Com mão de obra qualificada, educados, organizado etc. Podem ajudar a desenvolver o país de seus ancestrais.
@ruilopes35912 күн бұрын
Muito difícil muita corrupção
@RG_lp12 күн бұрын
@ruilopes359 infelizmente sim, esses países africanos que foram colônia francesa são um poço de corrupção, cheio de instabilidades políticas. Pelo menos o Senegal é o mais tranquilo.
@rafaelcapuano828012 күн бұрын
Improvável.
@The_awsome_712 күн бұрын
@@polyglotFerreira10 kkkkk claro, a culpa é dos outros países confia
@rubensgabrielsantos676312 күн бұрын
Claro que sim ainda bem que sabe
@computergician12 күн бұрын
Isso é incrível, porque, tradicionamente, é o oposto que ocorre muito mais: Alguém emigra para um país mais desenvovido do que o país de onde viajou. Parábens para a BBC News Brasil por entregar esse conteúdo de alta qualidade 👏
@M.Robespierre12 күн бұрын
Deixa de ser inocente, a França que está mandando essas pessoas pra lá pra defender o interesse francês diante da crescente influência russa em países africanos.
@Deusefiel-mf3kc12 күн бұрын
@@M.Robespierreentão a reportagem está errada pq o que mostra é eles querer voltar pro livre espontânea vontade
@venusbcarmesim2712 күн бұрын
Na verdade não. Eles estão indo embora por causa do avanço da Extrema Direita. @@Deusefiel-mf3kc
@Coney_island2312 күн бұрын
Imigra*
@sideco130012 күн бұрын
@@M.RobespierreVocê tem que considerar que vão ter pessoas que não vão querer aturar humilhações diárias por toda vida e por isso eles decidiram voltar ao país de origem de seus país isso não é nem um pouco absurdo de acontecer.
@nivaldoguiamba954312 күн бұрын
Peço que faça uma matéria sobre o que está acontecer em Moçambique, há uma onda de protestos pós eleitoral e há violação dos direitos humanos e violência policial.
@faizaltomas218912 күн бұрын
Em frente irmão, Buscar ajuda em tudo que é lugar.
@estamos_aqui_para_aprender11 күн бұрын
Moçambique é um país sem importância e merece ser governado por um ditador mesmo.
@beliciovlogs38010 күн бұрын
🇲🇿🇲🇿
@nivaldoguiamba954310 күн бұрын
@@faizaltomas2189 com certeza irmão
@Armandinho66710 күн бұрын
Força aos irmãos e irmãs de moçambique
@jezreelpereira64707 күн бұрын
Sou um homem preto que mora na Irlanda. Estes dias estava pensando sobre algo que aconteceu alguns anos atrás. Sou brasileiro e sofri muito com o rascismo na infância. Uma vez, una pessoa me disse para voltar pra africa rsrs. Na Irlanda um irlandês disse para mim voltar para o meu país. Tive contato com uma pessoa da Nigéria e disse que como homem preto sofro muito com o racismo no Brasil. Expressei a vontade de morar na África um dia para tentar reconectar com minhas origens. A resposta da pessoa Nigeriana foi dolorosa, ela disse que não sou africano e nao serei bem vindo lá porque tenho mistura de outas etnias. Você é preto mas não original! Foi uma sensação horrível! Sinto que não pertenço a lugar algum. Alguém tem história semelhante ou algo do tipo para compartilhar? Ótima reportagem BBC.
@fernandobryant336 күн бұрын
Não desista do Brasil por causa dos racistas a maioria deles são descentes de imigrantes
@atilaohuno1471-_.5 күн бұрын
Já viu relatos dos nipo-brasileiros tanto os brasileiros com origem japonesa quanto os netos de imigrantes japoneses que resolveram "voltar" para o Japão, os relatos deles são basicamente no brasil mesmo chamam de japones/as e no Japão me chamam de estrangeiro ou brasileiro /a , eles tem essa sensação de não pertencimento. Alguns judeus também têm essa sensação dependendo , mesmo que não seja religioso alguns simplesmente os verão não como irmãos de patria mas como judeus. Uma frase que me chamou muita atenção é fora do Brasil você sempre será mais um estrangeiro. Sempre tive comigo que nessa terra nós somos peregrinos em busca do lar celestial.
@Lucas_Ficz4 күн бұрын
@@jezreelpereira6470 nao importa o que digam, você é BRASILEIRO e pode pisar firme que esse chão é seu. O negro existiria sem o Brasil, mas o Brasil não existiria sem o negro
@amelialima12954 күн бұрын
@@Lucas_Ficz Brasil existia sem negro e sem branco, pois os verdadeiros são os indigenas
@idquod4 күн бұрын
E por que foi para a Irlanda em vez de escolher o país para reconectar com suas origens? Imaginei que seria a primeira escolha.
@yowbro715712 күн бұрын
Casa é o lugar onde você mora. Lar é o local que você tem a sensação de pertencimento.
@patrickgomes578612 күн бұрын
Bela frase.
@alexa.a612712 күн бұрын
Não. Mas algumas pessoas gostam de conceituar a palavra "lar" com algo emocional.
@alguemporai90112 күн бұрын
Perfeito
@alguemporai90112 күн бұрын
@@alexa.a6127 fora do Brasil você nunca vai se sentir pertencido. Você sempre será o "estranho", "diferente", o "de fora", não importa quanto vc tente se integrar à cultura local. Quem já morou fora sabe como é, não importa o quão bem acolhido você seja, você nunca se sentirá como pertencente, como um igual.
@antoniocosta401112 күн бұрын
@@alguemporai901Eu bem sei disso. Morei durante 3 anos em Montreal no Canadá. Fui para estudar e trabalhar. Conheci gente de todos os continentes e conheci várias estórias de vida. É muito complicado viver fora.
@manueltsobo370411 күн бұрын
A mãe África está de braços abertos para vos acolher, voltem e vamos organizar a nossa casa África.
@lincolndiniz726612 күн бұрын
Muito interessante a atitude destes jovens. Se “reconectar” com as suas origens. Espero que este movimento seja algo promissor para estes(as), como também para aqueles(as) quem os(as) recebem.
@M.Robespierre12 күн бұрын
Deixa de ser inocente, a França que está mandando essas pessoas pra lá pra defender o interesse francês diante da crescente influência chinesa e russa em países africanos.
@abcdefg0212 күн бұрын
Moradores br@nc0s da África do Sul também vão voltar para suas origens , vão levar sua cultura de volta para sua terra natal, sua religião, etc. ..👏👏👏👏
@lincolndiniz726612 күн бұрын
@ este movimento já existe há décadas. Mais de 1 milhão de sul-africanos brancos migraram definitivamente para Europa ou EUA.
@lincolndiniz726612 күн бұрын
@@M.Robespierre não discordo de você. É possível sim que exista esta pressão.
@Juliaportuguesa11 күн бұрын
Espero que os que vivem em Portugal façam o mesmo
@soaressandras12 күн бұрын
excelente reportagem. Vivo um pouco isso, moro nos EUA mas todo o meu trabalho é dedicado a pessoas no Brasil, é o jeito que tenho de me manter conectada.
@jeffersonaraldi716812 күн бұрын
O Trump Vai iniciar deportacoes em massa!!
