Eu já quis ser tanta coisa, e percebi que o mais importante é ser uma versão melhor de mim mesmo a cada dia, sempre procurando aprender e não repetir os erros e adquirir boas habilidades e aptidões, sempre me aperfeiçoando em viver minha própria vida com maestria e maturidade pra crescer
@claudiacristina25433 жыл бұрын
Eu sou aquela pessoa que apanho muito na vida , confiei muito e me dei muito tb acreditei tanto em.muitos e fui muito machucada , me tornei uma pessoa hoje que sei o que um sr humano e capaz , fui muito inocente e recebi a conseguencias disso , uma vez alguém me disse que nada adiantaria mudar hoje vejo que a pessoa que disse esta frase foi cruel.
@patricialima07023 жыл бұрын
Acredito nas mudanças, pra mim isso é evolução, a mente não é estanque. A vida requer adaptação a cada instante. Estou sempre aberta a novidades de toda forma. Agora para mudar comportamentos precisamos de coragem e gasto de energia mental, e para algumas pessoas isso é muito difícil. Lição 3, ótima. Nunca estaremos prontos, somos seres em construção, espero sempre pensar que posso melhorar até o fim desse ciclo. Estou gostando da pessoa que vendo construindo ao longo desses últimos anos. Vocês e outros tantos fazem parte dessa construção. Grata!
@SUPERLEITURAS3 жыл бұрын
Olá Patrícia! Grato por mais um comentário. Gostaríamos de falar com você! Pode nos enviar um email com o seu contato? Nosso email é: contato@superleituras.com Grande abraço.
@patricialima07023 жыл бұрын
@@SUPERLEITURAS , ok. Vou enviar sim.
@Kakuita13 жыл бұрын
falou TUDO! amei seu comentário
@patricialima07023 жыл бұрын
@@Kakuita1 ,👍🤝
@peregrinoa.v.40423 жыл бұрын
"Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. 2 Coríntios 4:16-18 Mais um passo...
@Luci0419693 жыл бұрын
Tudo concorre para o fim. Sendo o fim inevitável devemos realizar a travessia até ele da melhor e mais satisfatória forma possível.
@ricardodorcelino33603 жыл бұрын
No caso do ser humano, a memória nos torna quem somos, ou seja, nela todas as nossas linhas temporais se encontram, todas as nossas experiências, presentes e passadas, se reúnem. Somos a reunião de todas essas linhas temporais que, separadas, se uniram em nós. Eis o paradoxo!
@franciscodesilvaflavio82613 жыл бұрын
Todos pontos q voces falam Sao importantes E certo. Obrigado por estarem Ai ajudando a mi e a muitos otros brasileiros como EU a auto conhecer se
@florianocarvalho61633 жыл бұрын
A cada novo pensamento mudamos e nos tornamos um pouco diferente de antes
@marcosaurelio40183 жыл бұрын
Gostei estou cada vez mais convencido de que o tempo e um estado de transformação de tudo e de todos
@felipeguimaraessaboiadealb60863 жыл бұрын
Quando se olha no espelho e vê uma foto antiga, se consegue se reconhecer em ambas, é porque você é ambas as pessoas. O seu passado molda o seu futuro na forma que você, no presente, escolhe.
@baianobatera31913 жыл бұрын
Esse paradoxo me deu uma chacoalhada .. vou começar a anotar meu pontos de vista e mapear minha personalidade pra tentar conhecer mais a mim mesmo.
@SUPERLEITURAS3 жыл бұрын
Excelente
@CarlosRodrigues-bu1if3 жыл бұрын
Seguindo uma receita onde tudo é medido, cada um que faz fica diferente sabe o porque!!! Por que cada pessoa é única assim como o tempo e o momento e cada vez que fará ficará diferente para mais ou para menos pois quem aprende transforma e melhora." O tempo não para"
@uponsurfboards13 жыл бұрын
Esse foi um dos melhores, ou melhor... Rsrs...um dos que mais gostei !!! Obrigado pelo grande trabalho que vcs têm nos presenteado.
@valeriaandrade90373 жыл бұрын
Amo História, obrigada.
