Trampei numa empresa que utilizou a contagem de tickets resolvidos como métrica de desempenho. Os DEVs resolviam porcamente os tickets e era comum um problema mal resolvido retornar como um novo ticket. Sem falar que era uma corrida pra pegar os tickets mais fáceis, pois 1 ticket era 1 ponto, independente da dificuldade. Unindo isso com pressões desnecessárias como "Vamos ter cortes nos menos produtivos!", foi a gota d'água para gerar um ambiente de não colaboração, pois afinal, era cada um por sí, foda-se o produto e foda-se a equipe! No final, se o gerente não sabe desenvolver ou não desenvolve a muito tempo, ele se torna a pior pessoa para gerenciar uma equipe, pois pior do que quem não sabe e vai atrás de aprender, é alguém que "acha" que sabe como as coisas funcionam.
@ncn325 ай бұрын
Duas coisas mudaram minha carreira: 1. Dormir bem; 2. Foco. Eu era desfocado... Queria fazer trocentas coisas ao mesmo tempo. E tudo mudou quando resolvi matar os problemas por partes e de maneira altamente focado. *Não é você que tem hiperfoco... Foi a área que te fez ser assim.* Não tem jeito: desmontamos bombas. Cortar o fio certo com pressão do tempo.
@MatheusGambati5 ай бұрын
Duas coisas mudaram minha carreira: 900mg de Lítio todo dia
@ncn325 ай бұрын
@@MatheusGambati E a segunda qual foi?
@miranha15374 ай бұрын
@@ncn32 200g de cocaina por dia
@JonatanEdOrtiz5 ай бұрын
Acho muito ridículo o nível da cara de pau de querer medir produtividade das pessoas que fazem um produto no qual o que importa é a qualidade. Não se analisa o quão bons profissionais desse tipo são pelo quanto eles estão trabalhando e sim pelo resultado final. Imagina ficar analisando se o pedreiro é bom pela quantidade de tijolos por hora, se o quiropraxista é bom pela quantidade de estalos. É cada baboseira desse povo que não entende de tecnologia e quer gerir algo tech.
@psyab93755 ай бұрын
Área de TI é assim pela própria romantização dos próprios programadores. Eu tenho muito resistência em interagir demais com a galera do meio tech. Todo mundo acha que são especiais e que a área tem algum tesouro escondido, sendo que é só um trabalho como qualquer outro, nada diferente. Esses dias critiquei microgerenciamento em um canal aqui, e os super programadores todos vieram ofender. Afinal, se tu tirar essas métricas de produtividade, como o rapazinho vai massagear seu ego e se sentir melhor que os outros?
@ros22115 ай бұрын
Sim, medir a produtividade do ator porno pela qualidade de bombadas...
@JonatanEdOrtiz5 ай бұрын
@@psyab9375 não considero um trabalho como qualquer outro. Só pra conseguir entender o mínimo ou escrever uma simples linha de código, dependendo do que você quer programar já tem que entender muito de tecnologia, só pra montar um ambiente simples pra rodar uma IDE já tem que ter estudado um tanto. Na nossa área qualquer coisa simples exige não somente muito estudo como muita prática (estou falando de projetos reais para pessoas reais e não de projetos "Pokédex" da vida). Assim como um médico só pra iniciar a consulta mais simples possível já precisa ter estudado igual um condenado por anos, então não tem como comparar esse tipo de profissão com todas as outras, de certa forma são sim especiais.
@psyab93755 ай бұрын
@@JonatanEdOrtiz Ah, eu considero. Mas pelo visto minha visão é minoritária no meio. E, como falei, acho que muito dos defeitos da área vem justamente dessa perceção de que estamos fazendo algo ''além do comum''. E nem é nivelando por baixo, é uma área específica sim, mas no final do dia a gente está atendendo a demanda de alguém, resolvendo um problema de alguém. Não me acho melhor/mais especial que um advogado, dentista ou arquiteto.
@JonatanEdOrtiz5 ай бұрын
@@psyab9375 ah sim, não me refiro no sentido de ser melhor/mais capacitado/mais inteligente que profissionais de outras áreas, ainda mais dessas que você citou que também são parecidas com a nossa, exigem muito estudo antes de conseguir atingir até algo básico e inicial, o que quero dizer é que existem muitas profissões que você consegue simplesmente começar no dia que quiser e vai aprimorando com o tempo e existem outras que você precisa "apostar" muitos anos de esforço e aprendizado sem saber se vai dar certo e mesmo que você consiga entrar na área não quer dizer que vai conseguir evoluir nela ou ainda mais, se destacar, porque a partir daí não exige somente esforço, mas capacidade intelectual, acho que por isso muita gente da nossa área se acha superior, por ver que é muito difícil e mesmo assim conseguem se destacar, fora isso tem a questão de a nossa acho que é a única área que quase todo dia tem gente atrás de nós oferecendo emprego, enquanto até um médico precisa procurar emprego ativamente. Nossa área tem muitas particularidades, por isso muitos se acham especiais. Não acho que seja especial nesse sentido, mas sim diferenciada.
@JonatanEdOrtiz5 ай бұрын
O problema do hiper foco é que a gente perde o horário de todo o resto, eu esqueço de comer, atraso o banho em várias horas, pulo o dia de treino porque está tarde demais e a academia já vai estar cheia, enfim... Quanto mais features/resoluções de bug interessantes menos qualidade de vida eu tenho kkk Aí preciso me forçar a sair da frente do Pc e fazer outras coisas, mas o código ainda fica rodando na mente kkk
@henriquesenadev21945 ай бұрын
As vezes tenho medo da nossa profissão e como ela faz nos sentirmos. Me identifico com suas palavras e de Lucas.
