O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM RORAIMA? | Cortes do História Pública

  Рет қаралды 70,533

Ian Neves

Ian Neves

7 ай бұрын

👉 Canal Principal: / históriapúblicaoficial
👉 Quer saber o que é comunismo, assista: • Comunismo: princípios ...
👉 Assista às lives, procure /historiapublica na roxinha
👉 Discord da Soberana: / discord
👉 Redes Sociais: linktr.ee/historiapublica
Deixe o like!
Se inscreva!
Ative o sino!
Links:
bit.ly/3Gss1Lp
amazonasatual.com.br/feminici...
www.poder360.com.br/brasil/pf...
bit.ly/3Ratw5L

Пікірлер: 467
@GRSX1313
@GRSX1313 7 ай бұрын
Sou de Roraima e essa questão de abuso de menores é uma realidade, e quase sempre algo pela parte da família. Uma coisa que eu escuto a tanto tempo desde pequeno que é algo "cultural", mas nunca consegui concordar com isso, hoje vejo que é só uma desculpa pra justificar o extremo machismo e comportamento abusivo. Vale lembrar que grande parte da formação inicial do estado de Roraima foi por gente do Norte, Nordeste e Sul que vieram para trabalhar no garimpo, e propagaram esse pensamento de "cidade de interior" que perpetua o comportamento de extrema direita de tanta gente do estado. Outro ponto é a grande migração dos venezuelanos, principalmente mulheres jovens, que várias recorrem a prostituição para tentar se sustentar ou então são trazidas enganadas com promessa de emprego e moradia e acabam caindo em tráfico. Enfim, é uma situação muito complicada que vive meu estado, obrigado Ian por trazer uma luz a isso a nível mais nacional.
@chuuonipresente
@chuuonipresente 7 ай бұрын
Nossa, fui pra Boa Vista esse ano prestar uma prova de concurso público e não imaginava. Que tristeza. É uma cidade linda, com muito potencial, amei conhecer, mas uma tristeza imensa essa questão. Espero que o poder público aja o quanto antes. Sobre a questão dos bolivianos, uma moradora de lá me falou que era uma coisa que preocupava eles, já que mais metade da população já era de bolivianos, e muitos em situação de rua e de extrema pobreza.
@Pi4ever
@Pi4ever 7 ай бұрын
Sou Boa Vistano mas só vivi na cidade por dois anos. Boa sorte a vocês, abraços da Paraíba.
@polly9429
@polly9429 7 ай бұрын
Meu Deus, que coisa horrorosa! Que pesadelo!!😮😮😮
@recreando63
@recreando63 7 ай бұрын
Você é di roraima faz vídeos da situação que esta passando esse povo obrigado.
@andersonrodriguesdossantos5513
@andersonrodriguesdossantos5513 7 ай бұрын
Sou do Pará, por aqui o povo meio que normaliza relações de adultos com adolescentes, muitas vezes autorizado pelos próprios pais da menor. Isso é uma bosta
@armandomath
@armandomath 7 ай бұрын
Para calar a boca de quem ainda pergunta porque precisamos do feminismo!!!
@mirtesmuller9787
@mirtesmuller9787 7 ай бұрын
Só a uniâo das mulheres muda isso. Fora da igreja
@JonathasSilvaprieto
@JonathasSilvaprieto 7 ай бұрын
😂😂😂
@natfurlaneto9781
@natfurlaneto9781 7 ай бұрын
esse assunto é EXTREMAMENTE importante de ser falado e nós precisamos cobrar das autoridades que a justiça seja feita. Nós precisamos nos mobilizar. Precisamos agir em cima disso URGENTE.
@RebecaOliveira-dj6gb
@RebecaOliveira-dj6gb 7 ай бұрын
☝🏼☝🏼
@leonardobraga1886
@leonardobraga1886 6 ай бұрын
Kkkkkk justiça no brasil
@liviamariadealmeidarezende9283
@liviamariadealmeidarezende9283 7 ай бұрын
Roraima tá passando por vários problemas seríssimos que estão sendo abafados, como a violência contra mulher, as questões indígena e venezuelana, trabalho escravo entre outros. Além de que o estado é afundado em uma mentalidade ultrapassada e de direita que permite a perpetuação desses problemas, sou de Roraima e isso tudo é muito evidente.
@lucianomarzocca8273
@lucianomarzocca8273 7 ай бұрын
Uma pena ter que dar "gostei"num negócio desses, mas o trabalho do Ian melhora a cada dia. Notícia tão triste quanto necessária de ser dada.
@tauanealmeidabarreto2315
@tauanealmeidabarreto2315 7 ай бұрын
Sou acreana e te acompanho a um tempo, não virei comunista, porque como vc diz só é comunista se tem trabalho (ação, organização. Etc), e eu não faço, mas acredito muito nas ideias. É muito bom ver alguém dando visibilidade para o norte que é totalmente esquecido pelo resto do país.
