Olá, inspirador o seu video. Sou português de Lisboa e contacto com muitos brasileiros e brasileiras. O que sempre me intrigou é como é que será sistema educativo brasileiro. Vejo brasileiros que são extremos : da incapacidade de raciocinar ou de escrever até aos excelentes, super capazes , espertos e educados/delicados. Por ex., os brasileiros agradecem mais que os portugueses. Entendo que uma sociedade como a brasileira tenha enormes discrepâncias e desigualdades. Eliminar essas discrepâncias e apostar na educação tem de ser o caminho. E essa educação é na escola mas também na sociedade, na família. Se na família se valorizarem mais as plásticas e as tatuagens do que saber conjugar correctamente os verbos e pensar sobre os temas, nas causas das coisas, não se vai lá...
@Zedarocaportuguesnobrasil2 ай бұрын
Dignidade, respeito e educação e' básico...em Portugal e na Europa. No Brasil e' bem diferente...investi e fui morar no Brasil. Pior erro de minha vida...sim tem gente boa e menos boa em todo o lado...mas no Brasil e' demais. Quando entro nos canais KZbin, só vejo brasileiros reclamando...tipo " tou voltando pro Brasil ( de Portugal, Inglaterra, Irlanda, estados unidos ) etc...o erro e' sempre do país que vos recebe...da xenofobia etc...volta pra tua terra etc...tem sim gente brasileira trabalhadora e digna em Portugal, mas convenhamos que a maioria e principalmente os que vieram recentemente, não são assim. Quantas vezes eu fui xingado no Brasil por ser português???? Vieste roubar o ouro ? Vieste devolver o ouro? Cadê o pau santo? Imperialista ..etc etc.... Quando eu conseguir vou lá vender tudo e vou embora. Mas acho que quem não respeita ou não gosta do país que os acolhe, deve partir....assim quem acha que Portugal não serve, deve voltar pro Brasil....e deixe cá ficar na paz os bons brasileiros que se adaptaram e gostam de cá viver. Pelo meu lado, respeitarei sempre o Brasil onde moro agora, enquanto der...quando não der, resta me partir. Agora encher a internet com tanta bobagem sobre Portugal, já dá nojo.
@ruimoreno86542 ай бұрын
Venho só dizer que em Portugal o carro que bate por trás é considerado culpado do acidente, isto porque o condutor do veículo deve guardar distância adequada do carro da frente para o caso de qualquer emergência.
@francisseelig44992 ай бұрын
No Brasil também. 🤔
@luisabrites962 ай бұрын
Então porque não praticam. As pessoas dentro do veículo estão protegidas do sol da chuva e o pedestre não.@@francisseelig4499
@p0iNg2 ай бұрын
E é obrigatório ter seguro automóvel. Em caso de acidente, o seguro do culpado tem que pagar o arranjo do carro da vítima, despesas hospitalares, etc... Se tiver seguro contra todos os riscos também paga o arranjo do carro do culpado.
@doraoliveira88192 ай бұрын
Olá ,os bens matérias tem mais importância aqui no Brasil . O ser humano e valorizado aí em Portugal.
@DuplaDois2 ай бұрын
Olá! Como sempre concordo com seus comentários. Aqui em Portugal além da educação e o respeito ao ser humano, sofremos duras coimas (multas) se essa educação deixar de existir e acho super válido. Os pedestres é que muitas vezes não têm o bom senso de olhar e esperar para atravessar na faixa e se jogam nela, como se um carro fosse uma carroça. Obviamente, aqui em Portugal a forma de vida é mais voltada ao respeito. Estou em Portugal há 30 anos e amo este país que agora também é meu ❤. Abraços
@emanuelloliveira84192 ай бұрын
Perfeito André! Muito brasileiros por viverem na Miséria Intelectual acabam se contentando com o pouco e com o raso, por isso levam essas coisas como padrão de vida e quando veem algo realmente funcionando como deveria não aceitam e as vezes até atacam quem ousa falar do "Brasil perfeito" que vivem.
@brasileironaeuropa2 ай бұрын
Verdade!
@CleusonBarboza2 ай бұрын
@@brasileironaeuropaComo faço para entrar em contato para assessoria para financiamentos?
@getthekool17582 ай бұрын
@@CleusonBarboza Procure os links acima, na descrição básica do canal.
@getthekool17582 ай бұрын
O problema foi a perda da noção. Não possuem um horizonte de referência para comparar, ao menos que saiam do país.
@carinajasmins2 ай бұрын
A base é a educação. Uma nação que quer evoluir, tem de apostar nas bases e na raíz que é a educação, construir escolas, uma boa formação de professores, ensinar valores que muitas vezes as crianças infelizmente não recebem por parte da família, isso é mt importante e a base para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada onde há respeito pelo outro ser humano.
@marcopgmendes19822 ай бұрын
Quem diz a VERDADE… não merece castigo! 🤷🏻♂️🤷🏻♂️🤷🏻♂️ Muitos parabéns por ser uma pessoa JUSTA E IMPARCIAL… 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@vitorferreira30302 ай бұрын
Brasil é imenso, é um continente. Têm tudo para serem uma grande potência mundial em todos os sentidos, mas infelizmente a sociedade brasileira está ferida de muitos males. A educação (escola) é a principal, não existe progresso sem uma população informada e inteligente. Nem a história do brasil é ensinada corretamente, cheia de preconceito e sentimento de inferioridade em relação a Portugal, o País que vos formou, deu uma língua e estabeleceu as fronteiras criando o imenso País que são agora, mas o tal sentimento de preconceito e inferioridade, levou os historiadores brasileiros, ridicularizarem e "zombando" do Tuga, o tal português burro. Sem sequer conhecerem a imensa história de Portugal que nos anos 1400 a 1600 era a maior potência mundial dominando os sete mares. Portugal existe desde 1143 como País e tem as fronteiras mais antigas da Europa. O brasileiro que vem para Portugal mal informado, por má educação escolar, fica admirado dos valores instituídos na nossa sociedade com quase 900 anos. Lutem pelo vosso país que é maravilhoso, lutem para uma boa educação, por uma educação correta e aí sim têm o futuro garantido.
@ApolloPTT2 ай бұрын
O problema é que uma grande parte da política brasileira, principalmente de esquerda e extrema-esquerda, precisa de justificar as suas falhas, q n consegue resolver politicamente, usando o papão português como justificação para esses problemas que n consegue resolver, o "papão" que n se consegue defender. A piada do ouro explica tudo, o português "levou o ouro todo por isso é que o Brasil é pobre" e muita mas mesmo muita gente acredita nisto lá porque a educação lá é muito má, a educação pública abaixo da universitária, felizmente o sistema universitário é bom.
@Mary-fd6zk2 ай бұрын
A corrupção no Brasil não o deixa desenvolver
@getthekool17582 ай бұрын
Estive em Portugal para as festas de verão. Tudo maravilhoso: boa praia, boa comida, bons vinhos, bom serviço de hotel, festas pacíficas e pessoas civilizadas com boa educação, além da paz de andar nas ruas apreciando a cultura sem ter de se preocupar com a segurança. Gosto muito de Portugal.
@josefernandes9132 ай бұрын
E mesmo isso que se passa😂😂
@josefernandes9132 ай бұрын
Como você diz e bem..tudo uma questão de educação..
@joses.7222 ай бұрын
Em Portugal por norma quando temos um acidente, a preocupação é saber se alguém se aleijou. Se não houver feridos dizemos que chapa por chapa se resolve e na esmagadora maioria dos casos sem feridos, de comum acordo com participação amigável. Foi mais de uma década de sensibilização educacional nas tv's, jornais, placards intervalos dos cinemas, etc, tudo para acabar com o enorme flagelo que eram as estradas portuguesas dentro e fora das localidades.