@belinha986711 күн бұрын
Tem muito racismo de fato no USA ainda? Dizem q sao casos isolados.Boa sorte pra vc
@viniabc11 күн бұрын
@@belinha9867nao moro nos eua mas vi um video no tiktok de uma moça chocada que no brasil racismo é crime. Segundo ela, nos eua o racismo é visto como "liberdade de expressão", e o maximo que pode acontecer com alguém racista é levar esporro de outra pessoa (palavras dela). Mas isso se deve ao fato do racismo lá ser constitucional, a história segregacionista tem muito peso nas relacoes hoje, entao acho que pode-se dizer que la tem muito racismo generalizado sim
@ideac.11 күн бұрын
@@viniabcracismo nos EUA é basicamente defendido por lei, país imundo
@ildocorrea10 күн бұрын
@@viniabc complicado afirmar que racismo é constitucional, se você fala de uma metanalise consigo te compreender porque não é exllicito que se possa ser racismo, quero dizer, não é estimulado, mas um dos princípios que é o de liberdade (incluído aí o de expressao) garante que você possa se expressar sem ser punido. O que eles punem é a agressão física porque isso fere o princípio da segurança e, consequentemente, do direito à vida. É um discurso liberal, mas realmente eles garantem que você possa falar o que quiser, inclusive ser nazista e empunhar símbolos da ideologia, desde que não agrida pessoas. É uma outra realidade que alguns especialistas dizem que funciona porque dá vazão ao ódio que eles sentem e evitan conflitos corpo a corpo. É uma teoria interessante, embora não sei se tem sentido. Ainda prefiro é me sinto mais seguro em uma realidade em que ser racista, misógino, homofóbico seja mau visto e desestimulado, embora também não sei se é justamente esta contenção do ódio social que seja responsável por tantas mortes de pessoas pobres, negras, feminicidios e de LGBT+. Somos líder nestes tipos de crimes embora a sociedade seja cada vez mais repressiva a comportamentos de intolerância. Parece uma faca de dois gumes 😢
@Sofiaarantes1512 күн бұрын
"Tráfico de pessoas escravizadas"! Finalmente uma fala correta sobre essa aberração!
@angelinacar212 күн бұрын
Baseado em quê vc diz isso? Aberração querer voltar pra sua origem? Ver oportunidades em seu país de origem? Por quê aberração?
@brasilnews598412 күн бұрын
vdd,até msm pq essas pessoas já eram escravizadas na africa e foram apenas vendidas para os europeus
@yeyosilver706711 күн бұрын
Que foi criado no próprio país/continente de origem
@Sofiaarantes1511 күн бұрын
@yeyosilver7067 A escravidão foi comum e todos os continentes, gladiadores mesmo eram escravos! A questão é que, o que houve nas Américas foi de escala intercontinental e durou séculos! E de longe a mais brutal e dolorosa!
@dulcedefreitas97811 күн бұрын
@@yeyosilver7067exatamente
@izabelaraujo39712 күн бұрын
Muito interessante a reportagem. O racismo machuca o corpo e a alma. Fico feliz de ver jovens resilientes e ao mesmo tempo desbravadores em busca de uma sensação de pertencimento e, de identidade.Parabéns 🙏🏼🌻👍🏽
@Qualeatua2212 күн бұрын
Tais razão racismo machuca o corpo e a alma mas não é só a do negro 18% dos imigrantes na Alemanha cometem 41% dos delitos maioria conta europeus
@Juliaportuguesa11 күн бұрын
Europa para os europeus, como deveria ser
@sabrinarodrigues62911 күн бұрын
@@izabelaraujo397 "pertencimento e identidade" e a França que deu tudo para eles estava ruim? Quem fica atrás de "identidade" está de barriga cheia com a vida ganha.
@esperanzanobre173611 күн бұрын
@@Juliaportuguesa Sério bom mesmo que esses europeus Sanguessugas que vivem em África regressassem as suas origens. E
@Sam1228_11 күн бұрын
@@Juliaportuguesa E o resto do mundo para os Europeus mamarem a vontade
@thaisnascimento292112 күн бұрын
👏🏼👏🏼 Parabéns pela reportagem!
@lumzes743512 күн бұрын
Já tinha visto uma reportagem semelhante antes, de afro-americanos voltando para a África.
@Medanesco12 күн бұрын
"Voltar" é um termo muito forte, quando você fala de um negro cuja família vive há séculos no continente americano. Mas quando se trata de alguém há cinquenta anos na Europa...
@lumzes743512 күн бұрын
@@Medanesco Sim, você tem razão. Me expressei mal.
@mateusoliveira-gx9xk12 күн бұрын
Outros estão indo pra america latina tbm. Pq os EUA tá se tornando uma distopia toda vez que uma eleição acontece
@ThiigsNunes12 күн бұрын
Moro na frança a tres anos, e realmente nunca reparei o racismo no Brasil, quanto aqui. É uma coisa notavel, uma completa segregação racial e nao estou brincando, tem racismo no Brasil mas muito diferente. sobre os Descendentes de Africanos voltando a Africa nesse video em particular, nao sao nem '1% deles, ate pq esses sao os Privilegiados que conseguiram seja por merito ou nao, um posto mais elaborado na sociedade francesa, a maioria nao tem poder economico o suficiente quem dira retornar e criar empresas
@rasputindasilva85812 күн бұрын
Reportagem muito tendenciosa, os que estão voltando são os que estão bem financeiramente e voltam para Africa para viver de rendimentos, ou subjugar seus compatriotas abrindo empresas para exportar para França à custas dos baixos salário que vão pagar aos locais.
@yowbro715712 күн бұрын
Já assisti videos e relatos online falando que o preconceito maior é dirigido aos mulçumanos, é verdade isso?
@ThiigsNunes12 күн бұрын
@@rasputindasilva858 voilà, concordo plenamente.
@ThiigsNunes12 күн бұрын
@@yowbro7157 sim, Entre os Negros e Muçulmanos, os muçulmanos são bem mais criminalizados. Mas eu que não sabia nem que existia árabe pobre antes de morar na Europa, nunca imaginei nem sabia da existência deles. Mas, é aquilo reparação histórica os franceses colonizaram l’Algérie, e muitos outros países da África e agora os querem fora. E digo, eles não vão a lugar algum. Mas são para mim, extremamente difíceis.
@rodrigosjd421112 күн бұрын
@@yowbro7157sim e justificavel. Os caram impõe sua moral medieval nas periferias francesas. Volta e meia tem tem casos de violência contra minorias como mulheres, lgbts, outros muçulmanos e fazem esfaqueamentos como retaliação a algo que não gostaram. Grupo problemático em toda europa e sudeste asiático.
@msuranio23512 күн бұрын
Que eles distribuam pra África, os frutos das oportunidades que por mais dificil que foi, para seus irmãos, conhecimento, para melhor sobrevivência dos seus irmãos de cor
@MiraMira-ol2sx8 күн бұрын
Quem tem que destribuir não destribui e mete o dinheiro do povo no bolso
@olga98512 күн бұрын
Bonita sua frase. Tenho raízes na Africa também. Mais especificamente no Benin. Mas, fenoticamente, sou branca. Torço para a África ser aquilo que a América poderia ter sido. Um local para a humanidade.
@christianmoura68611 күн бұрын
Vc pode ser branca e africana. Eu tenho uma amiga francesa, conheci ela no brasil e dizia que ela era branca e europeia, ate eu ir na frança e morar na espanha pra saber que ser branco ta muito mais que a cor. Vc pode ate ter a cor branca, mas traços negros
@ChrisMakamu-u8n11 күн бұрын
Ser molata ñ quer dzr ser branca
@italo899511 күн бұрын
Mas Serena, você é branca!😂 Não força. Há negros que têm um pouco de DNA europeu, e mesmo assim são negros pois a maior parte do DNA é africano
@EstaJeanette-nk7fj11 күн бұрын
@@christianmoura686 no there is no such thing as white African
@gustavorockie858111 күн бұрын
@@italo8995 não existe só povos pretos na África, tem também a existência de povos semitas que têm a pele mais clara, sobretudo no norte da África
@marcoscardoso464612 күн бұрын
Que reportagem fantástica, está me fez refletir muito sobre isso.