@JonatanEdOrtiz5 ай бұрын
@@henriquesenadev2194 tbm tenho medo, já flertei com o Burnout inúmeras vezes.
@henriquebonfa72525 ай бұрын
Acontece exatamente o mesmo comigo 😅
@JoaoPaulo-tl6di5 ай бұрын
Você literalmente me descreveu.
@jonathanCristian-p8b5 ай бұрын
A academia ajuda muito nisso, tenta focar pelo menos nela. Eu consegui gerenciar minha mente com a disciplina e o cuidado com a saúde.. e isso veio depois que firmei compromisso com a academia.
@nandomax35 ай бұрын
Trabalho numa consultoria que resolveu medir nossa performance pela adoção de IA. 😅. Pergunto pra ia até como faz pão pra garantir meu PLR
@CaioLemos-965 ай бұрын
fic, o Tim tava macetando 3 empregos na gringa e depois indicou o amigo que escreveu a materia.
@lucas_amaral425 ай бұрын
tudo isso pro Tim rodar no próximo layoff da empresa por conta das métricas individuais.
@jhony_tech5 ай бұрын
Todo mundo sabe no time quem são os devs bons e quem são os ruins, se o líder é técnico e bom ele também vai ter essa leitura facilmente sem precisar de qualquer métrica
@CiroboyBR5 ай бұрын
true
@johnflorence26724 ай бұрын
mas o VP indiano só sabe olhar um dashboard de merd4 no salesforce
@rogerssampaio6525 ай бұрын
Eu quando começo a programar começo a pensar no problema da informação durante o colapso da função de onda em um sistema quantico e depois me lembro que preciso terminar esse crud…
@jvfr-3 ай бұрын
de fato essa é a parte mais engraçada do ágil, a maioria dos POs/PMs que estão usando agile e fibonacci ressaltam várias vezes que pontuação não é prazo, mas se você demora mais de um dia pra resolver uma tarefa de um ponto eles querem te matar hahahahahah
@dielmormac3 ай бұрын
O grande problema do Agile é que virou moda, e os gurus de internet começam a vender cursos de 40h que te transformam em um "especialista". A profissão de agile coach, ou scrum master virou moda e pagando salários relativamente bons para pessoas mal capacitadas e empresas adotando ao agile por modismo resultam em uma metodologia mal aplicada. Quantas vezes vi empresas usarem modelo "spotfy" ou o famoso "cascágil" (agil somente até vir uma ordem de cima que chega em forma de cascata e atropelando todos os processos). Isso fez com que a metodologia que tem como objetivo aumentar a produtividade acabar sendo apenas um playground de ritos e cerimônias que perderam o propósito.
@dewoibau5 ай бұрын
Desde quando você me conhece? 🤨
@iridium-x7i5 ай бұрын
Não. Esse programador sou eu
@rafaelcostateixeira4 ай бұрын
Ele não me conhece.... Kkkk....
@MREduardu694 ай бұрын
Eu jurava que tinha vazado eu kkkkk
@masterthug86475 ай бұрын
Na empresa que trabalho, a galera sempre insiste em pontuar as tasks no Jira. Nunca entendi isso, esses pontos de complexidade nem fazem sentido. Vou pontuar uma task baseada no que? Na dificuldade dela? Beleza, como vou medir a dificuldade da task? Por tempo? Como vou saber quanto tempo vou levar para finalizar a task? Não tenho bola de cristal. Esses pontos de complexidade nada mais são do que bullshit, um grande perda de tempo ou uma ilusão para o time pensar que está medindo o trabalho que está sendo entregue. Não entendo porque não deixam toda essa besteira de lado e só passam a fazer as atividades normalmente. Falando sério, o PO ou PM passa as atividades para o time e os profissionais falam o que dá pra entregar nessa sprint ou não, não precisa ficar nessa besteira de pontuar as task. É algo totalmente sem sentido que não muda nada na Review. Enquanto os times perdem tempo pontuando, deveriam já iniciar as atividades.
@shimadabr5 ай бұрын
Existem métodos "objetivos" pra fazer essas medições de complexidade, como pontos de função. Agora se são precisos e justos é outra história... Pessoalmente tenho um ranço enorme de empresa que usa isso
@kamus10005 ай бұрын
Por isso que Scrum Master sempre vai ser um atraso pra qualquer empresa. Todo Scrum Master vai querer medir usando gráfico de burn down e essas métricas inúteis porque eles precisam justificar a presença deles ali (que todos sabemos serem irrelevantes pro andamento do projeto).
@antoniomarinho32285 ай бұрын
Eu ja tive boas e ruins experiencias com pontuações, mas sim se o PM ou o q vale não deixa os criterios claros de pontuação, realmente vai ser inutil. No projeto q eu achei bom, o momento de pontuação servia tbm para discutir um pouco sobre o projeto e a ferramenta(que era nova) q estavamos utilizando.E acho q se não tivesse essas conversas ia ser pior. Vale tbm deixar claro que sou cientista de dados e não dev, talvez com storys mt claras no que é para fazer não precise msm, msm achando q se bem feito pode ajudar novatos a entneder melhor os problemas gerais.
@masterthug86475 ай бұрын
@@shimadabr pois é mano, penso se é uma medição totalmente abstrata baseada na visão individual de cada um, acho muito sem sentido.