@fernandamara62403 жыл бұрын
Super! Quanta reflexão e possibilidade de ver a vida sobre outras óticas! Muito obrigada 💕
@fabriciogoncalves94473 жыл бұрын
Gostei da reflexão de Santo Agostinho. Atualmente busco meu autoconhecimento. E vocês tem me ajudado demais! Obrigado
@thiagosilvasantos44943 жыл бұрын
Obrigado amigo. ótimo conteúdo.
@ednilzosilva26233 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo. Entender e se situar às várias fases da vida, nos torna mais capacitados para termos equilíbrio e qualidade de vida.
@lucasteixeiradasilva38373 жыл бұрын
Nos tornamos totalmente diferentes com o passar dos anos, e continuamos representando a mesma pessoa, assim como o navio
@ORDENDODRAGAO3 жыл бұрын
Com esse paradoxo, consegui concluir que, sou aquele mesmo navio, mesmo com minha mudanças e atualizações, consegui ser eu, e ser alguém mais melhorado, aprendi e ensinei,vi e fui visto durante essas metamorfose s que passamos e acontecemos, entendi que o mesmo eu, esta na essência desse mesmo eu, diferente pelas mudanças, mas igual no parecer, pois todas a mudanças que foram feitas, foram para que o ser não deixasse de existir, ppis sem a reconstrução a cada nova dificuldade, o ser se definha e desaparece, sendo preservado apenas na história, que um dia pode ser mudada asaim como o ser !
@bernardolima853 жыл бұрын
Interessante vídeo. Mudanças são inevitáveis no caminho...
@guilhermepena35473 жыл бұрын
...acabei de ter uma discussão c minha esposa ...em pauta...o quanto mudei por ter me tornado a minha melhor versão de mim...longe dos paradoxos familiares....andando fora da roda do rato. Deus abençoe seu trabalho amigo !!!
@dinosaulo56633 жыл бұрын
É, pelo jeito ESPOSA não é um bom PONTO DE CONTATO para discussões.
@edgarduarte24893 жыл бұрын
Maravilhoso, tremendo
@jadirpaiva75733 жыл бұрын
Parabéns Superleituras. Valores, moral e ética, ajudam a entender o que somos e o que queremos.
@laurafcastro57043 жыл бұрын
Sim , precisamos evoluir em nossos pensamentos, ouvir o outro lado da vida!
@anjodaalegriafotografia26733 жыл бұрын
Parecesse que você leu meus pensamentos essa semana. Além de ter conversas sobre o navio de Teseu, me falaram sobre o "labirinto da vida" e falei de Minotauro. Só não havia me ligado da relação entre eles.
@all1443 жыл бұрын
Maravilhoso vídeo! Somos diversos "eu" ao longo da nossa vida, e isso é uma das belezas da vida
@crisvitoriasilvadarocha8983 жыл бұрын
Gostei, mais fico com a mesma opinião de o barco não foi mais o mesmo. Até o ultimo instante em que a ultima taboa foi retira. Mas concordo que estamos em constante transformação, e isso me fez lembra das lições filosóficas do livro o senhor das moscas. Pois ao longo do tempo vamos perdendo a verdadeira identidade de quem realmente somos, com o retrato Dorian Gray. Foi o que me resgatou a memoria do paradoxo do navio de Teseu.
@r.santos91283 жыл бұрын
Eu acredito que a partir da hora em que o navio partiu de volta daquela viagem a qual o minotauro foi executado, ele deixou de ser o mesmo, ele passou de um navio que era referência da morte e medo, para ser um novo navio que dava referência de esperança, coragem e bravura.
@visaoholistica2052 жыл бұрын
Ser existe no tempo e espaço, mas seres animados com vida carregam um elemento de existência a mais do que aqueles que são mera substância material. A vida é um fenômeno emergente que se manifesta na interação das várias partes que compõe o todo, portanto o ser vivente não se altera se partes dele são substituídas no decorrer do tempo a menos que as interações coordenadas entre as diversas partes se desfaça por completo: a morte.
@lucilenelopes2193 жыл бұрын
Obrigada por compartilhar, eu procuro sempre ir melhorando e sempre aprendendo com meus erros.
@josewilsondearaujodasilvaa33683 жыл бұрын
Ficamos chocado quando aquela pessoa querida sofre mudanças, a cada dia uma nova história!
