Tirávamos 9.5 na prova e a demente narcisista de nossa mãe nos afrontava perguntando: POR QUE NÃO TIROU DEZ? Isso só um exemplo do que é crescer (e sobreviver) sob o jugo de uma pessoa mentalmente transtornada que jamais poderia ter parido. É triste e dói demais. Só quem vive sabe.
@lesorigamisdemarcia5259 ай бұрын
Na minha família, um dos meus primos se suicidou perto do vestibular, nossa família nunca mais foi a mesma. Sempre houve cobranças absurdas, não só dos meus pais, mas de avós, tios e parentes. Quando meus pais faleceram, consegui dar o "tchau" para todos. De vez em quando bate culpa e tristeza, mas acabaram as cobranças, comparações e sinto alívio! Liberdade tem preço, mas vale a pena.
@cleusalini60199 ай бұрын
Foi a melhor coisa que você fez, com parentes assim...você não precisa de inimigos
@katiamaisa24279 ай бұрын
Bom dia meu amigo lindo Marcos Lacerda agradeço pela suas abençoadas falas ❤🎉
@neillasaude9 ай бұрын
Filha de M.N. cresci sendo chamada de burra entre outras coisas...pragas, comparações...isso dentro da casa. Da porta p fora é aquela pessoa sorridente, preocupada... qd fiz meu 1 vestibular foi p medicina e eu não estava preparada. Avisei q eu não estava preparada e queria fazer p outra coisa (não existia enem). Não passei. E a noite do resultado foi o inferno. Ela passou a noite me xingando, gritando, me chamando de burra... eu tinha 18 anos. Pensei várias coisas, inclusive em suicídio. Mas uma voz interior me dizia "vai passar". "Vc vai ter sua casa e sua família. E essa pessoa é do mal, perturbada de ruim. " Casei , sai de lá e graças a Deus tenho minha casa e minha família amorosa. E preciso de terapia p minha saude mental. Desisti de medicina naquela noite e depois fiz outro curso. Nunca tive um parabéns.. enfim, são inúmeras histórias de abusos psicológicos. Queria nunca mais ver nem ouvir sobre eles.
@Raquel-ov3mg9 ай бұрын
@@neillasaude parabéns pelas conquistas. Você vive suas experiências não a dos outros.
@sheila21999 ай бұрын
@@neillasaudeEu também cresci assim eu te entendo, e até hoje escuto coisas ruins. Só que hoje eu quebro as maldiçoes na cara dela e oro bastante. Deus já está fazendo trabalhando na situaçao. Hoje estou aprendendo a reconhecer pessoas tóxicas. Vou também fazer terapia. Mas a liberdade é tudo! Siga em frente!
@luceliacasagrande28489 ай бұрын
Eu tenho uma mãe adoecedora, é muito difícil e doloroso. Sentia inveja das minhas amigas na adolescência que tinham mães próximas, legais.
@andreiarios52959 ай бұрын
A pior coisa é vc não receber elogios dos seus pais, e escutarem eles elogiarem sempre os outros...
@karolgeller91Ай бұрын
Eu larguei de mão exatamente por esse motivo
@BrendaSena-z4x9 ай бұрын
Quem tem pais amorosos (meu caso), não imagina como é ser criado em uma família tóxica. Por isso, jamais irei julgar o adulto afastado dos próprios pais. Cada um sabe o que já passou e sobreviveu. Meu abraço apertado, a quem já passou ou passa por isso, desejo que vocês não se sintam abandonados
@laile19769 ай бұрын
Muito obrigada.
@clenagelapaesribeiro36249 ай бұрын
Realmente, eu me afastei completamente dos meus pais e irmãs... Prefiro viver a minha vida longe deles, só sabem de mim o suficiente (tipo, ainda estou viva).
@emmalein72129 ай бұрын
Muito Obrigado, sim é verdade quem vem de uma Familia com estrutura psicologica boa, amorosa, nao sabe Gracas a Deus o que é viver com País ausentes como o Meu e Mae tóxica , O primeiro comentario sensato que leio na internet sobre o Tema, Muito Obrigado que Deus lhe abencoe .
@alex-k7r6p9 ай бұрын
Estava lendo os comentários e pensando exatamente nisso: que bom é ter pais decentes. Eles erram, mas os acertos são muito maiores
@ninenina9 ай бұрын
Grata por suas palavras. Só descobri tudo isso depois q comecei a assistir coisas sobre o comportamento. Faz 1 ano mais ou menos q uma amiga me disse q esse problema com a minha mãe era isso. Incrível, minha vida ainda de ponta cabeça.... muito complicado mesmo.
@patriciaalvesdeoliveira16969 ай бұрын
Minha mãe fazia tudo isso. Ela faleceu e estou em terapia, mas não nego que foi um alívio sua partida.
@keucolorada9 ай бұрын
Sou tão traumatizada que nem Filho quero ter. Sofri muito emocionalmente. Sou uma pessoa sem auto estima, me sinto um peso a todos ao meu redor, que nao mereço nem nunca conseguirei alcançar o sucesso. Meus pais sempre acharam que comida, roupa e um teto fosse o suficiente. Família disfuncional, com episódios contínuos de traições e abandono. Minha mãe suportou como pôde, mas sempre refletiu sua dor de forma abusiva em mim e minha irmã. Resultado 2 filhas com transtornos psiquiátricos e psicologicos. A frase q sempre ecoa na minha mente é: vc n faz nada q preste.
@priscilatavares11629 ай бұрын
Eu te entendo. Depois as pessoas julgam quem não quer ter filhos, mas não fazem ideia do que está por trás, da história daquela pessoa, do que ela passou e viveu.
@juci81989 ай бұрын
Eu entendo perfeitamente!!! Eu ouvia isso o tempo todo, vc é nojenta, vc é uma alienada, vc e seu pai são as piores pessoas q conheci na vida. Demorei muito pra querer ter filhos, na verdade só cogitei isso quando me afastei dela. E hoje quero fazer muito diferente com a minha filha. A gente consegue, sempre é tempo pra recomeçar.
@talecomarreco8 ай бұрын
puxa, sinto por você e espero que supere isso com paz no coração e acolhimento pois, sim, você merece tudo de bom na sua vida.
@Ledaberkenbrock8 ай бұрын
Sinto muito, mas de a volta por cima procure terapia todos nós precisamos...
@thiagopalongan61018 ай бұрын
Eu penso a mesma coisa.. quando dizem de filhos eu digo.. pra que? Colocar mais gente pra sofrer no mundo?
@FERNANDA-bu7hb8 ай бұрын
De mãe tóxica posso falar...apos ser abusada sexualmente dos 05 anos até os 07, criar coragem e contar a ela, ela insinuou, durante uma discussão, que "eu não contei antes pq tava gostando". Sem falar que era proibida de tudo na adolescência: sair, sorrir, falar com meninos...para ser a mulher SEGURA que sou hj, levou décadas. E ainda fui "condenada" quando saí de casa e ela tava muito doente, só eu sei do meu cardeninho rs ao 10 anos escrito assim: eu te odeio 😊 umas 20 vezes.
@irmaobarbado9 ай бұрын
Trabalhei com meu pai na construção civil dos 14 aos 17 anos sem receber nenhum real; e me lembro que sempre ouvi do meu pai que era "pq eu tava pagando de volta pra ele tudo o que eu tinha gasto desde que eu nasci", até que um belo dia eu respondi dizendo "não sabia que 'família' era uma conta que eu fiz quando nasci e tinha que pagar", e ele se sentiu desafiado/respondido. Essa foi uma das chagas que demorei muito pra trabalhar e entender, até pq afeta diretamente meu lado financeiro e emocional até hoje. Após adulto a gente tem o poder não apenas de identificar esses traços como também quebrar o elo dessa corrente, e garantir que nós não iremos cometer esse tipo de erro com nossos filhos. Obrigado pelo conteúdo muito bom Marcos, e a você que leu até aqui: faça terapia, entenda seus padrões de pensamento, traumas, chore, cresça e floresça como uma pessoa melhor. Você tem que cuidar de você antes de cuidar dos outros; e suas mulheres, filhos, e todos a sua volta só terão a agradecer por ver você assim.
@marilenesingelo6129 ай бұрын
Muito boa sua mensagem, que bom que vc superou esse trauma. Não sei se houve afeto, demonstração de amor de seu pai para com você , mas o perdoe, as vezes ele repetia o que o pai dele falava e achava que era assim mesmo.. Sou mãe, fui amorosa, demonstrei muito, só que a educação de minhas filhas era minha total responsabilidade, já que era divorciada e o pai não se preocupava em educar. Foi presente, deu amor, mas não tinha essa preocupação. Eu cobrei muito delas em relação aos estudos e dizia que eu queria nota acima de 8,0. Que pra ter um futuro bom tinham que estudar muito ,procurar se esforçar mais. Pais não são perfeitos, erramos, isso porque queremos o bem dos nossos filhos . Muitas vezes repetimos os erros de nossos pais, ou cometemos outros erros. Só que a vida segue e por isso devemos fazer terapia, nos perdoar e pedirmos perdão aos nossos filhos qdo descobrimos esses erros.
