Você não tem ideia de como estou feliz por todos os vídeos postados. Alguns infelizmente por razões óbvias não nos permitem comentar! Então aproveito a oportunidade que esse sobre cultura me permite para agradecer por todos os vídeos feitos até aqui! Sou estudante de História e tenho tido uma disciplina de etnografia.... muitos textos para ler, muitos materiais e poxa vida, como os seus vídeos são didáticos! Estou adorando, espero que você possa continuar fazendo esse trabalho maravilhoso! Você está de parabéns pela qualidade dos materiais e principalmente por demonstrar tanta generosidade... Penso que o verdadeiro conhecimento nos torna mais generoso! Obrigado pelos vídeos!
@eduardayeger76766 жыл бұрын
Cara sua voz é muito suave, adorei sua explicação, muito obrigado
@MimiCemecalegaro6 жыл бұрын
Adoro antropologia! Sentia uma falta mto grande desse tipo de conteúdo na plataforma. Obrigada! Esse vídeo é de utilidade pública ♡
@t3mpest4d386 жыл бұрын
Meu deus, eu amei esse video, adorei estudar antropologia com vc, vou guardar esse video pra sempre "Respeito é a palavra chave para q a gente viva em sociedade" vc maravilhosa aaaaaaa 💙💙
@henriqueforino6 жыл бұрын
Adorei o seu vídeo, conseguiu passar o conceito de uma forma tão simples e fácil de entender. Estou tendo o meu primeiro contato com Antropologia Cultural na graduação e estou ficando encantado pela área. Como não temos antropologia como estudo básico em nossas escolas? Acredito que se tivéssemos esse tipo de matéria desde o início do ensino nas escolas, teríamos uma sociedade bem menos preconceituosa e bem mais respeitosa com as diferenças. Ah, e parabéns pelo vídeo, ganhou mais um inscrito. rsrs
@geografiadorenan7 жыл бұрын
parabéns pelo novo quadro, está excelente! gosto muito de antropologia e já deixo um sugestão uma coletânea de conceitos de vários antropólogos, e pode começar pelo Franz Boas
@marianepisani35497 жыл бұрын
Olá! Obrigada pelo comentário!! Começamos, afinal, pelo conceito de cultura com o livro do antropólogo brasileiro Roque Laraia. Abraços
@emanoelferreira51497 жыл бұрын
Mariane Pisani bem legal esses conceitos. Parabéns pelo vídeo. Mas, não concordo com tudo. rsrs você conhece o caso do John Money e dos gêmeos? E os relatos da mãe dos garotos? Acho que vai bem na contramão dessa questão dos índios e etc... sem contar que tem um embasamento mais forte. Gostaria de saber o que pensa sobre isso. Sucesso no seu trabalho. Ps: não pesquise na Wikipédia em português, pois não tem muita informação. Veja em inglês.
@RaphaelFernandes7 жыл бұрын
Que canal, bom! Parabéns! Estou criando um personagem antropólogo para uma história em quadrinhos e você tem me ajudado bastante a relembrar as aulas de antropologia da graduação em História.
@prof.juliocesardosanjos5 жыл бұрын
você não tem que temer cometários! sua base vem de estudos e por isto tem autoridade para falar. Estudei este livro nos meus primeiros anos de faculdade de história da arte e Laraia é um bom teórico para ser recomendado para todos os públicos, mesmo os que não acadêmicos. Até mesmo pela clareza e objetividade do texto. É um ótimo começo para a des-construção de esteriótipos e senso comum. Parabéns pelo canal e pelo vídeo!
@LucasCamargo-xi4tb5 жыл бұрын
As culturas também são erigidas pelas disputas que ocorrem para a proliferação de determinadas práticas, costumes e para a formulação dos elementos que formarão o conjunto das tradições em detrimento de outros. Assim, toda relação cultural é também uma relação de poder, onde ocorrem incorporações, distorções, resistências, negociações e recuperações.
@AlyssonAugusto7 жыл бұрын
Gostaria de um vídeo sobre "Apropriação Cultural". Eu fiz um vídeo sobre o assunto aqui no meu canal MAS não sou autoridade. Pessoal da antropologia falando agregaria bastante.
@marianepisani35497 жыл бұрын
Oi Alysson, obrigada pelo comentário!! Abraços
@niltonjardimjunior7 жыл бұрын
Alysson Augusto passa o link do seu vídeo, por favor.