@andreischossler46333 жыл бұрын
A partir do momento que as tábuas apodrecem o navio deixa de ser o mesmo, e se elas não forem substituídas o navio estraga, aos longos dos anos eu larguei valores morais e aderi a outros, perdi gostos e ganhei outros, alguns amigos ficaram para trás e outros vieram, se eu ficasse estagnado não conheceria nada novo, o que motivava perderia a graça, esse paradoxo faz referir profundamente sobre isso
@ubaldoesteves6752 Жыл бұрын
Eu sou adepto ao pensamento de Aristóteles sobres as quatro causas: Material, eficiente, formal e final, que deu 3 x 1, onde permaneceu a essência "formal e final".
@elzasantos1046 Жыл бұрын
Você faz um excelente trabalho. Obrigada!
@MarcosaurelioPereira-zm4ey3 жыл бұрын
Adoro esse canal tô feliz de aprender com vcs jovens 🙏😌🙏🏾gratidão
@danielfranco59453 жыл бұрын
Vídeo muito elucidativo e que promove a reflexão!! Obrigado 👏👏👏
@anagiovanella37063 жыл бұрын
Uma vez alguém me falou que eu não tinha personalidade, pois ficava mudando de opinião. Aí eu cantei aquela do Raul Seixas: "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo..." nada é, tudo está!
@dinosaulo56633 жыл бұрын
É.
@lucasaparecidomerli6513 жыл бұрын
Quem não sê muda não sê conhece ...afinal quem lê intenda não foi por acaso que Jesus transformou água em vinho
@fernandesrodrigues54733 жыл бұрын
Tudo está..nada é ...
@DBC_03 жыл бұрын
Os inteligentes mudam de opinião toda hora!
@afonsofirmo56893 жыл бұрын
Famosa Maria vai com as outras.
@paulok67303 жыл бұрын
O corpo humano - assim como de outros seres - é uma autoconstrução, portanto mesmo mudando e sendo diferente, é de propriedade e faz parte do mesmo ser. Já o navio de Teseu ao final da substituição de todas as madeiras é um modelo o mais próximo possível do navio original e onde a alma de quem nele trabalhou na restauração também faz parte da estrutura e história.
@petersonargeurodrigues85526 ай бұрын
Autoconhecimento é a chave é a verdadeira Liberdade, hoje temos pessoas ensinando praticamente de graça, O que é antigamente era pago e era um privilégio para poucos... admiro esse canal❤❤❤ Note que canais de conteúdo banal tem muito mais seguidores, pois as pessoas estão ficando banais, não que eu não admire uma boa comédia, todos nós precisamos de uma dose de banalidade também, mas ficamos só ali, aí afunda navio inteiro😂😂😂. Baita reflexão essa do navio de teseu
@SUPERLEITURAS5 ай бұрын
Muito obrigado pelo comentário!!
@carlosmaterco63023 жыл бұрын
A Personalidade,gostos e desejos de todo ser Humano muda de acordo com o tempo,idade,envelhecimento,pobre do ser Humano que não muda,não se adapta ao tempo,no final das contas,somos todos ''Camaleões'.
@andremizutsu50803 жыл бұрын
Melhor vídeo que já vi ... muito esclarecedor ... obrigado e parabéns
@petersonargeurodrigues85526 ай бұрын
Baita reflexão
@videoschatosdocotidiano19863 жыл бұрын
Ser ou não ser, penso (muito) logo existo, só sei que nada sei...existo ou não sei logo ser nada penso.
@refugioteologico37043 жыл бұрын
Quero ser um dos maiores escritores do Brasil e ajudar a melhorar a sociedade com meus escritos.
@MarcosaurelioPereira-zm4ey3 жыл бұрын
Só ñ falo mais nada por q cada um sabe o que é útil para si. Vcs são gigantes obrigado 👍🏿
@ameliahau59273 жыл бұрын
Interessante. Obrigado.
@barbercrazy78273 жыл бұрын
Temos que olhar mais para dentro e menos para fora
@cematzen3 жыл бұрын
Excelente!!!