@Hithere-dl2cx12 күн бұрын
Muito bom os jovens quererem voltar as origens e desenvolver seus países, tenho esperança que o continente africano ainda vai ser grandioso.
@economyworld8811 күн бұрын
E será. Obrigada 🤝🏾😊
@MiraMira-ol2sx8 күн бұрын
O problema de Africa não é os jovens mas sim os governantes
@felipearaujo601112 күн бұрын
É triste uma pessoa ter que deixar o próprio país por conta de pessoas sujas que simplesmente não sabem conviver com diferentes tipos de etnia/cor e cultura.
@AleWorldGalaxy12 күн бұрын
Nenhuma cultura deve se impor a outra; mas sim respeitá-la!
@rodrigosjd421112 күн бұрын
@@felipearaujo6011 vai viver lá e ver como é esse multiculturalismo. Spoiler, é bem problemático e perigoso
@Ex_Spec12 күн бұрын
Países e culturas são invenções
@Sheol-s2y12 күн бұрын
*Próprio país? Esse povo aí não é originário da França, mas sim da África. Fala besteira não.*
@lucasmartins315512 күн бұрын
@@Sheol-s2y eles nasceram na França, possuem como única nacionalidade a francesa. Não fale besteira, ser de um país não é ter um determinado fenótipo
@PereiraargoloPatrick10 күн бұрын
Nasci no brasil! Sou naturalisado françeis a 14 anos sou negro e posso desmentir tudo isso, o problema é que muitos imigrantes não se adapta a cultura françesa acha que pode fazer tudo que quer, não respeita os custumes do país, ai fica se vitimisando, a frança ajuda todos eles com ajuda social, não paga certos medicamentos, o governo ajuda pagar o aluguel, depedendo da quantidade de filhos o governo ajuda e não é pouco, e o que é que muitos fazem? Aproveita dessa ajuda, ficam em casa fazendo filho não trabalha e quem é que paga os salario desse povo somos nóis que trabalhamos, esse problema niguem fala, muita ipocrisia, a frança é um país catolico, muitos imigrantes mulsumanos querem impor sua religião, e disreipeitando os françeses e seus costumes, isso niguem fala, e outra muitos deles são nascido na frança e fala mau da frança, só estam aqul pela facilidade, eu moro aqui à 14 anos sempre trabalhei pago meus impostos, mim adaptei, mim entegrei aos costumes françeses e nunca tive problema
@renatapires32166 күн бұрын
Muito bem, finalmente alguém esclarecido. Aqui em Portugal também temos problemas com os africanos. Insultam a polícia, não obedecem a autoridade, sujam, destroem, insultam os portugueses na sua própria terra, incendeiam autocarros, não querem trabalhar, nem pagar transportes, não deixam as famílias desfrutar um dia de praia, pois levam facas para a praia... depois fazem-se de vítimas.
@camillaprestes28286 күн бұрын
E alem disso estao voltando pra lá com estudo e qualificações, acho quem tem muito mais do: voltar por cima e ganhar muito bem do que o voltar para se conectar com sua origem... a reportagem e os entrevistados pintaram a situação, mas a real qmé que muita gente aqui no brasil vai pra fora e fica tempo suficiente para estudar e pegar experiência, juntar dinheiro e depois volta para o pais pobre para voltar como rico... chega e ja abre uma empresa ou consegue umemprego muito melhor do que os que conseguia antes. Só voltam para poder mudar de classe social e não porque amam o país, se pudessem ser ricoa lá na europa ficariam por lá
@capachodaesposasubmissodaa39666 күн бұрын
@@camillaprestes2828Link em seu comentário. muito bem empregado seu comentário, fato, em plenissimo acordo!
@Svetlana-says-it-as-it-is.5 күн бұрын
Pereira, sabia que alguém ia dizer isso, era exatamente o que eu tava pensando! Também sou escurinha e moro na Inglaterra desde 2004, me adaptei e nunca tive esse problema.
@PereiraargoloPatrick5 күн бұрын
@Svetlana-says-it-as-it-is. exatamente! Nóis negros temos que para de pensa no passado, a escravidão acabou a muito tempo, o que determina o seu futuro e seus objetivos não é a cor da pele e sim suas atitudes, eu venho de salvador bahia, merei em um bairro de alta periculosidade e nem por isso mim faço de vitma, o problema vem de nossas cabeças, e não da raça e a cor da pele! Devemos respeitar a cultura e a religião de todos, e se fomos migra pra outros países temos a obrigação de se adaptar e de se entegrar a cultuda deles, e não ficar reclamando como nasse video mentiroso
@umapaulistananaholanda12 күн бұрын
Prezada BBC, Muito obrigada por utilizar os termos corretos neste vídeo, tais como: “Tráfico de pessoas escravizadas”.
@samitchminerva767112 күн бұрын
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@ClaudiaCruz-gf5oq12 күн бұрын
Olha só com o que a outra tá preocupada,affff.
@sabrinarodrigues62912 күн бұрын
@@umapaulistananaholanda ah pronto!
@darthlehcar776511 күн бұрын
Tá na época dos telégrafos pra escrever desse jeito?
@nathan_40810 күн бұрын
Escravo tb é uma pessoa escravizada, é literalmente a msm coisa.
@joaosoares855911 күн бұрын
Por mais videos sensatos e NECESSARIOS como esse! É incontável a quantidade de pessoas pretas ao redor do mundo (e com certeza a europa é um ponto forte nesse assunto, porem não é nem de longe o unico) que se sentem desamparadas e sufocadas pela cultura de tantos anos opressão ao povo africano. Eu moro em campinas, regiao metropolitana do estado de SP, e pra quem nao sabe, a ultima cidade do MUNDO à abolir a escravatura. Me identifiquei em vários pontos do video. Me emocionei. Que todos aqueles que tambem sentem o que eu sinto e o que a matéria da BBC nos mostrou, possam encontrar força em suas raízes, e se reconectar com sua ancestralidade. A cultura de milhares de povos foi tirada à força, e quem tirou, esta ate hoje lutando para que ela permaneça escondida, exilada, reprimida. Quem nega isso esta alienado, simplesmente. Sejamos resistência! Axé. 🤍
@camilaafrika8 сағат бұрын
Que reportagem linda! Eu realmente me emocionei porque um dos meus sonhos é viver em um país africano. Já fui a dois, mas viajar como turista e morar não é a mesma coisa. Muito lindo!! ❤
@paulomatola316212 күн бұрын
Voltem, vamos construir a África para todos.
@economyworld8811 күн бұрын
Isso aí ❤🫂 Voltem para casa/lar É racismo dizer uma África para os Africanos?
@yeyosilver706711 күн бұрын
O fato do povo achar q África é um país ou 100% pobre é uma das mentalidades mais racistas
@anitavolpe214611 күн бұрын
@@yeyosilver7067é verdade
@NairNai-c8v11 күн бұрын
Ámen
@MiraMira-ol2sx8 күн бұрын
O governo colocou o dinheiro da construção no bolso, achas que eles ao voltarem vão construir alguma coisa?
@leandrobecker77612 күн бұрын
E no Senegal como ele viverá? Vivendo como um Senegales, ou Vivendo como um francês no Senegal ?
@oliveira202812 күн бұрын
Um francês no Senegal Sem dúvidas❕ Não existe terra prometida lá ele será um imigrante pra sempre E vai ser tratado como tal
@leandrobecker77612 күн бұрын
@oliveira2028 a poucos dias vi um documentário da Libéria.... escravos libertos do governo EUA foram levados para lá... e lá por serem mais "letrados" trataram os nativos africanos do local, como inferiores e preconceito... Aí essa história me fez lembrar, o rapaz francês com certeza deve ter tido uma melhor educação, uma melhor visão de mundo.... ele se sentará a mesa de um nativo e conversará por igual? Como você falou, sempre será um imigrante descontente. Um descendente de japonês no Brasil sofre tanto quanto um brasileiro no Japão
@M.Robespierre12 күн бұрын
@@oliveira2028 Viverá com o privilégio econômico e político de um francês no Senegal.