@acordabrasilbrasil75392 ай бұрын
No Brasil os desgoverno gostam bilhões para fazer propaganda dele mesmo e não há interesse em educar a população. É no caos que os políticos se alimentam
@analila65802 ай бұрын
André, você deve saber que em Portugal que a responsabilidade tanto é dos condutores, assim como dos pioes aliás há uma lei que se pode multar quem atravessar fora das passadeiras.
@jorgeguerreiro35662 ай бұрын
Peões
@tudomudaacadainstante38722 ай бұрын
A prática do respeito envolve escutar atentamente, sem julgamentos precipitados, e valorizar as opiniões alheias, mesmo que divergentes das nossas. Respeitar o espaço físico e emocional do outro é uma demonstração de maturidade e gentileza....O respeito ao próximo é um alicerce fundamental para a construção de uma sociedade harmoniosa.
@vivianenovais59502 ай бұрын
Quanta sensatez!!!
@vivianenovais59502 ай бұрын
Olá, André querido! Brasília é referência no respeito à faixa. A minha cidade linda é exemplar mesmo. Portugal é igualmente exemplar. Um show de educação no quesito passadeira.
@moiseshenrique99172 ай бұрын
❤❤
@IvetiMacena2 ай бұрын
Boa noite
@warmachinewarmachine282 ай бұрын
Aqui se um carro bater por trás em outro vai pagar o arranjo e o seguro vai aumentar de valor por dois anos no mínimo pois os seguros automóvel é obrigatório em Portugal quem bate por trás é culpado sempre a distância de segurança entre veículos e obrigatória e se chamarem a polícia para ajudar com a resolução do acidente e os veículos puderem circular o serviço da polícia passa a ser cobrado porque os condutores podiam fazer os papéis do seguro amigável e retirar os veículos para não perturbar a circulação do trânsito é simples prático e fácil de compreender ou segue as regras ou vai pagar e não é nada barato para o vencimento comun
@tiagobessapires2 ай бұрын
Não é uma questão só de bom senso, simplesmente no exame de condução quem não parar na passadeira para deixar as pessoas passar é reprovado automaticamente. É mais por isso. Sou português e moro em Gondomar. Abraço
@anotnietafagundes57442 ай бұрын
Em Portugal sempre ouvi meus pais dizerem, a educação vem de casa, bjs Portugal Açores
@CMeosuarra2 ай бұрын
Mas não é verdade pois os pais até podem dar uma excelente educação , se a sociedade não for educada também destroem os que os pais tentam fazer e não faltam exemplos disso .
@fernandafilipe35432 ай бұрын
Também sempre ouvi o mesmo " a educação é dada pelos pais e o ensino é dado nas escolas". Quanto mais escolaridade a pessoa tiver mais culta será. Eu vejo as coisas assim.
@vitorferreira30302 ай бұрын
@@CMeosuarra Olhe que não. Olhe que não! Uma família com bases sólidas dá educação aos seus filhos, atenta aos factores externos. O ensino é nas escolas e a escola não deve, nem pode substituir a educação da família. Penso agora no que quiser e dê exemplos do que quiser mas asseguro-lhe que esses exemplos são de famílias pouco atentas ao desenvolvimento dos seus filhos. O estado não pode, nem deve substituir a família, nem impor valores morais, isso compete a cada família.
@CMeosuarra2 ай бұрын
@@vitorferreira3030 Boa sorte com essas ideas , eu nasci e vivi no meio de bairros e ilhas e estudei em colégio privados e só estou a manifestar a minha experiencia , não é teoria .Os processos de educação são complicados dois filhos com a mesma educação um pode ser um criminosos o outro um santo á milhões de exemplo a provar isso .Eu não disse que o estado deve tirar o controle das vidas dos indivíduos em lado nenhum , o que eu disse foi que as pessoas são educadas pela sociedade e não só pelos pais chama-se cultura . Edit : Não te esqueça especialmente hoje em dia os pais só passa uma pequena porção do tempo com os filhos e também não é muito saudável passarem tempo excessivo porque uma das partes da educação é as pessoas aprenderem a socializarem-se .Uma coisa que os pais se esquecem muitas vezes é que as crianças têm a sua própria personalidade e a educação têm que ser individualmente moldada o que é quase impossível .
@manuelconceicao9259Ай бұрын
@@CMeosuarra Mas essa sociedade não teve pais? Depois do 25 de abril, muitos pais são o pior exemplo para copiar.
@isabelgomes51692 ай бұрын
É isso mesmo. Eu fiquei impressionada com a educação do motorista. Aqui no Brasil eles te atropelam mesmo... Isso já aconteceu comigo. Estou no Brasil esses dias, estou apavorada. André, vc está coberto de razão.
@tudomudaacadainstante38722 ай бұрын
So quem vive na Europa sabe o que significa RESPEITO aqui funciona as Leis💚
@hugofevereiro14082 ай бұрын
Mora em que país da Europa?
@lucineasilvalima507510 күн бұрын
Desculpe por discordar, mas aqui as leis são arcaicas, eles são mas educados sim.....mas é muito defazado em várias áreas.
@DMRU3792 ай бұрын
Vou ao Brasil todos os anos e sempre acontece a mesma coisa: Eu desacelero e paro na faixa de pedestres quando vejo pessoas a espera para atravessá-la. Mesmo assim os pedestres não confiam! Eles parecem assustados quanto estão tentando cruzar a faixa! Mesmo assim eu paro, mas os carros atrás de mim não param! E imediatamente começam a buzinar agressivamente, xingar, etc. É horrível!
@thiagolessa69792 ай бұрын
Você tem razão......acontece isso mesmo.
@givaldoxavierdebrito8242 ай бұрын
Quando você pára, o semáforo, para os veículos, está aberto ou fechado? Se estiver aberto, é normal que os pedestres não queiram (e não devem!!) atravessar.
@cristinaesparteiro89222 ай бұрын
Aqui em Portugal também é difícil deixar passar a pessoa na passadeira. As pessoas já não têm civismo para nada. Não á respeito quando uma pessoa está a espera de autocarro a pessoa chega por último passa á frente.
@alexandrapatricio27272 ай бұрын
Faz muito bem em parar , é muito corajoso, bravo!
@jailmacarreira61892 ай бұрын
Verdade morei em Portugal a educação é outra
@vieiradosreismariadelurdes91052 ай бұрын
Mas ANTES, até aos Anos 80 e 90 o Brasil era muito melhor a todos os níveis. Antes das Drogas invadirem a "Economia Paralela" no Brasil 😢
@isabelmartins33212 ай бұрын
@@vieiradosreismariadelurdes9105 os meus pais estiveram no Brasil e por conta de assaltos e desordem vieram para Portugal em 1971 por isso conta outra ,essa não cola .
@vieiradosreismariadelurdes91052 ай бұрын
@@isabelmartins3321 O quê? Conta outra,tu 😅. Deves pensar que eu tenho a tua idade "criança" . Já sou velha. Tenho idade suficiente e conhecimento profundo do que estou aqui dizendo. Não me enrrolas que a história individual de uma pessoa unicamente. Eu não estou falando de pessoas individualmente. Cada um tem a sua história pessoal. Uns fazem escolhas livremente outros são forçados a fazê-las. Mas isso não tem nada a haver com UM TODO de um País . Eu estou falando do PAÍS COMO UM TODO.
@grazielagiusti51622 ай бұрын
eu sou tão feliz em Portugal que é difícil mensurar. não abro mão da minha liberdade por nada.
@leonildomarques8432 ай бұрын
Olá, dou os meus parabéns pela coragem de falar com frontalidade. Sendo português, fico triste por um país tão grande e com possibilidades quase infinitas, não conseguir ter políticos que cuidem da educação e progresso que o povo brasileiro merece. Não tenho inclinações políticas e por isso não estou criticando ninguém. Espero que um dia, não só o Brasil mas também Portugal e o resto do mundo venha a ter um governo que satisfaça as necessidades básicas de toda a humanidade. Um abraço.
