O que é o Imaginário para Lacan? (Parte 2)

  Рет қаралды 3,609

Flávio Mendes

Flávio Mendes

Күн бұрын

Nesta Live pretendo continuar a trabalhar a pergunta "O que é o Imaginário para Lacan?". O Imaginário é um dos três registros do falasser propostos por Lacan. Desde o começo de sua inserção na Psicanálise o Imaginário já estava sendo construído quando ele propôs pensar a psicanálise a partir do conceito de imago e trabalhou o tema do Estádio do Espelho. Esse assunto é tratado no curso online Dossiê Lacan: Teoria e Experiência Psicanalíticas e aqui eu pretendo abordá-lo para situar sua importância.
Assista a Parte 1: • O que é o Imaginário p...
Inscreva-se gratuitamente e acesse 8 aulas do Curso: dossielacan.cl...
REFERÊNCIAS DA LIVE:
Elisabeth Roudinesco & Michel Plon. Dicionário de Psicanálise.
Jacques Lacan. Observação sobre o Relatório de Daniel Lagache. Em: _____. Escritos, p. 653-691.
Jacques Lacan. O estádio do espelho como formador da função do eu. Em: _____. Escritos, p. 96-103.
Jacques Lacan. O Simbólico, o Imaginário e o Real. Em: _____. Nomes-do-Pai, p. 9-54.4
Jacques Lacan. Os complexos familiares na formação do indivíduo. Em: _____. Outros Escritos, p. 29-90.
Jacques Lacan. Formulações sobre a causalidade psíquica. Em: _____. Escritos, p. 152-196.
Jacques Lacan. Para-além do "princípio de realidade". Em: _____. Escritos, p. 77-95.
ENCONTRE-NOS NA INTERNET:
Facebook: / flaviomsmendes
Site: www.flaviomend...
Linkedin: / flaviomendes
Lattes: lattes.cnpq.br/...

Пікірлер: 45
@marciatippi1819
@marciatippi1819 23 күн бұрын
Querido professor, eu não o conhecia e estou assistindo suas aulas pelo youtube e devo dizer que somente agora pude entender um pouco mais sobre o RSI. Vc explica de uma forma mais simples e clara e faz com que muitas coisas ininteligíveis nos textos se tornem palatáveis. Muito obrigada. A inteligencia se mede pela simplicidade e pela clareza com que se ensina. Queria muito alguem que interpretasse com mais clareza e exemplos a dificil leitura de Lacan. Achei. Virei sua seguidora. Obrigada.
@rosalicelopes9177
@rosalicelopes9177 Жыл бұрын
Flavio, assisti duas de suas lives hoje. Gratidão pela sua disposição e que bom que você entende tanto e tem a clareza “no trânsito mas palavras”. Abraço
@PaulWegmann
@PaulWegmann Жыл бұрын
Assistindo por sexta vez. Incrível o seu domínio e clareza! Virei fã! Obrigado demais pelo conteúdo! Me surgiu a pergunta sobre modos práticos de conduzir o diálogo clínico para por em relevo o campo simbólico. Obrigado!
@marciofocaccia
@marciofocaccia 6 ай бұрын
Show!! 36:36 TRABALHAR A ANALISE PELA VIA IMAGINARIA, é ficar preso no espelhamento (apaga fogo, empatia, querer curar)
@prizcilaamorim
@prizcilaamorim 2 жыл бұрын
Parabéns professor, tô adorando essas aulas.
@flaviomendespsi
@flaviomendespsi 2 жыл бұрын
Gratidão, Ana! Bom estudo! Fique à vontade para comentar o que tem achado. Até breve!
@erikmartins8349
@erikmartins8349 3 жыл бұрын
Bom demais, Flávio!
@flaviomendespsi
@flaviomendespsi 3 жыл бұрын
Oi Erik, que bom! Obrigado pelo retorno! Se puder, conte um pouco de sua relação com a Psicanálise, que assim vou conhecendo quem se aproxima. Até mais!
@ressignificando45
@ressignificando45 3 жыл бұрын
Concordo com vc nesse sentido que vc disse a respeito do coach: fale 3 vezes..., porém acredito q eles usam isso baseando-se na PNL ou Técnicas de sugestionamentos ou hipnótica (subconsciente).