@julialima65118 ай бұрын
Passei por isso, fora a exigência de já ter carro, casa própria, ter terminados os estudos, um bom trabalho e ainda dar uma vida melhor pra eles com apenas 20 anos 😢
@shyrley.araujo8 ай бұрын
Gratidão pela partilha
@jhana.20236 ай бұрын
Só perdoe seu pai e siga sua vida. Vc é guerreiro. 🙏
@luzdalua19849 ай бұрын
As mães revelam-se mais narcisistas quando suas filhas tornam-se mulheres. Parece que passam a enxergá-las como concorrentes. Elas passam a competir com as filhas por um lugar no universo dos homens (pais, irmãos, tios, primos, amigos, namorados, maridos). Eu vivi e senti isso.
@ninenina9 ай бұрын
Verdade, exatamente isso. Na infância era um tal de "engole o choro!" Meu Deus... só hj descobri quão difícil ainda tem de problema. A pessoa tem vc como saco de pancada. Parece q fica feliz em ver o seu sofrimento.
@samaravazdeandrade96919 ай бұрын
Concordo, competição total.
@aluaq9 ай бұрын
Não quando elas se tornam. Isso é desde sempre. A minha acabou com a minha infância
@miriansilvateixeira41989 ай бұрын
Exatamente assim que aconteceu comigo.
@mariacristinapereiradasilv62869 ай бұрын
Não veja todas as mães pela sua ótica negativa...nem todas sao
@fabianefernandes76239 ай бұрын
Vindo de uma família disfuncional, com uma mãe bem abusiva, acho que os adultos de hj que passaram pelas mesmas situações que eu, passam o resto da vida adulta tentando "arrumar" a bagunça que fizeram na nossa cabeça na infância... E infelizmente isso nos afeta de forma muito profunda! Desejo que todos consigam encontrar o equilíbrio, resignificar o que for preciso e ter uma boa vida.
@fabianaqueiroz43869 ай бұрын
Oi Família, minha mãe Paraibana com pouco estudo me falava todos os momentos palavras de incentivo e amor. Hoje, nas situações mais difíceis ela vem na minha cabeça e isso me dá uma força que nem sei explicar. Minha vó era igual com ela, então o exemplo arrasta. Se você não teve esse exemplo , faça diferente e mude esta história com seus filhos Abraços a todos
@carolferrari20139 ай бұрын
Exato!
@dianaayala15949 ай бұрын
No meu caso foi ao contrário, minha mãe não era amorosa, só cobrava tudo (boas notas y era só estudar e estudar), hoje tenho três filhos e não cobro demais, tipo se tirar nota baixa eu falo que tem oportunidade de melhorar na próxima. E falou para eles “eu te amo o tempo inteiro”. Não aprendi isso porém, porque senti falta na infância, hoje em dia me esforço em ser boa mãe.
@e.l.27349 ай бұрын
Poxa, então é assim quando temos pais que nos encorajam! Tudo deve ficar muito melhor mesmo. É assim que eu quero ser, se Deus me permitir compartilhar minha felicidade com filhos meus
@Gilceia708 ай бұрын
fantástico vc mencionar que sua mãe tem pouco estudo e soube ser amorosa ! As pessoas confundem conhecimento, estudos, com sabedoria, e isso é bobagem; há tantos cientistas que são vazios de amor e de sabedoria, e tantas avozinhas e senhorinhas sem estudo que transmitem paz, amor e sabedoria! (não estou desprezando os estudos, são importantes, mas sabedoria nem sempre vem junto com aquisição de conhecimento, infelizmente)
@brasileiroinconformado62499 ай бұрын
Minha mãe é tóxica e narcisista assim como meu pai. Felizmente eu afastei a minha filha deles para que ela não passe e nem ouça o mesmo que ocorreu comigo.
@luziamattoso49639 ай бұрын
Por q vc ñ manda este vídeo a seus pais? Quem sabe eles começam a fazer novas construções neles? Eu sou mãe e vou mandar este vídeo p meus filhos. Tenho certeza q errei muito. Mas em nenhum momento fiz pensando q estava errando.
@guiltonsilva10989 ай бұрын
@@luziamattoso4963 Entendo sua preocupação e cuidado como mãe, mas não funciona, no meu caso tentamos terapia e ela me difamou pra toda família, como adultos devemos lidar com expectativas reais, e seu papel de mãe que reconhece seus erros e procura refazer essa relação mostra que vc os ama além de vc mesma, coisa que nunca acontece com pais narcisistas, que só pensam em si e como usar esses filhos em beneficio próprio e infelizmente, temos que aceitar como é ou seguir de modo a nos refazer do estrago que foi feito. Todo pai e mãe erra, assim também os filhos, mas quando procuramos nos acolher; a família persiste e não se afasta com o tempo apesar das dificuldades. Mas nesse caso não, você pode perdoar 70x7, que o comportamento sempre persistirá, narcistas são iguais a psicopatas, dissimulam e sentem prazer em prejudicar os outros.
@Sandra-nw6rl9 ай бұрын
Mas neta não tem mesmo que ficar perto de avó, avô
@brasileiroinconformado62499 ай бұрын
@@Sandra-nw6rl quando avô ou avó amam de verdade os netos então devem sim ter contato, mas se for pessoas iguais a você não devem mesmo ficar perto.
@Sandra-nw6rl9 ай бұрын
@@brasileiroinconformado6249 Ah que triste vc ,,,papo de sangue podre
@rebecaghadyellen78839 ай бұрын
Tem um livro interessantíssimo que recomendo que leiam. Ele se chama: O livro que você gostaria que seus pais tivessem lido ( e seus filhos ficarão gratos por você ler.)
@CarlaAriad9 ай бұрын
Vou procurar ❤
@francivaniaalves54969 ай бұрын
Já li, muito bom.
@mahecaldas9 ай бұрын
Obrigada pela indicação !
@AngelaAureaTorresSouza9 ай бұрын
Vou procurar
@oidenilsonrj9 ай бұрын
Perdi emprego publico e vida adêmica... E ainda fiquei mal visto por me revoltar.
@mariahelenapedrozahelena36029 ай бұрын
Na minha infância, tive um amiguinho cuja mãe, que pedia minhas notas escolares à minha mãe e batia no filho, pelas notas dele inferiores às minhas!Eu sofria muito com isso, sentia raiva da mãe dele e da minha!!
@biajonyalves35699 ай бұрын
Minha mãe sempre dizia que ela poderia ter me abandonado. E que eu deveria agradecer por ela ter resolvido me criar
@criscris11259 ай бұрын
Como me identifiquei! Acredite, nunca, mas nunca mesmo, ouvi algo positivo da minha mãe. Cresci ouvindo o quanto eu sou feia, pequena, que ninguém nunca iria me querer. Agora, aos 60 anos, mãe de 3 filhos e avó, estou me libertando disso. E você é fator decisivo nesse processo. Dizer obrigada é muito pouco. Na realidade eu nem sei como lhe agradecer. ❤
@geldirdapazaraujo54169 ай бұрын
É somos muito grato a esse ser humano...
@cristinaarmend27379 ай бұрын
Pelo jeito ela tem Transtorno de Personalidade Narcisista, assista os vídeos da Virginia Coser
@clefranca24769 ай бұрын
Aos olhos do Pai você é uma obra prima! Que Ele cure todos os traumas e te abençoe grandemente
@crissilva47209 ай бұрын
Os problemas começam nos adultos, não conseguem dar conta da própria vida , qto mais ser responsável em conduzir uma criança. Ouvi tantos absurdos de familiares e pessoas conhecidas para com suas crianças que daria uma longa história. Haja tratamento para " colocar nos trilhos " o emocional e mental dessas vítimas. Gratidão Dr Marcos !
@louisfrench48839 ай бұрын
Eu chorei... São fatos que me fizeram e me fazem, até hoje, a ter medo, muito medo de gente.
@jacquelinecohen6759 ай бұрын
A minha mãe sempre mencionava o quanto ela sacrificou a vida dela por nós, eu e minha irmã. É o que me lembro e, de fato, eu tenho receio de ser inconveniente e de dar trabalho aos outros. E receio de ser inconveniente atrapalha muita coisa na vida. Amizades que deixamos de cultivar, oportunidades que perdemos. Mas eu percebi isso e venho mudando de uns anos pra cá.
@emmalein72129 ай бұрын
Tambem ouvi muito que eu e meus Irmaos, eram as cruzes que ela tinha que carregar, ou entao nos chamava de trossos, enfim aprendi o auto abandono, tenho muito medo de ser inconveniente e pertubar a vida dos outros, me custa muito pedir ajuda, quando faco é porque realmente cheguei no limite das minhas forcas.
@dianaayala15949 ай бұрын
@@emmalein7212exatamente, hoje nem sei pedir ajuda. Muitos me julgam de fria e por aí vai.
@Bianca-od2lm9 ай бұрын
sua mãe não fez mais que a obrigação dela. até porque quando os pais não dão sustento, zelo, cuidado, afeto e etc, ou seja, quando os pais não se sacrificam, o estado toma seus filhos, porque é negligência e abandono. maternidade e paternidade é isso mesmo: abrir mão e cuidar em tempo integral, é anular os sonhos (pelo menos por um tempo) filho da trabalho. sua mãe escolheu ter você e sua irmã, fim.
