Mano! Que daohra!!! A forma que você explica, sempre lembrando os conceitos que estão sendo utilizados, lembrando de qual conjunto/variável está falando, não pulando etapas ditas triviais e sempre dando um sentido ao todo (amarrando o entendimento) é fantástica!
@lylavenom10 ай бұрын
deixa de ser baba ovo.
@ian_ramos Жыл бұрын
Em 5.15 por que posso afirmar que o 1 não pertence ao A? O fato dele não ter elemento mínimo não significa que o 1 não pertence à ele. Se o A fosse o conjunto {6 ,7, 8, 9} por exemplo ele teria um elemento mínimo, que não seria o 1, nesse caso o 6.
@renatogomes97Ай бұрын
Oi, Ian. Entendi o seu questionamento e acho que posso te ajudar a entender o porquê dele ter considerado que o 1 não está lá. Veja bem... Após definir o complementar de A dado por IN - A , é dada a suposição por CONTRADIÇÃO (absurdo) que o A não possui elemento mínimo. O professor está trabalhando a partir desse momento como o A não possuísse nenhum elemento mínimo (nessa condição dada por absurdo, ok?) Se a partir disso o A não possui elemento mínimo então é fácil concluir, que por ele não ter ninguém inicialmente, o número 1 não está nele. Por consequência, assim, o 1 pertence a IN, ou seja, ao seu complementar. Como o 1 está em IN, e em particular, está no COMPLEMENTAR de A dado por IN - A, então conseguimos mostrar que a primeira condição do princípio de indução forte foi cumprida. Agora pela hipótese de indução, dessa forte, os números 1, 2, 3,.. até um certo K está em IN - A e também o K+1, o sucessor desse tal K, está em IN, no complementar, pois A não tem menor elemento. Daí aqui uma rápida conclusão antes de elucidarmos a final: se A é subconjunto dos naturais e ele não tem elemento mínimo então ele é o Vazio, ou seja, não tem elemento algum. Daí, como todos os números anteriores juntamente ao k e ao seu sucessor estão em IN - A, isso implica que IN - A = IN (o que eu tinha dito no parágrafo anterior). Daí pela noção de operação com conjuntos IN - A tendo como resultado IN, mostra que A é vazio. Mas por hipótese inicial A é diferente do vazio. Absurdo. Portanto A é diferente do vazio e possui um menor elemento. Espero poder ter te ajudado.
@Paol77702 жыл бұрын
Me sinto um burro tentando entender as demonstrações
@felipeangeloufba2 жыл бұрын
Poxa mano, que pena você não ter conseguido entender tanto. Não sei se já atingiu seu objetivo, mas fica anotado aqui de qualquer forma, pra quem está começando a entender indução o melhor é ver a utilização na prática da indução, recomendo essa playlist da OBMEP : kzbin.info/aero/PLrVGp617x0hAb3bokPETMb7ymiVW_FtuM O professor desses vídeos é ótimo (Fabio Henrique Teixeira de Souza), paciente, claro e elucidativo! Espero que ajude alguém de alguma forma, mesmo que não seja você! (já que se passou tanto tempo, contudo nunca é tarde pra aprender)