O QUE É A LUTA ANTIMANICOMIAL NO BRASIL?

  Рет қаралды 90,418

Minutos Psíquicos (Psychic Minutes)

Minutos Psíquicos (Psychic Minutes)

3 жыл бұрын

Você já ouviu falar no "holocausto brasileiro"? Sabe o que isso tem a ver com a luta antimanicomial no Brasil? Hoje vamos te explicar um pouco sobre tudo isso e sobre como as conquistas da luta antimanicomial vêm sendo ameaçadas.
Agradecimento especial aos nossos apoiadores no KZbin, no Patreon e no APOIA.SE: docs.google.com/document/d/1a...
AJUDE O MINUTOS PSÍQUICOS A ATINGIR MAIS PESSOAS :)
Torne-se um apoiador nosso no KZbin, Apoia.se ou Patreon:
● / @minutospsiquicos
● apoia.se/minutospsiquicos
● / minutospsiquicos
SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS!
● Facebook: / minutospsiquicos
● Twitter: / minutopsiquicos
● Instagram: / minutospsiquicos
CRÉDITOS
● Pesquisa, roteiro, apresentação, narração e edição: André Rabelo (@oandrerabelo)
● Ilustração e edição: Pedro Tavares (Xicão) (@pedroxicao)
● Música: Future Rennaisance - Godmode
REFERÊNCIAS E INDICAÇÕES
www.scielo.br/scielo.php?pid=...
www.scielo.br/scielo.php?pid=...
site.cfp.org.br/tag/luta-anti...
www.fiotec.fiocruz.br/noticia...
pbpd.org.br/wp-content/uploads...
www.comciencia.br/50-anos-em-...
pt.wikipedia.org/wiki/Movimen...
www.politize.com.br/luta-anti...
pebmed.com.br/a-luta-antimani...
www.correiobraziliense.com.br...
pt.wikipedia.org/wiki/Hospita...
www12.senado.leg.br/noticias/...
outraspalavras.net/outrasaude...
www.correiobraziliense.com.br...
www.epsjv.fiocruz.br/noticias...
#SUS #lutaantimanicomial

Пікірлер: 368
@wellingtonferreiradejesus919
@wellingtonferreiradejesus919 3 жыл бұрын
Ainda tem o documentário "Em nome da razão" de Hervécio Ratón sobre o manicômio de Barbacena.
@brunogentilmartins2934
@brunogentilmartins2934 3 жыл бұрын
Leiam "Holocausto Brasileiro". Livro pesadíssimo.
@jessica-rb6pb
@jessica-rb6pb 3 жыл бұрын
eu assisti um documentário aqui no KZbin sobre isso...
@sannybaeta5675
@sannybaeta5675 3 ай бұрын
Leiam "nos porões da loucura" que é menos jornalístico do que o da Arbex.
@harrisonlopes7003
@harrisonlopes7003 3 жыл бұрын
Eu tenho um amigo que tem Transtorno Esquizoafetivo, Transtorno de Estresse pós Traumático Complexo e mais alguns... eu sei é muita coisa. Ele já sofreu muito em lugares assim infelizmente, ele também já sofreu bastante nas mãos de autoridades e olha que ele nunca agrediu ninguém.
@minutospsiquicos
@minutospsiquicos 3 жыл бұрын
É triste, Harrison, mas histórias assim ainda se repetem muito aqui no Brasil. Precisamos mudar muita coisa por aqui no tocante à saúde mental, mas principalmente a mentalidade das pessoas sobre esse assunto.
@harrisonlopes7003
@harrisonlopes7003 3 жыл бұрын
@@minutospsiquicos É realmente muito triste, pois acaba deixando a pessoa muito pior...
@marcosviniciusoliveiradasi6915
@marcosviniciusoliveiradasi6915 2 жыл бұрын
Eu tive uma prima que morreu porque não tínhamos condições de internar em clínica particular, o Estado nós abandonou e infelizmente ela faleceu por estar com lupos, a escrezofenia dela a prejudicou. O certo seria era arrumar as clínicas e colocarem pessoas capacitadas. Hj meu irmão está com o mesmo problema estamos de mãos atadas.
@eu_o_rubenz
@eu_o_rubenz Жыл бұрын
@@AAA..... transtorno não é problema espiritual, vc assistiu o vídeo??? N é possível que depois de tanta informação COMPROVADA, vc prefere ignorar e botar a culpa no espírito...
@Leon-eh4ke
@Leon-eh4ke 5 ай бұрын
Você nao ta no mesmo balaio que muitos doidos que fazem crimes por ai
@kamillaasilva6091
@kamillaasilva6091 3 жыл бұрын
Eu brinco e falo "de louco todo mundo tem um pouco", mas sei que quando a sociedade vê alguém como louca nem no mercado ela consegue se manter. Muitas vezes rotulada como "incapacitada".
@thalitasouza8846
@thalitasouza8846 Жыл бұрын
Vidas LOKAS importam
@umagarotaaleatoria1461
@umagarotaaleatoria1461 3 жыл бұрын
É triste saber que muitas pessoas sofreram durante o holocausto brasileiro 💔 Que descansem em paz. Ótimo vídeo.
@rosianegoncalvesdeoliveira5214
@rosianegoncalvesdeoliveira5214 3 жыл бұрын
Em minha última crise mais forte de esquizofrenia, minha família quis que eu fosse internada em um hospital psiquiátrico famoso aqui em Brasília DF. Eu não conseguia aceitar que estava doente, então eles acharam que seria melhor eu receber tratamento lá. Fiquei tão assustada com o local e as condições de lá que pedi pra eles não me deixarem lá e que eu aceitaria começar o tratamento com o psiquiatra só que eu pudesse continuar vivendo em casa com a família. Acho que isso me salvou. Muito obrigada pelo vídeo!
