é o ponto de vista vivencial bem correto,estou mais apaixonado de antigamente. mesmo que fosse dito que antigamente fosse,mes passado! e,o tipo de vivencia para minha vida ate o fim! muitas prosperidades a todos!
@carlosbotelho93488 жыл бұрын
Cada vez que aprendo mais da cultura oriental, especialmente a japonesa, me sinto mais desconfortável em viver no ocidente. Eu sei que esse documentário não tem o intuito de apontar a superioridade de uma cultura em detrimento da outra. Mas fica claro, em vários momentos do vídeo, que os ocidentais tem muito o que aprender sobre perspectivas com os orientais.
@salyntip11 жыл бұрын
Gratidao. Maravilhoso o video, interessantissimo. Adoro gravidade, historia, neurocienca. Fantastic.
@Superfashionjp111 жыл бұрын
interessante! realmente minha mente pensa como orientais, essa foi a maior prova de que temos diferenças .... no pensamento...
@rogerpatrickf11 жыл бұрын
cara,eu posso morar no Brasil! mas eu não escolhi a vivencia oriental,mesmo para arte marcial atoa. sei que posso ter,o mesmo tipo de paz que os orientais teem no cotidiano deles e que a vida pode ser,dez vezes melhor.
@canaldoelton12 жыл бұрын
Muito obrigado. Assisti este programa na TV Escola e agora posso revê-lo!
@psicologaloiola12 жыл бұрын
Adorei...... Parabéns pela iniciativa, esse documentario é um ótimo recurso, para trabalhar em escolas, e nos cursos de psicologia, antropologia e sociologia.... nota 10, espero que seu exemplo pegue... mais uma vez Parabéns
@pastorGilberto10012 жыл бұрын
É muito interessante, cada pessoa tem visões diferentes sobre determinado objeto.
@Adrianatnk8 жыл бұрын
Andei observando alguns comentários percebo que algumas pessoas não entenderam e fizeram comparações entre os latinos e anglo-saxões. A questão no documentário não é o fato de comparar quem é burro ou inteligente, a questão é abordar a linha de raciocínio e como ela funciona para os ocidentais e como funciona para os orientais. No caso dos ocidentais eles concentram seu entendimento no "eu", ou seja, a partir do seu ponto de vista egocêntrico, os ocidentais interpretaram o mundo a partir deste ponto de vista. Por outro lado os orientais se atem às percepções externas e conforme o que percebem interpretam o seu meio. Os latinos seguem a mesma linha de raciocínio européia e não diferem muito dos anglo-saxões, possuem a mesma visão egocêntrica. Sou mestiça de europeus com asiáticos e consigo ver o quão gritante é a diferença da linha de raciocínio dos ocidentais (incluindo os latinos) e orientais. São dois universos completamente diferentes. Os latinos (da America Latina) talvez, por serem uma mistura de várias culturas e etnias, não são tão engessados quanto os europeus, mas ainda sim carregam muita influência da forma de pensar europeia (ocidental).
@carlosbotelho93486 жыл бұрын
Como descendente de orientais, você tem a mente bem mais avançada do que essa gente e consegue por isso, perceber coisas que passam despercebidas aos olhos ocidentais limitados. Agradeça pela herança magnífica que lhe foi concedida. Um grande abraço querida.
@evertonpereira1410 жыл бұрын
Acredito que muita gente aqui no Brasil deva ter escolhido o oriente porque assim como há diferença entre oriente e ocidente, há diferença entre norte e sul. Somos latino americanos e pensamos, agimos, sentimos diferente dos norte americanos e britânicos. Seria mais interessante se o ocidente do doc escolhesse um país latino americano também.
@joaopedroconceicao110 жыл бұрын
Europa, Portugal Como o ocidente (Europa) e o oriente (China, Japão, etc) pensão de formar diferente, e como é obiviu eu penso como um Ocidental, Europeu, tenho orgulho em ser Europeu e de ter nascido cá, na Europa. Obrigado
@Adrianatnk8 жыл бұрын
É esta a confusão que os brasileiros fazem, os latinos americanos pensam um pouco diferente dos latinos europeus, talvez porque a América do Sul tenha mais diversidade étnica e cultural do que a Europa. A América Latina tem influências africanas, indígenas, europeias, o Brasil tem muitos asiáticos. Mesmo assim os Latinos Americanos tem muito a influencia no pensamento europeu, o raciocínio não difere muito da Europa. No vídeo foi muito usado como referência os anglo-saxônicos, mas base do pensamento anglo-saxão e latino-europeu é a mesma. É por isto seu pensamento é muito ocidental, já o meu foi mais oriental porque sou filha de japoneses.
@evandro86328 жыл бұрын
Material excelente! Obrigado por postar! 👏 👏 👏
@danielbastos7296 жыл бұрын
Nossa, muito bom !
@fatosdia-dia57018 жыл бұрын
Sou ocidental, mas tenho tendencias orientais.