@numaondanoa
@numaondanoa 7 ай бұрын
por favor, procure um diretorio ou grupo de conversas para se aprofundar na ideologia marxista e materialismo historico, é importante se agrupar
@estelaolim
@estelaolim 7 ай бұрын
sou de mg mas faço faculdade aqui em boa vista na ufrr, e além dessa estatísica bizarra sobre violência contra mulher, o suicídio aqui no estado de Roraima é o maior índice do país!! só esse ano 3 pessoas da faculdade se mataram, isso que eu saiba, e 2 amigos próximos do meu namorado que é daqui também se mataram. é algo bizarro de se ver! sobre o estupro, na faculdade a gente vê muito professor falando sobre isso, faço medicina, então a necessidade de os médicos saberem lidar com pacientes vítimas de violência sexual aqui é ainda mais importante pelo alto número de casos que chegam no pronto atendimento! tive uma roda de conversa sobre ginecologia com a participação de uma ginecologista de renome aqui, e ela estava recobrando os casos absurdos que ela já atendeu, ao falar sobre a ética médica no atendimento das vítimas! coisas de pesadelo mesmo, que eu nunca vou esquecer e a quantidade de prostituição aqui é alarmante mesmo! e como estudante da aula da saúde, eu me deparo a cada dia com a realidade que isso, que muito frequentemente está vinculado com violência e exploração sexual, tem sobre a saúde pública, por exemplo, o estado é líder no país em índice de pessoas soropositivas fui fazer uma ação de educação em saúde numa aldeia aqui perto da capital em uma escola e me deparei com os horários das turmas, fiquei chocada em descobrir que eles só tem matemática, química e física no terceiro ano durante o ensino médio!! é bizarro, quando se fala na situação de vulnerabilidade das pessoas indígenas, isso inclui muito a questão acadêmica, porque a capacidade de entrar no ensino superior com um ensino tão defasado é remota, e isso porque essa era uma aldeia muito próxima aqui à capital, nem tenho noção de como deve ser pior em locais mais isolados! enfim, é um estado que está passando por situações catastróficas em vários sentidos, ambiental, com o agronegócio, a área de plantação de soja e criação de gado só crescendo; a questão dos refugiados venezuelanos, que vivem aqui em uma situação deplorável; a questão dos indígenas, em especial os yanomami, sofrendo com anos de opressão e violência, além de abandono do Estado que falha em protegê-los; em saúde mental, com o maior índice de suicídio do país; em violência contra a mulher, com o maior índice de estupro, bem como um número descomunal de agressão e feminicídio; e saúde como um todo, com uma falta de investimento gigante nos hospitais daqui. está complicadíssimo, e detalhe: grande parte da população é bolsonarista roxa, por conta de laços com agronegócio, garimpo e cargos políticos!
@mirtesmuller9787
@mirtesmuller9787 7 ай бұрын
Terra do Romero Jucá do MDB. Assista Bob Fernandes. Sobre as ONGS estrangeiras no Brasil . Estamos ferrados. O golpe de 2016.
@recreando63
@recreando63 7 ай бұрын
Pode fazer um vídeo sobre esta situação di roraima ???
@redkaminaglass2355
@redkaminaglass2355 7 ай бұрын
KRLH Roraima é um inferno pior doq o Pará 😮. Eu sou de Belém do Pará sei de mta coisa ruim nas cidades mais afastadas da capital mas Roraima benzameudeus!
@marcattwita
@marcattwita 7 ай бұрын
​você está completamente certo!!eu nasci,cresci e vivo em Roraima as coisas horripilantes que acontece na capital de Boa Vista é só a ponta do iceberg!!!!
@mjsrego
@mjsrego 7 ай бұрын
Nossa, É muito triste o seu relato e saber que nada mudou desde quando me mudei para o Centro Oeste em meados de 1998. Morei 15 anos em Boa Vista e concordo com tudo que vocè relatou.😪
@baifengjiu8682
@baifengjiu8682 7 ай бұрын
Eu como mulher me sinto muito aflita e me causa muito gatilho mesmo nunca tendo passado por algo assim, mas é importante falarmos sobre 😢
@marianaramos2766
@marianaramos2766 7 ай бұрын
A guerra Hamas e Israel é super noticiada. O terror que a população enfrenta em Roraima, se não fosse o prof. Ian, eu nunca ia saber 😢
@karenrocha7151
@karenrocha7151 7 ай бұрын
Essa situação me lembra sempre do filme "Anjos do sol", que aborda essa situação nojenta e criminosa de abuso infantil no norte do país. É angustiante e assustador, uma pauta extremamente necessária!
@giovannaalvesdefarias7268
@giovannaalvesdefarias7268 7 ай бұрын
Esse filme é muito forte, tem que ter estômago para aguentar assistir tudo 😓
@daniellelopes4107
@daniellelopes4107 2 ай бұрын
Eu fiquei mal quando assisti a esse filme, mas pior é não conhecer essa triste realidade.
@stephaniemoura3214
@stephaniemoura3214 7 ай бұрын
A Patrícia Melo escreveu um livro ambientado no Acre que trata sobre como a comunidade e a justiça lidam com o assassinato de mulheres. O livro se chama Mulheres Empilhadas e é muito, muito forte. Apesar de ser muitos defeitos literários, é um livro que vale muito a pena ler por ter tido uma excelente pesquisa, que aparece na narrativa muito claramente.
