Enqto vc falava sobre os judeus em Portugal e Espanha no tempo dos Descobrimentos, eu ia me lembrando das cenas de uma excelente série espanhola, exibida aqui há poucos anos atrás (Isabel de Castela), que mostrava exatamente o que vc descreveu, o médico judeu q cuidava da rainha e a assistia nos partos, o que operou os olhos do rei de Aragão, sogro dela e a expulsão deles da Espanha. Em 2018, tive o prazer de visitar a pequena cidade de Belmonte, aí em Portugal, berço de Pedro Álvares Cabral e onde existe um museu judaico, contando sobre a presença desse povo naquela região. Tb visitei a primeira sinagoga do Brasil (e, dizem, das Américas), em Recife, onde pude conversar com uma senhora judia que fazia parte do setor de conservação das peças ali mostradas. Ela contou que muitos judeus norte-americanos visitam o local para ver se era verdade a história que lhes contaram pois muitos não acreditavam que a primeira sinagoga das Américas ficasse no Brasil (achavam que ficava nos EUA). Vc fechou o seu vídeo com chave de ouro, falando sobre as tradições q presenciou com seus amigos judeus. ADOREI o vídeo!
@mrb5103 Жыл бұрын
Mas a série não mostra exatamente a violencia e ignorância que foi a Inquisição. Deram uma "suavizada" pra manter uma imagem menos negativa desess reis, da Igreja. Muito menos os motivos econômicos q sempre motivou a perseguição aos judeus.
@rafaelvilas4230 Жыл бұрын
Na ''reconquista'', os judeus eram os habitantes daquela região e lutaram e financiaram a batalha contra os reis europeus. Ou seja, após a derrota foram expulsos. Mas sempre nos contam como se fosse uma perseguição de cunho racial, religioso e nunca como consequência de uma guerra. E graças a essa expulsão, os judeus vieram para as americas, sendo um dos principais povos fundadores do Sul e Norte. E ainda eram super influentes em Portugal, Inglaterra e o que viria a ser a Alemanha e Russia.
@christinaorsini Жыл бұрын
@@mrb5103 verdade, a série dá uma aliviada na reputação dos reis católicos. Mesmo assim, é muito boa.
@claudiawitte6022 Жыл бұрын
Obrigada, querida.
@demostenesnessin1446 Жыл бұрын
Já no início da colonização portuguesa no Brasil um certo marroquino Belchior de Bragança um judeu apostota já efetuava a denunciação de judeus e judaizantes na Bahia.
@elisiguimaraes8309 Жыл бұрын
Agora eu consigo entender o porquê o povo NORDESTINO é extremamente um povo lutador,.perseverante e INTELIGENTE. Parabéns ... Estou cada dia mais me apaixonando pelas aulas de história 😍😍❤❤
@ctadantas1 Жыл бұрын
Inteligente? Um povo ultra católico que vota em comunista que odeia o cristão e o judeu, que desrespeitam objetos sagrados da igreja, escravizam o povo nordestino e indígena com ideologia nefasta, não os deixam se desenvolver manipulando a distribuição da água?
@odadeoliveira Жыл бұрын
Poiszé! Tem lógica a nossa perseverança!!❤
@valeriavarejao5580 Жыл бұрын
Excelente aula você é muito preparada parabéns!
@christianow686 Жыл бұрын
Isso é uma maneira de dizer que os povos que não seriam descendentes de judeus não são lutadores e inteligentes. É uma maneira de desrespeitar o judeu, desconsiderando que ele é humano como todos, e idealizando-os com características sem as quais, na idealização, o judeu então deixa de ser "judeu verdadeiro" se as não tiver.
@ShmulBen-pb9yk Жыл бұрын
BARUCH HaShem..❤🎉
@richardasaf11 ай бұрын
Sou Judeu descendente de sefarditas. Retornei a 4 anos a minhas origens. É muito gratificante ouvir esta amada professora e nos ajudar ainda mais com a história judaica.
@elisacarneiro95578 ай бұрын
Desconfio que descendo deles
@euridicecalaca28508 ай бұрын
Meus bisavós vieram de Portugal e seus nomes eram Mota, Pereira, Calaça, Gonçalves, Honório, Pinto, Macedo, será que sou descendente do povo judeu?
@anafedalto7 ай бұрын
Tb tenho origem sefardita ❤
@DionisiodionisioWolk6 ай бұрын
Minha família e toda de judeus.To nem ai.Nao muda nada pra mim.
@MariaSusana-bt7rx5 ай бұрын
Sou. Portuguesa. Casada. Com. Brasileiro. Nosso. Cunhado e. Judeu. Adoro. Israel e o. Povo. Hebraico
@marypereirafurtado118 Жыл бұрын
Gratidão pela aula! Sou neta de judeu e qdo criança me pai pedia p não contar estrelas pois nasceriam verrugas!
@clovissilva42569 ай бұрын
Acredito que e cultural no nordeste, meus pais e avós paternos falavam também, porém não tínhamos religião nem uma.
@tarsolanes84152 ай бұрын
Tem a historia da morte da Bezerra " a morte da torah".
@MarieC-uy9szАй бұрын
@@marypereirafurtado118 Sou portuguesa e os meus avós maternos também me diziam o mesmo. Aliás, era comum em Portugal dizerem isso às crianças.
@Romulort7 Жыл бұрын
Gratificante esse Vídeo e dou todo o Parabéns Paulo e a Claudia. Sou neto de uma descendente de uma família de judeus Minha avó era da Família Rocha em Portugal BneyAnusim. Ela mantia Velas nos sábados, comida regrada e sem fermento, orações e bijuteria, fazia cript aa orações. O Anel do meu taraavô ficou comigo, da estrela de davi, que ganhou de presente da minha avó. Hj tenho minhas bandeiras Israel, Portugal e Brasil Império e Brasil República ❤🎩😊
@claudiawitte6022 Жыл бұрын
Obrigada pela mensagem! Adorei!
@rosanaalmeidabezerra6177 Жыл бұрын
Me surpreendi com a história do chapéu nordestino, nunca eu iria imaginar a origem.
@louracimorenavieiradasilva1057 Жыл бұрын
Eu TAMBÉM
@nanocha100 Жыл бұрын
Fantástico!
@veralima1224 Жыл бұрын
Realmente, jamais imaginei.
@dalvaleme4594 Жыл бұрын
@@louracimorenavieiradasilva1057 de
@odadeoliveira Жыл бұрын
⭐👍
@leandroaraujomarques2917 Жыл бұрын
A fluência narrativa da Cláudia Thomé Witti é agradabilíssima. O assunto nunca fica superficial e monótono. Ficamos lamentando o término do vídeo com aquele gostinho de "quero mais". Parabéns! Amo esse canal.
@claudiawitte6022 Жыл бұрын
Obrigada, Leandro!
@suzetegoncalves9024 Жыл бұрын
Gostei muito do conteúdo. Uma bela aula de história, porém gostaria que alguém me tirasse uma dúvida. Se os judeus vieram pro Brasil no início do descobrimento,eles também participaram da escravidão no Brasil né? Seria uma vingança sobre um povo que outrora o havia escravizado? Alguém poderia acabar com essa dúvida pô favor.
@lucasforli5521 Жыл бұрын
@@suzetegoncalves9024 Os judeus sempre foram uma minoria. Se você olhar nos registros, os maiores compradores e vendedores de escravos sempre foram portugueses e espanhóis não judeus.