@flaviomendespsi
@flaviomendespsi 3 жыл бұрын
Ei Saúde Mental! Eu não lembro mais o que falei sobre os coachs, mas retomando sua fala, é por eles se basearem na PNL ou em Técnicas de Sugestão ou de Hipnose que já identifica-se uma distância em relação ao campo psicanalítico. Do ponto de vista da psicanálise de Freud, o próprio abandonou a hipnose para começar a trabalhar com a associação livre; do ponto de vista da psicanálise de Lacan, a forma de usar a linguagem de forma sugestiva está longe da compreensão simbólica da linguagem - de entender que o inconsciente está estruturado como uma linguagem e submetido às leis do significante - e tende a ser uma forma imaginária de trabalhar com ela. Até mais! Boa caminhada no estudo!
@joelvieira6201
@joelvieira6201 3 жыл бұрын
Parabéns pelo trabalho. Estou acompanhando seus vídeos para conhecer um pouco mais de Lacan e estou entendendo
@flaviomendespsi
@flaviomendespsi 3 жыл бұрын
Oi Joel, obrigado pelo retorno! Que bom que o material tem contribuído. Se puder, conte um pouco de sua relação com a psicanálise, pois assim conheço melhor quem se aproxima. Até mais!
@joelvieira6201
@joelvieira6201 3 жыл бұрын
@@flaviomendespsi Minha relação com a psicanálise é só uma: cai em concurso.
@flaviomendespsi
@flaviomendespsi 3 жыл бұрын
Ei@@joelvieira6201 ! Então tá bom demais! haha. Bons estudos e provas!
@raquelcatunda9801
@raquelcatunda9801 3 жыл бұрын
Excelente aula!!! 👏🏽👏🏽👏🏽
@flaviomendespsi
@flaviomendespsi 3 жыл бұрын
Que bom, Raquel! Algo que tenha te chamado mais atenção?
@alenirgavioli2570
@alenirgavioli2570 3 жыл бұрын
Oi Flávio , só hoje encontrei vc é adorei o seu vídeo , quero saber de tudo que vc apresenta , sua didática e ótima, também quero saber dos seu cursos
@alenirgavioli2570
@alenirgavioli2570 3 жыл бұрын
Flávio vi também que vc respondeu atidos , isso é muito bom
@flaviomendespsi
@flaviomendespsi 3 жыл бұрын
Oi Alenir, que bom que gostou do conteúdo! Fique à vontade para conhecer o canal! O curso que eu tenho pronto nesse momento é o Dossiê Lacan. Se quiser informações a respeito, acesse esse link: flaviomendespsicologo.com.br/dossie-lacan/ Outras informações, pode entrar em contato! Até breve!
@ressignificando45
@ressignificando45 3 жыл бұрын
Show, obrigado!
@flaviomendespsi
@flaviomendespsi 3 жыл бұрын
Por nada, que bom!
@ruymarins515
@ruymarins515 8 ай бұрын
26 Jan: parabéns 😂 uma sra Aula!
@orleiaventura4295
@orleiaventura4295 3 жыл бұрын
🙏🙏🙏🙏🙏🙏
@flaviomendespsi
@flaviomendespsi 3 жыл бұрын
Que bom, Orleia!
@rogerilton
@rogerilton 2 жыл бұрын
Tem um caso aqui que estou observando, uma mulher apresenta dificuldade na organização do seu trabalho e entrega os documentos atrasados, anda com comportamento diferente, fadiga e pressa sempre e reclama que a vida está uma correria. Conversado um pouco com ela eu percebi que ela sempre entra em contradição.Seria o caso de ela ter encontrado o real do seu sofrimento e não conseguir dar significado para isso? Ela tem 43 anos é casada desde os 14 com o mesmo homem e reclama muito dele. Ela me procurou e pediu ajuda para colocar ordem os documentos que não foram entregues, conversando com ela descobri que ela mantém uma vida dupla. Seria aqui que o real entra?, Por ela saber que mente para todos e não tem um imaginário formado da situação?
