No video

O plano de transformar Moçambique em um Mato Grosso

  Рет қаралды 600,585

Le Monde Diplomatique Brasil

Le Monde Diplomatique Brasil

Күн бұрын

Inscreva-se em nosso canal: www.youtube.co...
Leia a reportagem completa em: diplomatique.o...
Os empresários do agronegócio do sul se parecem com os do norte: eles sonham com lucros fáceis cultivando culturas comerciais em detrimento da agricultura familiar. Assim nasceu o projeto ProSavana, que une o Japão e o Brasil a Moçambique. Entretanto, a inédita resistência de camponeses dos três Estados conseguiu interromper a operação.

Пікірлер: 2 800
@fabiogarcia1431
@fabiogarcia1431 3 жыл бұрын
Eu estive em Moçambique. O povo é um dos melhores do mundo. São muito gentis e puros de espírito. É um país lindo, que merece ser rico.
@RafaRangelOficial
@RafaRangelOficial Жыл бұрын
Nunca será um país rico.
@Mr-Prasguerman
@Mr-Prasguerman 9 ай бұрын
​@@RafaRangelOficialnunca é uma palavra forte, né ?
@marcioreis6693
@marcioreis6693 3 жыл бұрын
Nasci em Lisboa Portugal 🇵🇹 filho de moçambicanos. Tive durante um mês em Quelimane , Moçambique a conhecer os meus familiares maternos. Confesso que vi potencial crescimento naquele país.......mas também confesso que a corrupção dos políticos é inimiga da felicidade do povo. Deus abençoe Moçambique e a mãe África*
@aldrovanedaconceicaosilva8661
@aldrovanedaconceicaosilva8661 3 жыл бұрын
lembrando também que o Brasil 🇧🇷 é irmãos de vocês portugueses
@marquinhostanjioni8776
@marquinhostanjioni8776 3 жыл бұрын
Não é só isso. O Aquífero Guarani (que está localizado no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) vai ser a nova "menina dos olhos" da China para comprar terras para agricultura, assim como em Moçambique. No caso do Brasil, uma parte dos senadores já se venderam para o capital chinês para aprovar no Senado a venda de grandes lotes de terra para estrangeiros. Malditos senadores e STF. :(
@Lukassp
@Lukassp 4 жыл бұрын
🇲🇿🇧🇷 forte abraço aos nossos irmãos moçambicanos 👍
@comunidadeluzes
@comunidadeluzes 4 жыл бұрын
Sou Moçambicano, Técnico Agrônomo mas sem emprego no meu País que tem potência agrícola.
@pobrededireita
@pobrededireita 4 жыл бұрын
Jussa, foi uma pena esse projeto não ir a frente devido a ideologias socialistas... Essa liga camponesa esqueceu de contar que aqui no Brasil, mais especificamente em mato grosso, existem milhões de trabalhadores que alcançaram um excelente patamar de vida graças aos benefícios indiretos do agronegócio... Cidades inteiras como Sinop, Lucas do Rio Verde e outras tem sua renda extraída de agroindústrias e das próprias lavouras.
@comunidadeluzes
@comunidadeluzes 4 жыл бұрын
@@pobrededireita Queria eu poder trabalhar nas terras do Brasil para sentir a vossa terra fértil.
@armandosabre4111
@armandosabre4111 4 жыл бұрын
Jussa, como pode alguém com tua formação não estar trabalhando na área ? Sempre achei que o maior problema da África ao sul do Saara fosse a falta de mão-de-obra qualificada !
@comunidadeluzes
@comunidadeluzes 4 жыл бұрын
@@armandosabre4111 Cá abriu-se muitas instituições de ensino Técnico mas esquecem o mercado do emprego, é normal uma pessoa ficar 2 anos sem emprego, sem auto-emprego, apoio para criação de negócios. O governo é a nossa Mãe, quando ela não tem, nós também não.
@morfeuh
@morfeuh 4 жыл бұрын
Triste
@altosommusic
@altosommusic 6 жыл бұрын
Vídeo muito explicativo, eu não sabia muita coisa sobre esse projeto. Obrigado pelo vídeo.
@lucasnascimentomoura7726
@lucasnascimentomoura7726 6 жыл бұрын
Olá, Marcelino. Acompanho o seu canal e considero ele muito importante para que as pessoas de outras partes do mundo conheçam a realidade Moçambicana. Eu acho que seria interessante você fazer um vídeo opinando sobre esse projeto que poderia trazer coisas boas e ruins para Moçambique. Confesso que quando assisti o vídeo pensei em mandar o link pra você. Abraços do Brasil!
@user-rj9iq3nm3g
@user-rj9iq3nm3g 6 жыл бұрын
Marcelino Francisco Vc aki! 😱😱
@apolouchihaz
@apolouchihaz 6 жыл бұрын
Vc aqui cara
@CarlonHardt
@CarlonHardt 6 жыл бұрын
Que legal Marcelino! Curto muito o seu canal! Seria legal mesmo fazer um vídeo sobre esse assunto. Se me permite, tenho outras fontes pra te passar: "No Brasil, agricultura familiar representa 77% dos empregos no setor agrícola" - nacoesunidas.org/no-brasil-agricultura-familiar-representa-77-dos-empregos-no-setor-agricola/ "Apesar de ocupar apenas um quarto da área, a agricultura familiar responde por 38% do valor da produção" www.incra.gov.br/censo-confirma-agricultura-familiar-produz-mais-em-menor-area “A expansão da área de fronteira da monocultura para exportação não teve capacidade de gerar volume de empregos à altura das taxas de crescimento” www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Agricultura-familiar-chave-para-criar-e-manter-emprego-no-campo/4/11109 Temer perdoando dívida de 10 BILHÕES do agronegócio para não ser investigado: g1.globo.com/economia/noticia/governo-abre-mao-de-mais-de-r-10-bilhoes-com-alivio-de-dividas-de-ruralistas.ghtml
@alineolanda
@alineolanda 6 жыл бұрын
Marcelino Francisco pode se aprofundar no assunto e falar lá no canal. Bjs
@marciachavane1878
@marciachavane1878 5 жыл бұрын
A maioria das vezes nós moçambicanos só tomamls conhecimentos dessas situações por meio de notícias expostas internacionalmente, os governantes de pouco cooperam com a população...
@milfontfmj
@milfontfmj 5 жыл бұрын
Acredite, no Brasil não é diferente. Poucos conseguem se informar...
@SmartRobot-wc2fb
@SmartRobot-wc2fb 5 жыл бұрын
Márcia Chavane: Mas a população também tem que fazer um esforço para buscar informação...não pode ficar à espera do governo pra tudo...
@SmartRobot-wc2fb
@SmartRobot-wc2fb 5 жыл бұрын
@Isaias Ribeiro Ainda bem que não...vocês terão problemas ambientais sérios no futuro (e presente), dando apoio aos Organismos Geneticamente Modificados (OMG)...o futuro da agricultura é o "biológico"...
@wiru.studio
@wiru.studio 5 жыл бұрын
la vem fanatico anti mst com fake news pra defender mafioso latifundiário, sem terra nunca invade propriedade de agricultura familias pq sem terra SÃO AGRICULTURA FAMILIAR TAMBEM, eles invadem latifundios improdutivos ou em processo de especulação, que inclusive nao gera riqueza e só serve pra aumentar bolha especulativa, o MST ajuda a proteger a economia capitalista ja que rentismo é ruim pro mercado e força as propriedades a produzirem, ainda que seja pro mercado internacional.
@washingtonferreira5059
@washingtonferreira5059 5 жыл бұрын
Princesa africana, infelizmente é uma ilusão acreditar que políticos brasileiros, principalmente os da esquerda como o Bandido Molusco, estão se preocupando com cooperação para combater a fome ou o desemprego além Brasil ( nem aqui) . Só pensam no próprio bolso.
@Life-bf1ny
@Life-bf1ny 4 жыл бұрын
Não adianta desenvolver um país pobre se a população desse país não for beneficiada.
@juniu9378
@juniu9378 4 жыл бұрын
De qualquer forma ele sera beneficiado desde q nao existam coisas como a escravidao
@leonponce8437
@leonponce8437 4 жыл бұрын
Garantir que os benefícios do desenvolvimento econômico atinjam todas as camadas da população, inclusive a mais pobre, se chama socialismo.
@Life-bf1ny
@Life-bf1ny 4 жыл бұрын
@@leonponce8437 Gente burra que nem vc só consegue absorver as coisas se forem ditas com exemplos que caibam na sua situação. Então vamos lá. E se fosse com vc? O governo desapropriar a força sua casa e sua pequena fazenda, vendesse para uma grande empresa fazer justamente aquilo que vc fazia na sua terra só que com mais eficiência. Vc talvez poderia trabalhar como funcionário na terra que era sua. Vc gostaria?
@pobrededireita
@pobrededireita 4 жыл бұрын
Mas essa era a oportunidade de ajudar a população a desenvolver... A visão socialista é q impede o desenvolvimento de muitas áreas no Brasil e na África... Ao impedirem q agricultores investissem e ganhassem dinheiro, impediram também que as populações locais se beneficiassem dessa riqueza gerada... O que a liga camponesa não contou é que no mato grosso, além dos grandes produtores que ganham bilhões, há também milhões de trabalhadores que alcançaram uma renda e qualidade de vida invejável.