@marie3587 Жыл бұрын
@@suzetegoncalves9024 o negócio da compra e venda dos escravos existia em todo o mundo, infelizmente, e por muito que isso nos pareça um horror só chegou a um termo quando apareceram as primeiras máquinas da revolução industrial no século XIX, que vieram pouco a pouco substituir os braços dos homens e das mulheres
@marie3587 Жыл бұрын
@@suzetegoncalves9024 a vida era muito cruel nesses séculos passados, todos morriam em agonia, tanto portugueses, como indígenas como africanos, a vida era breve, talvez daí muita insensibilidade relativamente ao sofrimento do outro?! de relembrar que quando Vasco da Gama fez a sua primeira viagem à Índia , em 1498, ele foi com 4 navios e entre 150 a 170 homens, só regressaram 2 navios e um terço dos tripulantes de relembrar que - No Brasil, a primeira anestesia foi realizada pelo Dr. Roberto Jorge Haddock Lobo, nascido em Portugal, em um estudante da Escola de Medicina do Rio de Janeiro, Francisco d'Assis Paes Leme, com intenção apenas experimental, em 20 de maio de 1847 (1 ou 2 anos depois de ter sido inventada) até bem tempos recentes, - morriam milhares de epidemias sem vacinas -feridas eram curadas com ferros em brasa, - as infeções levavam à loucura e à morte antes da penicilina, -dentes eram arrancados a sangue frio, - amputavam-se membros sem anestesia para evitar gangrenas, etc. - mulheres desfaziam-se em filhos e a maioria acabavam por falecer devido a partos de alto risco - nas viagens marítimas morriam metade dos ocupantes com escorbuto, ataques dos piratas, ou em naufrágios, etc. - grandes fomes na Europa, na Ásia, na Africa, vitimizavam milhões de pessoas - mulheres eram queimadas vivas acusadas de bruxaria ou por serem viúvas como na Índia, -no Brasil, nos aldeamentos dos índios faziam-se churrascos com os corpos dos inimigos, viviam dezenas de pessoas em comum numa grande cabana, guerras entre tribos, existiam sacríficos e dolorosas escarificações na pele… ou de relembrar que a nossa medicina, e muito recente, - Maria Augusta Generoso Estrela nasceu aos 10 de abril de 1860, na cidade do Rio de Janeiro. Era filha de portugueses, Maria Luiza e Albino Augusto Generoso primeira mulher do país a receber um diploma de medicina, em Nova Iorque (1881)
@jadivaloliveira2817 Жыл бұрын
Parabéns! Quem dera que os nossos acadêmicos se dessem o trabalho de estudar a História para saber conduzir o presente!
@albasilva198711 ай бұрын
Verdade
@claudetebrunellidesouza7585 Жыл бұрын
Agora eu estou entendendo porque os cristãos de vários países, não gostam dos judeus. A cultura, o conhecimento geraram a inveja, e os judeus sofrem por isso, até os dias atuais. É uma pena!
@addnoticias2789 Жыл бұрын
Paulo Rezzuitti e Cláudia! Vocês estão de parabéns pelo documentário, pela coragem de mostrar a verdade. Faça outros desta natureza, é conforto para os dias de hoje. O Senhor Deus abençoe a vocês em Cristo Jesus. Shalom aos Povos...
@brepk Жыл бұрын
Obrigada por esse video! Sou judia de costumes Ashkenazi, nascida na Bahia de avós nascidos em Natal e Recife (as famílias dos meus avós vieram da Europa no período entre guerras), e me senti muito feliz e representa com esse resumo incrível. Sou mto fã do canal. Pessach kasher ve sameach para todos!
@issuarteful Жыл бұрын
Feliz Páscoa para você também!
@rubinalvasantana1070 Жыл бұрын
Feliz Páscoa
@somewhereintime.5133 Жыл бұрын
Toda vez que tentei fazer amizade com um judeu fui hostilizada por ele.
@pifer6196 Жыл бұрын
@@somewhereintime.5133 kkk que tem a ver????
@hortensiafracalanza281 Жыл бұрын
@@somewhereintime.5133tenho uma experiência diversa da sua, talvez você tenha interpretado uma certa sinceridade excessiva para o nosso costume brasileiro como sendo hostilidade. Eu hoje moro na Inglaterra e percebo que os ingleses são extremamente cordiais, tal como os brasileiros. Já outros europeus- sem generalizar- têm essa facilidade de dizer na sua cara o que estão pensando. Diferenças culturais nos afastam de outros povos se não pudermos superá-las. Você acha que poderia ser isso ou sofreu mesmo um “chega pra lá”?
@martaandradedeoliveira3902 Жыл бұрын
Linda história, que nós brasileiros não aprendemos por inteiro, nas escolas. O povo judeu merece todo respeito e é digno de nossa admiração. Deus os proteja sempre.
@DinaCaixeta-uy2fnАй бұрын
@@martaandradedeoliveira3902 Eles precisam respeitar a vida dos Palestinos,Libaneses e pararem. de matar crianças Palestinas.
@nahparpinelli Жыл бұрын
Essa explicação dos chapéus nordestinos me pegou de surpresa. Parabéns, pessoal! Esse canal tem meu coração.
@claudiawitte6022 Жыл бұрын
Obrigada!
@Celado Жыл бұрын
História maravilhosa!
@tricPort Жыл бұрын
É fantasia judaica
@monicasouza1027 Жыл бұрын
Uau, lindo a trajetória dos Judeus. Minha impressão é que as grandes histórias da humanidade, os Judeus, estavam lá participando delas. Isso é o cuidado de Deus, e como Ele ama o seu povo. Em tudo que eles tocam, Deus os fazem prosperar. É lindo isso❤. Que Deus continue abençoando esse canal.
@rosequerosene242411 күн бұрын
Então o amor de Deus pelo povo judeu está demonstrado na prosperidade que eles tem?
@mariacristinalealboeira7466 Жыл бұрын
Faço parte da Sinagoga Sem Fronteiras, onde descendentes de judeus que vieram ao Brasil, oriundos da Península Ibérica são hoje acolhidos e reeducandos na fé judaica.
@walneymario7519 Жыл бұрын
Ser descendente de marranos sefarditas do sertão Nordestino e ver que nossa história não foi totalmente esquecida é não só extremamente tocante como recompensador. Muito obrigado!
@gilbertomartins8261 Жыл бұрын
Diria que não foi apenas esquecida... Foi sufocada. Aqui nestas terras de Vera Cruz o cartório era na própria igreja, os hospitais e ensino era monopólio jesuíta. Se o casamento não fosse na igreja , não era validado e os filhos não seriam reconhecidos como herdeiros.
@marie3587 Жыл бұрын
@@gilbertomartins8261 a nacionalidade era com o batismo, súbditos dos reis e rainhas de Portugal não fora a igreja e os padres, ter-se-iam perdido os cartórios e não teria havido ensino para quase ninguém porque os portugueses eram muito poucos e poucos professores, mas os colégios religiosos (quase 30 em Coimbra por exemplo) formavam pessoas de grande cultura, saber, e dedicação às comunidades
@marie3587 Жыл бұрын
Walney mário olhe que a história dos judeus sefarditas no Brasil até se encontram bem documentada! até os chamados "holandeses" eram na maioria descendentes de portugueses judeus sefarditas que tinham ido para a Holanda, procurar mais segurança para a sua religião e negócios Há muito por onde estudar, e a internet tem muitos estudos com boa informação, como exemplo do - Benedito de Espinosa (Amsterdão, 24 de novembro de 1632 - Haia, 21 de fevereiro de 1677), foi um dos grandes racionalistas e filósofos do século XVII dentro da chamada Filosofia Moderna Nasceu nos Países Baixos, no seio de uma família judaica portuguesa que havia fugido da inquisição lusitana, e é considerado o fundador da crítica bíblica moderna. - Uriel da Costa (também Acosta ou d'Acosta) é o pseudônimo de Gabriel da Costa Fiuza (Porto, 1585 - Amesterdão, 1640); foi um filósofo português, nascido cristão e convertido ao judaísmo durante a idade adulta Escritor e pensador português nascido no Porto, e falecido em 1640, em Amesterdão. Formou-se em Direito Canónico em Coimbra, filho de Bento da Costa Brandão, de ascendência católica e de Sara da Costa, judia cristã-nova - David Franco Mendes, descende de uma família judaica do Porto, residente em Amesterdão, recebeu uma excelente formação, sabendo 6 línguas, para além do hebraico. Foi o principal poeta hebreu do seu tempo e escreveu várias biografias de Judeus famosos..