@masterthug86475 ай бұрын
@@antoniomarinho3228 então mano, minha critica não é em relação as reuniões de planning para explicar as atividades ou as histórias de usuário, mas sim as pontuações das atividades, sempre achei isso uma grande perda de tempo. Histórias de usuário e reuniões são é sempre serão importantes.
@Hellboyc6h12o65 ай бұрын
Guia para gestão de escopo/prazo no Scrum: 1 - Ponham essa frase na sua cabeça e na do seu SM/GP pangaré: "O prazo dessa userstory é duas semanas". Repita como um papagaio: "- E dessa aqui? - Duas semanas.", "- E dessa aqui? - Duas semanas.", "- E dessa aqui? - Duas semanas.", "- E dessa aqui? - Duas semanas." 2 - Se a atividade parece que vai durar mais de duas semanas, divida em pedaços que façam sentido durar duas semanas. (Use o bom senso) 3 - Se todas as tuas atividades da sprint te derem a impressão que "não dá pra fazer tudo isso em duas semanas", entregue algumas para outra pessoa ou para outra sprint. (Use o bom senso) 4 - Use o bom senso. (Use o bom senso) 5 - Repita. (O bom senso é opcional)
@CiroboyBR5 ай бұрын
Que papo gerente de consultoria...
@ARosaSSF4 ай бұрын
Muitos falam de produtividade olhando para a eficiência, mas nunca vi associar à eficácia. Alguém aqui tem métricas de eficácia? O PO/PM sabe priorizar? Sabe qual ponteiro na empresa será mexido? Mede a eficácia e deixa claro para empresa? Conhece o impacto da não entrega? E o time to market? São perguntas que não vejo ninguém fazer, mas buscam resultados em commits...Muitos falam de produtividade olhando para a eficiência, mas nunca vi associar à eficácia. Alguém aqui tem métricas de eficácia? O PO/PM sabe priorizar? Sabe qual ponteiro na empresa será mexido? Mede a eficácia e deixa claro para empresa? Conhece o impacto da não entrega? E o time to market? São perguntas que não vejo ninguém fazer, mas buscam resultados em commits...
@henriquezolini5 ай бұрын
pra VOCÊ mensurar a SUA produtividade beleza, mas como seu GESTOR mensura a sua produtividade em números? Não do time, mas de um individuo específico, fiquei com essa duvida, vejo que isso é de grande dificuldade para a maioria das empresas que eu trabalhei. Tem times que entregam, mas tem pessoas nesse time que estão lá apenas morcegando e pegando a onda junto com o time. Como um gestor identifica esses malandrinhos?
@saitamablz15124 ай бұрын
como medir produtividade numa area criativa e não uma industria amigo, pelo que o programador criar o problema e o gerente não saber nada de programação
@rogersanctos5 ай бұрын
O que aconteceu com o agile: DESVIRTUADO! Explico. O manifesto partiu de desenvolvedores, com ideias para resolver problemas vivenciados por eles no modelo anterior. E o manifesto começou a ser seguido por outros devs. Entretanto, aos poucos foi sendo desvirtuado, à medida que outros processos foram sendo trazidos por não devs. Estes, interessados em GERENCIAR melhor os times e ter visões de PROGRESSO. Não que sejam ferramentas ruins, mas que não só não encaixaram bem, como foram sendo cada vez mais usadas com foco no lugar errado: tentar tirar uma visão de prazo e produtividade, meio que à todo custo. E mais uma vez, o objetivo de quem paga os salários, é compreensível. Mas, as ferramentas usadas, não são exatamente as melhores e isto só está ficando cada vez mais CLARO. Enfim, estamos aprendendo com o que deu errado. E logo surgem coisas melhores, que vão resolver alguns problemas e trazer outros. Vida que segue.
@lukeskycoder5 ай бұрын
aqui vai um conselho também que é totalmente pessoal: cuidado com a régua que se cria para medir produtividade. muitas vezes criamos réguas que não atingimos no final do dia e isso acaba com nossa mente. acabei demorando pra entender que eu fazia isso e eu acabava me martirizando demais no fim do dia, e isso é resultado desse pensamento. dessa régua que muitas vezes era impossível de atingir. impossível porque cada dia é um dia. cada dia você ta com um humor diferente, vão ter dias que você vai tar produtivo, outros menos. entender que você é totalmente plausível de oscilações, é respeitar a si mesmo e muitas vezes não cair num burnout.
@psyab93755 ай бұрын
Eu prefiro ter um foco em algo menor/mais plausível e produzir acima, deixando aquela ''gordurinha'', do que me frustrar tentando algo mais difícil que no final do dia eu mal tive progresso. E se é algo mais difícil, eu preparo minha mente e aceito que vai ser difícil e tá tudo bem.
@lukeskycoder5 ай бұрын
@@psyab9375 mesma coisa aqui. Com esse pensamento, melhorei demais os meus dias.
@MarceloSantosSCS5 ай бұрын
Cara, na boa: sua rotina de trabalho, e a forma como planeja as entregas ao longo do dia é de extremo bom senso. Faço assim também de uns anos pra cá e realmente sofremos mais. Quando alguém questiona os tempos de entrega, eu geralmente pergunto se a pessoa tá preocupada com o tempo ou com a qualidade. Porque existem outros devs que entregam antes, porém, o índice de re-trabalho destes é lá nas nuvens. Parabéns! ótimos artigos, comentário, e pensamento coerente.