@u9s0e9r12 күн бұрын
realmente ficou essa lacuna na reportagem. se tratam de franco-senegaleses, europeus.
@JorgeLuiz-zt8od11 күн бұрын
Exato lá será agradável se tiver euro para converter e ser um rei. Será que se ganhar na moeda de la sem perspectivas de melhorias ele vai se manter lá? Vi que ele e a família estão muito bem, todos com os dentes bonitos, peles bem cuidadas, boas roupas, melhores que muito brasileiros por exemplo, não sei se vai se adaptar a viver em um país totalmente falido.
@leeojesus12 күн бұрын
O racismo torna apátridas cidadãos de seu próprio país, nossa.
@Ex_Spec12 күн бұрын
Deixem os Europeus em paz
@_Jefs_12 күн бұрын
@@Ex_Spec coitado dos europeus, dizimaram civilizações, pilharam, barbarizaram, lucraram e hoje os atuais vivem às custas disso tudo. Mas "deixem os europeus em paz ".
@sideco130012 күн бұрын
@@Ex_SpecEuropeus não deixaram os cidadãos do resto do mundo em paz por séculos principalmente os africanos e inclusive ainda continuam perseguindo essas pessoas e vc vem com um papo torto desses? 😂😂😂😂😂😂
@riccardozorn182212 күн бұрын
@@Ex_Spece a Europa também deixam os outros em paz? Não! Nasci aqui, a hipocrisia e muito grande aqui. Gostam de meter em assuntos e negócios de outros. A indústria bélica de Europa ganha uma fortuna com países de terceiro mundo. E sabe que você não é Europeu e nunca vai ser, eles não iriam te defender como você eles.
@Ex_Spec12 күн бұрын
Defendendo os dos terroristas do Boko Haram e sustentando milhares de hospitais e orfanatos ?
@josemadeira57385 күн бұрын
Acho bem ,África é um grande continente ,tem lugares para todos,boa sorte.
@MrIbatista12 күн бұрын
Ir para o Senegal… essa seria a última coisa que eu imaginaria um francês querer fazer. Mas entendo perfeitamente. Estive na França em 2014, e fiquei impressionado com o preconceito que presenciei, especialmente em Paris, mas também em outras cidades. Os brancos e negros pareciam viver em mundos separados. Eles raramente se misturavam, e essa segregação, para alguém que cresceu no Brasil, foi impactante de ver. Não vou dizer que o preconceito não existe no Brasil - seria ingênuo - mas o que testemunhei na França foi chocante. Se alguém me oferecesse uma passagem de volta pra França, eu recusaria sem pensar duas vezes.
@rosacampo622212 күн бұрын
No BRASIL basta ter dinheiro, è Um preconceito senvergonho.😅😅
@k-bwe11 күн бұрын
Tem mais preconceito no Brasil do que na França
@x9xn11 күн бұрын
E atualmente? depois de 2015 a frança ficou entupida de mulçomanos
@cacophony8989611 күн бұрын
@@k-bwe ta falando besteira, basta ver o numero de casais intra raciais nos dois paises ou o numero de crianças com pais de diferentes raças para ver que o que tu diz não tem lastro na realidade.
@yeyosilver706711 күн бұрын
Depois de ver mulheres sendo agredidas por causa de religião, professores sendo censurados por causa de estrangeiros Vc entende o pq deles n gostarem
@duduflabr9 күн бұрын
Fui para os EUA legalmente com 6 anos, mas apesar de amar o estilo de vida, eu sabia que não era a minha casa.... Voltei para o Brasil com 17 anos de idade e amo viver aqui, próximo aos avós e com todas as nossas belezas naturais.
@isaaccunha244112 күн бұрын
Isso q eu gosto da França , quando o povo se revolta vai realmente a rua lutar pelas causas
@andrefelder36428 күн бұрын
Ninguém conta que quando os dito „ francês“ vieram a taxa de crime sexual aumentou
@economyworld8811 күн бұрын
Acredito que temos tudo o que precisamos aqui em casa, em África. E o que ainda não temos, lutaremos para conquistar. ❤️🫂 Precisamos de todos vocês, meus irmãos africanos. É incrível essa sensação de família que compartilhamos. Não importa o país, somos uma grande família. Sempre estaremos de braços abertos para vocês. Aqui é onde pertencemos, e nada é melhor do que estar em casa. Nunca pensei em imigrar definitivamente; se um dia sair, será apenas como turista. A África tem tudo de que preciso. É minha casa, meu lar, e não consigo imaginar ser de outro lugar. Amo minhas raízes. Sei que enfrentamos desafios, mas somos um continente em desenvolvimento. Com força de vontade e união, temos um futuro brilhante à nossa frente. Te amo, mãe África.
@tauruscub262510 күн бұрын
Qual sensação de familia? Conviver entre seres humanos sempre será dificil, pouco importa a cor da pele. Eu como brasileiro vivendo na França ja lidei com africanos, ele so se aproximavam por causa da minha cor de pele, mas quando viam que nao sou africano, viravam as costas e saiam andando. Fiz uma formaçao, enquanto os brancos tentavam me ajudar , uma mulher africana que era diretora do local, começou a me perseguir até me expulsar da formaçao. Parem com essa hipocrisia de falar de familia, o fato de ter a pele preta não nos torna uma familia, vivemos apenas no mesmo mundo.
@lordman078 күн бұрын
Eles são os próximos irmãos opressores!
@ddparafox6 күн бұрын
return to macumba kkkkkkkk
@gefersonsantos9835 күн бұрын
Morei 2 anos em Santa Catarina, senti muito isso imagina na Europa
@valdeirrodriguesferraz381412 күн бұрын
Que show! Ótima reportagem. É terrível você nascer em um país onde a sensação de ser um estrangeiro é constante. Os ataques dos outros sempre são realacionados as suas características físicas que remetem a origem dos seus antepassados, principalmente se seu povo está relacionado à pobreza e a miséria.
@sandro_brainer12 күн бұрын
Obrigado pela incrível reportagem!
@liu.calazans12 күн бұрын
É interessante, mas é triste pensar q a Europa destruiu de todas as formas os paises que deveriam ser os lares dessas pessoas hj em dia e quando eles migraram p própria Europa e lá tiveram filhos ainda são tratados como no passado
@sabrinarodrigues62912 күн бұрын
@@liu.calazans não fala asneira. A Europa é MUITO mais acolhedora que qualquer país africano. E a Europa não destruiu nada, foram os próprios países africanos que não conseguiram se governar após a independência
@rodrigosjd421112 күн бұрын
@@liu.calazans não tem que ir no lar dos seus algozes.
@sabrinarodrigues62912 күн бұрын
@@fernandocintra5456 "cada uma estava na sua antes da invasão europeia" aham, com diferentes reinos guerreando entre si e o comércio de escravos tocado a todo vapor pelos arabes.
@Juliaportuguesa11 күн бұрын
Bem, muitos países europeus não tiveram colônias e ainda sim é melhor que o brasil. Um exemplo disso é a própria escandinávia
@biancaf202111 күн бұрын
@@sabrinarodrigues629 E aí entrou a Europa pra arregaçar tudo de vez
@renataaguilar748512 күн бұрын
Já vi uma cena bizarra num trem na Alemanha (vagão para carrinhos de bebês). Entraram 2 africanas com os filhos amarrados com tecido ao corpo delas (forma tradicional de carregar bebês). Ninguém cedeu assento à elas. Tinha um alemão ao meu lado, eu olhei pra ele e, levantei e cedi o lugar, ele me olhou como se estivesse errada. Quando entrou uma alemã loira com o carrinho de bebê, logo ele levantou e cedeu lugar à ela. Para eles, aquelas mulheres não eram nem humanas, sei lá. Além de outros exemplos já experienciei...
