O que é Superdotação? Como descobrir se tenho isso?

  Рет қаралды 11,385

Jean Alessandro

Jean Alessandro

Күн бұрын

Пікірлер: 152
@maritimponi
@maritimponi 2 ай бұрын
Descobri a superdotaçao aos 45. Me suerpreendeu muito. Eu não me sinto inteligente, não é falsa modestia
@naaramartins9408
@naaramartins9408 2 ай бұрын
Eu estou em investigação clínica pra AHSD, e quando o Psiquiatra me falou sobre a possibilidade de eu ter, foi um susto, por que nunca me vi dessa forma, pelo contrario. Ele me perguntou de questões da infância, e lembrei me de sempre perguntar muitas coisas aos professores e sempre perceber que eles não gostavam, eu sofria muito, minha mãe me mudou 3 vezes de escola no ensino fundamental, por que eu sofria uma certa “perseguição”dos professores, e eu comecei me camuflar e não perguntar mais ou comentar por que percebia que eu incomodava, pra não me sentir mais rejeitada preferia não “aparecer”, e até hoje eu tenho muito dificuldade em ser elogiada por algo, por que não quero parecer arrogante, ou melhor que alguém.
@georg.e0
@georg.e0 2 ай бұрын
História cativante.
@verafick1
@verafick1 2 ай бұрын
Me vi todinha... Depois de acompanhar o canal dei pra vasculhar as caixas que estão gravadas no disco de titânio da minha cabeça, a parte mais engraçada era eu levar três volumes de uma enciclopédia que tínhamos em casa, pra ler no banheiro, o único lugar com privacidade numa casa com 7 pessoas e apenas UM 😅 banheiro.. Não era uma "Barsa", meu sonho de consumo de enciclopédia da minha infância. Mas eu amava. Aí as gurias chamavam "mãe!!! Tira o livro da Vera Maria! Eu entregava de um em um. A gritaria continuava, até a mãe me prometer uma surra 😅 Ah, e quando não conseguia "passar" com um livro, eu lia o tubo de pasta de dente. Sabia tudo, aliás, outro dia vi que ainda conseguia lembrar do endereço da fábrica 😅 Já pensou? Um abraço 🤗
@igorsilva4387
@igorsilva4387 2 ай бұрын
Também estou em investigação. Engraçado é sermos taxados como "os alunos mais chatos da sala" pelas perguntas que fazemos. Passei a aguardar o final da aula para questionar os professores sobre pontos das aulas que me chamavam atenção.
@tavaresrco
@tavaresrco Ай бұрын
Acho que vc deu azar em pegar professores ruins... HJ sou professor, encaminho com certa frequência pro AEE alunos com suspeita de AH, até para que eles não sofram o que eu sofri... vou te falar que a escola nunca foi um lugar legal pra mim... Pessoas com AH podem sim se destacar até mesmo como alunos medíocres, visto que tudo é tão fácil que nem sentem vontade de estudar, não tem desafio... em minhas aulas tento puxar os alunos mais fracos, mas sempre dou desafios para os AH. E não tenha dúvida, que são muitos, dificil uma sala com 30 que não tenha ao menos um... estimativas revelam que cerca de ao menos 10% podendo chegar a mais de 14% tem AH dependendo da linha que vc siga. Em meninas o diagnostico é mais dificil... existe uma tendência das meninas se esconderem para não se destacarem, ainda não sei se é algo determinado geneticamente ou é um comportamento social aprendido, mas o fato é que meninas tem uma vocação social mais apurada que meninos, desenvolvem linguagem mais precocemente, e tem mais áreas no cérebro dedicada a interações sociais.
@VaahPW
@VaahPW Ай бұрын
Existem professores que realmente se ofendem com alunos muito participativos. Sou professora e te garanto que escuto muitas reclamações desse tipo na sala dos professores. "Fulano quer saber tudo, não deixa ninguém mais falar, toda hora tem alguma coisa pra acrescentar, um chato!". Agora, sem querer defender nossa classe um pouquinho, tem vezes que a gente prepara uma baita aula esperando surpreender e cativar a turma pra daí vir um inteligentão querendo participar dando spoiler porque ele já entendeu tudo kkkk. Acontece muito e eu amo esse tipo de aluno, mas quando é na matemática a gente passa um sufoco porque sempre acontece do inteligente da turma ficar gritando o resultado em voz alta sem parar e isso acaba com o aprendizado daqueles que ainda estão processando a informação. É complicado, eu já fui a aluna "chata" também.
@ericaester1708
@ericaester1708 15 күн бұрын
Comecei estudar com 8 anos. Aprendi ler rapido, lembro que tinha um enorme gosto na hora da leitura para a turma. Fui transferida para uma turma mais avançada , chorei muito. Sempre q preciso repetir perguntas, nunca faco igual(ate pq nem faz sentido). Dentre outras coisas Cresci em um meio sem recursos. Meu filho kevou umas cinco semanas oara aprender o alfabeto, tinga 1a e 6m, dee uma forma muito tranquila.Mas não foi precoce nos andar e falar. Nao gosta de lavar o rosto e nao gostou de sentir os pés em feijao cru ,quando bebê .
@adrianahlecie22-35
@adrianahlecie22-35 16 күн бұрын
Eu não tenho laudo, mas aos 32 anos eu tenho 4 faculdade, em 3 áreas diferentes, já fui da saúde (me destacava), fiquei 10 anos na educação (me adaptei) e agora mudei de área, estou no judiciário. O psiquiatra diz que tenho características de TDAH. Mas com esses vídeos, estou me identificando com altas habilidades, sem nunca ter super notas. Sou super insegura, nunca pensei que era nem mesmo inteligente, sempre disse que era esforçada... Tenho dificuldades com relacionamentos interpessoal.
@lucasvettorato7087
@lucasvettorato7087 2 ай бұрын
De todo conteúdo que achei ao procurar sobre superdotação no youtube o seu é ouro Jean, muitos parecem deixar algumas pontas soltas, mas a forma com que você conecta tudo é perfeita, me incomoda muito a visão do SUPER dotado que alguns tentam trazer, como se fosse a sage do the boys, na prática a inteligência traz facilidades e dificuldades especialmente para aqueles não foram identificados na infância, dizem que em terra de cego quem tem um olho é rei, mas na sociedade real se torna alvo, por isso a maior parte dos não identificados provavelmente desenvolve desde pequeno formas de se camuflar e inibir suas potências.
@masc073
@masc073 2 ай бұрын
Um percentil 99.9 ou QI 146+, desvio padrão 15, é o que Deborah Ruf chama de superdotação profunda, em seu consagrado livro "5 Levels of Gifted: School Issues and Educational Options". Ela coloca a superdotação como um espectro, que inicia com o que ela chama de superdotação moderada, aproximadamente um percentil 90. Debora classifica os níveis de superdotação da seguinte forma: Moderately Gifted 120-124 Gifted 125-129 Highly Gifted 130-135 Exceptionally Gifted - 136 - 140 Profoundly Gifted - 141+ Para deixar claro, não estou afirmando que superdotação é apenas QI, por favor, até porque a Debora fala muito das características dessas crianças superdotadas que ela estudou por tanto tempo. Eu, particularmente, gosto da definição de superdotação do Columbus Group: "Superdotação é um desenvolvimento assincrônico em que habilidades cognitivas avançadas e intensidade elevada se combinam para criar experiências internas e consciência qualitativamente diferentes da norma. Esta assinconia aumenta com maior capacidade intelectual. A singularidade dos superdotados os torna particularmente vulneráveis e requer modificações em pais, ensino e aconselhamento para que eles se desenvolvam de forma ótima." No mais, embora não seja profissional da área, me parece claro que diferentes testes de QI podem refletir diferentes habilidades cognitivas amplas de nível 2 da teoria CHC de inteligência. Particularmente, testes que lidam com habilidades relacionadas a velocidade de processamento e memória operacional podem ser impactados por transtornos do neurodesenvolvimento, como o TDAH. Como consequência, pessoas que sofrem desse transtorno (ou de outros) podem ter seu resultado de QI prejudicado justamente em subtestes com pouca carga de g (fator g) - particularmente, velocidade de processamento e memória operacional têm baixa correlação com g. Finalmente, vale destacar aqui, para contrastar com o que falei sobre habilidades cognitivas amplas com baixa correção com g, que uma das habilidades amplas com maior correlação com o fator g é a inteligência fluida (que é inata). Ainda, segundo Linda Silverman, a superdotação é caracterizada por um alto grau de raciocínio abstrato, e raciocínio abstrato é g. Assim, testes de QI que possuem vários subtestes com baixa carga de g (ex. WISC-IV) não são adequados para identificação da superdotação, especialmente na presença de várias assincronias. Nestes casos, a Linda Silverman, recomenda a utilização do GAI (indice habilidade cognitiva geral, uma medida de inteligência flúida e verbal, ambas com alta carga de g). Logo, considerando este contexto complexo, não vejo como possível utilizar o QI como único elemento na identificação da superdotação, é preciso haver uma análise holística do indivíduo como um todo.