@emmalein72129 ай бұрын
@@Bianca-od2lm concordo com tudo que voce escreveu, infelizmente trazer isso para a realidade vemos que muitas vezes é muito dificil, vide inumeras criancas mundo afora que foram, sao ou serao negligenciadas por quem as colocou no mundo. Hoje vejo que adultos infantilizados e egoistas jamais deveriam ter Filhos, porque é bem isso que voce falou, ter filhos significa por alguns anos abdicar de muita coisa em prol dos Filhos e muita gente se recusa a entender isso . No meu caso e de algumas amigas de Infancia o que vivemos foi, genitores ausentes e maes infantilizadas em um certo grau, além de maltratar os Filhos, quando os genitores se foram os Filhos ainda crianca tiveram que assumir muitas responsabilidades em casa que eram para Adultos assumirem, enfim . E como voce bem disse, eu, meus irmaos e muitas outras criancas da nossa vizinhanca viveram coisas que certamente hoje o estado nos tiraria da convivencia de nossas genitoras, a comecar pelo trabalho infantil , mas eram anos 80 interior do Nordeste Brasileiro , nem energia eletrica na nossa regiao tinha, Imagina conselho tutelar ?
@camillefaria69279 ай бұрын
“Não fez mais do que sua obrigação”, ouvi demais relacionado a notas boas na escola. Fracassar, falhar… não é aceitável. Carrego isso até hoje, essa cobrança. 😔
@arlindamariaconceicao53829 ай бұрын
Pois...😔
@renelino9 ай бұрын
Aprender a recomeçar, cair e levantar. Errar e aprender. Tanta riqueza e beleza nisso.
@marcelacristina9319 ай бұрын
Pois é Camile jamais quando ficam descontando os seus erros.
@dianaayala15949 ай бұрын
Eu também. Nem sei pedir ajuda, sempre acho que estou incomodando.
@michellemendes62442 ай бұрын
Também vivi isso. E quantas vezes fui chamada de imprestável, irresponsável, burra... e eu sempre quis fazer o meu melhor. Cadernos rasgados porque eu tinha errado alguma continha, cabelos lavados com força (eu detestava o dia de lavar cabelo)! Tenho 45 anos e ainda sinto culpa quando não me saio tão bem em alguma tarefa.
@terezinhamiranda32789 ай бұрын
A quantas vezes minha emoção foi desvaloriza , até hj meus pais fazem isso comigo.
@andreiaogata48629 ай бұрын
Sofri muito na infância com a comparação q meus pais e tios faziam cmg em relação às minhas primas. Eu ouvi julgamentos horríveis sobre mim... E eu era apenas uma criança! Hj, aos 54 anos, tive q aprender a fazer um exercício: Eu adulta, acolho, consolo, valorizo, defendo e amo a eu criança. Foi o jeito q encontrei p acolher a minha criança ferida e vencer as dificuldades emocionais q carreguei pela vida toda!
@dianaayala15949 ай бұрын
Passei por isso também. Ambas famílias (da minha mãe e pai) muito tóxicas, hoje em dia só comprimento eles, não quero amizades com eles.
@andreiaogata48629 ай бұрын
@@dianaayala1594 Espero q vc esteja bem! ❤️ Eu consegui curar as minhas dores fazendo um exercício: me vi criança, triste, chorando... Sendo acolhida, amada e protegida por mim mesma... ADULTA! Parece bobo... Mas foi transformador! Tenha um ótimo dia! ❤️😘
@S.i.m.o.n.e8 ай бұрын
Tive pais e outros parentes muito ruins pra mim. Fui traumatizada e retraumatizada durante toda a vida. Estou tentando ter uma vida saudável e feliz, mas é difícil.
@micheleabreu89029 ай бұрын
Como eu quebro essa ruindade dentro de mim? Eu não vou passar p ninguém pq eu não terei filhos, mas eu quero tirar essa ruindade de dentro de mim, é um peso insuportável
@Gilceia708 ай бұрын
Micheleabreu: busque ajuda terapeutica! eu comecei a fazer terapia/análise aos 28 anos, gostaria de ter começado antes, se eu tivesse acesso a informações sobre isso, teria começado, pois foi liberta -dor. Há ONGs que oferecem atendimentos a preços simbólicos, de acordo com o que a pessoa pode pagar, ou de graça. Tbm nas faculdades de psicologia há, todo início de semestre, inscrições para atendimento gratuito. outra opção são grupos de mulheres nas comunidades que foram vítimas de violência intrafamiliar (seja de marido, de pais ou qualquer pessoa da família) Não sei quais são suas condições financeiras, se tem condições de investir nesse tipo de tratamento. Se tiver, melhor ainda, procure indicações de um bom profissional. (bons e maus profissionais existem em todas as áreas e classes sociais, vc sabe...) já me deparei com psicólogos/ psicanalistas que não foram muito bons, mas não desisti; tbm conheci outros maravilhosos na condução do tratamento; hoje estou com uma psi muito boa, senti acolhimento com ela na primeira vez que nos falamos por telefone, sem conhecê-la, acredita? e há 2 anos estamos construindo um lindo trabalho juntas, cada uma no seu papel neste processo(sim, o cliente/paciente/analisando , tbm faz um trabalho mental durante e nos intervalos das sessões, mas primeiro, há que começar, há que dar nomes para aquilo que está dentro de nós, e ter alguém para nos ouvir e acolher nas nossas dores e delícias de ser... um abraço e não desista de vc!
@valdelicemartinsdosreisfer4789 ай бұрын
Queria ter ouvido isso há 30 anos atrás, cada vídeo uma caixinha de surpresa
@wagliarodrigues99649 ай бұрын
😢 Puxa vida, eu também!
@sheila21999 ай бұрын
Eu também
@enfimnrds9 ай бұрын
Esse Dr. me ajudou a identificar que meu relacionamento anterior era muito tóxico
@alexandraancina9889 ай бұрын
Certa vez eu com uns seis anos de idade, andando com minha mãe no centro na cidade em que eu morava, fui deixada sozinha na calçada para ela correr atrás do meu pai e da sua amante. Até hoje guardo com muita tristeza essa cena de abandono. Nossa relação até hoje de mãe e filha existe apenas pelo sangue. Sou professora e meu irmão policial e em todas as oportunidades que minha mãe pode falar, fala o quanto ela é orgulhosa por ter um filho estudado. O triste que tenho repetido esses padrões de comportamento em meus relacionamentos com pessoas tóxicas. Ser uma pessoa carente emocionalmente só nos traz tristezas e vazios.
@ivi80609 ай бұрын
Veja o vídeo sobre Trauma Complexo do Alan Mocellim, pode ajudar também.
@ThetSSC9 ай бұрын
Parabéns aos meus pais que gabaritaram a lista de coisas a não se fazer! 👏👏 Já estão no nível de professor.
@nara6109 ай бұрын
Dá pra fazer um video 2 desse assunto?
@walcilenetaveira16779 ай бұрын
Este vídeo falou mt comigo. Tenho 45 anos e pais tóxicos. Carrego as marcas até hoje, principalmente com sentimento de menos valia, ciúmes de tudo, auto estima horrível e insegura. Acredito que todos são melhores e mais inteligentes do que eu, apesar de ser independente.
@anabotafogo77469 ай бұрын
Para não pirar, incuti na minha mente que ela fez e faz o seu melhor. A maioria das mães antigas não tinham opções, a o obrigação era ser mãe, cuidar da casa, ser uma esposa sem reclamar, aceitar tudo. Minha mãe e minhas tias sofreram muito, eu, minhas irmãs e minhas primas somos sobreviventes…
@danuzagaliza75948 ай бұрын
Eu ouvi tanta coisa ruim. Mas nenhuma coisa boa. Nunca um elogio. Nunca um incentivo...😢😢😢
@nilmadeoliveiragoncalves41979 ай бұрын
Minha mãe me tratou carinhosamente até sua morte pelo nome de "desgraçada"! E desde a primeira infância, sempre ouvi esse "engula o choro!" E a máxima; Ela não precisa de proteção, nem de cuidados, pois é muito inteligente, resolve sozinha.
@laisbff77799 ай бұрын
Meu Deus, eu sinto muito
@katiaborges23419 ай бұрын
😢😢sinta _ se abraçada. Passei e passo muitas humilhações com minha mãe,hj está com 88 anos e mora comigo,o tempo todo dizendo que estou gorda, pescoço de galinha,feia etc. Tenho que engolir,mas um dia isso tudo vai passar, fique com Deus 🙏
@sinesiagarcia84399 ай бұрын
Cuida bem de vc viu , receba meu abraço ❤
@tatianasoares2979 ай бұрын
Perdoe sua mãe. Estamos aqui pra evoluir e seu relato mostra que ela não deu conta disso. Faça diferente e melhor. Na hora de prestar contas com Deus, você estará em paz.❤🙏🏻
@patriciadasilva99779 ай бұрын
@@tatianasoares297que bela orientação ❤
@S.Pereira.4079 ай бұрын
Somos em 9 irmãos, me lembro de comecar a trabalhar logo que aprendi andar. Trabalhar na roça, apanhando muito do nosso pai. Nosso pai violento, batia se respirassemos fundo. E a nossa mãe comparava a gente com todos, filhos de conhecidos que nao trabalhavam, tinha um calçado pra colocar no pé, tinham amor dos pais, mas sempre nós eramos piores pragas da terra, e todos ao redor eram motivo de orgulho. Orgulho eu tenho dad minhas irmãs e irmãos!