@antoniobasiliobrito2 ай бұрын
O índice de corrupção na América Latina é 4x maior do que na Europa.. mas os brasileiros gostam de dar golpes.. os políticos são somente um reflexo da sociedade doente que somos... os políticos não vieram de Marte, nem de Plutão... ninguém vira corrupto ou arrogante por conta de dinheiro e poder.. as pessoas já são corruptas e arrogantes, só falta chegar o dinheiro em suas mãos pra exercer a corrupção e a arrogância... sobre parar da faixa de pedestres, quase fui atropelado em Paris, por um Indiano, sem capacete...
@abar3512 ай бұрын
Menos Estado resolve isso e não mais intervenvionismo
@fernandoarvore2 ай бұрын
@@abar351isso é muita ignorância! São frases idiotas que repetidas muitas vezes passam a ser "verdades". Estuda e vais ver que isso é próprio da selvajaria.
@josemelo99502 ай бұрын
@@fernandoarvore Comunista (caso não tenhas percebido, é um insulto) hã, ou idiota, útil. Fica bem
@getthekool17582 ай бұрын
O Brasil foi parasitado pelos lacaios de Soros e o Foro de São Paulo, reduto de narcoditadores. Um grupo de malfeitores que parasitaram o poder público para fins egoísticos, não para cuidar do país.
@mariajosepereiramariano3442 ай бұрын
Essa foi uma das práticas q mas me chamou atenção, o respeito pelos pedestre, por isso me apaixonei por Portugal ,fui aí em 2016, mas não esqueço, parece q foi ontem 😘
@veraluciamarques22492 ай бұрын
Concordo com vc André, quando vou ao Brasil sinto um impacto muito grande, já não me acostumo .
@joaquimferreira23082 ай бұрын
Eu penso que há gente boa e gente má em qualquer parte do mundo. Eu sou português de Guimarães onde nasceu Portugal - com muito orgulho - e entendo que nós, portugueses, não somos melhores nem piores do que o Povo brasileiro, somos simplesmente pessoas com virtudes e defeitos. Tenho uma máxima que eu próprio criei e utilizo-a da melhor forma que posso no meu relacionamento com pessoas e com tudo o que me rodeia: respeitar a integridade física e emocional do meu semelhante, respeitar os direitos das outras espécies animais e da natureza. Se fizermos isto de consciência, fazemos tudo o que é preciso para sermos felizes, não nos arrependermos de nada e estarmos em paz connosco próprios.
@MareLUZ-c3o12 күн бұрын
Parabéns, subscrevo inteiramente, de TODO o coração a sua "máxima" e também concordo plenamente com o restante comentário! 👍🇵🇹❤️
@joaquimferreira230812 күн бұрын
@@MareLUZ-c3o Obrigado. Muita saúde para si e boa noite.
@cnovartis2 ай бұрын
André, passei 16 dias em Portugal, passei por cidades menores a maiores, Porto e Lisboa. Somente 1x em Porto um carro não parou para atravessar, estava na praia e ia atravessar a avenida para o Mac Donald’s do outro lado e o motorista acelerou. Estava com a minha filha de 5 anos. Até brinquei e disse que devia ser brasileiro. Único lugar que vejo que param mais para pedestre, é na praia de Caraguatatuba Realmente a educação é outra no trânsito, motoqueiros dirigem corretamente. Fiquei abismada de um brasileiro que tem canal no KZbin, mostrando entregas e subindo em calçadas e passando em meio de carros estacionados. Senti vergonha alheia. E por isso que falam que brasileiro não tem educação, desde falar alto e dirigir sem cautela… enfim o cara sai do Brasil, mas o Brasil não sai dele.
@odeteteodoro14622 ай бұрын
O código da estrada diz que o peão tem prioridade quando está na passadeira, nas passadeiras de listas, o peão tem prioridade. Nas passadeiras com semáforos, tem de se esperar pelo sinal verde.
@Vanessa-2010L2 ай бұрын
Há 29 anos atrás qdo vim embora da Alemanha já convivia com essa educação.
@albertofreitasrodrigues87712 ай бұрын
Concordo plenamente André. Portugal a título de educação está a frente do Brasil, infelizmente.
@manuelcardoso11172 ай бұрын
Eu diria FELIZMENTE:
@raldoliveira46992 ай бұрын
Sou de Brasília, e lá a faixa de pedestre é respeitada. E concordo que o Brasil precisa de mais educação e menos corrupção.
@RicardoCastro0032 ай бұрын
Desculpe , visitei Brasilia em 2018. O que observei é que as pessoas esperavam que o carro passe. Os carros não paravam por iniciativa própria.
@vinih7322 ай бұрын
Passei uma semana em Brasília mês passado, tentando fazer as coisas a pé. Nunca havia visto uma cidade tão hostil aos pedestres 😢 pode ter até alguns motoristas educados, mas a cidade colocou o carro como prioridade 100%.
@@RicardoCastro003Tem certeza de que você esteve em Brasília? Ou está a falar de uma região administrativa do DF? Brasília sempre foi exemplar no que se refere ao respeito à faixa de pedestre. Sou de BRASÍLIA (Brasília mesmo, e não regiões espalhadas pelo DF) e posso falar com propriedade. Espero que você tenha uma boa experiência da próxima vez. Abraço!
@vivianenovais59502 ай бұрын
@@vinih732 Tem certeza de que você esteve em Brasília? Ou está a falar de uma região administrativa do DF? Brasília sempre foi exemplar no que se refere ao respeito à faixa de pedestre. Sou de BRASÍLIA (Brasília mesmo, e não regiões espalhadas pelo DF) e posso falar com propriedade. Espero que você tenha uma boa experiência da próxima vez. Abraço!
@josegomes-g7s2 ай бұрын
Tenho um irmão no Rio,tem 91 anos,ele me dizia,se te bater por trás,não pára,tua vida é mais importante,só tens uma. Tenho 71
@fernandapereira28032 ай бұрын
Queria dizer diferente, mas infelizmente, você tem razão.
@AnthonyBluetender2 ай бұрын
Apenas uma pequena adenda ao que refere sobre o atravessar na passadeira, e que se aplica também aos portugueses. O peão é obrigado a estabelecer contato visual com o condutor do veículo antes de atravessar, mesmo na passadeira. O contato visual indica a intensão de atravessar. Atravessar sem olhar não lhe dá esse direito, mesmo na passadeira. Infelizmente muita gente atravessa sem olhar, às vezes falando ao telemóvel julgando que na passadeira é rei e senhor. Está errado e previsto no Código da Estrada.
@fabiolopes34692 ай бұрын
Eu me lembro que uma vez fui em Miguel Pereira e a prioridade era das pessoas ao atravessar a pé
@alexandrapatricio27272 ай бұрын
Exatamente, é muito importante.
@moraismartins22082 ай бұрын
Absolutamente de acordo @anthonybluetender. E isso devia ser explicado aos portugueses também. Talvez uma placa informativa nas passadeiras, ajudasse...
@hugofrota9695Ай бұрын
O peão não é obrigado a fazer contacto visual, é aconselhado que o faça para reforçar uma travessia segura. Mas não comete nenhuma infracção ao não o fazer. Assim como a lei não obriga os transeuntes a parar antes de atravessarem as passadeiras. O espírito da lei Portuguesa é precisamente na lógica do que foi explanado neste video acima, o ónus está do lado do mais forte, daquele que está por trás da muralha metálica e protege ao máximo aquele que tem mais a perder num embate.
@albertopereira6559Ай бұрын
Aqui está uma observação verdadeira, com bom senso e difícil de ver na internet. Os meus parabéns. É um comentário que muita gente devia ler e cumprir quando quer atravessar a rua.