@blondeMarry
@blondeMarry 2 ай бұрын
O QI mundial seria 70-145, QI médio dos judeus é 102-134, superdotados ou deficitários seriam acima de 3 ou 4 desvios acima da média, o QI mundial é 85-115 aproximadamente diferença de 40% possivelmente alterada por fatores ambientais neuropsicológicos ou escolaridade então sim alguém com 100 de QI pode alcançar 140 como a universidade de havard por exemplo tendo um QI médio de 142 mesmo que não seja totalmente uma universal ou instituição de superdotação, então talvez seja mais útil considerar o QI superdotado entre 3 ou 4 desvios que escaparia de qualquer média de fato, o problema seria justamente a credibilidade destes testes e não da superdotação em si, o SAT é alguns testes de empresas grandes mensurar 150 ou 160 como teto em média mas a maioria dos testes clínicos ou mais simples usados em crianças só medem 70-130~145 então isso complicaria o diagnóstico de algumas maneira também A mensa é a triple nine society tem QI necessária de 132 e 148 então teoricamente apenas estar em uma dessas sociedades te faz um superdotado, mas é perfeitamente possível casos como do Feynman que possivelmente tinha 210 ou 220 de QI mas os testes mediram mais de 90 pontos de margem de erro, a maioria dos poétas tem 170 ou filósofos e físicos tem 190 mas nenhum deles fizeram testes de QI ou eram superdotados A maior parte da população de phds ou universitários tem 140-150 então o QI realmente precisa ser analisado além dos testes
@lilytails9414
@lilytails9414 24 күн бұрын
Você falou sobre alguém com AHSD não identificado e uma personalidade mais amável e empática enxergar a realidade, mas não ter coragem de sustentar isso, e acabar brigando com suas próprias percepções, geralmente por efeito de gaslighting. Essa é basicamente a descrição da maior parte da minha vida. Eu sabia do gaslighting, eu lia na internet e me reconhecia nisso. Mas era estranho, porque ninguém à minha volta era "tóxico", "manipulador" ou coisas assim. Eu fiz 11 anos de terapia + 7 anos de antidepressivos + faculdade de psicologia + anos trabalhando como psicóloga clínica, e nada, NADA, fez uma diferença tão grande na minha relação com minhas próprias percepções quanto a avaliação neuropsicológica, que fiz no fim do ano passado. Faz 1 ano que sou feliz. Descobri TDAH + AHSD e isso tem desenrolado autodescobertas e compreensões sobre mim mesma que têm me proporcionado uma qualidade de vida, autoestima, autoconfiança, que eu jamais pensei que eu alcançaria. Não tomo mais antidepressivos, estou só com a medicação de TDAH (que é nível moderado). Gosto de mim, eu me valorizo, e sei que sou inteligente. Eu me destaco e estou aprendendo a estar em paz com isso sem me esconder. Sei que vejo coisas que as pessoas não veem, entendo coisas que os outros não entendem, sinto intensamente quando os outros nem se importam. Eu pensava que isso acontecia por eu ser maluca, esquisita ou qualquer outro adjetivo negativo. Agora sei que eu só sou diferente. E tá tudo bem :) Jean, muito obrigada pelos seus vídeos e conteúdos, têm sido importantes neste meu processo de auto descoberta e aceitação.
@igorsilva4387
@igorsilva4387 2 ай бұрын
Primeiramente, parabéns pela aula. Simplesmente sintetizou todo o sofrimento de quem tem essa condição. No meu caso eu fui punido por diversas vezes. Iniciou repetindo o 5° período porque era muito novo para ir para primeira série. Depois repeti novamente, pois quebrei o braço e não foi possível a realização de provas orais. No segundo grau, já na escola técnica fui dispensado das aulas de informática porque acabava atrapalhando nas aulas, porque estava muito além. Com 17 anos já programava em diversas linguagens de programação, mas não me foi dada a oportunidade de cursar informática e sim direito. Passei no concurso de programador e trabalhando na repartição pública fui punido por diversas vezes, pois queria em 2004 trabalhar de casa em home office, pois conseguia enviar os arquivos pro sistema via FTP, me colocaram para consertar computador, quando eu era programador. Acabei pedindo exoneração. Na faculdade de direito fazia 10-12 disciplinas ao mesmo tempo... hoje utilizo minha forma de pensar nos processos, mas me sinto um pouco frustrado por não ter identificado que tudo isso que eu passei poderia ser um diagnostico de SD. Quando passei recentemente por um processo de luto e passei a fazer terapia, na segunda consulta a psicóloga disse que eu tinha uma inteligência superior, fiquei até meio sem jeito quanto a isso, mas passei a investigar por conta própria e acabei encontrando seus videos...
@Gabriel-rm1li
@Gabriel-rm1li Ай бұрын
Me identifiquei com vc, queria te perguntar uma coisa: Você sente sua cabeça queimando quando esta aprendendo algo novo?? Tipo uma queimação que vem da base da nuca até o meio do crânio??
@milkaelias812
@milkaelias812 2 ай бұрын
Jean, seus vídeos foram tão esclarecedores que comecei a aceita a condição da superdotação na minha vida, ainda não tenho o laudo, mas minha psicóloga disse que clinicamente eu tenho muitas características (algo que eu já desconfiava devido aos seus vídeos). Obrigada pelo sua dedicação em explicar essa condição extremamente estereotipada e cheia de mitos, a seriedade com que você entrega seu conteúdo ajuda muitos indivíduos que ainda não foram identificados (meu caso, eu tenho 21 anos e tem mais o menos uns 2 anos que estudo sobre para saber se me encaixo). Vi que o conteúdo das AHSD é muito escasso no Brasil e comecei a acompanhar uma brasileira que mora na França e lá já tiveram algumas atualizações… e o teu conteúdo é simplesmente completo e me ajuda bastante! Amo demais suas aulas, pretendo comprar o curso assim que receber meu laudo (que eu tenho muitas dúvidas sobre se eu realmente tenho essa condição). Me identifico bastante com a condição de superdotação (um adendo: tenho uma vergonha de falar essa palavra e pensar que eu posso tê-la), mas tenho dificuldade de reconhecer a alta habilidade, tenho muito a síndrome do impostor! Você foi um dos primeiros que assisti e confio bastante no conteúdo! Há 2 anos eu te acompanho e posso dizer que me conheço mais. Que Deus te abençoe, Jean!
@giihpells
@giihpells 2 ай бұрын
Eu já fui diagnosticada com bipolaridade e TDAH, mas nunca levei muito a sério isso porque não sentia que fechava a conta. Há alguns anos eu decidi tratar o sonambulismo e o terror noturno e após alguns testes e perguntas o neurologista me pediu para ir em uma neuropsicóloga. Aí sim, tudo fez sentido, inclusive a depressão que tive durante anos e a ansiedade que sofria na época. A mais feliz na história toda foi a minha mãe porque ela achava que eu era alguém que possui dificuldade de demonstrar emoções e que não gosta de pessoas por conta de algum trauma na infância. Mas, na verdade é por conta da superdotação. Desde então, eu fiz terapia para aprender a me comunicar melhor com as pessoas para conseguir viver em sociedade, em especial no trabalho e também para não me estressar ou me frustrar com as outras pessoas que são normais. Tem muitas coisas que eu não entendo e talvez nunca vou entender, mas é bom saber que sim eu sou diferente, mas que isso não tem problema algum. Eu investi em concurso público para um alto cargo justamente para ter mais dinheiro para usufruir dos meus variados hobbies, fazer minhas viagens e para ter tempo e calmaria para dar aula de história e política internacional em faculdades, porque teria alunos mais focados e um mundo de conteúdos interessantes para dar 😊
@VaahPW
@VaahPW Ай бұрын
Como professora de escola pública, sempre me intrigou ver algumas crianças que, por estarem acima da média, receberam o diagnóstico de altas habilidades. Muitas delas eu acredito que teriam um rendimento até abaixo do esperado se estivessem em um contexto de escola particular. Fico surpresa ao saber que a pessoa não precisa ser gênio para ter o diagnóstico, acreditei nessa imagem cultural até hoje.
@cleitonvolpini2458
@cleitonvolpini2458 27 күн бұрын
Obrigado cara, eu ainda achava que tinha um pé na locura, vou procurar mais sobre, pra não me nomear um super dotado, rsrs, agradeço a visão que abriu
@resenhaconsciente
@resenhaconsciente 2 ай бұрын
Sei que eu passei na Mensa no percentil 99% esse ano. Eu me acho superdotado, porque nunca pensei que tinha QI alto, sempre tive facilidade de aprendizado, curiosidade sobre como funciona tudo, gostar de aprender coisas novas, nivel altissimo de empatia e idealista desde meus 10 anos (lembro de pensar com essa idade sobre o verdadeiro valor da vida sendo que inevitavelmente morremos). Mas, por motivos ruins como o uso de drogas, falta de incentivo externo e deslocamento por me sentir um alien em meio aos demais, acabei me desenvolvendo menos do que poderia, desistia antes de tentar e joguei meu potencial no lixo. Por isso, acho que popularizar e fazer com que mais pessoas aprendam e entendam sobre o tema ajuda o desenvolvimento e o autoconhecimento desde cedo.
