A crise na educação não é uma crise, é um projeto.
@sashacarioni5356 жыл бұрын
Alamir K. Bem ISSO!
@rockfloyd46306 жыл бұрын
Um projeto da classe política juntamente com a negligência da iniciativa privada, a qual, neste país, só se interessa pelo lucro.
@igormoreira54816 жыл бұрын
John Bohr É muita cara de pau deles, viu que depois que o Palácio Imperial pegou fogo, agora aparece a Rouanet e o BNDES pra dar dinheiro, depois que pega fogo que eles aparecem, antes era destinado apenas pros lixos que nunca foram cultura de nada, nunca deram a mínima pro Museu Nacional, agora que pega fogo eles aparecem como bons samaritanos.
@rockfloyd46306 жыл бұрын
Sem falar em Anitta, Ludmilla e tantos outros pseudo-artistas que montam peças de teatro com dinheiro público e o que será que fazem com a grana da bilheteria?
@henrique-3d6 жыл бұрын
É um projeto chamado Marxismo Cultural de Antonio Gramsci que foi aplicado aqui na educação brasileira pelo patrono Paulo Freire.
@jamillecastro63376 жыл бұрын
Era um marco na infância de gerações. Eu fui a minha vida toda lá passeava no zoológico, andava num Palácio de verdade, olhava meteoros, dinossauros, múmias, artefatos helênicos, macedônicos, pompéia, reis africanos, borboletas.... E ainda jogava rpg ou andava de bicicleta no parque. O Museu e Parque da Boa Vista fez parte da infância de muitas pessoas do RJ. Um passeio muito barato e divertido. Aqui no RJ muita gente chorou e até agora eu não consigo acreditar .
@elbamartins.9406 жыл бұрын
Que reflexão fantástica, professor! É um tema realmente triste, sou professora também e às vezes me sinto remando contra a maré, deixei de dar aulas na Escola Pública porque me sentia corrupta recebendo um salário sem conseguir trabalhar de fato. Desarraigar esses pensamentos do brasileiro é uma tarefa árdua, espero que um dia consigamos fazer um país melhor. Obrigada por expressar sua opinião tão lindamente.
@ranierealbano87236 жыл бұрын
Lamentável termos chegado ao fundo do poço. No que se refere ao desinteresse pela cultura e pelo conhecimento, o povo brasileiro está entre os primeiros (piores) lugares. Infelizmente, o povo brasileiro vive de momentos. O mais triste é que nesse incêndio perderam-se bens insubstituíveis, inestimáveis. Cada momento da história é único, como os grãos de areia que fluem no interior de uma ampulheta. Assim, metaforicamente, uma linha cronológica começa a correr no momento em que a viramos para medir o tempo. Não dá para retroceder e evitar essa tragédia, algo que além de doer no fundo da alma, nos envergonha perante o mundo, como se não bastasse os escândalos de corrupção e descaso com o bens e recursos públicos que presenciamos todo dia nesse Brasil. Parabéns professor, achei muito boa a sua reflexão. E ainda faz isso dirigindo .
@adrianooliveira7986 жыл бұрын
Pablo, uma pergunta: na sua opinião, os brasileiros estão avançando ou retrocedendo na questão cultural?
@PabloJamilk6 жыл бұрын
Vou gravar um vídeo sobre isso, Adriano! Posso citar seu nome nele?
@adrianooliveira7986 жыл бұрын
@@PabloJamilk opa!!! Claro. Eu sou professor e gosto de discutir isto com os meus alunos. Eles te assistem também.
@karolmonteiro57866 жыл бұрын
Fico muito triste quando vejo, por exemplo, estrangeiros sendo perguntados sobre o Brasil e 99% deles respondem sempre as mesmas coisas: "I like samba", "I like carnaval" ou "futebol Neymar". Essa é a cultura que a maioria dos brasileiros conhece e valoriza. Para muitas pessoas, infelizmente, o Brasil se resume a isso. Muitos documentos e artefatos que contavam sobre a história do meu estado(Ceará) foram destruídos. É revoltante!
@priscillamendes36526 жыл бұрын
Isto é triste mesmo.
@edwandrosilva25306 жыл бұрын
"Quem não lê (estuda) é como um verme rastejando no lodo da ignorância." Assim dizia um grendo prof. Pierluigi Piazzi. Somo sempre os últimos nos exames internacionais (PISA). É Apenas um dos vários fatos de desonra no requisito cultura e conhecimento. Um abraço professor! A melhor profissão do mundo!
@yanetdasilva2796 жыл бұрын
Obsolescência programada, já cantavam há anos os Engenheiros do Havaí!! Muito triste, memória de um povo desaparecendo como si nada...
@sashacarioni5356 жыл бұрын
Uma tragédia precisa acontecer, para as pessoas acordarem que a história do Brasil está abandonada! Sou formada em História. Abandonei minha área devido ao descaso, a falta de investimento, os historiadores pessimamente remunerados...E assim por diante! Não é de hoje esse abandono eu vivi de perto isso tudo! 😕
@sashacarioni5356 жыл бұрын
Ps. Quando digo abandonei minha área de atuação, não é por falta de amor e acreditar, mas trabalhar com pesquisa no Brasil é piada, vc irá passar fome!
