O NARCISISMO DE TODOS NÓS | SALVA-VIDAS | EMANUEL ARAGÃO

  Рет қаралды 38,813

Emanuel Aragão

Emanuel Aragão

Күн бұрын

Пікірлер: 115
@alemoretti5138
@alemoretti5138 Жыл бұрын
A Flor 🌷 encheu a boca pra dizer isso noutro dia, mas não custa fazer coro: “você é muito bom”! 😉👍🏻
@rosangelamariamoreira7378
@rosangelamariamoreira7378 Жыл бұрын
Isso que vc fala não é resposta pra ninguém
@outragata
@outragata Жыл бұрын
Ato inconsciente, sem lealdade, sem empatia pelo outro, só pensamento de satisfação da busca, do desejo de ser atendido, de saber se ainda tem poder de mexer com o outro, de deixar o outro na mesma situação de vulnerabilidade emocional em que o sujeito da ação se encontra... sujeito que sujeita não é sujeito!...é foda fazer isso com as pessoas e bom mesmo é observar esse movimento de fora do círculo e notar que o retorno, o refluxo do fluxo é rápido... quando se joga esse jogo de manipulação de afetos sem verdade e sem responsabilidade a vida coloca um objeto para refletir aquilo que você é... gente irresponsável vai encontrar gente irresponsável pq se tem uma coisa que acontece nessa vida é a aproximação das neuroses dos indivíduos... e isso vai acontecer, isso vai girar, vai permanecer até que o a lição seja aprendida. Vitimização em excesso, carência em excesso, machismo em excesso... "eu sou tão legal", "eu sou únic@", "uma pessoa como eu é difícil de encontrar", "sou agilizad@", "compro flores, chamo de meu bem"... no fundo é o contrário do amor, egoísmo em excesso... colocar o outro em um lugar de subjulgamento e nem se dar conta disso... precisa de estudo, análise, deitar no divã mesmo, ou encontrar um sujeito que sujeita objetos e que seja um espelho do sujeito e reflita para ele tudo aquilo que ele não se dá conta de perceber pq nao enxerga um palmo à frente do nariz.
@lilianecarvalho2940
@lilianecarvalho2940 Жыл бұрын
Eu me enxergo exatamente assim 😅. E já aviso as pessoas que sou uma péssima amiga, simplesmente não sou uma boa ouvinte.
@romalisan1
@romalisan1 Жыл бұрын
Como muita gente, eu reflito sobre minha personalidade e enxergo em mim inúmeros traços narcisista, mas uma das coisas que eu sempre busquei, mas busco cada vez mais, é o bem estar dos outros. Sou professor, e acredito que isso nasceu da minha vida em sala de aula. Mesmo que os estudantes não se importem sempre comigo, eu sim me importo com eles. De fato, recebo muito carinho, e às vezes até me espanto. Há pouco, eu disse a um estudante que quando precisar (tenho 69 anos) eu gostaria de ir para uma boa casa de repouso, e ele disse que isso nunca, pois se ninguém me quiser em casa ele vai me levar morar com ele e a família. Eu ri, e ele, ficou sério e disse que ele não está brincando....kkkkk. Fiquei emocionado, apesar de que, mesmo sendo solteiro e sem filhos, eu tenho bastante gente da família ao redor de mim. O amor gera amor. Você só está sozinho quando você afasta os outros, e exige deles o que eles não podem dar.
@karinefcarvalho
@karinefcarvalho Жыл бұрын
Acho que essa sensação ou verdade decorre da urgência das pessoas, coisas e situações que nos fazem priorizar o EU e nisso a roda do narcisismo impera, porque não nos voltamos para todos os outros, porque nao damos conta de cuidar de tantas demandas, nossas e do outro. Assim não nos voltamos nem para aquele outro que nos dá abertura...e esse último talvez, merecesse nossa abertura para o exercíciode troca, mas nós também não estamos abertos pra esse outro...
@duilliamdosreisvieira5474
@duilliamdosreisvieira5474 Жыл бұрын
Sempre estou oscilando entre me achar burro ou inteligente. Me causa um certa angústia.
