Рет қаралды 12,935
A maioria dos dentes inicia seu processo de odontogênese ainda durante a gestação, finalizando esta formação apenas após o dente irromper a cavidade oral. Para os dentes decíduos a odontogênese iniciará entre a sexta e a oitava semana de vida intra-uterina. Para os dentes permanentes o início do processo de odontogênese será entre a vigésima semana de vida intrauterina e o décimo mês de vida após o nascimento, sendo que o terceiro molar permanente terá o seu início de desenvolvimento apenas no 5o ano de vida pós nascimento.
Assim, levando em consideração todos os dentes (decíduos e permanentes), a odontogênese será um período que se estende desde a sexta semana de vida intrauterina (com o início da formação dos dentes decíduos) até os 18 anos (com o término da formação da raiz do terceiro molar permanente).
Todos os dentes passarão pelo mesmo processo de desenvolvimento, que é didaticamente dividido em 5 fases:
fase de botão: fase de intensa proliferação celular
fase de capuz: fase de intensa proliferação celular
fase de campânula: fase onde inicia o processo de diferenciação celular (citodiferenciação) e morfogênese (definição de forma); surgem as primeiras células diferenciadas: ameloblastos (secretarão o esmalte) e odontoblastos (secretarão a dentina)
- fase de coroa: fase em que inicia o processo de secreção das matrizes de esmalte e dentina, dando início à formação da coroa do dente
fase de raiz: fase onde ocorre o início da formação radicular, com a diferenciação de cementoblastos (que secretarão cemento), fibroblastos (secretarão fibras do ligamento periodontal) e osteoblastos (que secretarão o osso alveolar)
Este vídeo demonstra, em desenho sequencial, este processo de formação do dente (odontogênese) em suas etapas.
Produzido por: Michelle T. Biz / HISTOISCOOL/ @histoiscool