Hoje não têm desculpa para não aprender, esse é um exemplo de uma aula fantástica que não deixa dúvidas e são infinitos vídeos de ótima didática e compreensão existentes na internet nos dias de hoje. Parabéns pelas suas aulas....👏👏
@brunaamorim74711 ай бұрын
Melhor vídeo de sobrepressão que já vi. Parabéns pela Escola Aplicar, excelente didática
@eduardocinacio11 ай бұрын
Excelente explicação. Esclarece muitas dúvidas e facilita a interpretação da NRB 8160.
@webercarvalho2 жыл бұрын
Parabéns pela qualidade dos vídeos! Assuntos bem específicos muito bem abordados.
@EscolaAplicar2 жыл бұрын
Muito obrigado Weber
@Drjuliocosta Жыл бұрын
Que explicação fantástica
@tirresurf5 ай бұрын
Excelente vídeo
@rodrigotorres85412 жыл бұрын
Muito bacana Allan!
@EscolaAplicar2 жыл бұрын
Obrigado! Compartilhar com seus amigos
@ephi-bim37052 жыл бұрын
Excelente explicação; ficou simples de entender! Parabéns pela competência!!
@EscolaAplicar2 жыл бұрын
Muito obrigado!
@higorgabriel9818 Жыл бұрын
Muito bom o video, explicou de maneira clara o assunto, mas tenho uma dúvida: o desvio horizontal é de 90°, está correto em pensar que pela lógica um desvio de 45° teria uma zona de sobrepressão de 20Ø à montante e justante do desvio ?
@EscolaAplicar Жыл бұрын
O desvio é de 90 mas usa dois joelhos de 45 graus em curto espaço. Sobre a lógica está correta, quanto mais suave é a mudança de direção menor é a pressão positiva, porém não temos afirmar que será 20DN ou outro valor. O que indico nesses casos de desvio horizontal é usar curvas longas de 45 graus e espaçadas em pelo menos 1m. Dessa forma a pressão positiva fica bem próxima a zero em alguns experimentos. Temos vídeos disso mostrando na prática no canal
@higorgabriel9818 Жыл бұрын
@@EscolaAplicar Certo, então mesmo tendo apenas um joelho de 45° no desvio horizontal é melhor respeitar os 40Ø que a norma recomenda (ser conservador) e depois ligar algum ramal de descarga, por exemplo? Pergunto isso porque pode surgir alguma dificuldade que a arquitetura poderá influenciar no traçado da tubulação. Quanto aos vídeos, vou dar uma olhada depois. Obrigado!
@EscolaAplicar Жыл бұрын
@@higorgabriel9818 um joelho de 45 pode desconsiderar, assim como 2 joelhos em 45 espaçados + de 1 metro. O mesmo vale para tubos verticais, inclusive se vc for ver na norma ela fala sobre isso.
@higorgabriel9818 Жыл бұрын
@@EscolaAplicar Entendi, obrigado
@coringa36 Жыл бұрын
Parabéns pela aula, muito boa a explicação. Uma duvida, esse conceito se aplica a água pluvial também? ou somente em rede de esgoto?
@EscolaAplicar Жыл бұрын
Todo escoamento se aplica, mas se agrava e aparece nas redes de esgoto com espuma.
@shayansantos4412 Жыл бұрын
Ótimo vídeo, excelente explicação! ❤
@EscolaAplicar Жыл бұрын
Que bom que gostou
@leandroaraujo859210 ай бұрын
Show!
@vanessaambrosio10 Жыл бұрын
Muito bem explicado! E como solucionar caso a tubulação já tenha sido furada na zona de sobrepressão?
@EscolaAplicar Жыл бұрын
Se estiver tendo retorno de espuma somente por algum ralo, caso ele não precise dar muita vazão (chuveiro de chuveiro, por exemplo) você pode usar o dispositivo anti-espuma de ralos como paleativo. Caso esteja voltando por outro local e/ou ralos que necessitem escoar muita vazão (ralos de chuveiros), não tem o que fazer. É quebrar e refazer o encanamento.
@vectorprojetos7069 Жыл бұрын
Parabéns Allan muito bom, você e fera na didática sempre tive dúvidas e agora não! Porém me bateu uma dúvida, precisa criar uma nova coluna também quando o esgoto e primário ventilado, por exemplo no segundo pavimento e esgoto de um banheiro e logo abaixo e transição com estes trecho de sobrepressão aí será necessário criar uma coluna a parte?
@EscolaAplicar Жыл бұрын
Pra esgoto sem espuma eu recomendo mas não é obrigatório pelas normativas. Entendo que nem sempre é possível por causa do espaço.
@vectorprojetos7069 Жыл бұрын
@@EscolaAplicar obrigado!
@marcosnunes68462 жыл бұрын
Muito interessante, Allan. Você indica algum livro pra entender melhor o comportamento dos fluidos?
@EscolaAplicar2 жыл бұрын
Livros gringos sobre mecânica dos fluidos e escoamento livre. Gosto muito do de Hidraulica da USP. Porém o que mais me ajudou a entender, foi ver funcionando na prática em um laboratório de respeito da Universidade do Estado de Santa Catarina
@Drjuliocosta Жыл бұрын
no caso de prédios, onde o pé direito sempre são abaixo de 4 metros como fica a questão de sobre pressão no tubo de queda no caso de caimento vertical
@dgns100 Жыл бұрын
Caso o diâmetro adotado seja maior do que o diâmetro mínimo necessário, eu consigo diminuir essas distâncias? Por exemplo... pelo cálculo eu precisaria descer com um tubo de 100mm... mas caso eu utilize um tubo de 150mm eu poderia diminuir essas distâncias?
@EscolaAplicar Жыл бұрын
À princípio não. Você teria q estudar mais afundo a mecânica de fluidos desse escoamento e validar essa sua tese.
@LucasAraujo-xm2mi Жыл бұрын
muito boa explicação, parabéns!! Mas infelizmente essa regra é desrespeitada em 90% dos casos. Se o projetista respeitar (o que é raro), na obra juntam as tubulações
@EscolaAplicar Жыл бұрын
90% pode ser da tua realidade. Tem muita construtora que investe muito em coordenação de projetos, projetistas, compatibilização e etc que exige que todo esse trabalho pré-obra seja executado. Com o BIM e a industrialização da construção isso se torna cada vez mais um requisito. Se vc não pode mudar o ambiente que vc está, mude de ambiente. Cobre por boas práticas e atendimento de norma. Se cada um fiz a sua parte conseguimos atingir mais pessoas. Existem outras maneiras de difundir a boa prática. Por exemplo, vc pode compartilhar esse vídeo, iniciar programas de treinamento onde você trabalha e etc. Vamos juntos 👊
@carolinetome5056 Жыл бұрын
mas essa zona de sobrepressão só se aplica em prumadas de espuma, os banheiros e cozinhas não se aplicam essas medidas né?
@EscolaAplicar Жыл бұрын
A sobrepressão existe em qlqr escoamento. Mas os que tem espuma e detergente são os que a NBR pede para tomar cuidado por causa do retorno da espuma.