@danlm5 ай бұрын
Cara eu sinto muito isso, quando uma tarefa se torna mais complicada do que eu previ eu tendo a ficar loucamente focado nisso! Do contrario me sinto um merda
@ralphrabelo4 ай бұрын
Legal demais essa análise. Eu trabalhei em empresa que vincula objetivos das sprints a OKRs. O grande problema é a distância entre os OKRs (nível estratégico) ao objetivo da sprint. A relação é tão distante que o time dev não se importa. Simplesmente não se vê inserido no contexto.
@BrunaMatosM3 ай бұрын
Trabalho com recrutamento e seleção e concordo com todas suas dicas! Currículo inglês no Brasil não é bom, pois muitas vezes quem tria seu currículo não sabe o idioma, ou então usamos palavras chaves que não irão te encontrar dessa forma. Por ler mais de 100 cv em um dia, realmente passamos os olhos rapidamente, é inportante contar sua experiência de uma forma rápida e que chame a atenção. E aqueles tracinhos para dizer nível de idioma também odeio kkkk Enfim, cada dica sua foi essencial! Vim parar aqui por estar em transição de carreira, mas não pude deixar de dar minha visão profissional rs
@sentinelaenow45765 ай бұрын
Lei de Goodhart: "Quando uma medida torna-se uma meta, deixa de ser uma boa medida." Isso acontece porque, ao transformar uma métrica em objetivo, as pessoas passam a agir de forma a otimizar essa métrica específica, frequentemente através de distorções e manipulações, em vez de se concentrar no real propósito ou no resultado desejado. Existem diversos exemplos em inúmeras áreas, e além dos mencionados no vídeo, um exemplo clássico é usar o número de homicídios de uma região como meta de redução de violência, o que costuma causar a própria polícia movendo corpos de região para não afetar os números da própria região, ou seja, os homicídios não diminuem de maneira prática mas os números são distorcidos por serem considerados como meta, em vez de serem aplicadas políticas eficientes e relevantes para lidar com violência.
@psyab93755 ай бұрын
Não me mato por nada. Tarefa é uma por vez com foco em resolver e pronto. EU FECHO TODOS OS OUTROS PROBLEMAS. Focar em uma coisa só te deixa menos ansioso e sobrecarregado, fora que a liberação de dopamina e satisfação de resolver aquele pequeno problema te dá impulso para resolver o próximo e assim vai. Toda vez que eu tentei abraçar o mundo, terminei com burnout (inclusive tendo que ficar internado no hospital).
@jefersonfire014 ай бұрын
Na minha humilde opinião o método de medir se o dev tá produtivo ou não é literalmente a produtividade. Ver o que o cara entrega ou não. Na pratica. Não olhando números somente, mas olhando as soluções ou correções ou no que ele participa na equipe enquanto a produtor de soluções. Não é algo simples de se medir em números. É algo que um lider, uma gestão que estão na equipe, que fazem parte do time, precisam estar lá vendo acontecer para poder falar sobre isso. Um obs aqui... O pior dev que eu conheci era um cara que era de infra e foi posto para codar. Ele recebeu uma promoção no trabalho. O cara era mal educado. Chato, vivia achando jeitos e motivos para discutir. Nunca estava disponível para resolver problemas. E nem para falar sobre eles. As soluções que ele entregava, no inicio por estar iniciando na area , eram mais simples. E depois foram ficando mais complexas, como esperado. Mas todas, sempre , vinham com algum defeito. Defeito esse que ele brigava muito para corrigir ou empurrava para outros fazer por ele. Mas se ele era assim, qual motivo de ele receber promoção? Ele era "amiguinho" de uma panelinha que tinha no setor. A gestão do setor, e também da firma, gostavam muito dele enquanto pessoa, porque com eles, ele era muito divertido e brincalhão. Churrascos, almoços, passeios aos finais de semana, tale coisa. Por essas coisas eu ODEIO o famoso QI. Porque até hoje com 18 anos de TI eu nunca vi alguém que entrou de QI em algum lugar prestar para alguma coisa além de gerar problemas.
@devemprender5 ай бұрын
Gosto de fazer previsão de que vou fazer e um mini relatório diário . Para minha pessoa foi o melhor jeito de ter o controle de produtividade, uso isso tanto na carreira quanto no meu robby de desenhar.
@WilliamBronzo5 ай бұрын
Já vi esse gráfico estranho em outros locais como por exemplo na barra de progresso de uma atualização, carregamento de leitura de um grande arquivo, tempo de previsão de um backup e entre outros, geralmente esta associado a previsibilidade temporal de um arquivo vs de múltiplos arquivos. Mas como na natureza se algo é observado em uma situação pode ser observado em outras com um certo grau de similaridade.
@BrocchiRodrigo4 ай бұрын
No SAFe é assim, inclusive é possível vc definir o OKR de forma bidirecional. Negócio define objetivos e épicos virados para um caso de negócio sólido, o time dev e demais recursos do programa elaboram a estratégia de entrega e definem com o negócio os critérios de DoD e DoR. A entrega bem sucedida em ambas as frentes representa o sucesso e o throughput fica menos bagunçado do que tentar medir tempo/entrega só com esses pontos dos infernos.
@LatifahBani10 күн бұрын
Eu não me irrito com distrações....geralmente até gosto delas....mas ando tentando organizar até as distrações....se não to conseguindo focar, ao invés de ficar no insta por exemplo, eu levanto e dou uma volta no prédio, ou vou tomar um café na padoca do lado.
