Agradecido pelo conhecimento, inclusive eu estava discutindo a respeito desse assunto com uma amiga inclusive. Eu aprendi que orixá não falava e o meio de comunicação era através de búzios.
@claudioeduardo16543 жыл бұрын
Parabéns Babá 👏👏👏👏! Esse esclarecimento é um ponto de luz na vida de muitos Yaos! Só tenho a agradece ló! Benção e um forte abraço!
@HistoriandoAxe3 жыл бұрын
Obrigado...🕊️🍃 Fico feliz em poder ajudar
@nanysobrinho4433 жыл бұрын
Aprendi exatamente isso,sou nagô e na minha nação isso sempre acontece, muito bom seus esclarecimentos, sua benção babá
@HistoriandoAxe3 жыл бұрын
Que ótimo!🍃
@fernandae.72302 жыл бұрын
Também sou do Nagô Ẹ̀gbá, da rama de Pai Adão e pra nós é muito natural o Òrìsà (depois de pelo menos 7 anos de feito) falar. É natural também os olhos abertos, em qualquer elegun.
@thiagodode28523 жыл бұрын
Eu costumo dizer que orixa fala desde o momento do seu nascimento no Elegun , e o momento que o Orixá diz seu Orunkó na sala , ele está falando. No meu asé é liberado mais o Orixá falar após a obrigação de 3 anos que o Pai ou a Mãe de Santo libera o Orixá a falar com o Pai/mãe/Ekedy/ Ogan ou Egbom da casa, é que realmente isso como vc menciona não é um ato público, fica restrito as pessoas da casa .
@maryangelanogueiramoura45393 жыл бұрын
Muito bon o seu esclarecimento. Era o que eu sabia.Que teria um tempo pra isso.
@flaviogael32463 жыл бұрын
A bença pai Tom Oloore. Sou um inscrito novo no seu canal. Admiro a coragem de todos os que querem levar algo construtivo até o alcance de quem tem interesse. Esse questionamentos é muito comum em casas de candomblé seja qual for o asé. É lamentável ver pessoas que duvidam da força do orixá e esquecem o quanto a natureza é importante para cada um de nós. Dizem que Candomblé não vive sem o ejé vegetal. Sei que é muito difícil alguém ir a uma casa de Candomble e participar de um siré e não criticar. Já vi muita gente colocar culpa em òrìsà porque algo deu errado na vida dela (o). Mas esquecem que só vivem no erro e reclamam de tudo! Bem acho melhor eu parar, eu, as vezes, quero um mundo perfeito e pessoas perfeitas. É difícil, mas creio que pessoas podem ser melhores um dia. A bença pai Tom Oloore. Se o senhor ou alguém discordar vou entender. A vida é assim. Muito asé para o senhor. Parabéns! Sou um iaô que não sabe nada, mas quer aprender. Sou iniciado para Òsògìyán no Ketu no asé Opo Afonja.
@HistoriandoAxe3 жыл бұрын
A esperança na melhora na humanidade das pessoas é o que nos impulsiona e nos faz acreditar em um amanhã melhor... O conhecimento, a abertura da mente para aprender e compreender melhor nos possibilita melhorar... Grande abraço e que os Orixás lhe abençoe e lhe dê muita boa sorte...
@brunodavisondebrito3 жыл бұрын
brigado por atender meu pedido
@HistoriandoAxe3 жыл бұрын
Sempre será um prazer... Eu que agradeço a ideia para o vídeo... Só esqueci de mencionar você no vídeo... 🤗
@migervasoni84412 жыл бұрын
Com o avanço da tecnologia podemos ver nas redes sociais inúmeros vídeos atuais(2022) do culto aos orixás na África de várias nações onde os orixás se manifestam de forma mais intensa, se comunicam normalmente, falam, ficam com os olhos abertos, assim como roupas e danças são totalmente diferentes do culto aos orixás no Brasil. Como o candomblé é uma religião brasileira de matriz africana, até hoje é uma religião feita "via oral", pois com certeza muitas coisas se perderam pelo caminho. Creio eu que se o culto aos orixás teve início na África naquele local é o correto. Esse papo de "axé tradicional" como falam no Brasil não é tão "tradicional" assim.
@gustavofelix18992 жыл бұрын
Quando o senhor puder, fale sobre ERE no candomblé. Motumba
@HistoriandoAxe2 жыл бұрын
Pode deixar que farei um vídeo sobre
@helenadeoliveira54163 жыл бұрын
Obrigada por mais esse esclarecimento.Axé
@HistoriandoAxe3 жыл бұрын
Àṣẹ o...🕊️🍃
@R3nanGuimaraes2 жыл бұрын
Ótimo esclarecimento. Muito obrigado.
@HistoriandoAxe2 жыл бұрын
Obrigado 🕊️🍀🍃
@maryangelanogueiramoura45393 жыл бұрын
Cada vez apreendendo mais com o senhor.Muito bom o vídeo.
@HistoriandoAxe3 жыл бұрын
Fico muito feliz em saber 🕊️🍃🍀
@maryangelanogueiramoura45393 жыл бұрын
@@HistoriandoAxe Também. Sou da umbanda com Angola , mas gosto de aprender. Na minha casa a umbanda predominava.
@rodrigodeoloveiraneves25903 жыл бұрын
Ótima aula
@HistoriandoAxe3 жыл бұрын
Obrigado... 🕊️🍃
@JosivalAlvesdosSantos2 жыл бұрын
Olá, tudo bem? Eu não sou iniciado, mas já entrei em transe e comecei falar acredito que em iorubá, contudo eu não sei nada dessa língua. Sempre que entrava em transe eu conseguia ouvir essas palavras da minha boca. Consultei o búzio com babalorixás e no jogo quem respondeu foi oxaguian e o curiosos que antes de fazer o jogo eu ouvia de minha boca quando estava em transe era a frase Epa baba, hoje sei que está frase e a saudação deste orixá.
@LucianaSouza-dg7wm3 жыл бұрын
Parabéns pela explicação 👏👏👏 só me tira uma dúvida por duas vezes aconteceu cmg...o meu orixá veio ate a mim e me pediu pra fazer algo....isso é possível?O orixá te dar uma ordem.. fiquei mt confusa quando aconteceu isso cmg...mas fiz o que foi pedido...des de Ja agradeço...gratidão!!!!
@HistoriandoAxe3 жыл бұрын
É possível sim, mas é importante uma bagagem religiosa para verificar até que ponto nossa vontade possa ter influenciado toda a situação...
@ElianeAndrade-id9lq Жыл бұрын
❤️
@fabiobiussi79553 жыл бұрын
Bença baba Motumba ase Motumba
@conceicaosantos87753 жыл бұрын
Era aí tem um senão eu conheci um senhor de omolú na casa do meu pai era uma pessoa muito simples ele falava às vezes algumas coisas e o povo zoava na minha casa que eu fui feita orixá só falava após receber o seu axé de 7 anos em local privado no quarto do orixá mas o que eu queria dizer que esse senhor é muito simples pessoal fez gracinha resumindo omolú começou falar em nagô só ficou acordado como dizia meu pai as ekedis e os o ganso quem era de quem era rodante e tocava atabaque para aparecer caiu lá no meio do barracão