Pantera Negra nos ensina algo importante (ou sobre Pensamento Selvagem)

  Рет қаралды 13,102

PH Santos

PH Santos

Күн бұрын

Пікірлер: 100
@eduardodemoraes8817
@eduardodemoraes8817 Жыл бұрын
Cumprindo o que prometeu em vídeos anteriores, esse tipo de vídeo é pura essência de PH Santos. Conversa inteligente, bem fundamentada e que chama a gente pra pensar junto. Bom demais!
@giovana.cadorin
@giovana.cadorin Жыл бұрын
Surpresa ver Lévi-Strauss em uma análise de filme, mt bom, uma arqueóloga aqui =)
@nikolasmatias9639
@nikolasmatias9639 Жыл бұрын
PH Santos, o seu canal ta oficialmente na lista de um dos meus canais favoritos. Você é incrível 10!!
@arismards
@arismards Жыл бұрын
Cara, vou ter que estudar filosofia, antropologia para entender metade do que foi dito aqui. 😮😮😮 Parabéns! Gosto desse tipo de reflexão.
@josemarquadros6808
@josemarquadros6808 Жыл бұрын
Cara que vídeo! Que aula! Repito mais uma vez… venho aqui não pra ver (somente) uma crítica, resenha de filme…. Venho aqui pra ver um conteúdo de alto nível como esse. PH mais uma vez fazendo leituras em camadas surpreendentemente profundas. Isso é muito rico , nos leva a sair de uma inércia crítica. Mais uma vez obrigado PH por elevar o nível dessa plataforma
@humbertotadeu4381
@humbertotadeu4381 Жыл бұрын
Estou lendo Duna de Frank Herbert e esse vídeo veio no momento certo pois ele lida com tudo (bom, quase tudo) abordado no vídeo
@fredericoaugustomessiasvie2683
@fredericoaugustomessiasvie2683 Жыл бұрын
Que roteiro incrível, hein PH?!? Perfeito. Belo trabalho. :)
@rodrigaoluzia01
@rodrigaoluzia01 Жыл бұрын
Texto magnífico, parabéns 👏🏾👏🏾👏🏾
@apsilva0
@apsilva0 Жыл бұрын
Uma aula sobre cinema, história, antropologia, sociologia e mais algumas coisas...
@mariaisabelsestrenbastos4724
@mariaisabelsestrenbastos4724 Жыл бұрын
A relação que vc apresentou foi espetacular, parabéns.
@thalesvalentimc
@thalesvalentimc Жыл бұрын
Seria possível fazer uma análise recente nesse formato atual do seu canal de Blade Runner (como um todo). Parabéns pelo trabalho! Incrível a qualidade!
@duiliogeografia
@duiliogeografia Жыл бұрын
Ai PH! Que presente está trazendo para os seguidores! Você está pedagogicamente subindo a régua e eu estou muito satisfeito com isso. Obrigado.
@showtimemln
@showtimemln Жыл бұрын
Tudo, bem escrito, dito e referênciado. Ótimo trabalho PH
@7Mazo7
@7Mazo7 Жыл бұрын
O seu nível de raciocínio é fora do comum! 👏🏾👏🏾👏🏾
@eduardoreis7147
@eduardoreis7147 Жыл бұрын
Adorei o vídeo! O quadro “Além da tela” do canal é fantástico, fazendo parte do que existe de melhor em todas as análises artísticas da internet. Com relação aos mitos, compreendo, como dizem os antropólogos, que a ideia de que o pensamento europeu ocidental seria superior porque ele teria como base uma racionalidade científica pura, é na verdade falso, sendo uma máscara que ignora o quanto o mito é central também nessa cultura dita “superior”. Por exemplo, cada Estado Nacional europeu possui seu mito de fundação, criando um sentimento de pertencimento entre indivíduos que são absolutamente diferentes. Isso veio junto com a agressiva imposição da cultura europeia nas Américas, com seus “heróis” nacionais. A figura de “Tiradentes”, no caso do Brasil, e sua figura como o “mártir da independência” um “Cristo cívico” que serviria para criar um sentimento nacional em um país com regiões tão diferentes. Sabemos que historicamente não existe uma descrição física de “Tiradentes” nos Autos da Inconfidência, mas todos no Brasil sabem como ele é, ou seja, puro mito fundador. Um exemplo mais atual está na bandeira nacional hasteada na Praça dos Três Poderes em Brasília, ela nunca é arriada, representando o mito do poder. Claro que sabemos que isso não é real e que existe um mecanismo que eleva uma bandeira enquanto outra é arriada, mas o mastro nunca fica sem bandeira, compondo um símbolo de poder, representando assim um mito. Cada povo tem seus mitos, incluindo todas as sociedades atuais, a questão é que os europeus, durante algum tempo, se achavam superiores porque consideravam seus mitos como verdades científicas, enquanto os mitos dos outros povos eram considerados pensamentos infantis, pouco esclarecidos, o que não é verdade. Quando os antropólogos e sociólogos começam a desconstruir esses pensamentos, muitos acabam sendo hostilizados.