@elsabranco4072 ай бұрын
O Brasil tem tudo para ser uma grande potência mundial. Cada um de vós pode e deve fazer de tudo o que estiver ao vosso alcance para desenvolverem o vosso país e dar boas condições de vida aos seus cidadãos. Força aí, invistam na educação em casa e não só nas escolas, trabalhem o melhor que puderem em cada um dos vossos ofícios.
@MareLUZ-c3o12 күн бұрын
Concordo totalmente consigo! 👍🇵🇹💖🕊️😊
@joaoaldoalmeidadasilva86692 ай бұрын
O amigo está certíssimo
@DavidFerreira-cb2rd2 ай бұрын
Eu paro e faço sinal para o pedestre passar e eles comprimentam de agradecimento (Portugal)
@CMeosuarra2 ай бұрын
Em Portugal a muita gente como eu que paramos fora das passagem para peões para deixar passar as pessoas , no meu caso uso a minha viatura para dar alguma proteção as quem quer atravessar a rua . Edit :Não esquecer que : “A única coisa necessária para o triunfo do mal é que os homens bons não façam nada,” Um brasileiro disse ao filho : "Meu filho, a batalha é entre dois "lobos" dentro de todos nós. Um é o Mal. É raiva, inveja, ciúme, tristeza, arrependimento, ganância, arrogância, autopiedade, culpa, ressentimento, inferioridade, mentiras, falso orgulho, superioridade e ego. O outro é bom. É alegria, paz, amor, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé." O neto pensou um minuto e depois perguntou ao avô: "Qual lobo ganha?" O velho brasileiro simplesmente respondeu: "Aquele que você alimenta"
@mariam.32242 ай бұрын
Essa história é um ensinamento dos nativos americanos, não tem origem no Brasil.
@CMeosuarra2 ай бұрын
@@mariam.3224 Correcto mas foi para dar mimo á historia .
@acordabrasilbrasil75392 ай бұрын
@@mariam.3224Essa história é a síntese do que somos
@portoway2 ай бұрын
A questão da passadeira além da educação é também porque o código da estrada refere a obrigatoriedade de a viatura parar. Só estive uma vez no Rio, 12 dias num hotel de primeira linha no Leme. Simplesmente adorei. Mas além da questão da segurança, a falta de educação é confrangedora. Sem qualquer dúvida que podia ser uma super potência mundial, mas está a anos luz de isso acontecer porque a educação é muito importante e no Brasil não é valorizada. De qualquer forma, adorei o Rio, é simplesmente uma das cidades mais bonitas do mundo. E há lá muita gente fantástica.
@luizom83882 ай бұрын
Todos países civilizados que conheço, e não são poucos, primeiro vem a vida dos pedestres de depois o resto. Até por racionalidade levar uma batida na traseira do carro que você está dirigindo, é infinitamente menos pior que atropelar uma pessoa !
@magacarvalho62732 ай бұрын
Realmente Andre a diferença em td eh muito grande em Portugal sentimis segurança
@alicerex60742 ай бұрын
VOCÊ ERA SÓ UM HOMEM MAS COM DUAS MENTALIDADES 😂😂 ME DESCULPE ESTOU SÓ BRINCANDO DEUS ABENÇOE VOCÊ POR SER ASSIM UM BOM HOMEM E GRANDE CIDADÃO
@fernandapinheiro56762 ай бұрын
Nós portugueses indignamo- nos com alguém que não faça isso: respeitar as passadeiras. O ser humano sempre em primeiro lugar😘
@vianne9976Ай бұрын
Obrigada pelo seu testemunho. Nunca fui ao Brasil, desconheço toda a realidade. Mas se for, já sei que tenho de ter cuidado na condução ou a atravessar. É curiosi saber estas diferenças. Mais ainda, imaginar a flexibilidade cerebral de quem faz algumas viagens "regulares" entre realidades diferentes, tendo de se adaptar constantemente, "largando" alguns hábitos e adoptando outros.
@Resgatium2 ай бұрын
*O Brasileiro que vai morar na Europa deveria passar por um processo de Humanização , aprender a respeitar o próximo , ser educado , aprender sobre a cultura de Portugal , a história de Portugal , aprender a como se comportar em locais públicos , ex : não escutar som alto , não falar alto em transportes públicos , obedecer as autoridades , enfim ser mais civilizado*
@gracasilver85742 ай бұрын
Ps1 c0 p4 ta não muda , não ...
@migueljdreis2 ай бұрын
Gostaria de um dia ver um movimento nacional no Brasil a reivindicar a paragem de carros diante de uma passadeira/faixa de pedestres. Como disse e bem, é educação, e na minha opinião é dos atos de civismo mais bonitos que existem. Parabéns pelo seu conteúdo, tenho acompanhado.
@francisseelig44992 ай бұрын
Gostaria de ver um dia um movimento nacional em Portugal para não estacionarem em cima dos passeios, nas rotundas, em fila dupla, em frente as garagens, nas esquinas e em outros tantos lugares inusitados...Fiz a leitura do Código da Estrada e diz claramente que é proibido. Mas já me disseram que nada se pode fazer...é cultural.
@migueljdreis2 ай бұрын
@@francisseelig4499 claro que é proíbido, mas quem lhe disse que não se pode fazer nada, informou-lhe mal. Além de poder reportar diretamente às autoridades, existe desde 2017 uma app chamada "Denúncia de Estacionamento" que serve esse propósito, e onde poderá fazer a queixa. Depois, o alerta é dado às autoridades - PSP, GNR ou Polícia Municipal - mais perto do local da ocorrência. São depois levantados os autos. Ainda assim, concordo consigo que os portugueses abusam do mau estacionamento e reprovo quem o faça. Agora pergunto-lhe, em relação à não paragem diante de uma passadeira no Brasil, o que pode fazer? Acontece ou pode acontecer alguma coisa aos infratores? Muito sinceramente, acho que não.
@francisseelig44992 ай бұрын
@@migueljdreis Quando há denúncia, já aconteceu de a própria autoridade perguntar se temos certeza de que queremos que eles se dirijam ao local, afinal iremos causar transtorno. E como eu costumo cumprir as regras, me incomoda. Quanto ao Brasil, sou do sul, e como o próprio vídeo já diz, é um pouquinho melhor. Alguns respeitam e outros não. Acredito que fiscalização e multas mais pesadas ajudem a melhorar a situação. Afinal, já diz o ditado: o bolso dói mais que o coração. E por último, quem diz que não se pode fazer nada são os próprios portugueses, por se tratar de um hábito que não pretendem mudar, que é cultural. 🤦♀
@acordabrasilbrasil75392 ай бұрын
Respeitar o próximo está distante
@migueljdreis2 ай бұрын
@@francisseelig4499 a posterior ação ou inacção da autoridade pertante a situação, já é outro tema. Mas ainda em relação à app, estatisticamente falando, nos primeiros 3 meses, entre janeiro e março de 2017, foram levantados, só em Lisboa, mais de 1000 autos com esta origem, o que revela alguma eficiência. Outra coisa que é estritamente proíbido em Portugal, são veículos pesados de mercadorias ou outros acima de 7m de comprimento cirucularem na faixa da esquerda de uma auto-estrada, e isso aqui em geral, é respeitado. No Brasil, não sei o que diz a lei, mas vejo isso muitas vezes a acontecer.
