Caramba, que conteúdo magnífico. Um grande achado! Atualmente sou mestrando em Filosofia Antiga pela UFRRJ, e simplesmente tenho um enorme amor pela filosofia antiga. Já tentei ler a Ilíada e a Odisseia, mas não consigo mais hoje em dias pelas leituras que tenho que fazer. O canal da senhora me serve como uma luva, pois além de dar um panorama geral que, mesmo pelo tempo, não deixa de ter um olhar profundo sobre a obra, resume pelos menos alguns aspectos da obra para mim. Como um amante de filosofia e das tragédias me sinto muito grato pelo compartilhamento desse conteúdo, professora! Um grande abraço! Verei todos os vídeos.
@CristinaFranciscato7 ай бұрын
Fico muito feliz com o seu retorno! Obrigada! Se lembrar, curta os episódios , pois ajuda o canal!🙏💙🇬🇷🙏
@alloiosis7 ай бұрын
@@CristinaFranciscato Com certeza, vou recomendar aos amigos também!
@imcida2 жыл бұрын
Lendo a Odisseia pela primeira vez e utilizando os vídeos da professora como estudo complementar! Muito obrigada
@CristinaFranciscato2 жыл бұрын
Fico feliz, Aparecida! Muito obrigada pelo retorno!🙏🌺🙏
@n4b1e7 Жыл бұрын
também vou nessa!
@Paulo-vz5jn4 жыл бұрын
Professora obrigado por disponibilizar de seus talentos. Desejo sucesso ao Canal.
@CristinaFranciscato4 жыл бұрын
🙏🌺🙏
@sandrooliveira63553 жыл бұрын
No *Odisseia* a hospitalidade é esclarecida desde Ítaca, na figura do filho do rei ausente Odisseu, ao receber o 'viajante' Mentes, que é, na verdade, a deusa Atena.
@SuzeteGarcia515 жыл бұрын
Que linda narrativa! E agora? Estou morrendo de curiosidade. Já a esperar o próximo capítulo na sua doce voz. Amei.
@CristinaFranciscato5 жыл бұрын
Suzete Garcia , obrigada querida 🙏🌺🙏
@esterhistoria3 жыл бұрын
Adivinha o que estou fazendo nesta tarde/noite de sábado? Estudando a Odisseia e revendo seus vídeos. Olhando as palavras em grego (focídeos obesos - já sabe de quem é a tradução? hahahahaha). Nada como ter sua companhia nesses estudos todos! hahahaha!
@CristinaFranciscato3 жыл бұрын
Oi querida! Só vi agora! Fico feliz que estejamos, em alguma medida, juntas🌺
@chicoriafree5 жыл бұрын
A historia é incrivel e a narradora fantastica.
@CristinaFranciscato5 жыл бұрын
Chica Porto , obrigada! Fico muito feliz que esteja gostando!🌺
@beyondtheshadow12242 жыл бұрын
✨✨🙌🙌✨✨🙏🙏✨✨
@joaosouza-qk2tl5 жыл бұрын
Parabéns professora, estou amando essa serie... Muito obrigado por trazer isso.
@CristinaFranciscato5 жыл бұрын
obrigada, João! Fico muito feliz!
@sandrooliveira63553 жыл бұрын
Penso que seja interessante a informação de que Telêmaco vai a Esparta com o filho do rei Nestor, não por mar, mas por terra, de carros movidos a cavalos. Considerei importante isso em virtude da deusa ter dado como desculpa à sua não aceitação da hospitalidade de Pilos o preparo dos tripulantes da nau à partida no dia seguinte; o que não ocorre, portanto, restando aí uma estranha lacuna.
@raquelpalmeira5 жыл бұрын
Adorei..palpitante história. .saudades mega de vc😙
@CristinaFranciscato5 жыл бұрын
Raquel Palmeira , obrigada querida!!! Saudades também ❤️
@diogocustodio68065 жыл бұрын
Excelente aula, professora!! Que venham muitos e muitos vídeos como este!! Abs.
@CristinaFranciscato5 жыл бұрын
Diogo Custódio , obrigada 🙏🌺🙏
@prof.marcelogoncalves74205 жыл бұрын
Oi Cristina, trabalho fantástico a que se dispôs, meus sinceros cumprimentos. A odisseia é meu primeiro contato com um clássico grego, e seu canal está sendo fundamental para meu melhor entendimento da obra, se não fosse por você, acredito que provavelmente já teria desistido. Mas ao contrário, me vejo o dia todo pensando no que vai acontecer nos próximos cantos. :-)
@CristinaFranciscato5 жыл бұрын
Marcelo sovarial , te agradeço muitíssimo pelo seu comentário! Ele me inspira a continuar🙏🌺🙏
@prof.marcelogoncalves74205 жыл бұрын
Continue! Continue!
