Parei de dar telas para meus filhos! E agora?

  Рет қаралды 10,351

Fabi Bertotti

Fabi Bertotti

Күн бұрын

Пікірлер: 98
@marildadecassiadossantosja1119
@marildadecassiadossantosja1119 Жыл бұрын
Tenho dois filhos, adultos. Já sou avó de duas pedras preciosas. Digo que completaremos 40 anos de casada, não temos tv em casa até hoje. Por este (pequeno detalhe), sempre investimos e demos muitos livros pra nossos filhos. Eles cresceram, tornaram-se adultos seguros, inteligentes, mas o mais importante, firmes e fortes na fé! Educar, estar com as crianças, não é tarefa fácil, mas não é impossível. O Senhor nos ajuda e completa a nossa boa vontade em dedicar tempo em favor dos nossos pequenos.
@FernandaPaivaBasso
@FernandaPaivaBasso Жыл бұрын
Oi Fabi, moro na Austrália e desde q meu pequeno nasceu, dei mais tela p meus mais velhos de 4 e 2 anos. Eles brigavam, ficavam super mal humorados depois que desligava a tv. Me deu a louca um dia, cortei tudo. Agora eles brincam lindamente juntos, super criativos, e nem lembram da tv mais. É bem mais challenging p gente, mas é muito visivel a diferença.
11 ай бұрын
Sou da época que vc não tinha filhos.. as únicas youtubers cristãs q eu acompanhava eram você e a Fabiola Melo... e me inspiraram a criar o meu canal com vídeos de Evangelismo.
@Mamaebrincacomigo
@Mamaebrincacomigo Жыл бұрын
Amo sua humanidade Fabi, sua determinação me encorajou a isso bb de 3 anos eu digo que ganhei um filho novo.❤
@lucygo2
@lucygo2 Жыл бұрын
Muito obrigada por compartilhar sua experiência, Fabi! Tenho três filhos, 1 de 5 anos e os gêmeos de 1a7m e sempre me preocupei com o acesso às telas. Assim como vc, tb li muito sobre o assunto e me convenci de que as telas não fazem bem para eles, pois prejudicam vários aspectos do desenvolvimento. Algo que me chamou muito a atenção quando o mais velho era bem menor, foi a mudança de comportamento dele logo após ver vídeos na TV - e eram de música cristã tradicional, não eram vídeos agitados. Assim que o vídeo era retirado ou a TV era desligada, ele chorava, fazia birra e ficava descontrolado. Já tinha lido que essa é uma reação natural do cérebro 🧠 infantil por ficar um tempo sem “desenvolver” os sentidos (coloquei entre aspas, pois, ao ter contato com telas geralmente solos passivos, ou seja, não desenvolvemos os sentidos, apenas recebemos informações através deles). Isso só serviu para me convencer ainda mais. Entretanto, comecei a ter problemas para controlar o acesso dele a telas na casa dos avós, onde ele passa o dia enquanto trabalho fora. Lá, os adultos da casa começaram a descobrir as redes sociais e, quando ele estava por perto, acabam mostrando vídeos para ele. Já dei indiretas, já fui bem direta, já expliquei os malefícios e já mostrei os resultados imediatos no comportamento dele logo após o acesso à tela. Atualmente me sinto a mãe chata que não quer que os filhos tenham contato com as telas - com exceção dos momentos em que conversam por vídeo com algum parente distante - lutando contra a maré. Até meu esposo vez ou outra recorre ao uso da TV para que os três meninos fiquem “de boa” quando está sozinho com eles 🫣 Achei muito legal vc comentar sobre os benefícios a curto e médio prazo que vc percebeu em seus filhos. Compreendo a situação de mães e pais que muitas vezes precisam recorrer às telas como único recurso. Mas me preocupo muito com a falta de reflexão sobre o uso de telas por crianças e tb por adultos. Creio que conteúdos como o seu e a Rede precisam ser divulgados e comentados, pois são extremamente relevantes. Aproveito para destacar um aspecto que vc comentou no vídeo: as crianças passaram a criar mais e a brincar melhor juntas, apesar da diferença de idade, quando não tiveram mais acesso às telas! Muitas de nossas crianças não sabem brincar sozinhas nem com os colegas! Que possamos pensar nisso como um alerta! Mais uma vez, muito obrigada por compartilhar!