@Agnes-ru8lu
@Agnes-ru8lu 2 ай бұрын
Vamos vencer! Vamos usar nosso cérebro para viver razoavelmente entre os" terráqueos"
@cafelifebr
@cafelifebr 2 ай бұрын
Irmão, NUNCA é tarde pra recomeçar! Te entendo, esquece o passado, e vambora correr atrás do que a gente “perdeu”! Tmj nessa!!! 🚀
@messiasalmeida4477
@messiasalmeida4477 Ай бұрын
Muito esclarecedor! Preciso investigar sobre isso quanto à mim. Pra que ao menos, essa dúvida saia. Não vou nem descrever minha infância, porque uma parte da galera dos comentários já a descreveu por mim. se eu não for um superdotado, pelo menos vou saber lidar melhor com eles.
@seforaportela4997
@seforaportela4997 2 ай бұрын
Amei esta aula. Fantástico. Tirou os rótulos que me incomodavam qdo se tratava desse assunto. Jean, vc é tão genial que está quebrando paradigmas. Espero que está aula se transforme em dezenas de shorts bem elaborados. Estou desesperada tentando provar pro meu filho que ele é superdotado, mas ele nega. Eu sempre soube. Ele tem muita sorte, pq qdo ele tinha 12 anos, nos mudamos pra Inglaterra e ele estudou numa das escolas mais tops do mundo. Uma escola totalmente fora da caixinha que explora aa habilidades individuais. Terminou ensino médio lá com todas as notas A e aos 16 anos passou na federal. Foi pro mestrado na USP numa prova mega concorrida. Aprendeu a ler e escrever com menos de 3 anos: adiantei ele na escola ja na 1a série e vou parar. .porém ele acha que não é superdotado. Ele tem uma filha de 5 anos que é muuuito superdotada, mas ele tb não acredita. O moleque passou num concurso mega concorrido, super top com 22 anos e não se acha super dotado. As coisas que esse garoto fazia qdo era criança não eram normais. Me ajuda a convencê-lo por favor.
@vivianne9730
@vivianne9730 2 ай бұрын
Ele sabe, só está em negação ou simplesmente não liga pra isso… Rs…
@mandandoaletramusicas
@mandandoaletramusicas Ай бұрын
34:54 - faz sentido sim. É o fenômeno de saber o resultado de algo mas não saber explicar o processo, passo a passo, pra chegar a esse resultado. 👌 A propósito, gosto muito dos seus vídeos, seu trabalho é muito importante. Muito obrigado!
@cleiton20
@cleiton20 2 ай бұрын
Na minha opinião quem tem esse problema sabe desde cedo. Nunca esqueço quando tinha por volta de 14 anos de pesquisar como poderia ser "burro" igual os outros, de tanto que sofria, hoje com 34 a situação é a mesma, só tenho mais compreensão. Preciso vestir um personagem para poder socializar, isso é tão desgastante que preciso me isolar com frequência para poder recarregar as energias, agora estou numa dessas fases, fico semanas sem convívio social além do trabalho, que já me descarrega por completo, acho que só quem sofre com isso consegue ter plena ciência do problema que é. Por um lado consegui sucesso profissional com certa facilidade mesmo vindo de um lar simples, por outro sou totalmente disfuncional socialmente na realidade, apesar de fazer um papel exemplar quando estou no personagem, enfim, considero ser muito mais "cursed" do que "gifted", abriria mão desse "presente" sem pensar duas vezes.
@VaahPW
@VaahPW Ай бұрын
Nossa, eu também passei por isso! 🤔 Minha irmã disse sentir falta do meu eu de antigamente porque eu era "feliz o tempo todo, a engraçadona da turma". Fiquei impressionada porque aquela não era eu. Eu me vesti daquela personalidade bobona, palhaça e que fazia pergunta burra pra me encaixar socialmente. Eu passei a me fingir de burra no ensino médio e a tirar notas medianas de propósito, pois meus colegas chegaram a fazer um abaixo assinado pra me expulsar da sala porque eu "não queria nada com nada e tirava nota alta". Segundo a coordenadora que me chamou pra conversar sobre o ocorrido, a turma se sentia "injustiçada". Na 8ª série, um professor de matemática acho que já havia percebido que daria algum conflito e chamou minha mãe no colégio cogitando que eu pulasse algumas séries, mas a minha mãe não acreditou que eu fosse conseguir acompanhar. Na verdade, nem eu acreditava que conseguiria, então nunca mencionei isso nem para o meu pai e o assunto morreu.
@VaahPW
@VaahPW Ай бұрын
Além do desgaste de ter que vestir outra personalidade, machuca pensar que nunca me encaixei com a minha própria personalidade, que me parece ter sido insuportavelmente sem graça para outras pessoas. Estou aprendendo a curar esse sentimento de rejeição com a minha psicóloga pouco a pouco e não acho que eu tenha altas habilidades ou coisa parecida, o pouco que eu era acima a média já me trouxe problemas, imagina alguém realmente superdotado. É preocupante.
@ericaester1708
@ericaester1708 15 күн бұрын
Que dor . Não poder ser vc
@LucyBarrosarts
@LucyBarrosarts 2 күн бұрын
Eu pensei que pessoas super dotadas fossem pessoas que são incríveis na matemática, física entre outros. Eu não sou super dotado mas amo aprender.
@arnucci
@arnucci 2 ай бұрын
Seus vídeos são fantásticos. Suas palavras fazem total sentido em todos os pontos e variações. Claro🤩 como um dia de sol.
@laisbg
@laisbg 2 ай бұрын
Legal demais essa aula!!!! Jean, sobre a personalidade amável ou combativa. Eu fui identificada SD recente, com 31 anos, com avaliação neuropsi e tudo, sou psicóloga também, e me vejo muito no perfil combativo. Mas eu não sei se foi pelo meu contexto familiar, que era bastante invalidante e de agressividade. Meus pais me chamavam de arrogante desde que eu me entendo por gente, sempre questionei eles, sempre enfrentei as faltas de explicações deles para as regras arbitrárias. É muito fator pra considerar, realmente muito complexo.
@aris_01
@aris_01 2 ай бұрын
Como e onde posso fazer os exames pra ver se teu tenho ahsd, red ou tdah? Só ouvi que é da área psicológica
@gabrielalouvorescarneiro165
@gabrielalouvorescarneiro165 2 ай бұрын
Eu vou ficar muito feliz se 💕 quando explodir essa condição que seja por excelente profissionais e não por charlatões 💕
@deboramarcili5200
@deboramarcili5200 2 ай бұрын
Eu já fiz tratamento pra ansiedade, depressão, quando descobri o TDAH, tudo fez sentido, mas ainda eu sentia que faltava uma “peça” desse quebra cabeça, foi quando minha psiquiatra sugeriu AH/SD, eu fiquei chocada pq jamais esperava jamais considerei, hoje vejo como minha régua sempre foi altíssima pra mim, minha autocobrança, minha imaginação, meus sonhos (eu sonho uns 4 sonhos por noite e lembro de todos) foi na análise junguiana que eu senti que meu potencial estava tendo espaço, mas sempre vejo seus vídeos e conteúdos e acho que nunca ngm me entendeu tanto mesmo sem me conhecer, parabéns pelo trabalho Jean! Sei que o caminho não é fácil, sei de outros profissionais que não te levam a sério em nome de “abordagens” mas continue seu trabalho, continue trazendo uma luz no fim do túnel pra nós
@tavaresrco
@tavaresrco Ай бұрын
acho que o que mais dói é ter tantas ideias e a certeza que de não vai conceber quase nenhuma... Ver as pessoas tomando o rumo errado e não ser capaz de fazer absolutamente nada para dissuadi-los... não se odeie... aceitar o mundo como ele é ajuda a reduzir essa ansiedade, literalmente tira esse peso de vc... Leia a arte de viver de Epicteto; ou Meditações de Marcus Aurélius... ambos tem mais de 2000 anos, em um contexto bem diferente do atual, contudo a filosofia estoica realmente ajuda demais a aceitar as coisas como são e focar naquilo que pode ser modificado de forma favorável.
@luizaluzieudes8854
@luizaluzieudes8854 19 күн бұрын
Na minha opinião o maior conflito é na infância de uma sociedade com relação em interpretação na comunidade em que convivem atípicos e típicos como se existisse um único padrão e a atenção é mais no padrão e o desvio padrão dos indivíduos que fogem dessas características passam a serem excluídos. Paralelamente a criança que está aprendendo a aprender no ambiente já formatado, por si só em seu pouco entendimento, mas com sentimentos já aflorados no ambiente totalmente distorcido para ser aceito tem que se tornar mais um, porém sem a energia suficiente para funcionar no MODELO e em sua ingenuidade se torna o ARROGANTE sem se quer saber o que é arrogância, daí ele se torna o foco dessa comunidade percebendo a necessidade de se transmutar para ser aceito comprometendo sua verdadeira essência.