@Zpantano5 ай бұрын
Uma coisa que funciona comigo, e me ajuda muito. Primeiro organizar todas as tasks mentalmente, segundo, pego post it's e coloco em cada post it o que está na mente, terceiro priorizo esses post-it dependendo do contexto, velocidade e preguiça das tarefas. Por fim quando estiver organizado só olho um post-it por vez, e não me preocupo mais pq foi pensado antes na organização. E vou tirando os post-its a medida que for fazendo. A cabeça funciona, vejo isso.
@filipesiegrist5 ай бұрын
Eu faço isso só que no Trello
@MarivoneAraujo4 күн бұрын
Trabalhei numa empresa que contava tickets assim. A gente tinha que atingir x todo mês. E simplesmente tinha mês que era impossível! Inclusive, card de front sempre contava menos. Daí me ensinaram a colocar ticket [OF] de investigação pra tudo que é card no mês. Ou seja, sim, todo mundo vai arranjar uma forma de burlar.
@GustavoStephano4 ай бұрын
Burn - nout - down da Sprint. Basicamente o Exposed de quem está assumindo mais complexidade do que outros. Quem nunca sofreu com isso, não sabe o que é pegar um ticket de 8 mal esclarecido ou um ticket de 13 que deveria ter sido quebrado/dividido em pequenas/médias partes...
@thiagorocha25165 ай бұрын
Eu tbm sou assim de "entrar no flow" pra medir a produtividade. É bem como se tu entrasse numa salinha e só existisse vc e a task, e parece q tu sabe exatamente como cada byte ta sendo usado kkkk Mas tem dia, semana, q não da pra entrar no flow e tem q entregar mesmo assim. Sao as entregas q mais fico inseguro mas costuma dar bom mesmo assim
@wggley5 ай бұрын
Lucas na tirinha ele disse que iria "escrever uma minivan pra ele" ou seja ele iria gerar bugs o suficiente pra comprar uma minivan
@HiatosPRO11Ай бұрын
Eu sinto que olhando pro desenvolvedor por essa optica, faz mais sentido ter uma IA resolvendo problemas no lugar de uma equipe, se no final o trabalho humano é olhado como numeros. Talvez a parte criativa ela não faça melhor, mas resolver oque já está feito...
@edersonfccorsatto67834 ай бұрын
Eu trabalhei com um aspira que veio da policia, e após alguns poucos meses com outro programador sênior, o qual ele fez amizade, o aspira já achava que sabia tudo, criticava meu serviço, lembrando que o sênior era php, e eu trabalhava com javascript e seus frameWorks e supersets agregados, o cara falava mal pra caramba das técnologias que eu usava, olha que eu já com 9 anos de experiência, o cara era super ruim de serviço mas achava que não, até que uma vez, o gerente de projeto passou uma simples tela pra ele fazer, e consumir uma rota da Api, ele ficou uma semana quase e não conseguiu, foi então que o gerente pediu pra mim fazer, e naquela mesma manhã eu fiz a tela, e entreguei os cards daquela tarefa, e mesmo após isso, não sei que diabo de cegueira, o comportamento dele de orgulho foi só piorando.
@DriwChannel5 ай бұрын
Não existe nenhum trabalho parecido com a dinâmica de desenvolver, se levar pra engenheiro pior ainda. É um trabalho extremamente dinâmico e os resultados dependem também da área de produtos/negócio. Você pode no máximo levantar métricas para entender se os times melhoraram ou não e a longo prazo. Ainda assim corre o risco de errar justamente pela dinâmica que é o trabalho, é tipo prever o valor da ação de um papel na bolsa.
@WellingtonSilva-lo4lb5 ай бұрын
😅😮😅😅😮😅 😊
@viniciusfarias5058Ай бұрын
Tenho que lidar com o pior programador que eu já conheci toda vez que passo por um espelho
@itsedshow5 ай бұрын
Ja trabalhei muito tempo com mensuração de performance de times de desenvolvimento, o que mais faz sentido hoje em dia é a abordagem de dora metrics, recomendo a leitura sobre. Nessa empresa que trabalhei, quando eu entrei eles mensuravam linhas de codigo... no final terminamos com dora metrics, foi super produtivo.
@azend8894 ай бұрын
Tu poderia fazer um vídeo do problema que é metrificar horas de história e acompanhamento de espelho ponto, que os gestores criaram pra tentar medir a nossa produtividade.
@jonathanandrademb4 ай бұрын
Cara isso que você falou no minuto 4:00 , acontecia muito comigo, eu sempre ficava dessa maneira e fazia exatamente a mesma coisa, saia de frente da tela do notebook, ia tomar um suco ou café, abraçar minha esposa ou tentar puxar um assunto aleatorio, pois eu sempre ficava muito extressado quando não conseguia resolver algum problema que eu via que era simples ou era nescessario finalizar até o fim do dia.
@jonathanandrademb4 ай бұрын
no minuto 8:00 , trabalhei no banco do brasil por mais de 2 anos e lá usavamos esses pontos e a equipe que eu estava sempre batiamos os pontos que a scrum colocava para a equipe, sempre tinhamos algo pra mostrar pro PO
@joaomelo27925 ай бұрын
Sou Designer e trabalho diretamente com os devs no time. O time é mega produtivo nesse modelo do final do vídeo, de objetivo e OKR
@filipesiegrist5 ай бұрын
Metricas de pontos deveriam ser utilizada somente para auxiliar no planejamento de uma.sprint. Eu utilizo de forma pessoal e consigo ter uma boa noção de quantos Story Points eu entrego por semana e tenho uma boa noção de quantas tarefas posso alocar. Agora, medida de produtividade é outra coisa e depende de fatores subjetivos. Acho que a pior coisa é quando comparam story points entre DEVs. "Fulano entregou 10 story points a mais que vc" é uma frase inútil.
