Então, Maharishi, se a mente nos mostra uma imagem distorcida da realidade e, ainda assim, deva ser utilizada por tratar-se de um instrumento que nos aproxima dessa realidade, de que maneira podemos evitar suas armadilhas, seus truques? O que devemos buscar e obter por meio da meditação?
@Peregrino.O9 ай бұрын
A mente vive na ilusão, é ela mesmo que cria essa ilusão, pois precisa dela para se sentir viva e participante do mundo, no samsara. A própria mente é quem busca também a liberação de maya, ou ilusão, lá no fundo, mesmo que a maioria não perceba, o ser eterno está sufocado e ansiando por liberação. A busca da liberação sempre vem de dentro pra fora, nunca de fora pra dentro. Agora chegando às suas questões. a resposta de ambas esta em uma resposta única. Através da meditação você percorrerá um longo caminho, caminho esse também imaginário, criado pela mente, pois ela gosta de processos, rituais, quanto mais difícil for alcançar a iluminação, pra mente, é melhor, mais ela se empolga, lê, estuda, jejua, faz privações pessoais como celibato e até se auto flagelar, etc, então, como disse, você começa a meditar e trilhar o suposto caminho, logo, em um caminho, armadilhas são inevitáveis, fazem parte do caminho, não se preocupe muito com elas, preocupar-se faz parte também da mente e do ego. Tudo está certo, tudo está na hora e lugar certo, por que se preocupar? O caminho agora trilhado pela meditação te levará onde surgem os pensamentos e você verá eles dissolverem-se, pois todos são ilusões, sendo o ego também apenas um pensamento, ele se dissolverá com todos os outros. Nesse momento vc chega em casa. Nada mais é necessário. Não há mais perguntas, só silêncio e paz. Então, hoje, o que fazer? Compreender com a mente, é a única forma de entender que algo está errado antes da liberação, que você não é o corpo e você não é a mente. Então, quem você é? O que você é, já está aí, sempre existiu, sempre esteve e sempre estará, antes e depois do corpo surgir e desaparecer. Você precisará da mente para fazer a busca de algo que não irá encontrar. O fracasso que vem a seguir, é o verdadeiro achado. Difícil responder essa pergunta num comentário de KZbin 🙃, mas é mais ou menos isso, ou como diria Chicó, só sei que é assim. 😁
@ALLKBOOK9 ай бұрын
Gratidão 🙏👏
@silviamachadodecastro9249 ай бұрын
Obrigada🙏
@cibeleoliveiralyrio4509 ай бұрын
que maravilha ver novos vídeos do Sublime Peregrino. Amo Osho. Amei, muito grata
@Peregrino.O9 ай бұрын
GRATIDÃO
@angelapaz24159 ай бұрын
🙏
@esefossesobreamor9 ай бұрын
Vídeo maravilhoso! Sincronização perfeita entre texto e imagem. Narração sem mácula! Parabens! Muito obrigada pela partilha e entrega! ❤️
@Peregrino.O9 ай бұрын
Poxa Ana....são elogios assim que não me deixam desistir. Gratidão 🙏
@eusoubigbang49389 ай бұрын
Obrigado
@Peregrino.O9 ай бұрын
gratidão
@arnaldob.avolio14937 ай бұрын
Maharishi, é por estas razões que não devemos buscar objetivos com nossas ações? Não devemos associar nossa realização à simples realização de sucessões de causas e efeitos?
@Peregrino.O7 ай бұрын
A mente é necessária para a vida no mundo físico, porém a ideia que há uma entidade individual fazendo alguma coisa é que gera o carma, seja ele bom ou mal, deverá ser queimado. Da mesma forma, toda ação que há um "executor" realizando, gera ego, se uma boa ação, um ego orgulhoso, se má ação, um ego envergonhado, no entanto a diferença entre o orgulhoso e o humilde são apenas polos contrários, nos dois casos existe um ego, alguém fazendo algo e se há ego, há carma e se está debaixo da lei de causa e efeito. Se não há ninguém fazendo nada, onde a lei de causa e efeito se aplica?