Parabéns pelo vídeo! Explica de uma forma objetiva, completa e didática.
@visiosapiens Жыл бұрын
Obrigado pelo elogio
@Will-zc7pf9 ай бұрын
Boa noite, excelente explicação. Poderia fazer um explicação sobre essa questão abordada no vídeo e o caso do cérebro numa cuba de Putnam?
@visiosapiens9 ай бұрын
Obrigado. Gostei da sugestão, o tema se encaixa perfeitamente aqui no canal. Já está na lista de próximos vídeos.
@alexsandrarehbein6022 Жыл бұрын
Que ótimo video querido! Frutos do nosso café filosófico, heheh. Que tal falar sobre Berkeley, é um contraponto bem interessante. O que você acha?
@visiosapiens Жыл бұрын
Parece muito apropriado! E sequência para o idealismo moderno.
@greenlife3174 Жыл бұрын
Olá chegando agora no canal. Acho essa frase uma ilusão. Pós como pensar sem existir ?rsrs Eu existo sinto e daí sim q vou pensar duvidar etc...
@visiosapiens Жыл бұрын
Sim, sua intuição faz sentido, Green Life. Inclusive, Nietzsche diz algo parecido com isso em "Além do bem e do mal". O erro de Descartes, foi basear a existência em algo que é secundário. Primeiro é preciso existir para depois pensar.
@greenlife3174 Жыл бұрын
Luquinhas pense um pouco comigo! Se N estivesse aqui na sua live N ia ouvir nem duvidar nem pensar p te enviar a MSN. Então existo sinto daí q vou pensar né.
@visiosapiens Жыл бұрын
Sim, vamos pensar. Para que eu duvide, antes tenho que ter pensamento e para ter pensamento, é preciso existir. Mas o ponto ao qual Descartes queria chegar, é o seguinte: e se tudo isso que acontece ao seu redor for apenas um sonho? Uma ilusão mental, um jogo criado por um deus perverso que te criou só para se divertir vendo você acreditar na realidade? Quando pensamos algo do tipo, começamos a duvidar da existência da matéria. E se tudo isso for virtual? Como posso saber se este corpo que tenho é real, se existe, de fato? Quando Descartes concluiu a existência da realidade do pensamento, estava sugerindo que a nossa consciência é mais evidente e verdadeira que nosso corpo. Não posso saber se existo pelas sensações que tenho do meu corpo. A única coisa que pode provar a nossa existência, de acordo com Descartes, é o fato de termos uma consciência, que pensa e reflete sobre esses problemas da realidade. As dúvidas são mais reais que a própria realidade! Obrigado pelo apoio no canal!