@marie3587 Жыл бұрын
@@gilbertomartins8261 No Brasil por exemplo - Por volta de 1504, a Coroa concedeu a Noronha a posse da então Ilha de São João que mais tarde passou a ser conhecida como “Ilha de Fernando de Noronha”, fazendo deste português sefardita converso o primeiro capitão donatário do Brasil. Em Recife foi fundada a primeira congregação judaica no Brasil, a Zur Israel («Rocha de Israel»). emigraram para o Recife milhares de judeus sefarditas de origem portuguesa, refugiados nos Países Baixos, atraídos pela liberdade de culto religioso. Seu primeiro rabino foi o luso-holandês Isaac Aboab da Fonseca (1605-1693) que chegou ao Recife em 1641 e ficou por lá durante 13 anos.. -Isaac Abuhab da Fonseca e Moisés Raphael de Aguillar, eminentes rabinos de Amsterdão, foram convidados a dirigir o culto religioso nas sinagogas "Zur Israel" e "Maguen Abraham", de Pernambuco, e supervisionar o funcionamento beneficente da "Santa Companhia de Dotar Órfãs e Donzelas". - Em 1636, quando o cristão novo de origem portuguesa, Duarte Saraiva, cujo nome judeu seria David Sênior Coronel, comprou o terreno onde a rua começou a ser construída. Tornou-se a rua preferida dos israelitas e passou a ser chamada de rua dos Judeus. Aí foi construída por judeus sefarditas de origem portuguesa, "A Sinagoga Kahal Zur Israel ... Suas instalações compreendem hoje o Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco, no bairro do Recife, no centro histórico da cidade. - na biblioteca da Esnoga (sinagoga fundada pelos judeus portugueses) há milhares de manuscritos e livros, muitos dos quais levados de Portugal. Ao fundo da Esnoga há uma inscrição em português com os nomes dos que construiram aquele templo, muitos com nomes portugueses: Moisés Curiel, Daniel Pinto, Moisés Israel Pereira, Isaac Pinto, José Israel Nunes, Samuel Vaz, David Salom de Azevedo, Abraão da Veiga e Jacob Aboab da Fonseca, este o primeiro rabino desta sinagoga, nascido em Castro Daire.
@marie3587 Жыл бұрын
@@gilbertomartins8261 e ainda - Uma via de Recife (PE), recebeu o título de terceira rua mais bonita do mundo pela revista americana Architectural Digest! A Rua do Bom Jesus é a única do Brasil que apareceu na lista, que tem 31 outras vias..." "Há de se ressaltar que ao longo de quase quatro séculos de história da Rua do Bom Jesus, os seus sobrados originalmente construídos pelos judeus tiveram nos séculos XVIII e XIX as fachadas reformadas, assumindo um estilo colonial português,
@liliancolavolpe8837 Жыл бұрын
A quem unteressa este assunto, recomendo o livro " Os judeus que construíram o Brasil" , de Anita Novinsky,Daniela Levy,Eneida Ribeiro e Lina Gorenstein!!! Excelenre trabalho!!!!
@BasilioAlbertoPatricio Жыл бұрын
Quem Construiu O BRASIL,Goi PORTUGAL,E Seu POVO.....VAMOS Desmitificar vAd Coisas...Não Foram Do Os Judeus QUE Constituíram O NOSSO Amado Brasil...Kkkkkk
@BasilioAlbertoPatricio Жыл бұрын
Quis DIZER...NÃO Foram SÓ Os Judeus QUE Constuíram O BRASIL,Sozinhos....ENTÃO,O Brasil;Foi Descoberto Por PORTUGAL Em 1500,E ATÉ 1822,O BRASIL;Gpi Colônia De PORTUGAL....Fim De Papo furado...mkkkkk
@ELins-gt8mv Жыл бұрын
Depois que os portugueses expulsaram os judeus de Pernambuco, o Brasil andou pra trás. Os judeus chegaram em Nova York e fundaram a Bolsa de Valores. Os judeus fizeram o progresso dos Estados Unidos. Israel é o país mais invejado do mundo, principalmente por governos mal resolvidos.
@dethiana Жыл бұрын
Basta um teste genético para comprovamos a descendência dos Judeus. Descendo dos serfaraditas e dos Mizrahim nasci no Norte. E 90% avós do nordeste.
@moniquetavares9259 Жыл бұрын
Os Judeus estão na base de MUITAS CONSTRUÇÕES. E com o Brasil não foi diferente. Tenho interesse sim, neste livro. Sabem informar em que site ou livraria posso encontrá-lo?
@Larissavieira26 Жыл бұрын
Em 50 minutos de video aprendi mais que todos os anos da escola.
8 ай бұрын
Muito interessante essa parte da história, e confesso que era a que eu mais queria saber. Os grandes movimentos, as grandes descobertas precisam ser financiadas, e eu sabia que dentre os apoiadores técnicos das grandes navegações portuguesas existiam judeus, e com esta história do vídeo, não era somente a parte técnica, mas também o financiamento das viagens em si também vinham dos judeus, e após a saída dos judeus de Portugal (por causa deste massacre de 1506), começou o declínio do império português (curiosamente um avanço holandês). Moro em Porto Alegre, a Av. Osvaldo Aranha é uma avenida importantíssima aqui, e passa ao lado de um bairro notoriamente ocupado por judeus (o Bom Fim), e estudei com alguns judeus, filhos de algumas empresas e instituições muito relevantes, seja em esfera municipal, estadual e nacional. Estou gostando muito do canal, com estas "histórias não contadas". Muito obrigado por todos esse esforço de vocês.
@daianelrc Жыл бұрын
Sou nordestina e me surpreendi com a história dos judeus no Nordeste. Cláudia maravilhosa! Amo suas participações no canal. ❤
@claudiawitte6022 Жыл бұрын
Que bom! Obrigada, Daiane!
@nelsonjunior9510 Жыл бұрын
Minha família materna é de descendentes de judeus Espanhóis Figueiras de Oliveira,estas pessoas que ajudaram os Judeus deste período todos os que conseguiram sobreviver agradecem de coração a este ato de bravura e humanidade jamais serão apagados da memória do nosso povo❤️!
@marie3587 Жыл бұрын
@nelsonjunior9510 Figueiras e Oliveiras são nomes portugueses em espanhol Higuera e Olivo
@100nub71 Жыл бұрын
A minha família também.
@elizeteaguiar9580 Жыл бұрын
Eu amo história. Sempre digo que ao conhecer a história de um povo conseguimos entender o presente e a cultura do lugar. Meu pai é português e foi para o Brasil na época do Salazar. E eu fiz o inverso. Vim para Portugal a 13 anos. Amo essa terra e sua gente. Gratidão por tanto conhecimento. ❤🙏
@pauladasilva9926 Жыл бұрын
A minha avó paterna veio do Brasil não sei muito da história dela porque tanto ela como meu falecido pai quando se finaram eu era pequena só seu que vieram de lá adorei do ❤️❤️ obrigada
@julianasantos16908 ай бұрын
Parabéns pelo belíssimo conteúdo gratidão
@Baiacuful Жыл бұрын
Aula maravilhosa. Meu avô, por parte de mãe é Witte, meus avós, por parte de pai, são cristãos novos, vindos de Lisboa, Portugal, para Recife. Viviam no bairro judeu. Meu pai foi amamentado por uma mãe judia, antes de se mudarem para o Rio de Janeiro, aonde viveram toda a vida. Adorei assistir sua aula. Sou cidadão português, mas vivo em Teresópolis, no Rio.
@tarsolanes84152 ай бұрын
Jardim ê gan em hebraico
@simonepinheiro3129 Жыл бұрын
Meu Deus, que aula maravilhosa, a representação do chapéu nordestino, me quebrou as pernas... a representatividade dos alimentos.... este sem dúvida é o melhor canal do KZbin.
@claudiawitte6022 Жыл бұрын
Obrigada, Simone.
@mikesoares2453 Жыл бұрын
Sou descendente desses judeus , no meio da minha família sobreviveu várias tradições , inclusive a circuncisão, estou buscando me aprofundar mais no meio judaico , obrigado por essa grande aula .
@rebecaaraujo4865 Жыл бұрын
Excelente vídeo Claudia e Paulo. Gostaria de fazer 2 registros. 1 - existem documentos já abertos ao público de G. Vargas emitiu documento a embaixadas no exterior que não emitisse passaporte ou visto a não branco e a não cristão. 2- Souza Dantas embaixador brasileiro na França emitiu vistos é mais vistos e passaportes a milhares de judeus pra que fugissem da perseguição alemã, ele mesmo foi preso. Hoje tem reconhecimento entre justos das nações em Israel.
@claudiawitte6022 Жыл бұрын
Verdade, Rebeca. Acabei não mencionando. Obrigada pela lembrança.
@rebecaaraujo4865 Жыл бұрын
@@claudiawitte6022 Eu que agradeço ao excelente vídeo. Pois pouco se fala no assunto. 🙏🏻.