@Life-bf1ny
@Life-bf1ny 4 жыл бұрын
@@pobrededireita Em Mato Grosso não foi tomado terra de ninguém, eram terras nativas, com selva, propriedade do Estado. Totalmente diferente da África, onde tem dono, o Estado chega tomando a propriedade privada do próprio povo e as entrega a estrangeiros. É engraçado que nessas horas vcs ficam do lado do Estado ao invés de ficar do lado dos pequenos capitalistas.
@mateusrodrigues2889
@mateusrodrigues2889 4 жыл бұрын
Eu sou Mato Grosso e digo à todos, aqui tem muito emprego, muita gente vem pra cá, é ótimo!
@gutocst
@gutocst 3 жыл бұрын
Teria os dados de geração de emprego por valor agregado? Não vale a sua visão de "emprego", mas o que gera de renda nacional.
@mateusrodrigues2889
@mateusrodrigues2889 3 жыл бұрын
@@gutocst entao cara, pessoas do Brasil todo, e de outros pais vem aqui pro MT e sempre dizem que aqui tem muito emprego Entendeu?
@quandovcestivernoyoutube
@quandovcestivernoyoutube 3 жыл бұрын
@@mateusrodrigues2889 Emprego de quê?
@adilson4706
@adilson4706 3 жыл бұрын
@@quandovcestivernoyoutube larga dess peeguiça e consulta o google mano
@quandovcestivernoyoutube
@quandovcestivernoyoutube 3 жыл бұрын
@@adilson4706 Fala tu, que emprego?
@robertmatheus8004
@robertmatheus8004 5 жыл бұрын
Quando li o título, pensei que o projeto era transformar Moçambique em um berço de duplas sertanejas kkk
@candidoleandro3160
@candidoleandro3160 5 жыл бұрын
Robert Matheus , hahahahahahahaha pensei nisso tb por uns 5 seg ,
@Oquadrinheiro
@Oquadrinheiro 5 жыл бұрын
Se for sertanejo universitário é mato grosso do sul.
@castronator29
@castronator29 5 жыл бұрын
Se fosse pra fazer duplas sertanejas seria Goiás.
@Herbert2892
@Herbert2892 5 жыл бұрын
Eu teria menos medo do apocalipse zumbi do que sertanejo se espalhando pelo mundo
@marcosrodrigues2211
@marcosrodrigues2211 5 жыл бұрын
Não vi Goiás no título
@jossylopes
@jossylopes 5 жыл бұрын
Sou de Moçambique, vivendo em Japão. Apriendi algo com este vídeo. Obrigado.
@henriqvep1
@henriqvep1 5 жыл бұрын
Aprendeu que Moçambique é vesga e sempre vai ficar vivendo na mísera?
@diogeneslima4284
@diogeneslima4284 5 жыл бұрын
@@henriqvep1 isso não se faz
@edsr164
@edsr164 5 жыл бұрын
Paulo Henrique cara, isso não se fala
@hydrohasspoken6227
@hydrohasspoken6227 4 жыл бұрын
Moçambicano, morando em Suiça. Apenas se o progresso económico e social fosse a prioridade do nosso País.
@gruposwpp8409
@gruposwpp8409 4 жыл бұрын
@@hydrohasspoken6227 livre mercado
@lucast.6316
@lucast.6316 3 жыл бұрын
Pela thumbnail, achava que seria uma possível anexação de Moçambique ao Brasil. Lembrou-me de um episódio na nossa história, o qual houve um projeto de unir Angola ao nosso país. Acredito que seria uma boa, a integração dos lusófonos sempre é bem-vinda e já é vista em vários aspectos de nossa cultura e atualidade. Um abraço pros falantes do nosso “português”!
@pedrodocema8336
@pedrodocema8336 4 жыл бұрын
O ocorrido no Mato Grosso realmente foi muito impressionante 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
@helio3906
@helio3906 Жыл бұрын
O OGROnegócio literalmente está salvando o Brasil. Quem critica, não passa de um ignorante. O agronegócio não se resume à exportação de soja que deixa a família Maggi cada vez mais rica. Agro também é açúcar, carne, ovos, leite, álcool, madeira, papel, tecidos, roupas, etc.. Ele dá emprego para milhões de brasileiros e não apenas para tratoristas manobrando máquinas agrícolas.👍
@soniamayerremayerre6269
@soniamayerremayerre6269 6 жыл бұрын
Amo quando se fala sobre Moçambique 😍 meu país
@leandrosouza522
@leandrosouza522 6 жыл бұрын
Oi, você mora em Moçambique?
@soniamayerremayerre6269
@soniamayerremayerre6269 6 жыл бұрын
Leandro Souza sm e também tenho um canal venha conhecer
@faturadigital9945
@faturadigital9945 6 жыл бұрын
Tem um canal chamado "Marcelino Francisco". Ele faz vídeos dedicados a Moçambique.
@elmorohernandez
@elmorohernandez 5 жыл бұрын
FATURA DIGITAL O melhor canal que fala de Moçambique.
@helionhapulo5501
@helionhapulo5501 5 жыл бұрын
Falar mal vc gosta ? Kk
@alexanderlimareis5955
@alexanderlimareis5955 5 жыл бұрын
Gostaria de ver o Le Monde fazendo vídeos sobre os minérios que são usurpados pela nação francesa na África....
@carlamariaalmeida1645
@carlamariaalmeida1645 3 жыл бұрын
Também. Todos redescobrem África para sacar mais, de novo. Mas quando estes projetos que geram pobreza e nenhuma sustentabilidade - desastre ambiental e humano - Moçambique já viu isto, durante o colonialismo português. Porque não fazem grandes culturas de milhos, mandioca, arroz. Estes são os produtos que os moçambicanos comem e que sem eles nas suas hortas ficam oom uns míseros meticais.
@Leonay13
@Leonay13 Жыл бұрын
Ai nao né kkk
@yurisucupira
@yurisucupira 4 жыл бұрын
Resumo da ópera: os moçambicanos deram um jeito de se manter exatamente onde estão.
@marcosffontes
@marcosffontes 4 жыл бұрын
EXAto, pelo menos ate aparecer um empresario europeu querendo fazer a mesma coisa. Ai as ONG ficam caladinhas
@anselmodacostaandrade4612
@anselmodacostaandrade4612 4 жыл бұрын
Vira e mexe, acontece a mesma coisa no Brasil!🤷‍♂️
@ewertonsouza8211
@ewertonsouza8211 4 жыл бұрын
O certo era o governo brasileiro fazer uma coisas como essa no Brasil
@yurisucupira
@yurisucupira 4 жыл бұрын
@@anselmodacostaandrade4612 Isso acontece em vários lugares do mundo, por diferentes motivos, e com certeza corrupção, "cultura subdesenvolvimentista", estagnação econômica etc. não são exclusividade de Moçambique: o Brasil mesmo é, também, um país subdesenvolvido. Isso é inegável. Mas, a título de exemplo, a conversão de nossos minifúndios em latifúndios permitiu a agricultura de escala que com fartura disponibiliza comida pros brasileiros e faz do Brasil um grande exportador de alimentos, e eu ainda estou para ver um aeroporto fantasma, aqui no Brasil (como é o caso do aeroporto de Nacala. Pesquise a respeito). Com nossa gestão atual (presidente Jair Bolsonaro e a equipe econômica dele, como por exemplo o ministro Paulo Guedes), algo como isso que ocorreu em Moçambique é inimaginável, até porque Bolsonaro e a equipe dele possuem um viés político de economia liberal, então ao invés de usar dinheiro público para por exemplo construir "elefantes brancos" (obras magnânimas que não têm utilidade prática nenhuma), como é o caso do citado aeroporto de Nacala (ou ainda essa ferrovia que a Vale construiu com o dinheiro dos brasileiros e o governo de Moçambique não pagou nem vai pagar. Aliás, o aeroporto de Nacala também foi construído com dinheiro dos brasileiros e o governo de Moçambique também não pagou), aqui no Brasil os aeroportos brasileiros estão sendo privatizados, por exemplo, e há tempos os minifúndios matogrossenses cederam espaço a latifúndios que amplificaram muitas vezes a capacidade produtiva de alimentos daquela região do Brasil. Enfim: não faz sentido querer continuar no século XIX, mas parece que em Moçambique o pessoal gosta de viver no passado, digo, com tudo que o passado não tem a oferecer.
