O que acontece com o Rio de Janeiro? - #48, com Christian Lynch

  Рет қаралды 3,519

Out of Politics No Salvation

Out of Politics No Salvation

Күн бұрын

Пікірлер: 45
@vanessagoncalves4462
@vanessagoncalves4462 3 жыл бұрын
Eu adorei as colocacoes do professor Christian.
4 жыл бұрын
Vim pela indicação da Gabriella Priolle e gostei do conteudo.
4 жыл бұрын
Obrigado, Rayron! Bem-vindo!
@__clAudiA.
@__clAudiA. 4 жыл бұрын
Uma verdadeira aula! Parabéns ao Christian pela excelente apresentação.
@LCSM11
@LCSM11 4 жыл бұрын
👏🏼👏🏼👏🏼 Muito bom o diálogo, com dados quantitativos e histórico sobre a capitalidade da cidade do Rio de Janeiro. Realmente temos um governo estadual que na prática atua como 2° prefeito da cidade pq se ocupa com 90% do tempo tomando conta do metrô/trens e polícias dentro da própria cidade. Ou até mesmo do carnaval, que foi posto de lado pelo atual prefeito fundamentalista. Pra mim o Christian e o Cláudio Couto são os melhores cientistas políticos da atualidade. Parabéns pela conversa, professores. 👏🏼👏🏼👏🏼
@gabrielecruz8053
@gabrielecruz8053 4 жыл бұрын
Excelente aula da história!!! Acho q boa parte dos cariocas e fluminenses desconhece.
@stefanoglima
@stefanoglima 4 жыл бұрын
Fantástica. Aula com professor Lynch é garantia de conhecimento.
@paulomoreira5790
@paulomoreira5790 4 жыл бұрын
Nossa, que visão interessante sobre o Rio de Janeiro. Que deformação política está mudança da capital para Brasília. Ótima entrevista.
@andremartins8481
@andremartins8481 4 жыл бұрын
Muito bom! O Brasil precisa do Rio de Janeiro bem.
@LucasMassoline
@LucasMassoline 4 жыл бұрын
Excelente entrevista, conheci o Rio alguns anos atrás quando fui trabalhar e agora da para entender muita coisa que vi por lá. Essa visão federal realmente era o que mais era conversado quando perguntei de política e essa ideia de que o interior do Rio não existia é bem verdade para quem conheci.
@Samantha275551
@Samantha275551 4 жыл бұрын
Eu sempre achei que o problema do Rio tinha muito a ver com a perda do "status" de capital federal, mas era uma impressão de quem observa de fora. Sempre me chamou a atenção o fato de que o Rio não tem um ambiente de negócios forte. A principal atividade econômica é a Petrobrás e funcionalismo público. Achei interessante entender o quanto isso está arraigado em muitos outros pontos. Mas, não sei se concordo com a solução que ele propõe. Mas, com certeza acho que esse debate e esse diagnóstico são fundamentais para solucionar o problema! Tomara que esse papo desse vídeo seja apenas um de muitos e que possamos ver esse debate crescer.
@PauloSantos-LV
@PauloSantos-LV 2 жыл бұрын
A Petrobras é da união, não do Rio de Janeiro, mantida pela união, não pela economia do Rio.
@marciosantos-tt4vm
@marciosantos-tt4vm 2 жыл бұрын
Esta atvidade economica é federal, nem é do Rio.
@rafaelbritodesousa1934
@rafaelbritodesousa1934 2 жыл бұрын
Excelente! Com os pontos abordados é possível compreender melhor a geopolítica do estado do Rio de Janeiro. Agora fica uma dúvida. Para desvencilhar o Rio de Janeiro dessa dependência e associação com o governo federal. Não seria melhor fazer a transferência da capital do estado para outro município fluminense? Como por exemplo Cidade Teresópolis que foi criada inicialmente para ser a sede do estado do Rio de Janeiro.
@laisl6488
@laisl6488 4 жыл бұрын
Essa explicação foi completamente nova para mim e me fez entender muito sobre a cidade do Rio. Estruturas, órgãos, que não entendia porque eram tão presentes aqui, e que, por essa perspectiva histórica, passaram a fazer sentido. Também considero a capital muito dissociada do restante do Estado, e pensar que boa parte dela é patrimônio federal inevitavelmente compromete seu desenvolvimento. Mas com certeza a quebra do Estado por meio de tantos escândalos também tem um peso enorme, mas concordo que sejam esquemas distintos que se perpetuaram ao longo do tempo.