@daniellyrodrigues898
@daniellyrodrigues898 10 ай бұрын
Fabi te acompanho desde a polêmica da maquiagem rsrs Já faz um tempinho! E como AMO aprender com você, inclusive você e o Bertotti são referência lá em casa pra muita coisa (tenho quase todos os seus livros e já os li/ O EU POSSO me transformou), inclusive na criação de filhos, pois desde que soubemos que seríamos papais em 2020, começamos a entender esse universo com vocês e a ler livros que vocês indicaram na época e os fazem até hoje. E como é gostoso te ouvir e aprender com você! E ao mesmo tempo confesso que algumas vezes fico pensando como ela consegue "dar conta" e me sinto "falha" com a criação da minha filha, sempre com a mentalidade de que estou fazendo menos do que posso ou poderia fazer, mas sei que estou fazendo um bom trabalho, só preciso descansar as vezes rsrs E esse vídeo foi uma confirmação de algo que há um tempo esta no meu coração e um abraço quentinho para aqueles dias chuvosos. Obrigada por ser esse canal de benção e se um dia Deus me permitir sentir esse abraço na vida real serei muito grata!!! Ah e aqui também percebi uma mudança comportamental com menos tempo de tela, e já estamos iniciando o "desmame" da tela, pois realmente é algo que precisamos nos policiar pra não tornar um vício nosso e não apenas dos nossos pequenos.
@estamos_passando_por_mudancas
@estamos_passando_por_mudancas 11 ай бұрын
Muito obrigada pelo vídeo. Infelizmente, uma realidade. Que a sua família e você tenham um bom final de 2023, começo e continuação de 2024 🌺
@Sweetlifenay
@Sweetlifenay Жыл бұрын
Tema importantíssimo Fabi! Sou babá nos Estados Unidos e há algum tempo cuido de um bebê de 2 anos. Quando comecei a cuidar dele eu notava como ele tinha uma ótima interação com todos ao redor, criativo, amoroso e curioso também… De uns tempos pra cá ele descobriu as telas, e os pais passaram a fazer essa concessão. No início o sentimento era de alívio, mas depois ele passou a ficar irritado, não podia ver um celular que começou a pedir pelos desenhos até chegarmos a conclusão de que esse era um hábito prejudicial na rotina dele. Como você disse, é compreensível mães que infelizmente não tem tanta rede de apoio e precisam usar esse recurso. Mas em minha trajetória lidando com todo tipo de idade eu notei claramente como são mais abertas a interação as crianças que não tem tanto contato com as telas. Seu conteúdo é riquíssimo! Nao sou mãe, mas certamente vou querer manter meus filhos longe de telas no futuro, o máximo que eu puder é claro, tudo com equilíbrio. Obrigada por compartilhar com a gente sua experiência! 💕
@barbaracopeti9182
@barbaracopeti9182 11 ай бұрын
Aaahhhh que gostoso ver vc aqui no Yt, não estava recebendo as notificações aqui.. a tela é a minha rede de apoio.. me cobro muito de passar tempo de qualidade com a minha menininha, ainda mais agora nas férias.. infelizmente acabo deixando muito tempo ela na tv.. 😢
@linascimento.9609
@linascimento.9609 4 ай бұрын
Eu sou da época que tu ainda não tinha filhos, Fabi... Sempre amei teus vídeos. ❤
@carolzita6283
@carolzita6283 Жыл бұрын
Muito necessário esse vídeo! Tenho enfrentado esse dilema. Ainda mais agora que o meu maior de 4 anos está de férias. Me pede muito para ver televisão. Estabeleci um horário específico do dia, mas as vezes nao quero oferecer nem esse horário. Só que não é fácil. Eu não trabalho fora de casa, mas tenho tudo para fazer em casa e com um bebê de 10 meses que também requer muito de mim, é muito difícil.
@kellysantanadarochacosta7583
@kellysantanadarochacosta7583 Жыл бұрын
Sou da época que você morava na Itália. Amo os vídeos e admiro seu trabalho!
@fabianooliveira4839
@fabianooliveira4839 Жыл бұрын
Em um vídeo de 21 minutos eu vi 5 anúncios do YT. Terrível isso! Está praticamente me obrigando a pagar para continuar usando a plataforma deles. Incoerência tamanha! Falando do conteúdo do vídeo, é importante demais esse tipo de assunto. Essa geração está cada vez mais dependente de telas, sejam pequenas - que cabem na mão, ou grandes - fixadas em suportes, paredes ... . Cada vez mais as pessoas, crianças e adultos, dedicam tempo a esse fim, que na verdade é apenas o meio que se utiliza em busca de satisfação, prazer. Em muitos casos, serve também de fuga de uma realidade que não se quer viver. Eu vivi numa época em que nada disso existia. Pelo aqui no Brasil não havia chegado. Época essa em que, aos 12, 13 anos, eu ficava numa fila, segurando uma ficha, para falar ao telefone (orelhão). Aconteceu tudo muito rápido! Tudo mudou em questão de décadas. É, no mínimo, intrigante ver hoje crianças preferindo ficar dentro de suas casas, quando, na minha época, isso era o pior dos castigos. Tenho dois filhos pequenos. Um de 7 anos e outra de 1a4m. O que os aguarda no futuro? Não faço a mínima ideia! Mas tento criá-los no caminho do bem, nos caminhos do Senhor, e nEle confiar.
