O canal não está mais ativo, mas você pode continuar acompanhando meu trabalho no podcast HISTÓRIA FM, onde entrevisto acadêmicos e especialistas sobre os mais diversos temas históricos. Você pode ouvir o programa aqui: open.spotify.com/show/4d1lnERMnFpGTdJiu403pg
@Giovannayanami6 жыл бұрын
Vou fazer história, começar em janeiro. Esses vídeos ajudam bastante, mas também me faz perceber que estudar história é mais complicado do que eu imaginava
@viniciusmatos2376 жыл бұрын
Putz, tu não faz ideia...
@MuriloGentil6 жыл бұрын
Jeff, se você acha que será difícil estudar histótia, vá e estude história. É no difícil que se desenvolve. Se quizer algo fácil, continue estacionado. Vá com vontade. Abraços
@juanespablito316 жыл бұрын
Estudar história é algo eterno, você terá que fazê-lo para o resto da sua vida. Cansa, estressa, da preguiça, são noites em que você não dorme direito. Vai por mim, vale cada minuto, você vai amar tudo isso.
@gabrieltdsd6 жыл бұрын
É tiro, porrada e bamba! Mas vai na fé! hahahah
@Pagaum6 жыл бұрын
Aproveita e larga na frente, aqui no canal tem um vídeo com indicações de textos importantes para a área. Alguns você vai entender tudinho, outros vai entender porra nenhuma, mas vale o exercício, pois alguns deles aparecem logo no primeiro semestre. Mas a melhor dica que alguém pode dar pra quem vai começar algo na área de humanas é: Comece a ler e escrever. Se não tem, crie o hábito da leitura; se já escreve procure melhorar a exposição de suas ideias.
@cibelecoelho6 жыл бұрын
Tô no sexto semestre e a cada vez que vejo um vídeo do Icles eu fico com um medo da porra. Hahah Sabe aquela sensação de: "tô me formando e não lembro mais de nada". MIA JUDA, SEM ORRR!!
@obrigahistoria6 жыл бұрын
Eu também esqueço de muita coisa, inclusive de algumas que falei em vídeos. Isso é bem normal.
@obrigahistoria6 жыл бұрын
Tamo aí pra isso. Não gosto que me idealizem e achem que eu sou melhor do que realmente sou em história. Também esqueço de muita coisa, mato leitura, derrapo em temas importantes... Idealização não faz bem, especialmente em tempos de crescimento de casos de depressão na academia pelas pressões de expectativas muitas vezes inalcançáveis. Não quero ser mais um elemento a fazer com as pessoas se sintam mal :)
@julioprava6 жыл бұрын
Sugestão: um vídeo explicando o 'pós-modernismo' e falando de construtivismo, estruturalismo, pós-construtivismo, pós-estruturalismo e história social.
@gabrieladesousa31744 жыл бұрын
Boa pedida!!!
@cintialima11483 жыл бұрын
sim!!
@neto77092 жыл бұрын
Boa! E creio que tem tudo a ver com o tema falado nesse vídeo.
@ramonsantana75745 жыл бұрын
12:09m a 12:33m "Mas é você que ama o passado e que não vê, que o novo sempre vem"
@liviabelem9603 Жыл бұрын
Muito bom! Parabéns! Bem esclarecedor de assunto que é super complicado na disciplina de teoria da história. Obrigada!
@doantidoto6 жыл бұрын
Paulo Pinheiro Machado é um apoiador do Leitura Obrigahistória? Putz, sou cada vez mais fã dele.
@pricylaweber41674 жыл бұрын
Tô aqu pra dizer que SEMPRE volto nesse video. Pois muito util :)
@eduardo1702ef6 жыл бұрын
Fazer pós-gtaduacão suga toda a energia do amor à história. Vídeos assim renasce essa chama apagada que me fez ser historiador
@arthur13 Жыл бұрын
Ótimo resumo dos principais pontos do conceito. Extremamente didático e, especialmente, honesto quanto às limitações da exposição feita. Parabéns!
@neto77092 жыл бұрын
Deixei meu like em agradecimento e por mais vídeos sobre teoria da história.
