Escrevo como aprendi com o Professor Pedro Machado na escola industrial Afonso Domingos em Marvila entre 72/76. Tenho dito
@carlotavicente8666Ай бұрын
APOIADO
@hugoricardo3803Ай бұрын
O mesmo já não se pode dizer das novas gerações que cresceram com o acordo...
@carlotavicente8666Ай бұрын
@@hugoricardo3803 Nós também crescemos todos com outro acordo, toda a população anterior, e fomos obrigados a mudar para essa idiotia. Os jovens têm mais capacidade de mudança
@isabela.ferreira3792Ай бұрын
@@carlotavicente8666 exactamente.
@hugoricardo3803Ай бұрын
@@carlotavicente8666 Concerteza. Inclusive existe uma tendência na juventude de falar o português misturado com palavras ou expressões inglesas. 😁
@amadeumata397525 күн бұрын
Todos os comentários que aqui fiz foram pura e simplesmente apagados. De facto escrevi correctamente e não agredi ninguém nas palavras. A conclusão que tiro é que produzem aqui conteúdos que na prática não resolve nada. E já agora tenham boas festas felizes.
@MrAguiaSАй бұрын
Não há por onde se pegue, no "acordo" ortográfico! Tenhamos a coragem de o enterrar. E tentar salvar a língua entre os mais novos!
@isabela.ferreira3792Ай бұрын
Os mais novos desaprenderão o tortográfico num ápice, e com a maior facilidade aprenderão a escrever correCtamente a sua Língua Materna, por esta ser mais racional, sem acordismos idiotas.
@joaocarlosvelho654027 күн бұрын
Há uma regra que me parece benfeitoria: se não se diz/fala, não se escreve, p. ex. Egito (e não Egipto). egípcio
@elviranogueira75226 күн бұрын
Eu escrevo como aprendi já lá vão 68 anos
@serramcs17 күн бұрын
Eu já acabei com ele...escrevo como aprendi nos bons tempos da LP. O acordo foi inventado por alguns que não tinham nada para fazer.😦
@mariaisabelguerreiro8531Ай бұрын
Não vale a pena ,nuca devia ter existido quanto a mim
@MrPfsantosАй бұрын
Não tenho nada mais a acrescentar além do que disse este último convidado. A sua vivacidade no discurso desarmou-me completamente. Concordo com o que disse e como o disse.
@rogeriorento9730Ай бұрын
Lá está! "O uso real da lingua é bastante diferente" Exacto! Que é o que interessa no dia-a-dia.
@frapiment623925 күн бұрын
Falamos todos português independentemente da forma como usamos a língua. Português não é só o que se fala em Lisboa ou Coimbra, Rio ou São Paulo mas também em São Miguel ou Bahia. Enquanto todos os lusófonos não entenderem que é na diversidade que reside a beleza da nossa língua mas é na nossa união que está a sua força então por muitos falantes que haja será sempre uma língua secundária no panorama internacional.
@joserui7910Ай бұрын
Actualmente, o português correcto é o praticado em Angola.
@isabela.ferreira3792Ай бұрын
A elite culta angolana usa o Português correCto. O Povo, Povo, fala os dialectos, que são bastantes, variando de região para região.
@amadeumata397522 күн бұрын
Para que conste, é necessário escrever aqui, os protagonistas do acordo ortográfico de 1990 ( aborto ortográfico90). Os portugueses precisam de saber a verdade. Aqui estão eles: Sr. Cavaco Silva. Santana Lopes, José Sócrates, Augusto Santos Silva e o actual Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa. Presentemente não há qualquer instituição do estado seja dos tribunais justiça, seja do parlamento seja da presidência da República, da provedoria da justiça, da procuradoria da República e até da comunicação social, que aceite qualquer espécie de reclamação ou admita falar sobre este assunto de primordial importância.