@mariavitoriaalmeida8106
@mariavitoriaalmeida8106 3 жыл бұрын
Minha mãe sofre de transtorno mentais. E a minha familia faz de tudo pra joga-la em manicômios. Eu sei como realmente são as coisas em manicômios, sei que ainda há "holocaustos" no nosso país, mas mesmo assim não posso fazer nada enquanto o poder de decisão estiver nas mãos daqueles que desumanizam e ignoram os direitos da minha mãe. A luta antimanicomial é algo que sinto falta nas propostas politicas atuais ( °~°)
@josiasluz9875
@josiasluz9875 3 жыл бұрын
Meu irmão teve um surto ficou 2 meses lá e melhorou muito.
@gianniarruda
@gianniarruda 3 жыл бұрын
Mostra o documentário pra sua família. Difícil eles ainda quererem colocar ela lá.
@JogadorNeural
@JogadorNeural 3 жыл бұрын
Não existe mais manicômios meu bem
@mariavitoriaalmeida8106
@mariavitoriaalmeida8106 3 жыл бұрын
@@JogadorNeural ah claro. Da mesma forma que não há corrupção em um governo democrático.
@josiasluz9875
@josiasluz9875 3 жыл бұрын
@@JogadorNeural não sei como é chamado hoje em dia, mas ainda existem. A única diferença é que ninguém pode ficar lá para sempre.
@NN-fi1eh
@NN-fi1eh 2 жыл бұрын
Não concordo com o fechamento dos hospitais psiquiátricos! Meu esposo é portador de Esquizofrenia Paranóide, quando ele entra em surto quer matar todos ao seu redor, não dorme, sai de casa durante a madrugada sem destino, ameaça pessoas na rua, em fim. Quando ele está em surto psicótico, meu único refúgio são os serviços de urgência dos hospitais psiquiátricos. Se eles fecharem como vai ficar minha situação, situação também de muitas pessoas? Eu não posso dormir ao lado de uma pessoa que diz o tempo todo que quer me matar
@amigo_desconhecido
@amigo_desconhecido Жыл бұрын
Sim, bom ponto, gostaria que o autor dissesse algo, afinal, ha pessoas que realmemte precisam estar em manicômios, infelizmente nao tem como viver em sociedade, sou a favor de um ambiente saudável nos manicômios, não acaba de vez, o que faremos como os casos refratários, que nao melhoram como o do teu esposo?
@moniquedacunha3270
@moniquedacunha3270 Ай бұрын
Meu irmão é esquizofrenico. Não gosta de tomar os remédios. Já tivemos que chamar o SAMU pra obriga-lo a tomar os remédios. Foram 2 vezes por pena da minha mãe. Depois ele não quis tomar remédio nenhum. Ficou louco! Jogou as roupas dele toda fora. Queimou os documentos. Parou de tomar banho. Parecia um mendigo louco. O CAPS internou num hospital por 3 semanas. Lá ele também não queria tomar os remédios. O médico mandou os enfermeiros se virarem pra fazer com que ele tomasse os remédios. COMO FORÇAR UM HOMEM COM 37 ANOS E 1,70 M DE ALTURA TOMAR OS REMÉDIOS? Ele grita que vai matar. Depena a casa toda. E gasta a aposentadoria dele num só dia. Minha mãe tentou segurar o dinheiro dele, ela tem a curatela. Mas ele atormenta tanto que ela entrega o dinheiro todo na mão dele. E ele gasta tudo em um dia, comprando coisa velha. Meu irmão não tem condições em viver em sociedade. Ele idolatra o crime. Só sabe falar de gente criminosa. A esquizofrenia dele foi desencadeada por uso de drogas. E ele arruma briga com as pessoas na rua, ele corre pra dentro de casa e fica gritando que vai matar, soca as paredes. E quando arruma briga dentro de casa foge pra rua. É uma luta!!!! Ele não quer tratamento. Nós, a família sofremos muito com isso.
@NeuroDescomplicada
@NeuroDescomplicada 3 жыл бұрын
É uma luta essencial! Minha mãe já ficou internada meses por conta de transtornos mentais então vi de perto o que é o descaso por parte tanto de alguns profissionais de saúde, quanto da própria sociedade. Era nítido ver como as pessoas achavam que minha mãe era só uma louca.. Parabéns pelo trabalho!
@marcosviniciusoliveiradasi6915
@marcosviniciusoliveiradasi6915 2 жыл бұрын
Com a ausência de hospitais meu irmão vive dando surtos e as clínicas particulares são muito caras, antes ele tinha vida pois ficava no mínimo 3 meses no hospital pisciquiatrico, hj vive em surto, anda como mulambo na rua. O Caps não atende as pessoas com escrezofenia em surto, infelizmente o pobre sofre.
@carolingsanunes
@carolingsanunes 3 жыл бұрын
Uma aluna minha estava internada em um hospital psiquiátrico supostamente sério e de boa qualidade, e ainda assim sofreu uma série de violações de direitos humanos. Como as aulas estavam sendo online por causa da pandemia, a escola enviou uma carta ao local solicitando que ela pudesse assistir as aulas, mas na maioria das vezes privavam ela de qualquer acesso a dispositivos móveis (no caso, os computadores do próprio local) e ela acabou assistindo pouquíssimas aulas. Por causa da pandemia, proibiram qualquer visita, e como ela é menor, a mãe se internou junto com ela para ela não ficar sozinha. A mãe também não podia ter acesso a nenhum dispositivo móvel, receber visitas ou qualquer item de fora do local (as duas reclamaram muito que a comida era ruim, e o pai não podia nem enviar um lanche ou coisa do tipo). Ah, isso tudo porque a garota teve uma tentativa de suicídio. Infelizmente, a garota largou os estudos - os meses que ela ficou perdendo aula impactaram muito na cabeça dela. Felizmente as duas puderam sair de lá. E é um hospital psiquiatrico supostamente sério e bem conceituado. Imagina o que não ocorre em manicomios mesmo ou nessas "comunidades terapeuticas"?