@yurisucupira
@yurisucupira 4 жыл бұрын
@@ewertonsouza8211 Não acho que o governo tenha de gastar uma dinheirama dessas com algo assim sem retorno não. É muito melhor tentar atrair a iniciativa privada. ===== Imagine, por exemplo, se o Brasil tivesse uma cidade como Nacala, que tem um reconhecido potencial turístico e naval-portuário mas uma população de baixa renda e baixo nível de instrução. Qual a prioridade? Eu, se governante fosse, investiria pesado em *educação* pública, gratuita e de qualidade, para alfabetizar essa população e especializá-la, construir uma massa de engenheiros navais, engenheiros civis, professores, médicos, empreendedores (cursos de empreendedorismo fariam parte do sistema educacional) etc. Pra quê? Para atrair o interesse da iniciativa privada em instalar comércios na região, já que a população possuiria a qualificação profissional necessária. ===== Paralelamente, "eu" (governo) ofereceria subsídios públicos (isenções tributárias, por exemplo) para que empreendedores vissem na região de Nacala uma oportunidade de negócios com risco reduzido e grande potencial de crescimento: se a população está cada vez mais educada, mais capacitada, mais profissionalizada, mais especializada etc. e o custo de investimento é reduzido (graças aos subsídios governamentais), e se além disso a região possui potencial (como é o caso de Nacala, que ainda pode expandir bastante sua atividade naval-portuária, idem o turismo de praia), é óbvio que alguns empresários ficarão interessados em ganhar dinheiro instalando novos empreendimentos nessa cidade. ===== Enfim: você (governo) prepara o terreno, aduba a terra etc. e deixa a iniciativa privada vir e investir, construir, criar, inovar, enfim, semear o terreno para que ele dê frutos, que no caso são a geração de emprego e renda, desenvolvimento econômico e, por extensão, social. ===== O aeroporto que foi construído em Nacala com 200 milhões de dólares do BNDES, por exemplo, é um lindíssimo vaso chinês instalado no meio do deserto: custou os olhos da cara mas não serve pra nada. Jogou no lixo o dinheiro dos brasileiros e não melhorou em nada a vida da população local. Não deu retorno financeiro nem pro Brasil, nem pra Moçambique.
@aomarco
@aomarco 5 жыл бұрын
O que eu posso dizer as pessoas de Moçambique é que o Mato Grosso enriqueceu. Hoje lá tem muito dinheiro, e muitas pessoas vivem muito bem por causa do desenvolvimento, é um dos estados mais ricos e desenvolvidos do Brasil com faturamento anual bilionário. Então segurar o desenvolvimento é manter as pessoas na misséria muitas vezes, então tem que ver tem os dois lados. Grandes investimentos mudam a cara do lugar, mas trazem muitos empregos que pagam bem, o progresso vem junto.
@embrulha_pros_cachorro
@embrulha_pros_cachorro 5 жыл бұрын
Era um projeto ambicioso. Ia gerar uma posição estratégica única pro Brasil.
@MVDEAG
@MVDEAG 5 жыл бұрын
Meu deus, o mundo precisa saber disso.
@dimarqueslopes
@dimarqueslopes 5 жыл бұрын
Mato Grosso cresceu muito e tive a oportunidade de ver quando estive em Poconé, Rondonópolis e Cuiabá. Mas à custa de morte, especulação fundiária e grilagem além de tomates com mais agrotóxicos do que qualquer outro alimento. Sem falar nas condições controversas de trabalho, como escravidão por dívida. Basta ver os Maggi e seu império agrocomercial. Mas, claro, dinheiro acima de tudo.
@embrulha_pros_cachorro
@embrulha_pros_cachorro 5 жыл бұрын
kkk matei mais uma arvorezinha
@brunofelipe4670
@brunofelipe4670 5 жыл бұрын
É aquela velha história, o local enriquece mas quem especificamente enriquece? E as custas de que? Continuar escravizando pessoas e matando quem não quer sair das suas próprias terras? Roubar terras de gente simples pra fazer monocultura de algo e em anos acabar com a produtividade da terra? Não adianta progresso assim, não estamos mais em épocas de explorações imperialistas, somos pessoas mais éticas, nos preocupamos com os outros. Dinheiro não deveria sobrepujar isso. Seria ótimo pros países participantes, mas se fizessem dentro de um contexto ético as coisas iriam pra frente sem muitos problemas.
@fidalgohonwana7253
@fidalgohonwana7253 5 жыл бұрын
Em moçambique tudo beneficia os dirigentes não a comunidade
@fidalgohonwana7253
@fidalgohonwana7253 5 жыл бұрын
Vocês ai estão bem o nível de corrupção está a baixo da média em quanto em Moçambique o nível está nos 80 porcento
@RafaelRamos-uf2xb
@RafaelRamos-uf2xb 5 жыл бұрын
E O BRASIL NAO GANHARIA NADA COM ISSO TAMBEM
@fernandoc7352
@fernandoc7352 5 жыл бұрын
No Brasil também. Mas além dos políticos os empresários também lucram.
@BOLSONARONACADEIA
@BOLSONARONACADEIA 5 жыл бұрын
*E VAI PIORAR,SE VOCES ACEITAREM OS BANDIDOS RURALISTAS BRASILEIROS EM SEU PAIS.VOCES DEVEM EXPULSAR ESSES LIXOS A PONTA-PES.POIS SAO BANDIDOS MAFIOSOS*
@fernandoc7352
@fernandoc7352 5 жыл бұрын
@@BOLSONARONACADEIA eu nao voto naquele milico lixo.
@LucasSousa-xj1ee
@LucasSousa-xj1ee 3 жыл бұрын
O projeto tem que beneficiar todos os lados. Tem que ser beneficiados os 3 países e principalmente os moradores da região.
@jefersonmello4997
@jefersonmello4997 3 жыл бұрын
Tem ideia da cadeia logística que isso abriria em Moçambique? Venda de maquinários, oficinas mecânicas, borracharias, vendas de insumos agrícolas, mão de obra na construção da infraestrutura, indústria de beneficiamento, movimentação portuária, entrada de capital estrangeiro. Infelizmente prevaleceu os interesses Europeus e Norte Americanos por meio da desinformação novamente.
@canalperegrino9091
@canalperegrino9091 2 жыл бұрын
e óbvio que isso beneficia ,vai gerar empregos levar renda para passoas que vão trabalhar na produção ,logistica ,distribuição ,transporte ,supermercados ...agora se a pessoa ficar em casa esperando cair no colo ..nunca vai evoluir ...seja em Moçambique ,Angola ,EUA ,Australia ,Brasil .....
@Segregacionista
@Segregacionista Жыл бұрын
isso literalmente iria trazer infraestrurua e desenvolvimento para a Africa Oriental como um todo, é CLARO que tem benefícios para ambos os lados
@rachidemamugy915
@rachidemamugy915 4 жыл бұрын
Obrigado, eu como moçambicano não sabia de nada o que estava por acontecer, isso não é justo. Nosso governo tem que mudar essa actitude de deixar as coisas na escuridão.
@alfredoabelmabote5762
@alfredoabelmabote5762 4 жыл бұрын
Eu sou de Mocambique e acompanho muito noticias mas o que vi nesse video e' tudo novidade pra mim
@dakkar66
@dakkar66 5 жыл бұрын
Mas e aí? Hoje plantam o quê? Do que vivem? Continuam numa cultura de subsistência de 500 anos?
@gustavososter5
@gustavososter5 5 жыл бұрын
Oque eles vivem e como vivem não cabe a nós, agora querer pegar na mão grande, como fizeram os Portugueses no Brasil colonial, no minimo tem que ser idiota, Brasil só ta na bosta hoje por esse tipo de gestão, que só veio para gerar lucros..
@dakkar66
@dakkar66 5 жыл бұрын
Lucro não é pecado, nem crime, incentiva o investimento e a criatividade. Os problemas do Brasil hoje, como sabemos, é a corrupção e “amizade” entre os que estão no poder e os que querem negociatas. O Governo não cria riqueza, apenas aloca a que já existe, se aloca mal - o que quase sempre faz - todos perdemos, se quem “lucra” aloca bem, todos ganham.
@cyberoutsider
@cyberoutsider 5 жыл бұрын
Como se corrupção só existisse na esfera estatal. A corrupção do estado é apenas a ponto do iceberg, bode expiatório do que existe neste meio, com a participação ativa das empresas privadas.
@JuniorCastroRBF
@JuniorCastroRBF 5 жыл бұрын
@@cyberoutsider Que só participam por causa do governo. Como uma empresa privada vai se bemeficiar de dinheiro público se não existisse dinheiro público? Lucro privado é o que gera a melhora social das pessoas, o estado realoca o lucro, de forma ruim.
@dakkar66
@dakkar66 5 жыл бұрын
Concordo que a corrupção não é só no e do Governo. Há entre intelectuais, religiosos e particulares, mas dois pontos devem ser levados em questão: trabalhamos 4 meses por ano para pagar uma gigantesca máquina pública e se eu cometer um delito, não terei direito a foro previlegiado. O “principe das empreiteras” era rico e poderoso, mas teve condução coercitiva, condenação e cumpriu o tempo mínimo da pena em um presídio.
@ilravenheart3123
@ilravenheart3123 4 жыл бұрын
Se Moçambique fosse um estado do Brasil ou de Portugal, não seria um país de 1° porem, com certeza estaria bem melhor do que agora!
@isaqueferreira3405
@isaqueferreira3405 3 жыл бұрын
Torço para o Moçambique ser uma potência no agro e quebrar MONOPÓLIOS!!!!
@antonionilopereira9191
@antonionilopereira9191 9 ай бұрын
Um país com solos riquíssimos e pessoas ainda na miséria, acomodados numa agricultura de subexistencia e sazonal, um projeto com este já teria elevado a qualidade de vida para milhões de moçambicanos, mudem está mentalidade! A prosperidade que muitos invejam de outros países está na vossa amada terra.
@michelmelo9785
@michelmelo9785 3 жыл бұрын
Moro no MT e posso falar que o que aconteceu aqui deu certo, é o estado que carrega a produção nacional nas costas. E as pessoas aqui são beneficiadas diretamente por esse mercado. O que aconteceu em Moçambique é o que acontece muito no Brasil também, pessoas que manipulam os mais pobres, e sobrevivem da sua pobreza. Com certeza esse projeto traria desenvolvimento para o país. Mas o jogo de interesses é mais forte.