@flaviomendespsi
@flaviomendespsi 2 жыл бұрын
Ei Ilton! Vejo que você já está entrando no estudo dos registros. É importante entender primeiro que os registros que o Lacan propôs, Simbólico, Imaginário e Real, não são caracterizações dos eventos que acontecem na vida da pessoa, mas conceitos operatórios da escuta do analista na clínica. Por exemplo: se alguém pensou algo de uma maneira, isso seria o Imaginário? Não. A pessoa está em sofrimento, é o real? Não. Não é dessa forma que eles são operados, mas, sim, na escuta do discurso do paciente no contexto clínico. Vá seguindo com o estudo e pensando a respeito que nós vamos trabalhando. Agora, em relação à situação da pessoa que você trouxe, acho que cabe alguns apontamentos: Primeiro, é importante considerar o sigilo dessas informações e não trazê-las em espaços públicos, por mais que não esteja citando muitos dados. Quando expomos dados de pessoas que atendemos, nós estamos ferindo o acordo de cuidado que temos com ela. Segundo, é importante cuidar para não cair numa visão moral da situação, pois cada pessoa constrói sua realidade em função das questões com as quais está lidando, e diante disso precisamos escutar quais são as construções feitas, os significantes, suas contradições e as fantasias que comparecem no discurso ao falar da vida pessoal, das queixas do relacionamento, das decisões. Terceiro, é a parte da supervisão, que também é bastante importante quando estamos atendendo alguém. Em geral, precisamos nos atentar para isso, pois a supervisão é um lugar privilegiado para conversar sobre os casos atendidos. Espero ter contribuído. Veja se isso te ajuda a pensar a respeito, tá bem? Qualquer coisa, avise! Boa caminhada no estudo!
@rogerilton
@rogerilton 2 жыл бұрын
@@flaviomendespsi não estou atendendo ela, minha empresa oferece serviços, como exemplo a realização de roteiros, como ela estava falante eu andei só fazendo algumas perguntas e resolvi te falar para você ver se eu entendi o que é real, imaginário ou simbólico, confesso vou ter que estudar muito Lacan é complicado kkkkk
@flaviomendespsi
@flaviomendespsi 2 жыл бұрын
Oi Ilton!@@rogerilton Ah, entendi! É que essa questão do sigilo é bem importante e eu me preocupo com ela. Mas ok. Quanto à compreensão dos registros do Simbólico, Imaginário e Real, eu penso que é preciso ter paciência, pois primeiramente a gente incorre no erro de tentar associá-los aos conhecimentos que já temos, assimilando-os em nossa saber prévio, e isso é bem ruim, pois não nos ajudará a entendê-los, mas confundi-los. Cada um desses registros foi construído a partir de diferentes elaborações: o Imaginário veio das discussões sobre a Imago, a Prova do Espelho, a etologia, a ótica, a filosofia hegeliana; o Simbólico veio das discussões sobre a Linguística, a estrutura simbólica e sua eficácia, a Teoria do Significante; o Real veio das discussões sobre o Erotismo, a Lógica, a Matemática. Então, não são teorias com as quais estamos habituados. Por isso, antes de tentar assimilá-los ao que você já sabe, se permita ir acessando o conteúdo, conhecer a construção de cada registro, e de pouco em pouco você verá que eles ficarão mais fáceis de entender. Essa é a caminhada do curso Dossiê Lacan, que você já está fazendo. A Live que fiz é tipo um panorama do conceito, mas é muito material junto. Espero que isso te ajude, e te aguardo nas aulas do curso, tá bem? Até mais!
@luhlouluh8580
@luhlouluh8580 3 жыл бұрын
Top
@flaviomendespsi
@flaviomendespsi 3 жыл бұрын
Show!
@volneyhenriquepassosbrangd5788
@volneyhenriquepassosbrangd5788 3 жыл бұрын
PARABENS COMO SER MAIS CURADOR??? MAIS PRÁTICO NA ANÁLISE??? COMO SER MAIS EFICIENTE E EFICAZ??? TA CHEIO DE GENTE MUITO BOA EM TEORIA E RUIM NA PRÁTICA???? AGORA OS MAIS FAMOSOS ENTRE OS CLIENTES SÃO OS QUE CURAM.