@thalescarlson5259
@thalescarlson5259 Ай бұрын
Jean você é uma benção, Deus lhe guarde sempre e que cada vez mais te use nessa área. Descobri que tenho superdotação a 1 semana, tenho 21 anos e sempre me senti desencaixado de tudo, até conhecer Deus, que nesse momento me capacita a entender mais ainda sobre mim, tive um pai narcisista e tbm sou gago, minha familia foi muito difícil, tive muita ansiedade quase a vida toda, só melhorei recentemente depois de descobrir sobre meu pai ser um narcisista patologico, com quase 18 anos entrei em depressão junto com a pandemia. Saber disso tudo é uma das maiores viradas de chaves da minha vida, que alívio de verdade, todas as minhas experiencias agora fazem sentido.
@RateOfChange
@RateOfChange 2 ай бұрын
Prezado Jean, Como alguém que admira o seu trabalho há algum tempo, gostaria de começar expressando minha gratidão pelo que você faz. Sou matemático e tenho algumas observações importantes a fazer sobre seu posicionamento quanto ao conteúdo matemático na educação básica. Suas críticas partem de dois pressupostos incorretos: primeiro, que todo conhecimento ensinado deve ter aplicação direta na vida cotidiana; e segundo, que a matemática não tem utilidade prática no dia-a-dia. Embora essas premissas tenham surgido em uma analogia feita por você no começo do vídeo, creio que elas de alguma forma refletem sua experiência pessoal com o ensino de matemática. É importante destacar que conceitos matemáticos como fórmula de Bhaskara e teorema de Pitágoras têm aplicações cotidianas significativas. Por exemplo, uma pessoa planejando uma reforma pode utilizar esses conhecimentos para estimar de forma otimizada as dimensões de salas que serão construídas, bem como a quantidade de material necessário. Uma pessoa fazendo planejamento financeiro pode usar a fórmula de Bhaskara para projetar seu saldo considerando juros em um financiamento, e um comerciante pode calcular custos em uma viagem para comprar matéria-prima, maximizando economias e margem de lucro, também utilizando a fórmula de Bhaskara. Além das aplicações práticas, a matemática possui um valor fundamental intrinseco. Ela é ferramenta essencial para desenvolver pensamento lógico e crítico, linguagem universal nas ciências e tecnologia, e possui beleza estética em sua estrutura lógica. Inspiradora de criatividade em arte e design, e uma parte inquestionável do desenvolvimento histórico da humanidade. A matemática vai além de simples cálculos, definições desconexas e fórmulas aparentemente sem sentido algum, sendo uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do pensamento humano. Entretanto, nada disso costuma ser ensinado nas escolas, e é aí que está o meu ponto. Concordo que o ensino devia ser melhorado, mas o problema não está atrelado ao fato da matemática não possuir uma utilidade prática. A crítica deveria ser direcionada à forma mecânica e distorcida como é ensinada atualmente. Falta estabelecer uma conexão real entre conceitos e aplicações práticas, bem como demonstrar a beleza estética da linguagem matemática e sua presença no universo que nos rodeia, além de largar mão dessa cobrança esmagadora que é feita com as definições formais e fórmulas (que nem são tão importantes assim, do ponto de vista de alguém que não pretende seguir uma carreira nas exatas). Esses são problemas que afetam negativamente o aprendizado, e contribuem na formação de indivíduos que possuem aversão a qualquer forma de pensamento crítico-filosófico. O correto seria reformular o ensino de matemática, priorizando qualidade sobre quantidade no currículo, focando em lógica, pensamento crítico e criatividade (Ao contrário do que se acredita, a criatividade é extremamente importante na matemática!). O ideal seria ensinar enfatizando o significado e a estética da matemática, desenvolvendo habilidades de pensar matematicamente, o que tornaria desnecessária a memorização mecânica de fórmulas, já que os alunos aprenderiam a raciocinar de forma a resolverem problemas usando a criatividade e formando conexões lógicas e dedutivas. Além disso, o ideal seria demonstrar a presença de conceitos da matemática, que estão em toda parte, como, por exemplo, a sequência de Fibonacci, que surge em diversos lugares e fenômenos, desde padrões na reprodução de animais até os formatos de flores como girassois, ou o crescimento de árvores, etc. Esta abordagem permitiria que as pessoas aprendessem a contemplar a matemática pelo seu significado e estética, bem como aprender a usá-la em situações corriqueiras para melhorar suas vidas, além de dar ainda mais significado à filosofia, história e ciências. E seria possível fazer isso tudo sem precisar ficar decorando conceitos mecânicos como as tabelinhas de "seno, cosseno e tangente", que por sinal é uma tabela que mostra um padrão de proporções geométricas que existe em nossas mãos (fato que sequer é mencionado nos livros de matemática). É crucial reconhecer que a crítica correta deve ser quanto à forma como a matemática é ensinada, não quanto à sua inquestionável utilidade prática ou seu valor filosófico. Dito isso, gostaria de enfatizar também que concordo que assuntos como impostos e compra de imóveis deveriam ser incluídos no currículo escolar, pois têm relevância direta na vida cotidiana dos estudantes. E isso seria uma oportunidade de ensinar diversas aplicações da matemática, diga-se de passagem. Peço que não leve esta crítica ao lado pessoal. Ela é direcionada à argumentação, não a você, por quem tenho grande admiração e gratidão pelo seu trabalho de divulgação de conhecimentos científicos. Abraços.
@naverdadeaindanaosei1004
@naverdadeaindanaosei1004 2 ай бұрын
Sou uma estudante do Ensino médio e concordo com tudo. Acho a matemática importante e se analisarmos em cada pequeno detalhe de nossa vida a sua presença da para notar S beleza dela. É só pensar nas inúmeras descobertas feitas com pequenos números que a princípio não parecem levar a lugar algum. E sim, sua crítica em relação à escola é pontual, a importância da Matemática é incontestável, agora a sua aplicação nas escolas é ainda ultrapassada. Não somente a matemática, como as matérias em um geral. Quem sabe em um futuro próximo o nosso sistema de ensino mude, principalmente o brasileiro, mas também no mundo, sabendo que inúmeros outros países sofrem com problemas parecidos se não piores.
@RateOfChange
@RateOfChange 2 ай бұрын
@@naverdadeaindanaosei1004 "é só pensar nas inúmeras descobertas feitas com pequenos números que a princípio não parecem levar a lugar nenhum" Essa sua frase define bem a importância filosófica, cultural, científica e até estética da matemática. Da pra notar que, apesar da idade, você é uma pessoa que "pensa fora da caixinha". E sim, minha crítica pode ser extrapolada a todas as matérias ensinadas na escola, como vc disse (e isso se aplica até mesmo nas matérias ensinadas nas faculdades, infelizmente). O sistema educacional é quebrado e esmaga as pessoas, principalmente as mais geniais. Tudo isso pode ser resumido com uma analogia feita por Einstein, que é mais ou menos assim: "se você julgar um peixe pela sua habilidade de subir em árvores, você terá um exímio nadador frustrado". Sei que você não pediu, mas vou dar um conselho de um autista superdotado que, apesar da inteligência bem acima da média, foi esmagado pelo sistema educacional e teve que lutar muito pra conseguir ingressar na USP: não deixe o sistema educacional destruir sua sede de adquirir conhecimento. Se você tiver dificuldades, tente contorná-las, nem que seja por meios alternativos (colando em provas, por exemplo kk). E não deixe que notas dadas por avaliações escritas baseadas em decoreba definam seu potencial. Você certamente tem um intelecto acima da média e pode chegar longe, se quiser.
@jeanalessandro
@jeanalessandro 2 ай бұрын
Concordo plenamente! Só uso esse exemplo de fórmulas por didática
@Andre_24H
@Andre_24H 2 ай бұрын
Concordo com isso, mas que papo chato, heim. É muito idealismo para pouca aplicação, ainda mais na fórmula de Bhaskara para ajustar juros de uma aplicação, tipo hã? A pessoa vai no Google e pesquisa uma calculadora. A usar Pitágoras para descobrir tamanho da sala, pra isso não tem engenheiro não né? Sei lá, talvez o problema seja eu, mas isso é irrelevante, sem mentira. É discurso de quem teve pouco problema na vida, só pode. Gastar tanta energia em algo insignificante. Para mim, se a pessoa não trabalha com aquilo, não usa para ganhar dinheiro, a matemática só serve para duas coisas. Aprimorar o raciocínio lógico e rápido e como diversão. A matemática que me refiro é isso do Pitágoras ou da fórmula de Bhaskara. Enfim, com todo respeito, você deu a sua opinião e eu dei a minha.