@MsLouiz775 жыл бұрын
@@marianepisani3549 , você poderia fazer um vídeo sobre Cultura vs desenvolvimento social e tecnológico, muitos leigos focam nesse aspecto para dizer que uma cultura é superior a outra. Acho que os especialistas poderiam ser mais didáticos e acabar de vez com essa confusão. Geralmente o senso comum, principalmente nos últimos temos, coloca esse argumento como algo prático que provaria a superioridade cultural de um grupo sobre os outros.
@thiagogaucho16 жыл бұрын
Acabei de descobrir o canal. Terceiro video que assisto e estou maravilhado com a alta qualidade do conteúdo. Parabéns.
@Dante82496 жыл бұрын
Sua linha de explicação é muito boa! Didática e cientifica!
@fabiohiroshi10767 жыл бұрын
Mais um inscrito, por favor, não parem com o canal. Seus vídeos são excelentes, parabéns
@byazyta17 жыл бұрын
Antropológica arrasando no conteúdo desde o inicio! Vídeo curto e objetivo com indicação de um livro muito bom. Sempre indico o livro do Laraia para meus alunos mais curiosos sobre algumas questões ligadas à cultura. O Leitura ObrigaHISTÓRIA é muito bom e o Antropológica só ajuda a elevar o nível do canal. Valeu, galera!
@marianepisani35497 жыл бұрын
Oi Ana, obrigada pelo comentário! Fico feliz em saber que você indica esse livro do professor Roque Laraia, super acessivel não é mesmo? Abraços
@anarquiaaudiovisual49917 жыл бұрын
obrigado pelo vídeo As pessoas tem que entender que cultura não é só aquilo que os agrada e o restante não possui valor cultural. realmente muito linda e inteligente 😍😍😍😍
@nataliaribeirodasilva34566 жыл бұрын
O conceito de cultura é algo bem vasto, daria ótimas discussões e reflexões sobre. Gostei do vídeo, acho também que esse assunto abre espaço para muitos outros assuntos!!!!
@olimattospedro5 жыл бұрын
Ela pode ficar parada e em silêncio num palco que eu já bato palmas de tão incrível que ela é
@jeancleciosql7 жыл бұрын
Me ajudou muito nas aulas de Fundamentos das ciências sociais, obrigado Mariane Pisani
@rogerkarina7 жыл бұрын
Parabéns pela iniciativa!! Já é parte de meus estudos!! Muita luz, saúde e conhecimento pra ti Mariane!
@marianepisani35497 жыл бұрын
Olá Roger, obrigada pelo comentário e pelas palavras!! Abraços
@joalmarcantos13467 жыл бұрын
Amei...muito simples e ao mesmo tempo muito rico 👍😉
@diegomodesto7217 жыл бұрын
Mariane, excelente vídeo, meus parabéns! Você poderia versar sobre o estado das pesquisas em antropologia no Brasil?
@historiasdacerveja34006 жыл бұрын
Que vídeo lindo. Muito educativo. Parabéns 👏👏
@biadeanabeatriz6 жыл бұрын
me ajudou muito, mesmo livro que minha professora ta passando para fazermos prova nesse semestre. Sou graduanda em TURISMO
@wlbwell7 жыл бұрын
Parabéns pelo canal. Há possibilidade de postar vídeos sobre os aspectos antropológicos e sociológicos da Reforma Protestante do Século XV e a sua importância para o desenvolvimento cultural da sociedade moderna e contemporânea a partir deste marco. Obrigado.
@MayconDouglas-ur6bb5 жыл бұрын
antigamente eu tinha uma visão bem pobre dizer assim, mas depois que comecei a estuda antropologia pelo curso de letras, minha visão sobre determinadas sociedade cultural, mudou bastante .
@gustavof42127 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo. Gostaria de fazer duas provocações: 1- Nos dias de hoje tem-se colocado como de segunda categoria a cultura que é voltada somente para o mercado. A arte que é "feita para vender", por exemplo. Essa crítica é pertinente? 2- Concordo que os hormônios não são 'determinantes' para o comportamento masculino e feminino, por exemplo. Mas hoje há uma tendência que coloca absolutamente todas as instâncias da vida humana como "construção social". Penso que seja perigoso. A meu ver, nem tudo é construção social. Ainda que os papéis de gênero sejam construídos culturalmente, será que o comportamento não é ao menos influenciado por fatores biológicos? Nesse caso, as ciências humanas não podem dar a resposta sozinhas.Temos que nos escorar em resultados de ciências biológicas. E é muito importante que, para se fazer ciência nas humanidades, tenhamos esse cuidado e humildade em aceitar que nem tudo precisa ser conforme os movimentos sociais defendem. Será que os estudos biológicos respaldam as teorias de que hormônios masculinos e femininos não interferem em comportamento?