@vidacommaisconsciencia
@vidacommaisconsciencia Жыл бұрын
Eu tô vivendo errado num mundo certo ou vivo certo num mundo errado. O que é certo pra mim afinal? Até que ponto é o que eu sou e até qual ponto posso me deixar inundar pelo outro ou pelos outros? Ser filha de uma narcisista também te tira a visão de quem eu sou ou o que poderia ser eu, essa identidade foi me tirada na infância, qndo tentava provar os meus valores, ou melhor dizendo, o meu Self queria desabrochar e isso foi me tirado com uma confusão mental. Mas a gente vai se juntando, se descobrindo, se redes-cobrindo. Abrindo as cortinas, se permitindo apenas Ser e é isso e isso pra mim tem se tornado as minhas "doses diárias de vida". Gratidão Manu ❤
@eunicemoreiraa.noronha8026
@eunicemoreiraa.noronha8026 Жыл бұрын
Talvez o melhor vídeo que assisti na área da psicologia. Permita-me 2 observações: - Alguns termos usados não são acessíveis para grande parte das pessoas - O vídeo é profundo e mereceria funcionar como tópicos(principalmente no início), para vários outros vídeos.
@julianamunizdecastro88
@julianamunizdecastro88 Жыл бұрын
Em um trecho da sua fala me lembrei da minha mãe dizendo: Você viu a foto que fulano compartilhou comigo? E eu: Não, mãe, ele compartilhou isso com todo mundo que pode ver o face/insta dele. 😂😂😂
@silvanaciceradeoliveira
@silvanaciceradeoliveira Жыл бұрын
Todo mundo tem um pouco de tudo e tá tudo bem. Infelizmente tem gente que tem uma ou duas coisas em excesso e aí mesmo que não sejam coisas necessariamente ruins , acaba dando muito ruim pra quem tem e pra quem convive com a pessoa. E pior que essas pessoas não acreditam que precisam de um tratamento pra mudar ou melhorar . Existe muito preconceito em relação a problemas emocionais. Ninguém se nega a ir ao clínico geral mas ao psicólogo ou psiquiatra...... É complicado. 🤷
@lorrayne8094
@lorrayne8094 Жыл бұрын
Como pode todas as experiências humanas serem compartilhadas. Eu vivo muito essa oscilação de me achar ótima e horrível ao mesmo tempo, quero companhia, mas também quero estar sozinha em paz.
@leandro2399
@leandro2399 Жыл бұрын
O algoritmo nos diz: Recebaaaaa!😅
@Rafael-nm7uz
@Rafael-nm7uz Жыл бұрын
O melhor que o humano pode oferecer é seu trabalho e o pior são suas emoções 😅😅😅
@maximilianogoulart5377
@maximilianogoulart5377 Жыл бұрын
Sinto-me que minha vida é interessante para muito poucos, mas que talvez seja suficiente de alguma forma para mim. Entretanto, percebo que várias vezes é frustrante que para eu ser importante para novas pessoas tenho que ter algo a oferece, como: dinheiro, status, sociabilidade e etc. A vida é feito de interesses, que é algo natural. Se não tiveres nada a oferecer ao outro, você será interessante a ninguém além dos teus próprios pais e alguns poucas pessoas mais proximas. Entretanto, meu outro ponto é que não me interesso pela vida de outras pessoas por um questão de proteger a inveja tenho de outras pessoas por elas terem algo que ainda não tenho e que estou lutando para conquistar. Exemplo: não entro em rede sociais praticamente para não invejar a vida dos outros e me proteger. Apenas entro para postar alguma coisa e ja saio "fugindo" para não ativar minha inveja vendo a vida alheia.
@Samanta-ws7yv
@Samanta-ws7yv Жыл бұрын
Bem legal você admitir que sente inveja. Geralmente, as pessoas evitam falar sobre isso ou simplesmente negam o sentir. O outro é sempre o invejoso, e eu não sou.
@maximilianogoulart5377
@maximilianogoulart5377 Жыл бұрын
@@Samanta-ws7yv Creio que isso admitir é um mal ou bom hábito de ser muito transparente e verdadeiro nas coisas que coloco as pessoas. Acabo deixando e muito minha vulnerabilidades as pessoas. Mal conheço as pessoas e acabo sendo muito honesto comigo e com elas sobre meus sentimentos. Como são poucos que o fazem , logo sou visto como estranheza para muitos. Entretanto, se auto conhecer é um passo importante para nossa vida.