@Qualeatua2212 күн бұрын
Reação normal sendo que o país dele ta a ser invadido por imigrantes que embora sejam 18% cometem 41% dos delitos no país em que os antepassados dele defendeu numa das guerras mais sangrentas embora do lado errado da história, e que os antepassados dele construiu só para ver ser invadida por políticos corruptos
@yeyosilver706711 күн бұрын
Isso n tem nada a ver com ser branco ou preto. Alemanha é extremamente rude com qualquer pessoa com bebê e com mãe em geral Tem até mesmo relatos de mães brancas na Alemanha falando dessa diferença cultural
@yeyosilver706711 күн бұрын
E pq vc olhou pro cara? Kkkkjkkkk
@Psiupsiugatinho11 күн бұрын
@@yeyosilver7067 claramente você não sabe ler.
@leandro382511 күн бұрын
Acho que no Brasil o problema é mais social; na Europa e EUA o racismo é "pra valer".
@edivaldooliveira296411 күн бұрын
Li, há cerca de três anos, que um haitiano, que vivia em Balneário Camboriú, teve que deixar de morar na cidade para fugir do sofrimento causado pelo forte preconceito que sofria.
@jacquelineneves242911 күн бұрын
Meu Deus! Que triste 😢
@lucasandreateandreata726011 күн бұрын
A mas não e mesma coisa , Europa e Europa !
@rodrigoadr808611 күн бұрын
Nossaaaaa, que dó gentiii. Coitadinho.
@erikavilasboas94219 күн бұрын
Haitiano eu estou me lixando. Odeio as práticas abomináveis desse povo.
@TairineSan12 күн бұрын
Então pelo q entendi, na França também está ocorrendo a "fuga de cérebros", mas diferentemente do Brasil que aqui acontece por falta de investimentos e salários defasados(lógico q aqui tbm tem racismo), na França ocorre por racismo, sofrido por quem não é branco, mesmo que seja qualificado, não tem oportunidade. E parece que a questão da diferença religiosa também é bem expressiva. Mas aí o outro lugar também tem seus preconceitos, e 'costumes' sociais, complicado né. No final, todo mundo tem uma batalha pesada a ser vencida :/. Agora sim, eu penso q o pessoal que migra, sempre vai ter esse pensamento " será q fiz uma boa escolha?", mas o importante é saber lidar com isso, até pq toda escolha envolve uma renúncia.
@Nihil-ti8cz12 күн бұрын
Nenhum país vai te tratar tão bem quanto o país em que você nasceu. E isso é preocupante. Quando a pessoa é renegada pelo próprio país, pra que outro lugar ela vai? O ideal é se profissionalizar e estudar ao máximo, assim alguma hora ou outra, algum lugar vai precisar ou querer você lá. Infelizmente quem sai perdendo é todo mundo, simplesmente não tem vencedores nessa história.
@thiagoflorindo284912 күн бұрын
"Toda escolha envolve uma renúncia." bela frase.
@Simetria711 күн бұрын
@@Nihil-ti8cz vários países te tratam melhores que o Brasil
@ddparafox6 күн бұрын
"cerebro" kkk
@Lucascampos4050912 күн бұрын
Triste ver que as pessoas ainda vão demorar tanto para evoluir. Por mais que a escravidão, símbolo máximo do racismo, tenha acabado a pouco tempo (menos de 200 anos), já dava para estarmos muito a frente em questões básicas, como o preconceito. Infelizmente, nós, dessa geração, não veremos um mundo melhor, antes de partirmos.
@Juliaportuguesa11 күн бұрын
Quem sabe quando alguns imigrantes pararem de assediar mulheres e abusar da boa vontade dos europeus isso acabe
@davidalves794911 күн бұрын
@Juliaportuguesa Boa vontade dos europeus? A obrigação de vocês é ajuda-los, pois a boa vida que os europeus tem é custeada por séculos de exploração, escravidão, massacres, roubos e estupros cometidos pelos europeus ocidentais, apesar disso não justifica estuprar melhores da Europa. Contudo, generalizar os imigrantes como abusadores é um tanto hipócrita da sua parte, aja vista a história do seu povo.
@nun666111 күн бұрын
@@davidalves7949 ngm deve nada a ngm, se meu pai tivesse te escravizado, tua divida e entre ele e vc, problema so seu amg se fode ai e mantenha a distancia, a maioria de vcs so prova o motivo pq tavam tudo em corrente, ficar apelando smp pra empatia so cresce mais a raiva e o nojo de ter algum de vcs por perto
@davidalves794911 күн бұрын
@nun6661 Está agindo exatamente como um ladrão agiria.
@davidalves794910 күн бұрын
@@nun6661 Você está agindo exatamente como um ladrão agiria, ou seja, nunca irá assumir que está errado.
@Adelaide7767 күн бұрын
Pessoal aqui no Brasil poderia fazer o mesmo.
@lu_ananeves12 күн бұрын
BBC, vcs são um canal grande. Bora trazer acessibilidade ♿ para os vídeos de vcs. Coloquem uma dublagem, pessoas com deficiência visual nao vao entender boa parte do vídeo
@despertatuquedormes74834 күн бұрын
Que matéria interessante
@erivaldo178412 күн бұрын
Em portugal acontece o mesmo, ou pior nasci e cresci lá vivi a minha vida toda mas para eles por certo preto nunca fui português, mudei me para o Brasil e sou mais aceito cá do que lá. Hoje com 25 anos, penso em continuar cá formar a minha família cá para que eles não tenham que passar pelo que passei em Lisboa.
@rosacampo622212 күн бұрын
Se VC chegou com dinheiro BRASIL te recebeu de bracos abertos..🎉🎉
@erivaldo178412 күн бұрын
@@rosacampo6222 Notei isso, cheguei aqui em 2017, e tipo lá a minha família era classe média europeia, e isso não me impediu de sofrer racismo aqui, no ensino médio e na faculdade mas era menos pior que em Lisboa. Posso dizer que sou previlêgiado porque trabalho com programação e ganho relativamente bem.
@anitavolpe214611 күн бұрын
Boa sorte aí no Brasil 🍀🍀🍀🍀, às vezes penso em voltar pra Minas, vamos ver eu estou na Itália, não posso reclamar porque sempre fui bem tratada mas as vezes bate uma saudade de Minas
@VivendaCapital10 күн бұрын
Imagino o quão difícil é ser negro na Europa. Espero que você fique bem aqui.
@lordman078 күн бұрын
Obrigado , gajo! Tu não sabes o favor que fez para Portugal! Felicidades em bostil. ❤
@TheRosaAG11 күн бұрын
Muito boa a reportagem. 👏🏽👏🏽👏🏽
@danielfranklin377311 күн бұрын
Eu sinceramente não sei o grau de discriminação que seja capaz de fazer alguém sair da França pra ir morar no Senegal. Caramba
@denistorres563812 күн бұрын
Se eu tivesse que sair do Brasil para morar em outro canto eu também escolheria África, no caso Moçambique ou Angola. Talvez a qualidade de vida não seja das melhores, mas existe muito mais oportunidades de crescimento lá se você for uma pessoa que deseja investir em um novo país.
@drdavidrodri245112 күн бұрын
você está delirando, com todos os pesares o Brasil é um País muito melhor e há muitas cidades e estados em que você pode recomeçar e viver bem.
@nelsonlouresloures773512 күн бұрын
O pior é com todo este chóroro dão o cool para ir mamar na Europa, sobretudo no exterior colonizador!
@miltonmaleianejunior177012 күн бұрын
Eu sou Moçambicano, só por curiosidade, o que te faria escolher Moçambique?