@paulomarques91212 жыл бұрын
Ótima aula, adorado o canal, obrigado
@eduardopinheiro2455 Жыл бұрын
Bom vídeo prof. Icles, esses conteúdos nos ajudam muito. Concluí o curso de história em 2020, mas como vivo fora do Brasil, seus vídeos tem sido a minha ferramenta de permanência nos estudos de história. Obrigado!
@SMennde6 жыл бұрын
O conceito de presentismo em Hartog também é uma crítica social com lastros bastante evidentes. É fácil constatar que a maioria da população não possui o mínimo conhecimento sobre o passado, vivendo o presente como um animal, apenas tocando sua sobrevivência. É importante compreender igualmente que a história como disciplina e conhecimento sistematizado surge justamente como um sintoma de uma mudança cultural no regime de historicidade a partir do crescente interesse direcionado ao valor do passado e sua relação estrutural com o presente.
@danielejaquesromeropilecco52913 жыл бұрын
Professores do canal! Quero agradecer a grande colaboração e explicação de muita qualidade que você estão nos informando e fazendo a diferença com este canal. Obrigado!
@danielferraz69913 жыл бұрын
Pensa num vídeo fantástico e super explicativo.
@jessicanuvens6 жыл бұрын
Tive contato com o Hartog recentemente, de cara achei super complexo, mas aos poucos as coisas foram fazendo sentido. Esse vídeo ajuda muito! Mais didático impossível! Excelente 👏👏👏
@joselinareis1803 жыл бұрын
Jéssica, me senti tão burra lendo Hartog. Kkk
@vitoriaariadne83413 жыл бұрын
Tô apanhando muito de Hartog
@cenolmarx3 жыл бұрын
Excelente!!!! Bravo!!!!! Muito bom!!! Precisamos de mais vídeos assim.
@luizianelima2985 Жыл бұрын
Os melhores vídeos até agora .
@TiaBecaa5 жыл бұрын
Amei encontrar esse vídeo e o canal. To concluindo história e ter encontrado esse canal a uns anos atrás ia ter me ajudado mais
@naoexisto78235 жыл бұрын
Esse vídeo vai me salvar na prova de historiografia
@anajuliaborges59363 жыл бұрын
Ah como eu queria ter visto esse vídeo no meu tempo de universitária, travei MUITO no Hartog. Obrigada!
@thaisnry2 жыл бұрын
Esse vídeo está excelente!! Obrigada!!!
@HildeniAntonioGomesJunior6 жыл бұрын
Depois deste vídeo, eu entendi muita coisa que os meus professores de história ficam falando. Muito bom, ouvir isso.
@Pablito0036 жыл бұрын
Não fiz e não faço História e consegui entender de onde você saiu e para onde quis ir. Então, por mais vídeos assim!
@josuesilva16204 жыл бұрын
Excelente aula de teoria da história. Vc muito profissional, equilibrado e um intelectual independente. Obrigado pelo seu trabalho.
@xViits6 жыл бұрын
Eu sou estudante de matematica e adorei o video. abs.
@MrPaulo19616 жыл бұрын
Muito bom. Narrativa com equilíbrio e profundidade. Embora não possa interessar um público mais geral, aos historiadores é obrigatório refletir sobre as condições e concepções que animam a produção de conhecimento em nossa área. Parabéns pelo formato didático de exposição, isso não é fácil.
@historiamedicina68515 жыл бұрын
Continua falando sobre historiografia
@TheJhonataSantos5 жыл бұрын
Apesar de não ser historiador, com certeza o vídeo foi bem interessante pra mim. Obrigado pelo vídeo.
@ldguima4 жыл бұрын
Acho que vou substituir os tantras budistas que uso pra dormir por esse video! Simplesmente impecável!
@AlineGu13 жыл бұрын
Nossa, me ajudou demais! Estudando para um processo seletivo, com a cabeça quase dando nó com esses conceitos.. obrigada!
@VitorBaroni6 жыл бұрын
Muito bom, estou há anos tentando ingressar num mestrado, a área de teoria é que mais me interessa. O seu vídeo ficou excelente, vou precisar revê-lo muitas vezes, mesmos as informações que ficaram de fora, as que foram dadas já expande muito a pesquisa. Está de parabéns.