@alexssscosta2 ай бұрын
Disse grandes verdades André, sou brasileiro e tudo o que disse no video é o que me motiva hoje a ir embora do meu país, enquanto nao houver um forte investimento em educação nada mudará, não é a maioria mal educada, mas a minoria ganha no grito, literalmente!😢
@joaoosilva15662 ай бұрын
Uma das frases famosas do presidente John Kennedy foi: " Não perguntes o que a América pode fazer por ti, pergunta o que tu podes fazer por ela ". Seja em Portugal, seja no Brasil, esperar que os líderes políticos resolvam tudo é absurdo, é mesmo estúpido. Se cada um de nós todos os dias fizer um pouquinho para que a sociedade seja melhor certamente que teremos um país muito melhor. Isto é simples e cada um é que tem que tomar a iniciativa e se os políticos ajudarem, ainda melhor. Se estorvarem, o voto serve para correr com eles e por lá outros que não estorvem.
@brasileironaeuropa2 ай бұрын
Verdade!
@acordabrasilbrasil75392 ай бұрын
PERFEITO ANDRÉ. NO BRASIL O CARRO E QUEM ESTA DENTRO DO CARRO É MAIS IMPORTANTE QUE O PEDESTRE. UM DIA TODOS SOMOS PEDESTRES. A VIDA NO BRASIL NÃO VALE NADA. CONCORDO PLENAMENTE
@renatobouzas60362 ай бұрын
Tudo que disse é pura verdade!! Sensibilidade e ótima comparação de carro/pedestre, aqui acreditam em salavador da pátria, agora começou a surgir alguns canais que dão aula de politica e cidadania, mas infelizmente é terra arrasada, trevas e ignorância e analfabetismo pra todo lado, entendem tudo errado,educação?! E de chorar!!
@paulojorgerodriguesjusto952 ай бұрын
Boas André atenção que não é só educação , também é o receio , por exemplo se o André for atropelado (já não digo morrer salvo seja) mas se ficar gravemente ferido, recebe uma indemnização milionária do seguro do infractor, o mesmo fica sem carta de condução e carro aprendido entre outras. Abraços
@carlaalhinho95542 ай бұрын
Por favor faz referência também que no sinal vermelho os caros devem parar e que antes de fazer uma manobra deve sinaliza - lo com antecedência .
@ruivitorino1975Ай бұрын
Esse exemplo que você dá das pessoas da passadeira e dos veículos pararem está no Código da Estrada, é obrigatório a paragem, punido por Lei com coima de 120€ a 600€ e retirada de pontos na carta. A melhor forma das pessoas cumprirem a Lei é irem-lhes à carteira.
@leadiycroche2 ай бұрын
Coisas simples e básicas fazem toda diferença. Moro ainda aqui no Brasil na baixada eu tenho pavor sempre que tenho que atravessar a rua. Paisagem linda essa que voce está. Ano que vem iremos embora para Portugal. O Brasil é lindo, mais infelizmente está assim.
@leadiycrocheАй бұрын
@@IreneRibeiro-y1i porque vc está aí?
@carlosthadeu7652 ай бұрын
Boa tarde André estive aí em Portugal e pude verificar o que vc falou realmente os carros respeitam os pedestres e vc está correto nas suas colocações
@eugeniaacciaioli47782 ай бұрын
Mas é que, em democracia, todos fazemos a vida, não são só os governos. Nós, em Portugal, também precisamos de assimilar isto de uma vez por todas.
@lindomarfigueira98982 ай бұрын
Boa tarde André!! Adoro seus vídeos pois só dizem a real. Ainda hoje ia atravessando uma passadeira aqui junto a minha casa e lembrei desse detalhe no Brasil....O único lugar do Brasil que vi pararem para o pedestre foi em Maceió. Aqui vivemos outra realidade mas é difícil para quem nunca vivenciou...nos acreditar!
@LeonardoAlvesOficialPTАй бұрын
Cumprimentos pela qualidade do vosso vídeo. Embora não concorde com tudo o que menciona no vídeo, não posso questionar a qualidade do conteúdo, que remete-nos para uma profunda reflexão acerca da nação Brasileira e da nossa gente. Já vivo há quase trinta e três anos em Lisboa, inclusive, com minha família mais próxima - mulher e filho, onde, minha esposa e eu, já estamos aposentados como professor do ensino básico do estado português, e nosso filho, engenheiro químico, formado no conceituadíssimo Instituto Superior Técnico de Lisboa, com sua família constituída, por esposa e três lindos filhos. Portanto, temos as nossas vidas organizadas, tal e qual, como a de qualquer cidadão português com situação social e financeira semelhante à nossa. Nestas condições, acredito que já possuo muitos requisitos importantes para comentar o seu vídeo. De fato (ou será facto?), ainda existe e muito, o denominado "complexo de vira lata", na sociedade brasileira, relativamente a Portugal, e demais países da Europa. Quando você menciona no vídeo que não importa quem governe o Brasil e que tanto faz que seja um governo de direita ou de esquerda, acredito que você esteja a tomar como referência a direita de países europeus, como a de Portugal, por exemplo, que acredito ter ideias, práticas e políticas, mais à "esquerda" do que a esquerda brasileira, pois aquilo a que denominamos direita que existe no Brasil, é qualquer coisa, menos política. Trata-se de grupos de pessoas, regra geral (também existe na esquerda, embora em número muito menor) que se organizam para saquear o país, como bem sabemos. E isto é fruto da evolução, como nação, de uma longa história de experiências felizes e menos felizes, ao longo do tempo, que Portugal, apesar de alguns pesares, já se encontra bem mais à frente. A formação do Brasil, como nação, é consequência da colonização, que traz dentro de si, um manancial de crueldades e de injustiças sociais. Muito da colonização ainda se encontra enraizado nas mentes do maravilhoso povo brasileiro Também vamos ultrapassar todo este estado de miséria social, financeira e política. Mas ainda existe muita água para passar por baixo da ponte... 📖📕💻
@SuperAna19542 ай бұрын
A passadeira para peões. É obrigatório para os condutores pararem, em Portugal e no só. Dá multa e talvez apreensão da carta de condução. Quando eu vou parar numa passadeira, eu ligo os 4 piscas para alertar o carro de trás.
@luciacalcada59482 ай бұрын
Sou portuguesa e vivo numa cidade pequena em Portugal e tem situação de vários carros passam mesmo estando na passadeira mas tem outras vezes ainda não cheguei bem à passadeira ainda estou um pouco distante os condutores já estão a parar para eu passar eu agradeço sempre bom trabalho para si aqui em Portugal tudo de bom para sua família
@Cb007Portugali2 ай бұрын
André, um abraço! 👍
@AlcidesMarques-uc6tc2 ай бұрын
Boas boas André, como portugues radicado há 66 anos, disse e repito, o Brasil se bem administrado, seria um país de primeiro mundo com todo o potencial que tem, infelizmente parece que temos gosto em ser pequenos. Quanto ao facto de educação no transito, por ser uma cidade do interior, achei que seria melhor, ledo engano, são poucos os motoristas que param na faixa para que o pedestre passe, aliás ja ocorreram dois atropelamentos em cima da faixa, mas tenho fé que um dia chegaremos à quase perfeição, ou não?, Abçs de Iperó
@mporto19262 ай бұрын
Há em Portugal passadeiras com faixas amarelas, em vez de brancas. Atenção, não é por acaso. SE o condutor do carro não parar se alguém atravessar, além de poder ser multado por infrigir a lei, fica imediatamente sem carta de condução. Há razões para serem pintadas de amarelo.
@jesusdesouza12 ай бұрын
É verdade… 😢 “As latas 🚙🚌🛵valem mais que a carne humana.😟
@deolindabaguinho76752 ай бұрын
Falou tudo,em Portugal muita gente cumpre a lei,o código de estrada é p cumprir as multas são caras,os brasileiros são gente boa a maioria vêm c boas intenções,felicidades a todos!