@samuelctome7 жыл бұрын
Gustavo F Também não concordo que tudo seja determinante social, assim os aspectos biológicos serviriam para que?
@viverepostar6 жыл бұрын
Ao meu ver, isto faz bastante sentido. O comportamento humano é muito complexo e com influências múltiplas de aspectos sociais e biológicos. Há muito tempo atrás, li um livro chamado "A Culpa é da Genética" que fala da influência da biologia no nosso comportamento. Recomendo sempre a leitura aos meus colegas da área de humanas.
@jonathansilveira25056 жыл бұрын
samuel tomé Por que tem que servir para algum propósito?
@queziacristina65346 жыл бұрын
concordo
@keitylmartins5 жыл бұрын
Acabei de pensar exatamente isso. A interdisciplinaridade deve ser uma prática fundamental para se pensar o homem, inclusive na cultura. As ciências sociais não são absolutas.
@joaoricardo33947 жыл бұрын
Mariane , aspectos e hábitos e valores culturais ,podem ter favorecido alguns povos em relação ao desenvolvimento econômico ,social e tecnologico de alguns países como por exemplo Japão ou Inglaterra ,Alemanha? E talvez desfavorecido outros países como os do continente africano ,devido a seus hábitos e valores culturais?
@eltonnobrega39026 жыл бұрын
Maravilhoso! Extremamente elucidativo, mas ainda estou preso a algumas ressalvas, o funk brasileiro atual por exemplo, tenho um grande temor sobre o rumo que está tomando, aí caímos na questão dos "limites da cultura", até onde podemos considerar determinados tipos de manifestações musicais nesse caso algo "bom" ou "ruim", não quero classificar como superior ou inferior, mas quando analisamos determinados tipos de letras (geralmente as que fazem maior sucesso aqui na periferia) vemos um total domínio do machismo, objetificação da mulher, apologia indiscriminada ao uso de drogas entre outros fatores que estão diretamente ligados a sérios problemas presentes na nossa sociedade.
@andrejacobina70637 жыл бұрын
Excelente vídeo! Seria bom que todos pudessem assistir para entenderem o que é cultura.
@Alex6928417 жыл бұрын
Excelente conteúdo. Parabéns Prof. Mariane pela ótima exposição.
@marianepisani35497 жыл бұрын
Olá Alexandre, obrigada pelo comentário!! Abraços
@irissmith6376 жыл бұрын
explicação super detalhada, gostei
@viniciusassis3597 жыл бұрын
Esse canal é 🔝zera! Vontade de ficar dando like loucamente!
@marianepisani35497 жыл бұрын
Oi Vinicius, obrigada pelo comentário!! Abraços
@herculanocouto7 жыл бұрын
Parabéns Mariane, Fiquei muito feliz por conhecer seu canal e me inscrever nele. Quero deixar aqui uma sugestão para um video futuro. Gostaria de que você nos falasse sobre Infanticídio. Sabemos que será muito polémico, mas acredito que, nos daria a oportunidade de debater um assunto que não é unânime e que temos de evoluir nosso entendimento das inúmeras interpretações desta ato. Abraço a todos.
@wilsonnascimento42927 жыл бұрын
Nossa! Esse é meu segundo vídeo que assisto. Estou gostando demais. Parabéns!
@luanabonfim70796 жыл бұрын
Adoro teus videos, me ajudaram bastante! Sobre a cultura antropológica, gostaria de saber se sabes como está atualmente a questão da possível "extinção" do conceito de cultura em Antropologia, já que alguns autores (Lila Abu (97)), entre outros, alertaram que o determinismo das diferenças promovidos pela Antropologia, promove a acepção, a diferença dos grupos... Essas ideias foram rebatidas pelo Mashall (97), por exemplo.. Mas estou buscando referências mais atuais sobre como está tudo isto... Estou me preparando para a prova em Antropologia Social para mestrado. Se puderes responder, te agradeço muitíssimo! Beijos e vida longa ao canal!