@carmindabaptista2449
@carmindabaptista2449 Жыл бұрын
Esse pensamento de superioridade vinha da elite e da Igreja Católica, o povo comum continuava agarrado a mitos e lendas na Europa, um bom exemplo disso são os ritos do Entrudo , hoje Carnaval, essa era uma festa pagã cheia de mitologia. Durante a Inquisição tentou-se acabar com tudo o que era tradiçoes ancestrais europeias, quantas curandeiras europeias, mulheres sábias que praticavam medicina natural e rituais originarios de cura, foram queimadas nas fogueiras da Inquisição tidas como bruxas. A Igreja Católica na Europa tentou apagar toda a ancestralidade europeia , os costumes pagãos forem endemonizados e fez exatamente o mesmo com a colonização, porque toda a barbaridade feita na colonização do "Novo Mundo" foi feita com o aval e incentivo da Igreja Católica. Durante esse periodo a Europa tentou passar a imagem de que acreditava na ciencia e que já não existiam mitos mas isso é falso tal como você disse, esses mitos que foram escondidos "no armario "cada vez mais estão a ser redescobertos. Um campones europeu tinha mais semelhanças com um indigena sul americano ou um africano do que se possa pensar, quando um filho ficava doente levava-o a uma curandeira, a mulher sábia da aldeira que lhe dava umas ervas para o curar tal como o faziam na America e em Africa, não ia a um médico como a elite ia, rezavam por chuva e sol como os povos de outros continentes , e acreditavam em lendas e mitos como a Cuca e o lobishomem que foi levado para as Americas. Mas essa conversa a maioria dos Europeus e do mundo não estão preparados para ter. Como se diz em aqui em Portugal são coisas que "nem ás paredes confesso" citando Amália Rodrigues. Cumprimentos de uma portuguesa interessada em saber o outro lado da história.
@cidadewiki
@cidadewiki Жыл бұрын
PH parabéns..... como é bom escutar alguém que enxergue as coisas fora de um padrão enlatado que nos colocam a força pelos ouvidos é olhos.
@JoseAdler
@JoseAdler Жыл бұрын
Macho, que conteúdo absurdo, não só absurdo pela beleza do que consegues explorar, mas pela beleza naquilo que abordas. É o absurdo que é a vida dos quais os próprios mitos e ritos tanto dizem, bem representados por esse canal!
@tarsiorlm
@tarsiorlm Жыл бұрын
Excelente!! Conteúdo de qualidade. Arrisco dizer... Uma aula!! 👏🏾👏🏾👏🏾
@mariahelenaschweitzer
@mariahelenaschweitzer 11 ай бұрын
Pra mim, PH em sua essência! Nitidamente um roteiro feito com todo carinho e dedicação intelectual. Vi uma vez mas verei novamente, não são palavras pra se ouvir uma vez só.
@criscristalRJ
@criscristalRJ Жыл бұрын
Maravilhosa análise. ❤
@mamatiazi
@mamatiazi Жыл бұрын
adorei, PH, poderia ficar ouvindo horas
@felipefrancorodrigues
@felipefrancorodrigues Жыл бұрын
Baita conteúdo PH, parabéns. Já pensou em criar alguns grupos de estudo ou grupos de leitura, bem bom mesmo, parabéns!
@dimassewaybricker
@dimassewaybricker Жыл бұрын
fantástico❤
@StffBrazil
@StffBrazil Жыл бұрын
Por ter me tornado atéia, odiava a ideia de deuses, de historia fantasiosas... Mas realmente isso não invalida a cultura "ancestral" como meio de passar ensinamentos. Vc é show por conseguir demonstrar ideias eruditas de forma didática. Obrigada sempre!