@skii6759
@skii6759 7 ай бұрын
CARALHO IAN, EU SOU DE RORAIM A E EU JURO QUE NÃO SABIA DISSO (lógico, todo mundo de Roraima sabe da violência contra mulher enorme, porém eu nn sabia q tava assim) edit: quando mais to vendo mais to chocada, eu NÃO SABIA sobre o genocídio dos Yanomami, e isso é muito absurdo, eu escuto rádio, vejo a tv local e nn vi NINGUÉM falar nada disso
@daviantonio5313
@daviantonio5313 7 ай бұрын
Eu morava numa cidade no RJ que tinha uma das 10 maiores taxas de homicídio (relativa) e não sabia disso até fazer uma pesquisa sobre pra um trabalho de escola
@TDAH125
@TDAH125 7 ай бұрын
E acaba que é assim sempre, não é do interesse da mídia burguesa divulgar isso pois a burguesia é uma classe unida.
@skii6759
@skii6759 7 ай бұрын
​@@TDAH125 cara isso é real demais, a midia até fala do assunto e tal mas NUNCA falam sobre as causas reais, eu achava q a violência contra mulheres aq ser tão alta era pura coincidência até ver o vídeo do Ian.
@TheDarkSoulsOfYouTubeComments
@TheDarkSoulsOfYouTubeComments 7 ай бұрын
Pera, quê? Tu não sabia do genocídio? Isso foi uma puta pauta por um bom tempo no Brasil todo esse ano, tá dizendo que aí essa pauta foi abafada?
@numaondanoa
@numaondanoa 7 ай бұрын
@@TheDarkSoulsOfKZbinComments foi uma pauta extremamente abafada dentro do estado e nos estados onde o garimpo ilegal tem mais força
@ilimaferr
@ilimaferr 7 ай бұрын
Moro em Roraima e todos esses problemas são gravíssimos aqui. Obrigada por seu trabalho e por falar sobre isso😢😢
@grmgt
@grmgt 7 ай бұрын
Galera, tem um podcast de jornalismo investigativo muito bom chamado "Amazônia Sem Lei", é da Agência pública. Já tem a 1ª temporada completa e os episódios da 2ª estão sendo lançados. Aborda muitas dessas questões, em especial disputa de terras e como isso afeta a população local e os indígenas da região. Tem episódios inclusive sobre essa questão Yanomami. Recomendo muito.
@xablingos
@xablingos 7 ай бұрын
Parabéns Ian, roraima, maranhão etc são um verdadeiro "velho oeste" no Brasil em pleno 2023, me surpreende o quanto a mídia e o próprio governo ignora completamente essa região.
@luan_munix
@luan_munix 7 ай бұрын
É a tríade do norte/nordeste aliás como meu tio falava é a amazônia ilegal Maranhão, Pará e Tocantins
@natiacoelho598
@natiacoelho598 7 ай бұрын
Mulheres e crianças são sempre as principais vítimas
@darkside.94
@darkside.94 7 ай бұрын
Melhor do que qualquer textão já é a capa do vídeo. “O Brasil ignora o norte”
@odiegofirme
@odiegofirme 7 ай бұрын
Aproveitando o ensejo para elucidar sobre nossa realidade também: sou do vale do Jequitinhonha, nordeste de MG. Temos toda as características geográficas, sociais, climáticas e culturais do nordeste (até porque fomos colonizados por nordestinos, sendo todos descendentes deles, como muito orgulho), mas somos tratados como sudeste, ou seja, passamos por boa parte das dificuldades que todos sabem, mas sem os programas sociais que acolhem o nordeste. Somos esquecidos, lembrados apenas para exploração de lítio, que é beneficiado por empresas no sul de MG. Precisamos de trabalho de todos aqui, pois é aqui no interior que os prefeitos e candidatos fazem frente para eleição da maioria dos deputados de direita e do centrão. Falta politização do povo que supre a mão de obra de vocês aí, nas grandes metrópoles. Não sei se ainda procede, mas já fomos tidos como a região MAIS POBRE DO BRASIL, e continuamos jogados.
@odiegofirme
@odiegofirme 7 ай бұрын
Fiz o desabafo antes de assistir, apenas pelo título da thumb, mas tá valendo.
@joaohenriquedamasceno7706
@joaohenriquedamasceno7706 7 ай бұрын
Esse é o tipo de vídeo que me deixa louco quando lembro do Gallo colocando o dedo na cara do Ian naquele podcast.
@nelianlobato3061
@nelianlobato3061 7 ай бұрын
Sou de Manaus e a muito tempo a cidade sofre com os impactos das queimadas e isso quase não foi falado pela mídia, Manaus chegou mês passado a ser a segunda cidade com pior qualidade de ar do planeta.
@lucashermes2186
@lucashermes2186 7 ай бұрын
Faça o L meu nobre
@gutocst
@gutocst 7 ай бұрын
​@@lucashermes2186não adianta comentar idiotices pq aqui não tem trouxa. AM sempre foi governado pela direita, com exceção do PDT por um breve período.
