Рет қаралды 98,997
📌Nosso site:
www.fazendasan...
📌INSCREVA-E NO CANAL CORTES FAZENDAS ANTIGAS:
/ @cortesfazendasantigas
FAZENDA SÃO MIGUEL
Quissamã - RJ #fazenda296
1858
A Fazenda São Miguel foi a primeira residência do barão e visconde de Quissamã. Vendida no final do século XIX, a fazenda acabou, anos mais tarde, nas mãos do engenheiro francês M. Bodaine que, em 1908, construiu o solar que hoje pode ser visitado. A casa, uma típica representante da arquitetura do fim do ciclo da cana-de-açúcar, é rodeada de palmeiras e eucaliptos e abriga móveis e objetos do início do século.
No final do século XVII, a família Barcelos troca as terras da Ilha dos Sete Engenhos por propriedades em Quissamã, município ao Norte do Estado do Rio. Ana Barcelos Coutinho, uma das herdeiras, casa-se com Manoel Carneiro da Silva, fundador do primeiro engenho de Quissamã, por volta de 1770. No século XIX, após a chegada de D. João VI ao Rio de Janeiro em 1808, o açúcar ganha novo impulso e Quissamã vive seu esplendor.
Os herdeiros de Manoel Carneiro da Silva fundam sete engenhos de açúcar e cachaça, entre eles o Engenho São Miguel, em 1858. Em 1877, os sete engenhos se unem para formar o Engenho Central de Quissamã, primeiro da América Latina. Em 2002, com a crise da cultura canavieira, o Engenho Central de Quissamã fecha suas portas.
E anos mais tarde essa linda fazenda volta suas origens e torna com o engenho a produção de cachaça, melaço e rapadura. Essa linda casa segue nas mãos dos herdeiros sendo bem cuidada e administrada.
Mais detalhes dessa bela fazenda, dessa vez alguns vídeos que vão mostrar a beleza de mais uma propriedade em Quissamã bem cuidada e com muita riqueza histórica. Parabéns aos guardiões atuais pelos cuidados ao patrimônio.
Uma maravilha de fazenda, com mobílias de época, casarão em ótimas condições, capela, ou seja, tudo que uma linda fazenda histórica tem. Vale a pena conferir de perto.
os detalhes construtivos são os normalmente usados na época, com algum despojamento, à exceção talvez do pórtico da entrada, que utiliza com sofisticação duplas colunas toscanas, suportando vergas arqueadas. O telhado, com o frontão triangular arrematando o oitão, lembra os telhados dos chalés românticos, sem, no entanto, utilizar lambrequins.
A fazenda junto com muitas outras da região, faz parte do ciclo da cana de açúcar em Quissamã, norte do estado do Rio de Janeiro.
As terras da fazenda foram uma antiga propriedade dos frades carmelitas, foi comprada pelo Visconde de Quissamã, José Caetano Carneiro da Silva, que residiu na primitiva casa desde 1858, ano de seu casamento, até 1863, aproximadamente, quando volta a residir na fazenda Quissamã, em virtude da idade avançada de seu pai, o Visconde de Araruama.
Por volta do final do século, José Caetano vendeu a fazenda para seu sobrinho, José Manuel, que a vende por sua vez ao engenheiro francês Louis Bondaine, técnico contratado pelo engenho central de Quissamã. Este constrói uma nova residência para si em 1908, já em 1920 adquire a propriedade José Francisco Tinoco Carneiro da Silva, mantendo-a fechada até cerca de 1927, quando após grande reforma passar a residir com sua família.
Fonte: @paulo_victor_fa
📌Me segue lá no Instagram pra ver os bastidores das viagens
/ paulo_victor_fa
📌Conheçam nossos produtos:
www.fazendasan...
👉🏼Acompanhe nosso Instagram:
/ fazendasantigas
👉🏼Fale comigo:
linktr.ee/faze...