@LucasPeruzzi
@LucasPeruzzi Жыл бұрын
PH, vou falar o que já li muito nos comentários anteriores aqui: que aula, bicho!!! Ver seus vídeos é um privilégio. Mesmo os que às vezes chegam como pauladas no que a gente acha que já conhece. Parabéns. Sobre o vídeo, é super interessante pensar que sim, todas as culturas tem os seus mitos na sua auto construção (perdão se usar algum termo errado aqui), mas nem todas tentaram ou tentam impor os seus às demais. Na verdade me ocorre na mente uma só, justamente a que aparentemente, com base nas culturas que eu conheço de forma bem rasa, é a que mais faz esse movimento de afastar os seus mitos, assim como mitos de outras culturas, da ciência. Talvez tenha uma relação intrínseca com o movimento de dominar, de se sobrepor sobre todas as outras.
@athosmoraisrocha4879
@athosmoraisrocha4879 Жыл бұрын
ph, admiro muito seu trabalho. meu sonho era ter cinco minutos de prosa contigo.
@luanabispo5271
@luanabispo5271 Жыл бұрын
Que vídeo incrível PH! 🙏🏾
@rafaeldeoliveiracruz7895
@rafaeldeoliveiracruz7895 Жыл бұрын
Maravilhoso vídeo! Uma aplicação fenomenal de conceitos antropológicos! Por favor, continue nessa pegada que sempre esteve presente em seu canal!
@PedroLucas-qv4bo
@PedroLucas-qv4bo Жыл бұрын
Cara eu vou ter que rever esse vídeo daqui a um tempo, porque com certeza não consegui absorver todo o conteúdo presente neste vídeo incrível
@danieljose_
@danieljose_ Жыл бұрын
Tão rico esse vídeo que vale assistir umas 3x anotando umas paradas!!!
@pathycarioca
@pathycarioca Жыл бұрын
Eu sempre questionei essa pegada do filme Wakanda. Muito esclarecedor seu debate. Seu canal é o meu preferido.😊
@rosaagua7792
@rosaagua7792 11 ай бұрын
Excelente! Vou até salvar para assistir mais vezes e pegar outras informações que possivelmente deixei passar. Obrigada, PH !
@emanoelrainey1673
@emanoelrainey1673 Жыл бұрын
Caramba, já começamos 2024 com tudo! Fiquei pensando muito aqui após o fim do vídeo, se tecnologia não é o nosso novo mito! Que venha os próximos vídeos.
@allansanfer
@allansanfer Жыл бұрын
Ótimo vídeo. Ele se relaciona mto bem com a temporada mais recente do podcast Ciência Suja
@teolinhares4056
@teolinhares4056 Жыл бұрын
Gostei desse estilo de vídeo. Não sei se foi uma inspiração, mas me lembrou o “Ora, Tiago”, que é outro canal muito bom também.
@TheTarikchodon
@TheTarikchodon Жыл бұрын
a anlise antropologica em uma representaçao narrativa, nesse caso o filme, explica e exclarece muita coisa, o senso de critica de forma refinada junto com o panorama dado pela analise antropologica faz qualquer experiencia melhorar muito. estamos sempre presos a contextos culturais e só conseguimos expressar algo quando a outra pessoa consegue minimamente entendela, mas pra alem da do entendimento basal de uma cena pode existir muita complexidade. parabens pelos videos
@erijose1863
@erijose1863 Жыл бұрын
Uma reflexão necessária, muito boa 👍
@lehisennaferreira2304
@lehisennaferreira2304 Жыл бұрын
Caramba PH ... Vc se supera a cada vídeo, parabéns
@hallefyTHS
@hallefyTHS 11 ай бұрын
"Guaraná e o pensamento selvagem", esse tipo de título me lembra Quadro em Branco. Muito bom, PH!
@kiumachado
@kiumachado Жыл бұрын
Cada vídeo seu é uma aula interessantíssima, PH. Lindo.
@natdelune
@natdelune 11 ай бұрын
Que roteiro, e que reflexão, PH! MAIS UMA VEZ GENIAL!!