@RateOfChange
@RateOfChange 2 ай бұрын
@@Andre_24H não é todo mundo que tem dinheiro pra contratar engenheiro, caso você não saiba. Sobre a aplicação dos juros, tudo bem, você está certo se considerarmos alguns cenários simples como o que eu mencionei. Mas e quando estamos calculando taxas de juros de diferentes cartoes, mais empréstimos e outras contas? A matemática por trás disso é bem refinada, e adivinha, inclui a fórmula de Bhaskara. Claro, vc pode pagar alguém pra fazer isso, um contador, um economista, não é? Mas a maior parte dos brasileiros não podem. Se as pessoas entendessem como fazer esse tipo de conta, não se endividariam tanto. Isso é educação financeira, e educação financeira, pra sua tristeza, tem muita fórmula de Bhaskara haha não é culpa minha se na sua educação não te ensinaram a usar ela. Vc é mais uma vítima do sistema educacional e se acha superior por não concordar com alguém que estuda isso. É muita pretensão, meu Deus hahahah Mas e quanto à questão do comerciante? não tem sitezinho pronto na internet pra fazer uma conta dessas pra você, caso você seja comerciante. Então não tem jeito, não é? Vc pode pegar o carro e ir lá comprar as coisas, mas sem usar matemática vc com certeza vai ter prejuízos que não precisaria ter. Claro, você pode pagar pra alguém fazer as estimativas pra você, mas novamente, não vai sair barato e não é todo mundo que pode pagar. As aplicações que eu citei são apenas tres das centenas. Mas se pra você elas não fazem sentido, pois você pode pagar alguém pra fazer pra você, ótimo. Se pensarmos dessa forma, não é necessário aprender absolutamente nada, pois você pode pagar alguém pra fazer qualquer coisa pra você, basta ter a grana necessária, não é? Achei engraçado que você isolou alguns pontos bem específicos da minha argumentação e ainda usou ofensas pessoais pra me atacar, sem nem ao menos levar em consideração que existem outras realidades e formas de pensar diferentes da sua, e que a vida não se resume a "ahh eu pago alguém pra fazer isso pra mim", como se qualquer um tivesse grana suficiente pra pagar arquiteto, contador e economista pra fazer tudo. Quanto ao seu ataque pessoal e completamente desnecessario, vc não sabe absolutamente nada sobre minha vida, nem sobre meus problemas, nem ao menos sabe meu nome. Você não pode reduzir uma pessoa com uma forma diferente de pensar da sua a alguém que "não tem problema na vida". Isso é raso, baixo e demonstra que tem um ego maior que o próprio intelecto. Só porque você não enxerga as inúmeras aplicações de um conceito na vida real, e nem tem a capacidade de entender que estudar matemática vai muito além de "treinar memória", não significa que tudo o que eu disse anteriormente é automaticamente invalidado. O mundo não se limita só ao que vc tem capacidade de enxergar nem ao que vc pensa, meu amigo. Discutir comigo sobre matemática é o mesmo que discutir neurocirurgia com um neurocirurgião. Você não sabe o que diz, mas eu sei bem porque minha vida gira em torno disso. Eu estudo e trabalho com isso há muito tempo. Diferente de você, que provavelmente nao lembra nem como fazer as 4 operações básicas e quer vir com arrogância pra cima de mim, como se fosse conhecedor da verdade absoluta. Não estou tentando humilhar vc, só estou te mostrando que vc está agindo de forma desconexa e tentando discutir ussndo argumentos bem rasos com um especialista na área. Vc discutiria sobre neurociência com um neurocirurgião? Duvido muito. Discutiria com um juiz sobre leis? Também duvido muito. Eu não discutiria, pois sei que não entendo o suficiente sobre essas areas. Eu seria humilde insuficiente pra questionar de forma respeitosa, caso não entendesse algo que foi dito. Vc está basicamente reduzindo toda a carreira de um matemático, que tem mestrado em matemática pela USP, achando que vc vai ter alguma razão usando argumentos extremamente rasos haha Seja mais humilde e procure não ofender as pessoas assim de graça só porque vc não entende absolutamente nada sobre o assunto sendo discutido...
@amelia.demarque
@amelia.demarque 2 ай бұрын
Aula excelente, como sempre! É uma análise necessária a todos os profissionais que fazem as testagens e também a nós meros mortais. Tenho diagnóstico de AHSD e TEA. O diagnóstico é necessário através da análise global da pessoal. Muito bom o video! Ah, apesar de eu ter diagnóstico de AHSD, tenho muita dificuldade em aceitar isso, pois acabo me sentindo uma impostora... É estranho.
@gracielacristinastadtlober2653
@gracielacristinastadtlober2653 Ай бұрын
Que honra poder ter acesso a esse conhecimento, me ajudou muito em relação ao que meu filho vive , muito obrigada seus conteúdos e seu entendimento são extraordinários gratidão.
@Sergio-p5k
@Sergio-p5k Ай бұрын
Gente eu convivi com varios SD aparentemente pareciam ser o que eu vi em comum entre eles que eram pessoas muito calmas notas altissimas e aparentemente estudavam pouco mas tambem percebi que nos esportes tinham tambem jogadores que tinha uma visao de jogo que se enquadra em um SD ex. quando crianca vi alguns garotos eram acima da media ele pegava a bola e o garoto ja sabia o caminho do gol enquanto outros nao sabiam nem o que fazer com a bola e o Dr Jean explicando com certeza so de ele falar com a crianca ele ja sabe se ela eh SD ai me lembrei dessa epoca que existiam os chamados olheiros que so de ver uma partida de futebol de salao ja viam na crianca diferenciada e chamavam para seus clubes.Na minha opiniao a maior dificuldade seria trabalhar essa crianca para ela conseguir tirar proveito da SD e nao se perder na vida e temos varios exemplos de pessoas SD acabaram se desviando do talento e tracando outros caminhos ...
@Sergio-p5k
@Sergio-p5k Ай бұрын
Jean vc se parece com o Nando Reis sabe compor letra de musicas?
@business.samantha
@business.samantha 2 ай бұрын
Jean, eu adorei essa aula! Por favor, continue 😅. Eu acompanho conteúdos que falam sobre a superdotação já faz um bom tempo, mas geralmente são conteúdos superficiais ou extremamente estereotipados, o que me fez, durante mt tempo, me afastar de um possível diagnóstico de AHSD e, também, claro, o fato de haver um estigma sobre o portador da condição, altíssimo. Maaaas, nos últimos dias, eu comecei a consumir mt seus conteúdos tanto no instagram, como no youtube, e me identifiquei com diversos pontos relatados. Várias vezes, durante os vídeos, você conseguiu me fazer reviver pontos da minha vida que eu jamais poderia imaginar que existisse uma resposta lógica. Foi surpreendente e emocionante. Tem sido, aliás. Então, ainda não tenho o laudo e, no momento, não tenho condições financeiras de confirmar ou não a superdotação mas agradeço a você, de qualquer forma, pelo excelente trabalho. Seus vídeos tem mt qualidade técnica. Eu adoro essa característica nos produtores de conteúdos. E mesmo que eu não seja portadora de AHSD, com certeza você me fez entender melhor a mim mesma e criou um alívio sobre mim e sobre diversos pormenores da minha história. Eu tenho apenas uma dúvida: nessa minha busca intensa, você ja disse algumas vezes que pessoas com superdotação apresentam sensibilidade sensorial, porém eu não percebo isso tão fortemente em mim. É possível ser SD e não ter essa sensibilidade sensorial? Ou ter com menor intensidade? Quais são os tipos de sensibilidade sensoriais? É um assunto pouco dominado por mim. Enfim, mais uma vez, quero deixar o meu agradecimento, Jean. Você é nota 10.
@mkcorrea
@mkcorrea 2 ай бұрын
Mais um ótimo vídeo, com conteúdo dinâmico e rico. Sobre a dificuldade com a sustentação da verdade, pra mim faz muito sentido. Acredito que uma vida de incompreensão faz pesar muito a balança na hora de opinar, e pesa sempre pro lado do "não vão me entender mesmo, pra quê me desgastar"... Descobri sobre AHSD este ano, me fez muito sentido para sobrepor a minha errante percepção de "não gosto de gente", que na verdade vem da amabilidade, de ter empatia, evitar conflitos e desgastes, o que acaba sendo só mais uma situação em que se assume o dano se abnegando.
@naverdadeaindanaosei1004
@naverdadeaindanaosei1004 2 ай бұрын
Eu sou uma adolescente de 15 anos com suspeita de AH/SD, e é difícil... Difícil olhar os sinais e sentir que se eu aceitar vou estar sendo arrogante, difícil achar que eu realmente sou inteligente à ponto de ser superdotada. Ainda preciso fazer testes, mas sempre me senti estranha, é difícil eu fazer amigos, acho a maioria das pessoas da minha idade superficiais, parece que não entram nos assuntos, que não se interessam por nada além de Instagram, fofoca e coisas erradas. Enfim, de qualquer forma quero receber um diagnóstico, tanto se resultar em uma alta habilidade quanto se n resultar em nada, essa dúvida me corrói, sempre a disputa entre "você não é tudo isso, não deve ser seu caso" e "eu me encaixo com tudo isso". Quando eu receber neu resultado volto a comentar aqui
@naverdadeaindanaosei1004
@naverdadeaindanaosei1004 2 ай бұрын
Aliás, meu pai é o que seria o antigo Asperger, meu irmão tmb é, e minha psicóloga que me acompanhou desde quando eu era bebê e ia na terapia com meu irmão, e futuramente me acompanhou em particular, percebeu esses sinais de AHSD em mim e no meu irmão. Meu pai se considera uma pessoa altamente sensível e eu tmb. Sabe, tudo aponta que realmente tenho altas habilidades, mas é muito difícil só acreditar.