@bmxcassio6 жыл бұрын
Sábio comentário.. Valew professor por compartilhar sua ideia...
@karlaalessandraengelke6 жыл бұрын
Excelente reflexão. Vontade enorme de compartilhar.
@fernandomaciel18866 жыл бұрын
Muito triste professor. Vamos precisar muito mais dos nossos professores!
@karlacristine68356 жыл бұрын
Museu tem muito mais a ver com nosso presente do que pensamos. É triste ver tudo pegar fogo e saber que vc tem razão, esse foi um...
@fabiana13996 жыл бұрын
É como vi em alguns vídeos de pesquisadores, vão usar agora o ocorrido para capitalizar e como "proposta" política. Eu fiz IC na graduação em arqueometria, vi de perto os esforços dos pesquisadores de paleontologia, arqueologia, química, entre outros. E eu chorei assistindo os depoimentos e também os vídeos.
@jonascarvalho85766 жыл бұрын
Obsolescência programada, professor !
@rrrodrigues.92386 жыл бұрын
Excelentes Colocações, Professor! Infelizmente somos um povo sem Memória e sem Herança Cultural... :(
@daniellafoss11906 жыл бұрын
Sinto-me, profundamente triste, e não é hipocrisia não. É vergonhoso o que está acontecendo com nosso país. Quando eu ia para a escola, realmente não tinha muito interesse, talvez porque a educação no Brasil seja muito engessada, não atrativa, mas também não posso tirar minha parcela de culpa por, na época não ter interesse, porém ultimamente procuro saber a nossa verdadeira história e percebo o quanto é difícil achar sites e outras fontes onde encontrar informações reais. Luto todos os dias para que meus filhos gostem de estudar, tento através do meu exemplo. Tenho 5 filhos, e converso e tenho debates com eles às vezes, sobre história, matemática e todas as outras disciplinas e espero que meus filhos sempre busquem o conhecimento. As suas palavras " NUNCA SERÁ RECUPERADO" doeu demais de escutar...
@fabiana13996 жыл бұрын
Mais uma vez uma ótima reflexão. Parabéns, professor!
@paulastephannye6 жыл бұрын
Tema da redaçao do cfo pmesp. Museus: entre a preservação da memória e o descaso.
@bryanfriedriszick65936 жыл бұрын
Boa mestre, ótima reflexão!
@edileuzabezerrademelobezer94546 жыл бұрын
Boa noite professor gostei
@oscarcordoba26766 жыл бұрын
Es importante decir que se quemó el Museo Nacional sino el PALACIO IMPERIAL. Un edificio importantísimo para la historia de Brasil y pARA AMERICA DEL SUR TODA. Yo soy argentino y tengo mucha tristeza.
@marilenebastos47036 жыл бұрын
Concordo plenamente! Escutando outro dia o áudio livro do 1822, livro maravilhoso, q conta com tantos detalhes a história da nossa "independência", como fiquei encantada com tantos momentos que jamais em Minha vida imaginei que aquilo tivesse acontecido. E como o pesquisador/escritor fez esta e tantas outras obras? Através da pesquisa de acervos de vários museus, inclusive deste que infelizmente pegou fogo. Só tenho a lamentar como essa geração pobre de história pode querer, por exemplo, eleger um presidente com consciência! Triste!!!
@denise.m.o.s.12835 жыл бұрын
Triste realidade, Pablo.
@holandab6 жыл бұрын
Parabéns mestre!
@Helianthus_BR6 жыл бұрын
O Museu, há anos, não recebia repasses de verbas federais para reformas e restaurações, e a população reivindicou o quê?? O Ministério da Educação, salvo engano, disse repassar alguns milhões para "recuperar o Museu". Fala sério, meu! Recuperar o quê? O mais importante - biblioteca, fósseis e outros tesouros do acervo - foi consumido pelo fogo. Toda a originalidade se foi.. Fiz planos de voltar lá em dezembro, mas não vai rolar. Ainda bem que pude conhecê-lo antes dessa tragédia. 😔😔
@macrodfab6 жыл бұрын
Um país que não consegue nem cuidar de seu povo vai cuidar de um Museu!?!?! Anteonte uma senhora morreu esperando num pronto atendimento.
@gersonramires9856 жыл бұрын
É lamentável. Um país com uma precariedade de cultura. A educação aqui é coisa de segundo plano. Em país de primeiro mundo a educação é prioridade.
@coracaodanaturezaemgeral30416 жыл бұрын
😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭
@fabriciomanhaes68226 жыл бұрын
João Amoêdo falou em uma entrevista no dia 28/08/18 na FAAP sobre a preservação do patrimônio histórico. Ele só não foi nos debates pq pela lei não é obrigatório ele participar, mas ele espera o convite. Mas eu concordo contigo mesmo. Só quis fazer essa observação. Foi no tempo de 1:21:09 kzbin.info/www/bejne/in6XdqFrjdGgfrc
@edileuzabezerrademelobezer94546 жыл бұрын
Boa tarde professor Pablo B
@fabiana13996 жыл бұрын
Obsolescência programada.