@saviomaia17045 жыл бұрын
Icles, muito bom o vídeo!! Me ajudando muito para estudar para a prova do Mestrado. Parabéns pelo trabalho, infinitamente grato!!
@desconservador67546 жыл бұрын
Tenho muito interesse em teoria da história, vou começar a graduação ano que vem, vamo ver o que vai rolar né
@esterdepaula21315 жыл бұрын
adorando o canal
@chargeshistoricas6 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo! Algo muito interessante de se pensar a partir do Hartog é a perspectiva de futuro em alguns segmentos sociais, antes da queda do muro de Berlim e o esfacelamento da URSS você tinha uma perspectiva de futuro fincada na utopia política que era compartilhada por muita gente, o futuro como um lugar melhor e mais solidário. Ou, do outro lado, a certeza que com a modernidade, a prosperidade, o avanço da ciência, a vida pudesse melhorar significativamente. Após esse processo, com o fim das utopias, o advento do discurso ecológico pesado em relação ao futuro, temos uma perspectiva de futuro pessimista: aquecimento global, guerras, escassez, destruição da raça humana.
@danielcordeiro71396 жыл бұрын
Boa noite, Icles, e aliás, ótimo vídeo! Sou estudante de história (indo para o segundo ano em 2019) e esse ano fiz uma matéria de conceitos em teoria da história que abordaram, dentre outros, o regime de historicidade, e o seu vídeo foi perfeito para mim nesse sentido porque refrescou minha mente. Em primeiro lugar: um exemplo que eu pensei enquanto estava na aula é a questão do estilo musical vaporwave, que surge nos anos 2000 e que tem toda uma vibe saudosista dos anos 80/90, ao mesmo tempo que mistura com ela imagens como por exemplo das estátuas gregas. A música, eletrônica, traz uma sensação de incômodo, de um passado idealizado, mas ao mesmo tempo anacrônico, já que há uma mistura de signos (do que seria a antiguidade e os anos 80/90). E eu compreendo a crítica ao eurocentrismo do Hartog, mas me pergunto duas coisas: a primeira, se por acaso não estaríamos simplesmente vivenciando a mudança desse regime de historicidade futurista para o presentista (e daí nós encontraríamos evidências tanto da mudança quanto da permanência) que pode ou não ser acelerado pelas tensões políticas atuais. A segunda seria se não poderíamos considerar regimes de historicidade a níveis regionais, não mundiais. Assim, seria perfeitamente plausível um futurismo/presentismo em nações desenvolvidas enquanto em regiões ditas periféricas as condições econômicas e sociais não nos colocaria em outros regimes Seu vídeo já foi repassado para a turma e para o professor. Um abraço o/
@danielcordeiro71396 жыл бұрын
Sugestão de conceitos históricos: coletivo-singular do koselleck
@proffabianojose896 жыл бұрын
O mlehor canal do KZbin de Historia, usei muito na epoca da graduação da disciplina.
@ruqueeduardo59685 жыл бұрын
Obrigado professor icles...
@joaovictorviegas34476 жыл бұрын
estou no ensino médio e só penso em fazer historia como segunda ou terceira opção, porém, achei muito bom esse vídeo, achei fascinante, certeza que não entendi com perfeição alguns (ou vários) pontos, mas enfim, este canal é maravilhoso, continue assim.
@fatimabarbosadefreitas94544 жыл бұрын
Amei o vídeo, o assunto é novo para mim. Sou de letras e pedagogia. Obrigada!
@jonathansantossilva85596 жыл бұрын
Sou graduado em História e sempre utilizo e indico o canal para nossos colegas. Ótimo trabalho, parabéns a equipe!
@brunoogeda4 жыл бұрын
Ótimo vídeo. Obrigado Icles, ajudou bastante.
@flavinhabarbosa20623 жыл бұрын
Estou estudando para vestibular e esse vídeo está sensacional! Muito obrigada pela didática e clareza ao explicar🤩
@tulioantunes20904 жыл бұрын
Ótimo vídeo, Icles. Compreendi exatamente assim o livro do Hartog.
@gabrielcrvg14206 жыл бұрын
Seus vídeos sobre conceitos me ajudam muito na universidade.