@antoniovarela4444Ай бұрын
Como Português, adorava não morrer, antes daquilo que falam e escrevem no "Brásiu", deixasse de se chamar Português. E passar a chamar-se Brasileiro. Não suporto nem ouvirm nem ler nada do que escrevem e falam. Chamem aquilo Braslieiro! Depois assasinem-no como muito bem entenderem e por mim tudo bem! E se mais alguém quiser seguir esse caminho, força nisso! Em Portugal, não pecisamos que mais ninguém fale/escreva Português, para além dos.... Portugueses. E para quê agradar a toda essa malta? A norma temos de ser nós a fazê-la. Se os outros a quiserem seguir tudo bem. Se não, somos todos crescidos - Adeusinho e Boa Sorte. Somos os donos da lingua? Somos SIM! Afinal o nome da língua é Português que deriva do nome do país. Quero lá saber se outros países no Mundo falam outra coisa parecida com o Português!
@Luciano-B-RodriguesАй бұрын
E que Portugal continue orgulhosamente só. Esse medo encontra-se entre os mais velhos e conservadores. As novas gerações não terão tal dificuldade.
@PoraquiАй бұрын
Muito bem!
@frapiment6239Ай бұрын
Você claramente confunde erros com português que é o que se fala no Brasil queira ou não e chamar outra coisa não muda o que é.
@paulamota9070Ай бұрын
Resumindo e concluindo, pegamos no acordo e fazemos enfeites para o Natal. Reciclemos, por favor!!
@isabela.ferreira3792Ай бұрын
O AO90 nem para enfeites de Natal serve.
@manuelpedrosantos4030Ай бұрын
Em relação ao acordo, o problema é que o Brasil se comporta como se fosse o dono da língua!
@jorgelanaАй бұрын
Que bom ouvir-vos Este acordo ortográfico não tem pés nem cabeça E parece-me que a falta dos acentos também é dispararada.Já nem falando do empobrecimento da nossa língua...o verbo "meter" realmente meteu-se onde não era chamado.Hoje em dia substitui erradamente outros verbos como pôr,vestir,calçar,etc.Tratamos muito mal o português como aliás tudo o que é nosso,á excepção do futebol! Que o Brasil ,Angola, Moçambique Moçambique e todos os outros falantes de português derive um pouco do do europeu é natural e acabamos por nos entender .Este AO é absurdo.
@pxtokarevАй бұрын
O propósito do AO é cafrealizar o português.
@PoraquiАй бұрын
Números de falantes no brasil de um dialecto do Português contam para quê exactamente relativamente a Portugal? E mais a dúvida persiste quando se fala de um país com cerca de 50% de analfabetos (plenos e funcionais) e onde 80% do estudantes do ensino superior padecem do mesmo.
@diogoadao4484Ай бұрын
No começo a senhora perguntou se deveríamos escrever "facto" com ou sem c. Mas mesmo com o acordo ortográfico "facto" é com c. Existem várias palavras que perderem o c, mas o "facto" não foi uma delas. Apesar de haver aves raras que escrevem "fato", mesmo em jornais, pq têm um fetiche em quererem serem brasileiros ou porque apenas são burros. Eu, pessoalmente, não tenho problema nenhum com o AO. Mas nos últimos 6/7 anos tenho visto pessoas com vergonha em falar pt-pt com brasileiros, especialmente na internet. PQ há bastante gozação e muitas vezes xenófobia por parte de brasileiros, apesar de haver uma parte que nega que possa existir xenófobia contra europeus. Nos últimos 4 anos, desde a pandemia, começei a utilizar mais a internet e quantidade de vezes que vi o pt-pt ser chamado de "nojento", "horrível", "graças adeus não nasci portuguesa/português para ter esse sotaque e expressões", "melhoramos a língua" e etc... sempre existiram esse comentários mas eu sempre pensei que fosse um minoria idiota. Mas a cada ano que passa desde 2020 que fica difícil pensar isso com comentários desse tipo a receberem muitos likes e apoio por parte de outros brasileiros.
@madalenaoliveira5789Ай бұрын
Completamente de acordo consigo, Nuno Pacheco!
@manuelpedrosantos4030Ай бұрын
99% do Brasileiro comum não fala Português e não segue as normas básicas!