@adrianagrsg2 ай бұрын
Falou tudo, André!!!! Infelizmente vivo no Brasil, mas está cada dia pior! A maior parte das pessoas não têm o mínimo de respeito pelo próximo (som alto, invasão da sua calçada pra colocar carros e pra usar certos tipos de substâncias, pixações, avanço do sinal de trânsito vermelho, ciclistas que só exigem respeito, mas não cumprem normas mínimas de trânsito, etc, etc, etc...). Quando estive em Portugal, me senti segura de verdade, com um Estado verdadeiramente presente. Problemas? Claro que há em qualquer lugar do mundo, afinal, onde há ser humano, há problema, rrss! Mas aqui no Brasil, a onda de vitimoides e mimizentos está demais: em geral, querem só os seus "direitos", mas não cumprem com seus "deveres""! Fica o desabafo, que não é para as pessoas que, mesmo vivendo no Brasil, ainda têm dignidade, caráter e respeito para com todos!! Parabéns pelo canal e continue, porque nos conforta ver gente que ainda busca algo maior!!!
@3MundoBostil13242 ай бұрын
No Brasil é mais importante o gado que as pessoas, têm atualmente 30 laboratórios a produzir vacinas para o gado e 2 laboratórios para os brasileiros.
@brasileironaeuropa2 ай бұрын
😳😳🤪🤣🤣🤣
@givaldoxavierdebrito8242 ай бұрын
Qual a fonte dessa informação? Não basta afirmar, é necessário indicar a fonte. Não somos obrigados a acreditar em qualquer tolice que se diga nas redes sociais!!
@3MundoBostil13242 ай бұрын
@@givaldoxavierdebrito824 Não sou o teu jornalista de serviço, se não acreditas problema teu. Mas bastava colocares no google e talvez serias menos limitado. As verdades são incomodas para alguns.
@givaldoxavierdebrito8242 ай бұрын
Pesquise no Google sobre o Programa Nacional de Imunizações do Brasil, o PNI, e irá perceber que se trata do maior e mais respeitado do mundo no gênero (inclusive por países desenvolvidos), e constatará a vacuidade dos seus argumentos. Pois, raros países têm a capacidade de vacinar, de forma gratuita e eficiente, um CONTINENTE inteiro, afinal, o Brasil tem pouco mais de 5.000 munícipios. Não ė à toa que se trata do maior programa de vacinação do mundo, respeitado em todo o Planeta.
@givaldoxavierdebrito8242 ай бұрын
@@3MundoBostil1324Já que você citou o Google, pesquise sobre o Programa Nacional de Imunizações do Brasil (PNI) e irá constatar que se trata do maior e mais respeitado programa de imunizações do mundo (inclusive por países classificados como "desenvolvidos") e irá perceber, sobre o tema, a vacuidade dos seus argumentos.
@liliansalomao41452 ай бұрын
Você não está errado, mas em Brasília, onde resido, os motoristas dão a preferência aos pedestres, que deveriam estender um braço para sinalizarem que vão atravessar na faixa de pedestres, ou passadeira. Costumo ligar o pisca-alerta para alertar os veículos que vêm atrás. Aliás, em Brasília há raros sinais luminosos de trânsito ou semáforos no linguajar de algumas partes do Brasil, como São Paulo.
@acordabrasilbrasil75392 ай бұрын
Brasília foi planejada para a classe dominante que só anda de carro pago pelo povo.
@thatasimoes-artacrilico6308Ай бұрын
Essa semana uma criança faleceu aqui em Vila Velha por isso. A mãe saindo com ela do Pronto socorro, sinal vermelho … ela foi passar com a menina no colo, ( na faixa) o primeiro carro já tinha parado, veio outro de trás e atropelou. A mãe sobreviveu, mas a menininha não… um absurdo isso!
@nazarepardinha64432 ай бұрын
Aqui em Portugal até paramos se for um animal a atravessar a estrada mesmo fora da passadeira, a educação é fundamental o que eu já vi que alguns brasileiros (não todos) não têem, pois aconteceu de vir um senhor brasileiro aqui à minha casa, entrou sem bater a tentar fazer um contracto de internet, eu falei que não queria porque estava bem servida e ele insultou-me, eu falei que ele não tinha nada que entrar o portão para dentro sem tocar à campainha que estava do lado de fora, continuou a insultar fui obrigada a dizer-lhe que se não saísse chamaria a polícia, nunca tal coisa me aconteceu, tenho uma cunhada brasileira uma jóia de pessoa somos como irmãs, e ela fala muito que às vezes têm de tomar muito cuidado andar no Rio de Janeiro por causa dos carros
@Ale.BrasileАй бұрын
Uma coisa a ser levada em consideração é que se na Europa vc atropela uma pessoa que esta passando na faixa de pedestre, vc simplesmente sera punido com multa pesada, processos e em casos extremos pode ate pegar uma cadeia. Entao nao é so educação nao, é medo.
@IsabelmarriaSantosmonteiro2 ай бұрын
Tem razão há coisas que não precisamos de ser lei,tem multa ou não tem se fizer ou não fizer, tem que haver respeito , educação,como numa fila de loja,mas a educação tem que vir de pequeno,casa de pais escola de filhos
@edsonluiz26642 ай бұрын
Boa tarde olha eu concordo com vc eu estive aí como turista e vi a educação no trânsito muito diferente do nosso país
@nilzasantiago13132 ай бұрын
Ola espero que esteja bem.. Me tira uma dúvida por gentileza. Pode se comprar uma casa financiada dando a porcentagens que pede e financiar o restante e colocar no nome de outra pessoa?
@carmensilva5532 ай бұрын
Estás correcto, estão a chegar brasileiros a Portugal sem a menor educação. Tenho vizinhos brasileiros barulhentos, quando já em desespero tive de chamar á atenção o brasileiro respondeu-me que o problema era meu e que os incomodados é que se mudam. Pois bem estou no meu país e na minha casa não vai ser um ordinário destes que me convida a sair de minha casa. Para reflectir.
@anaribeiro15992 ай бұрын
Já tive de chamar a policia.
@carmensilva5532 ай бұрын
@@anaribeiro1599 Fez muito bem.
@JaniaGuedes2 ай бұрын
Mas um detalhe no momento eu estou ajudando Portugal no arrendamento, na alimentação , no comércio é quando aposentar vou dá um pulo em Lisboa como turistas não quero mas trabalhar 40 anos está bom , deixar meu país difícil mas não impossível gosto do calor da alegria .
@flaviosergioradaelliradael6162 ай бұрын
Um país onde 24% dos jovens não estudam e não trabalham, esqueça, vou residir em Portugal, em breve
@joses.7222 ай бұрын
Aqui em Portugal começa o dilema devido à obrigatoriedade dos estudos até ao pré universitário (é crime de responsabilidade parental), da existência de muitos jovens com estudos e não haver empregos respetivos. Outro problema é a ausência de jovens com profissões técnicas tipo, electricista, canalizador, etc.
@anabelasalvaterra17742 ай бұрын
Deixe-se estar !!! Trabalhe no seu país, contribua para a evolução dele !!! Já cá estão é muitooos a mais, infelizmente!...
@anacristinacarvalho43552 ай бұрын
Boa tarde André. Gosto dos seus vídeos. Parabéns. A questão em Portugal ou qualquer outro sitio é de educação e civismo. Não podemos estar à espera que os outros façam! Devemos dar o exemplo. Não é só a passadeira dos peões, é também a fila de supermercado, o balcão dos serviços publicos, a sala de espera do médico... etc, etc. Mas há capitais europeias onde o trânsito é um caos... Assim como quando estive a última vez em São Paulo, em plena avenida Paulista, eu tinha medo do trânsito, quando andava ao volante achava sempre que não cabia...😅 e quando atravessava passadeira, certificava que todos os carros de todos os semáforos estavam parados😢, mesmo assim uma vez ia sendo atropelada pelo jipe da policia que passou por cima do passeio, passadeira e tudo...😮 Abraços ❤
@AldaGomes-d7gАй бұрын
Obrigada!!! Sempre que o leio, agradeço! Veja se mete na cabeça de alguns dos seus compatriotas, essas regras básicas e outras menos básicas, que para bem de todos devem ser seguidas e cumpridas!!! 👍
@tiagoalmeida13042 ай бұрын
Rapaz doido e quem confia nessas faixas de pedestres aqui do Brasil porque se mete a cara os motoristas passam por cima mesmo ,como já aconteceu várias vezes e continua acontecendo
@danilotulio2 ай бұрын
Aqui em Porto Alegre, o transito é insano! É uma mistura de arrogância com falta de habilidade! A faixa de segurança só serve para constar no B.O. onde você foi atropelado.