@brunodesousa294Ай бұрын
Eu acho que os gestores deveriam reciclar o próprio conhecimento da area deles e achar meios mais efetivos de avaliar equipes de software. Não dá pra tratar equipe de engenharia de software igual um grupo de trabalhadores de linha de montagem, porque pra mim é isso que parece. Esse modelo é atrasado e não se aplica pro software. Acredito que a qualidade do software é entregar o que o cliente pediu, o que tá no requisito e se o cliente está satisfeito com o produto que ele tem... E principalmente ter um bom suporte, caso ocorra alguns bugs pontuais.
@MarcosGermano4 ай бұрын
Sei la, eu utilizei muito a review de PR para ver se o dev estava melhorando ou nao. Tu via o primeiro PR do camarada, era aquela aberraçao. Depois de algum tempo, os proximos PRs começaram a ficar melhores, codigo com mais qualidade, testes, seguindo os standards do projeto. Acho que é a melhor forma de avaliar se o cara ta melhorando ou nao. E o gerente confiava em mim pra dizer se as pessoas estavam fazendo o que devia fazer ou se estavam ramelando. Tambem ja tive o camarada que começou falando que era o saci de patinete e no final das contas era o curupira com os pés virados pra frente, nao fazia nada, nao entregava nada, passava as atividades dele pra outra pessoa resolver. No final das contas, o cara tinha parentesco com algum diretor da empresa, ninguem sabia disso, mas ficamos sabendo quando o time pediu a demissao do cara. Ai ele ficou la, dava uma pbi pra ele ficar o mes todo e nao resolver, jogando pra proxima Sprint.
@eliezeralvesmartins5 ай бұрын
Convivo com bournout diariamente bhaa ta loko...sou pesquisador e fico escrevendo quase 19 horas sem parar, mas não consigo pegar esse hiperfoco lucas, parabéns para ti..
@carlosceagah5 ай бұрын
Eu trampei em uma empresa, que os pontos iniciavam em 0,5,, e a gente usava meio ponto para meio periodo de trabalho , e 1 ponto para um dia de trabalho .. uma sprint tinha 10 pontos, e cada dev pegava 10 pontos em trabalho.
@alguem-dev5 ай бұрын
Minha meta de profissão é trabalhar como esse Tim ai, ooo trabalho bom ficar ajudando as pessoas
@andreipacheco62035 ай бұрын
Na empresa que trabalho é assim, temos um objetivo para entregar ao final de cada Sprint (Não conhecia o termo OKR), mas caso o time não entregue ao final da Sprint há glosa no contrato.
@gabrielledossantos61124 ай бұрын
Minha metrica de produtividade é absolutamente a mesma! Às vezes entro tão no ritmo do estudo que percebo que nao jantei e já passa da meia noite.
@doctor-hook4 ай бұрын
Produtividade é quantidade de funcionalidades entrega sem retorno de bugs. Não adianta fazer 10 funcionalidades sendo que 8 retornam para correção. É mais fácil entregar 6 funcionalidades bem entregues
@feliperocha28844 ай бұрын
Uma coisa que seria legal, seria adicionar o link do texto que começou toda a discussão na descrição. Ótimo vídeo
@gabriellutz1855 ай бұрын
Lucas você pode colocar o link para os artigos na descrição do vídeo quando faz esse estilo de react?
@LucasHenrique-xm8xc5 ай бұрын
Me identifiquei muito com isso. Obrigado!
@blackmanuca5 ай бұрын
Qual e o site que ele usa pra esses desenhos ? Essas explicações ficam tão boa
@rodrigomizokami29895 ай бұрын
Acredito que seja o excalidraw
@ffabiop37355 ай бұрын
O Agile está tendo que lidar com as decisões que ele influenciou. E agora?
@xaviertec5 ай бұрын
Um grande engano é achar que o valor dos pontos de uma tarefa diminui só pq alguem da equipe ja fez/aprendeu a fazer. A nivel de métrica vai fazer sua equipe a entregar menos pontos cada vez mais. Metrica realmente é muito chato. Penso que o ideal seria medir o valor entregue a organização,o quanto aquela equipe colaborou para fazer a empresa perder menos dinheiro ou aumentar o faturamento. 😊
@IvanSouzaDeveloper5 ай бұрын
Eu tenho hiper-foco ao ponto de, ao término do flow, eu ter que ir ao banheiro quase que ajoelhado, por causa da bexiga cheia, com vontade de fazer xixi. Se minha mente está bloqueada, eu coloco Iron Maiden e AC/DC no último volume no meu SubWoofer enquanto pego novamente a tarefa ... são gatilhos que funcionam pra mim!