@petercoderch589
@petercoderch589 Жыл бұрын
Eu sou filho de ingleses, e os estrangeiros cultos até sabem que Brasília é a capital do Brasil, mas eles mesmo assim preferem dizer que continua sendo o Rio porque eles não acreditam que foi dada ao Brasil uma das paisagens mais bonitas e famosas de todos os tempos, e os brasileiros rejeitaram ela e preferiram um cerrado sem nada ao invés dela. Além disso, o Rio foi Capital do Brasil por tanto tempo que a comunidade mundial se acostumou a ver o Rio como a Capital do Brasil. Apesar da Capital ter indo embora do Rio a 63 anos, o Rio ficou de Capital eterna do Brasil para o mundo por costume e tradição. Imagine se Paris do nada deixa de ser a Capital da França e passa a ser uma cidadezinha qualquer no meio do nada. Ninguém vai aceitar, e vai preferir continuar acreditando que Paris continua sendo a Capital Francesa.
@tionaroda
@tionaroda 4 жыл бұрын
Parabens! E uma pena que videos assim tenham poucas visualizações
4 жыл бұрын
Vamos aumentar então!
@tiagon14
@tiagon14 4 жыл бұрын
Cara, que análise interessante
@MMMarcilio
@MMMarcilio 4 жыл бұрын
Muito esclarecedor. Sendo assim deixamos de ter candidatos para prefeitura da cidade do RJ que se alinhe com o governo federal. Mas já que foi tirado da cidade o seu protagonismo, prefiro a rebeldia. Voto na honestidade e na esperança revolucionária da Benedita. Os trabalhadores unidos podem reverter esse caos estrutural na cidade do RJ.
@luiz_cavalcanti
@luiz_cavalcanti 4 жыл бұрын
Excelente!!
@weltz0
@weltz0 4 жыл бұрын
A cara do Claudio de quem não tá afim de dar mais dinheiro (via impostos) pro Rio. Hahahaha
@helioevangelista7062
@helioevangelista7062 4 жыл бұрын
O drama da cidade do Rio de Janeiro e do estado do Rio de Janeiro tem início na fusão dos dois estados (Guanabara e antigo estado) sem um plebiscito. Em que pese, à época, do regime militar, não estar previsto tal consulta; a fusão nunca foi objeto de um escrutínio junto à população após a redemocratização. Segue abaixo um vídeo que aborda o tema - kzbin.info/www/bejne/rZXQd2afmKd6n8U
@marciosantos-tt4vm
@marciosantos-tt4vm 2 жыл бұрын
Não foi a fusão, pelo contrario unificar estados fortalece a eocnomia, foi má gestão, maus políticos ao longo de decadas.
@helioevangelista7062
@helioevangelista7062 2 жыл бұрын
@@marciosantos-tt4vm por esta perspectiva, o Estado do Rio de Janeiro deu muito azar , né? É o único estado da federação brasileira a ter ex-governadores presos. Nos outros estados não há corrupção ? O que eu observo é: um estado numa federação há de significar uma unidade, algo que o Rio de Janeiro não tem.
@wagnermachado4284
@wagnermachado4284 3 жыл бұрын
A fusão e Brasília fizeram muito mal ao Rio...
@variedades2082
@variedades2082 2 жыл бұрын
Nada haver com a fusão ou mudança de capital, foi mal administrado por politicos, ao longo das décadas.
@tiagodasilvapinz7465
@tiagodasilvapinz7465 4 жыл бұрын
Vou dar uma sugestão de tema para o professor - a reforma tributária solidária. Vinculados a este tema, o IJF pode falar sobroe muitos outros, como o que este em ijf.org.br/o-estado-brasileiro-e-grande/ . Recomendo explorar o site e fazer uma live com o pessoal.
@variedades2082
@variedades2082 2 жыл бұрын
O Rio sempre foi Tutela da União, sempre foi e sempre sera , kkkkkkkk, que vergonha!