@NCMari
@NCMari Жыл бұрын
Moro na Argentina, tenho o total de zero ajuda.. seja no serviço domestico seja no cuidado com a bebe de 1 ano.. meu marido trabalha fora e graças a Deus ate hj nunca ofereci.. porém não é fácil.. confesso que as vezes a louça fica sem lavar e a cama sem arrumar e o cesto cheio de roupa pra lavar.. Mesmo assim tenho orgulho em colocar minha menina como prioridade. Porém entendo mamães escolhem oferecer, apesar de nao concordar.. cada um com sua realidade..
@helissane1
@helissane1 Жыл бұрын
Fabi, sou da época de Londres ainda. Nem tinha instagram 😂😂 Sou mãe há quase 3 anos, moro na Italia sem rede de apoio e sei o quanto é dificil não dar telas. Tem horas que preciso de um tempo e ela ama ver Familia Ludtke e músicas cristãs. Evito ao máximo aquelas musiquinhas q ficam na cabeça, por minha sanidade mental e dela tambem 😂😂😂 Mas também sei o efeito que dá nela quando exagero. Fica impaciente e só quer isso. Às vezes estamos em lugares lindos ou com amigos e ela procura o celular pra brincar e ver vídeos ... Sinto que é importante insistir pra que ela viva o momento e aprecie onde está. Ser mãe é insistentemente balancear o que se faz, é cansativo mas vale muito a pena. Obrigada por esse video ❤
@pamelalima5401
@pamelalima5401 Жыл бұрын
Graças a Deus aqui em casa tem equilíbrio
@layscoachejornalista1821
@layscoachejornalista1821 Жыл бұрын
Eu tenho me folgado 😅 cansaço demais. Mas vou voltar pra linha. 1 desenho no dia da bom demais. Fechou. ❤
@Paula98527
@Paula98527 10 ай бұрын
Obrigada por esse depoimento. Minha filha tinha 1 ano na pandemia, eu e meu esposo trabalhando em casa, tive que deixar minha filha nas telas. Foi muito prejudicial pra ela. Hoje corremos atrás do prejuízo, mas tentamos reduzir ao máximo o uso de telas.
@jessicaamorim5541
@jessicaamorim5541 Жыл бұрын
Tema muito legal! Eu tirei as telas do meu filho a 2 meses e a melhora foi surpreendente,exige muito de nós no início,mas vale muito a pena ❤
@claurodrigues874
@claurodrigues874 Жыл бұрын
Isso da criatividade é muito real...eu percebo com os meus que eles ficam muito mais criativos sem a tv. Os meus gostam muito de desenhar e pintar, fico muito surpresa com os desenhos que eles fazem...não sou contra as telas, mas com prudência e limite.
@Geissianelotus
@Geissianelotus Жыл бұрын
Amei o vídeo Fabi 👏🏿👏🏿👏🏿
@patriciaalexandresilva5518
@patriciaalexandresilva5518 Жыл бұрын
Sou da época de Londres ❤❤❤ comecei a te seguir quando foi pra lá
@cynthiaalmeida9582
@cynthiaalmeida9582 Жыл бұрын
Aqui conseguimos criar o hábito de tv somente no domingo, pela parte da manhã ! Li um livro que se chama ‘ A fábrica de cretinos digitais” determinante para que tomássemos essa decisão ! Não sou contra e quem sou eu pra julgar outras maternidades, mas estamos conseguindo e vejo diferença no comportamento tb!
@ruthmoreira818
@ruthmoreira818 11 ай бұрын
Muito bom esse bate papo sobre as telas
@gessicamatias1518
@gessicamatias1518 Жыл бұрын
Você é maravilhosa Fabi, muito obrigada!!!
@betesulamitaoliveira8547
@betesulamitaoliveira8547 Жыл бұрын
Eu sou da época de Londresss, sempre bom aprender com você 😊
@julianesouza1389
@julianesouza1389 Жыл бұрын
Assunto muito relevante para os dias atuais.
@barbarasilva7
@barbarasilva7 Жыл бұрын
sou mãe? não. Mas amo aprender com vc Fabi, quando tiver meus filhos já tenho algumas bases através de conteúdos assim.