@isauravieira4290
@isauravieira4290 3 жыл бұрын
Sensacional! Esse é um tema muito relevante! Tenho um tio que foi diagnosticado com esquizofrenia e por um tempo permaneceu em manicômio. E esse é o maior trauma da vida dele. Só de mencionar o nome do lugar pra ele, dá pra ver as reações de irritabilidade, nervosismo e tristeza. Ele nunca relatou exatamente o que passou por lá, mas é notório o trauma. Imagino que, assim como ele, muitos outros apresentem reações semelhantes :(
@valeriarodrigues3689
@valeriarodrigues3689 2 жыл бұрын
Tem alguns tipos de esquizofrenia onde a pessoa se perde totalmente dentro de si, muitos vivem nas ruas e sem saber se quer o nome, acho que quem tem família ok e quem não tem? E jogada nas ruas passando fome frio, complicado tudo tem dois lados
@Ana.Garcia.
@Ana.Garcia. 3 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo! Ficou ótimo!! Esse tema é super importante. Agora falta assistir só "Um Estranho no Ninho", rsrsrs.
@minutospsiquicos
@minutospsiquicos 3 жыл бұрын
Valeu, Ana! Vale a pena ver, recomendo! Quase certeza que tem na Netflix
@segredosdamente5456
@segredosdamente5456 3 жыл бұрын
Eu já visitei um manicômio na minha cidade, realmente é muito triste a situação dos pacientes, dá pena, eles pareciam abandonados, sem atividades pra melhorarem o convívio e voltar para suas famílias. A falta investimentos do governo pra que essa situação mude. Avante SUS!
@carlosneto3115
@carlosneto3115 3 жыл бұрын
Vale destacar, entre as obras cinematográficas que citou, a notável produção brasileira de 2015 "Nise: O Coração da Loucura" e entre as instituições, "A Casa de Saúde Anchieta" (que funcionou durante 30 anos e ficou conhecida como "a casa dos horrores") em Santos, São Paulo. Ótimo vídeo.
@camilacruz2126
@camilacruz2126 3 жыл бұрын
Minha família tem um histórico positivo com manicômios, nem por isso eu nego que há muitas problemáticas que precisavam ser resolvidas e é extremamente complicado saber se houve consentimento ou não na internação e se era realmente a única opção. Exceção não é regra, muito pelo contrário.
@mateuslima2228
@mateuslima2228 3 жыл бұрын
Aqui na minha cidade tem um hospital psiquiátrico e certa vez com um grupo de pessoas de uma igreja que eu estava visitando, fiz uma visita a esse lugar. Meu Deus! O lugar parece um cenário daqueles jogos pós apocalípticos, literalmente uma ruína.
@julianalorrainy1606
@julianalorrainy1606 3 жыл бұрын
Ótimo tema e ótimo vídeo! Um filme sobre o assunto -> O bicho de sete cabeças, reflete bem essa realidade.
@MatheusMarGar
@MatheusMarGar 3 жыл бұрын
Parabéns por abordar o tema! O canal tem um papel fundamental pra psicoeducação no Brasil e esse tema não poderia ficar de fora. É basal!
@ruthstephani4957
@ruthstephani4957 Жыл бұрын
Sou estudante de psicologia , me interesso bastante pela área da saúde mental, fiquei muito triste quando assisti o documentário, uma tristeza não poder fazer nada pelas pessoas que passaram pelo holocausto brasileiro, o que nos resta é lutar para que isso não ocorra mais, espero em minha carreira profissional contribuir pra Isso.
@DionyBiguz
@DionyBiguz 3 жыл бұрын
4:34 "Seus relacionamentos fortalecidos" Passou a reprise de uma nova na Globo que a personagem tinha vício em apostas e nas primeiras semanas não deixaram ela entrar em contato com a família
@elisabetesampaio8203
@elisabetesampaio8203 3 жыл бұрын
Será que seria interessante a discussão sobre "Psicólogo faz diagnóstico?"
@rebecacancado
@rebecacancado 2 жыл бұрын
Pode fazer sim!
@juliarib8412
@juliarib8412 3 жыл бұрын
Um canal desses com conteúdo tão bom e ainda tem gnt que fica usando frases como "todo mundo é um pouco assim", "é a pandemia, está deixando as pessoas assim" com o objetivo de amenizar a dor dos outros. Mas quando quer falar da dor própria, o mundo tem que parar
@talitasanches4360
@talitasanches4360 3 жыл бұрын
Nossa, esse vídeo ficou muito completo, bem explicado e de forma simples. Só posso dizer muito obrigada! É um tema pouquíssimo debatido e poucas pessoas têm sequer noção de nada disso
@annabeatriz378
@annabeatriz378 3 жыл бұрын
Parabéns pelo excelente vídeo!! Cheguei a ver o documentário Holocausto Brasileiro e fiquei horrorizada com tudo o que foi mostrado. Não é algo fácil de ser visto e não me surpreende que pessoas com pensamentos retrógrados queiram a voltam do manicômios. Falar sobre isso é fortalecer a luta pelo nosso SUS, pelos direitos humanos e, principalmente, pela democracia.
@stephanieleal8540
@stephanieleal8540 2 жыл бұрын
Pode ser que meu comentário seja útil pra alguém. Já fiquei internada, em lugares ruins. Até que conheci a clínica de saude mental vila verde, em Juiz de Fora. Sai do RJ e fui até lá. Tratamento humanizado, com muito respeito e cuidado. Seguro, confortável. Sou muito grata por aquele lugar!
@41.4D
@41.4D 3 жыл бұрын
Muito obrigado por abordarem um tema tão complicado mas extremamente importante, o trabalho que vocês fazem é excelente, meus parabéns
@aloisiobernardes8471
@aloisiobernardes8471 3 жыл бұрын
Tenho epilepsia ( crises parciais complexas) e minha família, mãe e irmãos me discriminam. Tive que renega-los completamente para ter paz e seguir com meus anticonvulsivos e remédios para ansiedade. Por pouco me internariam se ficasse ao alcance deles! 😔😔😔
@thiagolima5787
@thiagolima5787 3 жыл бұрын
Esse tema é de extrema importância! Parabéns pela escolha. Inclusive, chorei horrores lendo o livro Holocausto Brasileiro da Daniela Aberx.