@renangoncalves26334 ай бұрын
cara, talvez medir por um número não funcione em alguns casos, mas se funcionar em 90% dos casos e não em 10%, pra empresa pode ser vantajoso (o time geralmente tem acompanhamento de um coordenador, não vai conseguir fatiar uma task simples em outras 10 só pra bater meta, os gestores não vão deixar, pode acontecer mas vai ser a minoria das vezes), pensa por exemplo em uma IA olhando seu currículo, muitas vezes ela pode descartar currículos bons e cometer erros, mas não significa que considerando toda amostragem ela não foi produtiva, ela olhou 1000 currículos bons e te deu 800, errou 20%, em vez de uma pessoa que olha 10 e te traz os 10 certos, acertou 100% mas pra uma grande corporação isso não escala. tem muito desenvolvedor ruim sim (inclusive tem muito mais ruim do que bom), principalmente em consultorias e com essa história ai de o cara aprender em 6 meses ignorando tudo quanto é fundamento, acho que um número pode não ser absoluto mas ele pode ser um alerta para você ir lá e conferir, fazer uma avaliação mais profunda, acompanhar, etc... Entenda, a vida é muito complexa, geralmente extremos sempre estão errados, "Nunca faça isso", "Sempre faça aquilo", geralmente esses 2 estão errados, e o correto é algo mais próximo ao meio termo, monitorar números sim, usando o que eles tem de bom, mas também usar outras abordagens, como acompanhamento, feedback de outras pessoas do time, etc... Na minha carreira já vi diversos caras que eram ruins mesmo, e se sustentaram ali por 2 ou 3 anos atrapalhando a performance do time por falta de acompanhamento individual, as vezes deixa de pagar um salário melhor pro cara que tá carregando o time ali pra manter um desses. Falta de acompanhamento é ruim pro cara que é bom também, ele fica dependendo exclusivamente do chefe dele ver ele, se seu chefe não tiver a capacidade de te enxergar se tá lascado, vai ficar 4 anos no mesmo cargo, se tem algo mais concreto para acompanhar pode ajudar na visibilidade, e isso não depender somente da "percepção"/"feeling" de alguém... Já vi cara que codava como júnior ser promovido a especialista, no lugar de outro que era um monstro do código (e também de resolver problemas no geral), só por "parecer" bom, falar "bem", ter mais tempo de "experiência", medir por um número nesse caso seria muito mais justo, pois no fim a decisão pareceu aleatória embasada em achismo, um era superior em todos os números entregava 20 task complexa por mês, o outro não mostrava nada, só tentava se aparecer pra diretoria nos momentos oportunos, tanto que depois ele acabou sendo demitido justamente porque não tinha conhecimento necessário para o cargo que foi colocado, só "parecia ter"
@niztfuru5 ай бұрын
Então me diga aí @LucasMontano: Tenho uma empresa e quero abrir um setor de desenvolvimento, demanda de cliente ou qq coisa que haja a necessidade. não sou de programação, não entendo nada de programação, não sei como funciona, não sei nem quando um ; tem que ser Colocado no fim da linha ou não. como faço para avaliar se tenho devs produtivos ou só estou desperdiçando? como faço pra ter indicadores que me sirvam (alguém que não é programador e não sabe o que é uma PR) pra saber se tem um dev mais carregado ou se tem algum de preguiça enquanto o coleguinha leva sozinho. Que sistema uso? como faço pra avaliar?
@CiroboyBR5 ай бұрын
Se for fazer algo estruturado contrata um gerente de TI, ou um tech lead. Se for fazer algo mais precário, saiba que implementar medição desempenho de DEVs vai atrasar o desempenho dos DEVs. Dá um problema pra cada um e manda eles se virarem que é melhor, se alguém travar em um problema vc passa o problema dele pra outro dev e passa uma nova tarefa pro dev travado, assim vc vai vendo quem resolve os problemas e quem não resolve.
@Hugo.Digital4 ай бұрын
Caralho, esse lance de objetivo e OKR é como funciona onde trabalho
@Jackdocodigo4 ай бұрын
Seguramente se fizerem como o Lucas Montano, vocês estão ferrados. O Boss tá com bolso cheio e nem o conhece. Você deve faturar até uns 15k a cada 30 dias. Mas, seu Boss uns 2 milhões... E aí, vale a pena se desgastar com hiper foco por 15k? Seja esperto, enriqueça...
@andrebeserradesouza75324 ай бұрын
3:47 Caraca! O Lucas Montano do Canal do Lucas Montano me definiu. Vou até mostrar esse vídeo pra minha esposa kkkkkkkk
@ackercode5 ай бұрын
Esse gráfico me assombra
@Matheus_15825 ай бұрын
Eh por isso que todo deve (Faz Por Onde)
@dedesma5 ай бұрын
Buenas Lucas, uma dúvida. Olhando para um viés da empresa, como fazem pra estimar uma entrega de uma feature por exemplo? Aqui na empresa trabalhamos com scrum e usamos story points, inclusive estamos neste exato momento questionando o quão efetivo é usar scrum e suas respectivas métricas. Mas hoje os story points, querendo ou não, acabam nos auxiliando para conseguir estimar qualquer feature que iremos entregar de maneira bem assertiva. Nessas situações em que o time de produto precisa necessariamente passar estimativas para outras áreas de negócio da empresa, como fazem? Abraço e parabéns pelo conteúdo.
@AugustoVilarim4 ай бұрын
Sobre medir pessoas, especialmente com métricas de vaidade: PESSIMO Cara, sempre quando falam de Agil, me dá uma dor. Como dev, saber da historia do manifesto e os por ques, é interessante! Fica a sugestão ai! pq tem muito conceito errado ai sobre o Agil.
@matheusnicolayulharusowien22655 ай бұрын
Mano, já passei pelo BB e lá é ponto de função por arquivo alterado. Pensa na galera metendo DP a rodo em toda solução pra bater meta KKKK
@pedrocca._33313 ай бұрын
Esse gerador de bornout é a qual eu me encontro em 2 dos 3 times em qual atuo, ta me dando calafrios isso KKKKKKKKKKK
@malazarte81155 ай бұрын
Então toma, aqui em um banco laranja existe média de uso da IA durante o dia para avaliar os devs, se você passa uma semana interagindo pouco com a IA generativa cai na avaliação...
