Рет қаралды 6,018
Memórias falsas podem comprometer muita a vida de alguém no aspecto psicológico, quando uma pessoa pode carregar pesos de coisas que na realidade não aconteceram.
......................................................................................................
Agendamento psicoterapia on-line ou presencial: WhatsApp 11 99787-4512
Contato pelo WhatsApp clicando diretamente aqui: rb.gy/zdrmq
www.marisapsico...
Atendimento presencial: Rua Bela Cintra, 968 (prox Av Paulista - Metrô Consolação e Metrô Paulista)
Psicólogo presencial em São Paulo região da Av Paulista, Consolação, Cerqueira Cesar.
Seja membro do clube de canais: / psicólogos em são paulo
E-books Gratuitos www.marisapsico...
E-books já publicados: TOC Transtorno Obsessivo Compulsivo. Transtornos de Personalidade. Depressão. Tratamentos psicológicos. Ansiedade. Pânico. TDAH Déficit de atenção. Hipocondria. Esquizofrenia. Anorexia. Obesidade. Agorafobia. Tratamento para alcoolismo. Auto estima. Ansiedade infantil. Timidez. Bournot . Ejaculação Precoce. Superando a dor da separação. Como manter a sanidade mental na quarentena. Insônia. Neurose de Abandono. Borderline. Etc.
Participar do grupo no Telegram: t.me/Psicologo... Este vídeo se propõe a apresentar situações nas quais um psicólogo pode atuar no processo de psicoterapia, não tendo função de tratamento.
A psicoterapia é o seu espaço para receber orientação, refletir, se conhecer, mudar comportamentos, pensamentos e sentimentos, este vídeo não substitui a terapia.
Canal de cortes: / @cortespsicologosemsao...
Canal Principal goo.gl/32B3B6
Marisa de Abreu Psicóloga CRP 06/29493
_________________________________________
NÃO É PORQUE VOCÊ LEMBRA PERFEITAMENTE QUE A SITUAÇÃO ACONTECEU REALMENTE - MEMORIAS FALSAS: COMO ACONTECEM, PORQUE ACONTECEM, O QUANTO NOS PREJUDICA Agora mais essa, não dá para confiar nem mesmo no que lembramos?
Memórias falsas podem comprometer muita a vida de alguém quando falamos de testemunhas no âmbito jurídico. Mas meu interesse é o aspecto psicológico, o quanto uma pessoa pode carregar pesos de coisas que na realidade não aconteceram.
Memorias falsas podem acontecer tanto em relação a situações bastantes graves e importantes da vida, como nas situações corriqueiras do dia a dia.
Uma pessoa pode lembrar, e com detalhes, que sofreu nas mãos de uma pessoa, mas você também pode ter certeza que estava com a chave de casa no bolso. E nada disso é verdade.
A memoria falsa pode ser induzida, como no caso das crianças daquela escola investigada, onde as perguntas dos adultos fizeram as crianças imaginar cenas terríveis que nunca aconteceram, ou pode ocorrer naturalmente como no exemplo de você considerar a rotina habitual como algo que aconteceu hoje, como no caso das chaves.
Por isso que se torna muito importante conhecer as memorias falsas em investigações criminais e também no tratamento de traumas.
Você pode perceber a falsa memória quando se reúne com um grupo de amigos de longa data e começam a recordar eventos, com certeza te contam situações nas quais você era até mesmo o protagonista mas que você lembra de forma totalmente diferente. Como saber quem está com a memória distorcida?
Claro que o trauma é o mesmo, vindo de uma memoria falsa ou de algo que realmente aconteceu. O sofrimento e sequelas são os mesmos. O que conta é a verdade interna.
Isto é uma imprecisão na percepção, e pode ocorrer por diversos fatores. Você pode não ter captado todos os detalhes, e como toda lembrança é sempre uma recriação, nós, inconscientemente, preenchemos as lacunas com o que parece que melhor se encaixa.
Neste ponto se faz importante lembrar que o conteúdo que “escolhemos” para preencher as lacunas são aqueles que tem algum significado para nós.
Ou seja, se você se sente desmerecido pelas pessoas é possível que inclua na memória situações onde as pessoas fazem desfeitas a você.
Você pode criar memorias falsas ao ser induzido por perguntas onde a pessoa já te coloca a resposta.
Outras vezes a memória falsa acontece por conta do engano de outra pessoa. Por exemplo: ela tem certeza que pessoas discutiram com você na festa do ano passado, mas na realidade foi no ano retrasado, e você sem querer aceita esta memória e passa a considerar a data que a pessoa falou.
As memórias falsas também acontecem porque normalmente não guardamos todos os detalhes, mas um “apanhado geral” mais difuso que vem junto com as interpretações que você fez.
Referências
www.verywellmi...
www.verywellmi...
www.ncbi.nlm.n...