@fredy-fs68206 жыл бұрын
Mandou bem professor. Isso é verdadeiro e ao mesmo tempo assustador porém é nossa realidade. Confesso que chorei com essa perda. O termo "NUNCA MAIS" é cruel. E tá vindo mais maluquice por aí. Apoiar um cara que disse devastar a Amazônia é pra mim, ignorância.
@jorgevictorportugal5166 жыл бұрын
Infelizmente, há uma cultura no país, não totalmente declarada, fazendo com que grande parte da educação se torne pó, literalmente, para o sistema é o melhor, mais fácil de manobrar a grande massa sem conhecimento, aprisionando cada vez mais a população a um governo corrupto, que usa da burocracia excessiva a sua melhor ferramenta para descaminhar o dinheiro público... e infelizmente, enquanto houver pessoas que pouco se importam com a cultura, educação, como você mesmo disse, "o conhecimento liberta"... o país continuará a caminhar da mesma maneira.
@caik12196 жыл бұрын
Acredito que o mundo como um todo tem procurado uma simplificação excessiva das estruturas sociais. Estamos caminhando para um reducionismo perverso. Na faculdade os professores relativistas ao extremo. Niilismo e e ideologias vendidas em série. É como se a cultura, conhecimento e religião fossem deixadas de lado para culminar em nossa versão mais sociável, sem levantar bandeiras e deixando apenas as coisas acontecerem de forma mais neutra possível. Esse incêndio só exemplifica isso de maneira bem simples o rumo que estamos chegando.
@viharaujo70436 жыл бұрын
Lindo e inteligente..🙊
@ericapereira23046 жыл бұрын
Eu acredito que há uma lógica que leva as pessoas a pensar que o conhecimento é algo muito distante delas, imantado de certa pompa que as distancia. Quando eu estava no início do ensino médio eu achava que nunca ia pisar em um faculdade pois nada ao meu redor me levava a crer que aquele espaço era para mim. Reconhecia esse desprezo pela educação ao meu redor. Tendo contato com disciplinas de sociologia e filosofia (de suma importante na formação dos jovens) pude perceber que eu DEVIA ocupar aquele espaço, nunca gostei dessa ideia de certas pessoas terem privilégios em detrimento de outras. Aos trancos e barrancos estou terminando minha graduação, mas a cada dia tenho certeza de que o acesso ao conhecimento e ao ensino de qualidade está longe de ser democratizado e até mesmo buscado pelas pessoas como um fim. É apenas um meio de conseguir um diploma, um emprego etc. Como inverter essa lógica? Como fazer as pessoas acreditarem que só o conhecimento liberta? A valorização da educação vem do capilar, da base, não adianta lançar propagandas de governo (que só se interessam por números e não por resultados efetivos) "pátria educadora" e coisas do tipo, se não consegue dialogar com o cidadão para uma efetiva mudança cultural. As pessoas indignadas com a política mal conseguem verbalizar o que realmente as incomoda, a grande crítica é "contra tudo isso aí". Daí já vemos do que a falta de uma educação que ensine a pensar discursivamente é capaz. "Vamos celebrar a aberração De toda a nossa falta de bom senso Nosso descaso por educação Vamos celebrar o horror de tudo isto Com festa, velório e caixão" E esse descaso não é recente, um prédio não fica naquelas condições com alguns poucos anos de indiferença. Concordo plenamente que pessoas que não valorizam a história, a cultura e a educação são repugnantes.
@patriciac10016 жыл бұрын
Este é o Brasil. Não estou surpresa! Agora o museu virou somente uma lembrança imaterial que ficarão as lembranças . 😔
@cristinelou3716 жыл бұрын
Mas as pessoas não são estimuladas a valorizar,desde cedo somos ensinados a amar a cultura dos outros países!😒
@bethsabath6 жыл бұрын
Deixaram queimar pra reconstruir com as "obras-lixo" pornográficas do Queermuseu ! Caso pensado !
@cassianeres89396 жыл бұрын
😪😪
@carlamoro18146 жыл бұрын
O ensino público é muito fraco também...
@dossantosrosario50976 жыл бұрын
Já pensou tema da Cespe redação 😎😂, agora sério prof na verdade sério a intenção do governo é acaba com informação, educação e Cultura pra deixa o povo sem perspectivas de vida e vive de obstelicéia.
@CleisonFr6 жыл бұрын
Dá para ver como o brasileiro despreza a história. É só observar os discursos de um candidato repugnante que está bem colocado nas pesquisas.
@tiagoribeiro38126 жыл бұрын
Terrível
@LuizCma6 жыл бұрын
O brasileiro quer museo pra q? ele só gosta de big brother pagodinho e futebol, bem feito kkkkkk
@natanbatista-santacatarina75826 жыл бұрын
Muita tristeza. A lei rouanet não cumpre sua função.