@Samanta-ws7yv
@Samanta-ws7yv Жыл бұрын
@@maximilianogoulart5377 Entendo! Se mostrar vulnerável não é ruim e a questão é realmente essa, as pessoas não percebem, julgam, se afastam. E honestidade em qualquer tipo de relação, algo genuíno sem interesses maiores a não ser na própria pessoa, é como encontrar uma agulha no palheiro, um diamante raro. Parece que as pessoas se assustam muito com tudo isso e fogem. Querem o afeto mas não conseguem dar. Consigo perceber pois ajo de igual modo e a tendência mesmo é uma solidão indesejável. Mas é melhor às vezes. Auto conhecimento é tudo é a chave mesmo.
@MariliaLins
@MariliaLins Жыл бұрын
Me identifico muito com o que você falou! Esse acesso demasiado a tantos sucessos invejáveis é algo que chega ruim em mim. Acabo preferindo evitar. Pessoas muitas vezes até queridas de muitas formas, mas o mal da comparação faz ser maior a vontade de não saber, com era nos tempos pré redes sociais de alguma forma…
@maximilianogoulart5377
@maximilianogoulart5377 Жыл бұрын
@@MariliaLins Então vem aquele clichê " Não se compare com os outros , afinal sempre terá um melhor e outro pior" Porém quem faz isso veemente lá no interior da sua mente e não mente a si. Solução: evitar situações que possam ativar sua inveja. Não é proibir , e sim procurar um equilíbrio.
@HelgaCavoli
@HelgaCavoli Жыл бұрын
14:50 SELF = Desvio homeostático > Busca alostática > Registro: Satisfação/Não-satisfação > Memória > Memória episódica > Automatização > Procedimento/memória não-declarativa (desejos/necessidades = traços de memória). OBJETO DE DESEJO tem uma marcação/registro na Memória da satisfação de uma necessidade.
@romalisan1
@romalisan1 Жыл бұрын
Também não resisto comentar um pensamento meu, pois se alguém me perguntar quem eu sou, eu diria que essa é uma resposta impossível, pois eu não sou, eu estou. Eu sei como estou agora, por exemplo, querendo comer chocolate amargo, mas amanhã só Deus sabe o que eu vou querer. Além disso, eu sei do que gosto, do que quero, do que procuro, mas apenas por ora, pois amanhã tudo poderá ser diferente. As lembranças são apenas lembranças, e o futuro não existe.
@marillizribeiro
@marillizribeiro Жыл бұрын
Alugou um triplex na minha mente. Ovô morrê 😢
@cristianenogueira2498
@cristianenogueira2498 Жыл бұрын
SEUS videos são um alivio... um pouco de sanidade no meio da loucura que vivemos
@TeresaCristinaD
@TeresaCristinaD Жыл бұрын
(Sanidade ) acho que foi a palavra ideal p mim tbm🎉❤
@ishtarturunen1164
@ishtarturunen1164 Жыл бұрын
Achei interessante. Eu quero me interessar pelas pessoas e quero que elas se interessem por mim, mas de forma genuína, o que está parecendo cada vez mais difícil hoje em dia, onde as relações objetais (onde tudo exige uma troca, que geralmente está fora do alcance da maioria) estão prevalecendo. E sim, eu entendi que toda relação é de objeto, e que nós devemos fazer o movimento para o tornar-se sujeito.
@artemanga431
@artemanga431 Жыл бұрын
Fala sobre abandono paternal em um vídeo, vai ajudar muita gente.
@Wallacegfsilva
@Wallacegfsilva Жыл бұрын
começa o video: ah, acho que não tem muito a ver comigo termina o video: ... kkkkkk sensacional essa definição de self: "Self é o reconhecimento daquilo que te agrada ou desagrada, aproxima ou afasta da homeostase"
@perilhamas
@perilhamas Жыл бұрын
Manu, seu esforço tá valendo a pena. Cê tá conseguindo evoluir os conceitos super bem, tá articulando bem, e demonstra menos ansiedade em chegar à conclusão. Me passou pela cabeça que sua ansiedade em vídeo podia estar ligada à necessidade de adequação ao deus algoritmo. Agora que cê está passando por uma mudança na relação com ele, parece que está curtindo mais o percurso. Parabéns 💜🌻
@andressadeandrade5542
@andressadeandrade5542 Жыл бұрын
Manu, no início do século XX, o poeta Fernando Pessoa escreveu o "Poema em linha reta", em que ele dizia "Arre, estou farto de semideuses! Onde é que há gente no mundo?". Então a questão de sempre mostrar uma imagem "foda" de si não é uma característica da tecnologia ou das redes sociais. Elas podem favorecer aspectos desse comportamento, mas as causas/origens disso são certamente outras... Não acha?
