Brasil que foi morar no Japão sempre falou do custo altíssimo de vida, pretendo juntar uma grana legal pra poder ficar tranquilo no Japão. Agora na parte do trabalho...acho que não ia dar pra mim, eu ia demorar até me adaptar ao sistema do Japão. Ainda que sou uma pessoa que gosta de agir sem depender dos outros, gosto da agilidade! Mas como vc disse essa aí é a SUA opinião e uma discussão saudável é bem vinda! 💪⚡🇯🇵🇧🇷
@RenanRicci3 жыл бұрын
Isso aí Max, importante trocarmos ideia e aprendermos juntos. Essa é só minha opinião, você precisa chegar aqui para tirar suas próprias conclusões ;) Tmj
@camilamagalhaes69963 жыл бұрын
Outro dia estava conversando com minha sensei, sobre essa cultura do Japão tanto no trabalho, casa e sociedade, ela falou que para os japoneses, se as coisas estão funcionando, eles não mexem... Mesmo que vc tenha um horário para trabalhar, deu hora de ir embora mas seu superior ainda está trabalhando, vc fica trabalhando, aqui no BR a gente vai embora sem olhar pra trás, aí no JP homem recebe mais que mulher do pq é homem, e mulher não questiona pq sempre foi assim, aqui no BR ainda tem isso, mas questionamos e reclamamos isso.... Mas aqui no BR, essa carta branca e pro atividade, pelo menos em todas as empresas que eu trabalhei, nunca são devidamente remuneradas, vc pega um projeto, melhora ele, faz serviço que não é seu, não recebe nada a mais por isso.... Só recebe mais responsabilidades nos projetos futuros, sem remuneração.... Phoda neh kkkkkkk
@RenanRicci3 жыл бұрын
Pois é Camila, e isso que você comentou não é nem 1% de todas as outras regras e etiquetas, né? É uma cultura bem peculiar e, quem vive aqui, precisa se acostumar a conviver e respeitar.
@celinaejiri71622 жыл бұрын
To de acordo contigo Garoto ....Japão não e fácil, lidar com as regras e o idioma tbm (formal ...hum polido) e isso ai futuro va no caminho da Vida...Sorte
@RenanRicci2 жыл бұрын
Pois é, nem tudo é perfeito =/ Vlw por assistir e comentar, nao esquece de se inscrever no canal ;)
@henriquelizidati9392 жыл бұрын
Oi amigo tudo blz? Mano será que vc poderia fazer um vídeo aprofundando sobre o seu trabalho, como é e como conseguiu ele? Quanto ganha e etc…. Obrigado e ótimos vídeos e dicas, abraço
@RenanRicci2 жыл бұрын
Fala Henrique, blza?! Claro, vou pensar em algo nesse sentido. Vlw demais por acompanhar o canal e comentar ;) Tmj!
@murilo22613 жыл бұрын
gosto bastante de sua trajetória até chegar no Japão, é muito inspiradora!
@RenanRicci3 жыл бұрын
Vlw demais pelo comentário Murilo, são pessoas como você que me fazem continuar! tmj
@ybssengomez2700 Жыл бұрын
Excelente! 📲👍🏻
@RenanRicci Жыл бұрын
Valeuu, Gomez! Não esqueça de se inscrever no canal pra dar aquela força ;)
@doom3608 Жыл бұрын
Pow amg o primeiro ponto nem faz sentido ser citado tendo como parâmetro a conversão.
@RenanRicci Жыл бұрын
Valeu por assistir e comentar. Não esqueça de seguir lá no instagram também @riccinojapao
@paulatokuhisa6 Жыл бұрын
Salve, concordo com esses pontos..
@RenanRicci Жыл бұрын
Valeu por assistir e comentar. Não esqueça de seguir lá no instagram também @riccinojapao
@paulatokuhisa6 Жыл бұрын
@@RenanRicci pode deixar vou seguir
@dircehajime46833 жыл бұрын
Renan, muito obrigada por compartilhar a sua experiência!
@RenanRicci3 жыл бұрын
Obrigado por acompanhar
@guilhermegodoi47963 жыл бұрын
Seus vídeos são muito bons mano continua.
@RenanRicci3 жыл бұрын
Vlw pelo comentário e por acompanhar o canal, Guilherme. Tmj!
@sergiokz75 ай бұрын
E hoje em dia? as coisas melhoraram, pioraram ou estão a mesma coisa?
@RenanRicciАй бұрын
Estou numa empresa brasileira agora, então melhoraram rs
@felipealves39993 жыл бұрын
O segundo ponto já tinha escutado de outro brasileiro que vive aí no Japão. Você confirmou a mesma história.