@isabelc.f9640
@isabelc.f9640 2 ай бұрын
​@@naverdadeaindanaosei1004 caralho, achei meu sósia KKKKKKKKK Meu irmão é autista nível 2, meu pai tem transtorno de personalidade narcisista, provavelmente é asperger e ele tem o QI acima da média. Eu fui diagnósticado com TDAH e Dislexia, meu neuro suspeita de bipolaridade..
@naverdadeaindanaosei1004
@naverdadeaindanaosei1004 2 ай бұрын
@@isabelc.f9640 caramba... É estranho viver e se encaixar no mundo quando vc é e tem uma família tão diferente, mas só o fato de vc já ter esses diagnósticos é um grande passo, mais que isso, um grande conforto. Meu primo tem TDAH e é disléxico tmb kakakak, se pá vc é meu sósia mesmo
@danilotenfen2980
@danilotenfen2980 2 ай бұрын
A cada vídeo que assisto sobre o assunto, principalmente os seus.. tudo pela primeira vez começa a fazer sentido. Que novidade boa. É como vc diz. UFA! Triste por ter sofrido tanto as cegas. Mas feliz de descobrir tudo isso ainda em tempo de reagir. Fantástico!! Parabéns! Muito grato!!
@MichaelMarques3000
@MichaelMarques3000 2 ай бұрын
Live perfeita! Agora temos uma ferramenta para iniciar o esclarecimento das pessoas, principalmente as que vão interagir com nossos filhos e conseguir um mínimo de ambiente adequado e assim poderem se desenvolverem com felicidade e vontade.
@VlgMilE5
@VlgMilE5 2 ай бұрын
Penso comigo se me enquadro ou se só sou tão burro que me forço a acreditar que meus raciocínios são de fato um possivel sinal de AHSD, e independentemente dos resultados do teste de qi não consigo ter certeza de nada nunca, mas os vídeos estão de alta qualidade A+++
@gbaseggio
@gbaseggio 2 ай бұрын
Interessante que comigo ocorre um fato curioso. Minha filha fez, tranquilamente, diversas baterias de teste que resultaram em 2E. Eu, porém, apesar de me identificar, e muito, com vários dos aspectos da AHSD, tenho verdadeiro pavor de ser testado. Enquanto não trabalhar isso, não vou conseguir confirmar e tampouco refutar o diagnóstico. Parabéns por mais um vídeo lúcido, orientado e coerente - e pelo livro do Led Zeppelin na estante! 🤘🏻😎
@VaahPW
@VaahPW Ай бұрын
Sobre a personalidade ser menos ou mais combativa, acredito que a própria escola ensina o aluno que está mais avançado a ficar no canto dele e, com o tempo, isso deve produzir muita insegurança. Quando criança, muitas vezes meus professores perderam a paciência quando faziam alguma pergunta e eu levantava a mão para responder. Eu pensava: "Será que falei algo errado? Foi um argumento burro? Por que não posso participar se ninguém mais quer? ". E eu amava participar das aulas, mas depois de muitas patadas eu fui aprendendo a ficar na minha porque nem os professores e muito menos os alunos gostam de gente "sabe tudo". Hoje eu sou professora e me policio sempre pra que até o mais tímido participe.
@SamanthaMiranda
@SamanthaMiranda 2 ай бұрын
Jean, seu trabalho é absolutamente necessário. Obrigada pelo conteúdo. Sigo na investigação de AHSD, e encantada com sua linha de raciocínio. Gostaria muito de contribuir com suas pesquisas e estudar também. Gostaria de fazer seus cursos. Obrigada por tanto. Abraço.
@laisbg
@laisbg 2 ай бұрын
Essa é a melhor aula que já vi sobre o assunto, Jean. Parabéns. Essa visão crítica sobre o tema, pra onde estamos indo com tudo isso, o que fazer, é incrível. Sou dessa linha!! A visão critica e profunda das coisas. ❤
@ifeltfeltro4800
@ifeltfeltro4800 2 ай бұрын
Obrigada, Jean. Estou com 48 anos, sou mulher, descobrindo agora a minha superdotação e duvidando o tempo todo dessa descoberta. Sou insegura e tenho exatamente esse perfil 'mais dócil' que você mencionou. É difícil, Jean, as pessoas, especialmente os homens, entenderem o quanto nossa inteligência e o nosso espaço são negados. Todos os dias ou eu passo por isso ou observo acontecendo com outras. Semana passada estava jantando com três Phds em física quântica, professores em importantes universidades aqui do Brasil, dois homens e uma mulher. Eu sou de humanas, não entendo nada de física e não tenho pós-graduação. Fiquei observando. É impressionante como a mulher nesse caso era interrompida e impedida de participar da discussão, porque os homens usam a voz mais forte sobrepondo-se sobre a dela, o que a permitia participar de uma forma muito limitada e só depois que eles já haviam dito tudo o que queriam. A questão é que os homens em questão não estavam cientes completamente do que estavam fazendo. O que me causa espécie não é que isso tenha acontecido, porque vivi essas situações minha vida toda. O que mais incomoda é ainda estarmos assim em 2024 e as pessoas se recusarem a ver essa realidade ou negá-la.
@Andre_24H
@Andre_24H 2 ай бұрын
Por que você não interferiu e foi cúmplice disso, então? Se você teve astúcia para perceber deveria ter interferido, para ajudar sua outra amiga mulher, já que você acha que vocês mulheres são injustiçadas por sofrer disso, não é ? Não vejo como justo uma mulher que sabe como passar por isso é ruim, ver outra mulher passar por isso e ainda silenciar diante desse fato.
@diegofernandesdasilva5375
@diegofernandesdasilva5375 2 ай бұрын
poderia falar sobre superdotação e insucesso profissional?
@tavaresrco
@tavaresrco Ай бұрын
AH... Essa é fácil: 1o - para desagradar basta apenas falar a verdade (Schopenhauer) -> ou se preferir, "Ninguém gosta de uma sabe-tudo arrogante" (Severo): as pessoas se sentem intimidadas frente a inteligência, os chefes então temem por suas posições, e poucos são aqueles que sabem aproveitar a oportunidade de se trabalhar com alguém com AH. Normalmente outra pessoa com AH tb... Procure pelo termo Over Qualify, AH normalmente se encaixa nisso, e em um pais que odeia gente inteligente, isso realmente é um problema..... quem tem AH tem dificuldade em se manter fora dos holofotes, o que normalmente é confundido com arrogância, e tb tem aquela compulsão por dar a resposta.... Tem mais problemas, e tudo relativo ao grau de AH, quanto mais em cima, mas esquisito o individuo parece, e isso acaba gerando desconforto seja pela estranheza do outro ou pela inconformidade do ser... Senso comum de quem tem AH é diferente... é dificil entender as pessoas as vezes.
@anacosta2904
@anacosta2904 2 ай бұрын
Bom dia, gratidão mais uma vez pela tua partilha de experiência e conhecimento 🙏 O que se entende por neuroplasticidade? A neuroplasticidade é algo que se pode desenvolver ao longo do tempo, né? E que está ligado à nossa inteligência e capacidades... Né? Já aquilo que tu referiste no vídeo, não... Perde se sempre à medida que o tempo passa, né? Agradeço te muito se me poderes esclarecer 🙏 Gratidão 🙏
@marcoortega5287
@marcoortega5287 2 ай бұрын
Não sei como lidar com isso e já não tenho mais esperança que um dia saberei. Conto com a sorte de uma parceria que saiba aproveitar minhas produções e tolerar meus deficits.
@ericaester1708
@ericaester1708 15 күн бұрын
Excelente
@lucaszagueti6018
@lucaszagueti6018 2 ай бұрын
Parabéns Dr. Jean, isso é muito necessário !!
@anamartacerqueira5596
@anamartacerqueira5596 2 ай бұрын
27:47 perfeito!
@Agnes-ru8lu
@Agnes-ru8lu 2 ай бұрын
Adorei sua visão justa e aprofundada sobre a avaliação das crianças. A preocupação em ver direitinho, apesar dos lacradores
@cibeledecastrosilva895
@cibeledecastrosilva895 2 ай бұрын
Faz muito sentido !!!!
@charmenerodrigues1523
@charmenerodrigues1523 2 ай бұрын
Excelente visão sobre a superdotação e o atual sistema educacional . Infelizmente, o país perde muito com este modelo educacional com foco apenas no operacional . Concordo com você sobre a necessidade de ampliar a publicidade sobre a temática superdotação. Na "era MUSK" , inovar e resolver problemas define a economia de um país.
@anapaulacarvalho8238
@anapaulacarvalho8238 2 ай бұрын
Meu Deus! Como pode pessoas que foram agraciadas por Deus com uma inteligência tão elevada ficarem engessados com tantos conflitos e dificuldades que impedem de se desenvolverem e beneficiar a si mesmo a sociedade e o mundo com sua enorme capacidade, que Deus ilumine essas mentes brilhantes e os tirem desse casulo, pois os especialistas que poderiam ajudar tem visão e ponto de vista diferentes sobre AHSD, as escolas que deveriam enteder bem sobre esse assunto acaba dificultando a vida desses alunos, complicado a situação dos AHSD.
