Рет қаралды 23,118
O Dia dos Pais, como o conhecemos hoje, teve origem em 1910, nos Estados Unidos, quando Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, William Jackson Smart, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia da celebração.
A primeira comemoração ocorreu em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora, que criou seus seis filhos sozinho. Já em 1924, o presidente Calvin Coolidge apoiou a ideia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial determinando que o terceiro domingo de junho seria dedicado a comemorar esta data.
No Brasil, o Dia dos Pais é festejado no segundo domingo de agosto, mas nem sempre foi nessa data.
A comemoração começou em 16 de agosto de 1953, dia de São Joaquim - pai de Maria, mãe de Jesus Cristo - e patriarca da família de Sylvio Bhering (diretor do jornal e da rádio O Globo), tendo sido modificada por questões comerciais.
Aquela imagem do pai, na sala de espera da maternidade, esperando a notícia do nascimento de seu filho/filha, com charutos para serem distribuídos como prova de felicidade, ficou em um passado distante.
Hoje, o pai tem mais direito e abertura para fazer parte da família e dos cuidados de seus filhos. O espaço que era antes reservado apenas à porção feminina da família (mães, avós, tias), atualmente está franqueado e liberado ao pai que queira estar no processo.