Amo demais que ela coloca o timestamp dos assuntos na descrição ☺️☺️ a mulher ansiosa que habita em mim agradece demais
@ANAPAULAXAMÃQUÂNTICAXAMÃQUÂNTI14 күн бұрын
Primeiro venceremos qualquer desvantagem ,sobre qualquer tema,como indivíduo,pois é nos superando,evoluindo que cada um de nós criará uma sociedade igualmente forte,comprometida com o crescimento comum
@fernandaweber074 жыл бұрын
que vídeo completo, que análise maravilhosa, Carla! obrigada por compartilhar suas reflexões
@ANAPAULAXAMÃQUÂNTICAXAMÃQUÂNTI14 күн бұрын
Tenha confiança no potencial humano!😃🙏
@chrisborges59623 жыл бұрын
Carlinha, esse é o primeira vídeo teu que assisto. Você esta de parabéns!
@Filhodanuvem4 жыл бұрын
Nossa, eu só percebi o trocadilho no "e AI" agora hahahahaha 🤦🏾♂️ . Logo eu que também faço trocadilhos.
@EAICarla4 жыл бұрын
hahahah espero que tenha apreciado!
@ANAPAULAXAMÃQUÂNTICAXAMÃQUÂNTI14 күн бұрын
Muito obrigado 🙏
@PEDROZLATANBR4 жыл бұрын
Carla, vi uma exposição sua na disciplina de Implicações Sociais da Computação do IME, e gostei muito, assim como do seu canal. Parabéns! Acho que seria legal você falar sobre racismo algorítmico por aqui! É um tema que está muito em evidência :)
@EAICarla4 жыл бұрын
Oi pedro! Obrigada. Pode deixar que vou trazer o tema sim ;)
@ANAPAULAXAMÃQUÂNTICAXAMÃQUÂNTI14 күн бұрын
A tecnologia veio para facilitar as nossas vidas,apenas precisamos aprender a direcioná-la para o bem de tudo e de todos
@ANAPAULAXAMÃQUÂNTICAXAMÃQUÂNTI14 күн бұрын
Nós,seres humanos,somos muito mais capazes que as máquinas,acredite🙏
@mariaclaratrajano15692 жыл бұрын
amiga? você é MARAVILHOSA! Ótimas análises! Ajudou-me demais a olhar mais profundamente sobre os aspectos abordados no documentário. Além disso, muito obrigada pelas recomendações de livros e de outros documentários! :))
@EAICarla2 жыл бұрын
Obrigada pelo comentário maria!
@julianam.vieira32784 жыл бұрын
Nossa, Carla! Obrigada por esse vídeo. (=
@tattyshinoda4 жыл бұрын
Carla, sua análise é muito importante! Sua reflexão sobre o vazio do final do doc e das pessoas que estão lutando e construindo uma internet mais segura e ética faz muito sentido! Acredito que seu vídeo veio complementar, com recomendações de livros e o doc (obrigada pelas dicas!), a reflexão depois de ter assistido ao doc. Um ponto que me incomodou foi a dramatização com personagens que exemplificam o uso e consequências das redes, falando como espectadora do doc. Mas pensando que a proposta é justamente chegar em um público que não tem ou nunca teve contato com essas discussões de privacidade e consequências das redes, faz muito sentido estar nesse formato. Por isso que a sensação do vazio, muito bem refletido no seu vídeo, talvez seja justamente para provocar uma atenção e alardiar esse público mais geral. Dessa maneira, o doc cumpre totalmente seu papel. E eu realmente espero que seja uma das primeiras produções para cada vez mais pessoas e quem sabe, chegar em um ponto em que a sociedade como um todo, participe ativamente dessa e de muitas outras discussões.
@EAICarla4 жыл бұрын
Obrigada e fico feliz que gostou do vídeo! Concordo muito contigo :)
@yas46524 жыл бұрын
Gente, alguém conseguiu assistir o documentário Coded Bias? O link da descrição está fora do ar e não encontro para assistir em outros lugares... :(
@EAICarla4 жыл бұрын
Acabei de ver yas que está indisponível :( ainda não encontrei um link novo para assistir!
@Dennyspeper2 жыл бұрын
Amei demais seu posicionamento!