@steffanymenezes2200
@steffanymenezes2200 Жыл бұрын
Eu te acompanha desde antes do Theo. Desde o vídeo polêmico sobre maquiagem , eu amei esses lembretes
@leticiafarias9483
@leticiafarias9483 Жыл бұрын
Eu aqui desde Londres ❤
@raphaellabatke138
@raphaellabatke138 Жыл бұрын
Eu estou aqui desde antes da primeira gravidez! ❤ Amo seu conteúdo
@Raquelsabrina2002
@Raquelsabrina2002 7 ай бұрын
Sou da época da Itália, pouco antes de você ganhar o theo 🥰
@amandagpacheco
@amandagpacheco Жыл бұрын
Estou aqui desde sua ida pra Europa. Tenho gêmeos de 1 ano. E grávida de 8 meses.. ofereci tela quando os gêmeos tinham 5 meses, pra conseguir fazer minhas refeições. O tempo de tela foi aumentando aos poucos. Mas agora que completaram 1 ano e estão explorando tudo e querendo andar, perderam total interesse pela Tv. Vou aproveitar o momento pra nao ligar mais a tv. Eles assistiam apenas mundo bita e Léo o caminhão.
@divinasantos7906
@divinasantos7906 Жыл бұрын
A verdade é que para algumas mães a tela é a única rede de apoio que existe. Esse é o meu caso. Controlo o tempo o máximo que posso, mas preciso da tela sim pra conseguir fazer alguma coisa durante o dia.
@maternidadeconscientelaris4555
@maternidadeconscientelaris4555 Жыл бұрын
A tela é uma fuga do real, sou mãe, professora e mestre em educação e te garanto que, a longo e curto prazo, essa rede de apoio vira um vilão.
@zileneramos5898
@zileneramos5898 Жыл бұрын
@@maternidadeconscientelaris4555 Entendo a sua posição e eu também tenho tentando não dar tela (porque pesquisei sobre o assunto, sei os malefícios e vi as consequências negativas no meu sobrinho), e quando dou tela sinto remorso!! Mas não é fácil chegar do trabalho, ter de ir cozinhar, preparar o jantar da criança e da família, e estou sozinha em casa porque o meu marido chega um pouco mais tarde. As vezes tento colocá-la a brincar perto enquanto cozinho, mas com 2 anos, ela demanda muuuuito da mãe!!!! E quer que eu sente com ela a brincar (o que é justo, porque ficou o dia inteiro longe de mim). É uma situação difícil de gerir, porque se eu largo tudo para brincar, depois até o jantar da criança fica atrasado. Enfim, vou tentando estratégias, e sei que vou conseguir afastar as telas com a ajuda de Deus para me orientar.
@raylachvs
@raylachvs Жыл бұрын
​@@zileneramos5898Vocês, mães, tem todo o meu respeito. Admiro muito quando vejo relatos assim, vocês se esforçando pra vencer os gigantes da vida enquanto buscam formas de ensinar e educar da forma correta. Sei que não é fácil, mas o fardo de Jesus é leve, Ele está com todas vocês.❤ Tenho certeza que os frutos serão colhidos.
@samaramello2437
@samaramello2437 Жыл бұрын
Verdade.
@divinasantos7906
@divinasantos7906 Жыл бұрын
@@maternidadeconscientelaris4555 eu tbm sou professora e vejo na prática o quanto o excesso faz mal, mas até na minha sala de aula tem TV para uso pedagógico. Como falei no meu comentário eu controlo o tempo o máximo que posso e tbm o conteúdo que consome, mas em alguns momentos eu preciso sim da tela pra fazer alguma coisa em casa. Estou longe de ser uma mãe perfeita, mas sou o melhor que posso. Uma mãe real que não tem ninguém pra socorrer. Acho que os extremos são muito ruins em todas as áreas da vida. Hoje em dia tem a turma do zero telas, tem a turma de 100% do tempo nas telas e eu vou pelo caminho do meio, equilibrando meus pratinhos pra dar conta de tudo oq eu preciso.