@flaviomendespsi
@flaviomendespsi 3 жыл бұрын
Oi Volney! Tem que estudar bastante a teoria, tanto sozinho em seus estudos pessoais, quanto coletivamente em alguma instituição de formação; tem que fazer sua terapia ou análise para lidar com as questões pessoais que vão surgindo e dificultando o trabalho; tem que fazer supervisão para refletir sobre como está encaminhando os casos; tem que acompanhar os debates de outras propostas para ver como os demais tem realizado seus trabalhos; tem que estudar sobre eficácia e eficiência dos tratamentos; tem que conduzir bem o processo terapêutico com o paciente, conhecendo sua demanda e sabendo tratá-la da melhor maneira possível, e assim vai.
@elianemoraesmelo9081
@elianemoraesmelo9081 3 жыл бұрын
Boa noite
@flaviomendespsi
@flaviomendespsi 3 жыл бұрын
;)
@alepalhares3828
@alepalhares3828 3 жыл бұрын
Me desculpe, Flavio, mas Lacan é dificil de se compreender, assim como é difícil de explicar... são vários termos que os psicanalistas usam, que não comunicam seus significados, como por exemplo "um significante não significa nada!" Essa frase diz o que não é, porém não explica o que é...como se tentasse explicar por exclusão, dizer tudo que não é. Agradeço a tentativa, compreendo a dificuldade mas continuo sem entender.
@flaviomendespsi
@flaviomendespsi 3 жыл бұрын
Oi Alê! Obrigado pelo retorno! De qualquer modo, talvez tenha havido um mal-entendido. Essa Live é a segunda parte do tema do Imaginário, então se você começou por ela, o assunto ficará quebrado mesmo. Tem a primeira parte, na qual iniciei contextualizando historicamente e conceitualmente a construção do conceito. O link dela: kzbin.info/www/bejne/bnyxmWuieq2kfKc Outro aspecto é que eu não falei de Simbólico nem de Significante nessa Live, mas na anterior, que foi a Live sobre o Simbólico. Nela, eu também contextualizei historicamente e conceitualmente como Lacan foi construindo o conceito de Significante em sua obra. A frase "um significante não significa nada" não é uma definição do significante, mas apenas indica que não há uma relação fechada entre um significante e a significação, pois a significação se produz, para Lacan, na articulação dos significantes, o que ele chama de "cadeia significante". Ou seja, um significante qualquer como "casa" não tem significação própria, depende de outros significantes: "quem casa quer casa", "goiabada casa com queijo", "o botão está na casa errada". Perceba que nos exemplos, a palavra "casa" significa elementos diferentes em função do contexto da frase. Por isso, "um significante não significa nada". Ele é vazio e depende da "cadeia significante", ou seja, da articulação entre significantes. Por isso que, na análise, um significante pode adquirir e provocar outras significações ao longo do processo, e é a sua escuta que o analista deve estar atento. Se você quiser estudar esse assunto com mais afinco, vale a pena ler o texto "A instância da letra ou a razão desde Freud", que tá lá no livro "Escritos". Esse texto é crucial para entender a concepção da teoria do significante no Lacan. Talvez ajude a sair dessas "frases soltas" que os analistas falam. E o link da Live sobre o Simbólico é esse aqui: kzbin.info/www/bejne/kKWrnamLqceAhac Aproveitando, se puder, conte um pouco de sua relação com a Psicanálise. Me interessa conhecer quem tem se aproximado do canal. Qualquer coisa, fique à vontade para levantar suas questões. Bom estudo!
@alepalhares3828
@alepalhares3828 3 жыл бұрын
@@flaviomendespsi Olá Flávio! Agradeço pela enorme atenção e por dedicar tanto tempo respondendo à um espectador. Gosto muito da forma como você explica, tem sido o canal que eu mais assisto em busca de conhecimento psicanalítico. Sou aluno de psicanalista há 10 meses e procuro ouvir de diferentes professores pois a clareza na explicação faz toda a diferença. Ainda me deparo com dificuldades em Lacan, pois devido à linguagem (talvez até pela diferença linguística do francês) não é muito direta ou claro como gostaria. Mas continuarei revendo os textos até que eu entenda. Muito obrigado pelo canal e por tudo que tem ensinado. Um grande abraço
@flaviomendespsi
@flaviomendespsi 3 жыл бұрын
Oi@@alepalhares3828 ! Eu fico contente por saber que as explicações vão ajudando. A proposta do canal é de tratar o campo psicanalítica sem a forma enigmática que muitos profissionais vão fazendo. Que a psicanálise tenha conceitos difíceis e construídos de forma estrutural, ou seja, cada conceito depende do outro para se organizar, não significa que tenhamos que apresentar de maneira vaga. Quanto ao Lacan, sim, é uma leitura bastante difícil. Mas não se engane, a leitura de Freud também é difícil, embora a concatenação das ideias seja mais compreensível. Tem muita gente que lê Freud e não entende nada. Vá seguindo seu estudo, se encaminhando com ele, ok! Se tiver interesse, tem dois vídeos do canal que tratam dessa questão do estudo, nos quais eu falo sobre como eu estudo para o projeto Psicanálise Paralêla e sobre como é difícil estudar Lacan. Os links dos vídeos são: kzbin.info/www/bejne/r5ykoJKvicmegqM e kzbin.info/www/bejne/eZrco3WAfJmogtE Vamos nos falando! Até mais e boa caminhada no estudo!