@jerriribeirodomingues
@jerriribeirodomingues Ай бұрын
Porque não há nada de magnífico nessas pessoas. São pessoas narcísicas ou país narcísicos que querem se sentir especial ou pais que querem mostrar que botam ovo azul.
@leo523
@leo523 2 ай бұрын
o lance do degradê faz muito sentido para mim.
@karlarauj
@karlarauj 2 ай бұрын
34:58 tão tímida que, quando ainda estudava, queria muito complementar a fala dos meus professores. às vezes, fazia analogias na minha cabeça para compreender o assunto por outros ângulos, mas não conseguia compartilhar as ideias na sala de aula, o que me fazia muito mal. eu ficava agoniada, com um calor no peito e dor na barriga. muitas vezes, já chegava à escola com vontade de vomitar. odiava o percurso, até porque a escola ficava em outra cidade. também odiava meus colegas, pois não conseguia me conectar com eles, e me odiava porque sempre ia mal nas provas, mas nunca estudava para elas. simplesmente me isolei, pois não conseguir compartilhar uma ideia parecia algo idiota, e acabei odiando estudar por causa disso
@Agnes-ru8lu
@Agnes-ru8lu 2 ай бұрын
Fico bem nervosa , preocupada que tudo esteja perfeito para a avaliação ser justa .
@miriancruz5179
@miriancruz5179 2 ай бұрын
Parabéns pelo seus vídeos me tem sido muito lucidativos e muito claro pra mim. Obrigado. Só uma adendo vc cita a água como duas forma mas são 3.
@wolfgirlfx2663
@wolfgirlfx2663 2 ай бұрын
A necessidade do teste de QI é só disputa de ego que quer ter o maior órgão kkkkkk
@JhonnySousa
@JhonnySousa 2 ай бұрын
Vídeo fantástico! Parabéns, Dr. Jean!!
@ElaineMouraReal
@ElaineMouraReal 2 ай бұрын
Ótimo vídeo! Vc foi muito claro nas suas explicações.
@ekko1230
@ekko1230 2 ай бұрын
Fiz o meu teste e não estava 100% confortável, achei que a pessoa que estaria me passando o teste, seria mais ativa durante as sessões, pensei que seria instigado a faze-lo. Foi bem desconfortável se tratando de alguém do serviço particular. Como eu percebi que a neuropsicóloga não estava nem aí para a minha presença e nem sequer demonstrou saber ou nem sequer tentou explicar o teste eu acabei fazendo de qualquer jeito.
@JuliaSouza-qz1iq
@JuliaSouza-qz1iq Ай бұрын
Descobri que tenho faz uns meses e estou aprendendo a lidar com isso
@professoramiriamcv
@professoramiriamcv 13 күн бұрын
Não acho que tenho superdotacao. Mas sofro com algumas questões similares sobre alguns problemas emocionais que citou no video. Principalmente porque estamos num tempo em que as pessoas abandoram a lógica por questoes ideológicas.
@liviasilveira1
@liviasilveira1 2 ай бұрын
Eu acho q pior do q o sistema de ensino é, ainda por cima, serem proibidos de separar as turmas por rendimento. Quando eu estava no último ano do 2o grau resolveram separar em humanas, exatas e biológicas, 25 anos atrás, na minha escola. E ocorreu uma seleção natural velada. E minha vida ficou infinitamente melhor. Eu não odiava as aulas, mas odiava ser um ET.
@DanielLimads
@DanielLimads 2 ай бұрын
47:57 Recentemente eu tenho assistido alguns conteúdos sobre superdotação e eu tive uma ideia semelhante, mas pro geral, abrangendo todas as pessoas. Eu estava pensando em separar em 3 níveis, nomeando como Comum, Acima do Comum e Definitivo. Eu tenho uma ligeira ideia de como identificar cada nível dentro da minha ideia, mas ainda está muito cru, eu preciso de mais conhecimento e de vontade de fazer xD
@gabrielalouvorescarneiro165
@gabrielalouvorescarneiro165 2 ай бұрын
Eu gostaria muito 💕ver vc trabalhando em um projeto com o professor Pedro calabrez 💕🌷
@joanapacheco1758
@joanapacheco1758 2 ай бұрын
Muitos profissionais deveriam saber disso, não necessariamente da área médica, mas também de área escolar , eles ficam tentando testar uma pessoa super dotada sem ter conhecimento algum,ficam querendo ser médicos,psicólogos etc... é estressante,para o HASD
@1unlocklife
@1unlocklife 2 ай бұрын
Obrigada por esse video. Muito esclarecedor.
@danieln7751
@danieln7751 2 ай бұрын
Obrigado pelo conteúdo. Mais lúcido impossível. Parabéns! Poderia falar mais sobre a inteligência fluida e cristalizada nos testes de QI, refiro-me principalmente aos índices verbais e de organização perceptual dos WAIS. Tenho dúvida se uma pessoa que se expõe muito a conteúdo escrito ou no youtube pode pontuar índices muito superiores (maior que 130)em inteligência verbal e ainda assim não ser superdotada porque a parte fluida(perceptual) deu 115. O psicólogo pode dizer que esse adulto apenas leu muito e por isso pontuou desta maneira? Faz sentido?
@camilademario
@camilademario 2 ай бұрын
Meu filho tem diagnóstico de TEA nível 1 de suporte. Teve atraso na fala, mas hoje aos 6 anos fala muito bem, o relatório da Fono já indicou a superação dos problemas que ele apresentou. Por outro lado, ele tem uma memória excepvional, que não sei nem descrever, o hiperfoco dele é em dinossauros, mas ele já ampliou para a história da vida na terra, evolução das espécies, e não se trata apenas de decorar e reproduzir conteúdos, e lembrar a taxonomia, ele faz muitas conexões entre os conteúdos que ele mesmo busca - adora documentários e vídeos de divulgação científica, esta começando a explorar o universo como tema também. Esse ano começou a dizer que a escola é chata, um tédio e não entende porque ninguém na escola não conhece as coisas que ele sabe. Faz muitas perguntas filosóficas tambem. Odeio escola, ouço todos os dias. Fico me perguntando, se isso é derivado do hiperfoco, ou se tem traços de altas habilidades. Qual seria a fronteira?
@marcoortega5287
@marcoortega5287 2 ай бұрын
Que isso sobre a conscientização do país seja verdade, e que essa verdade se traduza em comunhão de forma a chegar na governança política. Que isso seja uma esperança de um convívio mais saudável com mais justiça social. Hoje, pessoas portadoras de AHSD que poderiam estar contribuindo com a sociedade ou estão sofrendo uma vida miserável sem recursos sequer para pagar um atendimento decente para sua condição psíquica, ou estão contribuindo com as instituições capitalistas produtoras do sofrimento social pelo qual estamos passando, evidenciado pela pandemia de depressão e ansiedade generalizada. Não para mim, que já estou me despedindo, mas para as gerações futuras. Que um dia, os maiores valores não estejam nas riquezas financeiras, mas na riqueza do bom convívio.
@ifeltfeltro4800
@ifeltfeltro4800 2 ай бұрын
Aproveitando o ensejo, é importante estudar a superdotação em mulheres. Estamos desperdiçando um potencial gigantesco...
@viniciusvviana
@viniciusvviana 2 ай бұрын
Engraçado, eu pontuei alto nos testes de atenção, mas tenho todos traços de disfunção executiva que minha família também reclama bastante, no entanto é como se eu tivesse no outro extremo de uma curva de distribuição normal no meu entendimento, brinquei com a psicóloga que eu tenho Transtorno de Superávit de Atenção e Hipoatividade e quando eu fui pesquisar parece que existe mesmo algumas hipóteses a respeito (não com este nome, cognitive disengagement syndrome). Ao contrário do TDAH sou 0 em hiperatividade e (aí é subjetivo) meu sistema dopaminérgico é desligado, não costumo ficar preso as rodas de recompensa. As vezes meu hiperfoco é tão grande nos meus próprios pensamentos que eu inibo o resto do mundo inteiro.
@karensousa5652
@karensousa5652 Ай бұрын
Nossa, eu sou muito assim tb
@erastotln
@erastotln 2 ай бұрын
Ainda existe o curso "anti-natural" ?
@ericaester1708
@ericaester1708 15 күн бұрын
Quando crianca fostava muito de pller o dicionário Gostava de mapas Quebra cabeça
@vivianne9730
@vivianne9730 Ай бұрын
Meu pai sempre chamou eu e meus irmãos de professores de Deus 😂😂😂😂😂 lembrei disso agora e caí na gargalhada.