@claudiawitte6022 Жыл бұрын
@@rebecaaraujo4865 ❤
@rogeriodeoliveira9116 Жыл бұрын
Shalom Shalom Fiz o teste de DNA e para minha alegria, também sou descendente de Judeus.🇧🇷🇵🇹🇮🇱
@IomarCoelhodeoliveira-jo9xo Жыл бұрын
Como. Fazer este. Teste
@sol-brevivendonanoruega794 Жыл бұрын
Mas judeus é religião ou povo? Não entendi.
@pastorjoaotoaldo421010 ай бұрын
Ola paulo
@pastorjoaotoaldo421010 ай бұрын
Ola
@pastorjoaotoaldo421010 ай бұрын
Judeu e povo de D'us de Israel
@silmasantamaria2139 Жыл бұрын
Parabéns!!! Sou professora de história e não sabia metade dessa linda história! Embora de família portuguesa e sempre ter ouvido falar dos cristãos novos
@lmmcardoso Жыл бұрын
A narrativa é feita com tanta fluidez e competência que simplesmente não cansa: tudo muito esclarecedor, representando um resgate muito importante para nós que nascemos e vivemos no Nordeste (Eis por que, talvez, o nordestino é tão contestado Brasil afora.). Lá em casa existia essa mesa de refeições com uma gaveta, sim; também me lembro dessa superstição de não apontar para uma estrela! Muito obrigado mesmo!
@josedealbuquerquelapa10011 ай бұрын
Parabéns! Maravilhosa aula sobre o Povo Escolhido por D'us! Lembrei de muitas ações símbolos costumes histórias supertições que minha avó contava usava e que embora católicos continuamos usando! Certeza absoluta que ela era judia de nascença! Admiro, tenho amigos queridos, sou fan de ISRAEL e seu POVO!
@3limac Жыл бұрын
Cláudia, amei sua apresentação da Saga Judaica no Brasil, desde os tempos do Império Romano até o século XX. Maravilhosa sua pesquisa e narração, Obrigada. Sou pernambucana e aqui, como você cita no vídeo, recebemos a herança da cultura judaica, desde o início da colônia, ainda no período das Capitanias Hereditárias. Bento Teixeira, o autor da Prosopoéia, é um cristão novo desse período. Sempre quando vão fazer restaurações dos sítios históricos de Olinda e Recife, são encontrados objetos e até restos mortais humanos de antigos cemitérios judeus. Os costumes e expressões linguísticas foram disseminados, não apenas entres os descendentes diretos dos "cristão novos". Mas também entre as famílias não judias. Simplesmente, porque os Judeus eram a classe dominante. Eram senhores de escravos, grandes proprietários de Engenhos e influenciaram muito a cultura local. Nós aqui, por exemplo, ainda varremos a casa da frente para os fundos, como os judeus. Em algumas cidades do agreste e sertão, ainda se veste os defuntos com mortálias e são enterrados sem caixão.
@rafaelvilas4230 Жыл бұрын
Dos 15 mais ricos do Brasil, em 2023, 10 são judeus e estão no topo da lista. E ah, país mais desigual da terra! Vale lembrar e tirar esse estigma de vitimas supremas do mundo
@marie3587 Жыл бұрын
Conceição Lima talvez goste de ler e também para muitos portugueses gostarão de ler que em Recife: "...Durante esse período emigraram para o Recife milhares de judeus sefarditas de origem portuguesa, refugiados nos Países Baixos, que vieram para a então colônia holandesa atraídos pela liberdade de culto religioso. Seu primeiro rabino foi o luso-holandês Isaac Aboab da Fonseca (1605-1693) que chegou ao Recife em 1641 e ficou por lá durante 13 anos.. os "holandeses" que vieram para o Brasil eram essencialmente antigos portugueses que tinham encontrado refúgio na Holanda porque fugiram para praticar o judaísmo onde lhes era permitido Por exemplo "Isaac Aboab da Fonseca (Castro Daire (Portugal), 1605 - Amesterdão, 1693) foi um rabino e intelectual sefardita português, "...Em Arrancados da Terra, ele reconstrói a saga dos judeus portugueses fugidos da Inquisição e abrigados em Amsterdã, no início do século XVII, parte dos quais migrou para o Recife holandês e, mais tarde, com a expulsão dos flamengos, se deslocou para Nova Amsterdã, futura Nova York. ...." Na verdade, eles eram descendentes de cristãos-novos convertidos ao catolicismo por decreto de D. Manuel, no remoto ano de 1496. Separados, havia mais de um século, do judaísmo de seus ancestrais. Desconheciam o judaísmo, a rigor, com exceção de alguns ritos domésticos, a exemplo da guarda do sábado e tabus alimentares...." e que "...A Segunda Guerra Mundial teve um impacto enorme na população dos judeus sefarditas portugueses espalhada pela Europa. A maior comunidade sefardita de origem portuguesa era a de Amsterdão, que se calcula que foi exterminada em cerca de80% pelos nazis..."
@3limac Жыл бұрын
@@marie3587 Sim, já li um pouco a respeito. Os Holandeses da Companhia das Índias Ocidentais não sabiam falar português para interagir com a população local e com os latifundiários. Então trouxeram os sefarditas de Portugal, refugiados na Holanda. que falavam português e entendiam de negócios também. Valeu a sugestão.
@claudiawitte6022 Жыл бұрын
Obrigada pelas informações, Conceição.
@marie3587 Жыл бұрын
@@3limac faz sentido, obrigada pela indicação
@lucianovieira420726 күн бұрын
Uma alegria poder ouvir o seus conhecimentos! Amo Israel ! Meu sobrenome é Vieira , descendente de portugueses ! Estou fazendo teste de DNA pra ver minha descendência ! Porque minha ligação com o Seus de Israel é muito forte !
@deiserusseff53249 ай бұрын
Maravilhosa explicação!!! Podia ser um vídeo de 4 horas!! Encantada com a sua pesquisa! Parabéns!
@radar2ana Жыл бұрын
Que história fascinante!❤fiquei observando os comentários, e teve um que chamou a minha atenção. Essa senhora comentou que foi visitar a primeira sinagoga em Recife, no Brasil, e que muitos judeus norte-americanos visitam essa sinagoga, por curiosidade, e para ver se e verdade. Achei isso interessante, pois o Brasil já recebeu e acolheu, e ainda recebe tantas pessoas do mundo afora… recebem bem, e os brasileiros que estão na América do Norte passam por tantos apuros, humilhação, ódio de brasileiros, retaliação, que se fôssemos comentar, daria para escrever um livro.
@claudiawitte6022 Жыл бұрын
É verdade, nós, brasileiros, recebemos os estrangeiros quase sempre bem.
@mirtesmuller9787 Жыл бұрын
Dr Rey disse. Eles odeiam latinos.
@hildadeoliveira83478 ай бұрын
Fiquei atenta a toda sua história. Sou nordestina e me lembro de várias historinhas como a de não apontar as estrelas porque nasceriam verrugas na ponta dos dedos.. A fruta do cacto quipá , até hoje é muito consumido aqui no nordeste.. Agora fiquei sabendo a verdadeira origem do chapéu dos cangaceiros. PARABÉNS
@alemffiore Жыл бұрын
Na Espanha, Marrano é um termo pejorativo. E de apontar pra estrela ,cresci escutando isso.😅 Obrigada pela aula ,maravilhosa ❤❤
@marypereirafurtado118 Жыл бұрын
Gratidão sou descendente de judeu José Pereira da Serra Catarinense!
@myleneleao8399 Жыл бұрын
Que lindo vídeo! Fiquei feliz em saber que é tradicional na cultura brasileira a liberdade de culto religioso! Ser conservador no Brasil é respeitar as várias religiões! Apenas agimos diferentes em épocas em que as pressões estrangeiras o impuseram
@claudiawitte6022 Жыл бұрын
verdade!
@beneditaferreiradealmeida8707 Жыл бұрын
Parabéns por sua bela narrativa. Muito rica e fatos históricos dos judeus no Brasil e Portugal até então muito pouco comentada.
@BasilioAlbertoPatricio Жыл бұрын
Gente,Os Judeus,Ao Emigrar Para Portugal,No Passado,,Há Muitos Séculos Atrás,,se tornaram e Fundiram na sociedade Portuguesa ...Até quando,,continuam adormecidos e sem aceitar a evolução histórica de PORTUGAL e do MUNDO ..????