@shimadabr5 ай бұрын
WTF kkkkkkk. Seria o Inter?
@emanoel7245 ай бұрын
caracas, q doideira
@psyab93755 ай бұрын
Pera, como assim? KKKK obrigam a usar a IA?
@johnflorence26724 ай бұрын
consultancy é uma merda, seja dev, suporte ou sei lá o que mais... é burnout na certa
@Gustavo-bi4hv5 ай бұрын
"Ponto não é prazo" Maior clickbait da história.
@diegoamorim79394 ай бұрын
Alguém sabe o nome da ferramenta que ele usa pra ir desenhando? Gostei bastante.
@ateuparece2 ай бұрын
Me identifiquei e sou de infra
@DenisioRodrigues5 ай бұрын
Todo vídeo aprendo uma coisa nova! Onde faz as lives?
@LucasMontano5 ай бұрын
aqui no canal, todas quinta-feiras agora
@DeadFofo4 ай бұрын
@@LucasMontano, tudo bem? O que você usa pra fazer essas ilustrações?
@rafaelpereiradias25675 ай бұрын
Respondendo a pergunta final do vídeo: Agile virou microgerenciamento de estimativas que viraram prazos para desenvolvedores. Não faz sentido, né? Agile deveria ir até a parte de dividir as grandes tarefas em tarefas menores e ponto final.
@gdalfovo5 ай бұрын
Lucas Montano do canal Lucas Montano, pontos não significam complexidade. Complexidade pode ser um dos fatores para pontuar. Valeu!
@vicenterafaelcosta57285 ай бұрын
qual o nome do programa q tu usa pra desenhar as parada na tela?
@andersonr.70312 ай бұрын
Excalidraw
@ronansoares32875 ай бұрын
Também sinto essa sensação de me sentir inútil quando estou disperso do foco
@devHB5 ай бұрын
A melhor métrica é a da beleza. Quanto mais desgranhento, mais produtivo.
@FilRockBR5 ай бұрын
Kkk onde eu estava, estavam usando cycle time, mas podemos resumir a burnout time
@luscamolulo61735 ай бұрын
Eu baseio minha métrica no stress, se estou estressado com o trabalho quer dizer que estou sendo produtivo e cara, ele de fato queimou o nome do cara kkkkkkkkkkk
@innerthreatcircus56515 ай бұрын
Falácia detectada. A premisa de un proceso adaptativo é falha somente fora do sprint. Enquanto estivermos dentro de um sprint é preciso seguir o objetivo do sprint ou cancelar-lo. Falha poderia ser construir (queimar story points) algo errado e planificar o próximo sprint diferente com base a feedback e review con cliente ou baixa adoção. Ou seja se o team é improdutivo ou não entrega agile tem pouco a aportar. O propio SAFe visita teorias do management tradicional para corrigir baixa performance.
@MyFriendDev4 ай бұрын
essa lista de subtarefas eu to tentando quebrar no jira a US em subtasks descritas mesmo antesde começar a codar
@eXtremedlL4 ай бұрын
Lucas, qual o nome da ferramenta que você está usando pra ilustrar as ideias/os exemplos?
@lucross72564 ай бұрын
Se descobrir, avise nesse comentário por favor, também estava querendo saber!
@fredeve-shows17535 ай бұрын
Não pode ser gerenciar o que não se mede…
@mw2isthebestcod5 ай бұрын
Uma coisa que eu fico me perguntando é: "Por que ter tanta engenharia pra resolver uma task?" Nao poderiamos só ter uma lista com feito ou nao feito e pronto ? Pra mim isso é mais atraso do que solução.
@arielb1020115 ай бұрын
Já assisti em live e adivinha o que vou fazer agora? ASSISTIR DE NOVO!! 😎
@HelomRezende5 ай бұрын
Eu que não sou besta crio uma task pra mim mesmo quando fico horas em pair programming
@luizgarciaaa5 ай бұрын
Quem sabe pensamos na pergunta anterior a esta: o que é entendido como ser produtivo?
@rafaeldacosta85815 ай бұрын
12:35 voltei pro começo pq me perdi no raciocínio klaklakalkala
@UmaVertice5 ай бұрын
Estão querendo atribuir na minha empresa o método de chamados para medir a produtividade.
@ntngamedevАй бұрын
Vendo esse video me mostrou, que eu sou maluco como o Lucas Montano do canal Lucas Montano.
@GUSTAVOCOSTASTHEL4 ай бұрын
algem sabe o programa que o lucas usa para fazer os desenhos na hora da explicação?
@BoNd514 ай бұрын
Se der TD errado no dia, o Montano pode dizer: na minha cabeça funciona.
@Hugo.Digital4 ай бұрын
Esse lance de ficar irritado por ser interrompido acontece muito comigo.
@ralphrabelo4 ай бұрын
Qual é essa ferramenta de quadro negro que ele usa?
@filipeleonelbatista5 ай бұрын
O Twitter do Lucas montano do canal lucas montano é o powerpoint do lucas montano.
@DeadFofo4 ай бұрын
O que ele usa pra fazer esses desenhos?
@eargarsm3 ай бұрын
Que software é esse que o Lucas usou para rabiscar e fazer exemplos?