@caiocamargo2761
@caiocamargo2761 Жыл бұрын
uma viagem só de ida que eu adoro embarcar! Quero aprender a usar algum programa de edição pra criar videos sobre minhas epifanias, mas enquanto estou na “preparação”, ver as epifanias dos outros me alegra.
@michelleborges-ke5ex
@michelleborges-ke5ex Жыл бұрын
Feliz ano novo! Excelente trabalho. Obrigada
@brunocastro25
@brunocastro25 Жыл бұрын
Como é bom te ouvir, mah! Espero que algum dia a gente ainda possa conversar tomando uma cervejinha. Saudações de Niterói, de um cara que te acompanha e admira há uns bons anos. Abraços!
@dariosojr
@dariosojr Жыл бұрын
Otimo video PH. Curti demais essa análise
@alinegambinni8732
@alinegambinni8732 Жыл бұрын
Muiiiiiito bom 🎉🎉🎉
@fantasmamp3
@fantasmamp3 11 ай бұрын
Amei o video
@gabrielsscavalcante
@gabrielsscavalcante Жыл бұрын
Tenho muito orgulho desse cearense arretado!
@gustavomauro6005
@gustavomauro6005 Жыл бұрын
Muito bom PH, gostei muito do video, parabéns pelo trabalho!
@marciodinizdasilva
@marciodinizdasilva Жыл бұрын
Bom dia pessoal.
@augustosagrado2646
@augustosagrado2646 Жыл бұрын
como sempre, parabéns por mais um excelente conteúdo
@0L0uc0g4mes
@0L0uc0g4mes Жыл бұрын
Não quero dar só like, quero dar amei!
@anapersia
@anapersia Жыл бұрын
Eu amo o jeito que o PH fala de mac0n4a sem falar de mac0n4a. Um dos meus canais favoritos, sem dúvida.
@pedroandrick2554
@pedroandrick2554 Жыл бұрын
Não esqueça dos cogumelos mágicos
@igorsox
@igorsox Жыл бұрын
PH, TU É FODA CUMPADY! Q AULAS AND PALESTRAS!!!!
@emiliaefr
@emiliaefr Жыл бұрын
PH, muito obrigada pelo video. Assisti ele enquanto fazia o elíptico da academia e falei pra mim mesma: só paro de fazer isso aqui quando acabar o vídeo. Eu não entendi muita coisa do vídeo, pode ter sido a dor ou pq eu não sou tão inteligente pra ele, mas com certeza não foi o seu roteiro pois você é maravilhoso. No final, eu já tava gritando 'pelo amor de Deus PH, para de falar de livro que eu já comprei todos' mas deu certo. Assisti seu vídeo e fiz meu exercício. Se quiser fazer um desse toda semana vai ser ótimo, coisa de 20 e muitos minutos é ótimo pra mim. Boa noite. :) ❤
@phsantos
@phsantos Жыл бұрын
Kakakakakakakaka
@KULLA1840
@KULLA1840 Жыл бұрын
Caraca, Ph. Você tá cursando ou é formado em Ciências Sociais? Tá com um domínio incrível sobre esses autores que são estudados dentro da Antropologia e Sociologia. Conseguir relacionar o Pantera Negra com os pensamentos de Levi Strauss, Bauman e Hobsbawm não é nada fácil, tá de parabéns. Tô adorando esses seus vídeos mais elaborados, uma chuva de conteúdo de qualidade!
@phsantos
@phsantos 11 ай бұрын
Formei em história. Passei por todos.
@KULLA1840
@KULLA1840 11 ай бұрын
@@phsantos Você é fera, meu brother. Sucesso!
@lucianaribeiro5617
@lucianaribeiro5617 Жыл бұрын
Que vídeo incrível!
@JulianaRainhadeMaio
@JulianaRainhadeMaio 8 ай бұрын
Vídeo fantástico!!
@hagogo
@hagogo Жыл бұрын
Por mais vídeos assim ❤
@MauricioVazLandimJunior
@MauricioVazLandimJunior Жыл бұрын
Bom vídeo 👏📷
@alyssonmilfont3595
@alyssonmilfont3595 Жыл бұрын
Te vi na praia sexta, infelizmente passei bem rápido e não consegui parar pra pedir uma foto
@francis_nasct
@francis_nasct 11 ай бұрын
PH faz videos sobre series meio antigas ou que pouco falam sobre, tipo Barry ou Fleabag
@aladiex123
@aladiex123 11 ай бұрын
Um símbolo no fundo do cenário é Jossei Toda e Daisaku Ikeda?