@vandaymen3911
@vandaymen3911 2 жыл бұрын
Recomendo conhecer o legado da psiquiatra Nise da Silveira. Incrível como ela tratava seus "clientes" (pacientes). Um exemplo de mulher! Me emocionei com o filme baseado na historia dela. - "Nise: O coração da loucura" Infelizmente o presidente negacionista, vetou a inclusão do nome dela no livro de heróis e heroínas da pátria.
@Saulotinca
@Saulotinca 3 жыл бұрын
Parabéns por levar seu conteúdo também para esse âmbito, André! O canal é incrível ao falar de aspectos científicos da cognição e comportamento mas foi ótimo lhe ver/ouvir falando sobre política de saúde mental 🙌🏼
@hermionegranger5706
@hermionegranger5706 3 жыл бұрын
Fazendo trabalho na faculdade sobre a luta antimanicomial, esse vídeo me salvou❤
@mateus____leandro
@mateus____leandro 3 жыл бұрын
Vi só parabenizar, porque o conteúdo foi muito significativo e fantástico. Deixei o like pra ajudar, porque o vídeo foi ótimo!❤
@luziacosta2637
@luziacosta2637 Жыл бұрын
Nossa, muito obrigada por trazer conteúdos tão enriquecedores. Estou no primeiro semestre de psicologia, este tema é um tema que me sensibiliza muito. Meus parabéns e continuem, muito sucesso 🙏
@mardoniocavalcante8331
@mardoniocavalcante8331 Жыл бұрын
Estou fazendo curso de pós-graduação em saúde mental e este vídeo foi muito oportuno quanto a enfatizar a necessidade de um engajamento maior na luta contra o retorno dos manicômios
@joanaBrasylina-yi6tf
@joanaBrasylina-yi6tf Жыл бұрын
Eu faço parte dessa luta, pois vivi uma internação criminosa, cinematográfica, horrorosa! E eu pude fugir do lugar. Me orgulho muito de ter feito isso. Voltei firme para a LUTA, mais forte. Tenho lugar de fala. Sei o que eu vi. Sei o que [e uma equipe de remoção e o gelo de viver gaslighting na pele, na alma. Mas podemos dar a volta por cima, SIM. E o vídeo esclarece demais, gostaria que todos da minha família assistissem e compreendessem... mas sei também q é esperar MUITo de uma família q vive a lógica manicomial.
@felipevieira8013
@felipevieira8013 3 жыл бұрын
Parabéns André. Você tocou em um assunto que é senso comum de quando escuta das pessoas comentando sobre as pessoas que sofrem transtornos mentais: que são perigosas, violentas, o que percebi são as pessoas com transtornos mentais sofrem muito com os seus transtornos.
@njzekevin
@njzekevin 3 жыл бұрын
Ainda ontem estava conversando com um amigo justamente sobre essa tema. Agora posso indicar esse vídeo para algumas pessoas 😁. Obrigado minutos psíquicos. #defendaosus
@gabrielmiranda5825
@gabrielmiranda5825 3 жыл бұрын
Gostei do resumo no final do vídeo, ajuda a absorver melhor o conteúdo, sempre muito bom, parabéns!
@sunamitapolonini9049
@sunamitapolonini9049 10 ай бұрын
Cada caso um caso,tenho um cunhado escrizofrenico e quebra tudo em casa e bate na mãe de 82 anos e quem tenta cuidar dele, não existe manicômio para internar e particular é muito caro,700 reais por dia,cada caso é um caso,nessas situações eram necessários os manicômio com fiscalização para eles serem tratados dignamente.
@igorantonio6828
@igorantonio6828 3 жыл бұрын
André, o que acontece nos casos de portadores de transtorno mental severo com prognósticos não tão bons e que são desprezados pela família? Por exemplo, um esquizofrênico catatônico ou hebefrênico que não é assistido pela família nem tem condições de se cuidar viraria mendigo? Eu acho que os manicômios deveriam existir para esses casos pontuais, ou seja, deveriam ser aplicados como exceção, e não regra, mas abolir e querer tratar tudo da mesma forma, a meu ver, é um erro.
@leticiag.8345
@leticiag.8345 3 жыл бұрын
Sim, deve ser bem difícil para a família também! Tem uma instituição privada que também tem convênio com o governo na minha cidade, que é como um SPA, tem piscinas, quadras de esportes, ótimas refeições, encorajamento a vários hobbies, além de acompanhamento médico e tratamentos adequados, obviamente os pacientes têm acesso limitado a coisas como lâminas, internet ou saída desacompanhado, mas é uma ótima forma de lidar com essas pessoas que muitas vezes precisam ser assistidas constantemente. Às vezes a família não dá conta sozinha. Eu sou a favor de um tratamento humanizado.
@igorantonio6828
@igorantonio6828 3 жыл бұрын
@@leticiag.8345, concordo. Existem casos em que os pacientes precisam de assistência constante. Eu também sou a favor de manicômio para esses e que haja, obviamente, nesses lugares tratamento humano.
@jasonvoorhees938
@jasonvoorhees938 Жыл бұрын
@@igorantonio6828 Lá uma vez outra andando pelas ruas a gente vê alguém claramente doente mental, andando sem rumo, como não tem mais manicômio ficam nas ruas mesmo como mendigos, os hospitais psiquiátricos só atendem casos de surtos e por pouco tempo.
@RoberioRoberioRoberio
@RoberioRoberioRoberio 2 ай бұрын
​@@igorantonio6828 concordo, toda cidade tem pelo menos 1 doido de rua que basicamente se tornou mendigo sem nenhuma assistência pela sociedade. Também podemos ver isso em casos de mendigos que adquiriram doenças mentais devido às drogas
@tamiristam7387
@tamiristam7387 3 жыл бұрын
Nossa! Não sabia dessa portaria de 2020! Fico horrorizada em pensar na possibilidade da volta dos manicômios! O que puder fazer para evitar isso, o farei!