@emmalein72129 ай бұрын
Foi a dura realidade da minha Infancia e adolescencia tambem, a diferenca é que meu Genitor saiu de casa quando eu ia completar 8 anos e nunca mais apareceu, entao toda frustracao , amargura e preconceito que minha Genitora tinha com ela mesma por ter sido abandonada em lugar pequeno onde todo mundo sabia da vida de todo mundo e na cabeca dela ela tinha que da satisfacao as pessoas de fora, enfim todo sentimento Ruim que ela tinha na alma descontou nos filhos, o prato do dia era muita Violen........ Física e Verbal , chegar com nota abaixo de 10 da escola era motivo para surra , aliás tudo era motivo para surras . Comecei trabalhar na roca ainda crianca tambem, se quisesse comer e comprar material escolar porque eu queria continuar estudando , sempre amei conhecimento e os Livros . Sempre digo que se a gente tivesse parado para observar bem teria visto a cada manha o Fel escorrendo pela boca da nossa Genitora de tao amargurada e violen....... que era . Vou para o Tumulo sem ter ouvido uma boa palavra dela, sai de casa Jovem e nunca mais voltei, as Poucas vezes que voltei me tratou com desprezo e o incentivo que dava era, tu e teus irmaos nao sao mer.......a nenhuma os Filhos dos vizinhos sim, esses progrediram na vida . Enfim muito Dificil . O tal Amor Paterno e Materno é uma palavra e um sentimento totalmente desconhecido por mim. Tambem nao tenho nenhum sentimento por ela, ouve um tempo em que eu achava que tinha respeito, hoje vejo que era medo mesmo , nem respeito eu conseguia ter .
@erikasilva66029 ай бұрын
Aconteceu a mesma coisa com minha mãe e seus irmãos.Meus avós não davam carinho,só espancaram os filhos, acordava todos 4 hrs da manhã pra trabalhar na roça e qualquer coisa apanhava do que tivesse na frente: reio de animal,bainha de facão, pedaço de pau.Minha mãe conta coisas horríveis que ela e meus tios passaram na infância...Hoje meus avós estão idosos mas querem carinho e atenção,tudo o que eles não deram aos filhos e netos.
@erikasilva66029 ай бұрын
@@emmalein7212Triste o seu relato...Mas vc conseguiu estudar como queria?
@emmalein72129 ай бұрын
@@erikasilva6602 Exatamente, quando envelhecem querem tudo e mais um pouco do que nunca deram, já disse a parente folgado que veio se meter na minha vida e como me comporto em relacao a essa historia ,que se meus genitores nao me deram um ponte de ouro para guardar, eles que nao venham decadas depois exigindo receber de mim um ouro que nunca me deram.
@emmalein72129 ай бұрын
@@erikasilva6602 Sim foi um tempo bem dificil, pobreza material e emocional reinavam , foi um dos grandes motivos pelos quais nao quis ter filhos. Hoje caminhando para a velhice vejo que fiz a coisa certa. Nao consegui me formar, terminei apenas o que hoje é o ensino medio, sai do Brasil há decadas , quando sai do Brasil por ter me esforcado muito já sabia falar um pouco de ingles, hoje sou fluente em Alemao, falo um bom ingles, entendo tudo em Espanhol e entendo muito de Italiano e Frances, morar na Europa tem suas vantagens a proximidade com muitas Linguas Diferentes e uma delas , leio todos os dias em Portugues , Alemao , Ingles e espanhol , amo Idiomas , vivo cercada de muitos livros , tento compensar o fato de nao ter formacao profissional adquirida em uma universidade aprendendo mais sobre o mundo e sobre a vida em varias Linguas .
@rosanasouza40069 ай бұрын
Acho q fui premiada c meus pais! Minha mãe era muito simples, vinda do interior, aqui para Sao Paulo, assim q se casaram, na decada de 60. Sempre me incentivando a estudar e nunca parar de trabalhar e ser indepndente!! Hj, c 60 anos, eu agradeço, do fundo da minha alma, seus ensinamentos e lembro c ternura e amor os momentos na vida q passamos juntas e do legado q ela me deixou. Ela sempre foi guerreira, batalhadora, amorosa, resignada c suas tristezas, porém sempre forte e companheira! Gratidão Marcos , por suas sábias palavras, sempre amoroso e gentil!! Amo-te!! ❤❤❤
@magotraderusdbrl12439 ай бұрын
Minha mãe tem Transtorno Borderline, e é extremamente tóxica, em 100% do tempo ela está reclamando, criticando, julgando ou comparando. É muito difícil estar na presença dela, uma energia pesada que em pouco tempo te deixa casado e esgotado! Ela me batia muito e me humilhava quando eu era criança, fudeo com minha sanidade mental me fazendo entrar em depressão grave com pensamentos suicid@s, além do Transtorno de Personalidade Paranóide, TDAH e Transtorno de Ansiedade Generaliada. O que me salvou foi a família do meu pai, que são ótimas pessoas e me ajudaram muito a superar tudo. Hoje não tenho mais contato com ela
@claudiooliveira04029 ай бұрын
Me identifiquei, aqui somos 3 irmãos, não tivemos amor, minha mae e tipo a sua. Descobri pouco tempo porque fui atrás, o problema nunca e dela, sempre reclama e a vida travada, dores e a saude nao cuida, surta com gritos, chora manipula. Fica atras das pessoas para ter oque fofocar e ter validação de boazinha. Anos ela vive assim. Energia pesada mesmo cara, passou muitos anos mas sei quem são. Estou com espirito leve e meus irmãos se afastou faz tempo, e sao acolhidos na outra familia e eu sei lidar com isso. Meu pai sempre fechado, nunca foi nosso amigo de verdade para conversas, abraços, etc, ignorante, racista, da surtos também e nao quer ver ninguem melhor que ele. Acredito que nao tiveram amor na sua família e carregam isso e não falam. E não passaram o amor devido para nós. Nasci nessa familia , e nasci para ser feliz com deus , realmente mexe com nosso psicológico , mas conseguimos a cura, deletar essas crenças e colocar bons pemsamentos e alegria e entregar nas mãos de deus. Abraços cara belo depoimento .
@joallysonp23618 ай бұрын
Minha mãe conseguiu bater todas as metas de "O que não fazer quando for mãe"
@laile19765 ай бұрын
A minha tb... Hoje quero distância.
@marileterech43029 ай бұрын
Ouvi muito a tal da comparação . A filha da amiga era sempre melhor. Sem.contar as pragas que eu nunca seria alguém na vida.
@jessicapeixoto22007 ай бұрын
Eu ouvi da minha mãe na adolescência que ninguém iria querer casar comigo ou se eu casasse meu casamento não iria durar 1 ano. Isso martelou tanto minha cabeça... sou casada há 10 anos e até hoje eh lembro dessa frase.
@betaniapessoa47603 ай бұрын
Jesus ! Escutei a vida toda: “seu trabalho é estudar, não aceito menos que 8,5 de nota”. E passei a fazer o mesmo com meu filho. 😭😭😭😭😭😭 Não quero ser uma mãe tóxica ! 😭
@clenagelapaesribeiro36249 ай бұрын
Ouvi muito "não fez mais que a sua obrigação", "inseto"... Fui a ovelha negra e o bode expiatório em tudo que acontecia em casa... Minha mãe vivia me comparando com as minhas primas ... Hoje eu acho que não sou boa o suficiente, que não fiz o suficiente, que não posso dormir até as 9 num domingo pq acho que estou sendo preguiçosa, que se eu não estou fazendo alguma coisa, não estou sendo produtiva... E essas coisas doem tanto, me cobro demais ...
@renelino9 ай бұрын
Sim. Sei como é ser humilhado por 'nao tem tu, vai tu mesmo' 🎉
@renelino9 ай бұрын
Ódio machuca quem tá perto. Para o amor não existem fronteiras. Só quando fiz as pazes com Deus e Jesus que comecei a jornada de melhorar e levou décadas!
@EvaGomes-w4c9 ай бұрын
Seu relato é bem parecido com o que vivi. Ela também nos chamava de « inseto », mas isso era até carinhoso diante do que dizia com raiva. Eu também não consigo dormir nem até as 8 da manhã, e hj bem longe dela, ainda se eu estiver cansada nunca consigo dormir no período da tarde, pq tenho sobressaltos, fico me assustando e ouvindo os passos dela chegando, como se fosse me flagrar deitada na cama. Isso não podia lá em casa.
@vivianmoreno79559 ай бұрын
Como é difícil se desvencilhar desses sentimentos de que somos um fardo e que devemos algo a todos. Muito obrigada , obrigada de coração por esse vídeo, me fez chorar, mas sei que hoje tenho condições de dar a minha criança interior a valorização que faltou a ela.