@ressignificando45
@ressignificando45 3 жыл бұрын
@@flaviomendespsi isto me lembrou da matéria da filosofia chamada hermenêutica e exegese. Texto dentro do contexto ou palavra dentro do contexto. Vc vê semelhança desse conceito com que se diz relacionado aos significantes?
@flaviomendespsi
@flaviomendespsi 3 жыл бұрын
Oi@@ressignificando45 ! Não vejo tanta relação, pois a proposta de Lacan não fazer uma hermenêutica ou uma exegese do significante, a saber, de tentar interpretá-los, buscar significados ocultos ou destrinchar o significado dos significantes. A proposta do Lacan é intervir no significante fazendo-o ecoar sonoramente, e essa proposta exigiu uma teoria que diferenciasse o significante do signo linguístico. A psicanálise lacaniana não visa encontrar o profundo, os significados ocultos por trás das manifestações conscientes. Ao invés disso, propõe ecoar a sonoridade do significante no justo momento, para produzir efeitos na cadeia significante e intervir na relação entre Inconsciente e Sintoma. Dá para entender essa diferença? O que você acha?
@firefenix7749
@firefenix7749 3 жыл бұрын
.....porque Lacan parou de " falar " e só pintava durante o final de seu trabalhos.....se ele pregava a linguística como o inconsciente, estaria "como" Nitz estaria sofrendo algo, por não ter aplicado a profundeza da saberia ao próprio Deus!!!!!.....é notadamenre que esses profissionais acabam findando suas vidas de maneira "lamentavel"
@flaviomendespsi
@flaviomendespsi 3 жыл бұрын
Oi Félix! Eu não sei se você fez uma pergunta, uma crítica ou um comentário ao vento. Fiquei sem entender o comentário. Entretanto, posso tecer algumas considerações sobre o que você disse: Lacan não "pregou", ele não era um pastor ali. Ele propôs uma nova forma de pensar e trabalhar no campo da psicanálise. Dizer que ele "pregava" já nos tira do campo e nos coloca na religião, que não é o caso; Ele não disse que a linguística era o inconsciente, mas se apropriou de um conjunto de conceitos da linguística para pensá-lo a partir da teoria do significante, daí a concepção de que "o inconsciente está estruturado como uma linguagem", e "como uma linguagem" não é ser uma linguagem; Ele não "parou de falar", mas mudou a forma de falar, seja pelo envelhecimento - como alguns dizem -, seja por ter trabalhado cada vez mais com a matemática, a lógica e a topologia - como outros dizem. No final de seu ensino Lacan estava trabalhando muito mais com os rabiscos, anotações, desenhos, de fato. De outro modo, não faz sentido dizer que ele ter parado de falar seria uma contradição com sua teoria do inconsciente - aqui pareceu que você está criticando ele por ter deixado de falar como antes e isso estaria errado pois ele propôs uma teoria do inconsciente como linguagem; Sobre essa parte dele não ter aplicado a profundeza da sabedoria de Deus e de que esses profissionais - não entendi se o outro era o Nietzsche, é isso? - acabam findando a vida de maneira lamentável, eu não entendi se você está associando uma coisa com a outra no sentido de achar que foi um castigo divino sobre esses homens, ou se são coisas separadas. Se foi isso, eu acho bem perigosa e preconceituosa essa ideia. Além do mais, a gente envelhece, né, camarada, e todos nós somos passíveis de passarmos por diferentes tipos de problemas na velhice. O Lacan dedicou uns cinquenta anos de sua vida ao campo psicanalítico (1930-1981) - você não acha que passar toda uma vida trabalhando na área que se gosta é uma dádiva e tanto? Fico aqui no aguardo para você me ajudar a entender melhor os pontos da sua fala e para dialogarmos a respeito, tá bem!? Aproveitando, me conte um pouco sobre sua relação com a psicanálise, se for possível, pois assim eu vou conhecendo quem se aproxima do canal. Até breve!