@marcio8417
@marcio8417 3 жыл бұрын
Se você trabalha nessa área é só ser profissional, não ter preconceito e nem parcialidade na conduta do atendimento do paciente. Eles não são bicgo de estimação. Seja profissional
@tamiristam7387
@tamiristam7387 3 жыл бұрын
@@marcio8417 não sou profissional da área. Mas me solidarizo com quem sofre de transtornos mentais, assim como o sofrimento de seus familiares.
@icallyk6980
@icallyk6980 3 жыл бұрын
@@marcio8417 Claro que não são bichos de estimação, afinal de contas, são seres humanos e não animais, e essas pessoas devem ter seus direitos respeitados e serem tratadas como tal. Ser profissional não é o mesmo que se frio e apático com seus pacientes.
@garudadrakon4728
@garudadrakon4728 3 жыл бұрын
@@icallyk6980 não sei se vc sabe, mas seres humanos são animais
@icallyk6980
@icallyk6980 3 жыл бұрын
@@garudadrakon4728 Eu sei, é a forma popular de se referir apenas aos animais irracionais, mas admito que não foi muito bom ter usado neste sentido
@danielarollo1
@danielarollo1 2 жыл бұрын
oii, muito bom o video! pronta para o seminario sobre a luta antimanicomial! muito obrigada pelo conteudo de qualidade
@dfo990
@dfo990 3 жыл бұрын
Eu entendo e conheço a situação dos antigos manicômios, porém em muitos casos a pessoa realmente tem que ficar permanentemente internada até uma possível recuperação
@juliarib8412
@juliarib8412 3 жыл бұрын
Eu li e assisti ao filme Um Estranho no Ninho. Recomendo mto. O personagem principal toma uma atitude de empatia pelos internados ali, coisa que a tal profissional Ratched deveria ter já que é "profissional"
@iranoliveira8539
@iranoliveira8539 2 жыл бұрын
Vou assistir
@liviaramalhoderossehundzin7454
@liviaramalhoderossehundzin7454 3 жыл бұрын
Vídeo incrível, muito explicativo, um prazer indicar e acompanhar esse canal cheio de informações úteis e profissionais
@tralhasdojean
@tralhasdojean 3 жыл бұрын
6:59 - Pergunta: Os recursos direcionados aos CAPS não estariam sendo redirecionados para comunidades terapêuticas fechadas justamente pelo aumento dos cronicamente viciados em drogas sintéticas com relatados comportamentos agressivos contra familiares, terceiros e contra si mesmos?
@savinakelly
@savinakelly 3 жыл бұрын
Sempre é bom falar sobre isso Achei esse tema interessante Já que é sempre bom falar sobre saúde mental
@andressagohan468
@andressagohan468 3 жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso, parabéns pelo cuidado na produção deste tema tão delicado
@leticiac.4730
@leticiac.4730 3 жыл бұрын
Nusssss! Tema forte, necessário, muito importante para todo mundo! Obrigada, Minutos Psíquicos. ❤️
@gabrielreis_88
@gabrielreis_88 3 жыл бұрын
Obrigado por abrir a nossa mente para essa realidade. 🤗
@carlossilva8188
@carlossilva8188 3 жыл бұрын
Sempre é bom lembrar o caráter político dessa luta, hoje mais do que nunca. #ForaBolsonaro
@camilacruz2126
@camilacruz2126 3 жыл бұрын
Vou seguir pedindo o vídeo sobre TEA em adultos e, especialmente, em mulheres! Se vocês puderem indicar profissionais qualificados pra diagnosticar de forma online também ficaria grata porque é bem difícil e inacessível no geral (outro assunto que poderia ser abordado, ouvi dizer que grande parte dos de nível 1 nem ficam sabendo que são autistas). :(
@fabiobittartorchia1592
@fabiobittartorchia1592 Жыл бұрын
Eu fiquei. Tenho memória fotografica e habilidades numéricas. Ai tá explicado da onde surgiu o provérbio da loucura e da genialidade
@pine_mila
@pine_mila 2 жыл бұрын
Que canal maravilhoso! Está me ajudando muito com a graduação :)
@Nescauzis
@Nescauzis 3 жыл бұрын
Todos somos loucos, mas alguns sofrem menos com seus demônios
@umcatolicosincero
@umcatolicosincero 10 ай бұрын
Loucos normais. Os loucos anormais precisam ser internados no manicômio.
@Annaesperanto
@Annaesperanto Жыл бұрын
Parabens pelo video e canal! Aforei as ilustracoes e animaçoes no video!
@natt3059
@natt3059 3 жыл бұрын
Excelente vídeo como sempre!! Boa tarde, André? Tenha um ótimo final de semana, para os seus inscritos tbm. Deus os abençoe grandemente sempre!!! Bebam água,rs! Um abraço. 💜🌺💜🌺
@mandala5954
@mandala5954 3 жыл бұрын
Fiquei internada no psiquiátrico da Santa Casa da minha cidade, mas lá não ajudou em nada só dopavam a gente.
@rosymeireramos5249
@rosymeireramos5249 Жыл бұрын
Excelente didática! Seria ótimo se todos dispusessem de um tempo para conhecer sobre o assunto, afinal, o auxilio será efetivo, se soubermos minimamente do assunto.
@MaxBilla
@MaxBilla 2 ай бұрын
Que vídeo maravilhoso, importante atualizar esse tipo de conteúdo que é tão escasso em nosso país.
@tpwkpj
@tpwkpj 10 ай бұрын
aaaa eu vou ter prova disso amanhã e absolutamente amo seu canal! esse vídeo foi incrível, muito obrigada
@arielmucciolo2830
@arielmucciolo2830 2 жыл бұрын
Muito esclarecedor. Parabéns pelo canal!