@crlmala6 жыл бұрын
Descobri o canal pelo vídeo do Pirula (com a participação do Icles). Parabéns pelo conteúdo, já me inscrevi!
@denisepiedade5035 жыл бұрын
fiquei apaixona pela abordagem coesa, explicativa e bem fundamentada!!! obrigada!!!
@SuperSl4Sh7 жыл бұрын
Vídeo interessante, Mari! Vlw msm pelo vídeo e pela indicação de livro. Você poderia recomendar alguma leitura, ou fazer um vídeo, sobre o conceito antropológico de nação? Obg! PS: Se já houver algum vídeo do Icles sobre o assunto, por favor, mandem o link!
@obrigahistoria7 жыл бұрын
Tem dois vídeos sobre o assunto dos primórdios do canal. Vai na playlist de Conceitos Históricos, são os dois vídeos mais antigos dela.
@marianepisani35497 жыл бұрын
Olá Thales, obrigada pelo comentário!! Pelo que já vi, o Icles ja te sugeriu os links dos videos mais antigos. Abraços
@erbetgamer7 жыл бұрын
Eu estou amando esse quadro ! Sempre me interessei por antropologia ! Continuem assim !
@sheilaraquel99657 жыл бұрын
Diálogo interdisciplinar no canal só tende a elevar a qualidade e aprimoramento das discussões. Estão de parabéns!
@marianepisani35497 жыл бұрын
Olá Sheila, obrigada pelo comentário!! Abraços
@claytonreboucas68767 жыл бұрын
Vídeo muito esclarecedor. Parabéns pelo trabalho!
@marianepisani35497 жыл бұрын
Olá Clayton, obrigada pelo comentário! Abraços
@thiagobezerra93517 жыл бұрын
Esse canal tem me fascinado a cada semana. E ainda tem metal e easter eggs de star wars. hehehehehe
@marianepisani35497 жыл бұрын
rsrsrs super atento!!! Obrigada pelo comentário, Thiago!! Abraços
@LucasInacioRodrigues7 жыл бұрын
Em 2014, se não me engano, o professor Roque Laraia nos deu um seminário sobre o conceito de Cultura, aqui em Pouso Alegre (Univas). Parabéns Mariane.
@jhonnybandeira31265 жыл бұрын
Simplesmente amei esse vídeo, principalmente pela sua didática.
@tomazfonseca91245 жыл бұрын
Cara, chapei no vídeo. Demais !!!
@carmenaquize66435 жыл бұрын
Increíble muy buena explicación gracias.
@tephasander7 жыл бұрын
Muito bom o vídeo! Só uma pequena dica/crítica construtiva pra Mari: procura olhar mais na direção da lente da câmera, assim vc olha "direto" pra pessoa que vê o vídeo. Olhando pro horizonte fica a impressão que você tá olhando pra algo atrás da gente, é um pouco agoniante... fora isso, tudo ótimo, adorei o assunto (:
@marianepisani35497 жыл бұрын
Olá, muito obrigada pelo comentário e pela sugestão!! Abraços
@raulnunes5905 жыл бұрын
tbm senti isso
@rickyalves48875 жыл бұрын
Aparentemente ela está lendo um material que preparou antes e, pra não perder nenhum detalhe preferiu ler algo tipo uma 'dalha'. É isto.
@tyagomartyns4756 жыл бұрын
Muito bom. Foi um conteúdo claro e muito esclarecedor.
@gfsilveira6 жыл бұрын
Agradeço pelo vídeo. Tenho mestrado em biólogo molecular e gostaria de saber se existem trabalhos na antropologia (poderia me indicar?) que apresentam discussões sobre cultura à luz das teorias biológicas contemporâneas, como por exemplo, epigenética? Pergunto pois, conheço muito pouco sobre antropologia e, neste pouco, me parece que os estudos da área resumem a biologia como apenas os caracteres sexuais primários e hormonais. Obrigado.
@wpoltronieri437 жыл бұрын
Parabéns pela didática clara e simpática! Poderia elaborar novo vídeo, mas desta vez comparando os principais antropólogos culturais? Senti falta do conceito semântico de cultura de Clifford Geertz (1926-2006), no qual fiz um reducionismo para "Cultura é frescura que quase todes nós GOSTAMOS MUITO!" kkkkkkkkkkk
@JonathanAlvesdeAssis7 жыл бұрын
Meus parabéns, muito bom foi essa explanação sobre conceito de cultura!