@lucashermes2186
@lucashermes2186 7 ай бұрын
@@gutocst ainnn tá brava?
@OzelaR
@OzelaR 7 ай бұрын
Por mim é moderação neste comentário sexista...
@Samael-30
@Samael-30 7 ай бұрын
@@lucashermes2186 Acho que passa vento na cabeça de vocês, essa situação estava ocorrendo durante governo Temer e Bolsonaro, querer atribuir apenas ao governo atual é no mínimo um erro, já que prefiro pensar que você não é mal caráter.
@augustosagrado2646
@augustosagrado2646 7 ай бұрын
então, sou de Altamira e estou no AM por agora. Isso e em toda a região norte, existem exceções que provam a regra e ate de uma forma trágica, oq acontece e simples, sem o estado essa areas são um ancap na pratica, algo semelhante ao coronelismo existem correntes a esquerda mais devido a "natureza" ant-sistema eles acabam sendo mortos pra servir de exemplo e acabam sendo muito "rechaçado" pela população tbm devido a ideologia dominante, os casos de mortes por conflito de terra no Pará e um bom exemplo, os casos são muitos infelizmente, então lutar contra isso e outras atrocidade nessas regiões e por sua vida e de pessoas próxima em risco, é literalmente lutar ate a morte. sem mencionar as estruturas paralelas de poder criadas por essas condições que favorecem a luta de classe e consequentemente a lógica de sociedade capitalista
@soloevelynn
@soloevelynn 7 ай бұрын
Gente, eu tenho visto bastante comentários em vários vídeos do KZbin falando sobre legalização do est..... Algumas pessoas falam que são apenas "trolls". De qualquer forma denunciem. Não podemos deixar esse tipo de brincadeira ficar poluindo essa rede social e qualquer espaço qual pertencemos. Vocês sabem oq aconteceu no passado, ignoramos "os trolls", eles crescem e logo estão aí presidindo...
@polly9429
@polly9429 7 ай бұрын
Imagine. Legalizar o estupro, ok! Legalizar o aborto!? Jamais! Deus n aprovaria isso.😒😏
@STG113
@STG113 7 ай бұрын
Não sei se vc vai conseguir ler esse comentário (acho que o yt me deu shaddowban total). Mas eu comecei a avacalhar e xingar os reaças quando após anos denunciando terrorismo, crimes de ódio, e tudo o mais, fui ver a lista das minhas denúncias e vi que NENHUMA delas, durante ANOS, foi resolvida. Essa rede é fascista.
@rafagoncalves3391
@rafagoncalves3391 7 ай бұрын
@@STG113 concordo plenamente contigo
@internetpoison
@internetpoison 7 ай бұрын
É inútil enquanto o yt n resolver os problemas dos bots, o sistema de denuncia dos comentarios é o mesmo q nada. O motivo pelo qual ignorar eles é a melhor forma de lidar é pq trolls funcionam assim, se um bot cai vc vai la e substitui bem mais rapido dq as denuncias chegam.
@soloevelynn
@soloevelynn 7 ай бұрын
​@@STG113infelizmente é isso. Facebook nem uso mais. Independente das páginas quê eu seguia sempre surgia uma publicação racista ou transfóbica, e advinha? O Facebook não reconhece o conteúdo como fora dos padrões de boas práticas da comunidade....
@jazzavie
@jazzavie 7 ай бұрын
bizarro como a midia encobre informações desses casos não só na situação de roraima como a situação em alagoas, e infelizmente isso tende a continuar
@veronicacarreiro7243
@veronicacarreiro7243 7 ай бұрын
Eu sou de Roraima e diariamente os telejornais noticiam isso. Há caso de um que estuprou três gerações: filhas, netas e bisnetas.
@mirtesmuller9787
@mirtesmuller9787 7 ай бұрын
E a ex dama falando na igreja. Gracas à Deus ela nâo tem filho autista. E nâo sofreu estupro. Revoltante os crentes
@lucieliapaiva5592
@lucieliapaiva5592 7 ай бұрын
😧
@cortesdochocolate
@cortesdochocolate 7 ай бұрын
Obrigado pela menção, camarada! ❤ Um adendo sobre o assunto do acesso à internet: São Paulo é tão gigante em população com acesso à Internet que, de certa forma, "canibaliza" tudo. Qualquer pessoa com alguma relevância nas redes pode notar como as análises estatísticas que cada rede oferece mostram maior percentual de acessos vindo de São Paulo. Mas ter vozes de outras regiões é sempre positivo para compreensão da diversidade que temos no país. BIA DAS MAKES E´FODA!
@pultaquiupariu
@pultaquiupariu 7 ай бұрын
Feliz de saber que o Fábio entrou na Soberana, ele é só o filé!
@guimeph
@guimeph 7 ай бұрын
Pesado mano, chega a dar ânsia saber disso....