@frapiment6239Ай бұрын
Generalização absurda, talvez seja mais 50% fala e escreve melhor que qq Português e mesmo que só fossem 10% seria semre muito mais que os Portugueses portanto o inverso também é verdade dai a idiotice da generalização.
@powerverdeАй бұрын
Quando fui ao Mundial no Brasil, estando a conversar na rua com outros portugueses, fomos interpelados por umas senhoritas que nos ouviam que, com cara de incerteza, nos perguntaram se éramos da Argentina. Ora, para quê querer alinhar ortografias se o 'falado' é tão diferente...
@carlotavicente8666Ай бұрын
Ou eram burras ou faziam-se. Que mania as pessoas fingirem não perceber nada. Uma pessoa chega a Espanha e percebe tudo, eles nem "água" percebem, que é igual nas duas línguas, só pelo sotaque. Já nós portugueses nenhum sotaque brasileiro nos impede de compreender nada. Elegante é falar sempre à antiga. As novidades são para gente sem personalidade.
@joserui7910Ай бұрын
Temos um caso anterior também ele hilariante: as Chrónicas do Pinheiro Chagas…
@rogeriorento9730Ай бұрын
"O AO não se pode simplesmente desligar"... ou seja... fazem merda, e dizem que temos que lidar com a merda que fizeram...
@paulamota9070Ай бұрын
É absurdo o que este AO provocou na língua portuguesa. Uniformizar o quê? Porquê? Não é a língua uma das fornas de identificar um povo? ...Os americanos questionaram a língua inglesa?...É só disparates!! Agora, temos o quê?
@NemesisTheInevitableАй бұрын
34 anos depois é um bocado extemporâneo...
@joserui7910Ай бұрын
Nuno Pacheco, faz eco à minha revolta!
@joserui7910Ай бұрын
A verdadeira anedota é chamarem epípcios aos naturais do Egito! De onde vem o “ p” do egípcio? Penso que da mãe dos autores do acordo….
@amadeumata397525 күн бұрын
E o mais caricato é que todos os países europeus escrevem egipto com o "p". E agora estes iluminados do outro lado do Atlântico querem forçosamente que em Portugal se esvreva Egipo como eles escrevem e falam. Sempre pronunciei o "p" de Egiptp. Ponto final.
@diogomiguel2121Ай бұрын
Cada área geográfica com o seu tipo de escrita e prenuncia. Eu não vejo guerras dessas entre o Inglaterra com o Canadá ou os Estados Unidos entre outros cada país fala e escreve como entende ser o melhor. Que mania.
@antonioalmeida5705Ай бұрын
Já houve 14 acordos ortográficos entre os EUA e a gra Bretanha e nunca cumpriram nenhum
@amadeumata397525 күн бұрын
Pois não vê guerras nenhumas porque sempre seportaram como gente e pessoas de bem, o que efectivamente em Portugal predomina a idiotice a começar pela política e a terminar na presidência da República
@carlospires551210 күн бұрын
Mais Nunos Pachecos pf✊
@SirMatusalemАй бұрын
O real nome não é acordo ortográfico mas sim aborto ortográfico. Dixit.
@gigabit9823Ай бұрын
ePor mim nunca. E nunca o vou cumprir.
@theH0UNDSofD00M27 күн бұрын
Mas que me interessa a mim como os brasileiros escrevem? Os ingleses não escrevem igual aos americanos, nem os australianos ou neo zelandeses. Eu vou continuar a escrever tal e qual como aprendi a escrever na primária entre 1976 e 1980.
@rogeriorento9730Ай бұрын
Não. Não vale a pena. Próxima questão
@PedroSabido122Ай бұрын
Não, não vale
@PaulomarrecasАй бұрын
Noção imperial do Brasil. Ao Brasil importa, até pq foi capital do Reino Unido de Portugal e do Brasil, dizer que fala Português. Isto é uma noção que pode escapar a muita gente, e digo o com respeito pelo Brasil. É que o Brasil gosta de estar na dianteira da Portugalidade como modo de ser Português. O Brasil por muito que se critique (eu não o faço, é a singularidade histórica) não se reconhece no indio Amazonico mas em D Afonso Henriques. Num tempo em que a Europa quer acabar com as identidades democraticas (ignora que a única via democratica é o Estado Nação com território soberano e não um punhado de funcionários mal formados e não eleitos) a atitude Brasileira, que também é a da Esquerda Brasileira é extremamente salutar.