@alanacarvalho1263
@alanacarvalho1263 Жыл бұрын
Por aqui eu decidi não oferecer tela enquanto eu conseguisse, consegui até dois anos, meu marido trabalha em home office, e eu por conta do nosso filho (hoje eu trabalho com papelaria personalizada, antes trabalhava com artes digitais) a gente nunca cogitou tela, nem lembrava desse recurso, após os dois anos, comecei a deixar ele assistir um episódios de patrulha canina de manhã, geralmente em finais de semana, eu assisto com ele, ou vou fazer o café da manhã, e é engraçado porque quando eu não cogitava telas, eu não ficava tentada em dá tela em momentos caóticos, por exemplo fazer almoço com ele, agora eu sempre cogito, e eu tenho medo é de que eu vicie em dá telas para ele sempre que tem demandas, por isso sigo oferecendo só para assistirmos juntos, não sei se no próximo filho também será assim, mas gostaria de conseguir, vejo muitas vantagens
@brunaloura6901
@brunaloura6901 Жыл бұрын
Eu sou da época de Londres 😅, eu tô precisando tirar tela ,mas é p mim mesmo kkkk O cel, televisão quase não assisto, mas o cel, é uma ferramenta de distração,trabalho e estudo ,tá difícil de achar um equilíbrio 🥲🥲🥲🥲🥲🥲
@Fran_Ferreira
@Fran_Ferreira Жыл бұрын
Eu sou da época de Londres. Uma experiência muito interessante, já salvei esse vídeo para um futuro caso eu venha a ser mãe. Minha mãe era apaixonada em novelas e meu pai em jornal, então cresci com isso, mas lembro q brinquei muito. Na pandemia, eu percebi q estava vendo tv por costume até o dia q não quis ir assistir e ai parei. Hoje a tv é somente para músicas porque até os filmes hoje prefiro ver no notebook que aliás esse é minha tela de video q estou na luta para diminuir (não troquei um pelo outro, o tempo continua o mesmo, mas se tornou algo cansativo, tem dias q meu cérebro fica sobrecarregado). Celular o tempo q mais usei foi de 2018 até início de 2022, era mais grupos q redes sociais, hj se passo 45 minutos na mexendo em grupos e nas redes é muito. Costume, hábito e até um pouco de dor pelo costume e sensação q é oferecido, mas depois passa. Eu tenho uma certa gastura independente dos motivos com crianças abaixo de 1 ano, principalmente bebês, eu fico desinquieta quando estou em um ambiente acontecendo isso. Muito obrigada por compartilhar conosco. bjssss
@ritchellifsouza
@ritchellifsouza Жыл бұрын
Aqui em casa as crianças tem 6a e 3a... Tenho diminuído gradativamente o tempo de tela. No começo foi mais difícil, agora elas já acostumaram que o tempo é contado. Mas já notei muita diferença na criatividade e disposição pra tudo. Inclusive na qualidade do sono. Elas ainda assistem bastante, pela manhã quando acordam e quando volta da escola. Mas tudo é processo e eu consigo não me sentir culpada.
@praisadoramendonca
@praisadoramendonca Жыл бұрын
Oi Fabi, eu estou aqui desde que vocês moravam em Londres, antes do Theo!!!!
@maytanabianchini8530
@maytanabianchini8530 Жыл бұрын
Fabi sempre muito sensata e maravilhosa! Obrigada fabi!
@ericasantoscrochetaria
@ericasantoscrochetaria 10 ай бұрын
Me recordei agora do primeiro dia que ofereci tela pro meu pequeno que hoje está com 9 anos, na época ele tinha dois pra três anos e eu estava na fila do banco exausta sem conseguir permanecer na fila pq ele não parava um minuto e na hora me veio a idéia de dar o celular 🥴 foi instantâneo, ele aquietou e consegui resolver o que precisava com calma, PORÉM hoje sinto uma culpa enorme, cada dia que passa só aumenta o interesse dele por telas, jogos etc e nessa idade é muito mais difícil conseguir tirar as telas da vida dele! 😢😢
@vitorialeticiaferreira9738
@vitorialeticiaferreira9738 Жыл бұрын
Meu Deus como tô aqui a tanto tempo 🥹🥹🥹
@liviamatias
@liviamatias Жыл бұрын
Opa! Sou dessa época, aliás, sou da época do Inglaterra!! Bjus
@SabrinaSoaresdeOliveira-p2c
@SabrinaSoaresdeOliveira-p2c Жыл бұрын
Nossa Fabi aqui em casa comecei a usar telas pra ter tempo pra mim, mas percebi que minha filha ficava 1, 2, 3 e até mais horas na TV, ultimamente eu e meu esposo estava recorrendo a TV p tudo, até pra dar comida pra minha filha, e isso começou a me entristecer de um jeito😢, ela só tem 2 aninhos e 5 meses e percebi que ate bruxismo começou a desenvolver, alias vou ter que ir atras de um profissional. Entāo de madrugada ela começou a ficar ajitada a ficar assustada, falar sozinha, e essa semana até gritou de madrugada, aí eu falei chega, tenho que mudar essa situação, tirei a TV da sala, guardei e falei com meu esposo, ele nāo queria que eu tirasse, mas como percebi que o comportamento da minha filha mudou, ela estava ficando muito estressada, chorando muito... eu decidi fazer isso. Ela vai na creche e lá nāo tem TV, em casa percebi que eu e meu esposo estavamos sendo egoistas em nāo dar a devida atenção que ela merece. Ela estava tāo viciada que já acordava e falava mamãe desenho, ia comer pedia desenho... mas a culpa nāo era dela, era nossa porque a condicionamos a ter esse tipo de ritimo, e o mais doido de tudo isso é que até 1 aninho dela foi 0 tela, mas depois perdi o controle. Agora resolvi tirar as telas pra ver se minha filha melhora, se tem mais qualidade nas suas emoções e se desenvolve melhor!🙏🏼✨️
@chiubisatheplaysytpooperod6962
@chiubisatheplaysytpooperod6962 6 ай бұрын
E aí,conseguiu ?