@Mutucas
@Mutucas 11 ай бұрын
Excelente abordagem, PH! Gosto demais dos vídeos do seu canal que trazem essa abordagem mais ampla de temas, sem medo de se tornar complexo, enfrentando o algoritmo. Porém, eu tenho algumas divergências quanto a alguns temas abordados e senti falta do que, ao meu ver, tornou a mitologia ameríndia e africana inferior aos olhos europeus: o racismo. Entendo, por favor me corrija se a interpretação foi equivocada, que o tema central do video é a dicotomia entre tecnologia (ciência - mais especificamente no texto: o racionalismo científico e iluminismo) x tradição (mitologia) e a diferença entre a visão europeia e a visão "mítica" africana. Embora exista atritos entre as cosmovisões, não acredito que devemos interpretar como um jogo de tudo ou nada. A cosmovisão Iluminista gerou atritos com a mitologia e tradição europeia, mas não a extinguiu. A Europa continua a ter seus mitos, não? Não só tê-los, mas valoriza-los: reis, antepassados míticos (vikings, celtas, guerreiros bárbaros). Esses mitos foram até capturados para a criação da mitologia nacionalista, moderna. No meu entender a desvalorização da mitologia e toda cosmovisão africana e ameríndia passa por algo que você tocou no seu texto: colonialismo. É muito importante compreender que o racismo foi elemento essencial na legitimação dos processos coloniais, na justificação interna e externa das ações do colonizador. Por que a arte ameríndia e africana é até hoje artesanato? Outra comparação sobre os diversos racismos é observar a valorização da mitologia japonesa a partir da segunda metade do sex. XX, em especial elementos do shogunato e a pós-modernidade. O que não falta são obras nesse sentido. Por fim, acho que faltou tratar mais a fundo de como a tradição é, em geral, um elemento de manutenção de status quo. Você até analisou esse culto ao passado como elemento de estabilidade. Aqui trago a análise marxista de superestrutura para uma visão menos romantizada dos mitos. Os mitos explicam o mundo, mas também explicam e justificam as estruturas de poder. Como dissociar o iluminismo (portanto razão e ciência) da ascensão dos direitos humanos no ocidente? O combate ao status quo não é algo destrutivo, mas transformador. A primavera dos povos é um exemplo disso. Tecnologia avançada e tradição podem andar juntas, como você bem mostrou com o exemplo da Índia. Pois bem...talvez isso explique como um país pode pousar um módulo lunar no lado escuro da Lua e ao mesmo tempo conviver com castas, casamentos infantis (patriarcado também é tradição). O que quero dizer, ao fim, é que o choque e a contestação de valores tradicionais e mitos fundantes dessas tradições nem sempre são elementos destrutivos de uma sociedade. São transformadores e, por vezes, revolucionários! P.s: Pela deposição da Shuri e instituição de sufrágio universal para o cargo de Pantera Negra!!
@raulalves2521
@raulalves2521 Жыл бұрын
PH mais uma vez me fisgando pelo título! Rs
@davimota3175
@davimota3175 Жыл бұрын
Gostei.
@danitida
@danitida Жыл бұрын
Por favor, o comentário do filme Godzilla Minus One, esperando ansiosamente!!! 😁🙏
@phsantos
@phsantos Жыл бұрын
Saiu do cinema e não vi. Tava de viagem.
@rafaelmoulin2328
@rafaelmoulin2328 Жыл бұрын
Adorei!! ❤
@jarmesonleite2041
@jarmesonleite2041 Жыл бұрын
Muito bom
@joaocezar
@joaocezar Жыл бұрын
Só porrada! 👏👏👏
@wiratanan
@wiratanan 11 ай бұрын
Uma ressalva: Lévi-Strauss não afirma que "o pensamento selvagem" chegava próximo de "ciência", nem diz que a ciência é superior aos mitos. O que ele diz é que são dois modos muito diferentes de conhecer o mundo, a ciência de forma escalonada e os mitos de maneira mais "holística", mas sendo 'mito' um conjunto de narrativas muito diversas e com temas muito variados, da astronomia à medicina e da história à sociologia.