@larissacastro5973
@larissacastro5973 7 ай бұрын
Eu fiz um seminário sobre conflitos armados na América Latina no começo do ano e usei seu vídeo para falar de genocídio de povos indígenas. Eu tbm falei sobre ditadura de Pinochet, uma pena q o vídeo sobre Chile veio dps do trabalho, mas pelo menos eu sei q tava td certinho kkkk😅
@gu_no
@gu_no 7 ай бұрын
Ian, vejo todos os seus vídeos e o vídeo sobre os Yanomamis nunca apareceu para mim! 😱😱😨 Vou ver, dar like, comentar e compartilhar agora! Obrigado. 🤜🏻🤛🏻
@gscsilvavaladares7065
@gscsilvavaladares7065 7 ай бұрын
Sou obrigado a dizer , mesmo tendo votado e ainda acreditando no presidente Lula , já passou da hora dele lidar com a geopolítica e focar no nosso país , ou melhor , no Norte ,ou ainda precisamos conseguir um jeito de criar mobilizações ao menos próximas do que o PT é capaz de mobilizar.E existe risco em apoiar movimentos anti-garimpo mesmo aqui? Não imagino eles terem capacidade de poderem ameaçar alguém que está longe do Norte onde eles operam maioria do tempo
@BabyBat14
@BabyBat14 7 ай бұрын
Todo apoio e solidariedade às nossas irmãs e camaradas lutando contra essa violência e se organizando em Roraima. Nossos corpos não são propriedade! Somos seres humanos!
@Emilly2349.
@Emilly2349. 7 ай бұрын
Olá camarada, já chego dando like e apoiando o seu canal, mas esse vídeo vou passar. Um tema muito triste e imaginar essa tristeza do nosso povo. Até o próximo vídeo ❤
@Sikpli
@Sikpli 7 ай бұрын
Não importa o quão rica seja a cultura e costumes do norte a nossa região sempre vai ser tratada como um quintal ou terreno baldio pro resto do país…
@TiagoAlcantara-xy6my
@TiagoAlcantara-xy6my 7 ай бұрын
É impressionante como um governo de direita pode acabar com toda uma região num pequeno espaço de tempo.
@5driedgrams
@5driedgrams 7 ай бұрын
A direita só tem compromisso com Mamon.
@clicaeveras
@clicaeveras 7 ай бұрын
Agora imagina em portugal a esquerda acabou com o país, que nós deixou na miséria e conhecidos como Venezuela da Europa
@rafagoncalves3391
@rafagoncalves3391 7 ай бұрын
E o gov de "esquerda" não faz nd pra mudar essa situação
@TiagoAlcantara-xy6my
@TiagoAlcantara-xy6my 7 ай бұрын
@@OutroKauan se importar de fato nunca nenhum o fez. O meu comentário foi sobre o nível de destruição em cima do pouco que já se tinha.
@lazy7842
@lazy7842 7 ай бұрын
Esse caso é estrutural de anos, só ver a galera de Roraima falando sobre. Foram uma normalização ao longo do tempo, PT não mudou muita coisa
@kamilacasagranda4474
@kamilacasagranda4474 7 ай бұрын
Eu sou acreana, mas moro em SP, é importantíssimo tocarem nesse assunto, acrescentando um conhecimento, no Acre não há garimpo, porém há exploração de madeiras nativas, é o mesmo problema porém a causa é outra, não coloquem o norte tudo no mesmo quadrado. Por favor, não me levem a mal
@carlosandre1971
@carlosandre1971 7 ай бұрын
Parabéns por explanar sobre assunto tão criminoso.
@pepperjam6247
@pepperjam6247 7 ай бұрын
Ótimo vídeo, camarada. Será se é possível usar VPNs em alguns vídeos pra tentar remediar esta questão dos raios geográficas?
@gu-psi
@gu-psi 7 ай бұрын
Sou de Brasília, na mesma região de onde veio o Santineli, por aqui muita galera realmente só tem acesso a internet pelo celular. Vejo pouca galera com computador mesmo
@cacaualves9439
@cacaualves9439 7 ай бұрын
Ian, muito necessário falar desse tema e as relações entre grandes crimes. Tem um filme que chama "filhasdo sol" que ilustra com precisao cirúrgica o que acontece no norte com essas meninas, inclusive o filme foi criado com base em depoimentos de pessoas que viveram ou conviveram com isso. Bem complicado, chocante, bizarro e perverso.
@aninhabianca4457
@aninhabianca4457 7 ай бұрын
Obrigada pelo vídeo Ian
@sweetjane3465
@sweetjane3465 7 ай бұрын
Obrigada, Ian ❤❤❤
@cecilia2659
@cecilia2659 7 ай бұрын
Ian, sobre o video dos Yanomami.... faz alguns poucos meses que acompanho o canal e o algoritimo ja me recomendou diversos videos antigos seus, mas esse nunca tinha aparecido! acho q deve continuar falando em live mesmo para que mais pessoas (como eu haha) tenham acesso e vao atras. Tenho muito interesse na area, so nao sabia que esse video existia!!!!
@danitecnolog5117
@danitecnolog5117 7 ай бұрын
Muito bom, professor😁
@estelasantos1917
@estelasantos1917 7 ай бұрын
🥰
@paulolopes8736
@paulolopes8736 7 ай бұрын
❤❤❤
@DavidaPalestina
@DavidaPalestina 7 ай бұрын
Ian Neves que bom que esta aqui
@AridionesSouza-vo3kt
@AridionesSouza-vo3kt 7 ай бұрын
Por quê Roraima tende ser um estado com predomínio político da galera de direita?