@laraalfieri57894 жыл бұрын
Que maravilhosa sua análise!
@lucianafeitoza21294 жыл бұрын
Muito boa a sua explicação do tema abordado. Com certeza vou assistir o documentário, mas como sua seguidora eu gostaria de assistir um novo vídeo sobre esse tema trazendo mais informação. Acredito que esse assunto é importante geral, principalmente agora nesse momento em que estamos vivendo um problema de saúde mundial com tantas informações falsas, duvidosas, modificadas e cheia de seguidores curtindo compartilhando como você deixou claro no dilema das redes sociais onde o foco é $$$$$$ não informação segura. Enfim, precisamos mais desse aporte cientifico e rico em informações, como também precisamos de mais pessoas com essa disposição em passar conhecimento e informações seguras. Parabéns, muito bem colocado e entendível.
@EAICarla4 жыл бұрын
Oi! Obrigada pelo comentário. Pode deixar que teremos mais vídeos no canal sobre o assunto - que, como você disse, é de extrema importância.
@marcelocasarotto84792 жыл бұрын
que análise perfeita!!
@mariajoselira23782 жыл бұрын
n Não há outra forma de avaliar o mundo virtual como não sendo um monstro que passou a habitar nossos lares, em vários aspectos, e os viciados aqui entendem o que falo .Desde o comprometimento infantil ate o adulto. A falta de atenção , de empatia, de lealdade, o sentimento humano escorrem pelos dedos dos celulares, sem se preocupar com os que habitam em seu entorno. a angústia ,a ansiedade (do quero ja) se instaurou nas pessoas e os sentimentos afetivos e suas memórias se foram ,dando aqui o lugar á depressão ,ao suicídio, ao vazio instaurado. Os benefícios são alguns, mas que sem esse mundo virtual tudo funcionava, e bem, com grande dose de amor e comprometimento, porque não estávamos diante de bonecos mas de pessoas que respeitávamos e cumpríamos regras. PORTANTO É MAIS CAOTICO QUE POSITIVO. .Ainda bem que os criadores percebem esse vislumbre.
@estheraragao4 жыл бұрын
Análise bem sensata e necessária!
@Freedom-ql2ql3 жыл бұрын
A tendência é que a humanidade se funda às máquinas se quiser sobreviver daqui pra frente.
@leonardobelluzzi27294 жыл бұрын
Nunca parei para pensar dessa forma
@ooocarneiro4 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo! Fiquei com muita vontade de ver o Coded Bias, mas não o achei em lugar nenhum. Tem alguma dica de como assistir?
@ooocarneiro4 жыл бұрын
Consegui ver no Vimeo hoje. Muito bom!
@EAICarla4 жыл бұрын
opa otávio! Que bom fico muito feliz
@emilias_utfpr4 жыл бұрын
Mas não é uma série, é?
@EAICarla4 жыл бұрын
ops! título alterado
@guilhermewanderley81354 жыл бұрын
Parabéns pelo video e pela palestra na PyBR, Carla! Sobre sua crítica das consequências pouco exploradas, acho que de fato são pouco exploradas, mas também são várias vertentes apresentadas no doc. Eu, por exemplo, acho que foi pouco explorado e adoraria ver mais sobre neurologia e os efeitos dos mecanismos no cérebro - o que eu também sei mais do que é apresentado no documentário. Acho que esse é nosso bias: querer ver mais da parte que a gente tem mais familiaridade. Como o tempo é limitado e a proposta é expor o problema, acho que o documentário faz um bom trabalho pq mostra um apanhado geral sobre o problema. Discordo que depois deixe no vazio. Acho que citam várias referências durante o documentário; as próprias pessoas que aparecem são referências pra pesquisar depois; no final eles dão referências de mais lugares para procurar, o site do filme, o Center for Humane Technology, etc. Concordo com você que falta muita diversidade nas referências! Acho que nesse ponto podiam melhorar bastante. Dito isso, acho que o documentário faz um bom trabalho de expor esses problemas pra quem, diferente de mim e de você, não tinha conhecimento sobre o problema. Espero ter contribuído pra discussão! Sucesso no seu mestrado e no canal! Um abraço!