@M.R.A.118113 жыл бұрын
A minha visão é de que se todas as tábuas menos uma foram substituídas por novas mas de mesmo formato, é o navio, restaurado mas é. Aquela única tábua é o lembrete e comprovação.
@ivanaazambuja42252 жыл бұрын
Sentimento de desapontamento!!!
@henenrsonmattos86603 жыл бұрын
Acho que a teoria de Aristóteles faz bastante sentido.
@ResumodaMente3 жыл бұрын
Muito bom o vídeo.
@CarlosCosta-dz8tz3 жыл бұрын
Muito bom o conteúdo.
@pedroleopoldofilho98563 жыл бұрын
O importante é se auto retificar, devez enquanto. Más me surgiu uma duvida! Se uma pessoa já não é a mesma de outrora, deve ela continuar pagando por uma condenação do passado?
@rafaelrezender3 жыл бұрын
Eu contesto, a nossa pele renova as células entre 28 e 40 dias e nem por isso deixamos de ser o que nós somos, ou seja, mesmo que o navio tenha as suas tábuas substituídas, ele não deixou de ser o mesmo.
@85474033 жыл бұрын
Já mudei muito em várias áreas, porém sempre percebo que não deveria ter deixado de lado lados que deixei. Então eu os resgato. Quando você trás de volta coisas que mudaram você mudou ou está voltando a ser quem era antes? Se você substituiu a tábua e depois a trás de volta, você não está criando outro navio. Agora passarei o dia pensando sobre isso kkkk
@afonsofirmo56893 жыл бұрын
Exelente análise.
@clisboa3 жыл бұрын
A existência é sempre em relação a algo. No caso do navio, ele existe em relação as testemunhas que o chamam navio de teseu. Da mesma forma que as tábuas, as testemunhas se renovam, renovando a identidade do navio com o tempo… mas permanecendo no testemunho daqueles com os quais o navio se relaciona. Portanto, o navio de teseu permanece sendo o navio… ainda que em mutação relacional
@leticiabarufi69243 жыл бұрын
Sei quem sou E quem eu posso ser Se eu desejar
@DesenhosDeumamenteinquieta3 жыл бұрын
Acho que quando vc decide mudar,permitir as mudanças para pior ou melhor já faz de vc outra pessoa ainda que vc não tenha concluído o objetivo de tornar seu pensamento realidade,ou seja vc já não é o mesmo,só ainda não concretizou a mudança.,ou seja quando o barco PRECISOU que a primeira tábua fosse trocada ele já não era o mesmo.pois pela ação do tempo ele já não é mais o mesmo,não precisaria nem trocar tábua nenhuma,quando seus matérias já atingissem um outro estado por ação do tempo ou algo do tipo ele já perdeu seu estado original,com nós seres humanos é a mesma coisa,mas oque nos da esse sentimento de que ainda que tenhamos mudado conseguimos nos reconhecer,é o fato de lembrarmos de alguns fragmentos de quem éramos,e de quem estamos nos tornando.
@vandachaves28633 жыл бұрын
Boa tarde
@dilmarpereira71213 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo
@natt30593 жыл бұрын
Oie! Não vi o vídeo ainda, mas,sei que está muitíssimo interessante, importante e excelente tbm. Vlw! Deus abençoe a todos vcs. ❤️
@dilmarpereira71213 жыл бұрын
A última frase foi no X do problema. É isso mesmo que acontece.
@qhosmorodriguesqhosmo57903 жыл бұрын
A questão não é o fato do navio ser o mesmo ( original) o fato é que aquela imagem conta ( lembra um fato, uma história do passado). Todas às nossas células se renovam, é óbvio que eu não sou aquela pessoa quando tinha 18 anos, mas à lembrança está no cérebro daqueles momentos vividos.
@sonika563 жыл бұрын
E eu que deixei de fazer muitas coisas que eu queria por proibição de outra pessoa, tipo terminar a minha faculdade? Parei de culpar a outra pessoa depois de anos e agora me culpo de não ter lutado, já que eu queria tanto. Qual dessas sou o eu de antes? Talvez se eu tivesse deixado de culpar o outro anos atrás, teria conseguido terminar a faculdade e ainda evoluído ainda mais nós estudos...os anos passam e perdemos tempo em procurar um culpado. O tempo se esgota e isso não fez diferença no resultado.