@guidagouveia954221 күн бұрын
Minha senhora, por favor !
@abril-gc8opАй бұрын
Os portugueses usam MUITAS palavras brasileiras e não percebem ou não sabem . Cafune ,madioca,fofoca,pipoca,ananas,abacaxi,jaguar,jacaré,cajú etc
@frapiment6239Ай бұрын
São palavras da língua portuguesa, não existem palavras "brasileiras" já que no Brasil se fala português. Muitas dessas palavras portuguesas tem alias por origem linguas africanas.
@abril-gc8opАй бұрын
@frapiment6239 são palavras brasileiras pq a maioria tem origem indígena. O q quis dizer é que não entendo a aversão de muitos portugueses pelo pt-br já q usam várias palavras "brasileiras" . Outro dia li um post de um portuguesa revoltada com o uso da palavra brega ,sendo que ela usava em sua rede social muitas das palavras q citei.
@frapiment6239Ай бұрын
@@abril-gc8op Palavras de origem Tupi, guarani, etc... São tão Brasileiras como Urugaias, Argentinas ou Paraguais da mesma forma que o Kimbundo ou Umbundo são tão Angolanas como do Congo, Namíbia ou Zâmbia. O Brasil nasce com a língua portuguesa, língua dos primeiros fundadores. Portanto Brasileiro ou é o cidadão ou o sotaque ponto. Quanto ao uso de palavras e gírias do português mais usadas no Brasil saía da bolha do KZbin já que em Portugal ninguém liga para isso bem pelo contrário tudo o que vem dos outros países lusófonos é muito apreciado em Portugal.
@EmaMariaCBritoАй бұрын
È evidente que não vale a pena.!
@isabela.ferreira379227 күн бұрын
Então o senhor será um omem que precisa de ler mais sobre as regras gramaticais da Língua Portuguesa. E mais, averá alguém que me conteste? Oje em dia já não á quem consiga pensar a Língua? Tudo isto é fruto da ignorância que se instalou por aí. O Omo Sapiens ainda existirá?
@manuelpedrosantos4030Ай бұрын
Claro que não vale a pena! o Brasil não cumpre nenhuma regra, e mesmo assim ainda acham ruim!
@madalenapiresdelima1Ай бұрын
Os puristas das línguas são utópicos. Os brasileiros dizem ' zerar', 'indenizar', 'porcentagem'... e tudo bem. Fernando Pessoa recusou-se a substituir o 'i' pelo 'y'. De facto, 'ph' é mais estético do que ''f' e o 'thyr' também. O declínio das consoantes mudas não traz mal ao mundo. O novo acordo tem muitos disparates, sendo lamentável que as crianças o estejam a usar. É imperativo que se faça uma revisão e não se perpetuem disparates como 'fato' para designar 'facto', 'espetador' e outros. De resto, a sexualizacao das línguas é um absurdo. Em França já foi proibida, por exemplo. Que suas senhorias continuem a debater o assunto.
@Marina-LemosАй бұрын
"O declínio das consoantes mudas não trás mal ao mundo"? Ao mundo não sei, mas traz (verbo trazer) mal à pronúncia portuguesa de muitas vogais (as consoantes mudas tinham uma função diacrítica, que foi esquecida pelos autores do AO), acrescentando uma série de novas palavras homófonas e, por arrasto, a confusões na escrita (ex. "rece(p)ção" pode ver-se escrita e pronunciada como "recessão"). E até há quem comece a tirar essas consoantes em palavras estrangeiras com o mesmo étimo (passam a escrever por ex. "objet" o "object" em inglês e várias outras já encontradas); outros há que quando vêem duas consoantes juntas, tiram a 1ª, e isso não acontecia antes do AO (ex. "fição" em vez de ficção", e "secção" já foi encontrada com a grafia "seção", "sessão" e até "sexão" - esta, pelo menos na porta de uma secção de voto). São erros, mas a tendência nasceu com o AO. Acabar com Y ou PH têm justificação, até por virem do grego, mas não só.
