Fala pessoal! Caso vocês já estejam cursando geologia ou já tenham se formado, sintam-se convidados a contar nos comentários os pontos fortes e fracos da universidade em que você estuda/estudou. Pode ser que ajude alguém que está pesquisando sobre o curso a conhecer melhor as particularidades de cada universidade. Abraço!
@AbdulAntônio-m6sАй бұрын
Eu vivo cá em Moçambique estou interessado dê curso dá geologia como posso fazer
@saitama30352 ай бұрын
Cara, seu canal tem sido muito importante pra mim, me ajudou muitos com as dúvidas que eu tenho e todas as informações são muito bem organizadas. De vdd agradeço muito a sua ajuda e admiro muito seu conteúdo. Meu sonho é ser geólogo ❤❤❤
@VictorCavalcante2 ай бұрын
Obrigado! Fico feliz que o conteúdo esteja te ajudando!
@canalscienceloop3 ай бұрын
Eitaaa! Olha o homi aí, boa Victor!!!!
@VictorCavalcante3 ай бұрын
Bom dia, meu caro! Pois é, tentando voltar e testando um formato que seja mais fácil de manter alguma consistência.
@Geologando3 ай бұрын
Que massa mano! voltou para o youtube?
@VictorCavalcante3 ай бұрын
Bom dia, meu caro! Sim, tô de volta. Na missão de tentar manter uma consistência na publicação dos vídeos.
@PCayres3 ай бұрын
Fala, Victor! O geofísico Sérgio Sacani, em uma entrevista, disse que a disciplina que ele achou mais difícil foi Geologia Estrutural. Quais foram as disciplinas de geologia que vc achou mais difíceis? Cite as três piores. rsrs... Vc poderia fazer um vídeo falando das dificuldades encontradas na UNB. Alguns professores são carrascos? São muito exigentes? Quais são os "contras" do curso de geologia nessa universidade? O que vc mudaria nesse curso? Abraços
@VictorCavalcante3 ай бұрын
Bom dia, @PCayres! Obrigado pelas sugestões. Adicionei na minha planilha de ideias de vídeos. Sobre as disciplinas, na UnB a gente tinha Geologia Estrutural 1 e Geologia Estrutural 2, então eram duas disciplinas. O pessoal realmente colocava muito medo nessas disciplinas, mas confesso que não as achei muito difíceis. Para mim, o sofrimento maior foi ali no começo do curso mesmo, Cálculo 1 e 2, Física Experimental 2, Eletromagnetismo e Termodinâmica. As disciplinas de Geologia em si costumam demandar muito esforço e tempo fora do horário de aula, seja em laboratório ou em campo, mas já não as achei tão difíceis assim de passar. Lembro que petrologia metamórfica demandou muito e hidrogeologia também, mas pelo menos para mim não foi nada comparado ali com o começo do curso. Sobre os professores, tem alguns que parecem gostar de ver os alunos com medo das disciplinas deles. Só que normalmente é mais terrorismo que qualquer coisa. Tem um "problema" que existe, mas que é basicamente de todas a universidades e cursos. Os professores das universidades aqui do Brasil são tanto pesquisadores quanto educadores, e tendem a ser muito mais incentivados pelas regras do jogo a serem pesquisadores que educadores. Isso faz com que alguns deles acabem tratando o ensino como uma atividade secundária e de menor importância, o que me parece impactar na qualidade e atenção que alguns professores dão para as aulas.
@PCayres3 ай бұрын
Muito obrigado!
@GeologoRamaАй бұрын
Não sei como é na UNB, mas na USP a disciplina que mais atormenta os estudantes de geologia é Petrologia Metamórfica. Mas, normalmente, a disciplina que mais pega nas faculdades de Geologia é mesmo Geologia Estrutural, especialmente a Geologia Estrutural de regimes rúpteis. Desconsiderando as disciplinas de exatas do ciclo básico...
@maayy_.3 ай бұрын
VOCE VOLTOUUU, amemm!!! Victor, eu estou cogitando ir pra geo, o que vc acha do cenário ATUALMENTE? Acha uma boa ir pra esse curso querendo estabilidade financeira? Pretendo fazer na USP, e o que vc acha que vai ser da situação dos concursos públicos futuramente? Esse ano abriu bastante vaga né?