@prof.rodrigoarruda55243 жыл бұрын
No meu ponto de vista, em vida era dele temporariamente independente da troca de células, depois que pessoa morre os objetos não são seus mais, pois encontra-se em outro plano, porém a lembrança que era dele naquele momento junto a simbologia, fica escrito na história. Por exemplo o terreno comprado é da terra, não será eternamente, porisso o material nunca será de uma pessoa, a busca material é uma questão sem fundamento, o ter para ser não se justifica, pois todo material se acaba.
@edilbertofreitas87933 жыл бұрын
"Depois que se tira a principal tabua do navio tal imóvel nunca mais será o mesmo, é como o Rio e as pessoas ou ainda os animais, que ao nascermos já na concepção biologica nossas células passam a sofrer ações da metamofose. Assim : o futoro de ambas as coisas e pessoas ou animais será voltar a sua origem parte da natureza que somos...
@claudiochaves58993 жыл бұрын
Ao ler O Gene Egoísta, de Dawkins, e me debruçando sobre o paradoxo do Navio de Teseu me veio o seguinte questionamento: se há um gene que passa incólume de um ser a outro eu, diretamente, poderia dizer que o novo ser é o mesmo que nasceu no início de tudo? Creio que não. Isto posto eu entendo que ao se retirar a última tábua do barco e trocá-la, um novo objeto nasce, livre do passado que lhe deu propósito e pronto para outro propósito, porém se ao menos um prego ali se mantiver ele será sempre um híbrido que tem um propósito ligado ao passado, mas diferente de sua origem. Três destinos em um só início.
@rafaelbuono71043 жыл бұрын
O SIMPLES é sempre o mais objetivo e correto.Quando uma primeira peça de algo inanimado,tipo um carro é trocada,esse continua sendo o mesmo carro,mas não mais original e se finalmente trocarmos todas as peças,por definitivo não é mais o mesmo carro,pois até sua peça que o identifica é retirada,no caso o chassi identificado e nos seres humanos a CONSCIÊNCIA.
@joaozinhoshowmix20083 жыл бұрын
mas é que o tempo!! o tempo não para....
@espiritosanto23593 жыл бұрын
Claro que é o mesmo.
@andrejeri3 жыл бұрын
Muito bom
@quarto-h7i3 жыл бұрын
Eu mudo ao longo do tempo, vivenciando, eu mesmo, todas essas etapas; o navio de Teseu foi renovado "após o seu período de viagens e das suas aventuras", ou seja, o navio exposto e recomposto não vivenciou como uma nave aventureira, ou seja, navio "não é mais o navio de Teseu". Ele deixou de ser o "navio de Teseu" não na primeira nem na última tábua trocada, mas quando passou a evidenciar que não mais estava se desgastando pelo tempo, ou seja, quando passou a evidenciar que não estava mais se degradando pelas suas aventuras; a modo mais rígido, a partir da primeira tábua trocada quando já havia regressado. O reconstruído navio com as tábuas do velho seria o navio original, e que já vimos este primeiro não ser mais o original, independendo de o outro ser o cultuado. O navio original SOMENTE seria o verdadeiro se estivesse com todas as tábuas originais; caso contrário, com a ausência de uma única parte, não seria mais o original e sim um RESTAURADO, o que retira a possibilidade de ser o ORIGINAL... É SIMPLES! Não existe a necessidade de uma análise mais aprofundada.... Basta uma análise pela euritmia com analise pelo peso de valores: o navio é o mesmo, APENAS se viveu as aventuras e se mantém as tábuas originais, nessa ordem de importância; eu vou o mesmo se mantiver espírito, mente e corpo nesta ordem de importância. Agora, é só analisar estas últimas variantes que estou apresentando... Deixo De ser eu se for transportado para um corpo de um androide? Não. Deixo de ser eu se meu espírito for outro? Sim, Deixo de ser.
@MyRodrod3 жыл бұрын
Ser é diferente de estar...se "eu tenho um corpo, por óbvio que eu não sou o corpo!...se eu tenho uma mente, por óbvio que eu não sou a mente! Minha mente, meu corpo! De forma semelhante digo meu carro, mas eu sou o condutor do carro e nunca digo eu carro! Existe o " eu verdadeiro dentro do corpo assim como o motorista dentro do carro!"