@TDAH125
@TDAH125 7 ай бұрын
Porque estamos no capitalismo 👍
@AridionesSouza-vo3kt
@AridionesSouza-vo3kt 7 ай бұрын
@@TDAH125 cadê a esquerda roraimense?
@dannielvilasboasdefreitas3414
@dannielvilasboasdefreitas3414 7 ай бұрын
​@@AridionesSouza-vo3ktmortos, pelo garimpo, trafico ou polícia. Que todos são iguais.
@AridionesSouza-vo3kt
@AridionesSouza-vo3kt 7 ай бұрын
@@dannielvilasboasdefreitas3414 mas cadê a mobilização do PT roraimense?
@gabriellapalavecino7605
@gabriellapalavecino7605 7 ай бұрын
@@AridionesSouza-vo3kt moro em Rondônia. Aqui no Norte a esquerda é muito fraca. Aqui, infelizmente, o bolsonarismo domina.
@futeboleoutrasideia
@futeboleoutrasideia 7 ай бұрын
Dói na alma. Que tristeza, que revolta, que ódio
@alex_sousa
@alex_sousa 7 ай бұрын
Obrigado por avisar no início, dei pause, vou desligar o celular e correr pra minha casa
@estelasantos1917
@estelasantos1917 7 ай бұрын
🙃
@TDAH125
@TDAH125 7 ай бұрын
?
@OzelaR
@OzelaR 7 ай бұрын
Vai tranquilo, parça, só é para comer notícias lixo assim quem conseguir cuspir de volta em cima dos alvos corretos (note que não é o trabalho de divulgação da notícia que é uma merda)
@cicerosamuel7401
@cicerosamuel7401 7 ай бұрын
Sem falar que a distribuição da internet vem do Ceará. É aqui que os cabos que cruzam o Atlântico, chegam e interligam para as outras regiões do país.
@RebecaOliveira-dj6gb
@RebecaOliveira-dj6gb 7 ай бұрын
obrigada por trazer o assunto a tona
@hugovieira321
@hugovieira321 7 ай бұрын
As minhas professoras do curso de ciências sociais na UFRR, sempre muito necessárias e a frente de temáticas super importante
@joaoeduardoferreira9677
@joaoeduardoferreira9677 7 ай бұрын
Eu trabalho no ibge, essa pesquisa TIC é de tecnologia da informaçao, sai uma vez por ano e está em andamento
@CarolPhilip_
@CarolPhilip_ 7 ай бұрын
Sou do Ap. nunca escutamos nada sobre Roraima e quando chega alguma coisa, é essa coisa horrível 😪
@carolinecostaBR
@carolinecostaBR 7 ай бұрын
Obg Ian por nos trazer esse tema
@armandomath
@armandomath 7 ай бұрын
Vídeo importantíssimo, Ian!
@PauloPauladaPower
@PauloPauladaPower 7 ай бұрын
Ian, alguns pontos que acho que valem a pena ser tocados. Em Roraima, quando houve a decisão sobre terras indígenas, principalmente na Raposa Serra do Sol, foi muito mal feita e mal estudada a decisão. A imensa maioria dos indígenas foram contra essa demarcação, sabiam que ia dar problema com o agro cedo ou tarde, e PEDIRAM que fossem várias regiões pequenas que protegessem as aldeias, mas aí pegaram uma grande área, com as aldeias e os espaços entre elas.. E isso criou uma baita problema ao invés de ajudar. Somando as áreas indígenas da região, os indígenas receberam tanta terra quanto o país Portugal. Mas eles não tem condições de tocar algo tão grande assim e nem permitem que eles explorem nada. Virou uma espécie de Santuário da Pobreza ou uma Ode à Pobreza. Eles podiam muito bem estar cultivando algo lá e vendendo. Além disso, a grande extensão das terras criou problema não só com os plantadores de arroz, mas com outros etnias de indígenas da região. E outra, nem todos sabem, mas Roraima não é ligada ao sistema elétrico brasileiro. Eles recebem energia da Venezuela. Pois nos anos 70, foram fazer uma estrada passando pelos territórios indígenas e mataram mais da metade da população indígena de Roraima. Aí quando foram propor parceria com os indígenas para passar fios de alta tensão nas terras deles para ligar Roraima ao sistema elétrico, eles ficaram com medo disso acontecer novamente. Então assim, esse caso é uma sucessão de erros. Um atrás do outro. A decisão das terras indígenas em Roraima não foi colegiada, foi monocrática, e o ministro que decidiu nunca nem viajou ou conversou com as pessoas que seriam afetadas. Eu vi uma palestra do Aldo Rebelo sobre o caso e ele afirmou que até no STF eles enxergam que fizeram besteira.