@renelino9 ай бұрын
Troque o sentimento de culpa pelo o de responsabilidade. Ninguém tem culpa de nada, conforme profere Divaldo Franco. Foi muito esclarecedor para mim para lidar com esse sentimento. Foi uma mudança na minha vida.
@analuciadonimuller82199 ай бұрын
Parece que descreveu meu pai varias vezes nesse vídeo. Eu cortei contato por anos antes dele partir. Era impossivel conviver, e nao me arrependo. Foi libertador seguir com minha vida sem ouvir criticas e julgamentos
@vandamarleymello32509 ай бұрын
Aconteceu com meu pai .No final de sua vida .Reclamava que meus irmãos o cumprimentava de longe. Não o abraçava. E tive à oportunidade de dizer que fomos ensinados dessa maneira .O ensinamento veio dele. Alimentos nunca faltou em casa .Mas ele trazia uma carga lá de trás.
@claudiabenoliel6428 ай бұрын
A minha mãe narcisista dizia que o meu trabalho era estudar. Mas eu também ajudava nas tarefas da casa, enquanto o meu irmão dourado nem a própria cama fazia. Era ela que arrumava todos os dias e nunca falou para ele as coisas que falava para mim. Além disso, quando eu tirava uma boa nota numa prova (eu era boa aluna), ela dizia que eu não tinha feito mais que a minha obrigação. Mas quando era com ele, ela elogiava e ficava feliz. É incrível como os traumas deixam marcas. Tenho 48 anos, estou fazendo terapia, mas essas memórias acho que vão continuar presentes sempre. Mesmo que já não doa, me lembro dessas coisas como se fosse ontem.
@PatRMoreira8 ай бұрын
Passei pela mesma coisa. So me livrei disso quando casei e ainda assim ela queria mandar na minha casa, mas cortei. Hoje vou na casa dela raramente.
@mrpmedaglia9 ай бұрын
Sensacional! Sou professora de crianças e é perceptível o aumento na ansiedade, angústia e cobrança pessoal em alguns pequenos e como isso interfere no emocional dos mesmos. Como é importante saber lidar com as emoções dos pequenos.Mais um vídeo necessário e fantástico! Amo cada vez mais!❤❤❤❤
@patricianananini9 ай бұрын
Eu não sei se o senhor vai chegar um dia a ler meu comentário, mas eu estou profundamente agradecida pelo peso que o senhor tirou das minhas costas com essa clareza das situações e a reflexão que eu tanto precisava pra virar a minha chave Minha mãe costumava dizer que: " eu que te amamentei, troquei as suas fraldas" Sou grata por tudo o que ela me fez, mas eu não tinha como evitar de nascer, mas ela sim poderia ter evitado. E não acho certo uma mãe jogar nas costas de uma criança que é culpa dela o seu nascimento ou os seus cuidados. Cuidados esses que o jogo pode virar, e na velhice a pessoa não escolhe doenças e nem o desgaste do seu corpo, a ponto de precisar de cuidados dos filhos, os quais eu nunca negaria
@nazareschwenck53403 ай бұрын
Nem eu negaria.
@elianerosa28309 ай бұрын
Marcos, eu aqui, como mãe, lhe ouvindo, a fim de melhorar a cada dia. Quero muito acertar. Não é fácil 😅
@ursasceno9 ай бұрын
Se existe alguém que passou um pouco de cada coisa dessas (e acho que foi muito pra ser sincera), fui eu. Minha mãe engravidou achando que meu pai assumiria a situação. Ele sumiu. Ela foi escurraçada de casa de barriga. Passei os primeiros 5 anos da minha vida numa casa onde tinha conforto e estabilidade, mas para minha mãe isso não era suficiente. Ela saiu daquele lugar e fomos morar com a família dela. De um dia pro outro literalmente vi minha vida mudar. A família dela me odiava. Eram comparações com primos e filhos de vizinhis, ofensas, pragas, abuso sexual, assédio moral e sempre aquela frase: não incomode a sua mãe, não peça nada, ela está cansada, ela está se matando por você. Cresci com muitas dificuldades de confiar nos outros e em mim mesma, tive relacionamentos tóxicos com namorados, não parava em emprego, e tive uma vida improdutiva e cheia de traumas. Hoje aos 50, sou mãe e tento sempre dizer a minha filha que ela é uma escolha minha, que é a coisa maia importante que tenho e que é muito amada. Passei a vida me sentindo um estorvo. Não consigo aceitar ajuda até hoje, acho que ninguém gosta de mim. Não espero nada de ninguém. E ainda vivo com a minha mãe, não posso abandoná-la. .
@roserufino78129 ай бұрын
Sempre me senti indesejada pelos meus pais,fui dada p a adoção e devolvida,tive que crescer num lugar onde ninguém me queria e ainda sofro por isso.
@andrelobo28029 ай бұрын
Que triste a sua história, mas não existe outra maneira de continuar vivendo sem que você dê um sentido novo para o impacto emocional que isso lhe causou e continuar a viver uma vida em paz e aprender a se amar, se respeitar e se sentir querida.
@cleidemaria28019 ай бұрын
❤
@wagliarodrigues99649 ай бұрын
😢 Triste. Eu sei o que é ser rejeitada por todos da própria casa,não é nada fácil não ter pra quem recorrer.
@sandraalves18229 ай бұрын
O q importa e se c vc se quer! Escolha você. Se ninguém próximo te quis, hoje vc pode agradecer por estar viva, é construir outra vida, livre, sem culpa, vc tem o Direito de ser feliz. Vai descobrir pessoas que te queiram.muitooooo.
@jhana.20238 ай бұрын
Passei por isso e encontrei PAZ na busca por Deus. ❤DEUS TE AMA E TE VÊ.❤
@anaclaudiaverasmattar91529 ай бұрын
Vídeo super necessário! Se muitos pais soubessem disso, muitas pessoas não teriam tanta dificuldade emocional, tantos transtornos.
@Cintya7579 ай бұрын
Precisamos da parte 2,3,4…desse vídeo 😅😅😅
@Nando.correia9 ай бұрын
Com Certeza
@angelafernandes14239 ай бұрын
Sou filha de mãe narcisista e pai tóxico..... Fui muito maltratada psicologicamente e físicamente tbm... Sou mãe de um casal de filhos e avo de quatro netos lindos e tive a benção de me tornar o oposto deles ..... E consegui.... Tenho uma família linda apesar DELES
@alex-k7r6p9 ай бұрын
Lendo os comentários aqui, dou gracas a Deus pelos pais que tenho( tambem pelos avós que tive). Tiveram seus erros, apanhei um tanto quando criança (nao acho ruim, era assim que funcionava), mas os acertos são muito mais que os erros. Já passei dos 40 e até hoje, quando preciso, posso falar com eles para conselho, para ajuda e nada me falta. Só agradeço mesmo. Também tento devolver o carinho deles na forma de cuidado e ajuda quando precisam
@lucaslunde9 ай бұрын
Minha mãe nunca me disse essas frases. Ela é extremamente superprotetora e boa... mas se eu fizer alguma coisa mínima que ela não queira (ex: usar uma blusa de uma cor que ela não queira) ela fecha a expressão do rosto e começa a ficar estranha comigo. E tipo, eu já tenho 24 anos. Se eu me completar bem ela vai ser a melhor pessoa do mundoooo, então eu só preciso me comportar bem e agradar ela.
@VicVal80Ай бұрын
Pior são as comparações com o filho dos outros ou a concorrência entre pais e filhos.
@tuannyprado5729 ай бұрын
😂😂😂😂 eu ouvi TD e mais um pouco disso tudo.... Mas sabe... Não culpo meus pais,pois infelizmente não tinham cultura ou se quer ideia do q eles podiam estar causando em mim em minha vida adulta. Graças a Deus de muita coisa consegui me libertar dessas amarras da infância. Concordo em tudo que vc disse.
@aureanaamaraldealmeida54519 ай бұрын
Ótimo comentário. Como eles nos dariam algo que nunca receberam? Hoje, é muito mais fácil, com tantas informações ao nosso dispor né?😊.❤
@tuannyprado5729 ай бұрын
@@aureanaamaraldealmeida5451 sim. Tenho certeza que eles tentaram me dar o de melhor na medida das possibilidades deles,do estudo deles,grau cultural... Então tadinhos falharam tentando acertar.
@aluaq9 ай бұрын
Vai nessa. Às vezes eles gostam de ser assim. Nem sempre é ignorância. Todo mundo sabe o que é ser bem tratado e como é ruim quando nos maltratam. Escolher repetir o erro que cometeram conosco é sim nossa culpa.
@aureanaamaraldealmeida54519 ай бұрын
@@tuannyprado572 Minha mãe diz em relação a quando éramos crianças." não fui uma mãe boa e nem ruim, fui a mãe que pude ser ." Ela é cheia de sabedoria. Eu a amo muito, independente de erros e/ou acertos.