@tom_ferreira50535 ай бұрын
Obrigado professora por nós explicar tudo isso e entendermos o porquê nossos avós tinham esses costumes e entendermos então q tem fundamentos judaicos de nossos antepassados
@prof.eligoncalves4268 Жыл бұрын
Maravilhosa palestra. Sou católica apostólica romana, sigo e obedeço os princípios da minha Igreja, mas estudiosa do judaísmo e do povo judeu desde meus vinte e poucos anos. Que vocês tragam mais palestras como esta. Parabéns e obrigada. Salve Maria! Shalom!
@sandraquarti5035 Жыл бұрын
Descobri recentemente que meu trisavô português tinha o sobrenome Salgueiro, o que me faz suspeitar que talvez sejam cristãos novos, estou pesquisando. Senti uma emoção enorme ouvindo vc falar sobre apontar a estrela e a verruga, isto era uma superstição na minha família e ouvi muito isto quando criança. ❤
@claudiawitte6022 Жыл бұрын
Boa sorte com as pesquisas!
@mariaalvares559 Жыл бұрын
Sandra, faço suas palavras e sentimento os meus. Sou Oliveira Campos, temos, muito em comum nesta bela pesquisa sobre esse povo maravilhoso e honrado.
@hortensiafracalanza281 Жыл бұрын
Sandra, minha dúvida a respeito dessa superstição é que ela se encontra registrada também em um dos livros de Mark Twain, não me lembro se no Huckleberry Finn ou no Tom Sawyer. Eu também ouvia essa ameaça quando criança, mas em tom de brincadeira, sem realmente passar a ideia de verdade. Não sei se vem da minha origem cristã nova ou se é apenas uma crença que no século XX já permeava toda a sociedade brasileira.
@silviorogeriotemudodeazeve3176 Жыл бұрын
Aqui em Pernambuco tem uma cidade com esse nome, SALGUEIRO.
@rogeriodeoliveira9116 Жыл бұрын
Faz o teste de DNA. O meu deu 5% de Judeu.
@carmemfernandesgadelha195 Жыл бұрын
O que importa é ver o quanto nós engrandece vermos que o Brasil sempre foi um país acolhedor, respeitando as diferenças. Este é o verdadeiro perfil de nosso povo.
@sol-brevivendonanoruega794 Жыл бұрын
Me engana que eu gosto! Sai do Brasil ainda jovem pq era discriminada por ser pobre é mestiça de índio com preto! Já faz mil anos que moro fora, e em todos os países que morei, nunca sofri tanto como sofri no Brasil!
@marlenedeoliveira3489Ай бұрын
Amei, saber isto. Sou uma Oliveira, e acredito ter ancestrais Judeus. Sou cristã, filha de Brasil e Portugal, mas adoro td que vem deles. Obrigada pela história. ❤
@cleodetecolla2974 Жыл бұрын
Amei a explanação, parabenizo a historiadora, nada disso nos foi dito nas entediantes aulas de história do ensino médio. O melhor é que esse vídeo foi publicado há sete meses, quando não se imaginava a guerra de hoje. Portanto, isento de tendências tão comuns nas falas do momento
@didimoco49 Жыл бұрын
Em nome do Renato Aragão e toda a família, agradeço por divulgar esta saga tão linda e preciosa. Paulo Aragão Neto
@claudiawitte6022 Жыл бұрын
Obrigada, Paulo. Fico muito honrada com sua mensagem.
@meiremartines2367 Жыл бұрын
Salvo engano, a família Aragão é descendente da Branca Dias ? Meus ancestrais também eram de origem sefardita.
@maryleneb.pereira3363 Жыл бұрын
Que aula maravilhosa! Nunca pude entender porque apontar a primeira estrela era proibido...
@2002danidani Жыл бұрын
Que vídeo incrível! É triste saber que a maioria dos brasileiros nem faz ideia de que em suas raízes existem judeus perseguidos. Eu amo essas histórias, estou pesquisando pra encontrar meus antepassados judeus. Não tenho dúvidas que eles existem.❤❤❤ 50:24
@telavieira Жыл бұрын
Fiz o teste do Genera ! Sempre honremo-nos judeus por admira-lós ! Descobrir que tenho 10% de sangue judeu! Fiquei tão feliz.
@joeliaalmeida9525 Жыл бұрын
Que coisa linda !Jesus nasceu judeu,viveu como judeu .Amar e respeitar o povo judeu é amar e respeitar o povo de Jesus .Se não há respeito ao povo judeu pelos cristãos também não há respeito a Jesus .Amo Jesus e nunca devemos esquecer que amá-lo devemos também e respeitar seu povo 🙏🏻🙏🏻🙏🏻❤️❤️
@geyzateixeira97265 ай бұрын
Amei o video!!! Sobre is judeus em Portugal; Aprendi muito!!! Parabéns!!👋👋👋👋👋
@-teitei Жыл бұрын
Meus ascendentes foram judeus do reino de Aragão. Mantemos o sobrenome “Ximenes de Aragão” desde a inquisição espanhola. Os Ximenes , que eram judeus, colaboraram com o crescimento da economia Espanha , Portugal e Brasil com importação e exportação de especiarias e cana de açúcar… por meio de navegações … Os Ximenes fizeram doações para as navegações de Pedro Álvares Cabral …
@inezmartins1397 Жыл бұрын
Sou descendente de judeus sefarditas e foi muito emocionante ouvir essa história com tantos detalhes. Obrigada!
Coisa mais linda. Acho que encontrei aqui, nesse seu relato, um pouco da história de meus antepassados. Os avós e pais de minha mãe. Tanto que estou repassando este vídeo para alguns dos meus irmão. Fascinante seu relato. História pura, contada de forma simples e verdadeira.
@claudiawitte6022 Жыл бұрын
Obrigada, Jorge, fico contente.
@silvanateixeiratillmman7495 Жыл бұрын
Excelente aula!!! Adorei conhecer estes fatos!
@julianalucena2183 Жыл бұрын
O tema do meu futuro TCC. Sou apaixonada por esse assunto desde que descobri minhas origens e li os artigos e livros da Anita Novinsky. ❤ Ansiosa pelo vídeo!
@marciaferreiralimanaotenho3824 Жыл бұрын
Sou de Recife,- Pernambuco. Sabemos que somos Cristãos Novos porém meus Pais tios nunca quiseram ir para Israel. Diferentes de mim que sou Médica com vários anos de estudo e de vida. SE eu tivesse como já estaria em Israel há muito tempo atrás. Adoro tudo do Judaísmo, inclusive a minha Bíblia é a " BIBLIA JUDAICA*. Iria para Israel até para lutar , . Se eu conseguir ir vou para Israel, antes que DEUS, me leve desta terra. Tudo pode acontecer, se DEUS PERMITIR. Ótimo este canal de vocês , adorei, abraços e Paz.
@marie3587 Жыл бұрын
@@marciaferreiralimanaotenho3824 os judeus eram portugueses... até a maioria dos "holandeses" no Brasil eram portugueses ou descendentes de portugueses.. o rei português D.Manuel I não deixou sair os judeus depois de ter decretado a sua expulsão por obrigação do contrato de casamento com a princesa espanhola, então praticaram os batismos forçados, daí a grande quantidade de cristãos novos , todos se tornaram súbditos dos reis e rainhas de Portugal e muitos foram famosos pelos seus negócios e conhecimento global como por exemplo os familiares de Pedro Álvares Cabral ou ou Fernando de Noronha (c. 1470 - Lisboa, c. 1540), foi um judeu português convertido ao catolicismo (cristão-novo)...