@shiladharma_11 жыл бұрын
Somos dois. Segundo a tipologia junguiana, isso pode ser explicado pela função predominante na Weltannschaung ou visão de mundo de cada parte do mundo. No ocidente, é comum que o pensamento lógico-racional seja a função predominante. No oriente, a intuição costuma ser mais valorizada - você provavelmente, assim como eu, possui um pensamento mais intuitivo.
@belladiverte57936 жыл бұрын
P. Farage concordo
@raquelfelipe93076 жыл бұрын
Tenho pensamento oriental ,isso é muito interessante
@Tchalla937 жыл бұрын
É muito interessante
@francesa5512 жыл бұрын
Adorei o video!
@weltonmelo407712 жыл бұрын
Muito bom!
@pmlgjrd69606 жыл бұрын
Súper bueno, ojalá poder conseguirlo en español
@jasprudente12 жыл бұрын
MUITO BOM. ainda nao vi a segunda parte.
@sergiogumer18112 жыл бұрын
muito BOM
@ZemArte10 жыл бұрын
Por que será que para mim a flor estava tanto em A como em B?
@IroquoisPliskin8 жыл бұрын
Por que você é um ET.
@rodrigodossantosfonsecaro49077 жыл бұрын
A impressão que eu fiquei foi o que ocidente , define mais as coisas, o deixa tudo menos confuso. Já o oriente tem uma perspectiva mais relativista com o mundo.
@Grazyx_crazy12 жыл бұрын
Bom mesmo.
@AlexaChaconn10 жыл бұрын
Eu não tenho essa divisão rígida de pensamento. Vendo atentamente o documentário, fui lembrando alternâncias dos modos de pensar que tive ao tomar decisões desde as mais simples até as complicadas, de longo prazo. Embora eu seja mais lógico e analítico, acho que o ideal seria ponderar entre a intuição e o lógico-dedutivo.
@Adrianatnk8 жыл бұрын
Então tem que ver a segunda parte que aborda mais este ponto de vista.
@AlexaChaconn8 жыл бұрын
Adriana Sati Tanaka Eu vi a segunda parte. Essa segunda parte reforçou o ponto de vista que eu tinha antes.
@hera1001819 жыл бұрын
Gostei muito. Queria saber a trilha sonora deste documentário. Lindíssima.
@sensacao42406 жыл бұрын
Puts,,,eu também escolhi o cilindro azul,,,kkkkk sou ocidental😢😢😢😢
@HilquiasBrandao11 жыл бұрын
Eu sou dos Urais,sou Ocidental e Oriental ao mesmo tempo!
@thiagoarcari10 жыл бұрын
Meu Deus!!! Nasci em continente errado.... :-D
@andreif.igueiredo8 жыл бұрын
+Super Windows acho que ele quis dizer que nasceu: num continente que fica no ocidente.
@andreif.igueiredo8 жыл бұрын
+Super Windows acho que ele quis dizer que nasceu: num continente que fica no ocidente.
@andreif.igueiredo8 жыл бұрын
+Super Windows acho que ele quis dizer que nasceu: num continente que fica no ocidente.
@joaomarcosfigueiredo4 жыл бұрын
Me surpreende a experiência do minuto 27 em que mostra uma figura de bonecos felizes e não felizes com todas as caracteristicas que deram da visão oriental e ter alto indice de suicidio no japão, ou eu to enganado em alguma informação?
@eduardobrum139611 жыл бұрын
Acontece, eu assisti esse video na aula de sociologia e tinham alguns que concordavam com os orientais tbm., não foi o meu caso.
@AliceCardosoblogdatuca9 жыл бұрын
EPISODIO 1 DE 2 OK
@victormoura179410 жыл бұрын
@_loloco44 eu tbm e nois
@vilmafig72104 жыл бұрын
Sou ocidental no entanto pelo que vi e ouvi minhas respostas foram mais orientais. Será que sou descendente de otients
@vilmafig72104 жыл бұрын
Oriental?
@lianalobinha11 жыл бұрын
Eu também! kkk
@CarlosAmorimCarvalho6 жыл бұрын
quer dizer que o orientais são mais inteligentes?
@Arresala9 жыл бұрын
Diálogo com o Prof. Dr. Jamil Ibrahim Iskandar (Professor de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo) kzbin.info/aero/PLjky7pObyehnzvrHA-oGyEJAseoibZC3g
@argcresppor66612 жыл бұрын
7:35 CARALHO,QUE VOZ GROSSA MENINO
@shiladharma_11 жыл бұрын
Somos dois. Segundo a tipologia junguiana, isso pode ser explicado pela função predominante na Weltanschauung ou visão de mundo de cada parte do mundo. No ocidente, é comum que o pensamento lógico-racional seja a função predominante. No oriente, a intuição costuma ser mais valorizada - você provavelmente, assim como eu, possui um pensamento mais intuitivo.