@desdesman
@desdesman Жыл бұрын
PH, vc já assistiu as animações de René Laloux, La planete sauvage e Gandahar? Lembrei delas quando assisti Planetas do Abutres.
@samukzs3556
@samukzs3556 Жыл бұрын
La prisonnière também é muito bom, uma viagem as animações dele
@joaovitorpereira8653
@joaovitorpereira8653 Жыл бұрын
Ótimo vídeo, PH! Mas ele me deixou com uma coceirinha, já que eu não sou da área, e não manjo do assunto. O que fazer quando um povo é colonizado, e grande parte da população perde o acesso e o direito aos próprios mitos? Eu entendo que individualmente é possível fazer esse resgate, mas como nós podemos pensar num futuro emancipado quando sabemos mais sobre os mitos dos colonizadores do que dos próprios? Sei que é um tema complexo demais pra uma discussão de internet mas, nos seus estudos pra esse roteiro, você se deparou com essa pergunta em algum momento?
@Sergiolrs2008
@Sergiolrs2008 Жыл бұрын
Do modo como vejo, somos criaturas propensas a criar mitos. Mesmo a ciência, que se vê como, exclusivamente, objetiva acaba se tornando mito, em algum momento ao tentar abarcar o universo com suas pernas curtas.
@StffBrazil
@StffBrazil Жыл бұрын
PH, o que achou da coincidencia dos 2 filmes DRUK E SALTBURN (SPOILERS) terminarem com os protagonistas dançando?
@falecommartty
@falecommartty 10 ай бұрын
Nuooossa senhora, que porrada
@RodrigoSantos-ot6ws
@RodrigoSantos-ot6ws Жыл бұрын
Ph, vai ter critica sobre Monster?
@phsantos
@phsantos Жыл бұрын
Vai ter, mas não agora.
@AqueleRod
@AqueleRod Жыл бұрын
Digitei "aula de sociologia e antropologia" e caí aqui...
@felipem000
@felipem000 Жыл бұрын
E eu que só queria ver a crítica de *Aquaman*
@lucas-prado
@lucas-prado Жыл бұрын
Pra quê?
@teolinhares4056
@teolinhares4056 Жыл бұрын
Cara, e eu que comecei a rever toda a série do Breaking Bad só por causa que o PH ia fazer a crítica de cada episódio, e ele parou na primeira temporada rs….paciência, faz parte. Quem sabe uma hora ele faz a crítica do filme que vc gosta
@romildo2304
@romildo2304 Жыл бұрын
Indonésia, África do Sul, Curaçao, Nova Guiné 😒😒😒
@carloscesarvileladealmeida33
@carloscesarvileladealmeida33 Жыл бұрын
Infelizmente o Brasil n mudou esse pensamento, só o escondeu, foi só necessário uma faísca, ou melhor, duas faíscas 😉😉😉😉😉😉😉
@May8Day
@May8Day Жыл бұрын
E foi, poético, filosófico, sociológico, antropológico, científico, artista... Falando de pensamento selvagem e mito, não tenho como não lembrar de Dionísio e Gaia!
@mayckmoreira9737
@mayckmoreira9737 10 ай бұрын
Gostaria de expor um ponto de discordância que tenho com relação ao vídeo. Acredito que essa oposição entre ciência e mitos é uma posicionamento equivocado da questão e que leva à consideração, a qual considero um erro, de que temos um problema de supervalorização do pensamento científico a ponto de empobrecermos nossas potenciais visões de mundo. Esta discordância se dá por considerar que a ciência não é somente um corpo de conhecimentos e de técnicas de averiguação empírica, mas também, e principalmente, um conjunto de visões de mundo, que admite certas propriedades, entes, formas de relação e articula uma visão de realidade, o que são características por vezes atribuídas a mitos e tidas como externas ou antagônicas à ciência. Portanto, não vejo sentido em falar em oposição nem mesmo entre complenentaridade entre mito e ciência. Ao se aceitar a base de investigação científica da realidade como algo válido se está assumindo, mesmo que implicitamente, uma série de pressupostos sobre a realidade e uma maneira de conferir sentido a ela. Já no que tange ao ponto da supervalorização do pensamento científico eu uso o próprio vídeo, já que nele é dada uma explicação histórico-sociológica para o desprezo difundido contra visões de mundo dos vários povos submetidos ao domínio e exploração colonial, e assim, o problema não passa a ser uma postura de pensamento muito focada no empírico e que abre pouco espaço para o sombólico mas sim uma situação concreta que por sua vez favorece o reforço desse comportamento desprezo. Em suma, acredito que a caracterização de ciência dada foi injusta ao desconsiderar como a ciência é uma base de visões de mundo capaz de promover enriquecimento sobre a forma como vemos a realidade, e não uma atividade de mera averiguação de fatos, o que pode induzir a construirmos uma oposição entre ciência e mito que por vezes é usada como argumento para imunizar certos sistemas de crença a críticas e discordâncias, além de poder conduzir a uma visão de caráter pejorativo de ciência, como algo instrisicamente limitador e empobrecedor.