@danielcastro8771
@danielcastro8771 2 жыл бұрын
A manchete diz que camponeses moçambicanos derrotaram o agronegócio. Mas será que os camponeses realmente venceram? ou quem venceu foram as Ongs?
@chiquinhodelidia
@chiquinhodelidia 5 жыл бұрын
A a ferrovia e o aeroporto construídos pelo Brasil agora pertencem à ferrugem.
@visaoholistica205
@visaoholistica205 5 жыл бұрын
Pode ter certeza que é dinheiro que saiu do bolso do contribuinte. Felizmente o tempo em que nosso dinheiro é desperdiçado está chegando ao fim.
@alexsud8509
@alexsud8509 5 жыл бұрын
O criminoso Lula é quem alimenta com dinheiro dos brasileiros o comunismo declinado na lingua portuguesa o com irmaos sul americanos.
@denisouza9999
@denisouza9999 5 жыл бұрын
@@alexsud8509 quanta merda
@promeci0
@promeci0 5 жыл бұрын
@@denisouza9999 Oxi, que besteira ele falou? Falou a verdade, ou pra vc Lula não é lavador de dinheiro e corruptor passivo tb? Se tem alguém falando besteira aqui é vc, que refuta argumentos com frases de duas palavras, sendo metade delas, palavra de baixo calão, ou seja xingamento.
@MichelPT88
@MichelPT88 5 жыл бұрын
@@promeci0 quanta bosta.
@tatianacruz1066
@tatianacruz1066 5 жыл бұрын
Eu sou NATURAL de Moçambique mas também sou portuguesa e tenho MUITO ORGULHO DO MEU PAIS. Quem concorda da like
@joaoeduardofonsecapinheiro3985
@joaoeduardofonsecapinheiro3985 5 жыл бұрын
Moçambique é um país extremamente pobre, acredito que esse projeto seria bastante positivo para a emancipação da população.
@abudocadango1849
@abudocadango1849 4 жыл бұрын
Moçambique é pobre porque hà uma gestao danosa dos recursos do pais Moçambique concedeu licença a 120 barcos de pesca Chineses sendo do conhecimento geral que os Chineses nao respeitam as clausulas dos contractos e o governo fica indeferente a esses procedimentos
@antonioafonso7543
@antonioafonso7543 3 жыл бұрын
Moçambique é muito rico digo isto porque conheci. Te enormes potêncialidades a vários níveis.Só falta investir..
@projetofiorarx8072
@projetofiorarx8072 2 жыл бұрын
@@antonioafonso7543 tentaram investir mas o povo burro n deixo
@johnbrito231
@johnbrito231 3 жыл бұрын
Moçambicanos, irmãos. Crescer é inevitável. Procurem os caminhos. Tenho certeza que conseguirão
@jef8037
@jef8037 4 жыл бұрын
A África tem um potencial muito grande de produção e logística. Era um continente pra ser mais desenvolvido
@muriloyz2133
@muriloyz2133 4 жыл бұрын
se não fosse séculos de exploração e manipulação por países do hemisfério norte, talvez...
@sneijder5062
@sneijder5062 2 жыл бұрын
@@muriloyz2133 Essa desculpa de aleijado que não pode trabalhar por causa da muleta é ridícula. Olhe a Austrália também foi explorada e roubada por séculos, é uma potência hoje.
@miltonnavaia
@miltonnavaia 4 жыл бұрын
Sou moçambicano e me sinto envergonhado pelo meu povo ainda olhar para tudo que vem de fora como colonialismo. Rejeitamos oportunidades como estas no nosso país mas imigramos para os países que as aceitam, como a África do Sul. Triste
@carioca3154
@carioca3154 4 жыл бұрын
Amigo o Brasil só não quebra por conta de grandes produtores e pequenos produtores com eu, se não fosse a agricultura BRASIL não era nada que é Hoje, se Pagassem um preço justo pelas terras ou colocassem os moradores em outras terras próximas pagando um bom salário como indenização, Moçambique ia desenvolver muito rápido pois a demanda de alimento cresce em todo o mundo.
@robertoprimordial2633
@robertoprimordial2633 4 жыл бұрын
Tudo culpa do Estado . Assista o canal Visão libertária . Lá você entenderá tudo . Não tem viés político
@antinoofromgreece6560
@antinoofromgreece6560 4 жыл бұрын
@@robertoprimordial2633 Muito pelo contrario, isso é resultado de um Estado fraco. A existencia do Estado não é o problema, mas sim os dirigentes. AVE DUCE!
@robertoprimordial2633
@robertoprimordial2633 4 жыл бұрын
@@antinoofromgreece6560 errado . Mesmo que o Estado tenha boa intenção , seja inteligente , não consegue alocar recursos de maneira racional . Ninguém pode saber mais e é mais responsável sobre a vida e os atos do cidadão do que que o próprio indivíduo . Sem falar no socialismo inerente ao estado , que rouba a liberdade e propriedade , usa violência contra pessoas pacíficas em nome da democracia ou da maioria . A vida e liberdade individual são invioláveis , e não é uma lei assinada num papel que diz o que não é . O estado é juspositivista , não liga pra que as pessoas desejam , o poder não nasce delas , mas sim do próprio estado . O certo é jusnatural , o poder é do indivíduo . A Inglaterra é um exemplo de jusnaturalismo , por isso não possui constituição . O indivíduo decide o que é certo
@antinoofromgreece6560
@antinoofromgreece6560 4 жыл бұрын
@@robertoprimordial2633 Democracia é utopica, o Estado precisa ser autoritario e de preferencia fascista. Os homens tendem sempre a degeneração e isso acontece principalmente por causa de um Estado fraco e fadado por causas sociais ilusorias. Todos devemos marchar somente em direção a um lado rumo a um só objetivo: prezervação dos bons costumes, resgatar a ordem, prezar pela hierarquia, resgatar principios de nossos antepassados pagãos.
@cleversonbrasil6646
@cleversonbrasil6646 5 жыл бұрын
Ou seja, os Camponeses faliram com a esperança de desenvolvimento de Moçambique. Os Brasileiros iriam desenvolver está região de forma incrível.
@usuariobr4019
@usuariobr4019 5 жыл бұрын
Brasileiros iriam explorar e não desenvolver!
@Aquiles1185
@Aquiles1185 5 жыл бұрын
Mas a riqueza nao ficaria em mocambique.
@anarcocapitalistadexiaomi1951
@anarcocapitalistadexiaomi1951 5 жыл бұрын
@@Aquiles1185 Mas o desenvolvimento ficaria
@Aquiles1185
@Aquiles1185 5 жыл бұрын
@@anarcocapitalistadexiaomi1951 qual desenvolvimento ??
@anarcocapitalistadexiaomi1951
@anarcocapitalistadexiaomi1951 5 жыл бұрын
@@Aquiles1185 Estradas, Rodovias, Portos, Aeroportos, Plantações, Tecnologias, Construção Civil e etc...
@gustavalbericchidurocher9764
@gustavalbericchidurocher9764 3 жыл бұрын
aparentemente o projeto não era o problema, e sim pra quem ele iria servir. a união das duas intenções - a de desenvolver a área e o país E a de manter as terras para os pequenos produtores e famílias, não apenas era perfeitamente funcional, mas também a mais lucrativa para todos - pros futuros produtores, pro povo moçambicano, pro país! sugeriria dividir as terras entre os produtores que já estão lá e outras famílias humildes de moçambique, num projeto ambicioso que construiria ferrovia para ligar ao malawi e um porto para ligar a ásia e ao madagascar. toda esta área poderia ser dividida em cooperativas médias que unidas controlariam a parte logística. li que são 35 milhões de hectares. sugeriria, para mantermos muitas partes da mata mais preservada e ao mesmo tempo ajudarmos o máximo o povo Moçambicano, que cada família fique com entre 9 e 10 hectares de terra. nos moldes de outros programas de financiamento de longo prazo, como os do Grameen Bank e do programa brasileiro minha casa minha vida, financiaríamos a longo prazo para 3 milhões de famílias que quiserem ser membras destas novas comunidades de plantio que dividirão instalações, escritórios centrais, maquinários e responsabilidades não só sobre seu plantio, mas sobre a mata de sua área e por suas áreas de campo também. creio que estas criariam pequenos vilarejos, muitos comércios nas estradas - os 5 milhões de hectares restantes são inicialmente para separar áreas comuns as divisões territoriais entre várias pequenas e algumas centrais maiores para quando indústrias chegarem aos espaços (de propriedade em parte das cooperativas e em parte do governo) cidades maiores começarem a se desenvolver. o desemprego hoje deve afetar, entre dependentes e desempregados, mais de 15 milhões de pessoas (são 7 milhões de desempregados). pretenderíamos com esta idéia financiarmos terra a famílias de em média 2,3 pessoas, empregando 2 e alimentando mais 0,3. seriam 7.000.000 de cidadãos diretamente ajudados! com o provável surgimento ao final da obra de cerca de mais de 1 milhão de empregos permanentes em mercados, padarias, lanchonetes, lojas, escolas, prefeituras, escritórios cooperativos, silos, entretenimento, construção civil etc. etc. ajudando permanentemente um total de 9.3 milhões de moçambicanos. isto tudo além dos empregos gerados durante o projeto, cuja renda voltaria a circular também na economia de outras partes do país, talvez voltando em ampliações de negócios com maior demanda e por fim em empregos gerados para todas estas pessoas também. quando enunciei essa análise que tava fazendo e resolvi escrever pra esclarecer minhas idéias, falei do problema, primeiro: se uns querem que haja progresso naquela área e no país, e outros querem que as famílias sejam as maiores beneficiadas... porque não unir as duas coisas? saio ainda mais sem resposta. imagina o quanto benéfico isso não seria pra arrecadação do governo? imagina o quanto isso não geraria de dinheiro pros já ricos, que agora teriam muito mais clientes com muito mais dinheiro? no fim, quanto a qualidade de vida do país não aumentaria? o que certamente aumentaria a renda média. o tanto de exportações fortaleceria a moeda. eu acho que esse projeto pode perfeitamente ainda ser feito.