@priscillasuellen100
@priscillasuellen100 Жыл бұрын
Eu coloco o super simple fabi, mas é interessante que parece que meu filho aprendeu tanto. Sabendo as cores, vários números e ingles e português. A impressão que tenho é que ele nao aprenderia tanto se nao assistisse. Mas tbm me sinto mega culpada, pq a gente só quer um respiro. Também aou boa mae, faço 1001 coisas com ele ao longo do dia, mas tem hr q a exaustão bate ou preciso trab no home office e eu deixo. Queri melhoar. Ele ve desde uns 8 meses e agora acabou de completar 2a. 😢😅
@andreaevangelista6629
@andreaevangelista6629 Жыл бұрын
Estou por aqui desde antes do Theodoro 😊
@catharinas.miller1965
@catharinas.miller1965 11 ай бұрын
Sou mae de autista e outro nao autista, permito somente televisao, tem sido OTIMO pra eles aprenderem portugues. Para o meu autista acalma ele quando alguns barulhos o fazem entrar em crise.
@z554433100
@z554433100 Жыл бұрын
Amei !
@monicaramos1063
@monicaramos1063 Жыл бұрын
Tido depende da gente enqto responsável pelas crianças, a gente dá Mtas desculpas, mas quem quer faz e quem tá se sentindo confortável comna tela dá desculpa. Penso tbm que os pais precisam se libertar desse vício, pq vai sibrar mais tempo com certeza. Eu tô na luta p largar o Cel e aproveitar a minha filha, a minha vida eu só preciso intensificar minhas ações, mas já comecei. Vi um vídeo na internet que falava de uma brincadeira simples que a criança aaaamaaa de paixão, que é: brincar c areia, com terra, bem, eu n Tenho terra aqui em casa, então substitui por farinha de mandioca, coloquei num refratário plástico, dei uma colher p ela (minha filhA) um funil um garrafa 500ml pet e um potinho. Gente ela passou 1,5h brincando e só não continuou a brincadeira pq trve que ir p aula de ballet. Agora já estou pensando ma próxima brincadeira, que é fazer massinha caseira com farinha de trigo e dar cor a essa massinha com tinturas comestíveis. P ela esquecer da TV. Pq ela já acorda assim : mainha, meu gagau e vai p o sofá ver tv. Eu que disse a ela: primeir😢ora e depois a gente vê tv, mas ainda levo p arrumar o quarto.
@msab6763
@msab6763 Жыл бұрын
Tbm moro em outro país, longe da família, bem no intuir, isolado, e a tv tem sido um escape na hora de eu comer. A primeira vez que dei tela, eu estava faminta e exausta. Ja estava dando fraqueza , e foi no desespero que coloquei mundo bita pra ele assistir. Nossa, como me culpei aquele dia. Chore e tudo mais. Mas eu precisava comer (tentei colocar ele no tapetinho no chão com brinquedos, tentei colocar no carrinho, tentei colocar na cadeirinha…), poderia comer segurando ele? Poderia, mas eu já estava com muita dor no braço e exausta. enfim. Não gosto de dar telas e evito ao máximo dar. Mas em momentos de necessidade, acabo dando por no máximo 20 mins. Ainda sinto um pouquinho de culpa quando coloco ele pra assistir, mas estou começando a me acostumar. Brinco com ele o dia todo, então saber que sou constantemente presente pra ele, tem me deixado um pouco mais tranquila.
@elizabetelaren3517
@elizabetelaren3517 8 ай бұрын
Desde antes de Londres 😂❤
@alineviana9078
@alineviana9078 Жыл бұрын
Sou até de antes da época do nascimento do Teo!!!! Lembro quando vc descobriu…
@daianaheflerolmos6431
@daianaheflerolmos6431 7 ай бұрын
Oi Fabi vc tem.algum video de dicas de compra de brinquedos que as criancas mais brincam, tipo que vale a pena comprar?? Beijo
@simonean1
@simonean1 Жыл бұрын
Eu siou das antigas te conheci grávida do Teo, ofereço tela para meu bebê na hora do sufoco, e a primeira vez tbm foi porque precisava ir ao banheiro.
@AlineSoares
@AlineSoares Жыл бұрын
Sou da época antes dos filhos 😊
@andressaandy2782
@andressaandy2782 Жыл бұрын
Amei ❤
@deboratravizani2364
@deboratravizani2364 9 ай бұрын
Que legal Fabi você fala espsnhol? Necesitaba muito um conselho em espanhol sobre menina adolescente de 14 anos que é um pouco autista que está espsnhol para o lesbianismo. Podes ajudar-me?