@EAICarla3 жыл бұрын
Com certeza guilherme! O documentário é muito bom como um primeiro alerta e contato com o tema.
@carlosmarques52044 жыл бұрын
Excelente! Planejei ver o documentário e seu vídeo em seguida e deu muito certo! Confesso que, mesmo sem ter entrado ainda na graduação em Computação, essas questões já me preocupam bastante! (Aliâs, essa discussão tá realmente entrando na graduação? Pra mim, deveria ser matéria obrigatoria!)
@EAICarla4 жыл бұрын
Opa! Fico feliz Carlos. Eu acredito que ainda não viu. Durante a graduação, foram poucas as discussões sobre o tema, mas vejo diversos professores/pesquisadores tentando mudar isso e trazer o tema para sala de aula.
@carlosmarques52044 жыл бұрын
@@EAICarla Até porque já está na hora do povo de computação ter uma ideia bastante clara do poder que tem em mãos, por mais que isso seja perturbador. Este ano tive a oportunidade de acompanhar a Semana da Computação do IME-USP no KZbin (só aumentou minha vontade de ingressar lá), e confesso que a palestra sobre os perigos do Reconhecimento Facial me impactou bastante. Que essa palestra tenha aberto os olhos de quem a assistiu!
@brunotrivellato58784 жыл бұрын
Ótimo ponto!
@devpreta45384 жыл бұрын
Gostei da análise. Eu geralmente de tempos em tempos desinstalo as redes sociais, para uma sanidade mental e para ter um tempo de qualidade melhor. E simmmmm, o final nos deixa "como viver melhor com as redes sociais "?
@Freedom-ql2ql3 жыл бұрын
Carla você é natural de qual estado brasileiro?
@EAICarla2 жыл бұрын
Olá! Sou de são paulo!
@alyssonbds4 жыл бұрын
Excelente análise
@marianamendes35634 жыл бұрын
Obrigada por esse vídeo! Nao gostei desse doc e não conseguia expressar pq. Vc me ajudou a entender pq não gostei.🙏
@EAICarla4 жыл бұрын
Fico feliz mariana! Obrigada pelo comentário
@rayanepimentel1924 жыл бұрын
Carla, acho que o filme "A rede de ódio", 'completaria'.
@EAICarla4 жыл бұрын
Obrigada pela sugestão rayane!
@juliara25003 жыл бұрын
Eu não sou produto de ninguém é perigoso a imprensa ser o meu produto a única coisa triste é qui eu sei usar melhor e tratar melhor as minhas informações do qui a própria empresa eu tenho ética e respeito com o qui eu sei já a empresa nunca teve não tem coisa mais triste do qui isso.
@Pombaco4 жыл бұрын
Assiste o documentário de novo prestando atenção e se põe na situação de leiga. Depois vem e faz outro vídeo. Para a sociedade o documentário é perfeito. Ponto. Em 1:30h trás essa enorme denuncia, cabe as pessoas continuarem com suas buscas para colherem mais informações se o que foi apresentado a elas é interessante. Você tá querendo algo que não rola. Outra coisa, o doc não trás nada novo pra quem é da área. É lógico. É o que esperamos de quem é da área. Você tá no seu mestrado de IA, óbvio que nada que um documentário de Netflix falar vai trazer alguma novidade pra você. No máximo algum ponto de vista novo, mas absolutamente nenhum embate técnico. Você precisa avaliar se o documentário é bom se ele transmite uma mensagem clara e básica sobre o assunto, se fala com todos. Se pegar o documentário em questão você vai ver que não foram poucas as pessoas com mais de 35 anos que entenderam o doc. Então foi um sucesso. Se uma senhora de 60 anos assiste e entende, o documentário está certo. O documentário deixa claro que afeta a forma como vivemos, seja individualmente ou em sociedade, todos esses questionamentos que você levou um indivíduo deve conseguir pensar sozinho depois do fim do documentário onde ele foi apresentado a realidade e agora pode formar novas opiniões. Não é função do documentário fazer isso. Você queria o que? Que o documentário trouxesse dados sobre o suicídio dos jovens e tbm trouxesse uma solução, e etc? Suicídio é outro tema. Quem quer uma opinião multidisciplinar agora vai atrás dessas informações e faz os cruzamentos. Repito, o documentário foi claro, conciso, informativo e abrangente.