@geisterschloss1566 жыл бұрын
A qualidade desse canal é astronômica. saber que existem pessoas como vcs no Brasil me faz ter mais esperança no nosso futuro
@ruqueeduardo59685 жыл бұрын
Estou no terceiro semestre de história e é uma coisa incrível!...
@lucina_lyn6 жыл бұрын
Não faço história e não sei se pretendo, mas esse vídeo é bem didático (apesar de o assunto ser realmente complicado e requerer bastante atenção) e acho que vale fazer mais desse tipo de conteúdo aqui.
@sarahfarias62665 жыл бұрын
Você é incrível! Valeu mesmo!!
@p.garaycosta10066 жыл бұрын
Sou formado em história, mas a teoria não é meu forte. Estou fazendo pós em Política e Sociedade. Mas que vídeo bom, cara, me deu vontade de entender melhor o assunto.
@Bivare6 жыл бұрын
Excelente vídeo, Icles! Parabens pela clareza em transmitir um conceito complexo de forma tão didática.
@conradodecarvalho50562 жыл бұрын
Muito bom, obrigado pelo vídeo
@alexsandrolacerda2015 жыл бұрын
Sensacional, esse é o melhor canal!
@rafaelmunhoz94695 жыл бұрын
Caramba, esses vídeos tão mt bem produzidos.. Acompanho há anos e tanto o Icles - que tive o prazer de conhecer em uma apresentação na UFPR -, quanto a equipe de produção e edição estão de parabéns! Conteúdo sensacional pra quem é historiador, em formação ou não, e também para o grande público.
@rodrigocosenza4396 жыл бұрын
Vídeo muito bacana!
@yuritpires6 жыл бұрын
Salve, Icles! Excelente vídeo sobre teoria da história. Sou graduando em História pela FGV e já estou no fim da minha graduação, entrando no 7 período agora. Seu vídeo me fez lembrar as aulas de historiografia e de teoria da história e me trouxe uma dúvida: em que sentido o Hartog faz alguma diferenciação entre regimes de historicidade e os estudos da filosofia da história? Infelizmente ainda não tive tempo para ler o hartog com mais calma. Aliás, acho que esse seria um tema muito interessante para um vídeo, retomando as filosofias da história de hegel, marx, kant, os metódicos e etc. (Não sei se você tem algum vídeo parecido no canal). Ademais, siga com ótimo trabalho no canal! Curto dms!
@juliamaria18363 жыл бұрын
Icles sempre me ajudando na faculdade ❤
@carolgouveia4972 жыл бұрын
Excelente vídeo
@jonathanmaques39803 жыл бұрын
cara muito bom este canal, vivo voltando em vídeos sobre alguns conceitos e talz, espero que o canal continue sempre a trazer estes conteúdos tão ricos, bem trabalhados e sintetizados. Parabéns me ajudou muito na graduação kkkkkk
@theocosta11006 жыл бұрын
Salve Icles, otimo video conhecimento nunca é demais ... Abraços
@brunoseven47444 жыл бұрын
Leona, do mais súbito nada, no meio do vídeo! Hahahahahahahah ADOREI!
@anelenabarradas3 жыл бұрын
Que vídeo perfeito!
@Sozialis6 жыл бұрын
Estes dias comentei no canal meteoro o quanto admiro a elegância e classe que eles têm ao apresentar os vídeos, e você não fica atrás... parabéns ♥️
@jonathangs75596 жыл бұрын
Por mais vídeos da teoria da história please Certeau e Foucault
@petersonpassion97016 жыл бұрын
Muito boa sua explicação. Parabéns pelo canal!
@luanneto85666 жыл бұрын
Vídeo perfeito, ajudou muito nos meus estudos sobre filosofia da linguagem, obrigado :D
@luishipolito6 жыл бұрын
Se depender de mim você será tera audiência. Sou apaixonado pela História!!!
@piripato4 жыл бұрын
Excelente!
@historiacriticaprof.carlos52615 жыл бұрын
Posta um vídeo sobre o conceito de experiência histórica em Koselleck por favor
@EduardoSilvaHP6 жыл бұрын
Achei esse bem complicado, vou ter que assistir mais vezes. Mesmo assim sua explicação é excelente professor!
@prof.israelgoulart19975 жыл бұрын
Sim, é complicado, mas não por culta da explicação do Icles, mas porque o tem aé complexo mesmo. Se assistir umas 3X se começar a compreender. Uma dica é assistir e ir parando e anotando os conceitos, facilita a compreensão.