@pssara5500
@pssara5500 11 ай бұрын
Sou da época "Tchutchucos da Fabiii" ❤
@elainevendrasco8214
@elainevendrasco8214 Жыл бұрын
Maravilhosa
@Gianeelias
@Gianeelias Жыл бұрын
Sou da época da Inglaterra 😊
@darinecosta4511
@darinecosta4511 Жыл бұрын
Tenho duas filhas, hoje de 8 e 4 anos. Quando a primeira era pequena, eu não tinha rede de apoio e eu acabava me enrolando muito com todos os afazeres e expunha muito ela nas telas. Hoje com as duas, telas não são opções. Tv é somente para um filme em família geralmente no fim de semana. Elas vão para a escola, natação, inglês e nem tem tempo para tv. Celular de jeito nenhum. Vejo muita diferença no comportamento da minha mais velha. Fora q desenhos e filmes mesmo q infantis, sempre possuem alguma fala ou mensagem que eu não quero q elas tenham acesso.
@annieferreirasilva5103
@annieferreirasilva5103 Жыл бұрын
Eu lembroo
@silvanasilva6475
@silvanasilva6475 Жыл бұрын
Hj foi um daqueles dias que decidi não dar telas pra minha filha de 2 anos. Estou chegando tarde à minha fisioterapia, pois quebrei o braço ha 10 semanas. A casa está um caos. Fiquei pensando que se eu tivesse ligado a TV, talvez eu tivesse conseguido, com uma casa arrumada. Cada um sabe onde o calo aperta. É bom ver minha filha criando, animada. Mas não consigo fazer isso sempre. Concordo contudo do vídeo. Assisti em meio aos caos e só queria compartilhar.
Жыл бұрын
Cá em casa o meu filho de quase dois anos vê connosco uns 15 minutos e nem todos os dias, só são músicas, ou música clássica que ele gosta ou músicas da minha amiga Nice que tem um ministério aqui em Portugal para as crianças, chama-se canta com a Nice e as músicas são lindas, as imagens são calmas, para não excitar o cérebro, tudo sobre Jesus. Então de vez em quando é o que deixo ver, e vejo junto normalmente. Quero limitar um máximo possível. É difícil. Mas a verdade é que em momentos difíceis já tinha tentado ligar a televisão e ele nem ligava!!! Não funcionava 😂
@supercanaldavizinhotavares1009
@supercanaldavizinhotavares1009 Жыл бұрын
Estou da época que você não tinha filhos😂❤❤❤❤
@akemi.camila
@akemi.camila Жыл бұрын
simm 🙋🏻‍♀️
@priscilamariano3461
@priscilamariano3461 Жыл бұрын
Vixii sou da Época mais antiga que o Théo kkkkkkk. Londres e mais antigo ainda...😂😂😂😂😂
@cibellygatti6681
@cibellygatti6681 5 ай бұрын
Filho único acredito ser mais difícil evitar tela
@brincandocom_aLuna
@brincandocom_aLuna 11 ай бұрын
Eu te conheci quando vc tava grávida, lembro da escolha do nome do Theo
@fabianabueno1114
@fabianabueno1114 Жыл бұрын
Te acompanho antes do Theo ❤
@7elenci
@7elenci Жыл бұрын
Preciso botar regra em mim isso sim 😂 vou conseguir! 😉
@naiara.vieira
@naiara.vieira Жыл бұрын
Sou das antigas ❤
@brunapecca5856
@brunapecca5856 Жыл бұрын
Acho que td o que foi dito foi mto relevante, mas eu sou mae expatriada e sem rede de apoio, entao como meu filho fica em tempo integral na creche e sem telas, no fds pra eu poder fazer os afazeres da casa, pois trabalho em tempo integral tbm, sempre que consigo boto ele na tela até as 5 da tarde. Nós saímos, eu brinco com ele, mas como no fds tem que adiantar td o que nao da pra ser feito na semana, nao me preocupo com a quantidade ao longo do dia, só encerro as 5, pq a rotina de dormir comeca perto das 7.
@sheylamarinho5386
@sheylamarinho5386 Жыл бұрын
Sou da época de Londres 😅
@griselcano6791
@griselcano6791 Жыл бұрын
Sou.da.epoca da gravidez de seu filho ❤
@gabriellaflowers
@gabriellaflowers Жыл бұрын
🤩🙏
@stefanycosta9653
@stefanycosta9653 Жыл бұрын
Aqui em casa está todo mundo viciado inclusive eu por isso estou com muita dificuldade de mudar isso
@cinelianemacena1637
@cinelianemacena1637 Жыл бұрын
Meninaaaa, eu tbm to assim... Como resolver hein?
