Рет қаралды 9,808
Acordeonista, Pablo Picasso. Óleo sobre tela, 1911.
Pablo Picasso (1881 - 1973), foi um artista espanhol, muito conhecido por ser o precursor do movimento cubista, cujo influenciou diversos artistas.
O movimento teve 3 fases nas quais os artistas desenvolveram técnicas, estilos e materiais que os ajudaram na estética do grupo.
A segunda fase ficou conhecida como Cubismo Analítico (1909 - 1911), sendo o período no qual os artistas deixaram o tema um pouco de lado, fragmentado a imagem, desconsiderando a cor, utilizando paletas monocromáticas de cores severas ( preto, cinza, marrom, ocre...). As imagens dos objetos além de serem fragmentadas, eram postas de forma a expor todos os seus lados, vistas de vários ângulos (como se houvesse vários cortes na figura).
Diversos trabalhos feitos nessa fase tiveram que ser entendidos através de pistas, como o próprio título da obra, que expunha a ideia do que estava sendo representando.
Algo que ocorreu na obra Acordeonista de Pablo Picasso, feita em 1911 e que faz parte dessa fase do Cubismo.
LEITURA DA OBRA:
A pintura é um óleo sobre tela, que representa um homem tocando acordeão (que não é identificado, por causa da fragmentação da imagem).
As cores são monocromáticas, voltadas para os tons de preto, cinza, ocre, marrom...
O cubismo foi uma das vanguardas europeias mais importantes, influenciando artistas de outros movimentos e países, como os do Modernismo Brasileiro.
REFERÊNCIAS:
E.H. GOMBRICH, A História da Arte.
H.W JANSON e ANTHONY F. JANSON, Iniciação à História da Arte.
LAMBERT Rosemary, A arte do século XX.
História da Arte da Universidade de Cambridge.
Enciclopédia Itaú Cultural
#obrasdopasunb #universidadedebrasilia
Sigam-me no Instagram:
/ eucontoaarte