@EAICarla4 жыл бұрын
Oi Vagner, tudo bom? Você repetiu diversas falas minhas, inclusive a conclusão do meu raciocínio de: "acho o documentário muito válido" e até assisti com a minha mãe (que é enfermeira - tem um comentário dela sobre meu vídeo aqui no youtube também). Nessa semana, eu também participei de um evento exclusivo com o Tristan Harris, Jeff Orlowski, joy Buolamwini e Shalini Kantayya. Tive a oportunidade de expor o que eu disse nesse vídeo e foi super produtivo já que eles concordaram com meus questionamentos - que não são somente meus, mas de várias pessoas, pesquisadoras e instituições como a Mozilla. E lembre que: o que pode ser claro para você, pode não ser claro para todo mundo!
@Pombaco4 жыл бұрын
@@EAICarla Você fez um vídeo de mais de 20 minutos. No início do video disse que não viu nada novo sobre o sol. No decorrer so seu vídeo você não apresentou soluções das quais cobrou no documentário. Interessante que você participou de debates e mais interessante ainda é você falar que foi super produtivo pq eles concordaram com você. Debates só são produtivos assim aliás. Não adianta dar nenhum tipo de carteirada. Você fez esse vídeo só pra também dizer que entende do assunto, o que não estou negando nem nada. Mas se sua crítica ao documentário foi que deixou coisas em aberto e não foi tão profundo, seu vídeo fez o mesmo. E seu público majoritário acredito que sejam de pessoas de TI. Logo...
@EAICarla4 жыл бұрын
Oi vagner! A intenção não foi dar carteirada não, só compartilhar mesmo. Tudo bem vc discordar da minha visão de verdade. Só acredito ser válido trazer mais informações sobre o assunto e muita gente curtiu (de fora da TI), então isso já me deixou muito feliz!
@duck000014 жыл бұрын
Não assisti o documentário, mas já acho que é um tanto quanto tardio. Na verdade, a discussão desses temas como um todo está ocorrendo de forma tardia, principalmente na mídia mainstream que aborda os temas muito raramente e quando ocorre, é de maneira superficial. Não consigo dizer se isso é proposital. Inclusive seria um bom tema pra um vídeo, uma discussão acerca do papel da mídia (principalmente as redes abertas de televisão, ainda tão fortes no país) na divulgação desses assuntos. Pelo motivo de ser uma discussão tardia e "pioneira" (no sentido de ser um dos primeiros documentários sobre o assunto veiculado num meio de comunicação massivo) entendi a abordagem do documentário ter esse caráter mais alarmista. É como se ele quisesse mostrar a sujeira embaixo do tapete deixando a cortina de poeira pairando no ar, pra chamar a atenção. Sob esse ponto de vista, acredito que seja perdoável, pode servir como porta de entrada pra produções com discussões mais profundas. No mais, excelente vídeo, parabéns e obrigado pelo conteúdo!
@EAICarla4 жыл бұрын
Com certeza Lucas. Concordo totalmente contigo. Sugestão anotada ;)
@ANAPAULAXAMÃQUÂNTICAXAMÃQUÂNTI14 күн бұрын
Todas as outras reflexões são reais
@Guicgs4 жыл бұрын
Carla, primeiramente, parabens pelo canal! Te acompanho no twitter também, e imagino que não seja fácil fazer tanta coisa e ainda manter um canal com conteúdo de qualidade. Força para seguir com todos os seus projetos! Tenho uma pergunta: pensando em netflix, você acha que o Privacidade Hackeada seria uma recomendação melhor que o Dilema das Redes?
@EAICarla4 жыл бұрын
Olá! Obrigada pelo comentário. Realmente não é fácil mesmo hahah Nunca assisti o documentário, mas já adicionei na minha lista :D
@DimensaoGeekk4 жыл бұрын
Só fui capaz de concordar com o vídeo, faltou bastante representatividade e opiniões diversas no documentário.
@the-doubting-thomas624 жыл бұрын
Nossa sim literalme o que eu faoei
@roselifreitas84554 жыл бұрын
Assisti esse documentário com meu filho, gostei👍🏻 mas me preocupei por um outro lado.