@Omowgly
@Omowgly Жыл бұрын
Cara... Não é por nada não,admiro teu trampo e te acompanho a tempos. Mas essa capa de IA é indefensável... Ainda mais vindo do teu canal que falou sobre as crises em Hollywood e tudo mais e eu sei que tu tá por dentro de toda a treta de IA na indústria do cinema e outras indústrias a fora. Coisa que tá literal roubando de artistas e ferrando uma galera no processo todo e tu sabe o quão nocivo isso é e o quanto tá sendo discutido sobre... Acho injustificável o uso, e mais triste ainda vindo de um canal que eu gosto tanto do conteúdo.
@onirosphera
@onirosphera Жыл бұрын
Mas depende da I.A. Já existem I.A. generativas que utilizam apenas imagens licenciadas e compradas por elas para treinar sua inteligência. Se não me engano a Getty Images lançou recentemente uma I.A. assim, por exemplo
@giovanisouzaandreoli
@giovanisouzaandreoli 11 ай бұрын
Bá, o tema é interessante, a abordagem é superválida, mas confesso que foi o primeiro video do canal que eu achei chato pacas. Muito arrastado, óbvio, perdido e repetitivo. Talvez eu estivesse num mau dia.
@alvimgabriel4400
@alvimgabriel4400 Жыл бұрын
Importante lembrar que o Orientalismo considera a América Central e Sul como o "ORIENTE atrasado" , não apenas isso como dentro da Europa APENAS Reino Unido, França, Escandinávia e países alemães como EUROPA . O Sul da Europa é o resto, e o Leste desde Polônia,Tchequia até Ucrânia e Rússia é ÁSIA.
Wolverine não está mais sozinho (ou guardião ressentido)
27:22
Duração do filme? Não importa…
22:25
PH Santos
Рет қаралды 21 М.
Sigma Kid Mistake #funny #sigma
00:17
CRAZY GREAPA
Рет қаралды 30 МЛН
Арыстанның айқасы, Тәуіржанның шайқасы!
25:51
QosLike / ҚосЛайк / Косылайық
Рет қаралды 700 М.
We Attempted The Impossible 😱
00:54
Topper Guild
Рет қаралды 56 МЛН
Quilt Challenge, No Skills, Just Luck#Funnyfamily #Partygames #Funny
00:32
Family Games Media
Рет қаралды 55 МЛН
O que a MITOLOGIA EGÍPCIA revela sobre a ORIGEM DO MUNDO?
46:33
Os três elementos
Рет қаралды 58 М.
45 FILMES para ficar de OLHO EM 2025!
38:06
Canal VHS
Рет қаралды 283
A violenta origem do brasileiro - PODCAST Não Ficção
2:01:45
Atila Iamarino
Рет қаралды 132 М.
Bíblia com Karnal | Aulão com duas horas de conteúdo
2:07:41
Prazer, Karnal - Canal Oficial de Leandro Karnal
Рет қаралды 118 М.
A Jornada do Herói como modelo de vida.
1:14:01
Guilherme Freire
Рет қаралды 65 М.
MAIS DE 500 SEGREDOS DE BASTIDORES DOS FILMES DE HARRY POTTER | Mega compilado.
3:37:21
DAENERYS, A INJUSTIÇADA | AUTÓPSIA GAME OF THRONES #05
44:30
Sigma Kid Mistake #funny #sigma
00:17
CRAZY GREAPA
Рет қаралды 30 МЛН