Capital social no contexto desse vídeo, deu a entender que é o mesmo que networking (redes de relacionamentos).
@fabiomusicalis4420 Жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo!
@flavsm3 жыл бұрын
Se puder fazer uma série sobre Bourdieu seria ótimo!
@TulioAugustus3 жыл бұрын
Seria uma boa, Flávia! Esse inclusive não é o primeiro sobre ele. Fiz tbm um sobre violência simbólica, que te convido a assistir!
@joaopaulosilva38322 жыл бұрын
Muito bom! Esse vídeo vai ajudar muito na apresentação do meu seminário amanhã 21/12/22
@TulioAugustus2 жыл бұрын
Boa sorte, João Paulo! Tira nota máxima lá pra gente!
@laterciaantunes36613 жыл бұрын
Nossa, que top! Dá uma vontade de trazer o Capital Social de Bourdieu como contrapartida ao conceito de Estigma em Goffman...
@TulioAugustus3 жыл бұрын
Senti cheiro de uma boa sopa sociológica aí! Rs.
@marciasantos_893 жыл бұрын
Parabéns, professor! Impressiona sua capacidade de citar e percorrer pelas ideias dos variados filósofos. Que seu canal cresça e outras pessoas tenham o privilégio de conhecê-lo.
@TulioAugustus3 жыл бұрын
Muito obrigado, Márcia! Algum estudo e esforço, além de muita vontade de aprender e ensinar; é só isso! Seja muito bem-vinda, é um prazer te ter por aqui.
@heldercarvalho51233 жыл бұрын
Tema super relevante no mercado de trabalho!
@TulioAugustus3 жыл бұрын
E também fora dele, arrisco dizer...rs.
@wagnerluiz47183 жыл бұрын
Parabéns professor, iniciei o meu curso de licenciatura em sociologia.
@TulioAugustus3 жыл бұрын
Valeu, Wagner! Boa sorte e na empreitada e, precisando, estamos aqui!
@deborahhelou72913 жыл бұрын
Melhor explicação! 👏🏻😘
@TulioAugustus3 жыл бұрын
😎😊
@danielleferreira99353 жыл бұрын
Impressionante como o conceito de capital social continua atual e interfere nas relações sociais. Lembra um pouco de Francis Bacon ao dizer que "quem detém o conhecimento detém o poder" nas mais diversas áreas de formação e de atuação. Em seus estudos, vc acha que o conceito de capital social poderia ser visto como um “re-rejuvenescimento da ideologia do capital humano” ou ao contrário? Haveria uma relação de reciprocidade entre o capital social e o capital humano.
@TulioAugustus3 жыл бұрын
Nas categorizações do Bourdieu, que foi quem mais recentemente trouxe o conceito de capital (não apenas o social!) não há essa noção de "capital humano". O uso que o mercado e o mundo corporativo fazem desse termo está distanciado da conceituação sociológica, as ideias nem conversam tanto entre si. Portanto, a ideia de "capital humano", tão balada no marketing, não trata ou nem mesmo tangencia essas preocupações sociológicas que a noção de "capital social" de que falei aborda.
@danielleferreira99353 жыл бұрын
Acho q entendi, Tulio. Bourdieu não estava preocupado com a economia, mas sim com a sociedade.
@TulioAugustus2 жыл бұрын
@@danielleferreira9935 Discordo um pouco. Não é que ele não estivesse preocupado com a economia, ele só não a investigou por essa chave, tampouco achou que ela estivesse desacoplada da sociedade.
@isabelaaraujooliveira3 жыл бұрын
👏👏👏
@iurit32273 жыл бұрын
Professor adoro seus vídeos ❤️
@TulioAugustus3 жыл бұрын
Valeu, Iuri! Prazer enorme ter vc aqui entre os bons!
@ramontalion9263 жыл бұрын
Olá, gostaria de tirar uma dúvida.. Tenho uma loja/oficina de motosserra, estou querendo virar revendedor de uma empresa grande ( Stihl ). Lá fala que precisa ter um capital social mínimo de 25 mil reais.. o que significa isso?
@TulioAugustus3 жыл бұрын
Hahahaha. Receio, assim...Apenas hipoteticamente, talvez, quem sabe, que eles não estejam falando do capital bourdieusiano, não...Mas valeu pela blague!
@glindoso3 жыл бұрын
Com todo respeito ao professor e suas importantes contribuições sociológicas, mas só teria um adendo a fazer em relação a esse conceito bourdieusiano de 'capital social', que no brasil essa 'abertura de portas' ou de mesmo ter uma boa rede de relações, especialmente elitizadas; ou de mesmo conhecer as pessoas certas e frequentar os lugares certos, é um tanto complexo para nós, população afrodescendente que está em grande parte das vezes fora desse mundo de brancos, como muito bem pontua a visão de Florestan Fernandes em o Negro no mundo dos brancos... É interessante destacar que mesmo muito de nossos irmãos/ irmãs inseridos nesse processo direcionado para uma suposta ascensão social (contribuições de Neusa Santos Souza, 2021) passam por inúmeras situações de racismo e violências simbólicas promovidas pela branquidade/ branquitude. É algo super complexo!
@TulioAugustus3 жыл бұрын
Obrigado pela presença! A visão de Bourdieu não ignora as condições reservadas às minorias em qualquer contexto. Os campos, os habitus e os capitais dos indivíduos em condição mais subalternizada certamente não seriam os mesmos daqueles em posição de destaque. A obra dele está repleta dessas diferenciações.