@denistorres563812 күн бұрын
@@drdavidrodri2451 Não estou, fui bem claro quando disse SE TIVESSE, ou seja, caso eu realmente precisasse deixar por ter sido obrigado. Não pretendo sair do Brasil, mas se tivesse que sair, com certeza meu destino seria um dos dois países citados acima.
@denistorres563812 күн бұрын
@@miltonmaleianejunior1770 língua portuguesa (fácil comunicação) comparado a outros países de línguas estrangeiras (claro, apesar de não entender gírias regionais e dialetos, ainda sim seria o português) e o outro porque eu vejo muito potencial em Moçambique e Angola, eu iria com intenção de investir no país e abrir uma empresa no meu ramo, como bônus penso que isso também ajudaria na promoção das relações entre brasileiros e moçambicanos.
@fernandobryant336 күн бұрын
Faram muito bem ao país de seus pais agora com educação e estudo
@sukekawa11 күн бұрын
Alguns países são bem hipócritas, para esporte eles servem né? Olha o crescimento das seleções franceses no Futebol, Vôlei, Basquete. A grande maioria é de etnia africana. Quem não serve eles descartam
@Guido-Fawkes8 күн бұрын
bem vindo ao mundo, nasceu ontem ?
@sukekawa8 күн бұрын
@Guido-Fawkes perguntei sua opinião?
@Guido-Fawkes8 күн бұрын
@@sukekawa Acho que vc saio do ovo ontem msm, isso aqui é KZbin, não existe não comentar, seus comentários estão abertos a outros comentários, volta pro útero, lá é quente e seguro, aqui fora é assim que funciona, ninguém precisa da sua autorização nem pra cagar
@lourivalhonorato506510 күн бұрын
Lembro de um livro que eu li na adolescência sobre o exílio, o cara volta ao Brasil um país que nunca tinha vivido, os pais foram exilado na ditadura, e seu primeiro dia no Brasil não sabia se falava inglês, francês ou espanhol, deve ser muito doido ter recomeçar e ao mesmo tempo um reencontro com a verdade de tudo né.
@Mosquito48912 күн бұрын
O mundo ta ficando mais fascista e racista com a ascenção do nacionalismo...
@rodrigosjd421112 күн бұрын
É mt facista frances não querer ramadã e islamicos crescendo rapidamente na frança? Pois q o facismo vença então
@Araosilvasousa-x3y12 күн бұрын
O mundo é composto por culturas diferentes; e certas culturas não dão certo com outras....Simples assim. 😅😅😅😅
@asian779212 күн бұрын
Isso também vale pros países africanos
@Sheol-s2y12 күн бұрын
*Nacionalismo é a salvação do mundo ocidental!*
@Ex_Spec12 күн бұрын
@@rodrigosjd4211Não é, e eles fazem muito bem em se protegerem.
@daugustus8 күн бұрын
Cada um na sua própria cultura. É a melhor coisa.
@allan170418 күн бұрын
Não dou um ano para retornarem para o contorto do país branco e racista.
@lordman078 күн бұрын
Pode crer! 😂 Estes pretos são acomodados.
@DsMoloko2 күн бұрын
Nenhum preto quer viver num país de brancos, todo preto que eu vi que voltou pra África nunca mais quis retornar pra esses países desgraçados de gente branca... então para com essa ladainha, branco.
@eriksonmendes96177 күн бұрын
Dou graças a Deus que nasci em Portugal e não em França lá o racismo é muito maior e notório! Sou neto de cabo verdianos!
@igorcatarino11 күн бұрын
Eles podem acabar se descobrindo mais francês do que gostariam.
@Samparock7 күн бұрын
Obrigado Deus, eles estão fazendo um favor. Que mais sigam o exemplo. Um adendo, ter um passaporte francês não lhe faz francês. Ser francês está ligado a etnia e cultura.
@lordman078 күн бұрын
Não são franceses, mas apenas imigrantes africanos regressando para o seu continente.
@tsub25til5811 күн бұрын
Torço muito pra que os países do Continente africano se desenvolvam cada vez e que a pobreza e a miséria de muitos lugares vá diminuindo
@jorgenascimento892412 күн бұрын
Ficaram ricos na França...e voltam para a África para viverem como Reis.
@abcdefg0212 күн бұрын
A França vai para a África ficar rica né 💰💰💰😂😂😂
@ErickMReis-tb4js12 күн бұрын
Ui
@riccardozorn182212 күн бұрын
Certo vou fazer a mesma coisa, nasci na Europa de mãe brasileira. Aguarde Brasil daqui em 15 anos eu vou ser rei na minha roça. Talvez fazer uma própria empresa de construção civil ou bombeiro hidráulico e encanador minha profissão aqui. Investir e trazer mais industriais para o Brasil. Kkk já tô sonhando.
@rosacampo622212 күн бұрын
@@riccardozorn1822 voltar com Euro ,è outra vida no BRASIL..💰🥂
@GaloAzul91011 күн бұрын
Pode vim, desde que pague e não invade, pode ficar á vontade. Sobre abrir uma empresa de construção civil ou bombeiro hidráulico e investir aqui, no que isso seria ruim aqui? Tem todo meu apoio.@@riccardozorn1822
@guilhermegiorge668312 күн бұрын
lindo demais de ver. obrigado pelo conteúdo. BRAFRIKA e outras agencias de viagem fazem coisas parecidas no brasil.
@evaneidegomesdemelo183612 күн бұрын
Já morei na Bélgica por um ano. Estava dentro de um mercado e ouvi uma criança negra de aproxidamente 6 anos dizer que queria ser braco. Aquilo me doeu profundamente.
@doutorclayton970612 күн бұрын
Quanta ingenuidade, toda pessoa no ocidente, que não é branca e heterossexual, em algum momento já considerou que ser branco e heterossexual faria a vida ser mais fácil.
@Estudo-q6b12 күн бұрын
@@doutorclayton9706 😂😂😂😂
@sabrinarodrigues62912 күн бұрын
Voce é uma mulher boba e meio infantilizada. Não há nada de dramático nisso.
@ymoon_girl339812 күн бұрын
@@doutorclayton9706 a questão é que o oposto dificilmente ocorre e o problema mora aí
@Cescrvg12 күн бұрын
Não precisa nem morar na Bélgica, já ouvi isso no Brasil, infelizmente.
@Tom1wel11 күн бұрын
Reportagem incrível!
@LuizHenriqueLopes-f3d11 күн бұрын
Os negros franceses que possuem dinheiro, dizendo preferir morar na África para explorar a população local e mandar os lucros para a França.
@almafeminina024 күн бұрын
Eu sou brasileira e posso afirmar que morar em algum pais africano ja passou em minha cabeça sim
@JohnPuentes-w4h12 күн бұрын
Eu sou o favorito, R$60 mil por semana! Agora posso retribuir aos moradores da minha comunidade e também apoiar a obra de Deus e a Igreja. Deus abençoe o brasileiro
@AnaJoao-ks6lb12 күн бұрын
Estou financeiramente vantajoso, obrigado Jesus $ 32.000 de lucro semanal, independentemente de quão ruim seja a economia.
@BeatrizAlves-uf4tz12 күн бұрын
..? Eu sou um novato em investir em criptomoedas, por favor, você pode me orientar como você obteve lucro?
@JohnPuentes-w4h12 күн бұрын
Quando alguém é direto e bom no que faz de melhor. As pesso as sempre falarão por elas. Para mim, posso dizer: Experimente a Sra. Luisa Pereira da Educação Financeira e você ficará feliz por ter feito isso
@BarbosaAna-q1o12 күн бұрын
Luisa Pereira realmente definiu o padrão para os outros seguirem, nós a amamos aqui no Reino Unido, pois foi muito útil que mudou muitas vidas
@FernandezCaio12 күн бұрын
Uau, estou surpreso que Luisa Pereira seja mencionada aqui. Começando com 2k..agora com um portfólio enorme.Altamente recomendado..
