É linda essa comunicação. Muito educada e tal. Mas é muito melindrosa, surreal em vários momentos do quotidiano da geral, sobretudo em riscos iminentes reais . Acho que pra resolver conflitos, excelente. Pra viver, acho demorada demais. Muito amor pra realidade
@InstitutoCNVBrasil5 жыл бұрын
Simmmm, Sarah! Pode ser bem desafiador usar uma comunicação assim quando estamos engatilhados, ne?! Ou em situações de riscos iminentes, quando as opções mais acessíveis são lutar, fugir... nós passamos por esses desafios aqui também! E, sim... pode levar mais tempo! Às vezes, várias conversas de conexão. O que tem funcionado pra gente é praticar, praticar, praticar e ir ganhando cada vez mais habilidades de autoconexão, de expressão e de escuta. Gratidão por nos acompanhar e interagir conosco!
@flaviarodrigues19215 жыл бұрын
Cris sua linda, gratidão! Bom te ouvir, bom ouvir uma situação real e não só explicação teórica. Bjs
@InstitutoCNVBrasil5 жыл бұрын
Simmmm, Flávia! Tão importante sair da teoria e partir pra vida real, né?! Poder compartilhar e levar exemplos pra outras pessoas tem nos nutrido muito por aqui... com contribuição, partilha, gratidão, propósito! Gratidão por nos acompanhar por aqui também!
@randimoreira83415 жыл бұрын
Obrigada, Cris! 🤗
@InstitutoCNVBrasil5 жыл бұрын
Randi! Gratidão por nos acompanhar por aqui e comentar! Ter retorno de vocês contribui aqui com incentivo e alegria!
@xeniadasilvamontezumalima87035 жыл бұрын
Você poderia dar dicas práticas de como deveríamoa agir para que o outro se sinta ouvido e evitar tentar dar soluções?
@InstitutoCNVBrasil4 жыл бұрын
Oi Xênia! Brigada pela pergunta, sentimos por não responder antes. Algo que aumenta muito a nossa conexão com a outra pessoa é ela ter experiência de estar sendo compreendida. E para isso, você pode confirmar o seu entendimento do que a pessoa está dizendo, parafraseando o que ela diz, ou checando se o que você imagina que ela está sentindo ou precisando é isso mesmo, com perguntas curiosas. Focar nossa atenção em quais podem ser os sentimentos e as necessidades da pessoa naquele momento nos ajuda a estar com ela, a escutando em presença, isso ajuda a colocarmos menos energia nas nossas ideias de solução. Faz sentido pra você?
@katiareis904 жыл бұрын
Como saber que o outro só quer ser ouvido?
@InstitutoCNVBrasil4 жыл бұрын
Oi, Katia! A nossa experiência nos diz que a melhor forma de saber isso é perguntando. Quando a pessoa iniciar a conversa com você ou pausar esperando uma resposta, você pode perguntar: "Como você gostaria de ser escutado?". Talvez, para quem escutar essa pergunta pela primeira vez, pode ser estranho. Então uma alternativa é dar opções: "Você gostaria de falar um pouco mais e eu só te escutar?" ou "Você gostaria que eu te contasse o que eu escutei e o que eu acho que está vivo aí pra você?" ou ainda "Fico na dúvida de como te ajudar agora, você quer só desabafar, quer que eu te ajude a processar? Ou você gostaria de um conselho?". Faz sentido para você essas possibilidades? Abraços!