@firefenix7749
@firefenix7749 3 жыл бұрын
@@flaviomendespsi ....saudações, grato pela resposta! O que digo é que o "homem é como a erva, e sua glória como a flor da erva, seca-se a erva cai-se a flor" Tenho pra mim que TUDO o que dizem os mais notados escritores que expõe o "desconhecido" mais parece com a caverna de Platão ou como Ulisses se amarrando ao mastro da nau, para ouvir as sereias......digo que: o que os nossos nobres e queridos autores, apenas nos apontam a ponta do Iceberg..... Sim e não que seja punição....o fato deles militarem uma carteira nesse maravilhoso campo de estudo, deles terem the end de suas vidas situações pertinentes a labuta de uma vida. Entretanto vós digo que: - quem nunca cometeu pecado atire a .... - quem estar na moeda, então daí a César..... - o que o olho não viu nem o ouvido não houviu, nem subiu ao coração do homem.....são as coisas que Deus têm preparado.... O que quero dizer é que nada que não tenha sido dito, já não tenha sido dado a centelha de chance para aqueles "grandes" homens de debrucarem sobre o que ainda não fora dito, tem como fonte O Criador do Universo!!!! e a eles são revelados tais profundezas, as quais nos envolvemos e apreciamos pois suas fontes são oriundas da Real Sapiência, entretanto a eles lhes faltam ao nosso ver a citação da Fonte. visto que nenhuma inspiração vem se não do Alto.
@flaviomendespsi
@flaviomendespsi 3 жыл бұрын
Oi@@firefenix7749 ! Nesse caso já não estamos no debate psicanalítico, mas na pregação e na fé religiosa, e isso impõe um limite à continuidade dessa conversa. Obrigado por ter esclarecido sua posição.
@marciofocaccia
@marciofocaccia 6 ай бұрын
Psicanalista nao é "COLTI" 😂
Visitando o Seminário 1 de Lacan: Os Escritos Técnicos de Freud
1:27:55
إخفاء الطعام سرًا تحت الطاولة للتناول لاحقًا 😏🍽️
00:28
حرف إبداعية للمنزل في 5 دقائق
Рет қаралды 79 МЛН
啊?就这么水灵灵的穿上了?
00:18
一航1
Рет қаралды 54 МЛН
VAMPIRE DESTROYED GIRL???? 😱
00:56
INO
Рет қаралды 7 МЛН
Erich Fromm | Christian Dunker | Falando nIsso
23:32
Christian Dunker
Рет қаралды 25 М.
IMAGINÁRIO NA PSICANÁLISE - parte 1 # 43
17:15
Alexandre Simões Psicanalista
Рет қаралды 25 М.
Marcelo Veras - Os nós de Lacan parte 1
43:21
Marcelo Veras
Рет қаралды 2,9 М.
Considerações sobre a Técnica Psicanalítica
1:22:50
Flávio Mendes
Рет қаралды 1,4 М.
O que é Significante, Significado e Signo em Jacques Lacan? [Glossário]
12:44
Nadiá Paulo Ferreira
Рет қаралды 17 М.
Seminário sobre a Obra de J. Lacan: Real, Simbólico e Imaginário | 5/10/2017
1:28:46
Instituto de Psicologia da USP
Рет қаралды 13 М.
Altas Habilidades e Superdotação - Dr. Ramiro Catelan [Ep. 083]
1:14:46
Psicanálise Paralêla: História e Temporadas
44:29
Flávio Mendes
Рет қаралды 766
Psicanálise x Psicoterapia
1:29:15
Flávio Mendes
Рет қаралды 1,9 М.
إخفاء الطعام سرًا تحت الطاولة للتناول لاحقًا 😏🍽️
00:28
حرف إبداعية للمنزل في 5 دقائق
Рет қаралды 79 МЛН