@josybarros53084 күн бұрын
Injúria e xenofobia é crime.😱😡🤬🙏
@matheusmandai667512 күн бұрын
O problema desses caras é que serão extrangeiros na terra de seus pais tbm. A mentalidade, costumes etc é totalmente diferente. Este é apenas um dos mtos desafios de famílias multiculturais..
@Estudo-q6b12 күн бұрын
Mesmo 😂 Ele pensa que no senegal vão ser só rosas 😂😂 Quero ver ele a viver com um salário de um senagales a ver se não volta logo para a França rapidinho 😂😂😂
@luligirl179011 күн бұрын
É igual os Brasileiros-Japa
@lukoSOARES11 күн бұрын
A África precisa. Parabens para esses jovens tenho certeza que irão ajudar muito no desenvolvimento da terra de seus antepassados, tomara que esse exemplo seja seguido por muitos outros
@JoaoVitor-pj3uk12 күн бұрын
Acho que o ser humano deveria ir morar onde se sente melhor. Mas considerando a crescente xenofobia global, com a direita tomando o posto mundo afora, acho que eu jamais iria pra outro país a não ser por pura necessidade, e eu digo em casos extremos mesmo, tipo guerra, crise climática ou algo assim. Para ser pisado em outro país eu não vou. Luto para crescer aqui, mesmo com toda adversidade.
@Nmoliveira11 күн бұрын
Verdade, João. Eu até concordo com você. Mas confesso que o meu sonho sempre foi morar fora do Brasil, porém ando repensando muito nisso... Infelizmente a sociedade, a cada dia mais, está preconceituosa em todos os sentidos; não sei como eu lidaria com essa situação morando sozinha em outro país. É por isso que penso que continuar aqui no Brasil seria, por ora, a melhor opção.
@Brasil__1099 күн бұрын
@@JoaoVitor-pj3uk óbvio que não , cultura misturadas n dar certo
@ddparafox6 күн бұрын
aceite que doi menos
@alemanhaforadarota11 күн бұрын
O mesmo fenômeno, a marginalização, acontece aqui na Alemanha há décadas, principalmente com jovens de origem turca que tiveram avós que imigraram para reerguer a Alemanha, mas viviam em guetos, afastados da população local, que tbm não queriam contato, e que, embora tendo vindo pra cá como "trabalhador convidado", ou seja, eles teriam que retornar ao seu país depois de ter reerguido a economia alemã, acabaram ficando. Portugueses, gregos, espanhóis e turcos, muitos turcos, são os responsáveis pelo crescimento econômico alemão pós-guerra, mas são pouco reconhecidos.
@fellipedeandradeabreuelima12 күн бұрын
Ótima reportagem
@carmenrosanecosta920311 күн бұрын
Faz lembrar dos relatos sobre os negros, da Martinica e de Senegal , na França e além disso, como a cultura francesa gerava conflitos entre os próprios negros. Franz Fanom descreveu vários episódios em o livro Pele Negra e Máscaras Brancas.
@HFS3011 күн бұрын
Só os bons jogadores de futebol que eles aceitam e chamam de francês, o resto do povo negro na França é chamado de imigrantes, mas se tiver um filho bom de bola isso muda um pouquinho, lamentável isso, o racismo é uma idiotice.
@adhinan19 күн бұрын
Excelente a reportagem!!!
@Gokugaroto12 күн бұрын
Teve isso também no Brasil passou no fantástico depois de libertos teve pessoas negras que voltou pra África a muito tempo ao não sei como voltaram, mais isso de 10 , uns 3 querem voltar ou menos
@ricardocarvalho99906 күн бұрын
O bom filho retornando ao seu lar .
@tabernadashistorias12 күн бұрын
por favor, dublem o vídeo todo! Nem sempre podemos ficar assistindo, às vezes estamos apenas ouvindo e fazendo outras coisas. Obrigado
@davidlima517012 күн бұрын
vc ta dizendo que não pode ler ????
@tabernadashistorias12 күн бұрын
@davidlima5170 às vezes você está fazendo os serviços da casa por exemplo e ouvindo, aí cada vez que eles legendam ao invés de dublar, tem que pegar o celular, voltar o vídeo e tudo mais. se dublar tudo ajuda muito
@niselira286512 күн бұрын
@@davidlima5170 típico comentário de quem só consegue enxergar o mundo a partir de seu ponto de vista e não se esforça para fazer um mínimo exercício de empatia. Às vezes a pessoa simplesmente não pode ler, por N motivos pessoais. Eu, por exemplo, estou lendo e comentando aqui porque hoje é domingo. Se fosse segunda, estaria ouvindo o vídeo enquanto dirigia, sem acesso algum à imagem ou legendas.
@nemsempre12 күн бұрын
@@davidlima5170disse q é pessoa ocupada. Leitor por cota.
@hyungtaecf12 күн бұрын
Não. Para isso já tem a BBC Lê. Eu gosto de escutar a voz original das pessoas, porque se perde muito numa dublagem.
@ClóvisLazzarin12 күн бұрын
Que Deus abençoe esses jovens imigrantes nessa nova jornada! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
@siriasouza526412 күн бұрын
Não são "relações complexas" e sim relações de exploração
@BotafogoMelhorDoBrasil7 күн бұрын
Francês tradicional quase não vemos na França, os africanos estão dominando a região. Inclusive na própria seleção francesa não se vê um francês caricato como conhecíamos, só vemos africanos naturalizados. Eles estão perdendo a sua identidade por causa de uma migração desregulada, abriram as porteiras e estão vendo os africanos se multiplicando na região até porque eles costumam fazer vários filhos
@brunosilva-br3lc12 күн бұрын
O velho parece ser bem sábio, mais como sempre os mais novo acha que sabe tudo
@dionesoliveiradequeiroz83337 күн бұрын
O grande erro da imigração é quando o indivíduo não consegue se adaptar a cultura do país que resolveu viver quando você deixa a sua terra natal sua cultura tem que ficar para trás e tenta se adaptar ao país que você está vivendo isso traria menos transtornos ao indivíduo.
@wormond12 күн бұрын
Racismo na minha época se resolvia na porrada, daí o cara tomava vergonha na cara e começava a respeitar todo mundo
@Deusefiel-mf3kc12 күн бұрын
qual época? pq nessa época aí em escola pública tinha inocente não, era preto zuando branco, branco zuando preto, preto mais escuro zuando o preto mais claro, e era difícil alguém sair na porrada por causa disso kkkkkkkkk tinha inocente não pai, Brasil é diversificado não é Europa não
@Ex_Spec12 күн бұрын
Os violentos terão ossos quebrados, não siga esse caminho
@Deusefiel-mf3kc12 күн бұрын
@@wormond antigamente nessa época aí não tinha inocente não, em escola pública era preto zuando o branco, o branco zuando de volta e vice versa, e era muito comum o negro que era mais clarinho zuar o negro que era mais escuro, enfim e NGM brigava saia na porrada por isso era raro mas não tinha inocente não
@roger2946612 күн бұрын
@@Ex_Spec fique esperto vc também.
@nemsempre12 күн бұрын
Racismo é invenção e ferramenta do patriarcado. O sistema da porrada. Parabéns por servir a causa e ao efeito.
@rodrigolima191211 күн бұрын
Triste realidade. No fundo não se sentem franceses e também não se sentem africanos. Creio que muitos quando vivenciarem a realidade africana acabarão por retornar a Europa e darão ainda mais valor ao país que os acolheu.
@_Jefs_12 күн бұрын
Europa e racismo são sinônimos.