@isnpaysandu
@isnpaysandu 7 ай бұрын
A lógica é a mídia hegemônica. Os meios de comunicação de massa tratam apenas sul e sudeste como Brasil. À burguesia deste país é muito interessante manter Norte e Nordeste no imaginário geral como barbárie. Políticos influentes e tradicionais também estão envolvidos em tráfico de crianças para a exploração sexual. E, pelo racismo contra a população dessas regiões, a opinião pública fica indiferente.
@Ratovic
@Ratovic 7 ай бұрын
morei 4 anos em Boa Vista... nesse período, eu fiquei sabendo de uns 5 ou 6 casos... triste isso!
@rosaresende232
@rosaresende232 7 ай бұрын
Muito importante, não consegui terminar, porém sou nordestina resido no nordeste e sou fã ❤
@_vanearaujo
@_vanearaujo 7 ай бұрын
Trampo importante o de vocês.
@gabriellapalavecino7605
@gabriellapalavecino7605 7 ай бұрын
Aqui no norte, infelizmente, a esquerda é muito fraca.
@jhonnybarbosa-ti6xg
@jhonnybarbosa-ti6xg 7 ай бұрын
Nada ver, lá no nordeste, a esquerda é forte e é onde há enorme controle do crime organizado. Preciso nem falar do machismos que lugares assim tem
@zanimoz3370
@zanimoz3370 7 ай бұрын
@@jhonnybarbosa-ti6xg ele tá falando do Norte, não do nordeste
@CZARADODARUSSIA
@CZARADODARUSSIA 7 ай бұрын
menos no Pará e Amapá que tomam tudo
@JosueOliver007
@JosueOliver007 7 ай бұрын
​@@jhonnybarbosa-ti6xga região mais machista é a sul lá é de direita! agora te pergunto o que têm a ver?
@rivotril6441
@rivotril6441 7 ай бұрын
​@@JosueOliver007só queria saber o que tem a ver machismo com esquerda ou direita
@yutabaiano
@yutabaiano 7 ай бұрын
agradeço por mais um vídeo, mestre!
@estelasantos1917
@estelasantos1917 7 ай бұрын
muito bom, muito bom
@yutabaiano
@yutabaiano 7 ай бұрын
@@estelasantos1917 sim pô
@TDAH125
@TDAH125 7 ай бұрын
​@@yutabaianosim👍
@nikoleregina5767
@nikoleregina5767 7 ай бұрын
Ian pfvr fala sobre oq ta acontecendo aqui em Maceió pela exploracao de sal gema
@hayssagoncalvesdealmirante2506
@hayssagoncalvesdealmirante2506 7 ай бұрын
O meu estado é lindo e tinha muito potencial, mas infelizmente a política daqui sempre foi comandada por quem veio de fora, está enraizado nas nossas entranhas. Eu como roraimense nascida e criada aqui tenho muita vergonha do que nos tornamos como população.
@liadias8915
@liadias8915 7 ай бұрын
Deixei meu like pelo trabalho, mas depois dos avisos de gatilho decidi não continuar o vídeo. Mas no vídeo você traz uma ação possível em relação a esse problema? Tem uma ação coletiva que a gente pode tomar parte?
@gustimos1258
@gustimos1258 7 ай бұрын
Ian, só encontrei seu video colocando o nome do canal, se só procurar por gen... yanomami só aparece outros canais. Obrigado pelo trabalho!
@isabelahenriques8584
@isabelahenriques8584 7 ай бұрын
Égua finalmente! É triste quando a gente aqui do Norte assiste até os influenciadores de esquerda esquecendo totalmente da região! E DIGO MAIS! A direita (principalmente os extremos) estão absolvendo essas bandas daqui de com força!
@reticulando
@reticulando 7 ай бұрын
UHUL RORAIMA MENCIONED...de forma negativa novamente...eu e meu amigo fizemos o levantamento de varias notícias do jornal local e era assustador a frequência com que casos de abuso, estupro, principalmente com crianças eram relatadas, de 10 materias do dia pelo menos uma era um caso de abuso
@mariateresafonseca557
@mariateresafonseca557 7 ай бұрын
Compartilhando.
@talitasampaio3855
@talitasampaio3855 7 ай бұрын
Já estudei bastante impactos ambientais da instalação de indústrias, e uma das coisas que li é que é notório o aumento de casos de estupro em locais que recebem novas instalações de plantas industriais. Não estou surpresa que isso tb tenha siso observado no caso do garimpo ilegal. Nunca é fácil ser mulher nesse país.
@Juliana0008
@Juliana0008 7 ай бұрын
😢
@mirtesmuller9787
@mirtesmuller9787 7 ай бұрын
Buenas Idéias tem vídeo sobre a construção de Itaipú. E a prostituição. Sâo os consrrvadores bolsonarentos
@numaondanoa
@numaondanoa 7 ай бұрын
quanto maior o desenvolvimento o desenvolvimento industrial, maior os numeros de casos de exploração
@Fernanda-yr2ry
@Fernanda-yr2ry 7 ай бұрын
Um filme muito interessante q está ligado a esse assunto é "Anjos do sol", tem completo aqui no YT, é muito pesado - alerta gatilho forte - mas muito importante de ser divulgado.
@evelyseherminio2694
@evelyseherminio2694 7 ай бұрын
Muito preocupante e relevante essa questão.