Жыл бұрын
Claro. A tecnologia não causa nada. Ela modifica o ambiente. As os modos de satisfação das nossas necessidades. A saída narcísica é muito antiga.
@kerenmelo8070
@kerenmelo8070 Жыл бұрын
A tecnologia só intensificou porque, agora, com os smartphones e as redes sociais, se passarmos muito tempo nelas, veremos isso o tempo todo. Antigamente, ainda podíamos nos isolar em nossas casas... Mas, sim, é do ser humano contar vantagem sempre.
@arochatube
@arochatube Жыл бұрын
Sobre tecnologia, defendo que ela pode ser vista tão somente como um "acelerador de processos". Pro "bem" e pro "mal".
@thunders2393
@thunders2393 Жыл бұрын
​​​​​​@@sophiamarquisIsso vai depender de motivo da pessoa se assim, pois algums já nasceram desse jeito, outras com imagem de "durão" só querem impressiona as garotas ou os amigos e ext.
@thunders2393
@thunders2393 Жыл бұрын
​@@sophiamarquisFicou melhor agora? kkkkk, o sistema educacional brasileiro é péssimo, algumas pessoas tem dificuldade na aprendizagem e memória.
@CarlosMaiaRosario
@CarlosMaiaRosario Жыл бұрын
Pauta top ! Senhor Emanuel , nossa eu ouvi na internet -através do Rafinha Bastos , que a comunicação mudou muito nos últimos anos . A internet propiciou o ego inflamado , o povo em geral ( globalmente ) está muito narcísico , se sente o centro do universo . Até nas redes sociais por exemplo , as pessoas estão sem nenhum filtro , não tem auto crítica e só querem aplausos . Quando ao contrário somos os algosas . Ninguém pode criticar mais ninguém , porque agente e um MERDA ! Desculpe me repeti o que o senhor falava , amei ❤ seu canal desejo sucesso , muito obrigado . ( liguei para um amigo , que é pisicologo? Perguntei uma coisa corriqueira para ele ? El me tirou , me meno apressou ! Fiquei arrasado ..
@samsimple31
@samsimple31 Жыл бұрын
Alteridade é um exercício que se faz, um exercício de escuta. Como alguém pode se pesquisar se não escuta o outro? Reflexões muito importantes neste vídeo.
@xcelsoborges
@xcelsoborges Жыл бұрын
Menina mim p😊 uno😅
@Lionel520
@Lionel520 Жыл бұрын
​​@@xcelsoborges??? Kkkkkkkk.
@Monicaliveira
@Monicaliveira Жыл бұрын
😂 sou incrível demais pra viver nesse mundo, perto dessas pessoas..( socorro Deus, houve um equívoco, será que não tinha um planetinha melhor/mais adequado pra mim??!)... Manu ta contando meus pensamentos pra todos... 😅
@rogeriocerqueira9636
@rogeriocerqueira9636 Жыл бұрын
Aff um tapa na cara já no título kkkk
@Adriana.Arndt.
@Adriana.Arndt. Жыл бұрын
Pra eu me importar com alguém precisa saber fazer um oral muito bom.
@felipedw
@felipedw Жыл бұрын
sabe a crítica que eu tenho das suas análises? é que ela foca no indivíduo como se tudo fosse culpa dele. Se todo mundo nessa sociedade que vivemos tá agindo assim, atomizada, com pouca solidariedade e afastada dos outros, o problema é dos indivíduos? ou é uma cultura que se instalou na sociedade?
@matheusbrandao474
@matheusbrandao474 Жыл бұрын
Belo ponto, meu caro🙏🏼
@ishtarturunen1164
@ishtarturunen1164 Жыл бұрын
Excelente observação!
@vivianladeirafonseca9490
@vivianladeirafonseca9490 7 ай бұрын
A cultura é a mais profunda manifestação da mente humana. É valorar determinadas práticas, não somos nós quem a criamos? Senão nós? Quem seriam os responsáveis então?