@madalenapiresdelima1Ай бұрын
@@Marina-LemosOs seus argumentos fazem todo o sentido. Já corrigi a gralha, obrigada.
@rogeriorento9730Ай бұрын
Do que é que interessam se os textos jurídicos br são depurados??? O que interessa é a lingua do povo. E a língua, os termos coloquiais, etc, não fazem sentido algum para pt-pt
@carlotavicente8666Ай бұрын
A língua do povo anda pelas ruas da amargura, escassez de vocabulário, as pessoas cada vez conhecem menos palavras, erros ortográficos incríveis, palavrões ocupam metade das frases. Quando precisarem mesmo de dizer um palavrão já nem têm pois utilizam os palavrões como bengala. O povo hoje não tem linguagem para exprimir uma ideia complexa.
@carlosnave2924Ай бұрын
215Milhoes contra 290 Milhões. Muito bem, a discrepância é indiscutível. Mas os tais milhões foram ouvidos? ou meia dúzia de "iluminados" acham que deve ser assim?...
@rogeriorento9730Ай бұрын
Temos é de valorizar o pt-pt e parar imediatamente com acomodismos ao pt-br
@mariafernandafilipedasilva7240Ай бұрын
😂Nunca concordei com o novo acordo ortográfico, continuo a escrever como aprendi no liceu.
@manuelpedrosantos4030Ай бұрын
Esta senhora fala muito mas não diz nada!
@theH0UNDSofD00M27 күн бұрын
O Acordo Ortográfico é a maior palhaçada de sempre! Quero lá saber como os brasileiros escrevem... Eu não tenho "tetos" tenho tectos, nem vejo "aspetos" mas sim aspectos... eles que escrevam como queiram
@PaulomarrecasАй бұрын
Respeito o Acordo ortográfico de 1990 porque está extremamente bem feito e se entende. Não obstante, a muito bem descrita instabilidade ortográfica (a ortografia é o chão da língua que nunca muda, e com a instabilidade ficámos sem chão) está a levar os Portugueses a não saber mais ler nem escrever e pode até tirar o gosto da leitura perante obras, elas sim, extraordinariamente bem escritas. A acabar se o Acordo por cansaço de mais de 30 anos então voltava se ao Português do Acordo de 1971, também ele extremamente bem feito (não pode ser questão de revisionismo político de vencedores em particular estrangeiros da DGTraducao da UE que decretam quem sabe linguas ou não arbitrariamente e depois dá no que dá), pois este Acordo é o falado por toda a parte a excepção de Portugal e tem o mérito de nos ligar ao latim. Pois o Acordo ortográfico de 1990 também cortou completamente a semântica latina e isto, com a instabilidade, é um dano forte a educação e a cultura independentemente dos meritos, que não discuto nem ponho em causa, de quem fez o Acordo de 1990. E ficávamos em stand still, ou seja quietos por umas largas décadas.
@rogeriorento9730Ай бұрын
Mas qual é o fétiche com o pt-br? Temos é que dar força à diversidade.
@antoniovarela4444Ай бұрын
Não é fgetiche. É, pura e simplestemnte insuportával. Recusi-me a ouvir (e especialmente ler) o que quer que seja, vindo dessas bandas, tal a falta de qualidade. Não á diversidade. Sim á separação definitiva!
@Marina-LemosАй бұрын
Eu darei força à diversidade quando essa força for recíproca. Mas não é. No Brasil continuam a dobrar programas falados em Pt-PT, ou pelo menos a pôr legendas se for uma pequena entrevista. E não é só isso por ser oral: os livros dos nossos escritores comprados pelo Brasil não são postos à venda sem uma reedição, que modifica a maneira de escrever, o vocabulário, a conjugação verbal, etc. E isso não mudou nada depois do AO.