@ericaester1708
@ericaester1708 15 күн бұрын
Fala de como é o tratamento de depressão nesse grupo
@jacksonn007
@jacksonn007 17 күн бұрын
Gosto da ideia de inteligência como capacidade de resolver problemas com alta conexões neurais (sinapse), isso os testes de QI são falhos em demonstrar. AHSD tem uma facilidade melhor em rumar nesse caminho, claro que em graus diferentes a depender tantos do histórico de construção emocional e acesso a informações úteis. Para quem não tem AHSD o desprezo é motivado por uma falta de conhecimento em entender que pessoas com AHSD sofre em um mundo que não foi "projetado" pra elas. Dificuldade de estabelecer e manter relacionamentos verdadeiros e duradouros, dificuldade com "liderança" e regras sem base, dificuldade em conseguir se adequar ao sistema, dificuldade em conseguir fazer uma faculdade e se desenvolver no mundo acadêmico, dificuldade em amar e ser amado pelo que é. Eu iria preferir ter uma inteligência mediana se isso fosse sinônimo de felicidade e adequação
@amauriijunior
@amauriijunior 2 ай бұрын
Porque não consigo encontrar seus novos conteúdos no Spotify?
@gabrielalouvorescarneiro165
@gabrielalouvorescarneiro165 2 ай бұрын
Minha filha andou com nove meses 💕 na verdade ela corria com nove meses 😂😂e eu correndo atrás dela 💕meu filho também andou com a mesma idade, mas ele caiu um tombo feio e ficou traumatizado então ela parou 💕
@anamartacerqueira5596
@anamartacerqueira5596 2 ай бұрын
3:13 desenhou minha filha de 13 anos!
@CaféGraosdoVale
@CaféGraosdoVale 2 ай бұрын
A Conformidade, a Empatia e o Autruismo, são os grandes problemas das pessoas inteligentes. Que por vezes causa as crises existenciais. O mundo é um lugar perigoso para quem o percebe e enxerga de maneira mais abrangente.
@DanielLimads
@DanielLimads 2 ай бұрын
Visto que superdotação é uma condição genética, um homem e uma mulher ambos superdotados vão sempre ter um(a) filho(a) com superdotação ?
@DanielLimads
@DanielLimads 2 ай бұрын
Se o(a) filho(a) for adotado não né
@jeanalessandro
@jeanalessandro 2 ай бұрын
Nem sempre. No curso eu explico melhor isso. É comum pais superdotados terem filhos superdotados, mas é comum Também pais não superdotados terem filho superdotado…
@michelesantos6189
@michelesantos6189 2 ай бұрын
Que confusão!!!!! 😂😂😂😂
@daniel_girao
@daniel_girao Ай бұрын
Jean como posso falar com você sobre teste de QI? O site comunidade da vinci não tem os contatos
@AnalistasQuant
@AnalistasQuant 2 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo! Como fazer para participar do grupo fechado?
@jeanalessandro
@jeanalessandro 2 ай бұрын
Link na descrição
@keterbollella4364
@keterbollella4364 Ай бұрын
Tenho 39 anos, estou certo de meu diagnóstico, quero acompanhamento, como posso entrar em contato? Obs. Tem que ser vc!
@bagemaec
@bagemaec Ай бұрын
Mas será que a grande maioria das pessoas não tem uma alta habilidade em alguma coisa e, na verdade, teríamos uma parcela de pessoas que não tem habilidades específicas? Na verdade teríamos os “ungifteds”.
@pedrofortes542
@pedrofortes542 24 күн бұрын
3:08 Me incomoda um pouco essa coisa de "catetos, hipotenusa, nunca vou usar isso"... Você mesmo fala da questão de matriz de pensamento (antes de te conhecer eu batizava de "chaves de raciocínio" 😂), pra quem tem curiosidade e sutileza, todo conhecimento é interessante, útil, relacionável a todo o restante da bagagem de aprendizado. Todo conhecimento, mesmo o mais abstrato, pode ser aplicado na vida prática. Ou, na pior das hipóteses, uma vez assimilado, expande o intelecto... Não digo isso pra implicar, só acho que vale o debate! E minha crítica é mais ao modelo de ensino, que deveria proporcionar este encanto do aprendizado por si só, não da forma utilitarista e oca como ocorre. Você aprende pra tirar nota boa na prova, tira nota boa na prova pra passar de ano, passa de ano pra terminar a escola, termina a escola pra se formar, se forma pra trabalhar... Não é de se surpreender que a humanidade esteja cada vez mais ansiosa! O foco do presente é sempre o próximo ponto arbitrário no futuro, um momento romantizado em que "aí sim serei alguém, serei feliz, terei me provado". A escola condiciona e obriga os alunos a não viver no presente. Uma evidência deste ponto é que todos temos uma certa matéria de que nos lembramos décadas depois, porque um certo professor brilhante, entusiasmado, talentoso ensinou de forma cativante e marcou pra sempre. Creio que as Ciências, a Matemática, a Filosofia devem sim ser o foco da escola. Os aspectos da vida prática podem (e deveriam) perfeitamente ser diluídos nestes conteúdos. Uma aula de porcentagem poderia inserir debates sobre impostos, seguros. Uma aula de juros poderia abordar empréstimos, cartão de crédito, diferentes tipos de investimento. E por aí vai. Mas acho que a mudança mais fundamental necessária no nosso sistema de ensino é abandonar urgentemente o paradigma enciclopédico, o decoreba, e passar a ensinar os alunos a questionar, a fazer as perguntas certas diante de conhecimentos conflitantes, a perceber os milhões de tons de cinza que existem entre o preto e o branco. Resposta hoje em dia é muito fácil achar no ChatGPT. O valor está no ser humano que sabe o quê e como perguntar. P.S.: Urgente também dar centralidade a reflexão sobre ética por toda a vida acadêmica. Todo mundo sabe a importância de escolher uma profissão, mas o debate sobre que tipo de profissional, que valores, é próximo do nulo. Jean, MUITO OBRIGADO pelo seu trabalho!!
@luannaassad3170
@luannaassad3170 Ай бұрын
Se a superdotação não é super, então quem são os superdotados? Quais são as características, afinal? Não ficou claro pra mim.
@ericaester1708
@ericaester1708 15 күн бұрын
Altas habilidades. Super é para os q tem uma genialidade
@iolanda683
@iolanda683 2 ай бұрын
@jeanalessandro, escreva um livro com suas teorias acerca do assunto.
@Bernarydo
@Bernarydo 2 ай бұрын
👍
@Bernarydo
@Bernarydo 2 ай бұрын
sou uma pessoa de poucas palavras mais adoro seu conteudo continue se esforçado imagina vc e psicológo e arruma tempo pra fazer videos de 30 minutos a 1 hora...
@veudeseda3346
@veudeseda3346 2 ай бұрын
Me corrija se eu estiver errado. Sobre o tema. Tenho superlotação? Ou sou superdotado? O que eu tenho posso ter adquirido, e pode ser retirado. Ex Tenho dor de cabeça. Agora se é genético, eu sou.
@wolfgirlfx2663
@wolfgirlfx2663 2 ай бұрын
A pior coisa do mundo é ter que “explicar” algo que é tão óbvio que não precisa explicação. E a tortura mental que é tentar achar uma forma de “explicar” algo que pra você é só olhar. Tá ali, quer que explique o que meu Deus?
@lourdesoliveiradesouza4709
@lourdesoliveiradesouza4709 2 ай бұрын
Só fala mais rápido pra eu ficar aqui
@ericaester1708
@ericaester1708 15 күн бұрын
Tem opção de aumentar a velocidade. Nesse ícone de engrenagem.
@tavaresrco
@tavaresrco Ай бұрын
Newton, Einstein, Kepler, Planck, Simone de Beauvoir, Marx, Hedy Lamarr, entre outros notórios, ok mas não coloca Musk como gênio não.... além de raso é muito burro.... é tacanho... dá até raiva. Musk é rico. Nada mais que isso.
Superdotação - Identificação, testagem e outros diagnósticos
1:00:45
Jean Alessandro
Рет қаралды 3,3 М.
小丑女COCO的审判。#天使 #小丑 #超人不会飞
00:53
超人不会飞
Рет қаралды 16 МЛН
To Brawl AND BEYOND!
00:51
Brawl Stars
Рет қаралды 17 МЛН
Правильный подход к детям
00:18
Beatrise
Рет қаралды 11 МЛН
Não existe Livre Arbítrio?
56:59
Jean Alessandro
Рет қаралды 1,3 М.
Superdotação: a ciência por trás dos cérebros brilhantes
20:25
Marília Graner
Рет қаралды 9 М.
COMO ESTUDAR E APRENDER - Professor Pier
38:07
Memorizando Direito - Professor Medeiros
Рет қаралды 205 М.
A EMPATIA CORROSIVA DO AHSD!
31:42
Jean Alessandro
Рет қаралды 11 М.
Características de Altas Habilidades e Superdotação - Jean Alessandro
58:06
Episódio Completo - Tudo sobre Superdotação e Neurodivergência - Consultorio de Ideias Cast
1:36:25
Jean Alessandro (Psicólogo) - Sem Groselha Podcast #144
5:20:09
Sem Groselha Podcast
Рет қаралды 41 М.
A neurobiologia do trauma - 2
1:01:59
Jean Alessandro
Рет қаралды 2,2 М.
小丑女COCO的审判。#天使 #小丑 #超人不会飞
00:53
超人不会飞
Рет қаралды 16 МЛН