@AracaMapper12 күн бұрын
"pipipipi 😭😭"
@Flavio_Pereira.12 күн бұрын
Mas a exploração de outros países é uma maravilha 😂😂😂😂
@jeffersonaraldi716812 күн бұрын
Se a Europa fosse racista nao haveria tantos imigrantes, e os nativos nao seriam minorias.
@sabrinarodrigues62912 күн бұрын
Fala isso pra quem tá se matando pra entrar ilegalmente na UE
@Mussolinibenitooo12 күн бұрын
"Europa" = Norte da Europa
@Julio_Afrika4 күн бұрын
Estamos de braços abertos para receber todos os descendentes da África ❤❤ Bem vindo de volta a casa!
@OripesCarlos12 күн бұрын
Como é bom voltar pra casa 🏠🙏🏿😁😂
@abcdefg0212 күн бұрын
Agora todos os ( br@nc0s ) da África do Sul vão voltar para sua origem , para sua casa , terral Natal. Vão todos deixar os diamantes, o ouro , o minério, os resots , os hotéis, os animais para os verdadeiros donos. 👏👏👏👏👏
@Reginaldo_Nunes11 күн бұрын
Que sejam felizes, em conexão com suas raízes.
@Brenoca9112 күн бұрын
Tratam mal os negros mais enriqueceram as custas deles ,se eles tem tanto preconceito com o negro porque eles foram la e tiraram esse povo de sua cultura e os escravizaram?
@luligirl179011 күн бұрын
No caso do Brasil foi diferente pq os Negros da 1 geração foram vendidos e alguns foram dados de presente aos Portugueses pelo reino do congo Mas eles começaram a Obrigar os Escravos a terem filhos como um investimento pra ter cada vez mais mão de obra Eles não foram "tirados á força" geralmente esses escravos eram bandidos,estupradores e etc mas as gerações futuras sofreram muito e infelizmente continuam sofrendo pq por mais q falem q no Brasil n existe racismo sabemos q isso não é vdd Obs:grande parte desses escravos eram Angolanos e Mocanbicanos ou seja, são nossos irmãos e estão no nosso sangue msm a gente sendo mais branco por conta do apagamento da etnia Negra
@luligirl179011 күн бұрын
a Escravidão não começou com os Europeus O Egito,Reino do congo e outras grandes civilações Áfricanas tinham escravos o problema msm disso tudo no Brasil foi culpa dos Portugueses Eles nunca deveriam ter começado essa desgraça no Brasil Transformaram o Brasil em uma colônia de escravos e dps mudaram tudo
@Juliaportuguesa11 күн бұрын
@@luligirl1790 graças aos portugueses vocês existem
@luligirl179011 күн бұрын
@Juliaportuguesa Na vdd é graças ao projeto de branqueamento q teve na República
@GaloAzul91011 күн бұрын
E os reis africanos que comerciavam em cima disso? Pare de achar que fulano é malvado e ciclano é coitadinho, os dois fizeram algo ruim e ainda lucraram em cima disso!
@LevanaFitness6 күн бұрын
Quando eu ainda era crianca meu pai foi transferido do RJ para Aracaju/SE e ficamos lá por 2 anos. Lembro dele nos orientando que a cultura era diferente e muitos aspectos e que tbm nao iriamos mudar a cabeca de tds as pessoas da cidade. Entao dentro de casa continuavamos com nossos hábitos e na interação com as pessoas de fora procurassemos entendê-los. É isso, se uma mudanca pequena dentro do próprio pais causa uma serie de disturbios uma entre paises ainda mais e nao adianta ficar reclamando que os homens de senegal sao machistas como a entrevistada falou, é a cultura do povo proceder assim. Enfim, guarde o que tem em você e observe os demais. Melhor jeito de se viver em qualquer local.
@lima667912 күн бұрын
América Latina e África deram involuntariamente contribuições para o desenvolvimento da Europa. Então os povos latino americanos e africanos tem todo o direito de viverem no continente europeu.
@guilhermedesaojoaquimmiche260712 күн бұрын
Não é assim que funciona
@sabrinarodrigues62912 күн бұрын
Aham, leva pra sua casa o terceiro mundo pra vc ver
@vanderliteodoro303312 күн бұрын
Não meu caro já passou da hora dos pretos da diásporas voltarem para casas dos seus ancestrais, tomara que essa ideia pega principalmente com os pretos das Américas, temos que ter um país independente da diásporas dentro da África e não ficar sendo controlado por governantes corruptos dos países africanos.
@joaosoares628712 күн бұрын
Os latino americanos são descendentes de europeus que foram para a américa ocupar o lugar dos povos indígenas, estão a voltar agora, à Europa, os seus descendentes devido à instabilidade na américa latina, por isso os descendentes de africanos voltarem a África é um movimento normal e que poderá ser benéfico para esse continente ,
@ApolloPTT12 күн бұрын
Deram Involuntariamente contribuições à Europa? 😂 As voluntárias não contam?
@AngeloQuilunganoGuialo10 күн бұрын
O problema aqui em África é a fome, corrupção, autocracia
@thaianesantos871312 күн бұрын
Será que Menka Gomis, vem de uma familia de retornados ?( depois da Revolta dos Malês, muitos ex- escravizados com sobrenome português foram para a África, sobretudo Nigéria, Togo, Senegal e Gabão. Por isso retornados.) Achei interessante por causa do sobrenome dele, Gomis.
@Lucas_Ficz12 күн бұрын
A revolta dos malês não foi de grandes proporções. Acho difícil que ele seja descendente de um desses retornados.
@thaianesantos871312 күн бұрын
@@Lucas_FiczA revolta não foi concluída. porém, a partir dela condenados foram deportados, e também muitos alforriados retornaram (estima-se que 8 mil). Eles ficaram conhecidos nessas regiões da África como, Águdas e Tabons.Talvez meu comentário não foi bem formulado.
@victorfernandes70885 күн бұрын
Tem mt preto c nome comum de português mas nao tem relação com Portugal
@bruhcsp11 күн бұрын
Eu apoio essa iniciativa, que voltem todos as suas origens!
@GDconta12 күн бұрын
se vc escolhe viver em outro país vc tem q se preocupar mais em se integrar que em preservar sua cultura, se vc n se adaptar é só voltar que sua cultura ta la te esperando
@ArturVarejao12 күн бұрын
Mas pela cor da sua pele não te deixam, vá vai fazer o que?
@JorgeLuiz-zt8od11 күн бұрын
Sim, inclusive o próprio pai da menina mostrada entende isso. Disse que antes eles faziam seus cultos de forma comedida, agora desejam fazer isso de forma exposta e em sobreposição ao que já está lá a milênios.
@sammelo470611 күн бұрын
@@JorgeLuiz-zt8odcomo essa relação, ao meu ver, é complicadíssima. Vc não querer esquecer das suas origens e ao mesmo tempo querer se integrar. Uma hora vc é um nacional, outra um imigrante….eu faço, não faço, eu sou mas tbm não sou . Crise de identidade é o seu próprio inferno e o sentimento de não pertencer a lugar nenhum, tbm não ajuda! 🫠
@aterraemfoco-minidocs11 күн бұрын
E um europeu na África, deve tbm se adaptar a cultura dos países africanos, ou isso só serve pra outros povos que chega na Europa?
@meceu110 күн бұрын
@@aterraemfoco-minidocsnenhum país é obrigado a preservar a cultura de outro país, tanto que em maioria se isso aconteceu, foi por meio de guerraa
@dilsondeoliveira671612 күн бұрын
BBC sempre trazendo conteúdos bastante interessantes
@heitoramos12 күн бұрын
Puxadinho do MI6 essa rede. Cadê as matérias sobre a Palestina? O drone De 30 milhões que o Yemen derrubou, o que aconteceu em Jibaliya hoje? Tudo isso vocês ignoram.que vergonha