@Jess90150
@Jess90150 6 ай бұрын
É que ele é psicanalista, e não sociologo rs
@cassiagoncalves5539
@cassiagoncalves5539 Жыл бұрын
Hoje que descobri o canal e estou amando! A tecnologia acentuou o narcisismo, ou seja, todos temos um traço narcísico. Sempre queremos ser aceitos e aprovados, porém o mundo da internet oferece ao outro diversas opções e imediatamente somos descartaveis. Com isso nosso ego fica machucado, trazendo o sentimento de abandono e rejeição. Que virada de chave!!! Já vou começar trabalhar com o meu ego!👏👏👏
@wen.der.santos
@wen.der.santos Жыл бұрын
É legal lembrar também que essas sensações também tem a ver com o momento histórico que vivemos, com a ascenção do neoliberalismo e o modo de vida "single", pra gente não achar que é tudo uma questão so self individual.
@Lionel520
@Lionel520 Жыл бұрын
É muito melhor a ascensão do "neoliberalismo", do quê ascensão dos canhotos ou dos destros, na sociedade atual em que vivemos, principalmente a dos canhotos, pois o liberalismo só tem a culpa, de permitir que vocês canhotos e destros existam, pois é muito melhor o "neoliberalismo" do qué viver em sociedade totalmente estatal...pricipamente viver em sociedade estatal canhota! também tem a culpa a polarização política, é qual ploblema da vida single? vocês canhotos tem uma mania estranha e doentia, de colocar política aonde não existe política! é uma coisa insuportável...
@simoneaparecidaferreiradia5207
@simoneaparecidaferreiradia5207 Жыл бұрын
Quando a família brasileira era praticamente ruralistas,a família em volta, recebia pessoas visitas, era um comportamento cultural completamente diferente do Brasil atualmente, as famílias vivendo nas gdes cidades, a tecnologia cada vez mais moderna, aonde boa parte da sociedade brasileira está nas redes sociais, a liberdade de escolha, a liberdade sexual da mulher,o comportamento do homem moderno que não é visto mais como provedor, o individualismo que vem tomando conta da sociedade brasileira, queremos mais o que? Capitalismo tomando conta, estamos em conflitos porque perdemos a capacidade da afetividade, do companheirismo, do calor humano, trocado pelo mundo digital. Seria bom refletir?..
@prisalesmaldonado
@prisalesmaldonado 9 ай бұрын
"To me esforçando pra ser mais...menos...mais ou menos...." VC É ÓTIMO! KKKK
@mariatereza4348
@mariatereza4348 Жыл бұрын
Pqp isso da influência da tecnologia na receptividade ao outro é muuuuuuito real!!! Que canal top 👏👏👏
@Allkmim
@Allkmim Жыл бұрын
Cada vídeo é uma alfinetada no meu cérebro! Me faz bem! Gratidão.🙏🏼💜
@mindofalcao9855
@mindofalcao9855 Жыл бұрын
Salve Manu !!!!! Descobri o canal ontem à noite, e já estou eu aqui a essa hora... vou logo partir pra Membro... valeuzão !!!!
@Monicaliveira
@Monicaliveira Жыл бұрын
Que coisa, ontem a noite indiquei esse canal pra uma pessoa... 😊
@marthaleao4737
@marthaleao4737 Жыл бұрын
Essa última parte do vídeo quando vc fala do deus algoritmo, e da falta que faz não mais sentir a falta, é extremamente impactante e relevante para pensarmos a profunda falta de sentido que é vivida hj. Obrigada. Muito bom.
@sandratorrespessoa1444
@sandratorrespessoa1444 Жыл бұрын
Você é Demais!!!! Puxa vida!!!!! Como me acalma poder assistir seus vídeos. Muito obrigada por torná-los públicos. Deus esteja com você.
@interbasque
@interbasque Жыл бұрын
Emanuel, muito obrigada pelo conteúdo que vc compartilha com a gente. É de muitíssimo valor. Tomara que seu canal cresça muito e muito.
@fsilva8674
@fsilva8674 Жыл бұрын
Há uma cena brilhante no filme American Beauty que ilustra essa ocultação da falta de um saber sobre o self através do "eu sou o bonzão"; é a continuação daquela em que o pai vê as sombras do filho e interpretando a imagem de forma equivocada, atravessa a rua para tomar satisfação. Na conversa com o vizinho (feito pelo K. Spacey), ele se perde completamente de uma forma evidente e ridícula. Este vídeo explica bem essa questão.