@lauraparreiras95027 жыл бұрын
Parabéns pelo canal!!
5 жыл бұрын
Você mencionou sobre aspectos culturais dos índios, e que devemos respeitá-los, correto? E quando uma prática cultural, seja ela de qual grupo for, venha a ferir um princípio universal. Por exemplo: a prática do canibalismo por parte de grupos nativos. Gostaria, por gentileza de esclarecimentos. Uma dúvida: existe graduação em Antropologia? Obrigado pela atenção!!!
@celsops795 жыл бұрын
Não existe uma graduação em Antropologia, devemos cursar Ciências sociais para nos tornar-mos antropólogos. As ciências sociais constituem-se na antropologia, na ciência política e na sociologia. Sobre seu questionamento sobre prática cultural fere princípio universal tem algo de equivocado. O que está no campo universal, comum e geral, é a natureza; o que está no campo do particular e das regras, é a cultura. Consigo me lembrar agora de um elemento que está no campo particular e das regras, mas que tem abrangencia universal, o tabu do incesto. Somente o incesto estaria nessa interface natureza/cultura. O canibalismo foi uma pratica de muitos grupos humanos, talvez agora menos frequente, mas nunca esteve no campo do universal.
@noesiosantos91427 жыл бұрын
Brigar, imagina me ajudou bastante, tirou minhas dúvidas, e espero que os vídeos continuem me esclarecendo minhas dúvidas. Beijos e obrigado.
@robertalucas4637 жыл бұрын
show, fala muito bem. Obrigada
@borgesfanny44216 жыл бұрын
Segundo o "analista" , qual conceito operado esta relacionado a antropologia para definir a experiencia do encontro?
@zeli3637 жыл бұрын
Amando de montão esse canal!
@marianepisani35497 жыл бұрын
Olá Elzeli, obrigada pelo comentário!! Abraços
@edy57206 жыл бұрын
Vocês fazem um ótimo trabalho.Onde vocês moram em Florianópolis?
@isisruffo5 жыл бұрын
Gostei muito do vídeo, não sou da área de antropologia, mas gostei mesmo assim. Vou dar uma olhada no livro se encontrá-lo na biblioteca da minha universidade. Mas uma questão que me vem a mente qnd penso nas diferenças culturais é o problema da crítica às outras culturas e práticas. De modo geral, eu concordo com o vídeo. Uma grande parte das críticas às práticas culturais é puramente elitismo, mas algumas práticas são realmente reprováveis. Por exemplo, o machismo é um elemento da cultura brasileira, mas isso não quer dizer que seja bom ou que deva ser preservado de críticas e de tentativas reais de mudança. A mutilação genital de mulheres em algumas culturas é uma prática odiosa que deve ser criticada e extirpada do mundo. Como podemos fazer esse tipo de crítica?
@DaniloSilva-zw7wf6 жыл бұрын
QUE VÍDEO INCRÍVELLLL, PARABÉNS!!! 👏👏👏
@edsonjunior7396 жыл бұрын
Perfeito! muito bom.
@ElyMoraisxxx5 жыл бұрын
ESSE VIDEO É TÃO EXPLICATIVO QUE DÁ VONTADE DE CHORAR! POR QUE AS PESSOAS NÃO TEM ACESSO A ESSE TIPO DE PESQUISA?
@ermeschultz40357 жыл бұрын
Oi! Vocês poderiam colocar os livros e outras sugestões na descrição do vídeo? Grato
@tainaramouradeataides54046 жыл бұрын
Muito boa a sua aula parabéns 👏👏
@alexandrefilho43367 жыл бұрын
Dra. Não sou formado em história nem muito menos antropologia. Mas uma dúvida que fiquei. Não seria mais razoável que os fatos genéticos também exerçam influência na inteligência, capacidade física e cultura? Em minha área de atuação aprendemos que boa parte das doenças são multifatoriais, como o ambiente, cultura, genética entre outros determinantes. O fato de se conseguir isolar um fator único durante a pesquisa talvez limite também os dados disponíveis para uma afirmação categórica do fator. Não sei se a lógica se mantém em outras áreas do conhecimento. Obrigado e desde já parabéns pelo Canal.
@diogodetatacaveira6 жыл бұрын
Amei, muito bom!