@Orzuna
@Orzuna 4 жыл бұрын
Eu não entendi a coloção de mistura entre São Paulo e Espírito Santo em 31:40, ficaria agradecido se alguém pudesse me explicar.
4 жыл бұрын
Oi, Ícaro. Foi só uma ilustração de algo que não faria sentido algum, para comparar com a junção entre o antigo estado da Guanabara (cidade do Rio de Janeiro) e o estado do Rio de Janeiro.
@Orzuna
@Orzuna 4 жыл бұрын
@ Ah! Ficou mais claro agora. O problema é que eu fui assistindo em partes e achei que ele tentava indicar alguma incompatibilidade cultural ou algo assim. Obrigado pelo esclarecimento!
@GameGoalsRulesLife
@GameGoalsRulesLife 4 жыл бұрын
Minha opinião segue... Para o relevante crescimento econômico da produtividade, é necessário alteração em 03 âmbitos: do transporte (logística), da comunicação (antenas, satelites, internet) e da energética (fósseis, eólicas e etc... ), conforme especialista economista Jeremy Rifkin leciona ( kzbin.info/www/bejne/h4mWfmuBlp6pi6M ). Ainda na temática do crescimento econômico, o modelo da plataforma de substituição de produtos importados foi erranemante desnaturalizado. O correto seria estimulos estatais por meio de empréstimos às empresas nacionais para competir no mercado internacional, igual à coreia do sul. Inclusive isso já existe por meio do BNDS. O problema aqui foi que o banco desenvolvimentista em questão focou mais em corrupção (troca de favores) e em empreendimentos estrangeiros (vulgo caixa preta). Já sobre o brasil como país, com relevancia no rj, o problema é o mesmo que Roma enfrentava na antiguidade, falta infraestrutura e falta logistica (ferrovia, antenas e satelites e usinas eolicas) para integração do território, logo, o endêmico problema de milícias e revoltas. Basta ver este video sobre a estratégia romana para estabilizar o corpo político à época. ( kzbin.info/www/bejne/r56wg5KKf9lnndE ). Para piorar, o brasil possui uma legislação tributária que dificulta a integração nacional acima descrita, como por exemplo o tributo em cascata (compostos) e icms desproporcionais. O agronegócio tem que ter a finalidade de criar saldo positivo na balança comercial e acúmulo de capital para dar "start" em ciclo industrial complementar (integração vertical na cadeia de produção de produtos). Conforme video a seguir por marco da villa ( kzbin.info/www/bejne/aoLPYpmbfNiFh8U ). Quanto ao campo ideologico, o cerne da questão é de que quando falta estruturas estatais junto da falta de instituições sólidas, resta somente a religião como alicerce para povo. Veja este video de eric weinstein ( kzbin.info/www/bejne/fWWxhZV6eZuDfbM ). Obs: a lava jato tentou dar credibilidade ao judiciário, única instituição sem escândalos de corrupção à epoca dos fatos, além de acalmar aos anseios populares por justiça. Por fim, o polemico problema da corrupção é que ela existe como instrumento de perpetuação daquele que detem poder. Academico norte americano bruce de mesquita já explicou minuciosamente, inclusive com fundamento matemático, o porquê deste fenomeno. Se trata de uma consequência do "selectorate theory". Basta ver este video sobre baseado em uma das obras do sr bruce de mesquita. ( kzbin.info/www/bejne/qITXfWqknrdqndU ). Escrevi minhas opiniões por desabafo... ficam aqui os links de videos publicos aos interessados por um país melhor.
@jaquesgaraffa4087
@jaquesgaraffa4087 4 жыл бұрын
O Rio e Brasília representam o caos nacional. Mas a culpa das mazelas é dos outros. Já passou da hora dos brasileiros (as) assumir o protagonismo e mudar a "política" pelo voto responsável e consciente.
@marisarodrigues9602
@marisarodrigues9602 2 жыл бұрын
O Rio de Janeiro é três vezes menor que São Paulo, mas ainda é o segundo estado que mais arrecada impostos para o governo federal, apesar de te sido GARFADO pelos paulistas na questao da tributação do petróleo. A única maneira de salvar o Rio de Janeiro é a mídia dos outros estados do Brasil parar de esteriotipar a cidade como o pior lugar do mundo quando, na verdade, o Rio não está entre as capitais mais violentas do país segundo os índices OFICIAIS de segurança pública!