@valquiria5038
@valquiria5038 Жыл бұрын
Bom dia....adorei vc, virou uma chave na minha cabeça.
@deboradalsasso3615
@deboradalsasso3615 Жыл бұрын
Excelente! Importante saber o que nos "move"!
@sabrinahartmann9820
@sabrinahartmann9820 Жыл бұрын
Iniciando o video agora e ja me impressionei com o tema, que foi exatamente a abordagem da minha última sessão de terapia. No entanto minha “indignação” foi a de que eu me sentia sozinha por me importar com os outros (empatia sem interesses) e perceber que os outros não se importam...
@romalisan1
@romalisan1 Жыл бұрын
Eu também pensava exatamente a mesma coisa, mas depois, e não pense que eu quero dar lição de moral, por favor, eu percebi que quando eu me importo verdadeiramente com o outro, o que o outro pensa de mim não importa, entende. Aí você se sente perfeitamente à vontade com você mesma, e sempre haverá alguém que lhe dará amizade, mas sempre da maneira que ele pode dar. Nenhuma macieira lhe dará peras, mas sempre e apenas maçãs.
@ivi8060
@ivi8060 Жыл бұрын
Acabei de assistir a um vídeo recente sobre relacionamento da Dra. Ana Cláudia Quintana Arantes que pode te ajudar muito também, é Maravilhoso! 🙌🏻💜
@alessandrascatolin
@alessandrascatolin Жыл бұрын
Manu, na tentativa de me aprofundar cada vez mais nessa escuta de mim e do outro venho num processo de silêncio profundo; de questionar se é necessário cair nesse engodo egoico ou simplesmente respirar, contemplar a natureza, existir ...
@malena-r7c
@malena-r7c Жыл бұрын
UE cierto lo qe dices me hizo reír pero es cierto tantas cosas cambiaron mi forma de ser de tanta experiencia será. Un saludo❤
@alessandrascatolin
@alessandrascatolin Жыл бұрын
Fez todo sentido a ideia do narcisismo como defesa...
@joroliveira7375
@joroliveira7375 Жыл бұрын
Mais um excelente vídeo. Parece que nesta "temporada" o Manu está aprofundando ainda mais as questões. Um dos meus canas preferidos. Muito obrigada, Manu.
@FernandaChazan
@FernandaChazan Жыл бұрын
Eu sei o que eu quero: Mais vídeos como esse! Obrigada Manu! Você é necessário 👏🏻
@deborabirck3430
@deborabirck3430 Жыл бұрын
Gracias Manu! Foi muito didático o vídeo! ♡ Como fica fácil entender esses mecanismos de defesa a partir de suas explicações!
@eduardoperali4910
@eduardoperali4910 Жыл бұрын
manu voce é genio muito obrigado por todo esses videos que eu egoistamente consumi e continuo consumindo todos esses anos lança o livro logo por favor te amo beijo
@karlageyer8779
@karlageyer8779 Жыл бұрын
Manu, a ideia de self sempre me atormentou, desde pequena me sinto “perdida”, sem uma noção exata do que é sobre mim e o que é sobre o outro. Existe uma separação? Eu me pergunto se existe realmente um EU autêntico ou é ilusão? Existe um self para além das nossas experiências com o outro? Fico refletindo sobre isso, adoraria saber o que tu pensa, tema para um próximo vídeo talvez? 😆
@eduardocarvalho2517
@eduardocarvalho2517 Жыл бұрын
Me pergunto a mesma coisa. Na psicanálise existe o self. No budismo, em algumas linhas, entendi que você encontra o conceito de anatta / anatman de que esse self é uma ilusão, apenas uma impressão de individualidade, quando na realidade todas as ccoisas e fenômenos estão interconectados. Talvez você já sinta e entenda o mundo dessa forma. Ainda pode estudar seus gostos, sensações, percepções, agrados e desagrados - mas não entendendo como formando ou representando uma "essência" em você.
@jessicasilva01
@jessicasilva01 Жыл бұрын
Muito interessante ❤
@_home_3539
@_home_3539 Жыл бұрын
Lembrando que Narcisismo é diferente de Transtorno de Personalidade Narcísica (que talvez seja o desequilíbrio do Narcisismo que acaba afetando negativamente os outros).
@DaianeRibeiroRS
@DaianeRibeiroRS Жыл бұрын
Olá Emanuel. O self é o agente vivo que testemunha, julga e funciona em conformidade ou não com o ambiente que presencia/habita.