@marie3587 Жыл бұрын
@@marciaferreiralimanaotenho3824 alvez goste de ler que sefarditas portugueses era familias que incluiam pessoas com muita cultura e conhecimento, - na biblioteca da Esnoga (sinagoga fundada pelos judeus portugueses) há milhares de manuscritos e livros, muitos dos quais levados de Portugal. Ao fundo da Esnoga há uma inscrição em português com os nomes dos que construíram aquele templo, muitos com nomes portugueses: Moisés Curiel, Daniel Pinto, Moisés Israel Pereira, Isaac Pinto, José Israel Nunes, Samuel Vaz, David Salom de Azevedo, Abraão da Veiga e Jacob Aboab da Fonseca, este o primeiro rabino desta sinagoga, nascido em Castro Daire. em memória de judeus safarditas famosos, podemos relembrar as seguintes pessoas: - Isaac Touro, (1738 - 8 de dezembro de 1783) foi um rabino americano nascido na Holanda. Ele era um líder judeu na América colonial. Nasceu em Amsterdão, em 1758 partiu para a Jamaica. Em 1760, ele chegou a Newport, Rhode Island, para servir como hazzan e líder espiritual de Jeshuath Israel, uma congregação sefardita portuguesa. Foi inaugurada a sinagoga que, décadas mais tarde, ganharia o nome do seu primeiro hazzan1, Isaac Touro. Hoje enverga o estatuto da sinagoga mais antiga da América do Norte, - "Isaac Aboab da Fonseca (Castro Daire (Portugal), 1605 - Amesterdão, 1693) foi um rabino e intelectual sefardita português, - Benedito de Espinosa (Amsterdão, 24 de novembro de 1632 - Haia, 21 de fevereiro de 1677), foi um dos grandes racionalistas e filósofos do século XVII dentro da chamada Filosofia Moderna Nasceu nos Países Baixos, no seio de uma família judaica portuguesa que havia fugido da inquisição lusitana, e é considerado o fundador da crítica bíblica moderna. - David Franco Mendes, descende de uma família judaica do Porto, residente em Amesterdão, recebeu uma excelente formação, sabendo 6 línguas, para além do hebraico. Foi o principal poeta hebreu do seu tempo e escreveu várias biografias de Judeus famosos Em Recife foi fundada a primeira congregação judaica no Brasil, a Zur Israel («Rocha de Israel»). emigraram para o Recife milhares de judeus sefarditas de origem portuguesa, refugiados nos Países Baixos, atraídos pela liberdade de culto religioso. Seu primeiro rabino foi o luso-holandês Isaac Aboab da Fonseca (1605-1693) que chegou ao Recife em 1641 e ficou por lá durante 13 anos.. -Isaac Abuhab da Fonseca e Moisés Raphael de Aguillar, eminentes rabinos de Amsterdão, foram convidados a dirigir o culto religioso nas sinagogas "Zur Israel" e "Maguen Abraham", de Pernambuco, e supervisionar o funcionamento beneficente da "Santa Companhia de Dotar Órfãs e Donzelas". - Isaac de Pinto (Amesterdão, 1717- 14 de Agosto de 1787) foi um economista e um financeiro judeu de nacionalidade portuguesa (Sefardita) holandês. É a figura mais proeminente do judaísmo português do século XVIII. Em 1636, quando o cristão novo de origem portuguesa, Duarte Saraiva, cujo nome judeu seria David Sênior Coronel, comprou o terreno onde a rua começou a ser construída. Tornou-se a rua preferida dos israelitas e passou a ser chamada de rua dos Judeus. Aí foi construída por judeus sefarditas de origem portuguesa, "A Sinagoga Kahal Zur Israel .. em Recife
@liah14814 ай бұрын
O que vc estuda?
@tiagothomasi40014 ай бұрын
Que video bem feito, rico, fluido, didático. Parabéns.
@eugeniooliveira339211 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo, muito explicativo e rico em conhecimentos, sou do Nordeste e meu sobrenome " Oliveira" deve ter resquícios de todo esse fato, adorei o vídeo e sem dúvidas compartilharei. Aqui de Fortaleza, Ceará, Nordeste do Brasil 🌵👍
@ritaluizalmeida8389 Жыл бұрын
Adorei! Meu avô veio de Portugal para o Brasil em 1937 trazendo minha mãe com 15 anos, logo que chegaram meu avô foi ser tropeiro é residia numa chácara onde hoje é o alto leblon, no final de 1938 foi trabalhar numa quitanda que se chamava Kurt e neste período foi preso acusado de ser judeu é com este vídeo entendi o porque. GRATIDÃO pelo trabalho que nós traz a luz sobre a nossa história.❤
@BasilioAlbertoPatricio Жыл бұрын
Meu Bisavô;,Véio PRA SÃO PAULO;Há Aproximadamente 200 ANOS ATRÁS...KkkkkkEita XENTE Valente....kkkkkkk
@fatimamachado7926 Жыл бұрын
Claudinha, a vida de Aristides merece um video só dele!!! A maioria dos portugueses não sabem nada dele! Parabéns pelo trabalho 👏👏👏
@lusagal8591 Жыл бұрын
Aristides De Sousa Mendes ? Claro que sabemos, foi ele no cônsul de Bordéus que salvou muitos judeus.!!
@laelbelinha2298 Жыл бұрын
@@lusagal8591 infelizmente nem todos nos, soube ha bem pouco e resumido por uma frase...
@lurdesdinizАй бұрын
Arestides de Sousa Mendes, cônsul de Portugal em Bordéus que salvou milhares de Judeus do nazismo. Tendo sido castigado pelo ditador Salazar, acabou na miséria por fazer o que fez. Nós portugueses sabemos muito bem disso. Muitos descendentes de norte-americanos vêm a Portugal, para saber onde viveu esse cônsul, que salvou os antepassados deles. É clato que sabemos quem foi Aristides de Sousa Mendes❤❤❤❤❤❤
@claudinha6106 Жыл бұрын
Que aula. Ouvir a Claudia falar é um presente. Meu TCC foi sobre os judeus no nordeste durante o ciclo da cana. É a minha parte favorita da história do Brasil. Obrigada pela aula e por compartilhar a sua impressão sobre essa religião tão bonita, da qual temos muito o que aprender ainda. Existe um documentário chamado A estrela oculta do sertão, no qual um médico nordestino busca por suas origens judaicas e tem ajuda de pesquisa da grande Anita Novinsky. Vale muito a pena assistir. Muitos dos costumes falados pela Claudia e tbm neste documentário, ainda são muito fortes no Interior do Brasil. Aqui mesmo no interior de SP, desde criança aprendemos sobre a verruga no dedo se apontar pra primeira estrela, que não se varre a casa da frente pros fundos e que qdo algum familiar morre, os espelhos devem ser cobertos. Minha família faz isso até hj e somos todos católicos. Mas os costumes são culturais e eu acho isso o máximo.😊
@marie3587 Жыл бұрын
Claudinha as verrugas quando se aponta as estrelas é um mito muito espalhado em Portugal sobretudo pelos avós mais antigos! talvez tenha origem em crenças dos antigos judeus, não sei...
@leilaluz4008 Жыл бұрын
Claudinha se vc puder ,indique -nos autores sobre este tema . Obrigada
@CECILIANAable Жыл бұрын
Que maravilhoso importantíssimo
@sabrinasilva3505 Жыл бұрын
Eu tbm assisti a estrela oculta do sertão 😂 quanta riqueza de detalhes, mas tbm amei este canal. Conhecer a verdade é libertador.
@edsonlima2839 Жыл бұрын
As sextas feiras quando a comunidade 'Amigos de Siao' aqui em Moema/ São Paulo se reuniam para estudar as historias de Israel e entoar cantigos judaicos no hebraico , sempre no final das reuniões havia um momento chamado Kidushi que era um momento de comunhão onde eram servido lanches e sucos. Eu sabendo um pouco dos meus laços marranos nordestino , por vezes eu levava algumas guloseimas nordestina tais como pasteis de jaba ou carne de sol e rapaduras , mais infeslimente ninguem entendeu a minha intenção de tentar lembrar ou resgatar um pedaço importante desta historia , que foi a influencia judaico marrano na culinaria regional nordestina... Shalom abraços 💕🔯
@pescaesportivacomdepaula8490Ай бұрын
Texto e narração perfeitos. Exceção ao fato do uso constante da expressão "a gente " como se pronome pessoal fosse. O correto seria o uso do pronome "nós" . O termo "a gente " é um vício de linguagem.
@mariapercisipelliza6330 Жыл бұрын
Que aula!!! Nota 1000 para a Cláudia. Valeu por todas as aulas de história que tive sobre esse assunto. Tem começo meio e fim .
@franciscamariadesouza2007 Жыл бұрын
Meus pais e avós são cearenses, mas teem origem de Portugal. Muitos hábitos antigos deles são de judeus certamente.
@Rotebuehl1 Жыл бұрын
Tais como? Fiquei curioso 🤔
@raiza796 Жыл бұрын
A minha família também.
@silpoll Жыл бұрын
@@Rotebuehl1 não apontar para estrelas, uso de mortalha, limpeza da casa na sexta....