@brasileironaeuropa2 ай бұрын
😳😳😳😳😳🤣🤣🤣
Ай бұрын
Boa noite, André. Não parar numa passadeira é uma infracção MUITO GRAVE, em Portugal. Dá direito imediato a ficar com a carta de condução apreendida e a não poder conduzir durante esse tempo. Se repetir a infracção, poderá, inclusive, ficar literalmente sem carta de condução e terá de fazer novo exame de condução. Se, pior ainda, atropelar alguém (dependendo da gravidade ), vai a julgamento e, quase sempre, apanha pena de prisão. Mesmo fora da passadeira, é OBRIGATÓRIO conduzir de forma adequada às condições do local. Isto é, se alguém for atropelado FORA da passadeira, vai haver um julgamento e, se o condutor não estiver a conduzir prudentemente ( por exemplo, em excesso de velocidade ) na altura do acidente, normalmente, é condenado na mesma porque TEM DE CONDUZIR DENTRO DAS NORMAS DE SEGURANÇA. Imagine-se que quem atravessa a estrada é uma criança de 3 anos, ou uma pessoa com deficiência mental. Pode-se exigir que só atravessem na passadeira?? O condutor é OBRIGADO a conduzir dentro das regras de segurança no local, para evitar, ao máximo, qualquer acidente.
@rtrindade90702 ай бұрын
Lembro me que na década de 90, em Portugal, os carros não paravam assim na passadeira tão facilmente. O que nós peões começámos a fazer, foi a agradecer e a sorrir para os motoristas que paravam . Claro que também havia leis, mas... Agora está muito melhor. Os motoristas já se habituaram a para, e às vezes (muitas), inclusivamente fora da passadeira. Mas não devemos abusar neste último caso😊
@alexandrapatricio27272 ай бұрын
Tem graça sou dessa época de 90 e não tenho nada essa ideia, pensei que tivesse sido sempre assim...
@rtrindade90702 ай бұрын
Comigo foi assim.@@alexandrapatricio2727
@fafanovaisАй бұрын
André, há uma disciplina nas escolas em Portugal. Nós chamamos escola primária, são os primeiros anos escolares para crianças de 6 a 9 anos de idade. Vocês chamam de primeiro grau, acho eu, não tenho certeza. A disciplina se chama de Educação para a Cidadania, esta disciplina visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e respeito pelos outros. Um país que não aposta na educação não consegue formar pessoas responsáveis. Para um País progredir precisa mudar as mentalidades e para isso é necessário apostar na Educação. Mais escolas e a obrigatoriedade de estudar é a chave para esse problema.
@marcioferreira34962 ай бұрын
Aqui se veres um ciclista a pista deves reduzir imediatamente a velocidade e afastar o máximo possível ao ultrapassar. Isso é respeito a vida.
@renatacausso32562 ай бұрын
Moro a 70 km de São Paulo o trânsito está infernal, não há respeito com o pedestres e depois da pandemia os motoboys aqui andam na contramão, passam no sinal vermelho é uma terra de ninguém! vamos evoluir para a India no quesito trânsito rsrs Já fui algumas vezes à Portugal e mesmo em Lisboa o trânsito não é como aqui. Em São Paulo então nem se fala mesmo com o rodízio de carros continua caótico. Salvo cidades muito pequenas onde ainda se respeitam os pedestres e que eu me lembre na cidade de Gramado tive uma experiência positiva com educação no trânsito. Penso seriamente em deixar o Brasil, os brasileiros estão preocupados em defender seus políticos de estimação e são todos farinhas do mesmo saco.
@Jofer000Ай бұрын
Tenho um amigo que quando vai ao Brasil diz que os primeiros dois dias tem medo de conduzir , depois habitua e fica normal . No Brasil diz que o sinal tá verde mas tem engarrafamento logo à frente do cruzamento , os carros avançam e o sinal fecha e abre o outro , e ninguém passa porque is carros fecharam o cruzamento . Diz que é uma esculhambação kkkkkk .
@luisvieira95882 ай бұрын
No Brasil se você parar antes da passadeira, está sujeito a ser assaltado!!! Cada um faz o que quer, não há civismo nem respeito por ninguém. É lamentável... as pessoas de bem não merecem ser responsabilizadas.
@carlospintopereirapinto81772 ай бұрын
Boa tarde ! André vocé diz as verdades, e é correto , é assim que se tem de ser , em todo lado tem seus defeitos ! ou seja todos paises, portugal também os tem , os paises europa também tem problèmas , não é sò brasil e portugal 🇩🇪🇵🇹
@alicerex60742 ай бұрын
BOA TARDE CERTO ISSO MAS TAMBÉM É A EDUCAÇÃO QUE OS PORTUGUESES TEM FOMOS E SOMOS ASSIM ENSINADOS E CLARO TEM OS BÊBADOS OS QUE VÃO DISTRAÍDOS ETC PENA PORQUE O POUCO QUE CONHEÇO BRASIL 🇧🇷 OU NADA É TÃO BONITO PENA QUE OS GOVERNADORES SÃO TODOS CORRUPTOS ME DESCULPEM ISSO ME FALAM MEUS AMIGOS BRASILEIROS DE PORTUGAL 🇵🇹 TE SIGO E VEJO BJS DEUS ABENÇOE VOCÊ SEMPRE EU VIVO EM SINTRA
@TheRagreisАй бұрын
É interessante esse tema da educação rodoviária. Não sei sequer se tem a ver com escolaridade ou não. Há uns anos estive em trabalho na Sicília (Itália) e fiquei chocado. Ninguém parava nas passadeiras para os peões passarem. Todos os condutores apitavam uns aos outros mas aquilo é tão normal que já ninguém liga... e nós portugueses vamos numa autoestrada e ficamos irritados pq alguém vai a passear sozinho na faixa do meio em vez de ir na da direita e dizemos "isto só em Portugal...". Enfim... A cultura é mt importante e só nos damos conta qnd viajamos. Por exemplo, em África as pessoas mais idosas são muito valorizadas e respeitadas. Em Portugal nem tanto. Em Portugal ficamos chocados com a falta de cuidado q outros povos têm com as crianças. Ao pensar isto aplico a lei da oferta e da procura. Ou seja, um país que tem poucos idosos e mtas crianças valoriza mais os idosos. Um país, como Portugal, q tem mais idosos e poucas crianças valoriza mt as crianças. Uma coisa que noto é que ainda há poucos países q valorizem bem a natureza que é aquilo q nos mantém vivos. É tudo uma questão de cultura e educação. Faz-me confusão como um país tão avançado como os EUA tem um nível médio de estupidez humana tão elevado.
@graci5779Ай бұрын
Pura verdade... No geral o motorista no Brasil não tem educação,faixa de pedestre é enfeite,no Rio então... A passadeira é extensão da calçada,a prioridade é o pedestre...sempre No Brasil reina a lei do mais forte,o ônibus,depois o carro,depois a moto e por último o cidadão que está a pé... é como que se aquela pessoa se sentisse blindada,superior ali dentro mas esquecem que em algum momento todos estarão como pedestre
@mariateixeira97692 ай бұрын
Aqui se houver atropelamentos é pq os condutores estão embriagados ou infelizmente pq não houve atenção do peão ao atravessar a rua fora da passadeira!!!