@matheusrinca-documentandoa440
@matheusrinca-documentandoa440 3 жыл бұрын
*O crescimento e a mudança são dolorosos, mas nada é mais doloroso do que ficar preso onde você não pertence.* Um abraço de um pequeno youtuber 💙
@leticiafernandes6638
@leticiafernandes6638 3 жыл бұрын
Muito bom! Um caso interessante brasileiro que chegou à Corte Interamericana de Direitos Humanos, tratando de maus tratos em centros de internação de pessoas com doenças mentais é o caso Damião Ximenes Lopes, que foi torturado e assassinado em um centro psiquiátrico. Quem se interessou sobre o tema pode dar uma olhada
@mig.3633
@mig.3633 3 жыл бұрын
Muito obgda por essas informações. Muito esclarecedor
@lunagoodwills4704
@lunagoodwills4704 2 жыл бұрын
Isso acontece até hj, fui pedir informações, disseram que eu surtei..só pq eu comentei que tinha deficiência intelectual leve, e estava chorando, as pessoas pensam que todos que tem deficiências não podem ser funcional como uma pessoa normal, foi uma luta pra eu sair de lá, agora eu tenho trauma de ser sincera com um psicoterapeuta... Edit 2.: Ainda me deram medicação que eu dormi dois dias e não quiseram dizer o que era...nem me deixaram falar direito...foi questão de uns três minutos que eu entrei e fui obrigada a aceitar injeção se não era na base da imobilização... Um conselho que eu dou, se vc tem alguma deficiência ou comorbidade, nunca peça ajuda em nada público de saúde, eles vão te jogar e dizer qualquer coisa aleatória pra preencher a porcaria de protocolo deles, eles muitas vezes não ligam em te ouvir e vc vai ser só mais um, pra gastar injeção, em muitos lugares nem tempo eles tem pra te dar, só pra ficar dando remédio pra tu virar um zumbi e ficar fora da sociedade....
@morlot
@morlot 3 жыл бұрын
Mandou muito bem no vídeo !!! Obrigado !
@mandala5954
@mandala5954 3 жыл бұрын
Parabéns por tratar un assunto tão delicado de forma leve.
@vilaas18
@vilaas18 3 жыл бұрын
Quem já trabalhou em hospitais psiquiátricos, como eu, sabe o quanto eles são necessários. A solução não é fechar manicômios, e sim torná-los mais humanos...
@CamaradaJosef346
@CamaradaJosef346 3 жыл бұрын
Concordo
@Gsoftwares
@Gsoftwares 2 жыл бұрын
Tem toda razão
@robertoferreira7540
@robertoferreira7540 2 жыл бұрын
Sim senhor
@lailabrida1435
@lailabrida1435 2 жыл бұрын
O sistema de saúde é organizado em nível crescente de complexidade. Os hospitais são necessários na medida em que demandas graves não são assistidas pelos níveis de menor densidade tecnológica no sistema (como postos, serviços ambulatoriais) MAS, a ação dos hospitais psiquiátricos deve ser focada na recuperação e reabilitação do paciente como qualquer outro hospital . Ninguém deveria se internar para ser privado de liberdade e sim para tratar uma condição. A luta antimanicomial defende que os pacientes com transtornos mentais sejam tratados com dignidade e não privados de liberdade, marginalizados e asilados como ocorria nos antigos manicômios. A luta antimanicomial não é sobre o fim de hospitais, mas da lógica manicomial que se reproduz dentro da instituição hospitalar. A lei subsequente à Reforma não retira do sistema os hospitais psiquiátricos, mas redireciona a prioridade da assistência para o tratamento na comunidade através dos centros de atenção psicossocial. Defender a liberdade de sujeitos da loucura não é acabar com os hospitais, mas com o uso desse recurso para fins de isolamento com a justificativa de tratamento. E se por acaso você trabalha hoje em um hospital psiquiátrico que trata seus usuários com ética e não serve a esses fins citados, isso só é devido à Reforma Psiquiátrica!
@valeriarodrigues3689
@valeriarodrigues3689 2 жыл бұрын
@@lailabrida1435 existem alguns tipos de esquizofrenia que a pessoa perde totalmente a identidade, imagina como deve ter desses nas ruas, passando fome, sendo agredido, o manicômio e algo necessário
@wellingtonferreiradejesus919
@wellingtonferreiradejesus919 3 жыл бұрын
André, excelente vídeo. Eu incluo o filme "A garota do Trieste" na relação que você citou. Gratidão.
@tralhasdojean
@tralhasdojean 3 жыл бұрын
7:07 - Pergunta: O que fazer com portadores de doenças mentais severas que não são agressivos no sentido tradicional, mas que possuem um comportamento tóxico o bastante para gerar comportamento agressivo naqueles que convivem com eles?
@jorgepintoboaterraemseisdias.
@jorgepintoboaterraemseisdias. 3 жыл бұрын
Quem não é agressivo, fisicamente, deve ser bom de raciocínio. Então, os bons de raciocínio devem raciocinar sobre a injustiça de Deus ter feito a Terra em seis dias, mandar o povo de Israel trabalhar em seis dias, mas não mandar cada um do povo de Israel fazer a própria Terra.
@thiagocorrea9029
@thiagocorrea9029 3 жыл бұрын
Vídeo sensacional! Parabéns pelo trabalho.
@elisabetesampaio8203
@elisabetesampaio8203 3 жыл бұрын
Oi André, gostaria de te indicar o vídeo "O lado bom de ter um transtorno mental" da Erinete Leite, ela é psicóloga, estuda neurociência e tem o transtorno de personalidade borderline. E também o vídeo "I Am Not A Monster: Schizophrenia" de Cecilia McGough, ela é física. Os dois são do TED e os dois mostram a vivência dessas duas que são elas e que possuem um transtorno mental. Me sinto contemplada com a fala das duas, principalmente a da Erinete.
@laramendoncadealmeida858
@laramendoncadealmeida858 3 жыл бұрын
Obrigada! O canal é ótimo!