@tuannyprado5729 ай бұрын
@@aureanaamaraldealmeida5451 né? Isso q importa
@joelmasdossantossantos6429 ай бұрын
Não vejo os meus pais como tóxicos,mas disfuncionais com destaque para a minha mãe que nunca fez papel de mãe no meu caso ouve a parentificacao ela ficou no lugar de filha quer ser cuidada e não cuidar ,por exemplo ela só me procura para resolver problemas dela e ainda acha que se comportar assim é normal.
@cilenebraga82829 ай бұрын
"engula o choro, pia" nunca podia chorar, só apanhar. E hj tenho uma dificuldade gigantesca de expressão😢
@amandameira58239 ай бұрын
Difícil isso, hj mesmo com 40 anos, depois de anos de terapia ainda me sinto presa nesse trauma ( e sinto culpa por nao conseguir virar a página).... Cresci sendo emocionalmente negligenciada, não tenho recordação de nenhum abraço, nenhuma palavra amorosa vinda da ninha mãe quando criança ou adolescente.... Muito pelo contrário, em casa minha mãe só quebrava o silêncio pra me cobrar e dizer o que eu tinha feito de errado... Meu pai apesar de ser mais afetuoso sempre foi ausente, tratou os filhos como se fossem sangue sugas de dinheiro... ( Eu nunca me senti no direito de pedir nada nem pra um nem pra o outro) Quantas vezes ouvi que ele tinha vergonha de mim pelas coisas mais banais... Sempre me virei como dava, sozinha, sem ajuda... Desde criança.
@silvanarodrigues18329 ай бұрын
Diante de toda explicação que você passa aqui. Eu só peço algo aos meus filhos. Me Perdoem.
@renelino9 ай бұрын
Deus te abençoe. Repetimos erros sem perceber. Aí chama um Para Bebê!
@manuelacassia9 ай бұрын
Erramos SIM. porque não tem cartilha que faça uma mãe ser perfeita. Erramos porque nossa geração era diferente e Sim podemos nos perdoar e pedir desculpas aos filhos. Para bebê! Está tudo bem ! Eu erro com meus filhos e falo HOJE NAO TERIA FILHO. A geração da ingratidão, ansiedade e vitimizacao. Fique em paz ❤
@renelino9 ай бұрын
@@manuelacassia verdade. Temos de aceitar que vamos errar e aprender todos os dias.
@conradomasiero13859 ай бұрын
Diga isso pessoalmente para eles.
@julianaoliveira50929 ай бұрын
@silvanarodrigues1832 você deve pedir perdão pessoalmente a cada um deles, não em comentário de redes sociais, pra quem não sabe o que você já disse e fez.
@alinecardoso96689 ай бұрын
Eu fui criada sem poder fazer nada, era de casa para a escola e da escola para casa, quando eu entrei para meu primeiro emprego eu tive depressão, porque eu vivia em uma bolha, foi muito difícil para mim no começo.
@arlindamariaconceicao53829 ай бұрын
Pois!! ❤
@Fernanda-vy6sy9 ай бұрын
Nossa, minha história é igual! Fui criada pra ser a empregada da casa. E quando comecei a trabalhar fora, eu ouvia que eu era burra, que eu não ia demorar em emprego nenhum. Sou bem insegura, mendigava atenção da minha mãe, e hoje só sou vista quando precisam de dinheiro. Hoje decidi me afastar. Mas não minto que me sinto culpada.
@Fe_cj2nx9 ай бұрын
Está melhor hoje, Aline ?❤
@dianaayala15949 ай бұрын
Tenho ansiedade e síndrome do pânico pelo mesmo motivo. Era só estudar e estudar… quase nem podia falar com ninguém, meninos então nem pensar.
@mariaecoxix70689 ай бұрын
Tenho ambos, e a solução é ignorar. A partir do momento que você se torna maior de idade você se blinda de determinados comportamentos tóxicos que não pertence a sua esfera comportamental. Você aprende a se livrar desse tipo de comportamento sem dar satisfações. Saia de perto, vá lê um livro fazer uma corrida uma caminhada, melhor opção para se blindar de comportamento narcisista
@cristinaarmend27379 ай бұрын
Ignorar é por lixo embaixo do tapete - está sujo, mas vc não quer ver, é um dia essa sujeira vira a tona. Sugiro fazer terapia
@loucosporgames72059 ай бұрын
Esse vídeo foi muito esclarecedor!! Sabe dr, fui vítima disso por muitos anos. sempre sendo comparado com os outros. Cresci achando que todo mundo era melhor do que eu! Cresci ouvindo que eu era devagar demais, fraco demais, magro demais.. Que todos os meus primos e primas foram pra faculdade e etc.. Isso me perseguiu por anos. Hoje, como adulto pude me libertar dessas amarras, mas tenho muitas cicatrizes😔 Nunca usei pra me vitimizar. Pelo contrário, tentei ser melhor, mais forte e independente. É como se a fase adulta me desse poder pra me libertar disso. É como se Deus estivesse reparando tudo que eu passei no passado. Mas, ainda assim dr.. São marcas que são difíceis de apagar. Dr Marcos Lacerda. Parabéns por ser quem é, e ajudar tantas pessoas.
@renelino9 ай бұрын
Sentir raiva não é errado. Errado é o que consideramos certo quando estamos com raiva.
@CintiaSantos1009 ай бұрын
Amei essa frase! Faz todo sentido
@tatisribeiro9 ай бұрын
Eu fui muito comparada na infância. Até hj não consigo me sentir boa o suficiente
@anapinto17469 ай бұрын
Em todos esses comportamentos tóxicos que referiu vi que fui vítima de quase todos eles por parte da minha mãe e também alguns do meu pai para comigo ao longo da minha infância e adolescência. Nessa altura eu achava que isso acontecia por minha culpa. Uma frase que ainda hoje me assola a memória e que a minha mãe me disse algumas vezes nessa época foi: "Tanta gente boa que morre e só tu que não fazes falta nenhuma ainda andas aqui!" Sou a mais nova de três irmãs e hoje a minha mãe tem 93 anos e vive num lar de acolhimento. Beijos de Portugal.
@roseliaparecidadasilvabozs87879 ай бұрын
Tenho 65 anos e meus pais e irmãos sempre foram muito carinhosos, mas uma frase que me marcou da minha mãe.( se você trabalha o resto da sua vida não paga o que eu te amamentei), obs: 6 anos. Não sei lidar com dinheiro e pago até o que não devo: kkkkkk
@guiltonsilva10989 ай бұрын
Minha mãe não cuidou da gente, sempre foi negligente ou deixava com os outros pra sair ou fugir das responsabilidades, e não trabalhava, quando fomos crescendo percebemos que ela era narcisista só servíamos pra sermos cuidador dela, ela odeia cuidar e chama todos de fracos, quando casamos nos afastamos e hj quem pena com ela é meu padrasto que teve AVC, e ela o invalida e fala que ele "fica inventando doença e pq não morre logo" é um horror ficar por perto, e sem paciência/preguiça pra rebater ela. Hj ela se refugia na igreja e meus irmão só aproximam dela por dinheiro, me afastei de todos e ela fala pra minhas tias que está orando pra eu me aproximar e voltamos a ser o que éramos (capacho dela só se for), Deus me livre! Me dói muito, nossa família acabou, nós irmãos nos detestamos por conta dela, e por mais que tentamos nos aproximar ela mina essa relação, mas vi num outro vídeo seu que é melhor sentir dor (dessa minha expectativa do que seria uma mãe/família) do que conviver com essa doença, rompi o ciclo, queimei as pontes, e os coloco numa época que vivi no passado. Costumo pensar que estou na minha segunda criação de família, que é meu casamento. E nunca me senti tão cuidado e amado, principalmente por mim.
@jhana.20238 ай бұрын
Passei e passo por isso. E tomei a atitude de me afastar pela a minha saúde mental. Foi libertador. Desejo toda sorte do mundo pra vc.
@guiltonsilva10988 ай бұрын
@@jhana.2023 fica a reciproca❤🩹; e tudo muda quando mudamos.