@jennifersilvamelo75364 жыл бұрын
Fiquei um pouco confusa sobre o exemplo da aluna de mestrado que usou o conceito de "tolerância" , não cometendo anacronismo, mas tratando-se de uma categoria heurística. Tirando a minha confusão nessa parte, o vídeo é excelente. Queria ter tido acesso em 2013, quando precisei resenhar um artigo sobre Regimes de Historicidade do Hartog, no começo da graduação e, do qual tive extrema dificuldade.
@demilsonbatistadasilva32116 жыл бұрын
genial, parabéns,muito bem explicado e elucidativo.
Sou de história, indo pro 5° período. Excelente vídeo, parabéns. Queria deixar uma sugestão de vídeo: Teoria do Poder (Foucault, etc.). Abraço.
@renatao63306 жыл бұрын
Icles, poderia fazer um vídeo sobre a revolução cultural chinesa? Tem pouca coisa boa no KZbin.
@isaacheisenski53564 жыл бұрын
Melhor vídeo!
@LLopes-wg7pc6 жыл бұрын
Professor, poderia fazer um vídeo/ou comentário explicando as maiores diferença entre o curso de história e de geografia ? Sei que não é sua área, mas sendo professor, e provavelmente tendo contato com pessoas dessa área, creio que tenha algo a me acrescentar, já que não tenho ninguém próximo com qualificação melhor pra falar-me a respeito. Meus parabéns pelo conteúdo, mais 1 inscrito!
@rudneinogueira12606 жыл бұрын
Amo aqui
@xDieer6 жыл бұрын
Icles, pq vc não faz o vídeo dando dicas (não de livros) pra quem pretende cursar história ou tá começando?
@obrigahistoria6 жыл бұрын
Na verdade não fiz. Mas provavelmente também não farei. Tenho planos pra isso no futuro, mas não aqui no canal.
@AlineGu13 жыл бұрын
No minuto 17, vc fala sobre a questão da crença na tecnologia, na ciência. Como pensaríamos isso hoje, num contexto de negacionismo?
@brunofurtado84296 жыл бұрын
A vinheta ficou show!!
@camilaamorimmariano78896 жыл бұрын
Maravilhoso como sempre!
@riscarisca38183 жыл бұрын
Muito bom!!
@josuehbittencourt42042 жыл бұрын
Aula fodaaaa 🤝
@rafaeldeoliveiracruz78956 жыл бұрын
Ótimo vídeo! Mais um conteúdo de excelência no canal. Faço Ciências Sociais, mas gosto muito de História. Poderia fazer um vídeo sobre métodos da pesquisa em História, especialmente sobre Heurística?
@nuvemcigana88005 жыл бұрын
Ótimo vídeo! Será que você não poderia fazer um vídeo sobre "historicismo"? Tenho dúvida em entender o que é o historicismo, se ele é visto como algo ultrapassado ou não. O que seria uma disciplina "historicista"? Enfim, fica o pedido! Valeu!
@franzleehart59683 жыл бұрын
Poderias tratar da sobre o pensamento de Jörn Rüsen.
@welliafelipe62185 жыл бұрын
Olá. Gostaria de dar uma ideia. Seria muito massa se vocês pudessem colocar os áudios dos vídeos no Spotify como podcast, ajudaria muito, pois aí a gente ia poder baixar pra ouvir no transporte heheh. Quero também parabenizar pelo trabalho. Curso História e o canal me ajuda demais.
@icarocostaful6 жыл бұрын
Vídeo muito bom!
@harleybmarinelo2429 Жыл бұрын
Ótimo.
@estherluciano6530 Жыл бұрын
Vídeo maravilhoso
@Fatenashc6 жыл бұрын
Ícles... Primeiramente parabéns pelo vídeo! Queria saber se você poderia postar as referências destas críticas apontadas por você ao Hartog. Me incomodou muito a crítica de que ele seria demasiado etnocêntrico... O que acho bem estranho já que Hartog é um grande admirador e leitor de Claude Lévi-Strauss e Marshall Sahlins. Justamente os autores que deslocaram o caráter universalista da História como disciplina e como significação do tempo. Sou antropólogo mas minha primeira formação foi emHistória! Por isso me interesso tanto pela discussão! Abraços!
