Рет қаралды 25,278
Estamos na Normandia com o grupo do Viagem na História, comemorando os 80 anos do Dia D. "Bomba como amiga". Essa é a complexidade da posição dos britânicos e americanos quando lançaram suas bombas sobre a França. A atuação do general de Gaulle em Londres fez com que a França fosse considerada aliada, embora seu território estivesse ocupado. A doutrina do bombardeio estratégico, aplicada principalmente durante a guerra, não visava apenas as armas no campo de batalha, mas todos os elementos que permitiam ao inimigo continuar a guerra, como indústrias, redes de comunicação e transporte, inclusive em áreas urbanas.
Sob essa perspectiva, 516.635 toneladas de bombas foram lançadas sobre a França pelos Aliados entre 1939 e 1945. Desses bombardeios, 80% ocorreram apenas no ano de 1944 e causaram a morte de mais de 40.000 pessoas. Nenhuma região foi poupada, embora algumas, como o Norte e a Normandia (Calvados), tenham sido mais afetadas. Esse vídeo oferece um olhar sem precedentes sobre como os franceses conseguiram viver sob um céu de guerra.
Durante o verão de 1944, a Normandia foi bombardeada pelos Aliados para impedir a retirada alemã. “Por que eles foram tão ferozes em Saint-Lô (Manche)?”, pergunta Mireille François, uma sobrevivente. 40.000 normandos perderam a vida durante esses bombardeios, um sacrifício que durante muito tempo permaneceu tabu. Mais de setenta e cinco anos depois, foi comprovado que o objetivo de desacelerar o avanço alemão em direção à linha de frente não foi totalmente alcançado.
Ainda hoje, a questão da eficácia desses bombardeios continua a ser discutida, especialmente no que diz respeito à destruição das cidades normandas. “O bombardeio dessas encruzilhadas é provavelmente um dos aspectos mais desnecessários do bombardeio de guerra”, diz Andrew Knapp, historiador e autor do livro "Les Français sous les bombes alliées 1940-1945". "Os reforços alemães encontraram uma maneira de contornar o obstáculo rapidamente, as perdas de civis foram consideráveis e, quando os Aliados chegaram às cidades, eles também sofreram com a destruição."
Os objetivos propostos na sala de guerra dos Aliados nunca foram completamente alcançados, e os efeitos sobre a população civil permanecem uma mancha obscura na história da Segunda Guerra Mundial e na história militar. Estes fatos, desconhecidos por muitos, podem ser facilmente comprovados em um roteiro de turismo histórico pela região da Normandia, como na cidade de Falaise, que possui um museu histórico dedicado à população civil durante a guerra.
Neste vídeo, você vai conhecer toda a história dessa verdadeira tragédia e nossa visita aos locais históricos onde tudo aconteceu. Além de Falaise, visitamos outros pontos emblemáticos da Normandia, onde as cicatrizes dos bombardeios ainda são visíveis. A viagem oferece uma compreensão profunda dos sacrifícios feitos e das complexidades da guerra, proporcionando uma experiência educativa e emocionalmente impactante.
#historiamilitar #viagemnahistoria #saladeguerra
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Link de nossa loja virtual:
viagemnahistor......
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Link do video "Desafio"
• DE QUAL FILME É A MÚSI...
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Seja membro deste canal e ganhe benefícios ► bit.ly/_SejaMe...
▼ Viaje conosco e conheça lugares incríveis:
Telefone/WhatsApp: (35) 98404-9918
E-mail: mabicego@hotmail.com
▼ REDES SOCIAIS:
➜ Instagram - / viagemna_historia
➜ Facebook - / sacred-ground
.