@jhana.20238 ай бұрын
@@guiltonsilva1098 🎯
@DaviMachado896Ай бұрын
Eu estou com uma revolta e um rancor deles , quando eu tinha 14 anos em 2021 , eu estava sem o celular há muito tempo, aí eu tenho uma irmã mais nova, e então a minha mãe deu um celular pra ela , aí a minha irmã ficou muito feliz, aí eu também fiquei feliz , porém a minha mãe me olhou dando risada e falou pra mim “ é vc está chateado pq a sua irmã ganhou um celular e vc não ”, e falou rindo, aí eu disse “ não estou não, eu estou feliz por ela ” aí ela insistiu porém novamente eu falei que estava feliz pela minha irmã, isso foi em 2021 e foi passando o tempo e eu e os meus pais tivemos alguns atritos e teve um evento nesse mesmo ano que o meu pai disse que eu estava com raiva que a minha mãe deu um celular pra minha irmã e pra mim não, e quando ele falou isso, desbloqueio uma porta que nunca mais foi fechada , eu fiquei remoendo oque ele disse, pq eu achei um absurdo, ele tava me chamando de invejoso , aí tá né, chegou em 2022 e eu adquiri um problema de ficar sempre estressado, aí eu fiz um inferno na vida dos meus pais naquele período, aí eu tava tirando boas notas na escola, aí meu pai falou entre nós na família que ia me dar um celular, aí oque era pra ser a minha felicidade virou mais raiva e frustração e revolta, quando a minha mãe disse, “é mesmo temos que comprar um celular pra ele mesmo, tadinho só ele que não tem o próprio celular ”, e isso me deixou extremamente revoltado que apartir disso eu comecei a descontar a minha raiva na minha mãe e no meu pai também, tipo eu comecei a atacar aparência do meu pai e da minha mãe, e comecei a chamar a minha mãe de fracassada , isso quando eu não arrumava coisas para estressar os dois, aí meus pais acreditavam que o meu problema era só o celular, que depois que eu tivesse um celular que eu ia ficar calmo e ia parar de estressar eles , aí eu fiquei estressando eles , até que o meu pai comprou o celular pra mim, e mesmo assim eu permaneci em estado de raiva , continuei atormentando eles , até falei que as coisas que eles me falaram me deixou com raiva e eles me falaram que estavam equivocados em ter falado essas coisas pra mim, porém até hoje eu continuo com raiva que nem eu sei como eu vou remover esse sentimento de mim, aí há 2 semanas que eu estou guardando mais dessas frustrações e raivas que eu comecei a ter fortes crises de ansiedade e ontem eu tava tão saturado desse sentimento que eu chorei incontrolavelmente e a minha mãe falou ”meu filho si eu pudesse tirar esse sentimento dentro de vc eu tirava mas isso só quem pode fazer é vc e Deus , mas eu te entendo e te amo ” foi assim que ela me falou, e o Meu pai falou que isso vai passar si Deus quiser e que eu posso falar sobre oque eu estou sentindo com ele também, mas é isso si alguém ver esse comentário leia tudo e me fale oque vc acha e me dê uma sugestão do que eu posso fazer para remover esse sentimento de mim?
@ValnicePGomes9 ай бұрын
Impressionante como esse vídeo me fez voltar aos lugares que vivi, chorei por coisas que ouvi no passado
@jacyra668rocha69 ай бұрын
Tenho primos e tias toxicas. Muita humilhacao e muita cobranca na minha vida. Decidi me afastar e ficar sozinha isolada. Minha mae cobrava sobre concurso publuco e comparava com meu primo que e concursado. Hoje adquiri desgosto e odio sobre estudar. Mas nao dei orgulho pra minha mae. Hoje ela faz 4 anos de falecida de covid19.
@daniellelima72429 ай бұрын
Eu tenho pais amorosos, mas é uma coisa complicada. Sempre fui a menininha do papai, mas até o ponto que fazia as vontades dele e como resultado, cresci achando que deveria agradar a todos. Mas a ferida mais complicada é a seguinte frase da minha mãe muito ouvida na minha infância: "não gosto de menina, só gosto de menino". Nunca fui maltratada ao extremo por minha mãe, mas cada repreensão dela soava para mim como um reflexo dessa frase. E mesmo quando ela era amorosa eu ficava na dúvida. Hoje sou mãe de uma garota linda e tento ser diferente e uma mãe feliz.
@raizacunha5 ай бұрын
"Sempre fui a menininha do papai, mas até o ponto que fazia as vontades dele e como resultado, cresci achando que deveria agradar a todos." Passei o mesmo
@evanemiranda11549 ай бұрын
Eu não engulo o choro ! Sou uma pessoa muito sensivel e choro até por umas florzinhas que ganho de pessoas que gostam de mim e vice versa . Amar os outros , não está nas coisas grandes e sim nos pequenos detalhes . Amo Florzinhas ! Meu marido sempre me trás violetas , pois sabe o signifado da simplicidade que elas tem para mim .
@izzyhaynes94409 ай бұрын
MINHA GRANDE VERDADE é que são RARÍSSIMAS as pessoas em condições de procriarem e serem GENUINAMENTE BONS com seus filhos (o que mais vejo são pessoas totalmente despreparadas, principalmente no quesito psíquico, dando com burros na água e "educando" crianças que se tornarão adultos lotados de marcas, dores e limitações).
@S.Pereira.4079 ай бұрын
Sempre que se apresenta Dr "sou Marcos Lacerda piscologo" eu penso, não, vc nao é "só" psicólogo, vc é luz ❤ Estou tao triste depois que meu marido faleceu, acabei entrando no vicio do álcool e tabaco, mas o dr me ajuda demais❤
@DanielFerreira-fi2pj9 ай бұрын
Sei o quanto é difícil esse período pós morte, fiquei por um período de dois anos sem me dar conta de que estava vivo. Todo o meu conhecimento não me salvou do sofrimento, por vezes me deu vontade de tomar alguma bebida alcoólica. O que me ajudou foi tomar consciência de que tudo um dia termina com minha ou sem minha vontade. Força pra ti e esqueça o copo.
@reginasilva9439 ай бұрын
E no momento viva seu luto,só não dessa maneira q vc está fazendo,como nosso amigo Daniel mencionou pois infelizmente isso não vai resolver.
@ginamantovani96229 ай бұрын
Se cuide, agradeça pelo q vc viveu c seu esposo! Viva seu luto,mas não se destrua! Se ame ! Muitas bênçãos em sua vida!!!
@renelino9 ай бұрын
Todos os dias é um recomeço. ❤
@davidjuniorsilva56789 ай бұрын
Renata, eu sei q não está sendo fácil, acontece q na vida tudo têm um começo, meio e fim, tudo acaba, infelizmente, só não sabemos quando, mas saiba q a vida é feita de recomeços, saiba também q não é recorrendo ao álcool, tabagismo ou coisas do tipo q vai trazer o seu Marido de volta, não, o vício não vai resolver, ao contrário, poderá lhe trazer ainda mas problemas, então, seja forte, viva seu luto, se cuide e assim a vida segue, forte abraço. 🙏
@joselenelima16769 ай бұрын
Excelente! Precisamos cada dia mais enxergar as nossas crianças como sujeitos de direito que elas realmente são, chega de tirania e jogos psicológicos! ❤
@milenasilva69979 ай бұрын
Eu me sinto assim até os dias de hoje, com 25 anos. O que eu mais ouvia na infância, era que eu não deveria ter nascido. Não consigo pedir ajuda, tenho dificuldade de me expressar, e principalmente de demonstrar afeto.
@LeandroBrandao5439 ай бұрын
Eu te daria um oi mas você já deve estar cheia disso né rss
@neide16069 ай бұрын
Nós não ouvíamos essas coisas,mais apanhamos muito por não dá contas da inúmeras tarefas impostas por nossos pais , e as vezes agente apanhava até por fococa que nossos primos diziam a eles, e eles nem sequer procuravam saber se de fato era verdade.hoje eu tenho trauma de ver qualquer pessoas bater em alguém,
@ninenina9 ай бұрын
Dr. Exatamente isso. Só agora, depois de adulta, descobri tudo isso. Até hj ela fala essas coisas, desdenha de mim e me ataca, só q se espanta qdo revido, eu agora "dou gritos" nos ouvidos dela. Não quero nem sabber, nunca me respeitou então vai ter q aturar minha reação. E me afasto o máximo q eu posso. Estragou minha vida e agora tenho q aturar?! Não casei, vivi relacionamento tóxico por anos pq achava q era o padrão. Tentando me libertar de tudo isso e Me Perdoar pq eu não tive culpa. Mudar a vida agora está sendo uma batalha. Sozinha, desempregada, auto estima lá embaixo e ela me atirando veneno diariamente. Só tá faltando eu mandar pra aquele lugar. É horrível isso! Mãe narcisista e tóxica é triste! Tentando me blindar mas 😭 virei uma "guerreira"
@bruno50169 ай бұрын
Para mim, o melhor, mais acertivo e mais necessário vídeo que você já fez. Muito obrigado!
@rebecaghadyellen78839 ай бұрын
Isso é muito verdadeiro. Sofri muito, mas depois que fiquei adolescente acho que algo virou na cabeça da minha mãe e ela mudou da água pro vinho. Ela melhorou demais, nem parecia a mãe que me maltrata quando criança. Ela é uma mãe incrível hoje em dia que sou adulta, mas infelizmente ainda lembro de coisas ruins, ficaram na memória mesmo com todas as coisas boas que ela já fez.
@arlindamariaconceicao53829 ай бұрын
Mudou talvez pq começou a pensar q estava envelhecendo e assim,ninguém ia querer saber dela...🌿
@emmalein72129 ай бұрын
@@arlindamariaconceicao5382 pensei a mesma coisa, tenho parentas que fizeram isso, tratavam os filhos na infancia e adolescencia com o maior desrespeito verbal e fisico, depois que esses filhos viraram adultos e comecaram a ganhar dinheiro e a pessoa comecou a envelhecer saiu da agua para o vinho.