@luissilva209
@luissilva209 5 жыл бұрын
Em resumo, o local permanece na miséria , e o povo sem emprego e renda . os moradores que vão agora pedir para essas ONGs trabalho e desenvolvimento.
@wesleyrafa8571
@wesleyrafa8571 3 жыл бұрын
Mas as terras são deles e não de estrangeiros
@luissilva209
@luissilva209 3 жыл бұрын
@@wesleyrafa8571 Pois é , ninguém diz o contrário , o mesmo acontece com grandes extensões de terras mundo a fora . Havia um fazendeiro brasileiro que era latifundiário na Austrália . Aqui no Brasil , grandes extensões de terra pertencem a pessoas físicas e empresas de outros países , é o capitalismo , quem tem investe e produz . Que adianta terra improdutiva ? vai beneficiar a quem ?
@wesleyrafa8571
@wesleyrafa8571 3 жыл бұрын
@@luissilva209 eles comem o que plantam, não geram riqueza pro país, porém vivem daquela terra sem serem explorados por grandes empresas, o que adianta toda aquela área sendo produtiva para empresários enquanto o agricultor que tinha sua terra tem que trabalhar nas terras dos outros e ganhar um péssimo salário
@luissilva209
@luissilva209 3 жыл бұрын
@@wesleyrafa8571 , Você está supondo que eles iriam ser explorados, um Metical custa 0,077 , um Real compra 12,74 Meticais , se o projeto tivesse ido avante o lucro seria em Dólar, quanto progresso não traria para essa gente. É só ver a miséria em que esse povo vive, pessoalmente não acredito que eles seriam mais explorados do que já são. A utilização dessas terras poderia ser na forma de parceria ou de concessão por digamos 30/50 anos, sendo que parte dos lucros seriam revertidos para essa comunidade. Em todo caso é uma discussão estéril já que tudo não passou de um sonho e o povo continua na mesma. Nem sempre essas ONGS estão realmente a favor do povo.
@lzcmatiasmobile
@lzcmatiasmobile 3 жыл бұрын
@@wesleyrafa8571 ter uma carteira de trabalho assinada e um emprego de agricultor não é ser explorado. Agora se o país tem leis trabalhistas ruins eles poderiam ser explorados, mas a criação de um sindicato rural para eles não permitiria isso. Faltou equilíbrio nestas negociações, equilíbrio!
@juraambro5483
@juraambro5483 3 жыл бұрын
Quando a agricultura moderna entra em uma região ela requer muita mão de obra, são operadores de máquinas, técnicos agrícolas, motoristas, ajudantes, administrativo, mecânicos, soldadores, borracheiros. Existe toda uma infraestrutura necessária como armazéns, secadores, etc. Tudo isso gera trabalho no campo e na cidade. O entrevistado moçambicano possivelmente não sabia que naqueles campos de cultivo do cerrado ninguém foi retirado dali para dar espaço a lavoura, já era uma área desabitada.
@valterlifilho
@valterlifilho 4 жыл бұрын
O governo de Moçambique poderia ganhar muitos impostos com as exportações dos produtos agrícolas feito com investimento brasileiro la. Esses impostos poderiam virar saude, segurança, educação e infraestrutura para o povo moçambicano.
@MahSomething
@MahSomething 5 жыл бұрын
Eu vivo bem aqui no Distrito de Gurue.
@melxpto
@melxpto 5 жыл бұрын
M A H O M E D Meu pai tem umas terrinhas ao pé do Gorue.🇵🇹🇲🇿
@MahSomething
@MahSomething 5 жыл бұрын
Aye? E quando tu vens pra ca?
@melxpto
@melxpto 5 жыл бұрын
M A H O M E D Isso agora...
@MahSomething
@MahSomething 5 жыл бұрын
Dah sinal no whatsapp, talvez a gente converse quando estiveres ca. +1(202)996-9534
@gangangbro2431
@gangangbro2431 5 жыл бұрын
Manos, fogem dessa desgraça de governo brasileiro, só sabem sugar dinheiro dos trabalhadores e iludir com promessas
@pedrocardoso2675
@pedrocardoso2675 6 жыл бұрын
isso aí é Jornalismo, com J maiúsculo mesmo! Parabéns à Diplô. Sou assinante e é numa hora dessas que vejo que o bom Jornalismo ainda resiste.
@canalfortalecerpsolviamao6621
@canalfortalecerpsolviamao6621 5 жыл бұрын
Pena que o bom jornalismo não traz pessoas de fato pensantes, se formos analisar todos os documentários, mas já é algo.
@dj7oya
@dj7oya 5 жыл бұрын
Parece que foi uma bela escolha mesmo do oitavo país mais pobre do mundo recusar investimentos em infraestrutura. Tem 700 mil pessoas prestes a morrer por falta de infraestrutura que devem estar aplaudindo medidas de não abertura econômica nesse exato momento. www.google.com/amp/s/www.noticiasagricolas.com.br/videos/clima/232500-em-mocambique-770-mil-pessoas-cercadas-pela-agua-e-a-beira-de-morrer-de-fome.amp.html
@dj7oya
@dj7oya 5 жыл бұрын
Tomara que elas também "resistam" rs
@derniercaesar5319
@derniercaesar5319 4 жыл бұрын
você sabe que o la monde é um jornal parcial de centro-esquerda
@marquinhostanjioni8776
@marquinhostanjioni8776 3 жыл бұрын
Não é só isso. O Aquífero Guarani (que está localizado no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) vai ser a nova "menina dos olhos" da China para comprar terras para agricultura, assim como em Moçambique. No caso do Brasil, uma parte dos senadores já se venderam para o capital chinês para aprovar no Senado a venda de grandes lotes de terra para estrangeiros. Malditos senadores e STF. :(
@DaniloDellaCroce
@DaniloDellaCroce 5 жыл бұрын
Agrobusiness vs Agricultura Familiar. É um bom debate. Sou favorável ao convívio dos dois.
@widsonferreiradossantos6199
@widsonferreiradossantos6199 3 жыл бұрын
4:37 Os estrangeiros estranham, sendo comum no Brasil, a monocultura como a cana-de-açúcar e soja por grandes extensões. A questão levantada é não depredar o cultivo hortifrutigranjeiro, que abastece os mercados locais gerando renda, fixando famílias nas pequenas cidades e trazendo progresso na educação e saúde. Um país não é apenas um canteiro de obras, mas a morada de cidadãos que devem participar das melhorias tecnológicas.
@resumosparaprovas5019
@resumosparaprovas5019 4 жыл бұрын
O primeiro passo para que a África se torne um continente com países em desenvolvimento é melhorando a sua produção agropecuária. Se a produção de alimentos crescesse 15% ao ano em 20 ou 30 anos os países da África se tornariam países em desenvolvimento, como Colombia, Brasil, Peru ou Rússia. E essa alta produção de alimentos só se consegue com alta tecnologia na agropecuária.
@kwinbr3644
@kwinbr3644 5 жыл бұрын
Não foi bom ter destruindo o projeto completamente, se houvesse mais dialogo e integração com a comunidade teria dado certo. Seria ótimo!
@beatrizandrade8469
@beatrizandrade8469 4 жыл бұрын
Tbm acho ;-;
@jo_de_aveiro
@jo_de_aveiro 3 жыл бұрын
Mas pense comigo. Os moçambicanos disseram em alguns comentários que só souberam desse projeto gigantesco por mídias internacionais, o próprio governo de Moçambique não falava muito a respeito, desapropriaram as pessoas pagando indenizações baixíssimas e quando eles procuraram entender melhor sobre tudo os países envolvidos preferiram desistir do projeto a chegarem num consenso. Eu acho que diálogo e integração nunca foi uma opção, e a gente não fica a par de tudo com 10 minutos de vídeo, concordo que o projeto tem algum valor, mas eu no lugar deles, nessas condições, também desconfiaria. Quem não?
@mathiasbueno2091
@mathiasbueno2091 4 жыл бұрын
Grande vitória do povo moçambicano! Por que o mundo todo não imita esses grupos de camponeses? Tecnologia na agricultura é mesmo coisa de gente atrasada. Bom mesmo é pegar na foice, trabalhar todo dia no sol e morrer aos 30 anos de idade!