@fabriciomiramdasilva70817 жыл бұрын
OI, fiquei com uma duvida. Se as diversas culturas estão em constante transformação e relação. o que acontece quando uma ocupa o lugar da outra, a antiga cultura desaparece em relação a nova?
@paulocesarlima4267 жыл бұрын
Muito legal este vídeo. show gostei demais da conta.
@AnaPereira-dj8yi5 жыл бұрын
e muito bom buscar conhecimento, obrigada
@maykoliveira_7 жыл бұрын
Ótimo vídeo. O canal agrega conhecimento de importância para a discussão efetiva das questões sociais. Agora nos diga:. qual a diferença entre cultura e tradição?
@cleversonbarata55187 жыл бұрын
pena q abandonaram esse quadro. estava indo super bem
@obrigahistoria7 жыл бұрын
+Cleverson Barata não abandonamos esse quadro, inclusive devemos gravar essa semana se nada der errado
@juliopaiva33967 жыл бұрын
Parabéns, muito bom.
@VIVA-ELETRICA6 жыл бұрын
ate anjo....obg pela aula
@POPWINTER306 жыл бұрын
Eu amo o canal de vcs!!!!
@Felipe-fb5lh7 жыл бұрын
Gostei muito. O conceito de cultura é muito agregador mas ele não tem limites? Uma pergunta incômoda: Como lidar ou tolerar práticas culturais que agridam outros seres humanos como pessoas que são preparadas para se tornarem homens bomba ou crianças indígenas que são enterradas vivas? Ou mesmo canibalismo? A cultura não tem limite?
@marlonmax1237 жыл бұрын
Muito bom, parabéns! Uma pergunta: se a cultura é dinâmica e mutável, existe a possibilidade de alterar uma cultura intencionalmente?
@marianepisani35497 жыл бұрын
Olá Marlon, ao meu ver as culturas estão sempre em movimento e transformação. Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando! Abraços
@sigmundfreud26597 жыл бұрын
Sim. A China foi um exemplo disto.
@joseiltoncarvalho49585 жыл бұрын
Yes, não só a cultura , mas a ética e a moral tbm é mutável.
@cleversonbarata55187 жыл бұрын
Gostaria de sugerir um vídeo sobre identidade. Abraço
@marianepisani35497 жыл бұрын
Oi Cleverson, obrigada pelo comentário!! Faremos um vídeo sobre identidade mais adiante! Fique de olho no canal. Abraço
@m_knevitz7 жыл бұрын
E a questão da dita "apropriação cultural"? Quando a polêmica estourou uns meses atrás, procurei material mais acadêmico, já que tudo que eu via eram textos de blogs e facebook, mas achei pouquíssima coisa...
@marianepisani35497 жыл бұрын
Oi Mauricio, obrigada pelo comentário!! Recomendo que você leia o livro em questão: Cultura um conceito Antropológico. Ninguém melhor do que o autor Roque Laraia, nesse livro tão básico da área da Antropologia, para esclarecer a dúvida que ainda paira. Abraços
@superdotados24626 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo. Adorei a abordagem, aprendi muito com vc. Sucesso em seu canal.
@laercio957 жыл бұрын
Linda!...Ótimo vídeo, ficou bem explicado.
@marianepisani35497 жыл бұрын
Olá Laercio, obrigada pelo comentário!! Abraços
@Livroable7 жыл бұрын
Gostei!!!!!!!!!! Parabéns!
@marceloantoniosotratti31717 жыл бұрын
como você explica bem!!! Muito bom.
@geoandre30827 жыл бұрын
Muito bom o vídeo! Mas qual serão os limites das culturas? quer dizer, no sentido dos dieitos humanos, até que ponto não se pode dizer que algo é errado, como por exemplo, a multilação da genital feminina em algumas culturas?
@obrigahistoria7 жыл бұрын
Conversamos sobre isso no dia da gravação. Estamos estudando falar sobre isso em algum vídeo no futuro. Não precisamos responder definitivamente as questões, mas é importante que as discussões sejam feitas sempre de forma responsável. Abraço!