@eduardoeduardodejesus70652 жыл бұрын
Quando Olhamos para o Quadro da Monaliza, não importa o tamanho tempo ou condição, Sabemos que Refletida e Gravada na História Ficou, e seu Ator na Pintura se imortalizou ... Ainda que todos os átomos do Barco sejam renovados ... A observação do mesmo refletida e interpretada será, a boa intenção que jamais se Apagará ... 🙏🏿 Louco Sombrio 🙈🙉🙊
@jcal66623 жыл бұрын
Observador - objeto - referencial. Somos a ideia - estamos o objeto - percebemos sob qual espectro? A cada átimo de segundo modifica-se a forma e agrega-se a essência o novo, sem solução de continuidade do ser.
@lex.alexandre3 жыл бұрын
a lagarta que evolui e se rorna borboleta ... continua lagarta? Continua sendo a mesma, @canaldopava?
@sergiocristofersilva53833 жыл бұрын
No momento em que fizesses a pergunta: "havendo a substituição de uma tábua , o navio seguiria sendo o mesmo?", pensei comigo: E eu, que tenho uma prótese, sou o mesmo? E eu? Que deixei àquele mal hábito, quebrei um preconceito ano passado, continuo sendo eu mesmo? E, bem como, pensei pro lado oposto: e eu, que não mudei o que gostaria de ter mudado na minha vida , sigo sendo eu mesmo ? Não sei ao certo, mas aprendi pra que serve um paradoxo: exercício mental de primeira linha 😂. Grato ao SL, mais uma vez kkkkkk
@josehenriqueandrade75043 жыл бұрын
Uma coisa é manter a matéria como símbolo, outra coisa é o conceito que o símbolo representa...a lembrança é a mesma
@mr.anonymous80233 жыл бұрын
Materialmente ao meu ver o navio não é mais o mesmo mas simbolicamente sim, é como eu da um nome ao meu navio de '"Gralha'' e ao longo da minha viagem ir trocando o material do navio e mesmo depois dessa troca ele continuara sendo o Gralha pois esse foi o nome que dei simbolicamente porem materialmente ele sera diferente, e sobre trocar apenas alguns materiais eu contaria como uma porcentagem tipo 30% do material do gralha ja não é o material do Gralha porem independente disso aquele continuara sendo o Gralha não materialmente mas simbolicamente, mais um pequeno exemplo é um simbolo de um emblema, so existe um original que foi o primeiro mas simbolicamente mesmo os outros ate feito por outras mãos serao reconhecido como os mesmos
@rosanenobrega5038 Жыл бұрын
Penso que é anterior ao barco, penso que é uma somatória, o barco é o símbolo de nosso ápice, o que nos marca, para o bem ou para o mal, já o ápice, é o "monstro" que enfrentamos, a vitória é relativa, o vencer o monstro é o concluir determinada fase de nossas vidas, e o barco, somos nós, após esse evento. O trocar das tábuas, são consequências, desdobramentos. Entendo que o substituir das taboas e peças do barco, assim como as mudanças que ocorrem em nós, para muito além do envelhecimento de órgãos ou tecidos, nos modifica completamente. Assim como o barco também não é mais o mesmo, podem restar alguns adornos (costumes/hábitos), algumas peças importantes (recordações), mas não é mais o mesmo.
@iracicoutinhosales45883 жыл бұрын
Eu pertence mais o céu do que a terra sei que e de Deus moro em Brasília
@edersonluizsouzacosta16523 жыл бұрын
Teve um episódio do Mister Bumpy do SBT que abordou exatamente isso...
@luxferus6663 жыл бұрын
Quando eu me pergunto quem sou eu, sou o que pergunta ou que não sabe a resposta?
@poebdes50563 жыл бұрын
O eu é como o presente
@maisumpontodevista38833 жыл бұрын
Navio é um nome. O material é que conta a história. O material novo também foi contaminado pela a história do velho. Como passando de pau para filho. Quando o velho se vai o novo carrega as lembranças. Quando a última tábua se foi. Foi também a testemunha ocular. E se por alguma rasão se aparece em outro lugar de uma outra forma e mantém o seu material só mudou a aparência da forma mais ainda conta a mesma história.