@pedroslifen9083
@pedroslifen9083 4 жыл бұрын
E produzir uma miséria q n dá pra alimentar nem a própria família Esse pessoal socialista parou na idade média
@ricardodark471
@ricardodark471 4 жыл бұрын
kkkkkk boa
@paraibaballmapper4658
@paraibaballmapper4658 4 жыл бұрын
Isso n vai ajudar ninguém e pra comprar terra
@jaimepereira7653
@jaimepereira7653 4 жыл бұрын
Esses miseráveis já são acostumado a vivem de migalhas que o governo dá e tem às doações de outros países são tratados iguais a animais e só imaginar que animal que é. E assim que são vistos aus olhos do mundo não bem-vindos em país algum . E nãoa ceitam desenvolvimento no seu país tem que ser muito otários mesmo parabéns mmmm
@orapoix6877
@orapoix6877 4 жыл бұрын
Meu deus está lista de comentarista tá cheia de socialistas radicais. Não aprendeu na escola que agricultura de subsistência é muito pior do que agricultura de exportação? Pior que, comunismo é hipocrita ne? Diz que o mínimo é necessário enquanto tem um Computador, Celular, Internet e todas as maravilhas do Capitalismo. enfim
@soaxs7973
@soaxs7973 3 жыл бұрын
E uma pena que Moçambique não tenha aproveitado a oportunidade que teve.🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
@ewertonsouza8211
@ewertonsouza8211 2 жыл бұрын
O Brasil bem que poderiam tentar realizar um projeto como esse no nordeste.
@ramonmistrello9763
@ramonmistrello9763 Жыл бұрын
Estão fadados à miséria, infelizmente. Visão muito estreita
@eldernhone3809
@eldernhone3809 5 жыл бұрын
Moçambicanos q comentaram nesse vídeo mostra a ingenuidade de nós jovens moçambicano por isso continuamos sendo Dominados pela frelimo
@DanCooper0607
@DanCooper0607 3 жыл бұрын
Quem e frelino?
@Jotaz2030
@Jotaz2030 3 жыл бұрын
Frelino deve ser ele mesmo não aceita a derrota
@marquinhostanjioni8776
@marquinhostanjioni8776 3 жыл бұрын
Não é só isso. O Aquífero Guarani (que está localizado no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) vai ser a nova "menina dos olhos" da China para comprar terras para agricultura, assim como em Moçambique. No caso do Brasil, uma parte dos senadores já se venderam para o capital chinês para aprovar no Senado a venda de grandes lotes de terra para estrangeiros. Malditos senadores e STF. :(
@kaua_maciel2005
@kaua_maciel2005 4 жыл бұрын
Quando eu vi o titulo eu pensei: Azideia brasil vai fazer colonia na africa kkkkkkk
@robertoprimordial2633
@robertoprimordial2633 4 жыл бұрын
Tira esse pensamento da mente
@camisa993
@camisa993 4 жыл бұрын
roberto primordial só vai atrapalhar o Brasil Brasil já tem Amazônia e o centro Oeste
@camisa993
@camisa993 4 жыл бұрын
roberto primordial cerrado,mata Atlântica e a caatinga Além dos pampas bem no sul do país
@daam3497
@daam3497 4 жыл бұрын
@@camisa993 n precisamos de mais território imagina aqui o pouco dinheiro do nordeste indo para Moçambique do sul de são paulo
@marquinhostanjioni8776
@marquinhostanjioni8776 3 жыл бұрын
Não é só isso. O Aquífero Guarani (que está localizado no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) vai ser a nova "menina dos olhos" da China para comprar terras para agricultura, assim como em Moçambique. No caso do Brasil, uma parte dos senadores já se venderam para o capital chinês para aprovar no Senado a venda de grandes lotes de terra para estrangeiros. Malditos senadores e STF. :(
@americofernandes6820
@americofernandes6820 3 жыл бұрын
Moçambique merece esse projeto e outros , dado ter dos maiores potenciais agricolas de Africa e mesmo do Mundo , existem estudos sobre isso . Mas não não é facil seguir numa só direção num Pais de multiplas culturas .
@huwanarubi1573
@huwanarubi1573 3 жыл бұрын
Sou moçambicana e fico feliz que este maldito projecto não tenha sido executado, pois a ideia era ocupar mais de 4 províncias para plantio de produtos usando adubos inorgânicos e usurpar toda área até dos camponeses. O negócio só iria beneficiar os países em causa e alguns estadistas. Felismente o mal não aconteceu. Se quiserem explorar que seja consensual com os agricultores e justos, é se possível tragam agricultura orgânica.
@illustresconosciuto3331
@illustresconosciuto3331 5 жыл бұрын
Desenvolvimento Humano: Moçambique entre os oito países com o mais baixo índice
@area51deadbr87
@area51deadbr87 5 жыл бұрын
Junto com angola
@AnonymousLibertar1an
@AnonymousLibertar1an 4 жыл бұрын
@@area51deadbr87 Angola está melhor que Moçambique apesar de ambos serem subdesenvolvidos..
@ivomatheus4828
@ivomatheus4828 4 жыл бұрын
@@AnonymousLibertar1an Tá tudo uma porcaria...
@user-cc5fc1ub3b
@user-cc5fc1ub3b 4 жыл бұрын
E Mato Grosso o 8° melhor IDH do Brasil com 0,772 e cada vez mais perto de se tornar muito alto
@AnonymousLibertar1an
@AnonymousLibertar1an 4 жыл бұрын
@@ivomatheus4828 sim, ambos estão.. mas Angola está menos pior que Moçambique, mas n tem tanta diferença não kk
@hugo182
@hugo182 3 жыл бұрын
A meu ver a única falha no projeto foi a forma com que abordaram os camponeses. Pareceu que os 6000 meticais foi um preço imposto pelo governo para aquisição da terra (ou indenização, porque parece que em Moçambique toda a terra pertence ao Estado). Enfim, acredito que, se tivessem dado ao camponês a oportunidade de negociar esse valor, talvez teriam encontrado menos resistência.
@marcovieira5636
@marcovieira5636 3 жыл бұрын
É bom que a África continue assim, de tal modo que haja demanda com bons preços para nossos produtos agrícolas brasileiros. Logo, é interessante para todos os produtores do mundo, menos os da África, que tudo continue assim.
@dutradias5238
@dutradias5238 3 жыл бұрын
Pra isso teria que vender as terras de la para imigrantes de origem europeia assim como foi feito no Brasil pois esse lovo ai não quer saber de trabalhar!
@000abc9
@000abc9 5 жыл бұрын
Moçambique ficou livre para continuar plantando mandioca. Deixem eles lá!
@marcosffontes
@marcosffontes 4 жыл бұрын
Muita gente importante gosta de saudar a mandioca.
@amr.c9143
@amr.c9143 4 жыл бұрын
Eles gostam de continuar na merda.
@hbbstn
@hbbstn 4 жыл бұрын
Melhor comentário
@walisson44385
@walisson44385 3 жыл бұрын
Augusto Mr. Quem somos nós pra dar pitaco mano, olha nosso presidente. No segundo turno tive que escolher PT ou Bolsonaro. Parece que não é só nossos primos Moçambicanos que gosta de viver na merda.
@wesleyrafa8571
@wesleyrafa8571 3 жыл бұрын
Toda essa riqueza do Brasil, ninguém vê só serve para estatística, o povo continua na merda e cada vez mais escravo, certo eles que continuam com suas terras ao contrário daqui um deserto de soja e cana
@vitorkeixo
@vitorkeixo 3 жыл бұрын
Parabéns a população moçambicana por não permitir que algo criado visando diretamente o lucro dos envolvidos não tenha avançado. Como foi dito o escoamento da produção iria beneficiar diretamente as economias asiáticas, principalmente a China. Onde está o benefício para o povo de Moçambique? Um empreendimento como este é valiosíssimo e de vital importancia no cenário global, mas deve beneficiar primeiro o país e o povo dono daquelas terras. Sou brasileiro e nem por isso sou a favor que meu próprio país venha explorar terras alheias sem a devida compensação que satisfaça todas as partes envolvidas.
@olympiquedemarseillebr8894
@olympiquedemarseillebr8894 4 жыл бұрын
Acho q a Humanidade tem q entender um bgl investir sem desmatar áreas gigantescas de biomas, ou se desmatar, que replante a msm quantidade no msm bioma em outro lugar. Moçambique assim como o Brasil tem como crescer economicamente sem desmatar loucamente e sem roubar terra dos proprietários para dar a ricaços q já ganharam na vida (economicamente falando) e que vão ficar com a terra na mão deles e as vezes com várias áreas improdutivas e o pior é que batem o pé pra ficar com a área improdutiva, só pra ñ entregar a alguém q pode utilizar e bem daquela área. As principais potências mundiais fizeram reforma agrária (direta ou indiretamente) como França, Alemanha, Inglaterra (esses na idade média por meio de feudos), EUA (por meio da colonização de povoamento q foi feito onde cada um tinha sua terrinha), Japão (tbm pelo "feudalismo". OBS: Tá entre aspas pq feudalismo é o nome europeu e eu ñ sei o nome pro "feudalismo" japonês)
@efxnews4776
@efxnews4776 4 жыл бұрын
Vão acabar sendo colonizados pela França ou pelos chineses! E aí eu pergunto? Vai ser melhor assim? Pelo menos nós aqui falamos a mesma língua!
@glauberrocha7871
@glauberrocha7871 5 жыл бұрын
Excelente vídeo. Muito informativo sobre uma região pouco conhecida e pouco divulgada.
@factos4365
@factos4365 4 жыл бұрын
Muito obrigado pessoal., mantenenhe nus alerto.