@Vanessa-qz4bl
@Vanessa-qz4bl 8 ай бұрын
@andreiabatista6494
@andreiabatista6494 Жыл бұрын
Eitaaa que eu sou das antigas aqui hehehe
@calwanamaenareal7208
@calwanamaenareal7208 Жыл бұрын
Eu tenho muito problema com isso meus filhos são focados em telas
@timsiilva
@timsiilva Жыл бұрын
Sou super antigo aqui rsrs
@thaissacastellarrocha6233
@thaissacastellarrocha6233 Жыл бұрын
Eu sou da epoca das Dicas de Leitura da Fabi, do video de maquiagem, ou seja, quando tudo era mato 😂
@alineviana9078
@alineviana9078 Жыл бұрын
Eu tb!!!
@7elenci
@7elenci Жыл бұрын
Eu também 😂
@keilagaspar1517
@keilagaspar1517 Жыл бұрын
TB sou da época que não tinham filhos kkkkk
@raulbarrosdeaviladias859
@raulbarrosdeaviladias859 Жыл бұрын
Este assunto, é super, hiper e mega complicado, tu tem 2 filhos Fabi?
@jainneamaral1700
@jainneamaral1700 Жыл бұрын
Theo de 6 anos e as gêmeas de 4 anos.
@raulbarrosdeaviladias859
@raulbarrosdeaviladias859 Жыл бұрын
@@jainneamaral1700 a tu tem 3 filhos, 2 GÊMEAS e 1 menino. Fabi o seu canal do You Tube tu fala + sobre ASSUNTOS d?.....
@Mylamsilva
@Mylamsilva 10 ай бұрын
A muito twmpo isso vem me incomodando. E confesso que as telas para as criancas tem sido um refugio sim, pra mim, pois e incessantemente cansativo criat crianças, mas a forma como tenho criado eles ( tenho 2, um menino e uma menina) nao é a ideal sob tudo com essa questao de telas em excesso e a falta de rotina. Mas ultimamente estou cansada tambem de so me enconodar com isso e nao fazer nada. Vendo esse video vejo o quanto estou fora do ideal. Pq vc se culpa de seus filhos passarem 2hs nas telas mas se comparado com os meus que usam telas descontroladamente, passam facilmente de 4 a 5 horas no celular e tv. E tudo começou no meu primeiro filho. Eu deixava ele assistindo mundo bita o dia inteiro, pois precissava fazer os afazeres ou as clvezes queria dormir mais um pouco e ele ficava estatico na frebte da tv, pois era 9 meu primeiro filho, ele chorava demais, eu estava aprendendo a ser mãe, nao tinha rede de apoio... A privacao de aono vateu forte pra mim. Foi dificil. E essas coisas pegam, fisgam rápido agente pois era bem comodo simplesmente ligar a tv. Mas logo vi os maleficios que isso causou, nao fisicamente mas neurologicamente , meu filho simplesmente nao sabia brincar, tudo o que ele queria era a tv. A partir dai, me sentindo culpada, comecei a restringir o uso mas essas coisas fogem rapidamente do controle e eu nao conseguia me manter firme na minha decisao pois depois demuita choradeira e birra, e eu cansada sem saber mais oque fazer ja que ele nao se interressava por brinquedos...dava novamente a tela. E foi assim por um tempo. No meio de tudo uma suspeita e investigacao de autismo. Dai ...veio a segunda gestação e dessa vez estava decidida a nao dar a tela e consegui segurar ate os 2 anos. A diferenca entre os dois é notável, ela aprende muito mais rápido, inventa as proprias brincadeiras, aprende observando,as vezes nao precisa nem falar ate a coordenação motora dela e melhor, a alimentação...em fim...sao varias coisas. Mas ainda não estou satisfeita e preciso correr atras do prejuízo com o primeiro. Como posso fazer isso se eu mesma sou viciada em redes sociais e you tube? Quer dizer o que eles vêem é oque els vão seguir mais do wue o que eu disser... É dificil mas vou tentar aplicar a disciplina pra eles e pra mim e tentar montar uma rotina.
It works #beatbox #tiktok
00:34
BeatboxJCOP
Рет қаралды 12 МЛН
The evil clown plays a prank on the angel
00:39
超人夫妇
Рет қаралды 49 МЛН
O que muda depois dos filhos [sincerão]
18:41
Fabi Bertotti
Рет қаралды 63 М.
A MENSAGEM POR ELAS | O poder dos hábitos | Fabiana Bertotti
29:01
Rede Novo Tempo de Comunicação
Рет қаралды 7 М.
Esses livros mudaram minha vida
26:57
Fabi Bertotti
Рет қаралды 8 М.