Рет қаралды 9,639
O dentista formado pode se especializar e atuar na odontologia legal #Odontologia Leia mais sobre o tema em simpatio.com.b...
Por mais que pareçam temas distantes, saúde e direito podem se cruzar em muitas situações. A odontologia legal, por exemplo, é uma especialidade que trata disso.
Os profissionais especializados em odontologia legal podem atuar em diferentes áreas, e precisam realizar um curso após a faculdade.
De acordo com resolução do Conselho Federal de Odontologia, a odontologia legal é a especialidade que realiza a pesquisa de fenômenos psíquicos, físico, químicos e biológicos que podem atingir ou ter atingido o homem, vivo, morto ou ossada, e mesmos fragmentos ou vestígios, resultando lesões parciais ou totais reversíveis ou irreversíveis.
O CFO também prevê a atuação do perito em odontologia legal na análise, perícia e avaliação de eventos da odontologia legal.
Além disso, podem estender para outras áreas, caso seja de interesse da justiça. Podemos listar, então, alguma das funções da odontologia legal:
Identificação humana;
Perícia em foro civil, criminal ou trabalhista;
Perícia em área administrativa;
Perícia, avaliação e planejamento em infortunística;
Tanatologia forense; elaboração de: autos, laudos, pareceres; relatórios e atestados;
Traumatologia odonto-legal;
Balística forense;
Perícia logística no vivo, no morto, inteiro ou em partes em fragmentos;
Perícia em vestígios correlatos, inclusive de manchas ou líquidos oriundos da cavidade bucal ou nela presentes;
Exames por imagem para fins periciais;
Deontológica;
Orientação odonto-legal para o exercício profissional;
Exames por imagens para fins odonto-legais;
Avaliação do sistema estomatognático;
Avaliação do complexo bucomaxilofacial.
Um dos momentos onde o profissional que detém especialização em odontologia legal pode ser chamado é quando há suspeita de falsidade ideológica.
Os métodos da especialização podem identificar a idade de uma pessoa, conferir o grau de mineralização dos dentes e revelar a idade de um indivíduo.
A especialização também pode esclarecer as acusações de lesões corporais.
O perito em odontologia legal pode examinar a estrutura bucal da vítima, e com um laudo pericial auxiliar o juiz a confirmar o grau da lesão.
Esses são alguns dos exemplos que podemos demonstrar a atuação da odontologia legal. Para saber mais, assista nosso vídeo até o fim e confira nosso artigo completo no site.