@luispauloo
@luispauloo 4 жыл бұрын
Por isso que esses países não vai pra frente... isso gera riquezas . E principalmente trabalho.
@gametvoficial4250
@gametvoficial4250 3 жыл бұрын
O brasil precisa mais disso, precisamos, nos tornar uma hegemonia na agricultura
@victormpmac
@victormpmac Жыл бұрын
E importar agrotóxicos da china e da rússia , vai dar os lucros aos outros .
@luciahelena232504
@luciahelena232504 5 жыл бұрын
Quem dera que os camponeses brasileiros fossem politizados assim!
@thiago41351
@thiago41351 4 жыл бұрын
Faz falta os tempos em que o Brasil era um cooperador do desenvolvimento de muitas nações.
@Xyzmais
@Xyzmais 3 жыл бұрын
Como ficam as disputas étnicas na região? Me parece um problema para os investidores lidarem com isso.
@marcelocampos9779
@marcelocampos9779 6 жыл бұрын
Muito explicativo! Linguagem técnica e simples! Obrigado. Um abraço!
@guilhermeribeiro8308
@guilhermeribeiro8308 5 жыл бұрын
Super! Excelente matéria, muito esclarecedora. Obrigado.
@gabo1
@gabo1 5 жыл бұрын
Canal incrível, vídeo explicativo e bem elucidado, somente agradeço pelas informações tão bem explanadas (e resumidas)
@MozartMoises1
@MozartMoises1 5 жыл бұрын
Ao olhar para alguns comentários tenho a impressão que a humanidade está regredindo... Empatia mandou lembrança para alguns...
@MarcosRodrigues
@MarcosRodrigues 6 жыл бұрын
A profissionalização da agricultura era uma oportunidade única.
@helenasousa9037
@helenasousa9037 6 жыл бұрын
Marcos Rodrigues Tem deserto criado , há conta desses projetos únicos de agricultura ,nos estados unidos , também. Você não viu ???? Terra completa esgotada , explorada , até fazer gretas , tem fotos disso , vai ver
@silviacarolinamaiadossanto8198
@silviacarolinamaiadossanto8198 5 жыл бұрын
Oportunidade pra quem? Não para os camponeses que seriam substituídos por máquinas em pouco tempo. E também perderiam autonomia com as sementes e insumos. Igual aconteceu aqui.
@JuniorCastroRBF
@JuniorCastroRBF 5 жыл бұрын
@@silviacarolinamaiadossanto8198 vamos jogar nossas máquinas fora e voltar a ter camponeses, a produção nem vai diminuir 600%, genial. Tecnologia é inevitavel, ou vc adere, ou passa fome, simples.
@MarcosRodrigues
@MarcosRodrigues 4 ай бұрын
​@@silviacarolinamaiadossanto8198 A agricultura de soja do Brasil cresceu assim. Os moçambicanos trocaram a soja pelos terroristas da tanzânia.
@anderdavid
@anderdavid 4 жыл бұрын
É muito triste ver que uma área com um imenso potencial de desenvolvimento através da exploração agrícola é subutilizado.
@mayahetoreg9845
@mayahetoreg9845 5 жыл бұрын
Pena que os camponeses aqui no Brasil não conseguem barrar esses projetos.
@ll7kizinnn636
@ll7kizinnn636 2 жыл бұрын
Onde tem camponeses no Brasil kkkkk
@stanleybarbisar9843
@stanleybarbisar9843 11 ай бұрын
Infelizmente, a corrupção é intensa, e as dificuldades dos nossos amigos Africano, estão a passar dificuldades, como também nossos brasileiros. Infelizmente, do outro lado do mundo, talvez tenham receio de promover um acordo! Você pode dizer-me o que seria certo? 😩😦😧🇧🇷
@MrGX200
@MrGX200 4 жыл бұрын
Acreditem, amigos moçambicanos, parte dos problemas que aos poucos estão sendo solucionados no processo de desenvolvimento do Brasil, surgiram por meio de políticas idênticas a essa. Aprendam com o erro dos brasileiros e lutem por um desenvolvimento sustentável.
@claudioalexandredorosario9862
@claudioalexandredorosario9862 4 жыл бұрын
Os moçambicanos continuaram a produzir pouco e mal, uma agricultura de subexistenc ia.
@erickrodovalho9516
@erickrodovalho9516 5 жыл бұрын
É por esse tipo de mentalidade, onde impede a alta produção, que a África anda nessa situação
@arnaldojoseribeiro6884
@arnaldojoseribeiro6884 3 жыл бұрын
Um projeto dessa envergadura tem que incluir as populações locais. Faltou um entendimento entre todos os envolvidos. Mas ainda dá para retomar o projeto. No caso brasileiro a região era despovoada e quem mais sofreu foi a natureza.
@usuario36788
@usuario36788 5 жыл бұрын
Que conteúdo! Parabéns ao responsável.
@user-qi5vf2ws8t
@user-qi5vf2ws8t 3 жыл бұрын
Vicente Adriano parabéns! O Centro-Oeste brasileiro, tido como um celeiro, grandioso produtor agrícula e contudo, nesse mesma região há muitas famílias que passam fome
@sneijder5062
@sneijder5062 2 жыл бұрын
Que mentira, deve ser a região que mais vem convertendo a pobreza em dignidade nos últimos 40 anos no Brasil. A miséria no Mato Grosso era extrema antes do agronegócio.
@LucasLopesize
@LucasLopesize 4 жыл бұрын
O centro oeste brasileiro se desenvolveu muito. A qualidade de vida elevou-se grandemente tornando o IDH da região semelhante aos das regiões sudeste e sul. Outro fator importante que aconteceu nessa região brasileira é que o agronegócio impulsionou a implantação de importantes cidades industriais como Anápolis, Aparecida de Goiânia, Rio Verde, Lucas do Rio Verde, Sorriso, entre outras, gerando emprego e aumento de renda. Eu acho que Moçambique perdeu uma grande oportunidade. Deram ouvidos a ativistas ambientalistas que em suas ações nada contribuem para melhorar as condições humanas deste país.
@abudocadango1849
@abudocadango1849 4 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/j5Wap5yNl7Whd9U
@neriohenriquealvesdeolivei3450
@neriohenriquealvesdeolivei3450 5 жыл бұрын
Ótimo canal, tudo é bem explicado nos mínimos detalhes amei
@carlamariaalmeida1645
@carlamariaalmeida1645 3 жыл бұрын
Grande parte dos comentários que aqui vi são na sua maioria são de brasileiros. Eu que sou meia portuguesa e meia moçambicana percebo porque têm um presidente como o Bolsonaro. A sua perspetiva de desenvolvimento é absolutamente bacoca. Vivem na felicidade do seu desenvolvimento de um modelo subdesenvolvido, extrativa e com arrogância, fazem comentários sobre Moçambique e os moçambicanos que são patéticos. Esta "amizade" brasileira, a gente dispensa. Moçambique é um país em que a auto-subsistência alimenta mais de 20 milhões de moçambicanos. Querem pô-los a vender as suas terras, terem uns salários miseráveis e comer soja? Por favor, fiquem no Matogrosso.
@kujonatsu
@kujonatsu 2 жыл бұрын
Pelo menos nosso país não é escravo de União Europeia sustentando pelo suor Alemão, e não sonos burros como pra acabar com um acordo tríplice de desenvolvimento, Brasil cada vez mais subirá mesmo que aos poucos e Portugal e alguns países europeus vão ficar na merda.
@foda-seoestado4912
@foda-seoestado4912 5 жыл бұрын
Viva a Vitória do povo moçambicano ...
@jonatanlucas3898
@jonatanlucas3898 5 жыл бұрын
É impressionante como o Brasil não investe no seu próprio país. Nem o próprio governo investe aqui.
@marciacosta5454
@marciacosta5454 3 жыл бұрын
Essa situação foi denunciada no livro de Mia Couto "A confissão da leoa" publicado em 2012 na voz da personagem Naftalinda.
@marcoantoniofarias8033
@marcoantoniofarias8033 3 жыл бұрын
conseguiu-se "derrotar" o agronegócio e Moçambique ficou com estava, ou seja, pobre.
@cockpitdoxand
@cockpitdoxand 6 жыл бұрын
E o Brasil tomou o maior calote!
@cockpitdoxand
@cockpitdoxand 6 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/a6e5gWWVnt2LmNE assistam se não acreditam!
@oliveirayolanda6520
@oliveirayolanda6520 6 жыл бұрын
Cockpit do Xand! Como Brasil foi construir aeroporto N zona portuária sabendo k a província d nampula j tem aeroporto
@oliveirayolanda6520
@oliveirayolanda6520 6 жыл бұрын
Cockpit do Xand! Brasil foi fazer lavagem d dinheiro só vocês é k n sabem
@cockpitdoxand
@cockpitdoxand 6 жыл бұрын
pode ser.. por isso que nunca mais voto em partido de esquerda...
@souquemsouoliveira1687
@souquemsouoliveira1687 6 жыл бұрын
Cockpit do Xand! Acabei de ver a reportagem
@flaviodesousaoliveira5742
@flaviodesousaoliveira5742 2 жыл бұрын
Agora me uma coisa: de la pra cá, o q essa manifestação trouxe de melhorias pra população? eles estão bem sem esse projeto? As áreas estão com suas agriculturas desenvolvidas. Até onde eu sei o mato grosso se beneficiou bastante com a agriculatura .