@VictorCavalcante3 ай бұрын
Olá, @maayy!! Estou de volta, vamos ver se dessa vez dou conta de ficar! Hoje em dia a gente está em bom momento, vejo pouca gente da Geologia sem trabalho. Lá em 2014/15/16 estava bem ruim, mas a partir de 2018 começou a dar uma melhorada e já há alguns anos o cenário tem sido bem positivo. Tomara que continue assim. Sobre os concursos, sim, voltamos a ter concursos na área. Ao que tudo indica esse ano teremos o edital do concurso da Agência Nacional de Mineração (ANM) e no próximo ano talvez do Serviço Geológico do Brasil (CPRM/SGM), que pelo menos na minha percepção são os principais concursos da área, além talvez da Petrobrás. Além desses também devemos ter mais concursos do IBAMA e ICMBio, que apesar de não serem concursos específicos para o pessoal da Geologia, são áreas que o pessoal da Geologia tem muito a agregar. Porém é beeeem difícil dizer como estará o cenário dos concursos no futuro, vai depender principalmente se o Brasil como um todo vai conseguir manter algum crescimento econômico relevante ou se vamos cair em algum novo período de recessão no meio do caminho. Sobre a estabilidade financeira, entendo que tem como alcançar sim. De vez em quando tem algumas vagas de trabalho que pagam mal e alguns setores mais instáveis, mas entendo que o mais complicado é se posicionar no mercado logo após se formar. Depois do primeiro emprego ou serviços, fica mais fácil de se reposicionar se for necessário. Se serve de alguma coisa, eu demorei um pouco (acho que por ter me formado em um período bem turbulento), mas já há alguns anos eu me diria "financeiramente estável".
@maayy_.3 ай бұрын
@@VictorCavalcante Entendi!! Muito obrigada pela sua análise tem me ajudado bastante, quero MUITO fazer geologia, quero não pensar muito na possibilidade de pegar uma crise 🥲🥲 mas enfim, de maneira geral vc diria que é uma boa carreira para seguir?
@VictorCavalcante3 ай бұрын
Sobre ser uma boa carreira, vai depender muito do perfil de cada pessoa. Se a pessoa gosta de ciência e de trabalhar em campo pelo menos de vez em quando, entendo que faz sentido sim. Um lado positivo é que tem muitas formas diferentes de ser geólogo, desde atuar como quem vai muito a campo até quem fica mais em escritório estudando leis sobre alguma área (principalmente mineral ou ambiental) e escrevendo relatórios ou elaborando mapas.
@reidogarimpo16913 ай бұрын
Bom dia Vitor, Voce entende de quartzo com inclusoes como rutilo, lodolita, etc?
@VictorCavalcante3 ай бұрын
Bom dia, @reidogarimpo1691, Eu diria que conheço, mas os meus conhecimentos se limitam ali ao período da faculdade e algumas vivências que tive por ter crescido um pouco perto do comércio de pedras/minerais. Porém profissionalmente eu me aprofundei mais em licenciamento ambiental, avaliação de impacto ambiental, controle de erosões, espeleologia e paleontologia. A parte de identificação de minerais e gemologia não é o meu forte.
@reidogarimpo16913 ай бұрын
@@VictorCavalcante Obrigado. Deus lhe abençoe Vitor!
@PCayres3 ай бұрын
Olá, Victor! Tudo bem? Neste ano vou fazer o vestibular tradicional da UNB para Geologia. Tenho duas curiosidades: Já que o curso de Geologia é muito prático, como a UNB avalia os alunos desse curso? Relatórios de campo? Cite as avaliações mais comuns. Como o curso de Geologia é difícil e trabalhoso, há muitas desistências durante o curso? Grato
@VictorCavalcante3 ай бұрын
Bom dia, meu caro! Primeiramente, boa sorte no vestibular! A respeito das avaliações, existem muitas provas tradicionais também. Porém além delas existem muitas avaliações que são baseadas em descrições de rochas (principalmente lâminas de rocha no microscópio). Algumas disciplinas requerem a elaboração de um mapa geológico de uma área associada a um relatório de descrição. Existem professores que usam as nossas cadernetas de anotações de campo como uma forma de avaliação. Me recordo de uma disciplina na qual a avaliação era a interpretação geológica de fotos aéreas. Além dessas também são comuns as apresentações de seminários com base na leitura de artigos científicos. Sobre a desistência, ela realmente é comum no decorrer do curso. Acredito que durante a minha graduação ela foi mais comum nos primeiros 3 a 4 semestres, que é o período com muitas disciplinas puras de exatas, como cálculo, física, física experimental e eletromagnetismo. Passadas essas disciplinas o curso passa a ser mais geológico mesmo e a quantidade de gente que sai reduz. Me recordo do pessoal sair principalmente por conta dessas disciplinas ou também depois de não se identificar com os trabalhos de campo. Não sei te dizer com exatidão a porcentagem de gente do meu semestre que saiu, mas acho que foi algo em torno de 25 a 40%.