@juniorprecoma67305 жыл бұрын
Καλημέρα! Acho que um dia no futuro, Cristina, você será a primeira ""TRADUTORA"" da ILÍADA e da odisseia do original grego para o português. Você deve ter ficado sabendo da badalada tradução do grego para o inglês, da Caroline Alexander, na Inglaterra. Ouvi dizer, não sei se é verdade, que ela foi a primeira mulher a traduzir em lingua inglesa. Seria muito legal também, existir uma versão com um olhar feminino, em português. Quem sabe não será você, né ?
@CristinaFranciscato5 жыл бұрын
Junior Précoma , καλημέρα ! Muito obrigada por seu olhar generoso, mas preciso ser sincera e te dizer que não me sinto com a competência necessária para traduzir as obras, tanto pela complexidade dos poemas, seja pela extensão de ambos! Amo a Épica grega, mas sempre trabalhei com gênero trágico! Traduzi o Héracles de Eurípides e um dia, se os deuses forem favoráveis, quem sabe traduzo “As Bacantes”!
@GeoSmartNews5 жыл бұрын
Cris, serei a primeira a adquirir As Bacantes com a sua tradução! *-*
@sandrooliveira63553 жыл бұрын
Permita-me discordar tão só no que toca o "olhar feminino" à tradução, caro Junior Précoma. Penso que ao desejar a doutora por tradutora, o ideal, no meu entender, é que seja com olhar do autor em vez de sexista.
@emanoelcunha27004 жыл бұрын
Professora, o passado, enquanto o concebemos com sua linearidade e concepções do tempo, como eram concebidas pelos gregos? Fiquei intrigado quando você se remete a essa passagem de Telêmaco com a saga de retorno que Menelau lhes contou sobre "presente, passado e futuro"... Aprendi, aqui, que não apenas Odisseu foi o único sobrevivente de Tróia. Menelau foi um outro. Existem algum outro herói ou individuo que também permaneceram atuantes após a Guerra Troiana? Obrigado viu😊
@CristinaFranciscato4 жыл бұрын
Não entendi exatamente o que você quer saber. Me explique um pouco mais!
@emanoelcunha27003 жыл бұрын
@@CristinaFranciscato professora, a questão era, temos a nossa concepção de tempo sobre o passado, mas para os gregos, como eles a entendiam ? Essa era é pergunta. Sei que é diverso, nosso entendimento sobre essa temática de tempos que já possui várias camadas, entretanto, como o passado era sistematizado pelos gregos?
@ordemdafenix7787 Жыл бұрын
N entendi direito a parte sobre o tempo, mas a respeito da parte dos sobreviventes. Odisseu c ctz n foi o unico sobrevivente da Guerra de Troia. Ele estava do lado dos gregos, que venceram exterminando (quase) todos os homens de Troia e escravisando as mulheres e crianças. Odisseu começa sua volta para casa c algo em torno de 600 homens.
@sandrooliveira63553 жыл бұрын
A hospitalidade grega me parece ser replicada, com atenção ao tempo e influências diversas que afastam a cópia plena, na amabilidade brasileira. Os gregos hodiernos ainda apresentam traços disso, doutora? Minha pergunta tem em consideração a possível frágil percepção de ser a sociedade brasileira o melhor exemplo do amparo aos vindos de outros povos para cá, conforme seja a marcar um dos especiais traços da identidade brasileira. Meu questionamento tem em consideração *Zorba, o Grego* ser o destaque em sua receptividade do empresário, e isso em virtude do seu interesse financeiro direto esclarecido nesse filme.
@CristinaFranciscato3 жыл бұрын
A hospitalidade sempre foi e ainda é um valor importante para os gregos. Um dos epítetos de Zeus é “Xenios “, aquele que proteje a relação de hospitalidade e que protege os estrangeiros!
@whindhersson_nunes4 жыл бұрын
Ótimas sua análise, sua condução da leitura. Comecei a ler essa semana e vou para o canto V. Estou lendo a tradução do Trajano Nunes e tenho um dúvida. Vejo 2 expressões serem muito usadas e gostaria de saber o q elas significam: *palavras aladas* e *mar cor de vinho.* Obg.
@wesleymota79974 жыл бұрын
Boa noite Doutora! Sou um amante da Filosofia e da Mitologia Grega. Estudei grego em um Seminário Protestante de renome aqui no Brasil e aprendo muito com você. Me permite uma pergunta mais pessoal? Você é solteira? Com todo respeito. Só que nunca encontrei uma pessoa de um nível intelectual tão bom. Poderíamos conversar por favor?
@manuferreira22435 жыл бұрын
Nem sei se vera esse Comentário, mas você saberia me dizer o perfil psicólogico do Telêmaco?
@CristinaFranciscato5 жыл бұрын
Manu Ferreira , ele é um jovem trilhará o próprio caminho heróico em busca do pai e da própria identidade!
@heloneida.Toronto5 жыл бұрын
Não há nenhum filme feito pela Disney ou por Hollywood sobre aventuras que não tenham o dedo na inspiração da odisséia. quem ja leio o livro sabe disso.