@g.martins7296 Жыл бұрын
@@silpoll uso de mortalha? Como assim?
@andreasanerip4092 Жыл бұрын
@@g.martins7296 , judeus não embalsamam seus mortos. Usam mortalhas. Ou, pelo menos, é o que eu sei.
@alexandrecordova941 Жыл бұрын
Que aula foda!!! Meu hepta avô era judeu na fronteira com a Espanha. Ele foi pegompela inquisição mas minha Hepta avó (espanhola judia) sobreviveu e veio com os filhos para o Brasil. Minha família nos fixamos em MG na época da fevre do ouro e uns poucos já cristãos foram para Brasília. Hoje não há mais judeus na família no Brasil, mas nosso amor pelos antepassados não arrefeceu nunca. Baruh Hassen
@mauroalbino4458 Жыл бұрын
É... É foda.
@FlaviaMolinari Жыл бұрын
Vídeo maravilhoso, Claudia, faça mais! Vc conta as histórias de uma forma deliciosa, nos conduzindo a uma viagem ao tempo. E as informações aqui contidas, só acrescentam a nossa cultura. Quem de nós não ouviu ou falou, sobre o "perigo" de se apontar uma estrela e nascer uma verruga no dedo? Kkkkkk, sensacional!
@odadeoliveira Жыл бұрын
Poiszé, estava relembrando essas coisas a ex de não apontar estrelas com o dedo para não aparecer verrugas! Nada eh a toa as " cousas" tem seus significados!! Vivendo e aprendendo!!!❤
@madrugaobrabo999411 ай бұрын
Sendo originário do interior nordestino do RN e crescido numa familia com forte costumes tradicionais passados de geração em geração, eu tenho quase certeza que minha família é descendentes dos sefarditas. Esses costumes dito no vídeo e mais alguns outros que conheço, a família da minha avó, bem como a maior parte das famílias do meu interior, são descendentes do povo judeu perseguido. Ainda farei um teste genealógico pra saber minhas origens e ficarei feliz de comprovar minha descendencia judaica
@antonioalexandredomingues2915 Жыл бұрын
Maravilha 10 Um resumo da história judaica e suas relações com o Brasil/Portugal
@marcostrevizan2583 Жыл бұрын
Obrigado pelo prazeroso conhecimento que nós foi transmitido.Tenho 70 anos e descobri recentemente que meu sobrenome materno (Ferri) é judaico. Foi uma grata satisfação.
@claudiawitte6022 Жыл бұрын
Obrigada, você.
@DEFAH1 Жыл бұрын
Super interessante sua live!Não fazia idéia de todo esse sofrimento do povo judeu nessa época! Como essas coisas absurdas acontecem no mundo ? Parece que a raça humana não aprende nunca com os próprios erros e essas atrocidades ,vão e voltam!Mundo de horrores!
@dalvatorroglosa4645 Жыл бұрын
Olá bastante interessante seus relatos... só gostaria de acrescentar que poderia ter sido informado tbem que já existem muitos judeus messiânicos e tbem relacionar que o Cristianismo que perseguiu e ainda persegue o judaísmo e os judeus,provém de corrupção no meio judaico dos sacerdotes se associando com politicos e que mesmo no tempo de Jesus havia já judeus que O aceitaram como Messias das Escrituras Sagradas professadas no Judaísmo.😊
@Br-fx4of Жыл бұрын
Sinto muita empatia pelo judaísmo, é uma história de perseguição interminável a religião e a seu povo. O holocausto, ainda tão recente na história, mostra como não aprendemos nada e o perigo da intolerância contra existências humanas plurais. Adorei o vídeo! ❤
@madrugaobrabo999411 ай бұрын
Talvez por isso eles sejam tão bem sucedidos na sociedade, Deus recompensa seu povo a cada provação que eles passam.
@leandronascimento25546 ай бұрын
Que aula maravilhosa, tão esclarecedora! Parabens
@anacaldas60408 ай бұрын
Uau!!! Muito obrigada por compartilhar. Há algum tempo venho fazendo resgate histórico das minhas origens. Provavelmente tenho laços judaicos que as circunstâncias de outrora impuseram disfarces e as pesquisas que tenho feito tem dado luz aos motivos. Hábitos e tradições que hoje sei serem judaicos estão presentes na minha família… é a alma judaica que vive e transcende, que nos conecta há cada por-do-sol de sexta-feira por exemplo. Muito obrigada!!!
@CândidoEspíritoSanto-i3g Жыл бұрын
Adorei eu sou Português e tenho 60 anos e adorei a sua História muito interessante mostra algum humanismo do Rei e um grande interesse da igreja e barbaridade imperdoável da inquisição, muito obrigado tudo de bom para todos que acredito que somos todos irmãos...!
@MariaVelasquez-ue2oc9 ай бұрын
Muito obrigada por explicar uma parte tão esquecida da nossa história e cultura. Parabéns pelo seu trabalho
@alexsotam4711 Жыл бұрын
Que aula! Foi através deste canal que comecei a buscar sobre a minha história e descobrir que meu avô materno era bisneto de um Cristão Novo vindo de Portugal. Muitos costumes, tradições, além da compleição física.
@elanlourful Жыл бұрын
Sou descendente desses judeus e cristãos novos. Adorei ouvir essa história!
@rogeriodeoliveira9116 Жыл бұрын
Eu também 🙏🇧🇷🇵🇹🇮🇱
@matheusfluir7 ай бұрын
obrigado pelo conteudo de forma publica. muito completo.
@luizbarbozaneto1 Жыл бұрын
Uma síntese que resgata séculos de nossa história, Gratíssimo!!! 😊
@marilucihage7644 Жыл бұрын
Obrigada por essa aula de história sou de família Oliveira minha gratidão pelo seu trabalho na manutenção da história judaica no Brasil 🙏🙏🙏🙏🙏
@rubensoliveira2580 Жыл бұрын
Que história linda, me indetifiquei, pois meu sobrenome é Alves de Oliveira, então sou descendente de cristãos novos, então meus antepassados eram judeus, eu ja tinha alguma informação mas com essa história tão bem contada ficou claro, gostei muito de ouvir, obrigado , meu nome é Rubens Alves de Oliveira moro em Canoas R.S .
@marie3587 Жыл бұрын
@rubensoliveira2580 Há gente famosa com esse sobrenome! - António Alves de Oliveira (nasc. Funchal, Madeira, 21 de Setembro de 1863 - faleceu em Lisboa, São José, 6 de Janeiro de 1946) foi um militar e administrador colonial português. Bacharel formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Capitão de Mar e Guerra da Armada Real, Cavaleiro da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, Oficial e Comendador, por serviços distintos, da Ordem Militar de Avis, Governador da Guiné, tendo feito quase todas as Campanhas de África António Alves de Oliveira (nasc São Pedro de Nordestinho, Açores, 20 de Maio de 1847 - faleceu 13 de Fevereiro de 1936) foi um influente político do concelho de Nordeste, Açores, de visão futurista e considerado a maior figura política do Nordeste do século XIX, que se notabilizou pelo fomento de obras pública. Simultaneamente escrivão da Câmara Municipal do Nordeste e juiz ordinário, foi responsável por projectos de construção ambiciosos para a sua época, numa vaga de modernização que marcou o concelho nos finais do século XIX - bisavós maternos: Ermelinda e Raul Alves de Oliveira Zina. Ela, brasileira. Ele, estudante de Direito (Coimbra) português. Veio passar as férias no Rio de Janeiro. Conheceu minha bisavó, se apaixonou. Nunca mais voltou para Portugal. Nasceu meu avô, Raul Alves de Oliveira. Todos já falecidos Comendador Joaquim Alves de Oliveira Grande benfeitor de Meya Ponte no século XIX. É devido a ele que a cidade de Meia Ponte não sucumbiu ao declínio das minas e ainda consequiu se manter como o principal núcleo agrícola e comercial de Goiás. Notadamente conhecido como Comendador Oliveira, nasceu o pai biológico da imprensa goiana, no dia 18 de agosto de 1770, no Arraial de Pilar de Goiás. No ano de 1802, iniciou a construção do Engenho São Joaquim, conhecida como fazenda Babilônia, na época a maior propriedade agrícola da província,
@elianee.deoliveira60436 ай бұрын
Também sou de Canoas, por força da migração. Mas, nasci em Minas Gerais.