@marciabarbosa37452 жыл бұрын
Me tira um dúvida por favor!e que eu quero fazer direito mas'também quero ir pro Japão mas O problema é que eu não sei se enquanto fazer faculdade de idiomas japonês vou poder ao mesmo tempo fazer direito
@RenanRicci2 жыл бұрын
Márcia, você quer estudar direito aqui no Japão? O que a escola de idioma recomenda é que você se forme primeiro no seu curso de idiomas e depois entre na faculdade. Lembrando que aqui no Japão, você irá utilizar japonês ou inglês na faculdade ;)
@Matheus148383 ай бұрын
Qual é o salário no japão, é fácil para arrumar emprego sendo estrangeiro? E a questões do trabalho heraico ainda tá assim?
@RenanRicciАй бұрын
Depende do trabalho e das suas qualificações. Muitas empresas japonesas ainda mantém essa cultura arcaica,
@othiaguinhomilgrau9 ай бұрын
😃😃😃😃
@RenanRicci6 ай бұрын
boraaaaa
@dircehajime46833 жыл бұрын
Renan, como você bem disse, determinadas coisas só percebemos quando moramos no país. Assim, achei bem interessante o seu ponto de vista. O custo de vida em Tokyo é um dos mais altos do planeta. Só o aluguel é R$ 5.000,00, quanto precisamos ter pra viver aí?
@RenanRicci3 жыл бұрын
Obrigado pelo comentário Dirce, interessante termos diversos pontos de vista. Acredito que um valor razoável para se viver em Tokyo seria de 200.000 ienes (aproximadamente R$10.000,00/mês). Por isso é importante ganhar dinheiro aqui e não depender de dinheiro vindo do Brasil.
@lihieet33802 жыл бұрын
Oi renan, é difícil entrar em uma faculdade depois do curso de idioma? Tipo, eu não me garanto com exatas, se depender de exatas pra entrar em qualquer faculdade no Japão eu já desisto pq sou muito burro, tu sabe se tem de humanas?? N sei se tem q ser gênio pra passar.
@RenanRicci2 жыл бұрын
É difícil, mas não é impossível. Vários colegas de classe conseguiram entrar, basta se dedicar muito. Sobre o conteúdo das provas, não sei te dizer.
@mariliaemaruyama60528 ай бұрын
Para se viver no Japão precisa de disciplina. Disciplina é responsabilidade e respeito. Quem não estiver satisfeito fique á vontade para voltar ao seu país de origem.
@Fabbbwasaa8 ай бұрын
Bom 丸山... errado
@Fabbbwasaa8 ай бұрын
Disciplina Responsabilidade e Respeito mesmo se tiver tudo isso não adianta, Resumindo você tem que ser um Japonês Puro aí se Quiser viver uma vida Digna e em paz.
@Fabbbwasaa8 ай бұрын
Porque o Resto ja sabe... exemplo se você tiver ali em um grupo de dez Japonês e você logo ali se eles Sabem que você é do Brasil para não Dizer todos 8 desses Dez Japoneses se afastam por Preconceito mesmo... Som Alto não Jogar Lixo no Lixo isso aí é só dar mais motivo para Japonês Rejeitar Brasileiro aí Para mim eles Simplesmente não Gostam de Estrangeiros porque eles Gostam no minimo deles mesmo, Logo alguém com sangue Brasileiro ou Felipino eles não gostam a questão é bem Superficial.
@fernandokoneski73363 жыл бұрын
esqueceu de falar da pior parte, os cara censura os filmes pornô, mó paia
@RenanRicci3 жыл бұрын
hahahahahahaha melhor comentário
@marinamatsuo47662 жыл бұрын
SE VOCÊ TIVER UM SUPERIOR NA FAIXA DOS TRINTA ANOS, TENHO CERTEZA QUE É OUTRA CABEÇA, NO ULTIMO EMPREGO, TIVE DOIS CHEFES, UM ACIMA DE 50 ANOS, CHATO PRA B...O, SISTEMÁTICO, QUANDO ELE SE APOSENTOU VEIO UM DE 33 ANOS SUPER LEGAL, CABEÇA DE PENSAMENTOS MODERNOS. LEMBRETE: ERA SÓMENTE EU DE BRASILEIRA.
@RenanRicci2 жыл бұрын
Marina, obrigado por compartilhar sua experiência aqui, nem sempre é um assunto fácil. Eu tive duas experiências profissionais horríveis aqui no Japão, mas agora estou numa empresa muito boa