@diversificado8988
@diversificado8988 2 жыл бұрын
A tributação do Petroleo é federal, nada tem haver com paulistas, a unica coisa que os estados arrecadam é o ICMS na venda dos derivados de Petroleo.
@petercoderch589
@petercoderch589 Жыл бұрын
@@diversificado8988 Sim, isso é muito justo o Rio ter 90% do petróleo do país, mas o Brasil fica com 90% do lucro e só devolve 10% para o Rio.
@marciosantos-tt4vm
@marciosantos-tt4vm 2 жыл бұрын
Um mineiro e um gaúcho ferraram o Rio, duas vezes, kkkkkkkk, Juscelino Kubitschek, o mineiro, transferiu a capital para Brasília, e Ernesto Geisel o general gaucho, fez a unificação da Guanabara com o estado do Rio de Janeiro, e Niterói foi rebaixada, kkkkkkkkkkk.
@Tuncenko
@Tuncenko 2 жыл бұрын
Esqueceu do Brizola que enterrou o RJ de Vez
@diversificado8988
@diversificado8988 2 жыл бұрын
@@Tuncenko , Outro Gaucho que ferrou o Rio.
@diversificado8988
@diversificado8988 2 жыл бұрын
2 Distritos Federais, kkkkkkkkkk, duas capitais, cidade como estado, kkkkkkkkkkk, ele esqueceu de ler a constituição atual de 1988, não permite estas loucuras.
@petercoderch589
@petercoderch589 Жыл бұрын
Constituições podem ser revogadas ou emendadas. Além disso, não é "loucura": tanto a Alemanha como a Rússia tem mais de uma Capital.
Política na Veia | 88 | 5 dias para as eleições 2024 | AO VIVO
1:00:44
Fora da Política Não há Salvação
Рет қаралды 693
小路飞嫁祸姐姐搞破坏 #路飞#海贼王
00:45
路飞与唐舞桐
Рет қаралды 26 МЛН
OYUNCAK MİKROFON İLE TRAFİK LAMBASINI DEĞİŞTİRDİ 😱
00:17
Melih Taşçı
Рет қаралды 13 МЛН
РОДИТЕЛИ НА ШКОЛЬНОМ ПРАЗДНИКЕ
01:00
SIDELNIKOVVV
Рет қаралды 3,4 МЛН
Israel ataca o Líbano | com Natalia Calfat | 240
1:18:46
Fora da Política Não há Salvação
Рет қаралды 4,1 М.
VAZIO DO ANHANGABAÚ | ELEIÇÕES 2024 | O palacio de 15 mil m2 desocupado no coração de São Paulo
16:06
Sao Paulo Nas Alturas , por Raul Juste Lores
Рет қаралды 172 М.
QUEM É DE ESQUERDA, DE DIREITA E DE CENTRO?
33:27
Gabriela Prioli
Рет қаралды 399 М.
O fenômeno Pablo Marçal | com João Cezar de Castro Rocha | 238
1:04:29
Fora da Política Não há Salvação
Рет қаралды 15 М.
Israel ataca o Líbano | com Natalia Calfat | 240
1:18:46
Fora da Política Não há Salvação
Рет қаралды 852
Ponto de Vista - 200 anos do Parlamento: Constituição - 03/08/2023
52:50
Câmara dos Deputados
Рет қаралды 752
COMO ESCOLHER O SEU VEREADOR | A pesquisa urgente sobre currículo, opiniões e ações do candidato
13:52
Sao Paulo Nas Alturas , por Raul Juste Lores
Рет қаралды 87 М.
Eleições Brasil afora | com Lucas Gelape & Marco Antonio Faganello | 239
1:23:30
Fora da Política Não há Salvação
Рет қаралды 1,4 М.
A reta final do primeiro turno das eleições 2024 | Outras Palavras TV
54:09
Fora da Política Não há Salvação
Рет қаралды 637
小路飞嫁祸姐姐搞破坏 #路飞#海贼王
00:45
路飞与唐舞桐
Рет қаралды 26 МЛН