@MaSP37
@MaSP37 Жыл бұрын
Brilhante como sempre !
@jussaraborgesvianna2177
@jussaraborgesvianna2177 Жыл бұрын
Esclarecedor! Obrigada!
@MatheusVieira-yz1ys
@MatheusVieira-yz1ys Жыл бұрын
Então, no sentido de abrir um espaço para a idealização do desejo, afastar-se destas redes seria interessante?
@marianamoreira1726
@marianamoreira1726 Жыл бұрын
Eu estava justamente. Mas eu troquei todos os amigos. Primeiro, para de frequentar restaurante caro e viagem e lugares de riquinho. Essa sua sala grande numa cidade onde muita gente não tem onde morar. Sintomatico. Faça um.teste. Passe um mês com mil reais pra cada cabeça da família. Sem adcções: compras restaurante e essas futilidades. Limpe sua casa ao invés de ter uma escrava moderna: (diarista empregada doméstica etc...) Ou melhor, torne-se adulto. Ta me entendendo? A pessoa é escravocrata e não limpa a própria privada q caga. Pode-se dizer que essa pessoa fez a morte do próprio narciso? A pessoa escravocrata e não faz nem a própria comida... O q dizer do carater dessa pessoa?
@naftalyalvesdacunha8625
@naftalyalvesdacunha8625 Жыл бұрын
Ele é muito massa... parabéns
@giselledasilva136
@giselledasilva136 Жыл бұрын
Legal 🦋
@LilianeMANCEBO
@LilianeMANCEBO Жыл бұрын
kkk, bem filosófico.😅
@michelleoliveira121
@michelleoliveira121 Жыл бұрын
Como é que a gente começa a descobrir esse self e o que a gente realmente gosta e quer? Eu imagino que seja com terapia, mas eu faço por um ano e não vi ferramentas lógicas nesse sentido, sabe? Tipo, talvez não tenha um guia ou método pra todo mundoqww e eu esteja esperando demais, mas a maneira que eu entendo as coisas melhor é quando me explicam a lógica por trás. Acho que preciso de outro terapeuta 😂
@rosangelamariamoreira7378
@rosangelamariamoreira7378 Жыл бұрын
Pois de mim ninguém gosta mesmo,passam perto e viram o rosto ,ou falam hoje amanhã desviam o caminho pra não passar perto de mim não sou tão feia nem fedida ,sou educada e respeito a todos não sei porque isso acontece
@FernandaChazan
@FernandaChazan Жыл бұрын
Falando sobre algoritmos, o sensação de estar sendo “ouvida” pelo celular é… não seu nem dizer o que é! Deveríamos fazer uma #desligaocelular (durante a noite, e depois se estender em períodos durante o dia)! Ter mais opções de interação… 😊
@walterlaniasantos4045
@walterlaniasantos4045 Жыл бұрын
😮 esse processo de desenvolvimento tá lento em mim...
@monalizaalice2424
@monalizaalice2424 Жыл бұрын
Se a gente não tiver noção clara de quem somos alguém dirá quem somos e se esse alguém for um narci 😂😂 fodeoo
@ycpycp6715
@ycpycp6715 Жыл бұрын
Seus vídeos são excelentes, mas, ao menos pra mim, parecem requerer que os ouvintes sejam no mínimo estudantes de psicologia
@silviohenriquegoncalves6802
@silviohenriquegoncalves6802 Жыл бұрын
Me ajudou muito. Obrigado.
@marianaferraz5332
@marianaferraz5332 Жыл бұрын
Sim💜
@vivis5195
@vivis5195 Жыл бұрын
@JulianaCardoso-op3ju
@JulianaCardoso-op3ju Жыл бұрын
Melhor de todos...😂😂
@lilianechotguis627
@lilianechotguis627 Жыл бұрын
Sou tua fã e da flor
@andreluizdearaujo
@andreluizdearaujo Жыл бұрын
Onde encontro informações sobre aqueles encontros presenciais no RJ? Obrigado
@HelgaCavoli
@HelgaCavoli Жыл бұрын
A apresentação no início: psicoterapeuta não é psicólogo clínico? Quem formou em psicologia, digo. Até outro dia (uns anos atrás) a identificação não era como psicanalista?! O canal começou assim, não?