@obrigahistoria6 жыл бұрын
Eu disse eurocêntrico, não etnocêntrico. Não notei nenhum traço de etnocentrismo no Hartog, pra ser franco. E não lembro qual dos artigos que li que mencionavam isso, creio que seja um desses da descrição
@Fatenashc6 жыл бұрын
@@obrigahistoria Agradeço pela resposta e peço desculpa pelo ato falho...Eu pensei eurocêntrico e escrevi "etnocêntrico"... é minha cabeça de estudante de antropologia funcionando no automático... Ainda assim meu incômodo permanece... Se estes conceitos de Hartog são dispositívos heurísticos eles tem potencialidade operativa em todos os contextos onde as noções de "passado", "presente" e "futuro" existem... é compreensível que a França e antiguidade clássica funcione como seu laboratório de reflexão ´principal já que Hartog tem um domínio maior destas fontes... Essa crítica me parece muito parecida com as que fizeram às noções de "sociedades frias" e "sociedades quentes" de Lévi-Strauss... As pessoas tem dificuldade pra entender que estes termos são dispositivos heurísticos pensados a partir de duas experiências muito distintas de significação do tempo que L-S tinha amplo domínio: As sociedades Jê do Brasil Central e a Europa moderna... Mas estes casos são ferramentas de pensamento... Máquinas analógicas... Como o conceito de "cultura" para os antropólogos por exemplo. Dizer que "cultura" é uma noção nascida no mundo euroamericano é um truísmo...mas ele pode ter potencialidade operativa em outros lugares como heurística
@abnerwotkosky66696 жыл бұрын
@@Fatenashc tem um texto intitulado "transformações da experiência do tempo e pluralização do presente" escrito pelos professores Mateus Pereira e Sérgio da Mata, que apresentam alguns argumentos contrapondo a tese do Hartog. Vale dar uma olhada, é a introdução de um livro que eles organizaram.
@Aeciosk86 жыл бұрын
Podia ter uma live sobre teorias da História, hein.
@obrigahistoria6 жыл бұрын
Não existe absolutamente nenhuma chance disso acontecer um dia. Não sou bom com teoria, e a galera às vezes faz umas perguntas que vc tem que escrever um artigo de, no mínimo, 15 páginas pra poder responder, isso quando a pergunta não dá um TCC inteiro.
@seuprofessordehistoriaejs6 жыл бұрын
Icles, meu velho!! Seu trabalho é do caralho, maluco!!!! Caraca!!!! O teu compromisso com o saber histórico e historiográfico é espetacular... Pois, mesmo não sendo afeiçoado (conforme disse... ) à teoria da história... Vc faz um vídeo desse!!! Q dá um trabalhão!!! Cara! Sou muito seu fã!!! Continue com esse trabalho... E dessa forma!!!! PARABÉNS! EU NÃO DEI NADA DISSO NO MEU CURSO DE HISTÓRIA!!! KKKKKKK É DIFÍCIL PRA CARALHO!!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@miriammarcelino4596 жыл бұрын
Fiz uma avaliação desse conteúdo
@pedro64414 Жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo! Muito bom! Uma dúvida: essas categorias heurísticas de historicidade (passadismo, presentismo e futurismo) se aplicam exclusivamente a sociedades que desenvolveram um sistema de escrita? Se não, como é analisar a relação dos povos sem escrita com o tempo social?
@GabrielTLGTaveira6 жыл бұрын
Bom como exercício pensar um pouco nesses conceitos e categorias. História é bastante abstrato, como ciência. Sempre gostei de história, mas o aspecto do trabalho do historiador e da história enquanto ciência só fui descobrir com livros de e sobre Heródoto, além de artigos de historiadores em revistas. Essa parte do método e dos limites do historiador -- inclusive diacronicamente -- ainda é a parte que mais instiga, sendo eu de outras áreas. Já observei diversas vezes como historiadores podem ser mais abstratos que os próprios filósofos, dentro ou fora do Brasil, mas isso não é necessariamente ruim, me parece reflexo de uma preocupação acentuada com a história das ideias, que é inerente à história.