@marialourdescunhasinha3753 жыл бұрын
Onavio de Teseu significa o caráter, o vontade, a coragem, a justiça...no humano. Sem estas ou a recusa em pratica-las traz à tona o simples mortal c.predominância de sua parte egoista.
@RMarchiori3 жыл бұрын
Nao
@MatheusCaetano03 жыл бұрын
Boa
@marcossouza24513 жыл бұрын
O importante não é o material que foi feito o banner..... mas a mensagem
@prof.eurico3 жыл бұрын
Eu penso o seguinte sobre o paradoxo de Teseu: Uma vez que as tábuas foram substituídas e o navio foi sendo "recuperado", já não é mais aquele navio de outrora e nem tem o mesmo valor material, sentimental ou "espiritual". Seria como pegar a Monalisa e repintar, recuperar partes danificadas, etc. Já não é mais a Monalisa pintada por Davinci. É uma réplica, uma lembrança, etc. Perdeu grande parte do significado que a colocou no patamar de "Monalisa". Sobre nós, raramente eu digo eu sou.... prefiro dizer eu estou.... Seres humanos mudam muito, não só fisicamente, mas em relação à posturas e opiniões. Até mesmo a colocação "Eu sou..." é bastante confusa. Se lhe perguntarem: "Quem é você?" Se sua resposta for: Eu sou fulano...", o indagador poderá retrucar: "não perguntei seu nome, e sim, quem você é". Se você responder: "Sou filho de cicrano"". A réplica será: "não perguntei de quem você é filho". Se a resposta for: "Sou advogado". Você escutara: "não perguntei sua profissão".. A resposta mais imprecisa a se responder é essa: "quem é você"?
@RMarchiori3 жыл бұрын
Por isso a resposta mais coerente é Essencia e perspectiva. Tudo depende de quem pergunta. Se este viu a mudança, se entende a essencia ou qual sua perspectiva do proposito daquilo. Para quem esteve dentro do navio, é ele, pra quem esta fora é outro. Perceber a essencia e buscar aprender sobre as coisas é a licao. Evoluir e aceitar as mudanças, compreender diferenças ouvindo sobre os demais. O navio enquanse serve ao mesmo proposito (interno) e tenha o exato formato (externo) sera ele. Se ambas ideias mudarem, nao será. Uma pessoa muda e certamente nao sou o bebê q fui outrora. Meu proposito e estetica mudaram. Sou filho de minha mae tal qual aquilo ainda é um barco, mas nao sou mais o bebê dela. Assim como o q define ser o navio de teseu é a presença dele ali. Qdo morreu ou passou adiante nao era mais seu barco.
@rafaelaaraujo23693 жыл бұрын
O paradoxo descrito por plutarco começa quando Teseu retorna a Atenas imagem o seguinte como e uma viagem demorada as peças do seu navio pouco a pouco se deterionan e precisan ser trocada até aí tudo bem no caso de Teseu o navio só mudava sua causa material então cunda era o mesmo para o âmbito intelectual citando o paradoxo do navio de Teseu no afinal de contas de onde isso surgiu o navio de Teseu e insperaçao para um paradoxo Rafaela araujo dos Santos 2f
@walamilobao62043 жыл бұрын
Tá, vamos criar outro. E se o navio segue ao longo de sua viagem sem uma das tábuas? Ele deixa de ser o navio? Ou ele é só meio navio?
@geraldowilsonbarbosalalado15253 жыл бұрын
Resumindo ! Somos Paradoxo de nós Mesmo...
@sandralourenco26112 жыл бұрын
Identidade
@OpenCourseFree12 жыл бұрын
Todas versões são a (identidade) ela não se altera, só o aspecto interno.
@nicksonamorim50383 жыл бұрын
A lenda E U S O U A L E N D A
@Eu.heitoroliveira3 жыл бұрын
Que loucura eu heem
@geraldoguilherme47653 жыл бұрын
Essa é a reflexão exata do final de Ghost in the Shell de 1999.