@alcidiasouza5487
@alcidiasouza5487 Жыл бұрын
Seu conteúdo é interessante, mas sua comunicação é meio desconexa e atrapalha um pouco a sequência do raciocínio de quem acompanha, pois vc faz muitas interferências explicativas de outros pontos no meio do conteúdo. Deixa para fazer isso no final, de uma vez só. Apenas uma sugestão.
@valquiria5038
@valquiria5038 Жыл бұрын
Eu tbem.....
@JanineSOli
@JanineSOli Жыл бұрын
👏🏾👏🏾👏🏾
@taniaruiz2982
@taniaruiz2982 Жыл бұрын
👏👏👏
@gustavo9077
@gustavo9077 Жыл бұрын
Boa noite e parabéns. Acha q não vale a pena falar de como o modo de produção dita as relações sociais (ou não-relações sociais no caso deste video) Do escravagismo ao feudalismo e chegando no capitalismo tardio, os comportamentos são até manipulados para manter o sistema como dominante. Daí gera uma culpa programada p o indivíduo achar q a responsabilidade pelos seus limites é SEMPRE dele e não questionar um sistema q gera frustração da felicidade não alcançada. Não sejamos inocentes de achar q isso acontece pq a tecnologia agudiza o individualismo; existe ideologia direcionando isso e é a do liberalismo. Precisa ser endereçada se nao ficaremos só enxugando o gelo dos sintomas sem irmos na causa. 🙏
@monalizaalice2424
@monalizaalice2424 Жыл бұрын
Só por útilitarismo 😅 Definição dos narcis
@HelgaCavoli
@HelgaCavoli Жыл бұрын
Manu, bem diferente seu fluxo de ideias quando vc precisa explicar menos as premissas. É dificil construir um edificio de ideias sem uma base e isso de fazer videos explicativos de conceitos é uma mão na roda mesmo. Vc so precisa fazer mais as pazes ainda com isso. 😂😂 Só aponta pra baixo e diz "Vídeo sobre isso na descrição". OU ainda: um gesto pra baixo. E sempre que vc mesmo vir esse gesto vc sabe que pensou/lembrou de alguma referência e vai incluir ali embaixo e uma mesma frase de sempre no rodapé dizendo isso "Link do assunto na descrição". Aí você perde menos ainda sua linha de raciocínio.
@jamile_sag
@jamile_sag Жыл бұрын
Cara, só a introdução já foi um TOMBO 😅😆
@Garota3300
@Garota3300 Жыл бұрын
A FALÁCIA DA VIDA OTIMIZADA | SALVA-VIDAS | EMANUEL ARAGÃO
25:16
Emanuel Aragão
Рет қаралды 43 М.
这是自救的好办法 #路飞#海贼王
00:43
路飞与唐舞桐
Рет қаралды 137 МЛН
СОБАКА ВЕРНУЛА ТАБАЛАПКИ😱#shorts
00:25
INNA SERG
Рет қаралды 3,9 МЛН
The Ultimate Sausage Prank! Watch Their Reactions 😂🌭 #Unexpected
00:17
La La Life Shorts
Рет қаралды 6 МЛН
A IDEALIZADORA E O NARCISISTA | SALVA-VIDAS | EMANUEL ARAGÃO
27:47
Emanuel Aragão
Рет қаралды 107 М.
O NARCISISMO É O FIM DO AMOR? | EMANUEL ARAGÃO
24:42
Emanuel Aragão
Рет қаралды 58 М.
VOCÊ PERSEGUE A SUA PRÓPRIA SOLIDÃO? | EMANUEL ARAGÃO
25:33
Emanuel Aragão
Рет қаралды 68 М.
QUANDO QUEM DEVERIA CUIDAR, HUMILHA | SALVA-VIDAS | EMANUEL ARAGÃO
34:48
COMO FAZER O LUTO NARCÍSICO? | NARCISISMO | EMANUEL ARAGÃO
33:46
Emanuel Aragão
Рет қаралды 79 М.
O PARADOXO DA FELICIDADE | SALVA-VIDAS | EMANUEL ARAGÃO
30:13
Emanuel Aragão
Рет қаралды 26 М.
TARYANA ROCHA (EMOTIONAL EDUCATION / NARCISISM) - PODPEOPLE #117
2:52:04
PodPeople - Ana Beatriz Barbosa
Рет қаралды 765 М.