@juliarib8412
@juliarib8412 3 жыл бұрын
Fala da saúde mental em planos de saúde. Há mais de dois anos que eu exponho a vergonha que é a tal clínica da saúde do Plasc em Juiz de Fora. Sem estrutura alguma, alguns consultórios não têm janela porque dividiram o andar para ter o máximo de consultório possível. Os secretários não dão conta da demanda, já que cuidam da agenda dos psicólogos, fonoaudiólogos e nutricionistas da clínica. A humilhação que eu passei com os "profissionais" e mtas pessoas passaram lá por causa de uma demissão surpresa de uma das psicólogas não passa pela minha garganta até hoje
@gabrielribeiro213
@gabrielribeiro213 3 жыл бұрын
Muito obrigado por esse vídeo e vamos seguindo junto na luta pela democracia, direitos e cuidados de pessoas com transtornos mentais.
@neiderei5523
@neiderei5523 Жыл бұрын
Estou trabalhando há pouco tempo como cuidadora nessas casas terapêuticas, e tenho observado que a maioria das cuidadoras antigas desconhecem esse projeto em sua essência. Elas se preocupam demasiado com as tarefas de limpeza e alimentação diárias, mas esquecem-se de dar à essas pessoas um tratamento mais adequado, a fim de que se sintam verdadeiramente pessoas, que têm capacidade de voltarem a ser reinseridas na sociedade.
@priscilapoli8688
@priscilapoli8688 Жыл бұрын
Excelente vídeo (e muito necessário)!
@anamariaheringerschuchter7184
@anamariaheringerschuchter7184 3 жыл бұрын
Eae André, muito legal seus vídeos, gosto muito deles. Vc que faz esses desenhos que ilustram oq vc fala durante o vídeo?
@MrRosycabral
@MrRosycabral 3 ай бұрын
Tive a satisfação de ter sido aluna do Professor André.
@nothingslowly
@nothingslowly 3 жыл бұрын
muito bom! falta pessoas observando essas áreas, infelizmente
@Adv.ElaneFSouza
@Adv.ElaneFSouza Жыл бұрын
Parabéns e muita gratidão pela abordagem do assunto! Nunca tinha ouvido falar do "Holcausto Brasileiro", vou procurar!
@organizacaocommaribraitt9615
@organizacaocommaribraitt9615 2 жыл бұрын
Amei! ,🥰 Fala mais sobre esse assunto por favor!
@CarlosSilva-wu3oj
@CarlosSilva-wu3oj 3 жыл бұрын
Além dos manicômios, existiram os leprosários, onde basicamente levavam as pessoas pra morrer, as vezes famílias inteiras. Em algumas cidades esses leprosários, ao encerrarem suas atividades, se tornaram hospitais psiquiátricos (pra aproveitar a estrutura). Agora, estão pensando em encerrar as funções de hospital psiquiátrico e transformar em centros para reabilitação de dependentes químicos. Ou seja, muda o "público alvo", mas mantém o sistema.
@orlandoneto1145
@orlandoneto1145 Жыл бұрын
Ótimo vídeo e a luta antimanicomial é constante! 2022 deu uma luz ,mas ainda há batalhas
@giulianogarridorocchetti4902
@giulianogarridorocchetti4902 3 жыл бұрын
Seria bom fazer um video sobre terapias alternativas e o papel de Nise da Silveira para a inserção dessas práticas no Brasil
@veruscarutkoskicorrea5915
@veruscarutkoskicorrea5915 Жыл бұрын
Maravilhosa a explicação, animação perfeita
@angelafernandes4346
@angelafernandes4346 Жыл бұрын
Muito bom o vídeo amei ! Ajudou muito
@radicalacabecadomeupau6141
@radicalacabecadomeupau6141 Жыл бұрын
1:43 eu gosto como ele queria fazer o personagem dando o soco e depois desistindo
@iranoliveira8539
@iranoliveira8539 2 жыл бұрын
O que acontece é que nos ainda temos muito o que aprender pois ainda escuto coisas tipo : doido é quem rasga dinheiro.!!!
@tayhanaqueirozpsi
@tayhanaqueirozpsi 2 жыл бұрын
Gente que vídeo necessário, parabéns!
@Dressa081207
@Dressa081207 Жыл бұрын
Excelente video e conteúdo 🎉🎉🎉
@MineAnimator
@MineAnimator 3 жыл бұрын
O problema não é ter muitos manicômios, mas o tratamento que as pessoas recebem lá dentro
@LEILASINKERE
@LEILASINKERE 3 жыл бұрын
Pensando bem, tudo o que foi conquista através de lutas e muitas vezes a morte dos ativista ou o exílio. Acostumamos a ter os avanços sem saber como foram conquistados. Essa geração está cometendo o maior retrocesso que poderia acontecer nesse país! A educação básica deixou de ser básica a muito tempo se é que foi, sem o SUS, vai faltar é vaga nos manicômios!
@zankeist
@zankeist 3 жыл бұрын
Olha, discordo desse posicionamento, e acho que o ideal seria um meio termo com muita fiscalização. Meu pai tem um quadro clínico bem complexo, com diversos transtornos mentais associados, e ele sempre foi muito violento durante os surtos. Nos momentos de surto ele já tentou me esfaquear, já agrediu minha mãe, matou animais de estimação, etc. Quando ele saia do surto voltava uma criança de tão doce. Nunca tivemos apoio nos momentos de surto. Não tínhamos como conte-lo. O samu se recusava a atende-lo e a polícia dizia que não podiam fazer nada se ele não efetivasse uma agressão com lesão corporal (chegaram até a nos aconselhar a provocar ele). Acabávamos todos saindo e indo dormir na casa de parentes até ele se acalmar, e então tínhamos que colocar os medicamentos psiquiátricos na comida dele. Para a nossa sorte uns anos atrás ele teve um avc que afetou a capacidade motora dele, então hoje ele é inofensivo. Por essa vivencia que eu tive eu defendo um serviço de apoio temporário a quem tem transtornos mentais graves, pois não é somente para o bem do paciente, é para o bem da sociedade, especialmente familiares. Acho que o ponto importante da discussão seria uma fiscalização eficaz e transparente.