@PauloSantos-ho5op2 ай бұрын
Sou português a viver no Brasil e nunca vou conseguir conduzir no Brasil ,trânsito caótico onde ninguem respeita ,motoqueiros doidos q acham ser donos das faixas, retornos onde se tem de atravessar 3 faixas para esse retorno ,ninguem deixa ninguem entrar ,etc muita falta de educação no trânsito
@rafaelfranca43912 ай бұрын
Educaçao muito importante mas nao só.é obrigatorio parar na passadeira os piões teem prioridade/o carro parou o outro que vem atras bate no que está parado para dar prioridade aos piões o que acontece em Portugal :Não para na passadeira mata o peão vai preso,o carro que vem atras bate é sempre culpado quando bate por tras paga os estragos o seguro aumenta é a lei em Portugal. Entao o ser humano já cá estava antes da invençao do autumovel e um monte de latas é mais importante que o ser humano não.temos orgulho em ter esta lei🇵🇹❤️ gostaria que fosse assim em todo o lado🙏
@rswpt2 ай бұрын
Como português, sinto tristeza, quando vejo as noticias de conceituados jornais brasileiros, sabendo eu tão bem o potencial imenso que o Brasil, um vasto continente, possui, um povo amistoso, na sua esmagadora maioria, gerido ha mais de cem anos por uma corja corrupta que se instalou no planalto. Uma das poucas coisas que os portugueses fizeram de positivo, foi lutar e organizar forças armadas brasileiras e grupos armados que ate foram chamados de 'bandeirantes', no sentido de combater as invasões de outros povos sul americanos, mantendo a integridade territorial do continente brasileiro, potenciando o colosso imenso que hoje é. O Brasil tudo possui, metais preciosos, ouro, platina, ferro, titanio, fauna e flora, imensa floresta tropical que alimenta o mundo de oxigenio, biodiversidade, turismo, petroleo, industria, e o povo maravilhoso, do brasil saem todos os anos das suas escolas e universidades as elites dos melhores de entre os melhores para a europa, e estados unidos, para integrarem as maiores empresas do mundo. Bastava haver um real investimento no combate a corrupção, educação e civismo, e em colocar as pessoas certas, honestas, nos lugares de liderança, e o Brasil poderia ser completamente auto-suficiente, e até transformar-se numa das maiores potencias globais. Só para ter uma ideia, mal gerido como é, no degredo actual, o brasil ainda assim, é uma potencia regional, no que toca ao continente sul americano, e tem lugar no G7 o grupo das maiores economias a nivel planetario, é o unico representante sul americano., agora imaginem se era bem gerido e com gente competente e Honesta na liderança..? Os portugueses fizeram muita coisa errada sim, cometemos muitos erros, mas a decisão de defender o brasil e manter a sua integridade territorial, ao contrario dos espanhois que apenas queriam pilhar e não defendiam os povos que colonizavam, resultou numa america do sul que parece uma manta de retalhos de pequenos paises hispano-falantes e no seu extremo este, um imenso e vasto territorio que fala portugues e é maior e mais forte, mais rico que todos os outros juntos, para ascenderem ao topo que é onde deveriam estar, depende apenas deles, de voces, meus irmãos brasileiros..
@vitoribeiro95202 ай бұрын
1o o peao tem prioridade na passadeira, e obrigatorio parar, ao mudar de direçao e obrigatorio dar prioridade ao peao que ja tenha iniciado a travessia, mesmo fora da passadeira! 2o todo o condutor e peao, porem nem todos os peoes sao condutores!
@silviajaquelinefranco94992 ай бұрын
Quando vamos tirar a habilitação aqui no Brasil aprendemos que a prioridade é o pedestre , teimosia do povo ignorante que não obedece
@LFANS20012 ай бұрын
Pensava que não estava incluído no processo de aprendizado para a habilitação de dirigir veículos... Então é crime desobedecer às normas, e ninguém assenta paulada nos incumpridores? Vão bem assim, não há dúvida!
@pedrotrepa58142 ай бұрын
Caro André, sou português e moro em Vitória há 23 anos. Só talvez nos últimos 12 a 15 anos é que a maioria dos brasileiros tiveram conhecimento do que era Portugal e mesmo os portugueses que não eram imigrados no Brasil. Quando me apresentavam, referiam que eu era português de Portugal !!! Pouca gente tem consciência de que é descendente de português o que eu acho inacreditável.Em muitas ocasiões quando acontecia uma tentativa de piada de português ou até por qualquer outra razão, a primeira coisa que eu fazia era perguntar o apelido ou sobrenome e invariávelmente era...português e aí era só explicar que essa tentativa de piada ou coisa do genero, era absolutamente ridícula e regra geral as pessoas pediam desculpa e até com alguma vergonha do seu desconhecimento de causa. Em relação ás passadeiras, aqui em Vitória e no melhor bairro , só existem meia dúzia de semáforos para pedestres/peões e eles são extremamente necessários porque existem situações em que o transito tem que fluir por que caso contrário, é o caos ! Outro exemplo são as rotundas ou rotatórias, a maior parte das pessoas acha que quando vem da direita , tem prioridade quando entra numa rotunda... !!!! É isto entre centenas de outras situações de que se poderia falar aqui.
@luziatorres27702 ай бұрын
O Estado está ao serviço da Nação. O Executivo, legislativo e judiciário fazem parte do Estado. No Brasil, as pessoas, de um modo geral, são educadas e atenciosas, por exemplo, nos restaurantes, serviço em geral, médicos, dentistas, vendedores, prestam um bom serviço. Quanto a carros, quem cumpre os limites de velocidade em Portugal? vê-se diariamente, a cento e muitos por hora, quando o permitido é 80km. Já não se fala a conduzir usando o telemóvel e não param na passadeira. Falar palavrões, junto de Senhoras e crianças, também faz parte da "boa educação". Cuspir no chão, assoar o nariz nos restaurantes(em alto e bom som)...o que acha?
@GabrielFGomes-ok9qc2 ай бұрын
O seu ejemplo que é um dos motivos pelo qual os visitantes ficam impressionados ao visitar este país, pouco tem a ver com a educação, mas sim com a algibeira; passar um passadeira sem dar prioridade ao peão pode custar metade do ordenado mensal e perda de pontos na carta de condução; é por isso que a maioria tem cuidado. Nos países da América do sul é costume subornar o funcionário da polícia por quem faz uma infração, atitude que em Portugal está muito controlada. É bom saber que na Itália de Roma para baixo é como no Brasil, os carros têm "prioridade"; parece ter que ver com a máfia. No Brasil as leis de trânsito também dão prioridade ao peão mas falta o polícia e o sistema para dar medo ao infractor.
@claudiopaixao69142 ай бұрын
costumo dizer que a "barreira social" que existe nos países com nível elevado de educação não permite o desrespeito ao próximo, pois quando há, todos repreendem aquele que está errado, no Brasil, o "não é problema meu" virou uma bola de neve e ninguém quer respeitar o outro.só EDUCAÇÃO mudaria isso,e pelo que temos visto,não acontecerá.triste.
@robsonillipronti11482 ай бұрын
Infelizmente, a situação brasileira é muito triste... Um projeto de nação que nunca passará de um croquis! Dos meus 58 a pelo menos 50 anos ouço a mesma ladainha... O país do futuro ( do futuro do pretérito)... E se criticamos ou falamos de exemplo de fora somos taxados de ter sindrome de vira latas! Nesse ano passei por várias regiões da Europa por 90 dias... Pesquisando e analisando ( cidades grandes e pequenas ). A educação é uma máxima desde o leste europeu até o belíssimo Portugal. Deu uma angústia pisar aqui em São Paulo novamente. Mas, a contagem regressiva começou. Aqui, chega! Joguei a toalha! Infelizmente!