@florcore3476
@florcore3476 7 ай бұрын
parabéns, assunto importantissimo
@ambraa9221
@ambraa9221 7 ай бұрын
Assunto extremamente alarmante!
@Felpo4
@Felpo4 7 ай бұрын
O Ian em literalmente todas as lives: "Primeiro de tudo" "Isso é fantástico" "Seis tão bem?" "Hoje vai ser gimo"
@renanmendes307
@renanmendes307 7 ай бұрын
Ian, dá uma olhada no que o Oinegue (da Band) disse sobre a privatização da SABESP
@raykar3050
@raykar3050 7 ай бұрын
Falou do Governo Rachel Lyra pra educação aqui de Pernambuco.
@SiberiusAxolot
@SiberiusAxolot 7 ай бұрын
Ian, realmente, o algoritmo não me mandou o vídeo sobre os yanomami. Mas por desaforo a plataforma, vou colocar na playlist
@igorgierlinger
@igorgierlinger 7 ай бұрын
ANTI PATRIARCAL, ANTI RACISTA, ANTI CAPITALISTA E ANTI RELIGIÃO! 4 coisas pro feminismo Ian.
@paulolopes8736
@paulolopes8736 7 ай бұрын
❤❤❤
@igorgierlinger
@igorgierlinger 7 ай бұрын
é o ser humano que diz, a lógica, a razão, os fatos... né@@OutroKauan
@patriciaalves8173
@patriciaalves8173 7 ай бұрын
Muito triste tudo isso😢
@talitasampaio3855
@talitasampaio3855 7 ай бұрын
Ian, não sei se vc viu, mas a questao yanomami foi abordada em diversas questoes da prova de segunda fase da unicamp, aplicada ontem.
@Ovlynn
@Ovlynn 7 ай бұрын
Acerca da entrega do vídeo, nunca me foi sugerido. Vou ver agora, assim que acabar este
@danielpravoslavie
@danielpravoslavie 7 ай бұрын
Bizarro nao ter uma solucao sobre esses crimes , sem politica se defesa de pessoa vulneraveis
@rafael-pq9ty
@rafael-pq9ty 7 ай бұрын
Sabe porque? Porque é lógico que o estado brasileiro ganha com trabalho escravo e faz uma vista grossa pra os abusos, já que tem que manter a mão de obra barata, resumo, essa porra tá cagando pra gente
@ViniciusFernandes-13
@ViniciusFernandes-13 7 ай бұрын
UP!!
@ellie6247
@ellie6247 7 ай бұрын
o Fábio é aqui da minha cdd. Marabá/pa já vi ele algumas vezes na facul
@franciscoaraujo2016
@franciscoaraujo2016 7 ай бұрын
Grandes garimpeiros brasileiros Eles fazem sempre um ótimo trabalho 🇧🇷
@joziel3664
@joziel3664 7 ай бұрын
Caraca...
@estelasantos1917
@estelasantos1917 7 ай бұрын
✊🏿🚩
@polianealvesdeoliveira7373
@polianealvesdeoliveira7373 7 ай бұрын
Muito bom
@anaraiz7513
@anaraiz7513 7 ай бұрын
Engajando 🚩✊🏾
@Dovahkiim_
@Dovahkiim_ 7 ай бұрын
@Psychobellic
@Psychobellic 7 ай бұрын
720 ~ é 2x à cada dia um novo episódio, meu Deus....
@Mene0
@Mene0 7 ай бұрын
Que horror
@thiagomadeira1234
@thiagomadeira1234 7 ай бұрын
Bora meus camaradas falar sobre essa pauta❤
@beatrizmatos1000
@beatrizmatos1000 7 ай бұрын
Misericórdia!
@brdonlopz
@brdonlopz 7 ай бұрын
Não consigo ver mas aqui está o engajamento.
@leandrogomes1423
@leandrogomes1423 7 ай бұрын
🔥🔥🔥
@leandrogomes1423
@leandrogomes1423 7 ай бұрын
👏👏👏
@evelynctferreira
@evelynctferreira 7 ай бұрын
Onde posso ter acesso as lives completas?
@user-ft4my6ok8d
@user-ft4my6ok8d 7 ай бұрын
Sobre isso é necessário dizer. Eu mesmo não sabia.
@LucioMelloCanto
@LucioMelloCanto 7 ай бұрын
Ian voce poderia falar sobre a questao Venezuela X Guiana?
O MITO DE SER FELIZ NO TRABALHO | Cortes do História Pública
25:15
КОМПОТ В СОЛО
00:16
⚡️КАН АНДРЕЙ⚡️
Рет қаралды 28 МЛН
Spot The Fake Animal For $10,000
00:40
MrBeast
Рет қаралды 149 МЛН
A little girl was shy at her first ballet lesson #shorts
00:35
Fabiosa Animated
Рет қаралды 5 МЛН
NEYMAR E A PRIVATIZAÇÃO DAS PRAIAS | Cortes do Ian Neves
12:20
КОМПОТ В СОЛО
00:16
⚡️КАН АНДРЕЙ⚡️
Рет қаралды 28 МЛН