@alansantos7964
@alansantos7964 3 жыл бұрын
O problema é que essa mesma região hoje está sob domínio do Estado Islâmico. Lá também tem muita exploração de petróleo. Hoje esse plano está abandonado pelo governo Bolsonaro.
@famailiaanima
@famailiaanima 4 жыл бұрын
Que bom que os moçambicanos conseguiram proteger suas terras de latifundiários! Força ao povo moçambicano!
@xxdigoc
@xxdigoc 4 жыл бұрын
que otimo e hoje eles morrem de fome grande vitoria
@famailiaanima
@famailiaanima 4 жыл бұрын
@@xxdigoc como eles morrem de fome se podem plantar e colher?
@ewertonsouza8211
@ewertonsouza8211 4 жыл бұрын
@@famailiaanima que mané pode plantar o que, se esse projeto foi feito exatamente pra poder fazer a agricultura acontece por la
@famailiaanima
@famailiaanima 4 жыл бұрын
@@ewertonsouza8211 a agricultura JÁ acontece por lá, só que por pequenos produtores. O projeto era pra instaurar monocultura de exportação, altamente automatizada e mono/oligopolista, obrigado esses antigos agricultores a migrarem para as cidades e formarem as eventuais favelas, portanto reduzindo a qualidade de vida da população em função do benefício de poucos latifundiários.
@pedroslifen9083
@pedroslifen9083 4 жыл бұрын
@@famailiaanima vai em Maputo ou em outra grande cidade camarada, o alimento de lá é importado Agricultura familiar não sustenta um país não
@pauloferreira1148
@pauloferreira1148 2 жыл бұрын
Incrível como os Moçambicanos jogaram fora um excelente projeto. Resultado é que o Brasil e Europa continuam ganhando bilhões de dólares com o agronegócio e os Moçambicanos continuam na esperança ou desesperança
@eniogrlima
@eniogrlima 2 жыл бұрын
Você não entendeu nada. Esse projeto não foi elaborado para beneficiar os agricultores locais, eles seriam simplesmente expulsos de suas terras.
@lasvegascstore
@lasvegascstore 3 жыл бұрын
E agora estão todos melhores do que antes? Afinal, sindicato tá mesmo é preocupado com o bem coletivo.
@rafaelgoncalvesdasilva8633
@rafaelgoncalvesdasilva8633 2 жыл бұрын
Com a tecnologia e expertise brasileira e com os investimentos e mercado consumidor japonês. Atualmente, Moçambique deveria ser o maior produtor de grãos da África.
@nhanombejr
@nhanombejr 4 жыл бұрын
E nós moçambicanos nada sabemos acerca.
@bisnetodeportugues
@bisnetodeportugues 4 жыл бұрын
O Socialismo é uma desgraça. Dinheiro e poder nas mão dos políticos. Capitalista Já
@robertofiel4309
@robertofiel4309 4 жыл бұрын
sidiney lehonidas capitalista para depois lavar os pratos para os americanos como vcs brasileiros??? Nunca
@bisnetodeportugues
@bisnetodeportugues 4 жыл бұрын
@@robertofiel4309 os políticos brasileiros gostam do socialismo e empurram muitos pra fora do país. muitos africanos fogem para africa do sul buscando vida financeira.
@robertofiel4309
@robertofiel4309 4 жыл бұрын
sidiney lehonidas a África do Sul já não é exemplo para ninguém em África, isso antigamente em que as pessoas recorriam a África do Sul para melhores condições, hoje em dia é diferente, a África do Sul está violenta e uma avassaladora crise financeira
@cleirtonoliveira7408
@cleirtonoliveira7408 4 жыл бұрын
@@robertofiel4309 e vcs estão querendo o socialismo para viver igual na venezuela? ops... até a Venezuela ta melhor que moçambique, por isso vcs estão nessa merda, recusão o capitalismo,a tecnologia na agricultura,vcs querem plantar e trabalhar na agricultura como 300 anos atras na base da foice,trabalhando no sol escaldante,recebendo migalhas e morrendo de fome com 30 anos de idade,o tempo passa e vcs continuam na idade da pedra,isso pra vc é bom né?
@GooSouza
@GooSouza 5 жыл бұрын
Que bom! Se acontecer no país o que ocorreu em Lucas do Rio Verde, o país vai voar!
@professorredpill4485
@professorredpill4485 5 жыл бұрын
Ainda bem que deu errado, quanto maior a oferta de alimentos no mundo, menor o preço. Espero que os pequenos agricultores continuem pequenos. Quero mais é TONELADAS de prosperidade para o meu povo daqui do Centro Oeste e da região do MATOPIBA. Parabéns aqueles que acham que o fim dessa parceria foi algo bom, isso foi muito bom mesmo para nós do Brasil, quanto menos concorrência melhor
@gersoninaciodasilva1072
@gersoninaciodasilva1072 3 жыл бұрын
Lamentável desapropriar os pequenos agricultores, para beneficiar o governo e os grandes empreendedores...
@meimporta
@meimporta 4 жыл бұрын
Valeu mano, um abraço e obrigado pela informação. Sou Moçambicano e isso era mais um negócio currupto. Vendo em 2020
@marquinhostanjioni8776
@marquinhostanjioni8776 3 жыл бұрын
Não é só isso. O Aquífero Guarani (que está localizado no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) vai ser a nova "menina dos olhos" da China para comprar terras para agricultura, assim como em Moçambique. No caso do Brasil, uma parte dos senadores já se venderam para o capital chinês para aprovar no Senado a venda de grandes lotes de terra para estrangeiros. Malditos senadores e STF. :(
@aprenda4063
@aprenda4063 3 жыл бұрын
@@josedasilva7636 ?¿?¿
@mrighetti
@mrighetti 4 жыл бұрын
Esse Le monde Diplomatique é muito engraçado, um jornal FRANCÊS criticando atividades de outros países na África.
@gutocst
@gutocst 3 жыл бұрын
E? O jornal é estatal?
@mrighetti
@mrighetti 3 жыл бұрын
@@gutocst continua sendo francês.
@zenirasilvano3490
@zenirasilvano3490 3 жыл бұрын
O Brasil recebeu dinheiro a fundo perdido, cooperação técnica científica transferência de tecnologia de produção, do Japão, Alemanha e Estados Unidos até pouco tempo atrás para desenvolver a fruticultura de clima temperado no país. Sul e sudeste beneficiaram-se muito disso para desenvolver a fruticultura e fazer extensão rural tornando-se grande exportador. Aqui trabalharam técnicos da GTZ, GBF, Jica, etc. Obviamente isso teve um preço. Um deles é que quanto maior a tecnificação, maior a produção, menor o preço e menos mão de obra na propriedade e apropriação do mercado exportador pela agroindústria. Surge a figura do safrista, um trabalho precário que só ocorre na colheita. E, obviamente, nenhum país está sendo bonzinho quando investe na agricultura de outro país.
@fernandovieira306
@fernandovieira306 4 жыл бұрын
Comprar terras baratas, investir em tecnologia, capacitar mão de obra e pagar salários maiores em uma agricultura de larga escala que trará divisas e impostos para Moçambique. Que horror!
@AndreFTSG
@AndreFTSG 4 жыл бұрын
Palhaçada.... e assim Moçambique continua a Importar alimentos basicos para comer, em vez de produzir.... O "o pequeno agricultor" que vocês falam no video, produz para consumo próprio e nada mais. Grande parte da produção não chega nas capitais, obrigando o país a gastar dinheiro para importar alimentos basicos, como pão, arroz, vegetais, batata, etc....
@pedroslifen9083
@pedroslifen9083 4 жыл бұрын
E encarecendo esses bens, ferrando o orçamento das famílias Mas esse pessoal n tá nem ai, quanto mais pobreza mais votos para eles
How the UN is Holding Back the Sahara Desert
11:57
Andrew Millison
Рет қаралды 13 МЛН
Бутылка Air Up обмани мозг вкусом
01:00
Костя Павлов
Рет қаралды 2,5 МЛН
女孩妒忌小丑女? #小丑#shorts
00:34
好人小丑
Рет қаралды 42 МЛН
CHEGAMOS EM MOÇAMBIQUE (e fomos tratados assim)
53:15
Vou sem volta
Рет қаралды 509 М.
DEPOIS DE ASSISTIR esse vídeo sua VISÃO sobre a VIDA vai MUDAR Completamente.
22:07
Comprei Terras para Agricultura e Criação de Animais
35:32
Joselino 🇲🇿
Рет қаралды 361 М.
GRS Gemresearch Documentary: The Mozambique Ruby Collection - A Lifetime Experience
26:56
When A Gang Leader Confronted Muhammad Ali
11:43
Boxing After Dark
Рет қаралды 7 МЛН
"ENTRE RIOS" - a urbanização de São Paulo
25:11
Editora Contexto
Рет қаралды 2,9 МЛН
Mineração artesanal em pequena escala - Caso da província de Manica
12:36
Banco de Moçambique
Рет қаралды 31 М.
POR QUE DAS RUAS DESERTAS NOS ESTADOS UNIDOS???
13:58
Ricardo Molina USA
Рет қаралды 931 М.
Brazil and Business in Africa
21:20
Eu Afro
Рет қаралды 169 М.
Бутылка Air Up обмани мозг вкусом
01:00
Костя Павлов
Рет қаралды 2,5 МЛН