@marianepisani35497 жыл бұрын
Oi Geo, obrigada pelo comentário!! Definitivamente, esse é um ponto bastante delicado para a discussão. Como falei ali no vídeo, o conceito de cultura traz em si essas polêmicas. Há que se ter em vista que o caráter de universalidade dos direitos humanos cai por terra quando usamos exemplos em que se põe em evidência culturas tão contrastantes como as ocidentais e as orientais. O choque cultural é inevitável, é claro. Uma vez que a prática da mutilação da genital feminina não faz parte das nossas práticas culturais ocidentais, contudo há que se ponderar e estudar muito sobre o assunto. A Antropologia fornece ótimas metodologias para tal. Deixo aqui duas indicações de leitura sobre o assunto: DINIZ, Débora. Valores Universais, Direitos Culturais. In: Direitos Humanos, Temas e Perspectivas. Regina Novaes. (org) Rio de Janeiro: Mauad. 2001. Disponível em: < books.google.com.br/books?id=_urYp2zledgC&pg=PA57&lpg=PA57&dq=antropologia+e+direitos+humanos:direitos+culturais&source=bl&ots=HxzWem5zIz&sig=Qmayl-V5_y33Xp_Ieav1m36YLvg&hl=pt-BR&ei=u5m9TKHhC4acsQOz3q1K&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=7&ved=0CD4Q6AEwBg#v=onepage&q&f=false> DINIZ, Débora. A cirurgia de mutilação genital feminina. SérieAnis 11, Brasília, LetrasLivres, 1-3, junho, 2000. Disponível em: < www.anis.org.br/serie/artigos/sa11%28diniz%29mutilacao.pdf> Abraços
@geoandre30827 жыл бұрын
Obrigado pela indicação!
@helberlessa66147 жыл бұрын
Mariane Pisani A universalidade dos direitos cai por terra quanto a sua aceitação ou validade ?
@CaroolBernardo6 жыл бұрын
Esse artigo da Débora da Série Anis não está mais disponível :(
@Zakamoni16 жыл бұрын
Maravilhaaaaa!!! Gratidão!!!!
@celsooliveira44555 жыл бұрын
Existe evolucao cultural?
@baba_akerena6 жыл бұрын
Nossa! Estou apaixonado!!!! Além de antropóloga, e inteligente, é linda!
@twugro5 жыл бұрын
Que vídeo INCRÍVEL!!!
@miriamcosta48695 жыл бұрын
E o patriarcado e a familia tradicional é cultura?, foi passado de geração em geração...podemos dizer que está errado tentar mudar essas questões? Por favor tira essa minha dúvida. Obg
@luizadealmeida6 жыл бұрын
Que conteúdo sensacional ♥ parabéns a todos pelo canal
@professorrandyrhoads6 жыл бұрын
no livro de psiquiatria forense que estou lendo já faz associações de traços faciais com maiores probabilidades para transtornos mentais
@alexvaz71917 жыл бұрын
parabéns pelo video!!
@marianepisani35497 жыл бұрын
Olá Alex, obrigada pelo comentário!! Abraços
@nathanielhenrique52615 жыл бұрын
Ótimo vídeo!
@fabianaayuso74747 жыл бұрын
Excelente!!!
@matiteu7 жыл бұрын
canal muito bom!!!!!! Adorei!!!!!
@Anaragra6 жыл бұрын
Amei!!!! Obrigada!!!!
@LilCarvalhoo7 жыл бұрын
vídeo maravilhoso! :)
@marianepisani35497 жыл бұрын
Oi Lilson, obrigada pelo comentário!! Abraços
@YoutubersBRTM6 жыл бұрын
muito bom o vídeo, parabéns!
@adrianoferreiramorais9237 жыл бұрын
Ola, ótimo vídeo. Sobre comportamento de menina e menino estar ligado a educação e não aos hormônios, isso quer dizer que uma pessoa vira homossexual devido sua educação. É isto mesmo ou não?
@obrigahistoria7 жыл бұрын
Homossexualidade é orientação sexual, não comportamento.
@marianepisani35497 жыл бұрын
Oi Adriano, obrigada pelo comentário!! As pessoas não "viram homossexuais" e também não "viram heterossexuais", ou seja não se ensina ninguém a ser homossexual ou heterossexual. A sexualidade, os desejos, os afetos e o tesão é uma questão de orientação sexual, as práticas com as quais as pessoas se identificam e sentem prazer, ou não. Abraços
@raimundinhodoptpt17827 жыл бұрын
Parabéns, show....
@eubiratanmedeiros7 жыл бұрын
Quem tem mais cultura tem mais oportunidades de se dar bem na vida? Ou deveríamos dizer quem possui mais conhecimentos relevantes tem mais oportunidades?