@analuizaluciano2495
@analuizaluciano2495 3 жыл бұрын
Sempre lembro da minha mãe, do meu pai e do meu irmão, todos eles com esquizofrenia e dependência química. Meus pais acabaram morrendo e meu irmão tbm é muito negligenciado.
@MATEUSGENTE
@MATEUSGENTE 2 жыл бұрын
Penso que eliminar esse termo "Manicômio" já é um começo. O nome Hospital Psiquiátrico é melhor. É possível que a modalidade "Hospital Dia", onde o paciente passe uma parte do dia na instituição sendo tratado e volte para casa, seja melhor desenvolvido. Só casos gravíssimos seriam objetivo de permanência constante. Vejo também que o SUS tem carência de profissionais na área de saúde mental bem como medicamentos mais variados, modernos, eficazes. Há muita precariedade nessa área, poucas opções. Exemplo: de todos pacientes em depressão, 30% não respondem ao tratamento tradicional, são refratários. Há uma substância anestésica de uso antigo que melhora tal tipo de depressão com enorme eficiência a ponto de ser comparada ao invasivo ECT. Seu nome é Cetamina, um frasco de 20ml custa em torno de R$ 30,00. Na rede particular ela já é usada há anos a preços exorbitantes, e recentemente a indústria farmacêutica lançou uma apresentação em spray nasal, Spravato, que custa R$ 3.000. Quem tem acesso, pouca gente, usa sob supervisão médica, paga em torno de R$ 1.000 por sessão e são necessárias de 6 a 12 aplicações. Por que a Anvisa/Ministério da Saúde aprovam um medicamento barato num formato caríssimo importado, e não extendem o uso da Cetamina na rede pública para saúde mental? Isso faz sentido já que temos direito a saúde e atendimento de forma integral para sua manutenção como bem inalienável?? A luta antimanicomial, além de outros pontos, observa a questão da eficácia dos tratamentos medicamentosos e uma possível modernização? 30% de pessoas com transtorno depressivo maior resistente ao tratamento, é uma porcentagem muito alta e muitos casos terminam em suicídio. Quantos indivíduos não apresentam bom prognóstico, não melhoram porque usam fármacos ineficazes em seus casos devido a poucas opções oferecidas pelo SUS? Vários entram na justiça para tentarem um medicamento não disponível, normalmente de alto custo, e muitos não conseguem! Então? Como resolver isto? Será que: Ácido Valpróico (valproato de sódio) Carbamazepina Carbonato de lítio Clonazepam Cloridrato de amitriptilina Cloridrato de biperideno Lactato de biperideno Cloridrato de clomipramina Cloridrato de clorpromazina Cloridrato de fluoxetina Cloridrato de nortriptilina Cloridrato de prometazina Cloridrato de tiamina Decanoato de haloperidol Haloperidol Diazepam Fenitoína Fenobarbital Flumazenil Levodopa + carbidopa Levodopa + benserazida Midazolam Atendem de forma eficaz os casos dos 23 MILHÕES de doentes mentais no Brasil, sendo que a maioria precisa do SUS? Pagamos muito imposto! O retorno é este?
@amigo_desconhecido
@amigo_desconhecido Жыл бұрын
O Brasil sempre ferrou-nos de pegar impostos e retorno nulo, o SUS só melhora quando político for obrigado a usar, ninguém faz uma campamha dessas, fica com demagogia
@TSTThais
@TSTThais Жыл бұрын
Amei essa explicação me ajudou muito no meu trabalho
@nayanneferreira9196
@nayanneferreira9196 Жыл бұрын
O vídeo é esclarecedor e muito interessante, porém, há muito a se fazer, como as famílias vão lidar com alguém em surto que precise de um atendimento de urgência? O locais de atendimento terapêutico ainda continuam recebendo verbas públicas e não conseguem atender de forma significativa os pacientes e familiares de pacientes. Acredito que temos que focar no que está dando errado e quais políticas públicas devem passar por mudanças.
@NatalieCMFaria
@NatalieCMFaria Ай бұрын
MUITO ESCLARECEDOR!
A PSICOLOGIA DA SOBRECARGA COGNITIVA E COMO DIMINUÍ-LA
10:23
Minutos Psíquicos
Рет қаралды 219 М.
O QUE É A ADOLESCÊNCIA?
10:04
Minutos Psíquicos
Рет қаралды 373 М.
Получилось у Миланы?😂
00:13
ХАБИБ
Рет қаралды 6 МЛН
Spot The Fake Animal For $10,000
00:40
MrBeast
Рет қаралды 196 МЛН
ПОМОГЛА НАЗЫВАЕТСЯ😂
00:20
Chapitosiki
Рет қаралды 2,5 МЛН
Они так быстро убрались!
01:00
Аришнев
Рет қаралды 2,3 МЛН
O QUE É FASCISMO? Entenda de um jeito SIMPLES
20:44
Canal Nostalgia
Рет қаралды 7 МЛН
QUEM É NISE DA SILVEIRA
17:58
Meteoro Brasil
Рет қаралды 112 М.
Reforma Psiquiátrica e Rede de Atenção Psicossocial - RAPS
9:47
Enfermagem Esquematizada
Рет қаралды 3,2 М.
QUAIS SÃO AS ÁREAS DA PSICOLOGIA?
10:51
Minutos Psíquicos
Рет қаралды 148 М.
Como a Radiação Mata?
14:33
Ciência Todo Dia
Рет қаралды 3,5 МЛН
A HISTÓRIA DA PRIMEIRA FAVELA DO BRASIL | EDUARDO BUENO
12:14
Buenas Ideias
Рет қаралды 2 МЛН
Получилось у Миланы?😂
00:13
ХАБИБ
Рет қаралды 6 МЛН