@ninenina9 ай бұрын
A minha piorou com o tempo.. está insuportável. Ella desrespeita, agride com palavras, joga minhas coisas fora e diz q não viu, dá aos outros sem me perguntar. Tudo: sofá, cama, até uma geladeira... Qdo eu precisei cadê?! E isso desde a infância, ela jogava meus bichinhos de estimação fora! Hj lotei a casa e ela me xinga todos os dias só amo os animais, gente tá difícil! Agora tô presa na causa e tenho q aturar bicho dá despesa e trabalho demais. Tô ferrada..😢
@emmalein72129 ай бұрын
@@ninenina enquanto morei com a minha ela nao dava as minhas coisas, mas quando me tornei adolescente toda vez que eu saia de casa para trabalhar ela vasculhava minhas poucas coisas em busca de cartas de namorados, namorados esses que eu nunca tive enquanto vivi com ela, até porque naquela epoca nao existia nenhum rapaz que estivesse interessado em mim ou nas minhas irmas, mas como ela era puritana de plantao vivia mexendo nas nossas coisas em busca dessas tais cartas
@julianaoliveira50929 ай бұрын
@@nineninapercebe que você se tornou como ela? Encheu a cada de bichinhos pra afrontá-la, e agora não está dando conta. Sendo que poderia sair e procurar fazer sua vida longe dela, mas queria medir forças de quem irrita mais a outra. Espero que procure ajuda psicólogica pra sair dessa situação e não venha a usar os animais como via pra descontar as frustrações. Decida abrir mão, solte a lâmina da faca que está te cortando.
@monicarocha60859 ай бұрын
Boa noite Dr. Marcos amo seus videos, me ajudam muito. Sera que teria como fazer um video : " como superar trauma de adolescência que persiste na cabeça do adulto." Desde ja agradeço bjos.
@e.l.27349 ай бұрын
Chorei quando o senhor disse que a injustiça é humana. Deus nos ajude a ser melhores com quem amamos a cada dia.
@rosaferreira65369 ай бұрын
Fiquei orfã aos três anos, fui criada por minha avó com muitas dificuldades, me lembro de ser bem tratada mas não senti carinho nesse ato, sou muito carinhosa com as pessoas e sempre tenho a sensação de que tenho de que tenho que dar mais e a cada vez que me tratam com carinho eu tenho que dar muito mais de volta.
@mariadefatimasouza65079 ай бұрын
Sofri tydo isso até a adolescencia e ate na udade adulta até que resolvi ne afastar deles, fui morar em outra cidade. Mesmo assim os problemas continuaram via online. Foi horrível mas eles ja se foram sem me aceitar e me dar amor, carrego muitos traumas.
@wagliarodrigues99649 ай бұрын
Meu pai sempre foi amargurado, revoltado com as coisas que os pais dele fizeram com ele, é descontada tudo na gente. Quando chegava em casa do trabalho, já ficava me tremendo de medo pensando:"Hora de apanhar", qualquer coisa era motivo pra ele bater, até um olhar😢
@claudiasantos79029 ай бұрын
Oi Dr Marcos, parece que vc tá lendo meus pensamentos... Eu sofri tudo isso mesmo e hoje sofro muito com o que aconteceu... estima baixa, depressão, ansiedade, nunca tive liberdade de expressão, só tenho valor se faço o que ela quer...😢 casamento destruído e etc
@renelino9 ай бұрын
marcado 100% 😂 Graças a Deus aprendi a me erguer, quebrar essas correntes e dar outra educação aos meus filhos. Cada pessoa tem uma vivência, uma história e uma necessidade diferente dentro de uma casa.
@BridaReisIdeologiaDigital3 ай бұрын
Nossa, Dr. Marcos... ouvi esse vídeo e chorei muito lembrando de situações que minha mãe contou que viveu com a mãe dela quando criança... que dor que essa mulher viveu pra hoje ser uma mãe amorosa, atenciosa e com defeitos como qualquer ser humano, mas muito, muito mais atenta pra não repetir a dor que sofreu. Obrigada por esse vídeo! E principalmente pelo seu servir!!
@marlenesousa45209 ай бұрын
Depois dos exemplos que você deu, queria conseguir entrar em contato com os meus pais para agradecê-los na forma como criaram a mim e meus cinco irmãos. Mesmo sendo duas pessoas nascidas no nordeste Sem chance de instrução
@melissamendes52999 ай бұрын
Sabedoria não necessita de instrução ❤❤❤
@KleberBac9 ай бұрын
Faz um video de filhos toxicos tambem!
@clefranca24769 ай бұрын
Faça, por favor! Difícil lidar
@ACaldeiradaKatita9 ай бұрын
Vejo muitas mães nas redes sociais chamando os filhos de ingratos. Isso me causa mto horror, pq isso fala sobre elas. Não entendo e acho inadimissivel esse tipo de comentario, não consigo sequer compreender como elas não percebem q com esse comentario elas ja mostram as péssimas maes q são. JAMAIS diria isso do meu filho, ate pq o tive pq EU quis. Ele não me deve nada. Infelizmente, cresci ouvindo q era ingrata, sou filha adotiva e não podia cometer qq erro, q ja era considerado ingratidao. Como se eu devesse alguma coisa. Ate q cresci e entendi q eu era um bebê e jamais pedi p ser adotada. Apesar de ainda acharem q eu tenho q aceitar tudo, pq afinal o q seria de mim não fosse por eles. Ate sou grata, mas nao tenho essa obrigação e isso não dá o direito a ninguem de me maltratar. Uma educação beeem complicada, até hj me pego sentindo culpada por bobagens q outras pessoas sequer consideram um erro. É todo um trabalho p parar de sentir culpa. Consegui não reproduzir essa educação toxica com o meu filho. Tento ser o oposto. De tudo q vc citou, so errei numa e ja reconhecia. Exigia perfeição do meu filho, a tal da expectativa. Não percebi q estava reproduzindo esse controle, de culpar o filho qdo ele erra. Eu nao tinha consciencia disso, mas reagia mal qdo ele errava alguma coisa, era meio rispida. Achava q tava fazendo um bem querendo q ele smp acertasse. Percebi há tempo de consertar isso, há coisa de 8 anos, hj não faço mais . Procuro ser a mãe q eu gostaria de ter tido, apesar q minha mae era maravilhosa, o prob era o entorno dela. Enfim. Não aguento com esse povo q chama de mimimi, q diz q no tempo deles (nosso) a gnt apanhava e ninguem morreu por isso. Tolinhos! Ai vc vê os botecos lotados de velhos, mas a nossa educacso era otima. Sei... Rs. Bjs amado.
@wagliarodrigues99649 ай бұрын
Os botecos lotados de velhos, é de adolescentes doutrinador por influenciadores digitais, viciado em Narguile é cigarro eletrônico, qual será o fim desses?😢
@ACaldeiradaKatita9 ай бұрын
@@wagliarodrigues9964 difícil responder pq provavelmente são situações de reprodução de um modelo familiar. De fato isso vem de lá atrás, de toda uma educação toxica passada de geração a geração. Na minha, tou com 52, raras eram as pessoas q não fumavam cigarro na adolescência.
@nildenesousa11179 ай бұрын
Com certeza eu nasci para ser feliz! E eu vou ser!!!😊❤😊
@prof.luiz.hourneaux-biolo93189 ай бұрын
Não é somente influência dos pais um determinado comportamento na fase adulta. Sabemos que as más influências desse mundão contam muito para a ruína de um indivíduo que escolhe ir na pilha dessa gente. Muitos hoje são péssimos pais e não constituem em si mesmos bons exemplos para os filhos. Os pais sempre devem ser espelhos de caráter ,amor, justiça, respeito e união.
@genislenedasilvabarbosa60476 ай бұрын
Eu só não procuro minha mãe pq ela, é narcisista e tóxica, já tentou me matar, disse que a maior desgraça dela foi não me ter abortado, hoje depois de 52 anos consigo olhar para trás e deixar tudo lá, estou há 10 anos sem contato com ela e com ninguém da família, me mudei de cidade com duas filhas e não me arrependo, tem 10 anos que sou feliz longe dela e de todos. Comprei minha casa, formei minhas filhas, passei em faculdade federal, passei em concurso público esse ano, estou na faculdade. Eu me amo e procurei me cuidar quando sumiu de todos mundo. Gratidão pelo seu trabalho ❤
@rozanesilva97969 ай бұрын
Eu amo te assistir, cara! Sou uma pessoa bem mais evoluída psicologicamente depois que te achei. Gratidão. ❤
@rosanemartins78809 ай бұрын
😢😢😢😢chorei mesmo ,fazer mais vídeos desse assunto.obrigada Dr. Marcos.
@Metal_fishing8 ай бұрын
Escutem a banda " reverbe" é de chorar 🥹🥹. Excelente conteúdo Marcos parabéns 🤝. Quantos músicos foram cilensiados, empreendedores desmotivados, artistas aquietados, por conta de uma educação arrastada do passado. Que Deus abençoe a todos nós, pra quebrar esses muros e construir verdadeiras pontes de amor, carinho afeto e incentivo para nossas crianças serem elas mesmas 🙏🙏🙏🙏🙏
@ClaudioMsqt8 ай бұрын
Você pode até não ser pai nem mãe como eu, mas já fomos filhos, e a gente sabe que tudo isso que o Marcos fala nesse vídeo faz um sentido absurdo na nossa vida adulta. A gente aprende com o passado pra não cometer os mesmos erros no futuro. Quebra de ciclos e círculos viciosos. Muito obrigado pelo vídeo. Amo muito o canal.