@carlotavicente8666Ай бұрын
kkkkkkk é estúpido
@PaulomarrecasАй бұрын
Acordo ortográfico. Portugal foi quem fez. Quis assumir dianteira como se único dono da língua fosse e isto foi erro. Politicamente a área foi socialista embora não me caiba dividir. Mas cumpre ser verdadeiro.
@isabela.ferreira3792Ай бұрын
Quem engendrou o mal-amanhado AO90 foi o brasileiro Antônio Houaiss, que mal sabia português, por ser libano-brasileiro.
@carlosfrazao6889Ай бұрын
Caramba está tudo mal, pois então tudos malucos.
@carlosfrazao6889Ай бұрын
Essa da nectarina pois o erro não têm nada haver com o acordo, antes do acordo já havia imensos erros.
@madalenaoliveira5789Ай бұрын
A Língua Portuguesa com variantes. Exactamente!
@salogg1Ай бұрын
O que parece é que Portugual mais deseja é esquecer seu passado incomodo, não tem qualquer interesse estreitar relações com as antigas colonias. Nesta ordem, o acordo é um estorvo a ser descartado.
@paulamota9070Ай бұрын
@@salogg1 peço desculpa mas o passado de Portugal não é, nem nunca será, incómodo. É passado. É com ele que vivemos o presente e sabemos como construir o nosso futuro. Sem passado não há futuro. É um passado sem preconceitos, sem mágoas, resultado da época em que foi vivido. Creio ser esta a forma saudável de olhar para o passado, sem dramas. A língua faz parte da identidade de um povo. Não sou brasileira, nem os brasileiros são portugueses. Lutem, brasileiros, pela vossa identidade linguística. Nós temos a nossa, da qual muito nos orgulhamos. Não pode ser doutro modo.
@frapiment6239Ай бұрын
Incômodo só se for para ignorantes que aprenderam história com professores doutrin@d0res e não tem 2 neurônios para pensar por si próprio.
@amadeumata397525 күн бұрын
100% de apoio. Que comentário extraordinário, obrigado , Bem haja. @@paulamota9070
@carlosfrazao6889Ай бұрын
Depois de morrerem já não há está conversa,pois as novas gerações têm outras normas.
@carlosfrazao6889Ай бұрын
O porquê não questionar o de á cem anos atrás,ou á setenta anos pois estes comentadores tiveram outra ortográfica e defendem só o que aprenderam.
@Pedro-Martins6Ай бұрын
@@carlosfrazao6889 "Por que não questionar o de há cem anos, ou há setenta anos?" Ainda bem que os comentadores aprenderam alguma coisa, porque tu, se calhar, não deves ter aprendido nenhum dos acordos ortográficos. 🤣
@mariamartorano1449Ай бұрын
Ora bolas, que porcaria essa de uniformizar a língua kkkkk e muita burrice.so.
@adelesr496523 күн бұрын
Silva Eu sempre fui contra o acordo autográfico Portugal e Brasil. Lingua portuguêsa nasceu em Portugal e não no Brasil. Se escreve em português é FACTO e não Fato . Fato é um conjunto Calça e Casaco da mesma côr ou é um FATO Macaco que é roupa de trabalho,não tem nada a ver com a palavra FACTO. Com a merda dos acordos dos ignorantes politicos de Portugal se escreve muito mal português.Se fala português em todo lado,FODER FODER FODER SE escreve por igual em todos os paises de lingua portuguêsa.Os brasileiros estão a estragar a lingua portuguêsa. O português diz Equipa os brasileiros dizem a palavra inglêsa TIME traduzindo para português é tempo,atéa merda dos comentadores portuguêses de futebol copiam os brasileiros (É por falta de TIME - porque estes palhaços de gravata não falam o português correcto ( É por falta de TEMPO - Foda se digo eu,não estraguem a lingua portuguêsa.