@TONIKOBLER Жыл бұрын
Esse vídeo é muito bom pra conhecermos essa história muito próximo da minha família cristão Nova.,:Pereira Nunes e ainda tenho Kobler Correa por parte de pai . excelente vídeo obrigado.
@solangedasilveraramos87818 ай бұрын
Amei a tua aula de história...tenho certeza que devo ter sangue judaico na minha família. Amo esse País 🇧🇷🇮🇱💛💚
@vaniarozan9625 Жыл бұрын
Me emocionei várias vezes. Porque tive um episódio recente e poder mexer nas coisas da minha mãe e encontrei joias, pingentes e objetos usados pelos judeus. Já tinha ouvido aqui e ali que nossa família era constituída em parte desses Judeus que vieram para o Brasil. Obrigada por tantos esclarecimentos❤
@luciaguerra1783 Жыл бұрын
Cláudia, q maravilha esse vídeo. Tô aqui emocionada. Nunca vi uma explicação tão perfeita, uma verdadeira aula de História. Eu sou nordestina de Pernambuco e muitos desses costumes eu vivi na minha terra desde criança. Mas tem coisas q vc fala q eu não sabia. Tô maravilhada com essa aula incrível. Eu com certeza dou descendente de judeus pois meus familiares mais antigos seguiam todos esses costumes. A vida toda eu achava q era apenas costumes nordestinos, só há alguns anos eu descobri q nós herdamos esses costumes dos judeus. Todos os homens do lugar onde eu cresci tinha desse chapéu q vc fslou, era muito comum. Obrigada por essa aula maravilhosa. Deus te abençoe
@claudiawitte6022 Жыл бұрын
Obrigada, você, querida.
@cristianesousa9629 Жыл бұрын
Hoje já existe possibilidade de se saber quem são nossos ancestrais, de descobrir sua árvore genealógica,através de um levantamento genético.
@marie3587 Жыл бұрын
Lucia Guerra, publicações indica que judeus sefarditas portugueses tinham muito conhecimento e cultura global nos séculos passados, encontramos vários nomes que são famosos por exemplo -Isaac de Pinto (Amesterdão, 1717- 14 de Agosto de 1787) foi um economista e um financeiro judeu de nacionalidade portuguesa (Sefardita) holandês. É a figura mais proeminente do judaísmo português do século XVIII. - Isaac Touro, (1738 - 8 de dezembro de 1783) foi um rabino americano nascido na Holanda. - "Isaac Aboab da Fonseca (Castro Daire (Portugal), 1605 - Amesterdão, 1693) foi um rabino e intelectual sefardita português, - Uriel da Costa (também Acosta ou d'Acosta) é o pseudônimo de Gabriel da Costa Fiuza (Porto, 1585 - Amesterdão, 1640); - Benedito de Espinosa (Amsterdão, 24 de novembro de 1632 - Haia, 21 de fevereiro de 1677), foi um dos grandes racionalistas e filósofos do século XVII dentro da chamada Filosofia Moderna Nasceu nos Países Baixos, no seio de uma família judaica portuguesa que havia fugido da inquisição lusitana, e é considerado o fundador da crítica bíblica moderna.
@desbmatos9 ай бұрын
O fato de ter alguns Domingos na família, pode ser indício de uma marca desse episódio... 22:03
@WMBande Жыл бұрын
Maravilha! Obrigado por trazer tanta informação! Fui à Recife e visitei a primeira sinagoga das Américas. Em Recife foi também criada a primeira bolsa de valores das Américas pelos judeus. Também fui à Olinda e fui no local em que teria sido a casa de Branca Dias e até entrei naquela que teria sido o local da “piscina” da esnoga em que ela fazia os cultos judaicos secretos. Obrigado, foi um excelente trabalho!
@rfam152922 сағат бұрын
Sou professora de História, disciplina hoje bastante secundarizada em Portugal, e amei ouvi-la. Vou ser sua seguidora a partir de hoje!!!
@fabianemagnoni382 Жыл бұрын
Fiquei emocionada ! Minha avó portuguesa contava exatamente essa história . Obrigada por tanto esclarecimento !
@claudiawitte6022 Жыл бұрын
Obrigada!
@anunnakis1 Жыл бұрын
Qual é o cabal dela? Esse não parece ser o canal dela. Obrigada
@elisarodrigues359 ай бұрын
Amei meu pai de 87 anos vive contando essas histórias sobre 'novos cristãos '. Obrigada, compartilhando com ele e vários amigos e irmãos ❤
@fernandab.9189 Жыл бұрын
Ameiiiiii esse tema! Minha ascendência sefardita agradece ❤
@marcosdaniel20624 ай бұрын
Esse canal tá de parabéns, muitas coisas que foram abordadas morria e não sabia, parabéns! e a professora é um conhecimento profundo! 🇧🇷👏👏👏👏👏
@marialuisaosorio4502 Жыл бұрын
Gostei muito de ouvir este período sobre os israelitas e seu percurso ao longo dos tempos. Obrigado e muitos parabéns pelo seu trabalho e lição sobre o povo judeus
@adrianamontovambusnardo5209 Жыл бұрын
Adorei o vídeo, sou descendente de judeus sefarditas pela via materna e tenho muito orgulho disso.
@jorgesaito605 Жыл бұрын
Parabéns, pela ótima matéria! Eu conhecia pequenos trechos da trajetória dos judeus no Brasil, mas, aqui foi sintetizado em uma hora a sua história. Muito obrigado pela pequena obra prima.👏👏👏
@maraccarvalheiro8984 Жыл бұрын
Maravilhosa a live. Explicações claras, que mostram como esse povo é importante como exemplo de grande família. A Família que une um uma diculdade, confia em Deus, e comemora as vitórias não só de um pequeno grupo, apartado dos demais, mas de todo o povo de Israel, de toda uma nação. Tem seus erros? Também são humanos. Mas voltam e recomeçam com uma força ainda maior para fazer o melhor que cada um consegue dentro do todo. Amo Israel e seu povo valoroso, batalhador. Deus está com eles que nunca negaram Seu Nome.
@anacristinadeabreu4428 ай бұрын
Gostei muito das explicações. Revivi muitos costumes que não sabia de onde vieram. Meus filhos já foram reconhecidos cidadãos portugueses, embora eu, a descendente não tivesse tido interesse. Vou mostrar a reportagem para eles.
@neidesantosdesouza7295 Жыл бұрын
Parabéns, parabéns!! Excelente aula de História dos Judeus no Brasil ! Pude reviver minha época escolar e muito interessada nessa disciplina, ampliei meus conhecimentos. Gratidão! Peço -lhe se possível, falar também dos judeus africanos . Suas vidas no período escravagista também escondendo a religião judaica.
@juditemussicamusti259 Жыл бұрын
Parabéns pela aula completa e bem detalhada sobre o povo Judeu. Sou Moçambicana e admiro muito a religião Judaica.💗
@BasilioAlbertoPatricio Жыл бұрын
Os Judeus,Também Tiveram Um Papel MUITO Importante,Nos Descobrimentos Marítimos de PORTUGAL....VIRAM....????
@gloriasilva7645 Жыл бұрын
O meu pai vem da familia dos novos cristao novos dai o nome Silva a minha avo sempre nos contou essa historia 😢 fiquei triste por saber que os antes passados sofreram para poder viver em portugal..hoje portugal tentam se fazer se perdoar
@josefernandosantos-tf7cf Жыл бұрын
Amei sua grande "aula", foi uma grande viagem na história 🙏🙌
@jonasvieiradossantos3789 Жыл бұрын
Comentário excelente, ficamos orgulhosos por sermos descendentes dos judeus.
@natalias.t.r.deoliveira86308 ай бұрын
Excelente o vídeo! Adoro o canal!! Sobre os judeus no Brasil, fizemos pesquisas genealógicas e chegamos a vários ramos de cristãos novos, especialmente descendentes dos Bicudos, que foram uns dos povoadores de São Paulo. Somos de Minas Gerais, mas nossas raízes judaicas são muito fortes. De acordo com a pesquisa da Profa. Anita Novinsky, de bendita memória, mais de 1/5 dos brasileiros têm uma ou mais raízes judaicas. Infelizmente, essa é uma história completamente desconhecida do nosso povo. Parabéns pelo vídeo! 🙌🏻🙌🏻