O que é saúde LGBTQIAPN+?

  Рет қаралды 106

Instituto Claro

Instituto Claro

Күн бұрын

Especialista explica conceito, diretrizes legais e como deve ser orientado o trabalho dos profissionais da saúde
A Política Nacional de Saúde Integral LGBT foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde e instituída pela Portaria nº 2.836 de 2011. O texto apresenta diretrizes para o cuidado direcionado a essa população, reconhecendo a discriminação como um fator que contribui para o adoecimento e o sofrimento psíquico. Além disso, também visa garantir atendimentos não discriminatórios nos serviços públicos de saúde.
Como diretrizes específicas, a Política prevê, por exemplo, ações para a prevenção de casos de cânceres ginecológicos e amplia o acesso a um tratamento qualificado para mulheres lésbicas, bissexuais e pessoas trans masculinas. Para homens gays, bissexuais, mulheres trans e travestis, são priorizadas as ações para prevenir casos de câncer de próstata.
Na entrevista, Mafê Medeiros, médica infectologista que também atua com saúde LGBTQIAPN+, explica as especificidades da atuação na área e os desafios para que a Política Nacional de Saúde Integral LGBT de fato acolha as pessoas da comunidade.
"A informação existe, só que a gente precisa capacitar os profissionais de saúde para além de um sistema cisheteronormativo, que é o que ainda é ensinado hoje nas universidades”, explica a infectologista, que ainda cita os canais disponíveis para denunciar casos de LGBTfobia.
Para a pessoa que sofrer LGBTfobia nos serviços no Sistema Único de Saúde (SUS), o canal de denúncia é o da ouvidoria, o 136. Para casos que acontecerem em clínicas particulares, o canal é o Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Nos dois canais, as denúncias podem ser feitas de forma anônima.
Veja mais no portal do Instituto Claro: www.institutoclaro.org.br
Acompanhe nossas redes sociais:
Instagram: institutoclaro
Facebook: institutoclaro
Twitter: instituto_claro
Tiktok: www.tiktok.com/@institutoclaro
Você também pode assistir a esse vídeo no portal do Instituto Claro:
www.institutoc...
#LGBTQIAPN #LGBT

Пікірлер: 1
@raphacrodrigues
@raphacrodrigues 9 күн бұрын
Eu como gay tenho que lutar muito para conseguir um atendimento digno, com os últimos recursos disponíveis etc. Caso contrário, eu ficaria em casa ou teria de procurar o atendimento particular. Entendo que não vamos ter os mesmo tipos de problemas e de mais tratos, mas eu não consigo ver o que seria menos pior. Porque na saúde tudo importa. Eu até hoje não consegui fazer um preventivo anal. Já tive uma vez que brigar e discutir para fazer pep. E já experimentei por não raras vezes dificuldades de marcar um simples atendimento ou uma consulta. Ou seja, eu nunca tive vida fácil no SUS
A importância e os desafios do psicólogo escolar
10:58
Instituto Claro
Рет қаралды 343
1 сквиш тебе или 2 другому? 😌 #шортс #виола
00:36
My Daughter's Dumplings Are Filled With Coins #funny #cute #comedy
00:18
Funny daughter's daily life
Рет қаралды 24 МЛН
А что бы ты сделал? @LimbLossBoss
00:17
История одного вокалиста
Рет қаралды 3,9 МЛН
Arteterapia auxilia no tratamento de pacientes psiquiátricos
8:05
Torneio de percepção tátil ensina a ler e escrever em Braille
7:10
O que é letramento racial?
8:12
Instituto Claro
Рет қаралды 251
LIVE ESQUENTA: O Pão Mais Fácil do Mundo! 🍞
1:21:17
Marcelo Horta
Рет қаралды 32 М.
O que é o fenômeno do transtorno de déficit de natureza?
7:48
Instituto Claro
Рет қаралды 100
Escola realiza ensaio fotográfico para combater a gordofobia
6:50
1 сквиш тебе или 2 другому? 😌 #шортс #виола
00:36